Fortaleza: um empate fundamental na conta de Berna e Anselmo, apesar de mais uma expulsão Pio

Jogar bem mais uma vez o Fortaleza não jogou – e isso sempre preocupa porque a sequência de partidas atuando mal é longa – mas o empate diante do ASA, em Arapiraca, está entre os mais importantes resultados da temporada para o tricolor. Um 1 a 1 extremamente comemorado depois do apito do árbitro pelo elenco.

Três nomes precisam ser citados. Berna fez um milagre aos 31 minutos do segundo tempo e evitou o segundo gol do ASA. Foi como se tivesse marcado um gol. Anselmo mais uma vez se colocou em presença e foi decisivo no tento da igualdade aos 39. E tudo isso apesar de Pio, mais uma vez expulso por uma entrada violentíssima e sem o menor cabimento sobre o adversário, deixando Fortaleza com um jogador a menos no momento crucial do confronto. Será preciso acompanhar quais atitudes tomarão comissão técnica e diretoria.

Com 26 pontos e faltando apenas duas rodadas, o time de Marquinhos Santos somou um ponto, mas também impediu o ASA de conquistar mais dois, fundamental para a briga que vai continuar até a rodada final da primeira fase da Série C.

Fernando Graziani

Sobre Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Já cobriu duas Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

31 thoughts on “Fortaleza: um empate fundamental na conta de Berna e Anselmo, apesar de mais uma expulsão Pio

  1. Foi um jogo que esse sim, pode-se tirar LIÇÕES.

    LEÃO DE AÇO foi GUERREIRO e mostrou que na hora do PEGA PRA CAPAR, vai dá o sangue.

    MARQUINHOS errou duas vezes: quando entrou com Rosinei, que antes, quando entrava, ficava dando botes errados. Não contribui em nada defensivamente e muito menos ofensivamente, e com ele em campo acabamos PERDEMOS o melhor que tínhamos no jogo(Éverton, Rodrigo Andrade e Sobralense), e quando o tirou do jogo, deveria ter RECOMPOSTO o setor que já havíamos perdido quando da sua INOPERÂNCIA em campo.
    Nenhum dos citados sentiu firmeza no sair pro jogo, porque perceberam o BURACO quando saiam, porque viam Rosinei nas suas linhas e retrucavam a sequência de jogadas.
    ASSIM NÃO DÁ ! MARQUINHOS tinha de ter feito essa leitura de início.

    O gol dos caras… o que BERNA pensou naquele momento. Porque diabos ele não saiu como um líbero que teria chegado antes na jogada ?

    Vejo pontos NEGATIVOS nesse jogo:

    Tudo é MARQUINHOS:
    1. Tem de chamar BERNA pras conversas:
    2. Quando de um jogo claríssimo como este, deve trocar a peça certa, por outra peça certa;
    3. Cobrar mais do capitão LIMA, ou mudar a FAIXA DE CAPITÃO mais pro meio de campo onde o time todo consiga escutar os gritos que devem ser dados;

    Vi pontos POSITIVOS também:
    1. LEÃO DE AÇO mostrou que, mesmo tendo um caga pau como o Pio(expulso pela segunda ou terceira vez, só na Czona), e que sempre digo sobre sua máscara: “nunca se sabe quando Pio pode ser útil”, LEÃO DE AÇO MOSTROU o quê quer realmente na competição;
    2. O atacante que entrou e fez o cruzamento pro nosso gol(esqueci o nome dele agora. Força dos “birinaites”), pode não…, vai ser muito útil, se MARQUINHOS, pelo que viu, souber lhe aproveitar;
    3. E se BERNA, apesar de ter feito uma defezaça nos finalmentes do jogo CONTRIBUIR.

    1 X 1 digno de uma competição EMBOLADA.

    Na ponta do lápis ?
    LEÃO DE AÇO foi muito bem obrigado.
    Brigou mesmo com um a menos, tentou, lampejou, e pro que rendeu FOI UM GRANDE RESULTADO SIM.
    Mais uma nota 7 pelas CIRCUNSTÂNCIAS do jogo.
    Nota boa pra quem tem consciência e sabe do que REALMENTE PRECISA dentro da competição nessa reta final.

    Que MARQUINHOS saiba o que tá fazendo;
    Que MARQUINHOS tenha conseguido extrair algo mais das circunstâncias dessa partida;
    Que MARQUINHOS veja que, com um time mais agudo e pra frente, a gente vai conseguir o objetivo no final.

    Ufa ! TAMO NA BRIGA, e…

    Sou mais LEÃO DE AÇO, Lá na Bzona 2017.

  2. Mais uma exibição abaixo da crítica, Graziani. Horrível.

    Graziani, o que terá que acontecer na próxima rodada para o Fortaleza garantir a classificação ao famigerado mata-mata?

  3. Já escrevi aqui que conquistar pontos nas partidas fora de casa seria fundamental, caso o Fortaleza EC deseje realmente classificação.

    Porém, malgrado o fato de conquistar um ponto e tirar 2 de um rival direto, o time mais uma vez “quebrou a bola”, atuação abaixo da crítica. Aliás, mais uma péssima atuação do time que não vence é convence desde aqueles 4 x 1 contra o América/MG.

    Tal cenário não dá a torcida a confiança necessária para acreditar no acesso. A conferir.

    Quanto ao Pio, será que vale a pena correr o risco de uma expulsão irresponsável em um possível mata-mata ? Com a palavra, nossos dirigentes e técnico.

    Saudações Tricolores.

  4. Só espero que o Fortaleza continue com garra e sorte. Porque a sorte premia o esforço.
    Agora, não tem lógica colocar em Campo como titular o Rosinei. Joga mais nada o Rosinei.
    O Marquinhos Santos precisa treinar mais as faltas e os escanteios. Não tem nada ensaiado direito. O Berna falhou no gol, mas salvou outros dois; teve lucro.
    E o Leão de Aço vai se arrastando, mas vai.
    Saudações do maior time do estado.
    Saudações Tricolores!

  5. Jogando esse futebol que jogaram contra o Internacional,( 3×0) Cuiabá (2×0) e Asa (1×1)
    o Liaum corre grande risco de nem se classificar para o Mata- Liaum ( Mata- Mata ). nem sempre
    o Berna vai salvar e nem sempre o Anselmo vai fazer gol.

    o jogo contra o Remo será decisivo, se empatar ou perder vão ter que vencer o Botafogo PB
    em João Pessoa. . mesmo que cheguem no Mata – Liaum ( Mata- Mata ) se continuarem jogando esse fraco futebol. as chances de serem eliminados por Guarani, Botafogo, SP, ou Boa Esporte, Ipiranga, Juventude, Tombense.. são grandes.

    1. Basta vencer o Remo que nos classificaremos na próxima rodada, meu caro.

      E teu time? Será que jogando a bolinha que jogou contra o Paysandu, CRB, Atlético-GO e Avaí, vai conseguir o acesso? Pelo que me lembro, vários alvinegros já davam como certo o acesso do Syará.

      1. Sergio Filho, o Meu time Ceará ( maior do Estado ) se continuar jogando o que vem jogando nos ultimos 4 jogos ( Paysandu, CrB, Atletico, AvAi ) não irá conseguir o acesso: a diferença da situação do Ceará para a situação do Liaum é a seguinte .

        o Ceará terá ainda 15 jogos pela frente, ou seja, mesmo numa má fase, ele tem um tempo maior para se recuperar desde que se mantenha próximo do G4.

        o Liaum terá 2 jogos pela frente, que decidirá se ele irá para o Mata- Mata.
        se chegar no Mata- Mata, terá 2 jogos decisivos novamente, para saber se serão eliminados ou se conseguirão (depois de 13 tentativas ) o acesso para a Série B.

        ou seja, a situação do Liaum é mais desesperadora . porque a sua margem de erro nos próximos jogos tem que ser de quase zero. enquanto o Ceará embora tenha diminuído a sua margem de erro..não se compara a situação do Liaum.

        1. Má fase nada, é ruindade mesmo. Os outros times estão crescendo, e teu timeco quinto do Estado, quinto, sem copa do Brasil e Copa do Nordeste terminará em 9º,10º. Já falei isso aqui. Timeco.

          1. Eduardo, e o teu TIMECO que jogou contra o Internacional e durante 95 minutos do jogo, e chutou duas bolas em direção ao gol ???

            o teu TIMECO escapou de perder ontem para o ASA ..jogando um futebol
            medíocre.. assim como fez nos jogos contra Cuiabá, Abc, Remo, etc..

            o REMO jogando alguma coisa, não precisa jogar muito . ele não perde o jogo na Arena Castelão. basta que ele jogue fechado . jogando apenas nos contra ataques.

            ainda bem que eu NUNCA passei sendo torcedor do CEARÁ, pela HUMILHAÇÃO de ficar 13 anos disputando a Terceira Divisão ( Série C)
            o CEARÁ junto com o SPORT de Recife, são os únicos do NORDESTE
            que NUNCA jogaram na Terceira Divisão ( Série C)..

            esse é apenas um dos muitos motivos que mostram que o CEARÁ sempre foi o MAIOR do ESTADO. (21a colocação no RANKING da CBF ) Liaum..44a )

          2. Eduardo

            Em uma competição longa de pontos corridos, como é a Série B, é totalmente normal uma oscilação e queda de rendimento das equipes. O próprio Vasco, time de maior folha salarial e elenco, está passando por isso nesse exato momento.

            Obviamente, vc nao entende mt bem o que é isso pois deu azar de torcer para um time que há 7 anos não disputa um campeonato de pontos corridos como a Série B por pura incompetência.

            E, mesmo estando em uma competição com apenas 10 times, ainda passa perrengue. Depois se diz maior. Maior em quê? em vexame?

    2. Pensei que tivesse se engasgado com um mamão avaí.

      O Remo só empatou com o Salgueiro em Belém, pobre sofredor, basta ao tricolor vencer o time paraense na próxima rodada para garantir classificação. A mesma classificação que você e diversos outros alvinegros garantiram que não aconteceria.

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk….

      Saudações Tricolores.

  6. Há alguns jogos que assistir jogo do FEC dá um sono fora a preocupação de vê jogadores se arrastando em campo,não dá pra engolir algumas alterações feitas pelo treinador está do Rosi nei foi complicada,vejo também comentários falando de jogadores que já saíram que o time não é o mesmo, mas paciência de lá pra cá teve tempo suficiente para contratar e encaixar outros jogadores .Agora com o futebol preguiçoso apresentado ultimamente fico preocupado com o futuro .

  7. Não vi o jogo, estava viajando.
    Mas digo uma coisa: quando o Fortaleza “sobrou” na 1ª fase, classificando-se em 1º com mil rodadas de antecedência, também “sobrou” na curva (mata-mata).
    Neste ano, com esse sufoco todo, por mais paradoxal que seja, parece que o time está mais consciente da sua realidade e limitações. Isto é bom.
    Vencendo o Remo a classificação está garantida, porque o Remo ficaria com 24 pontos e o Leão com 29, faltando uma rodada. Ou seja, não será mais possível alcançar o Leão.
    O ASA joga com o Botafogo/PB na próxima rodada em Arapiraca, alguém vai perder pontos, então temos tudo para selar a classificação sábado.
    O Remo tem caído de produção, assim como o Fortaleza, tem perdido pontos importantes, então não é um bicho do outro mundo, o que não quer dizer que vai ser moleza.
    Vamos continuar com a mesma raça. Se a técnica não está tão boa, vamos pela raça e superação. É na maior adversidade que o Leão construiu a sua história de vitórias.
    Bora Leão, pra Bzona!!!

  8. E só vencer o remo hj com 24 pontos e 4° colocado… Vencendo vamos 29 pontos faltando apenas uma rodada… Ai vamos lá João Pessoa classificados jogando pra ficar em 1° ou 2° do grupo…

    Empate importantíssimo… Valioso esse pontinho em arapiraca

    Bora Leeeeeeaaaaaaaaaaaoooooooooooooooo!!!!!

  9. Pio é bipolar? Tem um “pobrema” na cabeça? Pelamordeeus, que cabra deseq. ilibrado, sem noção. Uma vez é humano, mas toda hora? juízo, rapá! Assim fica difícil.

  10. Resultado importantissimo esse contra o ASA lá em Alagoas!

    Agora, é vencer o Remo que apenas empatou em casa contra o Salgueiro para garantir a classificacao com uma rodada de antecipacao e tentar arrancar pelo menos um ponto do Botafogo na PB para tentar se classificar no G2 para pegar uma pedreira menor no mata-mata.

    Ou seria melhor ficar em 3o. ou 4o. para jogar o 1o. jogo em casa e ter chance de encaminhar a classificacao e jogar no contra-ataque o 2o. jogo? Se for contra o Guarani do Chamusca pode ser uma boa ideia, porque a gente sabe que o homi é pé-frio pra caramba!

  11. DIRETORIA DO FORTALEZA TÁ BRINCANDO DE FAZER FUTEBOL,NÃO É POSSIVEL Q ESSE JORGE MOTA COMO COMANDO MAIOR DO CLUBE,NÃO TENHA CORAGEM DE CHEGAR PARA ESSE TREINANDOR MARQUINHOS E DIZER, PAROU CHEGOU A HORA DE FAZER BRINCADEIRA PIO ESTAR DEIXANDO TDS SEM MORAL NO ELENCO DO TIME,ESSE RAPAZ JÁ ESTRAPOLOU TODOS OS LIMITES,CORREA , DANIEL SOBRALENSE E ROSINEI NÃO PODEM JOGAR DE SAIDA NO TIME POIS SÃO TRES FIGURAS DECORATIVAS NO TIME TITULAR,E ESSE FELIPE TEM Q JOGAR SÉRIO COMO MANDA O FIGURINO,AGORA É A HORA DO FORTALEZA TRAZER UM LATERAL DIREITO,UM MEIO DE CAMPO,E UM ATACANTE DE VELOCIDADE Q VENHAM PARA SEREM TITULARES E COM SAUDE DE CHEGAR E JOGAR,SE NÃO FOR ASSIM BABAUUU!!!

  12. Tá chegando a hora da onça beber água. É agora que, o sr. técnico Marquinhos tem que mostrar a sua competência e inteligência, com a sua colaboração o fortaleza, é um time grande e vai calar a boca de muita gente. Tenha fé, nós vamos chegar lá.

  13. talvez a melhor solução seja o Jorge “MARMOTA”, contratar o Carlinhos Bala, aquele jogador que ficou conhecido em todo o BRASIL no ano de 2011, ao “pedir” com o dedo indicador da sua mão levantado, que os jogadores do CRB ” deixassem ” o Liaum fazer o quarto gol.

    ele é “especialista” no assunto..o Carlinhos Bala, com a sua simpatia e cordialidade, é capaz de convencer até um terrorista do Estado Islâmico, a pedir perdão ao Papa Francisco.

  14. se for feita uma pesquisa junto aos torcedores do Liaum (14 anos na Série C) perguntando aos mesmos se acreditam que o time vai depois de 14 tentativas ( 1987,1990,1995,1996,1997,1998,1999,2010,2011,2012,2013,2014,2015,2016) o acesso para
    a Série B.. o resultado da pesquisa seria esse:

    A) acredita ( 10%)
    B) tem dúvida (20% )
    C) Não acredita ( 70 % )

      1. temos 15 jogos ainda.o teu time tem no máximo (se chegar no Mata- Mata) 4 jogos.
        então quem está com a corda no pescoço não é o Ceará. e sim o time Terceirizado.aquele que Ofereceu Cheque ao CRB.

    1. CARLOS LIMA, sabes que não sou de ficar trocando letrinhas, por isso vou ser logo direto, e já aproveitando, respondo também a sua “pesquisa”.
      Me encaixa nos teus percentuais que você acha que estou.

      SEGUINTE:
      Tú tens R$ 1,00(um real) por ai ?
      Aposto esse real no seguinte: QUAL DOS DOIS NOSSOS REPRESENTANTES VAI CHEGAR PRIMEIRO NA Azona.

      Questão DIVISÃO que está(Bzona ou Czona), ESQUECE. Tá valendo.
      LEÃO DE AÇO tá chegando.

      Falas, falas, falas e não consegue JUSTIFICAR, “logicamente”, e tão somente IRONICAMENTE, o porque que tú achas que vai acontecer sempre o que dizes.

      15 jogos(restante na Bzona), 4 jogos(2 classificatória + 2 “Mata morre”)… teem o mesmo peso, pois são o número de jogos que cada equipe tem pra fazer dentro de suas referidas competições.
      Da mesma forma que você acha que dentro desses 15 jogos da tempo de se recuperar, pode acontecer disso virar em 15 lapadas, no que traria os detrás pra sua frente.
      Do jeito que você acredita(desacreditando) que vão conseguir chegar, NÓS, que somos LEÃO DE AÇO também temos o direito de acreditar.
      Fala do HOJE.
      Esquece os “1987,1990,1995,1996,1997,1998,1999,2010,2011,2012,2013,2014,2015,2016 na Czona”, que isso só vai te trazer calo nos dedos de tanta repetição(até mesmo usando o Ctrl C + Ctrl V).

      LEÃO DE AÇO tá no perto longe, MAS, esses 4 jogos restantes tem as mesmas características e peso dos 15: SÃO DECISIVOS.

      QUAL DOS DOIS NOSSOS REPRESENTANTES VAI CHEGAR PRIMEIRO NA Azona ?

      Essa perguntinha simples, saberia responder dentro da sua “CAPACIDADE” real de conhecimento sobre a matéria FUTEBOL ?
      Resposta óbvia não vale: “1987,1990,1995,1996,1997,1998,1999,2010,2011,2012,2013,2014,2015,2016 na Czona”

      Valeu.

  15. Estão esquecendo que se o Asa empatar com Botafogo, chega aos 25 pontos e vai pegar o ABC fora de casa. Neste caso, se perder para ABC, o Fortaleza nem precisa pontuar.

  16. tem um time aqui no nosso Estado que Mora na Terceira Divisão desde 1987 num total de 14 participações.

    ele utiliza um CT que pertence ao empresário Ribamar Bezerra. que de fato e direito é o legítimo proprietário.
    somente uma informação para o conhecimento de torcedores alienados e iludidos.

  17. Carlos Lima tem razão na sua ironia, e cá pra nós, a pratica sempre sem grosseria, é um cavalheiro. Não há problema ele lembrar, repetir ao infinito, há quantas anos o tricolor está serie C. Ora, não há problema, isso é um fato. Que que há? Deixa ele se divertir assim. Porém, parece que pelo menos um ingrediente lhe falta, para que sua ironia – autista – seja plena: é que time dele da série B, campeão do nordeste, não consegue ganhar o campeonato estadual há dois anos seguidos para Leão, esse time fraco que está há 14 anos na série C.
    Esse detalhe insignificante deve incomodar a Carlos Lima… Mas, enfim a vida é assim mesmo, nem sempre tudo é pleno.

    isso

  18. Helio Franco, o seu time ficou de Março de 2012 até Março de 2015 sem vencer o Ceará, 3 anos
    e você vem falar em 2 anos ?? fomos TETRA campeão estadual 2011,2012,2013,2014..e o teu
    time não pode ser Bi Campeão ??

    o CEARÁ é o 21 no RANKING da CBF, o teu time é o 44.. PERGUNTA na CBF qual o time que eles consideram o MAIOR do nosso ESTADO do CEARÁ .

    o CEARÁ nos confrontos contra o teu time, tem quase 20 vitórias a mais. faz uma PESQUISA.

    o CEARÁ nunca jogou na TERCEIRA DIVISÃO ( SÉRIE C) o teu time 14 vezes em 2016.

    poderia citar mais 100 motivos porque o CEARÁ é maior do que o teu time, mas não preciso
    basta que pesquisem a História do Futebol Cearense e do futebol Brasileiro.

  19. Então, Carlos Lima, é exatamente isso. Com toda a superioridade estatística do seu time – nunca esteve na série B, enquanto o meu está há anos na C, campeão do nordeste etc- o CEARÁ perde dois campeonatos estaduais seguidos para o meu.

    Não é que isso não possa acontecer, tanto que aconteceu, mas estou falando é do incômodo que deve ser para você, dadas exatamente as circunstâncias, o CEARÁ perder dois anos estaduais estando num melhor momento de divisão e financeiro que o TRICOÇPR DE AÇO.

    É sobre esse incômodo que te tira a plenitude da alegria que eu falo, e que, em contrapartida, nos tem divertido bastante, enquanto retornarmos a um melhor momento nos certames brasileiros, o que me parece que estar próximo. rs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *