Fortaleza, em processo de autossabotagem, brinca com fogo na Série C

É possível explicar, mas impossível compreender como o Fortaleza conseguiu jogar tão mal contra o Cuiabá, na derrota por 2 a 0, neste domingo. Absolutamente nada deu certo. Atuações individuais abaixo da crítica, organização tática inexistente, falta de ímpeto, lentidão excessiva, desatenção, além de atletas nervosos fazendo faltas desproporcionais e cometendo pênaltis sem qualquer necessidade.

É o tipo de desempenho que assusta o torcedor e só se justificaria caso o ambiente do clube estivesse péssimo, com brigas internas, racha com o treinador, falta de estrutura para treinos e salários atrasados. Ocorre que nada disso faz parte do cenário atual do Fortaleza. O ambiente é bom, os jogadores confiam no técnico Marquinhos Santos, a condição de trabalho é boa e os salários estão sendo pagos corretamente.  E mais: o elenco da equipe está bem adequado com a necessidade da competição e diante da possibilidade financeira do clube.

O Fortaleza parece estar em processo de autossabotagem. O time terminou na liderança o primeiro turno na primeira fase com 17 pontos, mas vem mostrando uma irregularidade que não se justifica – apenas cinco pontos em 12 disputados no segundo turno – mesmo com eventuais desfalques. Diante dos três piores times do grupo – Confiança, River e Cuiabá – foram 18 pontos disputados e apenas oito somados.

O risco de sair do G4 na próxima rodada é real. Caso perca para o ABC por qualquer placar em Natal e Remo e ASA vençam seus jogos em casa diante de Confiança e América-RN, respectivamente, a quinta colocação do grupo será realidade.

Derrotas ocorrem, mas a postura do time diante do Cuiabá exige reação da diretoria e da comissão técnica. Conversa séria, olho no olho, cobrança profissional e necessária diante do quadro atual. Os líderes do grupo também precisam se manifestar, casos de Lima, Corrêa, Berna e Anselmo. É a única forma de transformar uma atuação desastrosa em um evento positivo na tentativa – ainda possível – de voltar a disputar a Série B.

667
Fernando Graziani

Sobre Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Já cobriu duas Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

71 thoughts on “Fortaleza, em processo de autossabotagem, brinca com fogo na Série C

  1. Gostei desse puxão de orelha do Graziani. O Fortaleza Esporte Clube parece um time amador descompromissado. Que é isso gente boa! Vamos focar na Copa do Brasil, mas em primeiro lugar vem a Série B, para podermos sonhar cm a Série A no nosso Centenário em 2018.
    Tá parecendo um timezinho lá acolá que vacilou nesse ano no Campeonato Cearense, na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil. Jogadores sem garra e sem amor à profissão. Não digo nem amor ao clube, mas, pelo menos, amor ao seu trabalho e ao seu sustento.
    AVANTE LEÃO!

      1. Cara você continua postando com meu nome, é brincadeira, não sabia que tinha kanalense como você, totalmente sem personalidade e covarde, comentar sem usando o nome dos outros.

    1. e tome manga lá acolá é mais uma ano de manga , enquanto se precupante com o lá acolá tome C zona pois que continue assim vocês sempre na C zona e vozão na B e A,
      pois quem muito olha para o dos outros esquece do seu , e tome mandioca.

  2. Gostei desse puxão de orelha do Graziani. O Fortaleza Esporte Clube parece um time amador descompromissado. Que é isso gente boa! Vamos focar na Copa do Brasil, mas em primeiro lugar vem a Série B, para podermos sonhar cm a Série A no nosso Centenário em 2018.
    Tá parecendo um timezinho lá acolá que vacilou nesse ano no Campeonato Cearense, na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil. Jogadores sem garra e sem amor à profissão. Não digo nem amor ao clube, mas, pelo menos, amor ao seu trabalho e ao seu sustento.
    AVANTE LEÃO!

  3. O Marquinhos Santos quer aparecer com o Fortaleza para o resto do País na Copa do Brasil. Tá se lixando prá Série C.
    Esse Elivelton, o Pio e o Rodrigo Andrade não servem nem pra reserva do Leão de Aço. O Anselmo, o Wilian Simões e o Felipe tão quase sem utilidade, pois não fizeram nada no jogo.
    O que é que está havendo? O Jorge Marmota tá vendo os jogos ou ainda tá de porre?

  4. Cuiaba 2 X 0 LEÃO DE AÇO

    Erivelton; Felipe (Railan), Elivelton, Edimar, Simões; Juliano, Corrêa, Pio (João Paulo), Rodrigo Andrade, Sobralense (Leozinho); Anselmo.

    Esse time… com as contusões de BERNA e ÉVERTON, e a entrada do MARANHÃO pra correr feito um louco é o melhor que temos.
    Se esse é o melhor que temos… ENTÃO… QUE DIABOS É QUE ACONTECEU ?

    MEDROSO ? que tem medo e é acanhado;
    TEMEROSO ? causa temor, pavor;
    FULERO ? coisa de mau gosto;
    FULERAGE ? faz brincadeira de mau gosto;
    FULENGA ? abestado, Zé Mané;

    NENHUMA DESSAS DEFINIÇÕES podem definir LEÃO DE AÇO ontem.

    HORROROSO ? Causa horror, tremendo, medonho, CRUEL.

    Simplismente causaram HORROR na gente;
    Simplismente tremeram nas bases;
    Simplismente foram medonhos de ruins;
    Simplismente foram CRUEIS.

    CRUELDADE foi o que conseguiram fazer com a gente.
    A GENTE PERDE… mas tem a forma de perder que deixa a gente SEM PERDER a confiança.

    2 PENALTES destabanados:

    1. barroada do CORREA. Parecia que tava com os olhos vedados.
    2. FELIPE levou um corte pra dentro infantil, que se não estica a perna tinha dado um jeito na coluna.

    HORROROSO !

    LEÃO DE AÇO tá brincando com fogo.
    LEÃO DE AÇO ficou 3 pontos a frente do 5º que é próximo adversário.
    LEÃO DE AÇO, com essa INHACA de jogo de ontem… VAI SER UM DEUS NOS ACUDA nessa reta final.
    Ô MARQUINHOS consegue afastar de vez essa INHACA(esses altos e baixos nos jogos), ou o bicho vai pegar.

    ESPERAR, é o que melhor que NÓS(torcedor) aprendemos a fazer nesses últimos anos.
    Desta vez vai(esperando)… Desta vez vai(esperando)… Desta vez vai(esperando)… é o que sempre dizemos entra ano sai ano.

    JOGO ?
    Dizer o que ?
    Que conseguimos chutar 2 bolas pra eles(Anselmo dentro da área aproveitando o antes chute do Pio na cobrança de uma falta); ficamos usando ao artifício das bolas alçadas pra dentro da área deles, como se não tivéssemos outro recurso qualquer;
    Apontem outras SITUAÇÕES favoráveis nossas dentro do jogo, pois do que me lembro é disso.

    HORROROSO tá de bom tamanho, porque qualquer outra ARGUMENTAÇÃO vai passar por DESCULPA ou TENTATIVA de ENGANAÇÃO.

    FULERAGE !!!!!!!!!!!!!!!!!!

  5. Que pena! — Deve estar pensando o time que está em quarto lugar na outra chave da Czona. — Desse jeito aquele timinho colorido que fica sempre em primeiro lugar não vai enfrentar a gente esse ano e isso não é bom, pois eu já contava com o Mata Morre com eles no primeiro lugar e a gente no quarto. Ia ser uma beleza. Agora…. só Deus sabe….

  6. Desse jeito, jogando uma partida boa e duas ruins o ano todo, a gente não vai prá canto nenhum.
    Meu, tenho pena é da enorme e maravilhosa torcida do Leão do Pici, conhecida mundialmente pela sua animação e pelos seus mosaicos (e pelos exageros também).

  7. Desse jeito, jogando uma partida boa e duas ruins o ano todo, a gente não vai prá canto nenhum.
    Meu, tenho pena é da enorme e maravilhosa torcida do Leão do Pici, conhecida mundialmente pela sua animação e pelos seus mosaicos (e pelos exageros também).

  8. Venho alertando aqui faz tempo. Vacilos não serão mais permitidos. Ou joga bola e classifica logo ou Inês será morta. Agora os adversários serão todos diretos. Começou a contagem regressiva para o acesso. Estamos a sete jogos do mesmo.
    Saudações Tricolores !

  9. O que acho mais engraçado é que os torcedores de abadá estão falando muito que o Ceará vai cair tanto de rendimento no returno da Série B que corre até o risco de ser rebaixado… Stelinha abre os olhos: 5 pontos ganhos em 12 disputados no returno… desse jeito não chegam nem no mata-morre da Czinha esse ano.. e o pangaré cansado é o Vozão… sei não, viu… kkkkkkkk!!!

  10. a verdade é que o elenco é fraco e além disso o treinador é limitado. ele só sabe colocar o time jogando no sistema (1- 10 ) o goleiro e 10 jogadores na frente da linha da grande área.

    quando o time toma um gol e tem que sair para o jogo. quase sempre perde. pois só sabem jogar no erro do adversário. só jogam por uma ou duas bolas nos 90 minutos.

    as chances de ficarem de fora do Mata – Mata. aumentaram bastante. terão 3 jogos fora de casa contra adversários diretos (ABc. Asa. Botafogo PB )e dois jogos também complicados em casa contra (Remo e Salgueiro ) .

    a diferença hoje para o quinto colocado (ABc ) São de 3 pontos. e do sexto colocado o (Salgueiro) São de 4 pontos.

    parece que a administração da Arena Castelao terá que em breve providenciar a compra de Novas cadeiras . porque ” Cadeiras irão voar brevemente ” lançadas no gramado pela torcida do Liaum.l

  11. o Robson (invejoso ) aquele que morre de inveja do Ceará. deve ter após essa nova derrota
    deixado um pouco a arrogância e inveja que lhe é tão peculiar e deve fazer um comentário mais humilde. pois deve ter percebido que as chances do seu time jogar em 2017 na Série C
    aumentaram bastante..

    1. A única coisa que eu percebi é que seu amor platônico pelo tricolor continua tão indisfarçável quanto sua insânia.

      Considerando o seu histórico de acerto em prever eliminações do tricolor de aço em 2016, eu diria que as chances do Fortaleza EC acabam de aumentar exponencialmente.

      Saudações Tricolores.

      1. Robson, desde 2010, que eu afirmo que o teu time não vai sair da Série C, deixa eu contar quantas vezes eu acertei (2010,2011,2012,2013,2014,2015 ) pois é Robson
        acertei SEIS vezes.. estou com SALDO. e acredito que tenho muitas chances de acertar mais uma vez (2016) .

  12. FG, é isso mesmo.
    Tem algo acontecendo que não estamos sabendo. Só pode.
    Tá na hora de chamar os “caras pras comidas”, olho no olho. Não quero acreditar que seja barganha por premiação ou algo assim que esteja pendente de acerto em caso de acesso; não quero acreditar que temos um time de mercenários.
    Time irreconhecível, atuação ridícula. Ou retoma o prumo ou vamos ficar nessa porcaria de Serie C mais MUITOS anos.
    Jogadores, exigimos, HONREM a nossa camisa, a nossa tradição e a nossa torcida. Sejam homens e profissionais. Tenham afinco e responsabilidade quando defenderem o Fortaleza.
    Vocês já demonstraram que têm qualidades, capacidade e nível para grandes jogos. Depositamos toda a confiança em vocês.
    Jorge Mota, abra o olho.

  13. Sabem de uma coisa, já senti mais firmeza no Marquinhos Santos. Parece que ele é a maioria dos atletas não estão nem aí pro resultado do jogo, principalmente quando é jogo contra times de menor expressão, como Confiança, Remo, Abc, River e Cuiabá. Não adianta apenas vencer o Flamengo e ficar se vangloriando. Grande me_da. Já passou, agora é ficar na Série B……….e no Internacional.

  14. Sabem de uma coisa, já senti mais firmeza no Marquinhos Santos. Parece que ele é a maioria dos atletas não estão nem aí pro resultado do jogo, principalmente quando é jogo contra times de menor expressão, como Confiança, Remo, Abc, River e Cuiabá. Não adianta apenas vencer o Flamengo e ficar se vangloriando. Grande me_da. Já passou, agora é ficar na Série B……….e no Internacional.

  15. É muito choro , choro dos comedores de manga e da imprensa colorida Bua Bua Bua e tome desespero, mais se o bom é ser campeão do manjadinho e jogar na C zona porque a choradeira.

  16. Vixe, sera que o fortaleza nao vai ter folego para pelo menos se classificar pro mata mata? Acho bom trabalhar o psicologico dos nossos atleas, coach que mudam a mente e acalmam os atletas nervosos, assim como fiz com o gigante!
    Eu acredito no acesso, vamos Leao!!!
    Saudacoes Tricolores!

  17. O pessoal da vovozinha, com lama do canal e tudo, fica só esperando uma hora dessa que a gente tá em dificuldade para curtir. Pobreza de espírito das vovozetes.
    Um dia o bem vencerá o mal fora de Campo também.

  18. Certíssimo, Graziani! Derrotas existem. É normal perder. O que não é normal é perder para um time medíocre, lanterna do campeonato, jogando um futebol mais medíocre ainda, com preguiça, desleixo, falta de vontade e etc. O Fortaleza, durante os 90 minutos frente ao Cuiabá, foi um time 100% inofensivo. Tem alguma coisa errada aí.

  19. 1. Elenco limitado;
    2. Grande parte da impressa iludindo a torcida, dizendo que o time é o melhor da serie C (risos); e
    3. Salários atrasados.

    Resultado: O oitavo ano na série C , e a torcida pode até ser poupada do, com licença da palavra, “mata-mata”.

  20. Graziani, parabéns pelas ponderações sempre pertinentes. Acho que a partida de domingo foi apenas a culminância de um processo que vem se desenrolando desde o início da série C. A rigor, o time fez 2 boas partidas nesse campeonato: Confiança e América de Natal, nas longínquas segunda e terceira rodadas, ambas fora de casa. A vitória contra o Cuiabá, na quarta rodada, embora sem sustos, foi pouco intensa. Diante disso, acho que há alguns pontos a se considerar:

    1. O elenco atual é pior do que no estadual – um campeonato reconhecidamente mais fraco que a série C. Além do mais, a série C acaba exigindo mais substitutos à altura, dado que, com o passar da temporada, as perdas de jogadores por lesão são mais do que esperadas. Nenhum dos jogadores que chegaram depois do fim do estadual é titular. Ao que parece, diretoria e comissão técnica falharam na avaliação do elenco no contexto da competição que é a principal do clube no ano. Aliás, esse erro se repetiu em todas as boas participações do time na série C (2012, 2014 e 2015).

    2. O desempenho do time vem em queda visível desde, pelo menos, a 5ª rodada, quando poderia ter tomado uma sonora goleada do ABC, tamanha a quantidade de chances que o time potiguar criou.

    3. Quase todas as grandes partidas do Fortaleza no ano (exceção feita à segunda contra o América na Copa do Brasil), o time deu a bola para o adversário e apostou no contra-ataque. Ao que me parece, o esquema montado por Marquinhos Santos não parece funcionar a contento quando o tricolor tem que ser o protagonista, em contextos em que ele é o grande (como é o caso da série C). Nesse sentido, em que pese toda a competência de Marquinhos Santos, o esquema parece enrijecido e fora de contexto. Variação tática é mais que necessária.

    4. Por razões que me escapam ao entendimento, há uma nítida disposição diferente do grupo em relação à disposição em jogos da Copa do Brasil em comparação aos da série C. Dá quase uma impressão (e, como não estou no clube, não posso dizer que seja mais do que isso) de soberba na série C. E nesse sentido os anos anteriores mostram que isso não faz o menor sentido.

    5. Diretoria e comissão técnica precisam ter uma conversa muito séria quanto a providências (ações concretas) que precisam ser tomadas. Caso venha a se classificar para o mata-mata (possibilidade em risco dada a série difícil que o time vai pegar nos próximos 5 jogos), são 7 jogos até o acesso. Nesse sentido, talvez seja importante afastar aqueles com quem já se viu que não se pode contar (Maranhão, Ronaldo e afins) e trazer 2 ou 3 jogadores de qualidade nas seguintes posições: lateral-esquerda, meia e atacante. Vale dizer que essas medidas devem ser internas, sem alarde, sem abertura à sandice, à fúria e ao desespero de parte da torcida. A ideia é reparar erros, e não submeter ao linchamento público.

    Caso não leve isso em consideração, o Leão corre severo risco de, como em 2013, ficar fora do G4 ao final, após ter passado a imensa parte do campeonato compondo-o.

  21. É uma constatação curiosa, embora não inédita, que basta uma derrota tricolor para alguns alvinegros entrarem em festa desmedida e alguns tricolores entrarem em desespero.

    Como diria Horácio, “est modus in rebus”, a moderação deve ser o tempero de todas as coisas. Uma análise moderada permite ao torcedor ver que o Fortaleza EC conseguiu fazer uma partida abaixo da critica, em que faltou inspiração e transpiração, apenas isso.

    O time não só não criou nada, como também abusou dos erros individuais, da displicência, da preguiça e do futebol pobre. Sim, a partida foi um verdadeiro teste de paciência para o torcedor, mas esse time já provou que, quando motivado, consegue fazer partidas memoráveis.

    Não é primeira vez que o Fortaleza EC perde uma partida e a liderança, assim como não é primeira vez que os videntes alvinegros profetizam a desclassificação tricolor, mas esses são os mesmos que garantiram a pouco tempo que o time não conquistaria o estadual, que não passaria pelo Flamengo na Copa BR, que não teria a mesma “sorte” contra o América Mineiro…

    Enfim, basta uma vitória fora de casa, como outras que o time já conquistou nesta série C e essas vozes do apocalipse somem, pelo menos até a próxima derrota tricolor.

    Saudações Tricolores.

    1. Robson, só espero que você não seja um dos torcedores que irão quebrar as cadeiras da Arena Castelão se forem eliminados no Mata- Mata ou mesmo antes se nem chegarem no Mata- Mata.

      só existe uma maneira do Robson, ficar “humilde” aqui no Blog, é quando o CEARÁ
      está vencendo e em ascensão ,e o TIMECO dele, o Liaum (14 anos de Série C) está perdendo e descendo a ladeira..

    2. Robson lembrando o Botafogo da Paraiba também perdeu de 2×0 para o Cuiabá e tenho certeza que o mundo não se acabou lá em João Pessoa

      1. Digo que estamos em 2016 e que os insucessos em anos anteriores não condicionam o resultado final deste ano.

        Aliás, a dedução de que o time time vai fracassar em 2016 por que fracassou em anos anteriores só pode fazer sentido pra torcedores como você que pensam o futebol como uma questão mística de sorte x azar.

        Saudações Tricolores.

        1. Robson, mas você passou o primeiro turno inteiro da serie B falando que o Ceará vai cair de rendimento em 2016, porque assim aconteceu em 2014… só vejo incoerência em muito dos seus comentários. ai onde você vive(o mais alto ponto do monte olimpo) não existe essa de humildade não neh?

          Outra coisa: “…pensam o futebol como uma questão mística de sorte x azar.”

          Nem existe aquela expressão graciosa dos torcedores do Fortaleza: – É a mística das camisas tricolor!

          O Fortaleza nem deixou de fazer os mosaicos e crucificou o próprio mascote Juba porque dava azar…

          É incrível como teu inconsciente(não só o seu, de muitos tricolores), abalado pelos anos de serie C, consegue reproduzir todas as respostas para os insucessos do Fortaleza em forma de ataque aos torcedores e clube adversário, é só olhar no espelho(observando o inverso) que fará sentido.

          No mais, que tanto Fortaleza quanto Ceará consigam o objetivo do acesso no final das contas. acredite não é demagogia, embora não vejo muitos jogos do Fortaleza e muito menos torci( ou torcerei) para o Fortaleza evidentemente.

        2. Legal esta afirmação vinda justamente do sofredor que afirma que o Maior Time do Estado irá cair no segundo turno da Série B usando como base pura e simplesmente a campanha do alvinegro na Série B de 2014, onde terminou o primeiro turno líder e no segundo turno não terminou entre os 4 primeiros.

          Você sabe o significado de coerência, caro Robson? Ou esta palavra só serve para os floreios desnecessários que você aplica em suas frases?

          Saudações Alvinegras

  22. TENHO SEMPRE DITO QUE O FORTALEZA PRECISA DE UM VOLANTE PEGADOR, FIXO, TIPO AUREMIR.

    NÃO PODE TODO ATAQUE DO ADVERSÁRIO ENCONTRAR A DEFESA ABERTA DEMAIS.

  23. Esse “zagueiro” Elivelton é um “jogador” lento, sem recursos técnicos. Ele passa intranquilidade ao time. O jogador Corrêa só cometeu penalty por que não confiou que ele interceptaria a bola daquele lance. Todas as partidas que ele atuou, o Fortaleza fracassou. ATENÇÃO treinador Marquinhos, a solução tá no próprio elenco: o zagueiro LEONARDO LUIZ, o qual já demonstrou, embora faça algum tempo que não joga, que é um jagador competente,

    1. O treinador Marquinhos, com esse esquema (3-6-1) vai comprometer o desempenho do time, de novo. Para completar: vai escalar o sofrível Elivelton de cabeça de área. Vai endoidar a defesa e o meio de campo. Certo estava o Fluminense quando se livrou dele, embora temporariamente.

  24. um time de futebol que tem no seu elenco “pernas de pau ” como (Leozinho, Rallan, Bruninho, João Paulo, Elivelton, etc..) chegar no Mata- Mata já será uma grande conquista.

    mas o treinador (enganador ) Marquinhos Santos, estava falando em titulo da Série C.. e o PIOR
    é que tinha torcedor alienado do Liaum que participa aqui do Blog, que estava acreditando .
    esse TIMECO só faz VERGONHA ao Futebol Cearense..

    1. Em resumo Carlos Lima, o time do Kanal é uma constelação de craques, como Robinho, Baraca, Sandro, Roni, todos jogadores a nivel de seleção brasileira e que formam o melhor elenco do Brasil na atualidade e que já garantiram o acesso e o titulo da serie B 2016 para o Kanal, cuidado com a soberba e a arrogancia, 2014 voces tambem tinha o melhor elenco do futebol brasileiro segundo voces e o acesso ja eram favas contadas.

      1. Valterlan, quem está dizendo isso é você, porque nós torcedores do Ceará sabemos que o nosso time é um bom time, mas apenas a nível de Série B, que não foi por uma Sorte ou por um acaso que terminamos a primeira fase na segunda colocação na tabela.

        em 2014 tínhamos um Bom time também, mas não um bom elenco, por isso que o time caiu de rendimento na segunda fase, quando os titulares desgastados fisicamente
        muitas vezes não podiam jogar.

        em 2016 o Ceará não vai ter esse desgaste físico, o time titular é Bom, e o elenco é melhor do que o de 2014.
        chegando na 38a Rodada na quarta colocação e conseguindo o acesso, estarei satisfeito..

        1. Por isso to apenas pegando carona nas suas analises, o acesso ta garantido nobre Carlos Lima, afinal o Ceará tem um super elenco melhor que em 2014, então pode comemorar seu acesso, quanto ao Fortaleza estamos na luta ainda, não tem nada ganho, nem nada perdido, só está perdido para o Fortaleza na sua cabeça, e só está ganho para o Ceará na sua privilegiada cabeça, então pode continuar zoando, sem problemas, afinal quando já se está com o acesso garantido a unica coisa que resta é zoar com a torcida rival, faz parte.

    2. Oxe, e tu queria que ele dissesse o que? Que a meta era ser rebaixado á série D, na lanterna e perdendo todos os 18 jogos? Essa foi a do ano!

      E outra: se times como Oeste e Macaé, times sem torcida e sem estrutura, conseguiram ser campeões desta série, por que o Fortaleza não pode?

      Explique essa!

      1. Sergio Filho, porque embora Macaé e Oeste não tenham torcida e nem estrutura , eles NÃO nasceram para jogarem e se ETERNIZAREM na Série C, como acontece com o seu time, o Liaum. quer um exemplo ???

        o ICASA que hoje se encontra na 2a divisão do Futebol Cearense, e na SÉRIE D, nos ultimos 10 anos, conseguiu DUAS VEZES o acesso para a SÉRIE B; em na ultima vez que conseguiram o acesso, alguns jogadores foram até despejados dos apartamentos que estavam residindo, por falta de pagamento, eles estavam com 3 meses de salários atrasados, quando conseguiram o acesso para a Série B.

        poderia citar ainda: Luverdense, Sampaio, times que estavam na SÉRIE D, e conseguiram chegar na SÉRIE B.. mas o teu time o LIAUM não consegue. já são 14 participações na Série C.. e NUNCA conseguiram o acesso..uma VERGONHA.

        1. Beleza. E as explicações lógicas e com fundamento, onde estão?

          Você falou, falou, falou mas não respondeu minha pergunta. Se Oeste e Macaé foram campeões desta série, por que o Fortaleza não pode?

          Muito me admira você vim dizer que o FEC nasceu para jogar série C, quando teu time, o Syará, passou exatos 16 anos seguidos na série B, onde junto de CRB e América-RN, são os maiores recordistas em participações na série B.

          Lembre se que até 2009, seu time passou 16 anos seguidos na série B e nunca havia subido pra série A dentro de campo, apenas por convite ou viradas de mesa que a CBF era especialista em fazer. Já o Fortaleza, mesmo tendo passado 7 anos na série C nos anos 90, subiu para a série A duas vezes nos anos 2000, e jogou lá mais tempo, 3 anos contra 2 anos de vocês.

          Vamos descer do salto e ter um pouco mais de humildade, campeão!

  25. Contrariando aqui os alvinegros de plantão que são sempre os mesmos, digo que o elenco não é fraco, até porque não existe nenhum super time nessa Czona e nem muito menos um melhor que outro. O que existe é compromisso. Os quatro clubes mais compromissados,mais focados e mais fechados em busca do mesmo objetivo, estes sim garantirão o acesso. Não acredito em praga, vai morrer na série C e etc… Tudo isso é gozação de alvinegro, o que é salutar entre os rivais,porém digo que o FEC não deve a nenhum elenco dessa Czona. Vamos focar até o final. Eu não penso diferente. Sorte um pouquinho pra gente, que não faz mal a ninguém. Que o trabalho psicológico comece e já.
    Saudações Tricolores !

  26. pense num diretor de Futebol “inteligente” esse do Liaum (14 anos na Série C ) olhem só os craques que foram contratados ( Railan, Leozinho, Bruninho, Elivelton, Ronaldo, João Paulo )
    espero que ele continue por muito tempo no Liaum,, de preferência por umas 3 décadas.

  27. Prestenção Leão!
    Vai deixar tudo se perder, Marquinhos!
    Dinheiro, o clube tem mais de 3 milhões sobrando.
    Tava indo tão bem!
    Cadê a força de vontade?
    Cadê a tática?
    Cadê a garra?
    Cadê o futebol?
    Cadê o Jorge Mota?

  28. O ano, 2013. A competição, como sempre a Czona. Os envolvidos, FEC – Sampaio Correia – Treze de Campina Grande e o Santa Cruz.

    FEC X Sampaio Correia – Os coloridos querendo ganhar e torcendo para o Treze empatar ou ganhar do Santa para que eles terminassem primeiro da série (como sempre).

    Treze X Santa Cruz – 0 X 0 no placard.

    FEC X Sampaio Correia 2 X 0

    Lá pelos 35 ou 40 minutos do segundo tempo… 1 X 0 para o Treze. Alegria total no Castraliaun.

    De repente e não mais que de repente, tchan! tchan! tchan! tchan! Gol do Sampaio. 2 X 1
    Expressões assustadas à vista.

    Quando o impossível acontece. Falta na entrada da área para o Sampaio Correia. Quem vai bater??? Claro, ele, ARLINDO MARACANÃ. Ajeita a redonda e cobra magistralmente a falta.
    Resultado???? FEC 2 X 2 Sampaio Correia.

    Resumo final. A coisa colorida que até então era a primeira passou para a quinta colocação com a vitória do TREZE que eles mesmo torceram. Quá Quá Quá Quá. Isso é ou não é castigo pra mais de metro, sô!?

    E com isso, mais um ano na Czona que se confirmou em 2014 e 2015. OK!!!

    1. Jogo Botafogo-RJ x Kanal. 47 minutos do segundo kanal 3×2 vencendo e se classificando, mais do que repente leva dois gols em 2 minutos, adeus sonho do kanal vencer a copa do Brasil, em 2014 ultima rodada da serie B kanal disparado lider absoluto da serie B, já pensando no titulo, mais do que de repente o cavalo paraguaio perde folego e não se classifica, em 2013 ultima rodada kanal x Joinvile com o time sub-20, kanalenses reclamando do Bragantinho que ia entregar o jogo para o Figueirense, pois a vitoria do Kanal sobre o sub-20 do Joinvile já eram favas contadas, mais do de repente a garotada do Joinvile mete 3×0 na seleção do nordeste, e o sonho do acesso bye bye, em 2011 o jogo mais hilário do futebol mundial na serie A Santos com o sub-15 empatando de 2×2 com o kanal no PV penalty para o alvijuso é a chance da vitoria, Nicassio o grande artilheiro vai batere para espanto de todos o artilheiro perde o penalti e o goleiro santista agarra o penalti e manda a bola para o ataque e gooool do Santos, mas o penalti não era para o kanal, porque gol do Santos, essa é para os kanalenses lembrar que o time perfeito do futebol mundial, também fez muitas lambanças, sem esquecer de Buiu

    1. Que é isso, meu amigo?! Quanta violência!
      Apenas pedi ao Graziani, na qualidade de bom jornalista que é, que dê sua opinião sobre esse tema que vem instigando os apreciadores do futebol cearense.
      Não sou eu quem está dizendo. Nos estádios, bares, rodas de samba, igrejas, filas de banco etc. muitos cravam que o Fortaleza vai morrer na Série C. Outros poucos defendem que não.
      Por isso gostaria da opinião abalizada do nosso referencial (Graziani).
      Mas nada impede do amigo também se manifestar. Diga aí, vc acha que vai ou não vai?

  29. Lambanças Kanalenses!

    Não esqueça o JUBA, tá bom??? Aliás Juba tem algo a ver com o Liaun, não é mesmo???
    Ah! e não esqueça que todas essas lambanças nós (VOZÃO) conseguimos ficar na série B que vocês tanto perseguem e não alcançam.
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *