Fortaleza: será obrigatório ser protagonista das ações ofensivas para vencer o América-MG na Copa do Brasil

Pode ser uma vitória por 1 a 0 levando a decisão aos pênaltis ou por dois ou mais gols de diferença. Seja como for, o time de Marquinhos Santos terá a missão de atuar como protagonista no Castelão, tomando a iniciativa e pressionando um adversário que vive péssima fase — são 10 derrotas nas últimas 13 partidas —, mas que venceu o Tricolor no jogo de ida por 1 a 0, em Belo Horizonte.

Desde que assumiu o comando do Fortaleza em março, Marquinhos Santos dirigiu o time em 28 partidas, com 43 gols marcados, média de 1,5 por jogo. Taticamente o treinador gosta de montar equipes para explorar o erro do adversário e sair em velocidade ao ataque. Foi assim, por exemplo, que eliminou o Flamengo na 2ª fase, vencendo os dois jogos por 2 a 1.

Diante do América-MG, entretanto, a postura será diferente. Além da característica defensiva do time mineiro, há a vantagem que carrega do primeiro confronto. Assim, o Leão se vê obrigado a tomar a iniciativa para a construção de chances reais, com toque de bola rápido, triangulações e movimentação intensa entre meio-campo e ataque. A mudança da conduta em campo é admitida pelo próprio Marquinhos Santos. “Precisamos de um gol obrigatoriamente. É uma outra competição, muda o sistema de jogo porque temos que ir atrás do resultado”.

Fernando Graziani

Sobre Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Já cobriu duas Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

30 thoughts on “Fortaleza: será obrigatório ser protagonista das ações ofensivas para vencer o América-MG na Copa do Brasil

  1. Graziani,e a polêmica do momento,o Sr Jorge Mota se imiscuindo em assuntos alvinegros na série B? ! Não diz respeito ao post em questão.Mas não tem como não deixar de comentar um absurdo desses! O que tem haver o presidente tricolor quanto aos preços que o Ceará vai cobrar dos torcedores do vasco da gama?

    Não se trata de clubismo,se trata de bom senso.É o tipo de atitude que apenas estimula o ódio entre as torcidas.Não é à toa que o futebol cearense é minúsculo a nível nacional e regional.Merecemos gestores sérios que trabalhem em prol do crescimento dos seus próprios clubes.Interferir em assuntos que não lhes diz respeito é sinal de puro amadorismo,despreparo e amargura por não estar numa série B e ter que todo jogo se deparar com uma faixa alvinegra em pleno castelão…

    Esse futebolzinho daqui nunca vai pra frente,a verdade é esta pois os próprios dirigentes dos principais clubes do estado deixam a desejar…

    Saudações alvinegras! E a faixa,fica! !

    1. Eu acredito, que quando a diretoria do vozão baixou o preço dos ingressos, foi porque sabia que atuando com aquele time reserva não iria devolver o placar. E, para aproveitar a deixa de um provavel fracasso financeiro, veio a belíssima idéia p/venda de ingresso de R$ 5,00 paus.

    2. Caro Leandro, entendo a sua revolta, mas dizer que isso torna o futebol cearense minúsculo vai uma longa distância. Aqui no Rio é comum dirigentes de Vasco, Fla, Flu ou Bota fazerem comentários sobre os rivais. Comentários até que poderiam ser evitados, mas nem por isso tornam o futebol carioca minúsculo. No vizinho estado de São Paulo já houve casos parecidos e nem por isso o futebol de lá é minúsculo. O mesmo acontece entre Cruzeiro e Atlético ou entre Grêmio e Internacional. E também nesses estados não há futebol minúsculo, tomando como referência apenas o cenário nacional. Mas se queres conhecer futebol minúsculo, sugiro acompanhar o que se pratica em estados como Acre, Rondônia, Amazonas, Piauí, Paraíba, R. G do Norte, Alagoas, Sergipe, Mato Grosso, Espírito Santo… aí, sim você vai saber o que é futebol minúsculo. Outro dia, a imprensa paraibana fazia a maior festa porque tinha conseguido colocar “um público gigante”, pasmem, de cinco mil torcedores no Almeidão. Já no futebol cearense, só é considerado um público razoável quando se ultrapassa a casa dos 20 mil e só ganha o rótulo de grande público quando este é superior aos 30 ou 40 mil. Isso é ser minúsculo? Concordo que os dirigentes, não só cearenses, mas de todo o Brasil precisam ser mais profissionais, assim como a nossa imprensa e até a nossa torcida que, infelizmente, ainda não aprendeu a torcer. Mas definir como futebol minúsculo não ajuda em nada. Apenas difunde uma mensagem negativa e desconstrutiva, quando a verdade é que cada um deveria trabalhar para fortalecê-lo. Aqui no Rio já me perguntaram por que nós cearenses somos tão pessimistas e gostamos de falar mal até das coisas que merecem ser elogiadas. Sempre procuro desconstruir essa imagem, mostrando que além de humoristas, nossa terra e nossa gente tem um grande potencial. Mas quando leio posts como o do amigo, passo a entender o porquê deles me fazerem tal indagação.

    3. Coisa mais ridícula ataques a Jorge Mota, coisa chinfrin e estúpida. O alvinegro tem mando de campo e deve colocar ingresso a preço que bem desejar e fim de papo, afinal Jorge como antes Evandro e hoje Robinson fopram e são excelentes presidentes gerindo os clubes com dedicação, zelo e profissionalismo, merecem reconhecimento das fiéis e amantíssimas torcidas, ódio é para insanos, mata e dá graves prejuízos e aos dois.

  2. FG, temos condições de avançar, embora sejam naturais inúmeras dificuldades.
    De fato, jogar contra times na retranca é um “calo” (ou tem sido) para o Leão de Aço.
    Nada obstante, avançar é perfeitamente possível.
    Como dito, que assumamos o protagonismo.
    SOU MAIS LEÃO!
    Saudações,

  3. Isso mesmo o Marquinhos vai ter que mudar a postura, o que me preocupa, pois algumas vezes que mudou a postura de jogo o time não rendeu, e jogou muito mal.

  4. Não estou conseguindo deixar minha participação. Quando clico pra PUBLICAR aparece uma mensagem em inglês, não aceitando.

    ALGUM PROBLEMA ?

  5. Não acredito que MARQUINHOS SANTOS vá mudar a forma de jogar do time.
    FATO é que LEÃO DE AÇO vai ter de se impor nesse jogo, pois vale, além de passagem de fase, STATUS, grana no cofre(R$ 840 mil contos de cara fora mais grana na frente), e principalmente, como MOTIVAÇÃO pra sequência da Czona.

    Sabe o que não aguento mais ler e/ou escutar e não quero ter de ouvir, é: “foi bom porque agora vamos focar só em uma competição.”
    DESCULPA DE JACU pra tentar justificar uma desclassificação.
    Ou essa: “também esse América-MG não é de nada porque é FONA” do Brasileiro.
    DESCULPA que vai ser usada pelos… é.

    América-MG é FONA, mas é FONA da Azona. Se ele tá lá, tem de apanhar é por lá e não em outra divisão. Quer queiram, quer não, América-MG faz parte da ELITE do futebol do Brasil , portanto tá melhor que nossos dois representantes no quesito Brasileirão.
    PAREM DE TÁ “LENGANDO”(lenga-lenga).

    NÃO CONSEGUIR ?
    Acho que nem Eles Lá pensam assim.

    SOU MAIS LEÃO DE AÇO.

    A propósito… QUAL CONFRONTO VAI DETERMINAR NOSSO PRÓXIMO ADVERSÁRIO NA OUTRA FASE MESMO ?

    1. João, a definição do próximo adversário será por sorteio, não virá de confrontos específicos.
      Mais de 20 mil ingressos vendidos, vamos empurrar o LEÃO pra frente!!!!!
      Sou mais LEÃO!

  6. LEÃO DE AÇO tem plena condição de meter DOIS ou mais GOLS nesse América-MG sim.
    E falo isso pelo que vi no jogo anterior em Minas, onde perdemos com um gol de penalte e criamos muitas oportunidades, mas não conseguimos converter em gols.

    LEÃO DE AÇO tem plena condição de bater esse América-MG porque está em casa, e dentro de casa tem de se impor em campo. Tem de mostrar pra quem quer que seja, QUEM MANDA.
    MARQUINHOS e JOGADORES sabem da importância desse jogo, e vai armar o time na certeza que esse América-MG vai vir fechadinho, uma vez que já vai começar o jogo vencendo de 1 X 0, e se forem inteligentes teem de se fechar mesmo.
    Essa ATITUDE(que acredito eles vão ter), não é coisa de time pequeno como gostam de chamar. Mas sim ATITUDE de quem tem o pé no chão, conhece o regulamento e o adversário, sabe as suas próprias limitações, e que é dessa forma que pode tirar proveito.
    Afinal a classificação tá mais próxima deles que do LEÃO DE AÇO.

    SOU MAIS LEÃO DE AÇO !!!!!!

  7. esse sistema de jogo do Marquinhos Santos (4-5- 1 ) em que o Anselmo fica
    na linha do meio campo e os outros nove atrás na linha da grande área, e
    que deixa o adversário tomar conta do jogo, deixa o adversário fica com 70%
    com a posse da bola etc.. já está manjado e os adversários já sabem o que fazer

    o Marquinhos Santos ficou durante meses treinando apenas esse sistema de jogo
    mas esqueceu de treinar o time para quando o adversário se fechar todo atrás, e
    não deixar espaços para o contra ataque.

    o America vai jogar todo fechado e jogar por “UMA BOLA ”
    a mesma tática usada pelo Marquinhos . e mesmo porque o America
    fazendo UM GOL.. o time do Marquinhos terá que fazer (3×1)..

    1. Carlos Lima, você acabou de descobrir a polvora, a bussola, o fogo, a roda, enfim todos esses inventos juntos, com esse seu comentário, você é um gênio, e parabéns pelo acesso do seu time a serie A 2017
      .

    2. Acertou bem na mosca, o Daniel Figueiredo tá morrendo de medo de ser substituído por este gênio no Futebol do Povo e demitido pelo EiMAxx, cuidem-se jornalistas uma voz mais forte se levanta profética e fatal. Que noite mal dormida.

  8. Se achar que o Fortaleza, irá jogar igual aquele jogo do Flamengo, né assim nao… Ali, deu tudo certo e o Flamengo, tava caindo pelas tabelas.
    É bom entrar ligado, Se nao….

  9. Grazini,

    Acho que você foi ao ponto: os melhores momentos do Fortaleza na temporada até aqui (exceção feita à final do fraquíssimo campeonato estadual) foram aqueles em que o Leão apostou no erro do adversário. Inclusive nos clássicos, visto que o Ceará tinha uma equipe tecnicamente mais qualificada (até pelo orçamento maior de que dispõe). A situação de amanhã também serve para o brasileiro da famigerada série C, na qual o tricolor é o grande e ele é cobrado que seja protagonista. Marquinhos precisa conseguir encontrar uma forma de fazer o time assumir esse lugar, furando com mais naturalidade o bloqueio dos times que vão a Fortaleza enfrentá-lo. Pergunto-me, porém, se de fato o elenco tem as peças para isso (eu acho que nesse momento, não). O que tenho visto as últimas partidas (desde o jogo contra o ABC) é um time muito enrijecido por uma soma das convicções táticas de seu treinador com as limitações de seu elenco. Tomara que amanhã seja a arrancada para uma postura diferente. Parabéns pela lucidez nos comentários.

    1. Emanuel Meireles, parabéns pelo comentário consciente, coisa rara de se ver em pelo menos 99% dos torcedores do Liaum. você disse uma coisa que eu afirmei várias
      vezes aqui no Blog. que o Liaum ( seu treinador Marquinhos Santos ) consciente de
      que tinha um time INFERIOR tecnicamente ao time TITULAR do CEARÁ, jogou os dois
      clássicos contra o CEARÁ, como time PEQUENO, com todos os jogadores na frente da
      grande área, apenas se defendendo durante 90 minutos, na espera de “UMA BOLA”
      para fazer um gol ou quem sabe duas bolas para fazer dois gols.

      deu certo contra o CEARÁ, por uma série de fatores, entre eles a falta de competência dos atacantes do CEARÁ em não aproveitar as várias chances criadas no jogo, e também pela grande atuação do Berna nos dois jogos, responsável direto do time não
      ter perdido os 2 jogos contra o Ceará.

      contra o Flamengo aqui na Arena Castelão tudo se repetiu, o Flamengo mandando no jogo, tendo as maiores chances e não aproveitando-as. e o Liaum aproveitando duas das três chances que criou nos 90 minutos do jogo. no jogo da volta no Rio de Janeiro
      aconteceu a mesma coisa, 20 chances desperdiçadas pelo Flamengo, e o Liaum aproveitou as duas ou três chances que criou.

      sem levar em conta que aquele Flamengo naquele período perdia para todo mundo, inclusive perdeu para o Confiança de Sergipe, pela Copa do Brasil, por (1×0). se fosse o Flamengo que está jogando hoje, o Liaum perderia os 2 jogos com certeza absoluta.

      acontece que todos os adversários do Liaum , viram pela TV os 2 jogos contra o Flamengo, e descobriram que o Marquinhos Santos, só sabe jogar nesse esquema
      de “esperar” o erro do adversário, de deixar o adversário tomar conta do jogo, de deixar o adversário ficar com 80% da posse da bola no jogo, e então em 2 ou 3 contra ataques, fazer 1 ou 2 gols e vencer o jogo.

      agora os adversários quando jogam aqui na Arena Castelão (ABC, RIVER) ficam com o time todo fechado atrás e jogando no “erro” do time do Marquinhos, usando da mesma estratégia dele..e o que aconteceu ??? o time do Marquinhos NÃO sabe jogar tomando a iniciativa e NÃO tem qualidade para fazer isso..tomar a iniciativa.

      1. Gênio total ou diarréia mental? vai já ser contratado pelo EiMaxx hoje recheada da melhor cepa do jovem e bom jornalismo esportivo, mas vá ver foi por tudo isto que o Liaumzim foi o quinto do manjadim e levou uma doidinha do Belo despachado em casa da Copa do Brasil e do Nordeste ano que vem, oh dor.

  10. Uma coisa me preocupa: Nos últimos jogos, o time do Fortaleza poucas vezes conseguiu fazer um placar dois gols ou mais de diferença. A última foi no dia 12/06 pela 4ª rodada da série C. 2×0 no Cuiabá.
    Avante Leão!

  11. Se o LEÃO passou pelo Flamengo com uma certa facilidade, o América não vai ser tão difícil assim pro LEÃO derrotá-lo.
    O Maior, Mais Lindo e Mais Importante time do estado, Fortaleza Esporte Clube, vai jantar nesta quinta-feira, 28/07/2016, Coelho ao gosto do Rei Leão.
    Se Deus Quiser!

  12. Só esperamos que o Marquinhos Santos não invente um time diferente para jogar contra o américa mineiro. Aquele time que eliminou o Belo (pai da carniça do canal) é o melhor que nós temos. Bota o Pio na reserva com máscara e tudo, pois pense num crente fingido. Só joga quando quer. A não ser que ele queira jogar como foi contra o flamengo.
    Não vai fazer como aquele treinador do canal imundo, que foi inventar num jogo de extrema importância e deu no que deu.
    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

  13. o time é pra tá muito bem entrosado, porque é a formação básica, mas temos que torcer pra não se contundir ninguém, porque os outros que entram ainda não mostraram grande futebol, acho até que o maranhão como já conhece o time do américa, poderia fazer um bom jogo, já que não vai tremer, o Clebinho tem melhorado, mas é um jogador de cadencia, um pouco lento,
    o fortaleza ainda não soube o explorar, acho que o melhor local para explorar é a lateral esquerda deles, que eu vi uma brecha grande contra o flamengo.

  14. BICHO PODE PEGAR porque…

    A.. / Atlético-PR / Atlético-MG / Botafogo-PB / Botafogo-RJ / Corinthians / Cruzeiro / Fluminense /
    FORT… / Grêmio / Inter / Juventude / Palmeiras / Ponte Preta / Santos / São Paulo / Vasco.

    … quem vier vai ser PAULEIRA.

    Ainda “TAMO DENTO”.

  15. O Resultado não veio, mas o Fortaleza surpreendeu pelo volume de jogo em Salvador, no mata-mata do campeonato do Nordeste, o comportamento tem que ser aquele, com o diferencial da bola entrar…rsss, claro.

  16. “o America vai jogar todo fechado e jogar por “UMA BOLA ”
    a mesma tática usada pelo Marquinhos . e mesmo porque o America
    fazendo UM GOL.. o time do Marquinhos terá que fazer (3×1)…”

    FEZ 4…
    E ai ? deu pra passar ou vai pra sorteio ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *