Ceará: pelo aproveitamento atual, com mais 10 vitórias em 22 jogos o time sobe

Um dos bons usos da matemática é a possibilidade de se fazer projeções. E as atuais da Série B em andamento mostram que um time sobe com 60 pontos ganhos desde que o aproveitamento depois de 16 rodadas seja mantido.

A conta é simples.

Hoje, o quinto colocado da Segundona, o Paraná, tem 25 pontos, equivalente a 52,1% dos pontos disputados. Acima disso, portanto, uma equipe já estaria no G4. Tomando por base então 52,2% de aproveitamento, 60 pontos já seriam suficientes para o acesso para a Série A.

O Ceará tem 30 pontos, está na terceira colocação. Faltam 22 rodadas para o fim da competição e, assim, com mais 10 vitórias a equipe garantiria os 60 pontos suficientes para subir neste momento.

Como sempre gosto de salientar nesses textos com esse tipo de abordagem, a variação é rodada após rodada. Entretanto é possível traçar uma linha média histórica para o acesso do quarto colocado e ela fica entre 61 e 65 pontos geralmente. É sempre um ponto de partida.

Vejamos o seguinte:

Em 2007 o Vitória subiu com 59, a menor pontuação já registrada no atual regulamento. Com 60 pontos subiu o Figueirense em 2013. Com 61, América-RN e Sport garantiram em 2006 e 2011 respectivamente. O Avaí fez 62 pontos como quarto colocado em 2014. Com 63 pontos subiram o Barueri e o América-MG em 2008 e 2010, pela ordem. O Atlético-GO fez 65 para subir em 2009, mesma situação do América-MG no ano passado. E o Vitória, com 71 pontos, fez a maior e mais improvável pontuação necessária para subir, em 2012.

Ainda que o aproveitamento dos clubes aumente nesta edição, a situação do Ceará – que soma 62,5% dos pontos que disputou até agora – é confortável no aspecto matemático, afinal, se as 10 vitórias necessárias para subir se transformarem em 11, 12 ou até 13, com ainda 22 rodadas pela frente, é bem possível atingir a meta. E sem grandes sustos.

Fernando Graziani

Sobre Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Já cobriu duas Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

27 thoughts on “Ceará: pelo aproveitamento atual, com mais 10 vitórias em 22 jogos o time sobe

  1. Se tem uma coisa que no futebol,não podemos nos apegar com todas as forças,são às estatísticas.
    As estatísticas ano passado foram cruéis com o clube e a torcida.E o final todo mundo sabe o que aconteceu…O improvável e o inesperado.Uma reviravolta digna de um clube gigante!

    Mas é inegável que esse tipo de análise tem seu lado positivo.Embora não resolutivo,estar ciente da situação probabilística permite ao clube traçar o planejamento e o psicológico ideais em busca do grande objetivo de todo ano,que é o acesso à elite do futebol nacional.

    A série B ,como quase todas as competições com fórmulas de disputa similares ( 38 jogos em pontos corridos) ,não é fácil. Somente quem há muito tempo não participa dela (mais precisamente 07 anos) pra dizer o contrário e querer nivela-la ao limo futebolístico nacional,que é cezona…Então o Ceará Sporting Club vai precisar ter muito foco.Ainda tem muita coisa pra acontecer e estamos falando de futebol…

    Mas já percorremos muita coisa,Graziani. O momento é de não dar brechas tão facilmente para o azar como ocorreu contra o tupi e mais recentemente pela copa do Brasil.
    Um fator chave para a boa posição na tabela,mesmo sem um elenco brilhante,foi o time ter conseguido engatar resultados que os possibilitaram estar no G4 ainda no começo do certame.Isso deu confiança a um elenco desacreditado em virtude do certame estadual.

    Não podemos esquecer também que clubes tradicionais como o Bahia e o Goiás estão aquém de suas tradições.Isso facilita bastante a vida de clubes com menor poder financeiro em relação a eles,caso do Ceará. Então ,Graziani,não dá pra deixar a oportunidade passar.Eu espero que assim como a força da torcida fez o Ceará ressurgir das cinzas ano passado,este ano ela também seja fator de motivação e fonte de alerta constante em possíveis “acomodações”. Não estou aqui me referindo à presença nos jogos.Resta claro que bons públicos serão raros neste ano de crise.Mas um time que tem uma torcida de massa e em tempos de redes socias,a pressão e a cobrança chegam a ser esmagadoras e sufocantes para jogadores e diretores.E em muitos casos ,é sim,positiva.

    Portanto,se a torcida incentivar e vigiar como se deve e o senhor Robinson de castro ser mais efetivo(ele ainda está devendo em planejamento) ,com humildade,resilência e foco,não tenho dúvidas de que uma das 4 vagas será nossa…

  2. Analisando as próximas seis rodadas que o time do kanal vai fazer 4 jogos fora e dois em casa, eu creio que ao final desses seis próximos jogos, de acordo com seu retrospecto fora de casa, ele pode esta fora do G-4`; joga fora contra Vila Nova, Paraná, Paysandú e Atletico-GO, como o time fora perdeu até para o Tupinambá que é um dos Z-4; pode perfeitamente perder para esses 4 citados, e os dois jogos em casa são contra times complicados Vasco e CRB, vai ter kanalense que vai me crucificar, querer os números da Mega Sena, eu estou usando retrospectos do time do kanal fora de casa, ou vão dizer que fora de casa esse time inspira confiança, como aquele de 2009; é mesma coisa que o Graziane utilizou em seu comentário acima, retrospectos, mas para os alvinegros só serve retrospectos a favor, contra é pura utopia, depois dessas próximas seis rodadas que citei, ai só uma próxima analise, mas tô projetando o time do Ceará fazer ao final das 38 rodadas 57 pontos.

  3. Valterlan,desses jogos que você citou,o único que me preocupa,sinceramente,é o Paraná.É um clube que sempre deu trabalho ao alvinegro,e que geralmente nada dá certo para o ceara,sobretudo em seus domínios…

    Se houver mudança brusca de postura,acredito em vitórias contra o Vila Nova e o Paysandu,times que com certeza jogarão no ataque e por conseguinte,o alvinegro terá os espaços necessários para encaixar os contra-ataques…

    E sobre o jogo contra o vasco…Bom,espero que ocorra com o alvinegro vindo de êxitos nas partidas precedentes pois o clube de regatas vasco da gama tem o melhor elenco,tem tradição,tem torcida…Enfim…Tudo pode acontecer…

  4. Eu não vou pedir os números da mega sena não, vou pedir para o Valterlan dizer- me quando o liaum vai disputar a serie B.
    O mata morre vem aí lalá, lalalalá !!!!!!!

  5. O que mais botei fé, foi na comparação do time com 52,2% dos pontos disputado subiria, e este fala que o vozão tem até o momento 62,5, isto quer dizer, mais de 10% favorável. O Ceará ainda tem muito a evoluir conforme dizem os comentarista esportivos. O Vozão deve ter o meio-campista Guilherme Biteco, no final da temporada, é baita jogador. Agora, se depenarem o time, que Deus nos acuda.

  6. O que mais botei fé, foi na comparação do time com 52,2% dos pontos disputado subiria, e este fala que o vozão tem até o momento 62,5, isto quer dizer, mais de 10% favorável. O Ceará ainda tem muito a evoluir conforme dizem os comentarista esportivos. O Vozão deve ter o meio-campista Guilherme Biteco, no final da temporada, é baita jogador. Agora, se depenarem o time, que Deus nos acuda.

  7. Quando o time estava em baixa e perdendo jogos tolos cansei de ver aqui algumas figurinhas carimbadas hoje ufanistas esculhambando o time, os jogadores, taxando o SS de louco e incompetente, algo que sempre contestei e sempre comentei que o clube tem bom elenco mas o time estava em formação na competição e isto não é fácil, agora são amantíssimos e o time a nona maravilha do planetinha. Até o psicopata-mor do pedaço que até o momento não deu as caras preferindo com sua esquizofrenia jogar lama nos outros e caçar rola fogo-pagô nos pés de manguita do Pici. Pois aí está e se nunca esteve tão fácil a subida já que o que está abaixo do alvinegro é porcaria pura mas não podem facilitar tem muito caminho pela frente. Vocês viram o doidão por aí? tá tomando suco de manguita no shoping Jockey só prá sentir o cheirinho do sanduba da Toinha.

  8. Eu não disse que ia ter torcedor alvinegro me crucificando, galera eu não estou afirmando que isso vai acontecer, isso é coisa para o Carlos Nostradamus Lima, eu estou dizendo que o time de vocês quando passa a cancela é um Deus nos acuda, ou estou mentindo, mas ao final desses próximos 6 jogos vamos ver se eu tenho razão, ou se vocês é que estão certos.

  9. Graziani, seu cálculo está um pouco equivocado, e vou lhe dizer porquê. Vc levou em consideração a pontuação atual do 5º colocado, com 25 pontos, mas que poderia muito bem estar com 28 pontos, bastaria o Paraná ter uma vitória a mais. Levando em consideração a pontuação do 4º colocado, hoje, o Atlético (Go) com 29 pontos, para manter essa 4ª posição, ele terá que chegar aos 68 pontos. Sua relação de grandeza levou em conta 16 jogos, de um total de 38. Creio que só poderemos ter uma ideia mais precisa, quando encerrar a primeira fase, após a 19ª rodada. Ainda tem muita água para rolar embaixo da ponte.

    Claro que ainda tem muita água pra rolar, ninguém disse o contrário. Sobre ideia precisa, não teremos nem com 16 rodadas, nem com 19. Trata-se de pura especulação e exercício, nada mais.
    FG

  10. Oi Graziani,

    se me permite a intromicao, acho que cabe uma correcao nos calculos. Se o Ceara tiver aproveitamento apenas maior que o 5o colocado, sua posicao seria 5o, nao 4o. Eh aquela velha historia: Se voce tah em uma corrida em 3o lugar e ultrapassa o 2o lugar, sua posicao eh 2o, nao 1o. Nesse caso, entao, o aproveitamento a ser observado eh o do Atletico-GO (60.4%). Portanto, para estar no G4 nesse momento, um time precisaria ter 60.5% de aproveitamento.

    Acho que eh isso, mas posso ter deixado passar algo. Abracos e continue o bom trabalho.

    Depende do ponto de partida, até porque o Ceará está no G4 e se tivesse com 26 pontos tb estaria. Valeu.
    FG

    1. Tem razao, graziani. Pensando bem, Ja que hoje o ceara ocupa a 3a posicao, o calculo tah correto. Mas se olhassemos como um time q atualmente esta fora do G4, as coisas poderiam mudar. Abracos.

    2. Tem razao, graziani. Pensando bem, Ja que hoje o ceara ocupa a 3a posicao, o calculo tah correto. Mas se olhassemos como um time q atualmente esta fora do G4, as coisas poderiam mudar. Abracos.

  11. LEMBRANDO que…
    “SE” ganharem todas também sobem.
    “SE” perderem todas, papocam com linha, carretel e tudo.

    CARA(s), esse negócio de tá fazendo PROGNÓSTICOS não passa de um baita PERDA DE TEMPO, porque as mudanças e números mudam a cada rodada, e na realidade, pra se concretizar a SUBIDA e/ou uma QUEDA depende também de terceiros(resultados casados), e quando depende-se de terceiros o bicho pega.
    Prognósticos pra mim é nada mais nada menos que o conhecidíssimo “SE”, “SE”,”SE”.
    Máximo que dá, é CRIAR uma baita EXPECTATIVA, pois vencer 10 de 22 jogos é uma tarefa que exige muito trabalho, visto que os outros também estão a trabalhar pelo mesmo objetivo.

    A matemática do futebol ela é simples:
    HOJE: se todos vencerem, perderem, empatarem… acabam na posição que estão.
    Só que, pra UM vencer, o outro tem de perder, e quem perde é que se lasca(esses são os que sempre caem ao final).

    10 de 22…
    Vai exigir mais que TORCIDA.
    “SE” realmente almejam o que no início, e até algumas rodadas atrás era PURA DESCRENÇA e ESCULHAMBAÇOS, do time que não prestava, diretoria omissa e jogadores pernas de pau…

    ATÉ QUE SE APEGAR A TORCER MUITO, DIVIDINDO COM UMA “REZASINHA” DE LEVE…

    QUEM SABE !!!!!!!!

  12. E, antes que falem alguma coisa sobre a minha participação, do tipo: sai daqui tricolorido ou 14 anos na série C e blá, blá, blá, DIGO LOGO:

    ISSO VALE PRO LEÃO DE AÇO também, já que, desde ontém já tem matéria, aqui mesmo no O Povo que diz: “MESMO LÍDER, LEÃO DE AÇO PRECISA MANTER APROVEITAMENTO DO 1º TURNO PARA GARANTIR CLASSIFICAÇÃO”.

    Como a matéria aqui diz respeito a Eles LÁ(os daqui), então a participação vale pra Eles LÁ.
    Quando fizerem os PROGNÓSTICOS sobre o LEÃO DE AÇO, virei aqui neste POST e farei simplismente: Ctrl C + Ctrl V e tá resolvido a parada.

    Combinado ?

  13. Não estou acompanhando a série B, mas é inegável que a fórmula do campeonato favorece o time mais regular, assim como é sabido que o segundo turno é mais acirrado, dado às lutas para fujir do rebaixamento e pelo acesso, enfim, se continuar nessa toada, pode ser que suba sim.

  14. O cálculo do FG é uma projeção matemática, só isso. São prognósticos válidos e mais do que uma estatística, é uma demonstração do jornalista que o Ceará tem boas chances de subir.
    Neste ponto, concordo que o CSC tem tudo pra subir SE mantiver a “pegada”. Porque dois anos atrás, salvo engano, iniciou o returno líder e não subiu. Então há muito a fazer e se quiser subir vai ter que jogar muita bola. Óbvio que dentro de um juízo de PROBABILIDADE tem mais chances do que Luverdense ou Bahia, por exemplo, mas não garantiu nada.
    O meu Leão não é objeto do post, por isso não farei comentários a respeito de probabilidades matemáticas, até porque é outro o critério de acesso, onde nem sempre o time que mais pontua, sobe.
    Se a Série B tivesse o mesmo regulamento da Série C em 2015, o Ceará teria caído ano passado já no mês de agosto e nós teríamos subido. É tudo uma questão de ponto de vista, critérios e do próprio regulamento.
    A verdade é: ambos têm todas as condições de subir em 2016, mas têm que fazer o dever de casa.
    Sou mais LEÃO!

  15. O negócio é o seguinte: vai devagarinho comendo pelas beiradas. Nada de querer liderança ou vice liderança pra não ficar chamando muita a atenção dos concorrentes e secadores, que são muitos.

    Fica por aí mesmo flutuando entre os 3º e 5º lugares mantendo o aproveitamento dos jogos em casa e tentando de vez em quando surpreender lá fora.

    Lá para o final, aí sim, foca tudo pelo menos em ser o quarto colocado. Lembrando que a 36ª e 37ª serão jogadas em casa e na última (38ª) jogaremos com o Vasco talvez já classificado e campeão por antecedência que não nos criará muitos problemas.

    O que tem de ser evitado é chegar nas finais disputando vaga com clubes apadrinhados pelo esquema Globo X CBF. Aí o bicho pega, e como.

    1. Prezado não torço Ceará, mas a série B é assistida e acompanhada por muita gente, passou essa fase, se fossem jogos elimina´tórios ficaria calado, o fato é que o todo poderoso Vasco, não morde mais tão forte assim, mas sobe.
      Desejo sorte a meus rivais, repito o que disse acima, se mantiver a regularidade, sobe. Melhor regularidade até que ganhar uma carrada e depois cair vertiginosamente, em pontos corridos equilíbrio é a palavra chave. Ganhar em casa sempre e pontuar quase sempre, fora, taí a receita pra subir
      Pra se manter o buraco é mais em baixo, a série A, é deveras pesada, as televisões desnivelam a já desnivelada competição.
      Vide o que ocorreu com a Portuguesa, um funcionário pago por alguém de fora, pra prejudicar a própria equipe e taí, quase caindo pra D.

  16. Os times que estão abaixo são fracos e se não melhorarem muito nunca foi tão fácil uma ascensão, mas a segunda volta sempre tem grande surpresas, é a hora do cancão piar e quem brincar vai curtir buzão na terceirona, menos mal que ano que vem será modificada e talvez tenha 24 clubes com cachê de TV e tudo, ufa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *