Ceará mostra força em casa e é o melhor mandante da Série B após 16 rodadas

São sete vitórias seguidas e 22 pontos somados em 27 disputados na atual edição da Série B. Nenhuma outra equipe tem esse desempenho de 81.5% de aproveitamento como mandante. A vitória sobre o Criciúma, neste sábado, confirmou que atuar no Castelão tem sido a maior força do alvinegro na temporada da competição nacional. É assim que o time mantém posição no G4 e agora está com 30 pontos ganhos, em terceiro.

Das vitórias da equipe em casa, quatro foram por 1×0 e duas por 2×1, ou seja, diferenças mínimas no placar. Mas não importa não fazer tantos gols (são 13 nos nove jogos que atuou diante da torcida) porque é em casa que o time consegue se estabilizar defensivamente, muito em função dos adversários cautelosos e também do melhor jogador do time, o goleiro Éverson, estar cada vez melhor. Claro que o controle da bola e o fato de sempre jogar com iniciativa de protagonista ajudam demais, sempre.

Na campanha geral, o Ceará tem 62.5% de aproveitamento porque dos 48 pontos que disputou ganhou 30, com nove vitórias, três empates e quatro derrotas. No total, o time marcou 24 gols e tomou 17, nada que chame muito a atenção, mas que mostra como o equilíbrio é a marca dessa equipe de Sérgio Soares na Série B.

Futebol bonito? Isso não existe nem na Série A, com orçamentos muito maiores, mas elencos frágeis e supervalorizados tecnicamente. Eficiência é o que conta.

Fernando Graziani

Sobre Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Já cobriu duas Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

38 thoughts on “Ceará mostra força em casa e é o melhor mandante da Série B após 16 rodadas

  1. Pois eu acho que o Ceará sobe este ano. Agora não me levem a mal, mas o nível técnico desta série B é ridículo. Me arrisco a dizer que é a série B mais fraca dos últimos 20 anos.

    Os times do G4 são times apenas normais, times que seriam no máximo meio de tabela nos tempos que a série B era boa tecnicamente. Times como Vasco e Atlético-GO jogam apenas o necessário para vencerem seus jogos, assim como o Ceará. Acredito que o CRB é o time com o futebol mais bonito desta série B.

    Acredito que o Ceará subirá, principalmente quando se leva em consideração a ruindade e a mediocridade dos outros times.

    Que me perdoem os mais fanáticos, mas a série C de hoje é bem mais nivelada e equilibrada que a série B.

      1. Não é para rir, até porque se fosse para rir, pode ter certeza que nem aqui eu estaria, mas sim trabalhando como um palhaço em um circo ou, quem sabe, em uma praça ou shopping fazendo show de humor.

        A série C é nivelada, sim. Quer um exemplo? Pegue a tabela da série C, olhe a classificação dos dois grupos ( A e B ) e veja que do primeiro ao sétimo colocado, todos têm chances reais de classificação, até por estarem com uma pontuação muito próxima. Enquanto que na série B, os times que mostraram o mínimo de qualidade e organização, estão no G-4 com uma boa e larga distância de pontuação em comparação aos que estão fora do G-4, os times que ocupam a quinta, sexta, sétima e oitava colocação, respectivamente.

      1. Realmente, concordo, baixissimo nivel dessa terceirona, o q torna mais facil ainda nossa missao de chegar na Serie A, ja q a serie B conseguiu esse ano ser pior do q a fraca terceirona !!!!

        Por isso, ja podemos nos considerar na Seria A de 2017 !!!!

        Da-lhe Vozao !!! Da-lhe selecionado do Norte/Nordeste !!!

        SA pra todos !!!

    1. Sergio Filho, essa é uma forma de desmerecer os méritos do Ceará, eu discordo de você
      veja que o Vasco foi campeão Carioca, derrotou o Botafogo, Flamengo e Fluminense,
      que estão na SÉRIE A. a questão é NACIONAL, o Futebol Brasileiro em GERAL está
      em BAIXA.. vide o fracasso na COPA AMERICA, e Copa do Mundo de 2014. (7×1).

      observe que está todo mundo nivelado por BAIXO.. o Campinense da SÉRIE D, chegou na FINAL da Copa do NORDESTE..e posso citar outros exemplos de times que estão nas
      divisões inferiores e que jogam de igual para igual com adversários das Série A e B.

      1. Carlos Lima, muito me admira você vim dizer que eu estou desmerecendo os méritos do Ceará, quando digo que a série B tem um nível técnico muito baixo.

        Você diz exatamente a mesma coisa em relação a série C. Veja que nos anos de 2014 e 2015, quando o Fortaleza chegou rapidamente e com uma certa facilidade ao mata-mata, você disse que era porque os outros times eram muito ruins e, em decorrência disso, o Fortaleza disparou na tabela. Já esse ano, onde está muito equilibrado e o Fortaleza está nesse meio, você veio dizer que os outros times melhoraram.

        Quer dizer: se o Fortaleza faz uma boa campanha e dispara, é porque os outros times são ruins; se o Fortaleza faz uma campanha de igual pra igual com os antigos ditos ruins, não é porque o Fortaleza montou um time pior que o dos últimos anos, é porque os outros times que melhoram.

        Agora eu te pergunto: onde estão os méritos do time ( Fortaleza ) ?

        Você disse a mesma coisa quando o Fortaleza eliminou o Flamengo, dizendo até que se o Flamengo jogasse com os uniformes do ASA de Arapiraca, ninguém notaria ou ficaria feliz com a classificação.

        Isso não é desmerecer o Fortaleza também, meu caro?

        Não me leve a mal, mas a série B deste ano é fraca, sim. Não estou desmerecendo o Ceará, estou apenas falando a verdade. Se estou desmerecendo o Ceará, também devo estar desmerecendo os outros três times que estão no G-4 ( Vasco, CRB e Atlético-GO )

  2. por falta de pontaria dos nossos atacantes o jogo foi só de 1/0, caso contrario uns tres ou quatro seria pouco. Devemos dizer queo Criciuma teve seus gols perdidos.
    O jogo foi bom e perdeu quem não foi ao estadio.
    Por incompetencia forade casa. ! Hoje estariamos em primeiro lugar, mas do outro lado tem outro time que tambem quer fazer sua parte, por isso futebol é cativante.

  3. a zaga tem que ser essa que jogou hoje tem que deixar o Sandro fora da relação e emprestá-lo para um time da Série C, jamais colocá-lo no time outra vez. parece que está chegando um lateral direito que estava na reserva do vitoria da Bahia.

    o importante são os 3 pontos.. e se manter no G4.. esquecer a COPA do BRASIL e priorizar a
    SÉRIE B.. colocar o time RESERVA contra o Botafogo PB.. e evitar o desgaste fisico e contusões
    dificilmente um time como o Ceará tem condições de disputar duas competições simultâneas, tem que PRIORIZAR aquela que o time tem mais condições de conseguir o OBJETIVO..
    e o objetivo principal e que o CEARÁ tem condições de conseguir é o ACESSO pára a SÉRIE A
    e NÃO conquistar a COPA DO BRASIL..que ele não tem a menor chance.

    1. São R$800 mil se passar de fase da Copa do Brasil. Em comparação, a renda de ontem foi R$ 130 mil. Essa grana vai fazer falta para pagar o time e a infraestrutura do Ceará.

      1. Tersio, o dinheiro que o Ceará ganhou em 2014 na Copa do Brasil, nos jogos contra o Internacional e Botafogo e os anteriores antes dos dois, não ajudaram o time na
        conquista do ACESSO para a Série A.

        lembre que o CEARÁ liderava a SÉRIE B (2014) e começou a cair de produção e até descer na classificação, após ser eliminado pelo Botafogo, isso foi devido ao desgaste
        físico dos jogadores..

        melhor deixar o time apenas na SÉRIE B, do que dividir esforços em duas competições. que vai apenas tirar o time do seu objetivo principal que é o ACESSO para a SÉRIE A.

  4. Mais uma semana de ilusão e euforia garantida para o kanelal. Talvez um pouco menos.

    A vaquinha alvinegra não engana ninguém além dos inocentes habituais.

    Saudações Tricolores !

    1. Desde a 5ª rodada que você fala isso. Já estamos na 16ª.

      Depois são os outros que fazem previsões infundadas…

      Saudações do 3º colocado da Série B

    2. Robson Robson!
      Não desagradável o suficiente!
      Tu consegues fazer melhor!
      O mesmo cansado velha frase de semanas atrás, quando você tinha certeza de que o Ceará não estaria no G4 por mais de um par de dias!
      Com seu estoque de frases horrível e degradante, eu tenho certeza que você pode fazer melhor!

  5. para desgosto de grande parte dos torcedores do Liaum (14 anos na Série C) não será no ano de 2016 que o CEARÁ irá terminar entre os quatro últimos que irão jogar a Série C 2017.
    pois a diferença do CEARÁ para o décimo sétimo colocado (Bragantino ) são de 16 pontos.

    vocês vão ter que se conformar com o fato do CEARÁ nunca ter jogado a 3a Divisão, e o fato do time do Liaum ter jogado ( 14 vezes ) até 2016. podendo ser (15 vezes em 2017 ).

    em 2016 só resta para os INVEJOSOS torcedores do Liaum, uma única alternativa, que é SECAR o CEARÁ para ele não conquistar o ACESSO para a SÉRIE A. porque “SECAR” para ele jogar na Série C não adianta mais..

  6. Só vi o segundo tempo, e vi que o Ceará dominou completamente o jogo, perdendo vários gols, e tomando poucos sustos na defesa. Acho o time bem entrosado, principalmente do meio para frente, o que falta é caprichar na pontaria.
    Concordo com o comentarista que falou sobre a deficiência técnica da competição, de fato uma equipe tradicional como Criciúma ter como titular um Alex Maranhão, que já passou por aqui e não deixou saudades, um Adalgisio Pitbull, e outros menos votados, mostra a pobreza técnica da série B.

  7. Eu concordo com os que falaram do nível da serie b, é muito fraco mesmo times que ganham jogos quase na base do salve-se quem puder, o vozão em casa até que se dar bem, fora é o contrario fica com medo dos adversários.

  8. Chora leoazinha. Chora. O leite derramado. Vcs vão morrer na terceira divisão. Magote de incompetentes e lisos. Vão almoçar e jantar manga verde no chiqueiro do pici.

  9. Eita inveja desgraçada esta dos torcedores do liaum ou gato de peruca. Dizer que a serie C é melhor que a B, só na cabeça dos iludidos do mata e morre.
    Tenho nada com isso não, mas se não se cuidarem não chegarão na praia, morrem antes. Pelo menos livram-se do vexame e as cadeiras do castraliaum agradecem.
    Hoje estamos na terceira, mas na TERCEIRA posição da tabela do G4 para desepero deles (os daqui) como diz o J. Ximenes.

  10. Bom dia, NAÇÃO ALVINEGRA, nossos guerreiros alvinegros cearenses de Porangabussu estão de parabéns por mais uma vitória diante do Criciúma. Aliás, animal selvagem, no Castelão, seja tigre, seja leão leva é “chibata” do VOVOZÃO. O CEARÁ está no caminho certo, lógico, que o elenco apresenta algumas deficiências, mas à medida que o campeonato caminha, o time demonstra superação, dedicação e humildade, acima de tudo. Até porque na Série B, uma competição muito disputada, o importante são os três pontos, claro, o ideal seria vencer e convencer porém os jogadores demonstrando objetividade e eficiência em campo já é um grande passo. Nessa reta final do 1° turno, concentração total para enfrentar Vila Nova, Paraná e Vasco para se manter no topo da tabela. Eu acredito no meu Mais QUERIDO, pra cima deles CEARÁ!!!!

  11. Robson, já são 6 rodadas no G4, continue “secando” permaneça nessa “inveja” do Ceará, quando chegar na 38a rodada e o Ceará estiver no G4, você irá desaparecer do BLOG
    ou então fazer como o Sergio Filho, dizer que a Série B de 2016 está muito fraca, que
    se o Ceará conseguir o acesso, será mais pela falta de qualidade dos adversários.

    inveja também é diminuir os méritos do adversário..

  12. Só quero dizer: como joga bola esse Richardison, na minha opinião melhor cabeça de área das últimas décadas. desarma como ninguém e arma jogas para os companheiros e ainda marca seus gols.

  13. Amigos alvinegros, estamos muito mau servido na lateral esquerda, viram quantas bolas esse Richalison (é esse o nome?), pegou na cara do gol na lateral e não sabe chutar a gol. primeiro lateral que que não tem chute é um peteleco, ai, prefere cruzar geralmente errado. Precisamos urgente de uma lateral esquerdo que saiba jogar, cruzar olhando para os companheiros bem colocados e chute forte. (o Fernandinho fazia tudo isso, mas parece que morreu?)

    1. Meu amigo, torcedor do Vozao, o Fernandinho, q era um dos melhores do elenco do Vozao, “tomou o rumo do beco” faz tempo !!!! Uma das poucas decisoes erradas do nosso sabio presidente q ja tem o voto de todos nós torcedores do Vozao !!!!

  14. Amigos, temos que admitir que a fase do futebol brasileiro é fraca e não parece ser passageira. Futebol eficiente é o que importa se não temos expectativas de futebol bonito. Se é que futebol bonito nem sempre vence, veja o Oeste (antigo Audax), se fosse por futebol estariam na liderança absoluta. Eficiência é o que se leva a atingir objetivos. É o do Vozão é a série A 2017. Vamos que vamos.

    1. Meu amigo, torcedor do Vozao, eu como principal conhecedor de futebol nacional aqui do Blog, depois do FG, posso te informar q vc esta errado, pois os principais jogadores do Oeste deixaram o time no final do paulista, só ficou o resto, q ninguem quis, pq era fraco, esses jogadores fracos foram combinados aos jogadores do Oeste pra jogar a Serie B. Se fosse o mesmo time do paulista, meu amigo, o Oeste tava disparado na ponta da tabela dessa Serie B !!!!

      SA pra vc !!!!

  15. Amigos, temos que admitir que a fase do futebol brasileiro é fraca e não parece ser passageira. Futebol eficiente é o que importa se não temos expectativas de futebol bonito. Se é que futebol bonito nem sempre vence, veja o Oeste (antigo Audax), se fosse por futebol estariam na liderança absoluta. Eficiência é o que se leva a atingir objetivos. É o do Vozão é a série A 2017. Vamos que vamos.

  16. Olhem a tabela, o time do kanal vai fazer duas partidas fora, e todos sabem que esse time fora de casa é uma vovozinha, e na volta pega o Vasco, portanto esse G-4 pode ficar ameaçado, agora vai ter kanalense contestando esse meu comentário, que isso não existe, que o kanal joga o fino da bola fora de casa, vejam o ultimo jogo contra o Tupinambá, deu uma goleada no time mineiro, fazendo uma grande partida.

  17. DOIS TEMPOS de jogo distribuídos 1 pra cada lado, e VENCEU o jogo, quem melhor aproveitou o seu tempo(não levar gol aos 10 segundos eleva a moral de qualquer equipe).

    Criciúma fez o seu jogo(pressão) e por pouco não consegue melhor sorte.

    Eles LÁ(os daqui) conseguiram mesclar três dos elementos de jogo de suas oscilações numa mesma partida, e por pouco não se complica(jogo ruin, mais ou menos e bom).

    VENCEU ?
    Venceu pulando mais uma FOGUEIRA.

    Manteve-se no G-4 ?
    Sim. Mas agora vão jogar duas fora(Vila Nova e Paraná) que estão tentando entrar nesse mesmo G-4, pra depois pegar o Vasco em casa pra assim fecharem a primeira fase.

    Será que vão conseguir manter-se no G-4 até o final desta fase ?
    Pergunta vale pros 4 que estão por lá, QUE Ô Bzona cheia de altos e baixo da “gôta”.

    É esperar pra ver quem vira dentro desse G-4 que o bicho vai pegar na segunda fase.

    BARBAS DE MOLHO, pois a bola que veem jogando(Eles LÁ- os daqui), juntamente com os elementos: jogo ruin, mais ou menos e ruin, podem influenciar nos resultados.
    Quem tá dizendo né EU não. É a maioria que tão acompanhando os jogos com os olhos e não com o coração.

    Êta Bzona cheia de altos e baixos e de “pulação” de FOGUEIRA.

    E viva as festas Julinas… VIVA !

  18. Pela primeira vez na Serie B, o Vozao nao dependeu da sorte para ganhar com tranquilidade do fraco time do Criciuma !!!

    Vozao ja esta garantido na Seria A do proximo ano, por isso a nossa principal meta no momento é chegar nas cabeças da Copa do Brasil, logo temos q golear o time do Botafogo, o q deveremos conseguir com tranquilidade aqui na nossa casa, principalmente, considerando q ele é um clube da terceirona e a gente gosta de detonar tais times. E nao é por causa dos 800.000 q é troco para nosso clube e sim pelo titulo !!!!!!!!!!!

    Vale lembrar q o nivel da Serie C desse ano esta acima da Serie B. De qq forma, o nosso selecionado esta ganhando com facilidade aqui e deveremos detonar esse Botafogo generico da terceirona, principalmente, depois de termos visto ele ter sido vencido sem demais problemas pelo nosso fregues tricolorido. Considerando q eles ganharam de 1×0, a gente deve ganhar de 3 gols ou mais, sem demais dificuldades.

    Da-lhe Vozao !!!

    SA pra todos !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *