Ceará complica o que parecia favorável e desperdiça pontos contra lanterna Tupi

Por André Victor Rodrigues

A situação se construía favorável ao Ceará em Juiz de Fora na noite de sexta-feira. Diante do último colocado da Série B do Campeonato Brasileiro, o Tupi-MG, a equipe comandada pelo técnico Sérgio Soares vinha de boa sequência – invicto há seis jogos – e bem mais organizado do que os anfitriões. E de fato até o Vovô começou na frente do marcador. Mas, por incompetência ao tentar administrar a vitória, sofreu a virada. Perdeu por 2 a 1 e, com isso, deixou passar a oportunidade de ficar na liderança da Segundona.

Na etapa inicial, o Alvinegro conseguiu encontrar durante bons minutos uma postura interessante fora de casa. Buscou manter mais a bola no pé e investir nas ligações rápidas ao ataque. A primeira delas foi a mais eficiente: Richardson tocou para Wescley marcar um bonito gol e abrir o placar.

O domínio da partida passou a ser do Ceará com o 1 a 0. Mas com a superioridade também vieram sequências de chances de gol não aproveitadas. Especialmente pelos pés de Felipe e Bill. A punição caiu sobre o clube de Porangabuçu aos 27 minutos, quando o Tupi aproveitou espaços deixados pela marcação alvinegra e empatou o jogo com Rodolfo Mol.

Mesmo com pouco recurso técnico e postura tática humilde, os donos da casa voltaram pressionando no segundo tempo. E o Vovô acanhou-se num jogo onde poderia exercer com autoridade o papel ofensivo, de time mais qualificado para a vitória. Aos 41 minutos, Marcos Serrato chutou de fora da área e conquistou a virada. Não houve mais tempo para reação.

Era a oportunidade perfeita para o Ceará buscar uma evolução na campanha fora de casa. Mas, ao contrário do contexto ideal, o time quebrou o ritmo de empates para deixar de pontuar num jogo que os três pontos eram importantes pelo histórico destoante entre os adversários.

Os alvinegros cearenses voltam a campo na Série B no dia 16 de julho, às 16 horas, contra o Criciúma no Castelão. Em terceiro lugar com 27 pontos, o Ceará deve encarar a derrota desta sexta-feira como uma lição de como ainda precisa evoluir no equilíbrio ao longo de 90 minutos. Não basta chegar às redes. É preciso consistência para evitar reviravoltas e assegurar mais pontos na luta pelo acesso.

Fernando Graziani

Sobre Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Já cobriu duas Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

32 thoughts on “Ceará complica o que parecia favorável e desperdiça pontos contra lanterna Tupi

  1. O que é pior, perder pro Campeão Mineiro lanterna da Série A ou perder para o Campeão de Bozó lanterna da série B?

    Nada como um dia após o outro né meus caros torcedores do kanalzinho de açúcar ?!

    1. O que é pior: perder para o lanterna da Série B ou perder para o lanterna da Série A e C em um mês?

      A carniça só não perde para o lanterna da B por que não disputa essa competição.

      1. Calma desnutrido gafanhoto, vc comemorou a derrota do Bi campeão cearense para o Campeão Mineiro que deixou pra trás os poderosos Cruzeiro/MG e Atlético/MG.

        Um dia depois teve engolir a derrota do kanalzinho para o lanterna, campeão de nada, quem tem telhado de vidro não pode atirar pedra aos dos outros.

        Em resumo, foram confrontos entre dois Campeões Estaduais (Fortaleza x América Mg) e times que são apenas o 5º lugar em seus Estados (Tupi x kanalzin), tudo muito equilibrado.

        Vou deixar aqui as minhas Saudações BI-Campeãs tricolores!!

        1. Ô discípulo do Robson, em primeiro lugar, não comemorei nada, apenas tirei onda com a torcida mais sofredora desse país. Se você não sabe, esse é um dos meus hobbys. Nunca me canso.

          Quanto ao equilíbrio que mencionaste, esqueceu de falar que há um fator que desequilibra as coisas: o campeão mineiro é de Série A e o campeão cearense é de Série C. E o simples fato de Cruzeiro ou Atlético-MG não terem sido campeões prova que não ganhar um estadual uma vez ou outra faz parte, acontece, mas nem por isso o time se acaba ou é o fim do mundo.

          Enquanto você ainda comemora o estadual, lembre-se que o Ceará mesmo perdendo ainda está no G4 da Série B (que é o que importa) e o Fortaleza mesmo sendo campeão cearense ainda não saiu da C.

          Enquanto você lia isso, gol do Remo!

          Saudações da Maior do Estado

    2. Um pelo outro o Guaraju de troco, foi pêia muita mano, o Marquinhos pirou de vez e tem de ser internado no Mira y Lopez urgentemente antes que a vaca volte do brejo né?

  2. o Ceará apenas manteve a “tradição” de ROBIN HOOD do Futebol, o time que tira pontos dos GRANDES e perde pontos para os considerados MENORES.. assim venceu por exemplo na competição o BAHIA e o GOIÁS, e perdeu pontos para o Bragantino e o Tupi ambos na zona de rebaixamento.

    assim como tem feito ano após ano o Ceará vence adversários mais fortes e depois empata ou perde para adversários mais fracos. e isso não é de agora ou do ano passado vem de décadas.
    quanto ao jogo o Ceará voltou aos “costumes”,ou seja o costume de começar dominando o adversário, de sair na frente, de desperdiçar chances de ampliar o placar, e então numa bola
    lançada na sua área sem maiores perigos, o zagueiro escorrega o outro também e o adversário que até aquele momento não fazia nada dentro de campo “recebe” um gol dado de presente.

    quantos jogos a defesa do Ceará não tomou gols bobos assim ? e um adversário que estava dormindo e sem ânimo dentro de campo, acorda e passa a acreditar que pode vencer, e
    para não perder o “costume” o Ceará leva o gol da virada do adversário depois dos 40 minutos do segundo tempo, algo tão comum que se fizerem uma pesquisa das ultimas 20 derrotas do Ceará, pelo menos em 10 dessas derrotas o time tomou gol depois dos 40 min.

    eu tinha feito um comentário no inicio da semana aqui nesse Blog de que não seria fácil a vitória, embora o Tupi estivesse na lanterna, porque o Tupi mesmo sendo um time fraco
    havia vencido o Paysandu e o Bahia dentro de casa e venceu de goleada. eu fiz essa afirmação também sabendo da “fama” de ROBIN HOOD do Ceará no futebol.

    são por resultados como esse, e pelo fato do Ceará fazer coisas quase impossiveis e de se complicar com as mais fáceis, que eu nunca vou dizer que o Ceará vai conquistar
    o acesso, que vai vencer o lanterna etc.. só quando ele estiver matematicamente classificado
    caso contrário não podemos garantir nada.

    só como exemplo, em 2013 o Ceará jogava com o Joinvile na Arena Castelão pela 38a rodada
    o adversário já não tinha nada a fazer na competição, nem poderia conseguir o acesso e nem corria risco algum de rebaixamento, estava jogando sem nenhuma motivação . bastaria o Ceará ter vencido esse jogo, e conquistaria o acesso para a Série A, e ele fez o impossivel que foi perder o jogo por 3×0.. um exemplo como esse comprova o que eu comentei.

    1. Carlos Lima, como você esta humilde, onde você desrespeitou o time do America mineiro chamando de timinho porque estava na lanterna da Serie A, e o Leão era mais timeco ainda pois perdeu para o America, agora 24 hs depois de levar uma virada para o lanterna da serie B, vem todo humilde dizer que o kanal levanta defunto, rapaz que humildade hein, pelas suas palavras ontem detonando o Leão você praticamente afirmou que se fosse seu super time teria enfiado uma goleada no America e que esse jogo contra o Tupy já estava vencido antecipadamente, e falou também que o time do Leão é um timinho cheio de perna de pau, e que seu time é uma verdadeira seleção, o que houve com esse orgulho do futebol cearense.

    2. Mascarado, fanático, a competição é longa, desgastante e perder fora de casa mesmo pro lanterna é previsível, ainda estamos longe do término do campeonato e qualquer time tem chance de dar a volta por cima o que obviamente jamais será visto pelos psicopatas que fazem de um esporte o ódio de suas vidas.

  3. Ceará e a sua ridícula mania de ressuscitar defunto…

    É de lascar, viu. E não tem desculpa. Uma semana livre para treinamento e descanso, um adversário fraco e o incentivo da liderança eram ingredientes mais que suficientes para o Ceará voltar com os 3 pontos. Mas não. Tem que complicar o que é fácil.

    Nitidamente o Maior do Estado jogou melhor a primeira metade do primeiro tempo. Tupi totalmente perdido. Mas depois que sofreu o gol, o Tupi cresceu e o Ceará se apequenou. Os jogadores do Tupi jogaram com uma raça e uma vontade admiráveis. Que isso sirva de lição para o time do Vozão. Que eles demonstrem essa mesma raça nos próximos jogos, tanto fora quanto em casa. Pois time que quer ser campeão não deve fazer essa diferenciação.

    Saudações Alvinegras

  4. Falta de aviso não foi:

    “João Ximenes – 4 de julho de 2016 às 20:41
    Essas OSCILAÇÕES estão acontecendo ALTERNADAMENTE jogo pra jogo(um bom; um mais ou menos). Anterior foi MAIS OU MENOS, enquanto que o de ontem já foi BOM.
    CONCLUI-SE com isso que próximo jogo, mesmo sendo contra o FONA da competição vão ter de ter ATENÇÃO pra não fazerem uma partida só MAIS OU MENOS. OLHO NESSE TUPI”

    Conseguiram acrescentar o “RUIN” nas OSCILAÇÕES e a atenção agora tem de dobrar.
    Agora as OSCILAÇÕES passam por: um jogo bom; um mais ou menos e agora RUIN.

    É como meu avô falava: “O CASTIGO VEM A CAVALO”.
    Acharam que perder prum time que é FONA(da Azona) era coisa de time medíocre, agora sentiram a mediocridade na própria pele, pois conseguiram perder, também, pro FONA(da Bzona).
    FUTEBOL é assim mesmo: RIMOS AQUI, CHORAMOS ACOLÁ.
    No dia que pararem pra APONTAR as virtudes e fragilidades de suas equipes ao invés de ficarem escrevendo “babozeiras”, vão descobrir que o FUTEBOL ainda tem muitas lições a dá.
    Deixa pra lá. Isso é pura perda de tempo.

    “VAMO” PRO JOGO ?!
    Das partidas que assisti Deles LÁ(os daqui) até agora, essa foi a pior de todas. E não foi porque perderam pro FONA não. Foi pelo que apresentaram dentro do jogo.
    Os jogadores que renovaram seus contratados até o ano de 5020, simplismente desapareceram(Richardson, Bill pra citar dois).
    RICHARDSON não conseguia achar ninguém(adversário) enquanto que BILL só corria(até saiu do jogo).
    RAFAEL(o do binóculo)… MEU DEUS.

    Mas vamos começar de trás:
    EVERSON desta vez não conseguiu ser o “São Everson” e andou até EMPIRULITANDO-SE todo, principalmente quando saiu naquela bola que acabou gerando um gol anulado;
    EDUARDO só sabe jogar se for pelo lado esquerdo;
    SANDRO e VALDO vão acabar se entendendo se tiverem uma sequência de jogos juntos. Já disse uma vez que os dois são o melhor que teem pra zaga;
    THALLYSON, esse já conhecia e é meia boca. Quando aparecer um lateral direito vai perder a vaga pro Eduardo que só sabe jogar se for por lá(esquerda);
    JOÃO MARCOS, RICHARDSON procuravam os caras pra marcar(OS FONAS), mas só procuravam;
    FELIPE jogando longe do gol tão perdendo a melhor opção pro jogo. Que DESPERDÍCIO.
    WESCLEY é um “corredozin” que, pelo menos, tá fazendo os gols que o do binóculo(Rafael) e Bill não conseguem. Problema é que o “corredozin”, de tanto correr, tá fechando o CORREDOR que é por onde deve entrar o FELIPE;
    RAFAEL e BILL… pense !
    Os que entraram(deixa EU ver… lembro nome não), até que fizeram mais que os que já estavam em campo. Pena que só pode entrar três.

    UMA FOGUEIRA NÃO PULADA.

    PÔ ERA O FONA !

    “Essas OSCILAÇÕES estão acontecendo ALTERNADAMENTE jogo pra jogo(um bom; um mais ou menos). CONCLUI-SE com isso que próximo jogo, mesmo sendo contra o FONA da competição vão ter de ter ATENÇÃO pra não fazerem uma partida só MAIS OU MENOS. OLHO NO TUPI”

    Parece uma voz FANTASMAGÓRICA repetindo o que, quem tem consciência já tá sabendo.
    Mas é necessário, que é pra ver se param de tá se ILUDINDO, e ao invés de ficarem falando do time dos outros, OLHEM PRO SEU PRÓPRIO UMBIGO e comentem aqui a REALIDADE dos fatos.

    PÔ… perder pro FONA né tão feio assim não !
    Num já tinham ficado de fora do Cearense pros Guaranis…

    Bola pra frente meu, porque agora vem, me parece, vem o Criciúma.
    Na contagem tá: jogo RUIN.
    Então pela lógica vem JOGO BOM, e é bom fazerem um jogo bom mesmo porque tá quase fechando a primeira fase. Ficar no topo na virada pode ser determinante ao final.

    Não sei porque fico falando essas coisas aqui, pois todos sabem que TENHO NADA A VER COM ISSO !!!!

  5. Bom, se um time que perde para o lanterna da série A e campeão mineiro é “medíocre”, o que dizer de um time que perde para o fona da série B de virada ?

    Com a palavra o triunvirato de patetas alvinegros.

    Saudações Tricolores.

    1. aposta quanto que se o Ceará tivesse vencido você não estaria por aqui comentando ?
      você só aparece nessas horas, quando o Ceará tem uma sequência de vitórias, você desaparece ligeirinho..

      1. Tem razão, eu nunca comento quando seu time vence. Se você procurar, jamais encontrará um comentário meu após uma vitória do seu supertime.

        Saudações Tricolores.

    2. Verdade, o Carlos Lima tem razão dessa vez. O Robson estava bem sumidinho, o coitado. rsrsrssrs

      Robson, me responda: o que dizer de um time que perde para o lanterna da Série A, perde para o lanterna da Série C em casa e só não perde também para o lanterna da Série B por que faz 7 anos que não disputa essa competição?

      kkkkkkkkkkkkkkk
      kkkkkkkkkkkkkkk
      kkkkkk
      kkkkkk
      kkkkkk
      kkkkkkkkkkkkkkk
      kkkkkkkkkkkkkkk

      Aguardo a sua resposta depois de você pesquisar mais algumas palavras rebuscadas no dicionário.

      Saudações Alvinegras, ô terceirino!

  6. QUAL O PLACAR DO JOGO DO ceará, vulgo canal imundo, contra o Tupy, também 5 colocado do Campeonato Mineiro?
    Favor algum doente arrogante imundo do canal me diga.
    Agradecido.
    Obs.: O América foi Campeão Mineiro.
    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

  7. esses “sofredores” ( torcedores ) do Liaum (14 anos na Série C) se escondem quando o Ceará f vence em sequência, e aparecem quando ele perde diferente de mim, que não desapareço do BLOG quando o Liaum vence.
    no jogo de ontem o Ceará desperdiçou pelo menos 7 chances claras de gol, principalmente após fazer o primeiro gol, perdeu uma com o Bill, outra com o Rafael Costa, e outra com o Felipe, todas as chances dentro da pequena área.

    o resultado foi absurdamente injusto..o empate seria um premio para o Tupi pelo que ele fez no segundo tempo, mas era para ter tomado de pelo menos 3×1 no primeiro tempo.

    OBS: o Ceará não vai passar por MATA-MATA em outubro, nós torcedores do CEARÁ ficaremos até Novembro na expectativa de conseguir ou não o acesso, diferente de vocês
    que a cada dia que se aproxima um possivel MATA-MATA, passam noites tendo pesadelos
    gritando no meio da noite: OESTE..não.. MACAÉ não…. Brasil de Pelotas não….

    1. Carlos Lima eu sempre estou por aqui, e já afirmei que várias vitórias desse seu super time foi conseguindo com uma dose de sorte, ajuda da arbitragem e o São Everson, quando um desses fatores não aparecem, tai é peia, e engraçado você dizer que o kanal perdeu vários jogos, e ontem no seu comentário do jogo Leão x America, não citou que o Pio, Anselmo, Clebinho e Lima perderam gols, isso é desculpa de jacú, e detalhe apareceu sim o arbitro anulou um gol legitimo do Tupy, o placar era para ser 3×1

    2. Carlos Lima eu sempre estou por aqui, e já afirmei que várias vitórias desse seu super time foi conseguindo com uma dose de sorte, ajuda da arbitragem e o São Everson, quando um desses fatores não aparecem, tai é peia, e engraçado você dizer que o kanal perdeu vários jogos, e ontem no seu comentário do jogo Leão x America, não citou que o Pio, Anselmo, Clebinho e Lima perderam gols, isso é desculpa de jacú, e detalhe apareceu sim o arbitro anulou um gol legitimo do Tupy, o placar era para ser 3×1

  8. E depois o presidente alvinegro vem às câmeras reclamar do público no estádio. É por derrotas como esta que a torcida não pegou gosto de ir ao estádio. Ninguém tem plena confiança e sabe que a qualquer momento pode acontecer algo ridículo como ontem…3 pontos de ouro que farão falta lá na frente…E a agora vem uma sequência difícil por aí…

    Motivos do jogo medíocre de ontem? Vários…Ontem faltou atitude,pés no chão! Sandro nunca mais! Não tem mais condições de ser titular…Os atacantes precisam de um cascudo…É muito preciosismo…Felipe, depois que começou a ser supostamente sondado para outra equipe,declinou em seu futebol…Teve a chance do empate e chuta em cima do goleiro pedindo arrego no jogo…
    Enfim,a derrota foi justíssima! O futebol premia quem nunca desiste. Bola pra frente,parar com esse negócio besta de liderança.Tem que se garantir no G4 e ponto final!

  9. Aqui Cacique Touro Sentado, indio tá mui feliz com vitoria de nosso campeão das nações indigenas, orgulho dos peles vermelhas, o Tupy, sobre time de homem branco e preto, nossos jogadores caminharam muitas luas na mata para chegar ao campo de futebol e vencer esse time de homem preto e branco, depois da vitoria voltamos para tribo e houve muita festa, dancamos em homenagem a nosso deus do trovão Tupan, e fizemos reverencias a Jaci nossa deusa lua, agradecendo por iluminar nossa noite e raiamos o dia com Guaraci nosso deus sol, foi uma grande festa, e queria dizer se esse time do homem preto e branco disputasse nosso campeonato das nações indigenas chamando de Pele Vermelha Cup, ele seria o lanterna pense num time ruim, indiio Cacique Touro Sentado é sabio, esse time não sobe, vai crescer igual rabo de cavalo

  10. Deixando a paixão de lado, é fácil verificar que o time tem muitas deficiências, e precisa melhorar muito para essa campanha ter sustentabilidade.
    Os laterais, por exemplo, são sofríveis. Esse Thalysson é horrível. O Ceará já levou uns 4 gols por falha de posicionamento dele. Ontem, no 2º gol do Tupi, ele abandonou o lado do campo e fechou para o meio sem a menor necessidade, deixando o sujeito sozinho para fazer um gol de treino. O Eduardo, do outro lado, é muito esforço e pouco resultado. O cara é todo torto, parece que as pernas brigam entre si para tocarem a bola. Tenho dúvidas sobre a vantagem dessa qualidade dele de ambidestro.
    Outro ponto frágil é o ataque, sobretudo o Rafael Costa. Por favor, esqueçamos o desempenho dele na reta final da séria B 2015. Esse cara, atualmente, não dá sequencia a uma jogada, a bola chega nele e morre. Nas raras oportunidades que teve a bola no pé, segurou-a demasiadamente até perder, armando contra-ataques para o adversário. Tá na hora de pegar um banco.

  11. Prezado FG, o resultado pelos vistos, indica que o kanal,esta dormindo sobre os loiros de uma vitória que ainda estar longe de vir.
    Aceitar o jogo de um time limitadíssimo como Tupy,definitivamente não é um bom indicativo e mostra inclusive que com um turno inteiro ainda por jogar esta classificação atual pode durar pouco.A sorte nem todos os dias bafeja .
    Demonstrado ficou também, que a derrota nada tem a ver com estas tolices que os kanalences postam como perder para o lanterna fosse obra do acaso,da conincidencia de sempre perder pros lanternas ou por culpa do sobrenatural de almeida.O que se observou foi incompetência mesmo ,futebol fraco de um time fraco contra um outro tão fraco quanto.
    Muito há que se disputar ainda ,portanto vamos ver como vai se comportar o velho kanal ,jogando em casa.
    ST

  12. É a velha maxima: Vozao Sem Sorte, Vozao ja era !!!

    Alem do mais, o Sao Everson nao fez milagres como de praxe e nem tivemos ajuda dos homens de preto, ai lascou de vez !!!

  13. O que importa mesmo é q o Vozao vai quase completo, só nao vao Rafael Costa e Felipe, para jogar contra o Botafogo lá na Paraiba, time de 3a. divisao, entao, a obrigacao é só uma: VENCER DE GOLEADA !!! Pois o nosso selecionado nao perdoa times pequenos !!!

    Da-lhe Vozao !!!

  14. Mais uma derrota para times pequenos. Parece q o Alvinegro é o paraíso desses times e, agora, o pior, de goleada. É triste. Na verdade, os times local n estão preparados para competições de caráter nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *