Com “gordura” no G-4, chegou a hora do Ceará melhorar seu aproveitamento fora de casa

Por André Victor Rodrigues

A vitória por 1 a 0 contra o Bahia veio após muito suor e entrega do time alvinegro em campo, no último sábado, pela 14ª rodada da Série B. O time inteiro do Ceará vibrou bastante ao apito final, pela forma que resistiu à pressão do adversário e por ter conquistado quatro pontos de vantagem sobre o 5º colocado, mantendo-se com tranquilidade em 3º lugar no G-4 da competição. Como bem definiu o técnico Sérgio Soares, uma “gordura” fundamental neste primeiro momento de disputa para os planos de acesso. E que pode aumentar na próxima rodada, num cenário ideal para o Vovô melhorar num quesito: o aproveitamento como visitante.

Já são seis vitórias seguidas do Ceará jogando no Castelão. Nenhum outro integrante do G-4 tem esse aproveitamento em casa. Porém, fora do Estado, os alvinegros não vencem desde a 6ª rodada, quando bateram o Sampaio Corrêa no Maranhão por 3 a 2, no último dia 4 de junho. De lá para cá, foram uma derrota (2 a 0 contra Luverdense) e dois empates (1 a 1 diante de Joinville e Bragantino). O histórico vem de partidas nas quais o clube de Porangabuçu não conseguiu imprimir o mesmo volume de criação ofensiva visto em solo cearense, e nem aplicar a mesma dinâmica na marcação do oponente.

Pois a 15ª rodada é o cenário ideal para o Alvinegro buscar mudar esse cenário positivamente. Há seis jogos sem perder na Segundona, enfrentar o lanterna Tupi, na próxima sexta-feira, às 21h30min, no Municipal de Juiz de Fora (MG), traz ao Vovô a oportunidade de reconstruir sua forma de encarar as partidas longe da Capital. O clube mineiro soma apenas 9 pontos (nove derrotas em 14 jogos) e venceu apenas uma partida nas últimas cinco que disputou – somado a dois empates e duas derrotas.

A situação do Tupi não torna o time adversário vencido, pois exatamente em casa tem conseguido arrancar alguns pontos dos adversários. Mas devido ao nível aquém dos últimos confrontos do Ceará fora de casa, o time cearense deve fazer valer a superioridade técnica e tática sobre as fragilidades mineiras. Ampliar a pontuação como visitante é bônus alvinegro. Mas também é parte fundamental para passar mais confiança ao time, que ainda tem longo caminho pela frente na Segundona.

Para a partida, o desfalque é o zagueiro Charles, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Abrirá oportunidade para Sandro, que nitidamente assumiu o papel de substituto no atual momento da dupla de zaga titular – Charles e Valdo podem ter suas imperfeições, mas conseguiram fechar com mais eficiência os espaços na meta alvinegra. Baraka volta a estar à disposição, mas não é reforço. João Marcos acertou-se na volância junto com Richardson e não deve perder posição.

Fernando Graziani

Sobre Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Já cobriu duas Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

26 thoughts on “Com “gordura” no G-4, chegou a hora do Ceará melhorar seu aproveitamento fora de casa

  1. Eita André Victor, tá demorando demais para atualizar esse tão interessante espaço futebolístico. O jogo do Ceará foi sábado e o da carniça foi domingo e o primeiro post foi na segunda à tarde. Mais agilidade aí, meu fi!

    Só uma correção: a distância do Ceará para o 5º colocado (Paraná) é de 4 pontos.

    Concordo com você André, também acho o próximo confronto ideal para o Mais Querido se firmar ainda mais no G4 e se distanciar do quinto colocado. Vamos pegar o lanterna da competição e ainda ter um tempo um pouco mais estendido para a preparação.

    Mas eu espero que o elenco alvinegro não vá para Minas Gerais achando que já estão com os 3 pontos. O Ceará tem a ridícula mania de recuperar lanternas. O time tem que entrar com seriedade, jogar com raça e inteligência. Se assim for, as chances de sair de lá com mais 3 pontos é bem grande. O Tupi é ruim mas está desesperado, pode pregar alguma peça.

    Quanto à ausência de Charles, acho que o Sandro pode suprir bem esta falta. Agora, quanto ao Baraka, espero que ele fique pelo banco mesmo, assim como o Cametá. Depois que esses dois saíram o time deu uma boa melhorada.

    É isso aí, Série B se faz com um passo de cada vez. Vencer o Tupi é importantíssimo pois depois teremos uma sequência difícil de jogos. Criciúma, Vila Nova, Paraná e Vasco. Destes, só o Vila Nova não é um concorrente direto. Fora os confrontos pela Copa do Brasil no meio de semana.

    É isso aí Ceará, ainda não tem nada definido, mas é muito bom ver as previsões fajutas dos sofredores de terceira irem por água abaixo.

    Saudações Alvinegras

  2. Bom resultado para o kanal, mas detalhe anularam um gol legitimo do Bahia, mas como foi a favor do Kanal, tá tudo ótimo, e outra Carlos Lima cadê os 25 mil pagantes desse jogo que você garantiu que ia dá, dessa maneira o Robson de Castro vai continuar fazendo companhia ao Jorge Mota na choradeira

    1. Valterlan, gol legitimo ?? você parou a imagem no seu computador no instante que o jogador do Bahia toca na bola e faz o gol ?? eu fiz isso, e o João Marcos está antes dele
      o jogador do Bahia está um pouquinho a frente, não muito, mas está com uma parte do
      corpo a frente do João Marcos.. veja os lances no youtube. e tire as suas dúvidas.

      eu esperava um público maior, mas veja que na Série A, os públicos na grande maioria dos jogos, não passam de 10 mil pagantes, com exceção de jogos dos líderes , Palmeiras, Corinthians, Gremio, Inter .,Flamengo, etc…

      portanto na atual situação do Futebol Brasileiro, 17 mil pagantes não é um público decepcionante.. veja que tem o jogo AO VIVO nos bares e restaurantes e churrascarias , padarias, residências etc.. se levar em conta a distância do Castelão o valor de uma garrafinha (300 ml ) de água (R$ 5.00 ) o estacionamento , preços dos ingressos etc…

      todos esses fatores estão de alguma forma tirando os torcedores da Arena Castelão.

      1. Eu sei Carlos Lima, caso tivesse sido a favor do kanal, para voce o gol seria legitimo, como já ouvi você falar de outras, o lance era muito dificil para o bandeira, só porque era a favor dos alvipretos

  3. André Victor, parabéns por estar substituindo o Graziani com competência similar. Concordo com o Felipe: este blog precisa ser atualizado com mais frequência. Um abraço!

  4. E foi sofrido ,meus amigos … Mais uma vez,o Ceará pecou pela ineficiência dos contra-ataques…Apesar da pressão do Bahia na segunda etapa,foi o alvinegro que teve no computo geral as melhores chances pra marcar. Aquela que o meio campo Felipe perdeu cara a cara com o goleiro Jean foi imperdoável e estaríamos até agora lamentando,caso o Ernane tivesse marcado aos 48 do segundo tempo. Ainda acho que so o Felipe não é suficiente pra meia cancha alvinegra. Wesclei jogou bem,mostrou velocidade nos contra-ataques,chutou

    1. …continuando…Wesclei participou bem,mas ele não tem a caracteristica de colocar outro jogador em condições claras de gol…Enfim,esse meio campo tem que trabalhar mais a bola. A bola está sendo “rifada “com muita facilidade.
      O Ceará mereceu vencer. Venceu o mais eficiente. O gol do Bahia foi acertadamente anulado. O impedimento se dá na hora do lançamento…
      Agora que venha o tupi. É a hora da vitória convincente fora de casa. Sem essa de ressuscitar defunto,uma mania alvinegra…Espero que Sandro não comprometa a partida,o que não seria surpresa alguma pois referido atleta ja teve suas inumeras lambanças..
      Então é ganhar e aumentar a gordura,que ainda está pouca tendo em vista o longo caminho a ser percorrido…

  5. E com amiga sorte do nosso lado, quem pode nos vencer? NINGUEM !!!

    E ainda tivemos ajuda de um dos homens de preto, ai ficou mais facil ainda !!!

    Sem esquecer de Sao Everson q obrou varios milagres na partida !!!

    Mesmo assim, a gente só nao ganhou de mais, pq o goleiro do Bahia, aquele mesmo responsavel pelo nosso titulo na Copa do NE do ano passado, dessa vez, resolveu pegar as bolas, ao inves de frangar como no ano passado… Assim nao pode !!!

  6. o time está jogando com muita raça,e vibração, com atitude..vejo semelhanças com o time de 2009, a união deles quando após o gol todos vão abraçar os seus companheiros.
    gostei do volante Diego Felipe, muito melhor do que o Marino.

    temos que buscar pontos nos 3 jogos fora de casa (Tupy, Vila Nova, Paraná ) mas não tem jogo fácil , vejam que esse mesmo tupy venceu o Paysandu e o Bahia jogando em casa, embora esteja na lanterna, não será fácil esse jogo.

  7. MAIS UMA FOGUEIRA PULADA !
    O jogo foi BOM pros dois times porque ambos deixaram jogar(já jogaram pegando mais), e quando a bola rola, vence quem aproveita melhor a(s) oportunidade(s).

    Acho que mais uma vez aconteceu uma OSCILAÇÃO por parte Deles LÁ(os daqui).
    Essas OSCILAÇÕES estão acontecendo ALTERNADAMENTE jogo pra jogo(um bom; um mais ou menos).
    Anterior foi MAIS OU MENOS, enquanto que o de ontem já foi BOM.

    CONCLUI-SE com isso que próximo jogo, mesmo sendo contra o FONA da competição vão ter de ter ATENÇÃO pra não fazerem uma partida só MAIS OU MENOS.
    Como sempre digo… MELHOR JOGAR CONTRA EQUIPES DE MELHOR NÍVEL onde a exigência é sempre maior que CONTRA EQUIPES IRREGULARES que de alguma forma a ACOMODAÇÃO acontece e o rendimento pode interferir no resultado final.

    Bahia já foi, e pularam mais uma fogueira.
    Se foi legal ou não o gol acontecido e ANULADO, isso é problema de arbitragem e de diretoria.

    OLHO VIVO pro Tupi !!!!!

    1. O problema alvinegro tem sido o segundo tempo,Ximenes.Em todas as partidas,com exceção do jogo contra o Brasil-RS o time declinou acentuadamente na parte física…É algo que tem que ser revisto…Somando-se a queda de rendimento habitual e inaceitável mais o fato que o time vem perdendo o meio-campo em vários momentos da partida,é impossível o time não sofrer nos jogos…

      Analisando bem o jogo, que eu sei que você analisa,o vozão mereceu ganhar a disputa!! Esse negócio de impedimento é conto da carochinha que o torcedor 7C gosta de perpetuar,por falta de assunto…Dando uma olhadinha nas redes sociais do Bahia,em nenhum momento o torcedor fala que o clube baiano foi “garfado”,…

      Agora já que você fala tanto em pular fogueira,o Leão também pulou a sua ontem…Porque a mesma pressão que sofremos do bahia vocês também sofreram do time alagoano quando estava 2×1…Inclusive, a última chance de gol foi do Asa,onde num cruzamento rasteiro,o Berna ficou batido,e o jogador do Asa,com meio gol sua frente, chutou bisonhamente em direção à Arapiraca…Se empata,meus amigos…Hoje íamos ler só as lamúrias,que o time perdeu a liderança,que a distância pro 5º colocado diminuiu ( o que mesmo vencendo,se confirmou)…Enfim…Lenga-lenga básico de todo torcedor…kkkkkk

      Moral da história: é muita fogueira pulada pelos os dois lados,meus amigos…kkkkkkkkkk!

      Saudações do mais popular do Estado… =D

  8. Sou apaixonado pelo Vozão mas, ver os dois grandes do estado na primeira divisão, só engrandece o nosso futebol que está bem abaixo dos baianos e pernambucanos.
    Seria maravilhoso assistir um clássico Rei válido pela serie A. Concordo com vc Raí.

  9. Sou apaixonado pelo Vozão mas, ver os dois grandes do estado na primeira divisão, só engrandece o nosso futebol que está bem abaixo dos baianos e pernambucanos.
    Seria maravilhoso assistir um clássico Rei válido pela serie A. Concordo com vc Raí.

  10. Sou apaixonado pelo Vozão mas, ver os dois grandes do estado na primeira divisão, só engrandece o nosso futebol que está bem abaixo dos baianos e pernambucanos.
    Seria maravilhoso assistir um clássico Rei válido pela serie A. Concordo com vc Raí.

  11. Em época de festas juninas, toda fogueira bem pulada é bem-vinda, eheheh! O gol do Bahia pelo que pude assistir no jogo e verificar nas notícias veiculadas (olha aí, tou me atualizando bem, ehehehe) foi realmente mal anulado. Mas um gol mal anulado representa um “SE”, um condicionante… tivemos outros “SEs” durante o jogo (alguns a favor do Ceará, alguns a favor do Bahia), se algum desses “SEs” tivesse virado fato, o resultado do jogo poderia ter sido alterado (Bahia podia ter empatado, Ceará ampliado, saído empate). Portanto, nos atenhamos para os fatos: o Ceará ganhou mais uma e segue no G4. O time inteiro está numa convergência de entrega e determinação, apesar de achar que ainda temos muito que evoluir para chegarmos no patamar de time favorito ao acesso de fato. Concordo plenamente que se for para Minas achando que já tá com 3 pontos ganhos, poderá sair com um revés.

  12. Em época de festas juninas, toda fogueira bem pulada é bem-vinda, eheheh! O gol do Bahia pelo que pude assistir no jogo e verificar nas notícias veiculadas (olha aí, tou me atualizando bem, ehehehe) foi realmente mal anulado. Mas um gol mal anulado representa um “SE”, um condicionante… tivemos outros “SEs” durante o jogo (alguns a favor do Ceará, alguns a favor do Bahia), se algum desses “SEs” tivesse virado fato, o resultado do jogo poderia ter sido alterado (Bahia poderia ter ganhado, Ceará ampliado o placar, ter saído empate…). Além do quê, se um algum outro “SE” tivesse virado fato, outro “SE” poderia ter virado também (SE o o gol do Bahia não tivesse sido anulado e SE o Felipe tivesse feito um dos gols que perdeu na cara do gol, o resultado seria 2 x 1 pro Ceará, por exemplo). Portanto, nos atenhamos para os fatos: o Ceará ganhou mais uma e segue no G4. O time inteiro está numa convergência de entrega e determinação, apesar de achar que ainda temos muito que evoluir para chegarmos no patamar de time favorito ao acesso de fato. Concordo plenamente que se for para Minas achando que já tá com 3 pontos ganhos, poderá sair com um revés.

  13. Fica mais fácil quando o juiz anula gols legítimos dos adversários… o quinto time do estado poderia usar essa tática fora de casa também, aí ficariam com melhor rendimento como visitantes. Não pode fazer como no ano passado, e esperar até as ultimas rodadas pra comprar um pacote de pênaltis, tem que providenciar desde agora.

  14. Só espero que os jogadores do Vozão no jogo de sexta-feira, entrem com muita raça, e continuem com essa união demonstrada em campo, não podemos cair nessa do já ganhou.

  15. Segue a média da serie B, atualizado em 05/07/2016
    1º Ceará 10.032
    2º Bahia 9.106
    3º Sampaio Corrêa 6.473
    4º Paysandu 5.976
    5º Vasco 5.396

  16. Prezados Internautas,
    Aos poucos , com muita luta e muita sorte o kanal,esta superando o declinio verificado desde o ano passado.
    Mantendo esta performace de vencer em casa seus jogos podem até sonhar com o acesso.
    Vamos ver como vai se comportar na virada do turno.
    Se qiuserem manter esta toada, tem que abrir o bolso,contratar e qualificar,pois o segundo turno é que define quem chega entre os quatro e naturalmente os que descem.
    Até porque sorte não é para todo dia.

    ST

  17. volto a repetir: antes de irem pela cabeça dos torcedores do BAHIA e do Liaum (3a divisão 14 anos ) vão no YOUTUBE, procurem os melhores lances de CEARÁ 1X0 BAHIA.. esperem até
    chegar a imagem do gol anulado do BAHIA.. e parem a IMAGEM na hora do lançamento da bola
    na batida da falta.. vocês vão ver o atacante do BAHIA (Brocador ) com o corpo a FRENTE de
    todos os jogadores do CEARÁ.. e na continuação da jogada ele recebe a bola de um companheiro do time dele de cabeça, nessa hora PARE a IMAGEM novamente.. e vão ver que
    o “Brocador” está com o corpo um pouquinho a frente do João Marcos (impedido novamente) e então coloca a bola para dentro das traves.

    OBS: o jogador estava IMPEDIDO duas vezes, na primeira vez, porque estava adiantado na hora da batida da falta, e no segundo momento quando recebeu a bola do seu companheiro de cabeça.. a INVEJA desses torcedores de TERCEIRA DIVISÃO não tem tamanho

  18. espero que o Sérgio Soares tenha aprendido com os erros que cometeu no ano de 2014 :
    o CEará liderou a Série B durante toda a primeira volta e terminou em primeiro lugar .
    o correto seria então priorizar a Série B, e não a Copa do Brasil, o que não foi feito. e o que aconteceu foi que os jogos desgastantes da Copa do Brasil ( Chapecoense, Inter, Botafogo )
    deixaram os jogadores titulares com contusões e desgastados fisicamente, que ficou evidente
    depois que saiu da Copa do Brasil .

    quando todos observaram que o time perdeu toda a força que tinha, o desgaste fisico dos jogadores foi o fator principal da queda de produção do time nos 19 jogos da segunda fase.

    portanto é não cometer o mesmo erro em 2016, temos que mandar os reservas e jogadores que não vem jogando (Robinho, Serginho, Alex Amado, etc..) e poupar os titulares e os reservas imediatos.. no jogo da volta se precisar podemos colocar alguns titulares, mas jogando apenas um tempo..temos que evitar o desgaste dos titulares..

    o Ceará não será Campeão da Copa do Brasil, no máximo chegará na próxima fase ou talvez na outra ainda, mas quando os times (Corinthians, Santos, Palmeiras, etc..) entrarem na competição, com certeza vão vencer e chegar na final.

    o Ceará tem que se focar na SÉRIE B, pois é um objetivo que pode ser alcançado, o ACESSO para a Série A.. chegando ao final da 38a rodada entre os quatro primeiros da competição.

  19. LEANDRO,
    Acho que a parte física contribuiu com a queda do rendimento da equipe dentro do jogo não.
    Vejo que TATICAMENTE, a equipe precisa acertar o posicionamento de duas peças: WESCLEY e FELIPE, na tentativa de melhor explorar o potencial técnico individual dos dois.
    Wescley é um jogador que corre muito em campo que dá a impressão que os outros tão com freio de mão puxados. Quando ele sai, o jogo volta a velocidade normal e causa a impressão de queda de rendimento, até porque Sérgio Soares quando o tira, normalmente mete um volante ou um jogador de meio sem a mesma velocidade do dito cujo.
    FELIPE, já falei aqui várias vezes que é um jogador pra jogar mais próximo da área, e precisa ter o corredor central aberto pra usar os seus pontos fortes: DRIBLE e EXPLOSÃO(Wescley em campo fecha esse corredor).

    Merecer ganhar um jogo é muito relativo, pois as duas equipes trabalham com o mesmo propósito, e no final, vence quem melhor aproveitar a(s) oportunidade(s) criada(s).
    Impedimentos, gol de mão, gol anulado ou mal anulado, isso é problema de diretoria pois no final o que vale é o placar quando alguém consegue pelo menos 1 golzin.

    PULAR FOGUEIRA, quero dizer: PASSOU DIFICULDADES DENTRO DA PARTIDA.
    Falo do LEÃO DE AÇO em matéria que diz respeito ao LEÃO DE AÇO.
    Se você acompanha tais matérias a de ter notado que não ando satisfeito com o rendimento da equipe nos jogos.
    Estamos, também, pulando fogueira sim.
    Quanto ao “SE”…
    No futebol não tem espaço pro tal ‘se’, pois “SE” o ANSELMO no primeiro tempo não furasse duas vezes dentro da área no primeiro tempo e MARANHÃO não perdesse pelo menos duas oportunidades, o gol a que você se refere não teria ajudado muito o Asa não.

    Um abraço !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *