Fortaleza deixa escapar invencibilidade em jogo de “pane” no Castelão

Por André Victor Rodrigues

Os elementos para o Fortaleza do técnico Marquinhos Santos buscar mais uma vitória na Série C do Campeonato estiveram lá no Castelão, na noite deste sábado, diante do ABC-RN. O contexto colaborava para o desfecho favorável aos tricolores. Contudo, a equipe mandante não conseguiu explorar suas potencialidades durante os mais de 90 minutos, entrou numa espécie de pane e perdeu por 1 a 0 para o time potiguar. Colocou fim a uma invencibilidade de 32 jogos como mandante na Terceirona. Um preço caro por uma atuação irreconhecível.

Mesmo com desfalques no time titular, o Leão não conseguiu sequer parecer com aquele que bateu o Cuiabá, no último domingo. Acumulou erros de passe, pecou na saída de bola e em raras ocasiões encontrou o último toque diante do gol defendido por Vaná. Peças de articulação, como Daniel Sobralense e Felipe, estiveram mal. Anselmo não recebeu boas assistências. Willian Simões foi um calo defensivo, que inclusive comprometeu no único gol da partida anotado por Jonas Carioca. O resultado poderia ter sido pior, não fossem bons momentos do goleiro Erivelton, substituto de Berna.

No primeiro tempo, o Leão rodava mal a bola em busca de espaços para invadir a área do ABC. A falta de mais objetividade e precisão de passe no setor de meio-campo fez com que o time anfitrião mais servisse o adversário do que efetivamente o pressionasse. E assim o Alvinegro gostou do jogo. Em contra-ataques rápidos, os treinados por Geninho investiram em ligamentos rápidos à área do oponente diante de uma recomposição lenta dos tricolores.

O time do Rio Grande do Norte martelou economicamente, quando percebia os pontos mais críticos da desordem que o Fortaleza tentava superar no Castelão. Exatamente assim foi mais contundente. Não jogou impondo superioridade. Apenas investiu na inabilidade do Leão dominar as ações do jogo. Especialmente em jogadas do experiente Lúcio Flávio e de Erivelton, o ABC escancarou a noite na qual a organizada e disciplinada trupe de Marquinhos desligou alguns de seus fios.

Apesar do tropeço nesta 5ª rodada, não há espaços para preocupações dramáticas quanto aos próximos jogos do Fortaleza. A equipe lidera o Grupo A da Série C, com 10 pontos, fruto de uma campanha que lembra o quanto esse time tem condições de retomar o rumo a partir da próxima peleja. Mas fica o alerta quanto à necessidade de reparos. Numa competição de seções entre pontos corridos e mata-mata, evitar apagões e penas é o único caminho para se manter de pé até o fim.

O Tricolor volta a campo no próximo domingo, 26, às 19 horas, no Cornélio de Barros (PE), contra o Salgueiro – terceiro colocado da sua chave neste Brasileiro.

Fernando Graziani

Sobre Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Já cobriu duas Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

49 thoughts on “Fortaleza deixa escapar invencibilidade em jogo de “pane” no Castelão

  1. Pelo amor de Deus! Vamos fazer uma vaquinha e mandar esse lateral W. Simões embora; o homem num convence nem quando vence. É ruizim o cabra. … dá não Leão. Ele tá abaixo da crítica,

  2. Horrivel! Pessimo!

    Nao tem muito o que comentar, a pior partida do Leao no ano!

    Parecia o time do Kanal na maioria das partidas deles lá nesse ano!

  3. O Marquinhos Santos se acomodou. Assim como todo o time do fraco LEÃO DE AÇO.
    Mas ainda é possível a gente chegar ao mata mata mesmo sem o mesmo respeito que tínhamos.
    Não sei o que deu no Sobralense com a chegada de seu amigo, também papudim, Maranhão. Será que estavam de ressaca?
    O Corrêa tá bom de já ser treinador da garotada, pois perdeu o gás e o senso de colocação. O Anselmo foi mera figura decorativa. Até o Felipe e o Juliano jogaram mal. Parece que foram passadas todas as dicas pro Geninho, amigo do Marquinhos Santos.
    Perder para um dos últimos colocados é fo__! E dentro de casa é pior ainda.
    Saudações Tricolores

  4. Fortaleza esteve IRRECONHECÍVEL. Hoje foi aquele jogo em que o time poderia jogar até amanhã que não faria um mísero gol.

    Saiu barato. Se o ABC tivesse ganho por 3×0 não teria sido exagero algum.

    Enfim, bola pra frente. Melhor perder agora que perder no tal de mata-mata.

    1. Kkkkkkkk…

      Da onde o ABC só tinha 4 titulares???

      Vá procurar se informar melhor para não ficar falando besteiras.

      Detalhe, o ABC foi o campeão potiguar e tem um excelente técnico , não foi o 5º lugar no estadual.

        1. Pelo menos o super campeão potiguar tem vaga na copa do Nordeste garantida. Não é grande coisa, mas certamente é bem mais do que se pode falar de quem termina em 5º lugar do nosso estadual.

          hehehehehe…

          Saudações Tricolores.

  5. O mestre soube como matar o aluno facilmente era bem previsível e a derrota vinha sendo anunciada há dias e foi ótimo que acontecesse em casa para que mudem um esquema capenga que só funcionando atacando por um dos lados já que os alas são fundamentais e William Simões nem ataca e nem defende é um zumbi em campo. Deu pena ver Anselmo bater laterais e sem ninguém a lhe passar uma só bola e pior o clube contratou bonzinhos que não irão a lugar nenhum e foi visível que a entrada do Maranhão deu velocidade já que diversificou o ataque pela esquecida esquerda mas sem ritmo de jogo perdeu um gol feito mas a bem da verdade o ABC merecia mais. Dia em que tudo deu errado nunca se viu tantos passes errados, comeram buchada com pirão antes do jogo, só pode.

  6. Ó… tá lá no Blog do Leão:

    “João Ximenes – 18 de junho de 2016 às 09:28
    Mas jogar contra uma equipe que se encontra na parte baixa da tabela, sempre é uma faca de dois gumes, até porque a mesma já entra com aquele pensamento: “ESTAMOS NA CASA DO LÍDER. VAMOS FAZER NOSSO JOGO. E O RESULTADO QUEM VAI TER DE FAZER É ELES(Leão de Aço) QUE TÃO DIANTE DO SEU TORCEDOR.”

    FOI O QUE “QUASE” NÃO SE ESPERAVA.
    Jogar contra um time que se encontra mal na tabela, sempre foi, vai ser e foi o grande diferencial nessa partida.
    A muito vem se escrevendo aqui que, basta enfrentar uma equipe que se ARMA DA MESMA FORMA nossa, o jogo fica TRUNCADO e se complica.
    Uniclinic, lá atrás(pelo Cearense) já havia descoberto a receita, que os adversários mais espertos(Bahia, Sport no Nordestão e Guarani(s) no estadual) acabaram entendendo e complicando uns vários jogos nosso.
    ABC chegou, ficou atrás esperando pra dá o bote na hora certa, e além do gol que determinou a vitória, não fosse o ERIVELTON pelo menos em mais três chances, a coisa teria sido pior.
    LEÃO DE AÇO esteve DESORGANIZADO em campo. Tão desorganizado que MARQUINHOS foi a loucura, e acabou sendo expulso de graça, quando reclamou de um toque de mão dos caras, pedindo um penalte.
    MARQUINHOS fugiu tanto de suas características de jogo, que encheu o time de jogadores de frente: Leozinho, Juninho, Maranhão, Anselmo, mas não via que o problema da equipe era os passes errados e que a bola não chegaria na frente nunca(Felipe e Correa que o digam).
    MARQUINHOS se perdeu NA TENTATIVA de mudar o sistema de jogo, e o fez sem ter trabalhado ainda. Duvido ele tenha parado pra trabalhar(pra citar do meio pra frente): Correa, Rosiney, Leozinho, Maranhão, Juninho, Anselmo.
    METER por meter, só pra mostrar que fez o que “pôde” sem o devido trabalho diário é o mesmo que cagar e limpar com canjica.
    LEÃO DE AÇO passaria mais umas TRÊS HORAS correndo e não faria um gol nunca, dado a DESORGANIZAÇÃO dentro do jogo.
    FOI UM DESASTRE !

    Do POST colo o seguinte…
    “Apesar do tropeço nesta 5ª rodada, não há espaços para preocupações dramáticas quanto aos próximos jogos do Fortaleza. ”

    Preocupação dramática realmente não dá, até porque a competição começou agora e ainda continuamos na liderança.
    MAS, ver a equipe fazer um jogo toda DESTRAMBELHADA, como se nunca estivessem jogado juntos… FOI DE AMARGAR.
    PROCUREI encontrar um jogador que fez uma grande partida pra citar aqui, e só me vem a cabeça: ERIVELTON(goleiro).
    Já pra uma partida HORROROSA, podem escolher: Edimar e Erivelton, até de letra os caras entravam na nossa área; Felipe e Correa pelos passes curtos errados; Rosiney que entrou e ficou totalmente perdido; Leozinho tava só correndo; Anselmo, coitado. Isolado, e desta vez, além de isolado ficou preso; e os que entraram: Maranhão na vontade; Juninho na sua limitação; não poderiam acrescentar muito pelas circunstâncias que se encontrava o jogo(vaias no intervalo).

    Chega né ?

    Mas que FOI UM DESASTRE de exibição… ISSO FOI !

    1. Realmente, do time todo só se salvou o Erivelton que fez 2 grandes defesas, acho que se fosse o Berna, a gente poderia ter tomado de 3. Só acho que o gol perdido pelo Maranhao foi quase daqueles para o inacreditavel futebol clube, logo o Leao merecia pelo menos um gol.

      Depois de vencer o America lá em Natal pensei que o time venceria com tranquilidade o ABC, mas fui pesquisar e o ABC foi o campeao de lá esse ano e venceu de 4×0 o America no jogo final. Ou seja, apesar de estar pior na Czona, o time do ABC deve ser melhor do que o America.

      Mas a partida de ontem foi tipo uma versao piorada do que aquela partida contra o River, só que agora contra uma equipe melhor, o ABC, e o Leao com uma equipe pior, pois contra o River tinhamos o Everton e o Jean Mota e ontem nao tinha nenhum dos dois em campo. Alem disso, o Sobralense esteve irreconhecivel, depois do grande jogo contra o Cuiaba. O Leozinho foi um a menos em campo tambem, nao fez nada. E com a saida do Pio, perdemos o cobrador de faltas e a pessoa para dar chutes com perigo de fora da area.

      Deve-se destacar tambem que a marcacao do ABC estava muito feroz, folego incrivel deles marcando muito forte e sempre com marcacao dobrada sobre os jogadores do Leao. Nao tenho a menor duvida, se fosse o time kanalino ontem em campo, tambem teria saido derrotado no Castelao.

  7. o resultado foi injusto para o ABC, que deveria ter vencido no minimo de 4×0.
    não tivesse perdido várias chances de gol. afora que o árbitro anulou um gol legitimo
    do ABC

    o sistema de jogo 1-10 do Marquinhos quando o time joga fora de casa funciona
    porque o adversário jogando em seu campo, tem que ir para cima deixando os
    espaços que facilitam os contra ataques.

    porém quando o jogo é na Arena Castelão e o Marquinhos tem que sair do seu esquema de jogar apenas no erro do adversário. quando o adversário é quem fica fechado atrás e jogando por uma bola, jogando no contra ataque,o sistema (1-10 ) não funciona muito bem

    outro fator que atrapalhou o sistema (1-10) do Marquinhos, foram as ausências dos seguintes jogadores ( Everton, DUDU Cearense, Thiago Mota, ) que eram peças importantes
    nesse esquema.

    o Geninho um treinador muito experiente, deve ter visto o jogo contra o River do Piauí e observou que o ponto fraco do esquema (1-10 ) do Marquinhos, é quando o adversário
    se fecha atrás e não dá espaço para os contra ataques, quando o adversário é que explora
    os espaços deixados pelo time do Marquinhos.

    se chegarem no Mata- Mata..se chegarem.. saibam que o adversário que vier jogar na Arena Castelão, vai jogar da mesma forma como jogaram o Macaé (2014) e Brasil de Pelotas (2015)
    todos os 10 jogadores atrás da linha do meio campo, e jogando os 90 minutos por uma bola
    coincidentemente tanto o Macaé como o Brasil de Pelotas, conseguiram os seus objetivos.

    para aqueles torcedores do Liaum (14 anos na Série C) preocupados com o Ceará na Série B
    eu aviso.. não se surpreendam se em 2017 o time de vocês estiver na Série C, disputando pela Décima Quinta vez essa competição.

    1. Lembre-se que a estratégia de uma bola pode acontecer em favor do Fortaleza no jogo da ida.

      Se o Fortaleza se classificar em primeiro, como tudo indica, fará o primeiro jogo fora de casa, onde o time poderá ter duas ou três chances e pode matar a classificação logo no jogo da ida.

      A lógica e a estratégia valem por dois, não só pra um!

    2. Mas uma carrada de asneiras, como sempre.

      Se existesse placar justo no futebol seria 2×1 ou 3×1 para o ABC, nao mais do que isso. O gol que voce falou nao foi legitimo nao, o jogador do ABC derrubou o zagueiro tricolor, logo falta.

      O Maranhao perdeu o gol mais feito da partida.

      O primeiro gol foi uma falha boba da zaga dava para ter sido evitado, as unicas bolas que deveria ter entrado foram as duas que o Erivelton fez duas grandes defesas.

      O ABC claramente dominou a partida, mas chances claras de gols, só mesmo a do gol e as duas bolas que o Erivelton defendeu muito bem.

  8. esse time do abc perdeu a vaga na copa do brasil para o gama que nao estar nem na serie d , como pode o bicampeao do cearense perder para os reservas do abc?

  9. Eu achei que esse resultado de 1 x 0 ; foi ate um premio para que o Fortaleza não produziu, foi um time irreconhecível, e méritos para o ABC que jogou muito bem, esse resultado serve para que os jogadores, o treinador, e ate mesmo a diretoria do Fortaleza, não se acomodem pensando que são o melhor time do mundo, os torcedores estão sempre alertando para isso, que não tem nada ganho, e que ainda tem muita estrada pela frente, que essa derrota sirva de alerta.

  10. a CBF comete uma grande injustiça com o Futebol Cearense, ao não reconhecer os méritos
    do time do Liaum, pois em 2016 ele completou nada mais nada menos, do que 14 anos
    (não de forma ininterrupta) de participações na Série C..

    vamos fazer esse protesto junto a CBF, e exigir que a mesma coloque uma PLACA na Arena Castelão em homenagem ao clube que mais participou dessa grande competição. essa PLACA
    deverá ter nela escrito ” Liaum, patrimônio Histórico da Série C”

    1. Carlos Nostradmus Lima, eu que antes de fazer uma placa pelos 14 anos do Leão na serie C, ela deveria confeccionar uma para o multimilionario, referencia do futebol mundial, e a esperança do futebol brasileiro para adquirir respeito mundial, pois tem o melhor time do Brasil na atualidade, eu estou falando do poderoso Ceará e seus 26 anos de serie B, eu acho que seria mais importante uma placa com 26 anos do que com 14 anos

  11. os adversários que vierem jogar aqui na Arena Castelão, só precisam repetir o esquema de jogo
    do ABC, quando forem enfrentar o Liaum (14 anos na Série C ).. na pior das hipóteses, o time
    consegue sair com um empate da Arena Castelão.

    o motivo é o mesmo que eu já comentei aqui no jogo contra o River do Piauí (1×1). é que o esquema (1-10) do Marquinhos Santos, só funciona se o adversário vier todo para
    cima e deixar espaços para os contra ataques.. caso contrário o timedele fica “perdido”
    ele não tem outro esquema de jogo, ele não sabe enfrentar um adversário que se fecha atrás
    um adversário que tenha jogadores rápidos que aproveitam os contra ataques.

    1. Engraçado que você exalta tanto o vice campeonato da copa do Brasil 1994, e o esquema que o Dimas usava era o 0-10, ou seja só na defesa onde empate era vitoria

  12. Calma Carlos Nostradamus Lima, tem o jogo da volta, e tenho certeza que o Leão não fará uma partida tão bisonha como essa de ontem contra o ABC no jogo da volta, e já vem como essa historia de que o Fortaleza não vai chegar no mata mata, só falta voce dizer que o Ceara já subiu, como sempre faz em suas previsões nostradamicas

  13. André, seu penúltimo parágrafo sintetiza bem minha opinião: uma derrota sem grandes preocupações, mas que deve ter um caráter didático para o elenco tricolor.

    Aliás, é exatamente por isso que os torcedores tricolores devem se ater à fase classificatória, embora alguns alvinegros já esperem ansiosamente pelo mata-mata da série C como última esperança de ter uma alegria neste ano, a verdade é que essa primeira fase não será o passeio que alguns supõem.

    O time tricolor já mostrou que pode render mais do que isso, sendo este tipo de atuação exceção e não regra. Só não podemos repeti-la nos momentos decisivos.

    Saudações Tricolores.

  14. Vamos ser compreensivos com as comemorações alvinegras. É a chance deles terem algo a comemorar este ano.

    Afinal, eles andam tão carentes de bons momentos.

    Saudações Tricolores.

    1. Robson ,carentes estão os torcedores do seu time, que sobrevivem apenas dos títulos estaduais. porque Copa do Brasil, não chega nem perto das fases finais
      Copa do Nordeste, tão cedo não chegará em uma final ou conquistará o titulo,
      e Série C , já são 14 participações e a humilhação continua,

      nós torcedores do Ceará estamos acostumados a chegar em FINAL e SEMI FINAL da Copa do Brasil. estamos acostumados a chegar em FINAL e SEMI FINAL da Copa do Nordeste e até ser CAMPEÃO de forma INVICTA.
      no ESTADUAL temos vários TETRAS campeonatos, vocês apenas UM tetra campeonato.

      já jogamos Copa Sulamericana e Comenbol.. vocês NUNCA nem passaram perto.
      e NUNCA fomos de TERCEIRA DIVISÃO.. vocês já são PATRIMÔNIO HISTÓRICO da SÉRIE C.

      a coisa mais fácil do mundo é fazer PIADA com o time do ROBSON.. assuntos e motivos não faltam, o próprio Robson é motivo de piada..

        1. Pois é, basta ficar sem argumentos que o Robson já parte pra atacar a pessoa…

          É, torcer pra time sem a mínima expressão dá nisso.

          kkkkkkkkkkk
          kkkkkkkkkkk
          kkkk
          kkkk
          kkkk
          kkkkkkkkkkk
          kkkkkkkkkkk

          Saudações Alvinegras

          1. “Aquila non capit muscas”

            Você realmente não espera que eu perca meu tempo respondendo de forma profunda cada colocação sem sentido e nenhum conhecimento que dirigem a mim não é mesmo ?!

            Saudações Tricolores.

  15. Aff.. Maria… Rpz sou Fortaleza desde que nasci.. E nunca fui corneteiro… Aqui tá cheio!!

    Pessoal vamos ter calma… Acidente de percurso acontece… Isso não é incompetência do grupo muito menos do treinador… A diretoria nesses 7 anos de série C até o momento e a mais sensata sem fazer estripolias e sendo certeira nas contratações…

    Deixa o grupo trabalhar… Confio muito no Marquinhos.. Muito melhor do que nosso técnico anterior q foi eliminado sem perder uma só dentro de casa por 2 anos…

    Isso como já foi comentado seviu pra ele treinar variação dentro da partida…

    Agora uma coisa que é unanimidade w. Simões não dá.. Mto ruim o garoto.. Sou mais o Guto do uniclinic pelo menos bate falta e escanteio… Deus vai iluminar esse Bruninho que chegou!!

    Somos líder e domingo tenho nem medo desse salgueiro!!

  16. Já temos aqui no blog o homen que vai ensinar o ABC para os jogadores do liaum até porque o homem é um verdadeiro dicionário ambulante,vai tirar de letra essa tarefa.É ele o senhor Robson falastrão ambulante.nao esqueça de ensinar o ABC viu senhor Robson

  17. Posso ser franco, a nossa alegria é a tristeza do canal imundo, e, consequentemente, a nossa tristeza é a alegria da arrogante, invejosa e descolorida torcida do imundo canal.
    Porém, o Marquinhos Santos tem que sacudir e acordar o time do Tricolor do Pici. Porque os vacilos estão ficando recorrentes.
    Força, Fortaleza!

  18. Realmente foi a pior partida do Fortaleza Esporte Clube nesse ano de 2016. Acho que até nosso freguês do canal ganharia da gente nesse sábado. Espero que sirva se lição porque não tem mais time bobo não.
    O Pio mascarado sartou logo fora, o Corrêa não joga mais, o Elivelton e o William Simões são fraquíssimo, o Anselmo precisa de uma sombra e os pequenininhos Leozinho e Juninho são bonzinhos, mas prá mãe deles. E o Marquinhos precipitou-se nas mudanças, porque o Daniel de Sobral foi mal substituído.
    Pronto. Desabafei.

  19. Honestamente falando, com esse time de mascarados o Leão não vai muito em frente não.
    Acho que até a carroça desequilibrada do canal pode vencer a gente.
    Cadê aquele ânimo do treinador? Eu pensei que no segundo tempo o time veria melhorado com as instruções do Marquinhos Santos. E olha que o goleiro por ruim que seja ainda defendeu duas bolas.
    ALERTA TRICOLOR!

  20. O FG é mais pé quente pro LEÃO DE AÇO.
    Volta logo Graziani!
    Esse André……….deixa prá lá. (cheira a canal).
    ETERNAMENTE LEÃO DE AÇO!

  21. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Começou o desmantelo. Desse jeito não chega nem no Mata Morre com o Tombense.
    Vai comendo, Raimundo.

  22. E aí, maior galera do estado! Nosso LEÃO DE AÇO deu um vexame nesse sábado passado,18/06. Mas pensando bem é melhor agora que mais adiante, quando um erro desse é crucial.
    Quando muita gente tava pendurando o pijama pra ir pro estádio acompanhar o Tricolor, eis que ele dá um vexame desse na frente de sua torcida, que esperou dois meses para ver e torcer no estádio.

  23. E aí, maior galera do estado! Nosso LEÃO DE AÇO deu um vexame nesse sábado passado,18/06. Mas pensando bem é melhor agora que mais adiante, quando um erro desse é crucial.
    Quando muita gente tava pendurando o pijama pra ir pro estádio acompanhar o Tricolor, eis que ele dá um vexame desse na frente de sua torcida, que esperou dois meses para ver e torcer no estádio.

  24. o Liaum (Série C 14 anos ) poderá caso seja derrotado pelo Salgueiro, terminar a rodada fora
    do G4. o Botafogo (10 pts) empatando com o America em Natal, chegará aos 11 pontos . o Remo (8 pts) vencendo seu jogo em casa contra o ABC, chegará aos 11 pontos. o ASA de Arapiraca (9 pts) vencendo em casa ao Cuiabá, chegará aos 12 pontos.. e o Salgueiro (8 pts) vencendo o Liaum, chegará aos 11 pontos..

    se correr o Bicho pega, se ficar o Bicho come.. se o Liaum conseguir chegar no Mata- Mata,
    todos já sabem o que vai acontecer.. “as cadeiras da Arena Castelão vão voar ” mas esse ano
    diferente de 2014 e 2015 ele vai ter jogar até a ultima rodada para saber se irá se classificar
    para o Mata- Mata.

    ainda bem que eu tive a Sorte e o Bom gosto de ser torcedor do Ceará, assim como 100% da minha familia.. quem gosta de sofrer..vai ser torcedor do Liaum,,..eu fiz a escolha certa.

    1. Carlos Lima, voce deve ser um dos que fazem parte e concordam com um comentário de um cronista torcedor, ontem, ele falou que o melhor resultado da rodada para o kanal foi a derrota do Vasco para o Paysandú, pois o kanal ficou mais perto de tirar o primeiro lugar do time carioca, pareceu um dos seus nosdratimocus comentarios, tudo quem sabe voce e os outros fanaticos tenham razão o kanal vai subir e o Leão não vai nem para o mata mata, parabéns antecipado pelo acesso.

  25. Obviamente que derrotas são ruins sempre, mas nos outros anos o Fortaleza chegava sobrando na reta final da primeira fase e quando chegava no mata-mata o time não estava competitivo, por ter jogado as últimas partidas “relaxado” pela classificação antecipada. Prefiro o time brigando pela classificação até o fim, desde que ela não fique comprometida, pra chegar “aceso” nas fases finais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *