Série B: Ceará já faz boa campanha, mas torcedor precisa de sangue frio

Depois de um início ruim, a campanha do Ceará após seis rodadas de Série B já pode ser considerada boa no quesito classificação. São 10 pontos em 18 disputados, a sétima colocação, grudado no G4, já que o Brasil tem 11 pontos e está entre as equipes que hoje subiriam para a Série A.

As construções dos resultados, entretanto, deixam o torcedor de cabelo em pé, mas não se pode acusar Sérgio Soares de implementar algo surpreendente. É o estilo dele, que gosta da bola e do ataque, de ser protagonista, tomar iniciativa, mas que tem problemas para compensar isso com uma boa defesa e os espaços para o adversários ficam à disposição. Quando o técnico treinou a equipe em 2013 e 2014, o  estilo  de fazer e sofrer muitos gols era semelhante, claro, com peças diferentes.

Neste momento o Ceará tem 12 gols marcados na Série B, média exata de dois por partida, algo que chama a atenção positivamente. Não é fácil ter esse desempenho, até porque apenas em uma partida, na derrota contra o Atlético-GO por 1×0, no Castelão, a equipe não balançou as redes adversárias.

O sistema defensivo é o terceiro pior da competição. Só não sofreu gol justamente na pior partida do time, paradoxalmente na vitória sobre o CRB por 3×0, fora de casa. Por falar em campanha como visitante, o alvinegro é o terceiro melhor time atuando longe de seus domínios. São seis pontos conquistados em nove disputados.

96
Fernando Graziani

Sobre Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Já cobriu duas Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

39 thoughts on “Série B: Ceará já faz boa campanha, mas torcedor precisa de sangue frio

  1. O time terrenista é igual a governo novo: cria um monte expectativas em seus ingênuos adeptos apenas para frustá-las logo em seguida.

    O mérito alvinegro é saber aproveitar a sequência de adversários fracos que a tabela lhe reservou.

    Porém, basta um resultado ruim para o discurso ufanista alvinegro dar lugar à velha cantilena lamúriosa de sempre.

    Depois não digam que eu não avisei.

    Saudações Tricolores.

    1. Que eu saiba, o time especialista em criar um monte de expectativas nos pobres coitados torcedores e depois frustrá-las sem dó nem piedade é a carniça do Pici. Já são 7 anos prometendo que vão subir e morrendo em casa, literalmente. Sem falar nas eliminações nos Mata-Mata de outras competições.

      Mas concordo contigo em uma coisa: o time do Ceará soube aproveitar a sequência contra times fracos. Ponto. O time ainda não está encaixado e o elenco não é bom.

      Enquanto isso, pelos lados do kurral, mais um time dos sonhos na Série C com data de validade marcada.

      Saudações Alvinegras

      1. Cassiano discordaria de sua observação sobre o Rei Leão do Brasil.

        Final também é mata-mata, mesmo contra time pequeno.

        Saudações Tricolores.

        1. Rei Leão do Brasil? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Tá bom de trocar para “Rei Leão da Terceira Divisão”. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

          Conhecemos torcedores de time pequeno quando se comemora até hoje a tirada de um penta do rival com um gol no bambo aos 47 do segundo tempo após ter levado a virada de um time com um a menos.

          É isso aí, devemos valorizar o que se tem mesmo.

          Saudações Alvinegras, ô terceirão!

          1. Se você faz parte de uma torcida que comemora até hoje um penta inventado, por que a torcida tricolor não poderia comemorar o fato de time ter evitado um penta verídico ?

            Embora, neste caso, evitar o tal penta tenha sido apenas uma espécie de bônus, como foram as muitas risadas dadas as custas da torcida alvinegra que já comemorava antes do apito final.

            Sei que estou pregando no deserto ao pedir coerência e um pouco de competência argumentativa a certos torcedores, mas é o mínimo que se pode exigir para a manutenção de um debate com paridade de armas.

            Saudações Tricolores.

          2. Eu faço parte de uma torcida que comemora como mais recente título uma Copa do Nordeste, conquistada de forma invicta. Os únicos que teimam em regurgitar o Penta do Ceará, reconhecido oficialmente pelas autoridades competentes, é a torcida recalcada tricolor, que por falta de títulos mais expressivos trata de depreciar os títulos da maior do estado.

            Saudações Alvinegras

          1. Elementar, intoxicado sofredor.

            Cassiano subiu, e mesmo assim não precisamos dele para ganhar a final esse ano do seu time.

            Ah não, esqueci, seu time sequer chegou a final.

            Saudações Tricolores.

        2. e o TIQUINHO, também , gol aos 48 do segundo tempo, e tome tetra do vozão, em cima do time das mangas, com um tiquinho, o vozão foi tetra em cima da leoa
          amarelo, falam muito dos outros, esquecem de olharem para o de vocês, e no final
          é muito choro e cadeiras do castelão voando.

        3. e o TIQUINHO, também , gol aos 48 do segundo tempo, e tome tetra do vozão, em cima do time das mangas, com um tiquinho, o vozão foi tetra em cima da leoa
          amarelo, falam muito dos outros, esquecem de olharem para o de vocês, e no final
          é muito choro e cadeiras do castelão voando.

        4. o Cassiano é um Perna de Pau, um jogador que fica na reserva do Lucio Maranhão
          outro perna de pau, como o Cassiano ficou durante todo o estadual de 2015, é jogador medíocre. onde o Cassiano está hoje ??? na RESERVA do Goiás.. ou seja
          onde vai jogar fica apenas na RESERVA.
          esse PERNA de PAU, apenas teve sorte de ficar embaixo das traves e fazer o gol.
          até o FAUSTÃO faria aquele gol.

    2. Robson, a torcida do teu TIMECO da Terceira Divisão (14 anos ) em 2012 , já comemorava antecipadamente o ACESSO contra o OESTE no PV.. até TRIO ELÉTRICO
      já tinha sido alugado para a comemoração..restaurantes já estavam com mesas reservadas para a comemoração para dirigentes e jogadores..e o que aconteceu ??

      depois da ELIMINAÇÃO (3×1) para o OESTE.. 700 cadeiras do PV foram quebradas.
      a mesma coisa aconteceu em 2014 ( Macaé ) e 2015 ( Brasil de Pelotas ),,

      em 2016 está se repetindo. o Treinador Marquinhos Santos, já fala no TITULO de Campeão da Série C, o ACESSO para ele e para a torcida são favas contadas.
      deixa OUTUBRO chegar.. deixa chegar ..que vamos saber quantas CADEIRAS da Arena Castelão serão quebradas..e quantos jogos o STJD vai dar de punição ao time..

  2. Importante é vitoria, nao levar gol nao garante 3 pontos.. Ganhando, mesmo com uma defesa ruim ta de bom agrado.. Sergio Soares tem essa marca de fazer times ofensivos. Vamos aguardar, uma boa sequencia de vitorias da pra confiar nesse time! Saudações Alvinegras!!!

    1. Mas o melhor mesmo é um time equilibrado.

      Todo jogo é praticamente certeza de se tomar gols. Já o ataque pode não funcionar em todos os jogos. Mas, espero que o SS consiga acertar esse time, pois não está fácil.

  3. Pela forma como vem se apresentando e pelo pensamento de aceitação do presidente com o elenco,é impossivel ter grandes aspirações nesta temporada…
    De qualquer forma,para um time que teve uma participação vexatória num dos mais fracos estaduais do país ,não deixa de ser confortante o fato de termos a sensação de que não passaremos a tormenta da SÉRIE B de 2015…
    Sinceramente,a massa alvinegra merece sentimentos melhores …

  4. o sistema ofensivo do Ceará os meias e atacantes (Felipe, Serginho, BIL, Rafael Costa, Roni, Alex Amado ) estão mostrando , que são competentes. o problema tem sido o sistema defensivo ( Volantes e Zagueiros ) e ainda o lateral esquerdo Thalisson o direito Cametá.
    esses quando são exigidos, quando sofrem pressão dos adversários, ficam apenas esperando
    que o goleiro Everson salve todas as bolas lá atrás.

    sem que ocorra esse ajuste no setor defensivo, o time ficará subindo e descendo na tabela de classificação, porque o ataque tem que sempre fazer 2 ou 3 gols por jogo, devido o time sempre sofrer pelo menos 2 gols por jogo.

    para a tristeza dos torcedores de TERCEIRA (Liaum 14 anos na Série C) NÃO será em 2016
    que o CEARÁ vai cair para a TERCEIRA divisão..com o elenco atual vamos ficar entre os 10 primeiros colocados, mas se o Robson de Castro reforçar o elenco com a contratação de 2 volantes de boa qualidade, outro centro avante , e 2 zagueiros melhores. então teremos
    um elenco maior e com capacidade de lutar pelo acesso.

  5. Formar um bom time na competição não é tão simples, mas os resultados estão aparecendo e qualquer vitória fora de casa é muito importante, o elenco é razoável e dá pro gasto já que bem melhor que muitos por aí, é a alvinegrada ter paciência tem outro jeito não, já o gol do Felipe contra o Sampaio foi um colírio e assim palmas prá ele que merece, sem neuras.

  6. Graziani,

    Vc não acha que o Ceará já tem metade do time rendendo próximo do que sabe? Everson, Richardson, A. Carlos, Baraka e Felipe, ao meu ver, estão num nível acima dos demais. Até pouco tempo ninguém tava jogando nada, agora já temos metade do time apresentando um nivel acima, por isso o resultado esta começando a aparecer. Agora, ainda temos metade do time que precisa de muita atenção, principalmente os laterais, que são bons nomes, mas ainda estão meio perdidos. Thalysson que o diga.

  7. Se observarem o primeiro e o terceiro gol do Ceará, o penalty feito pelo zagueiro do sampaio colocando a mão na bola totalmente desnecessário, pode se dizer que o Ceará achou aquele gol, e o terceiro foi goleiro do Sampaio que entregou, portanto lances fortuitos, sem jogadas trabalhadas, mas sem desmerecer o lindo gol feito pelo Serginho, que de repente é o melhor jogador do time da avenida joão pessoa, cuidado para algum time da serie A, não se interessar por ele

  8. Se o Wescley conseguir resolver o problema com a justiça e assinar contrato, talvez consiga se consolidar no meio de campo ao lado do Felipe. Não sei se o FG concorda, mas até agora o Sérgio Soares não conseguiu o jogador ideal para ocupar tal posição. A saída do Cametá até fechou um pouco o buraco da lateral direita, mas os espaços ainda continuam aparecendo muito. Sem falar os erros individuais, que precisam ser corrigidos o mais rápido possível. Porém, sou otimista: acho que o time tem condições de corrigir algumas falhas e conseguir o acesso.

  9. Discordo da frase inicial ” Depois de um começo ruim”. Considerando o numero de partidas analisadas ( 6 ), o inicio seria a duas primeiras, o meio seria a terceira e quarta e o fim seria a quinta e sexta partida. Portanto, no inicio o Vozão conquistou 4 pontos em 6 disputados, sendo 3 fora de casa, 66,67% de aproveitamento. Se tivesse mantido essa performance do inicio estaria com 12 pontos. E mais, com um aproveitamento de 66,67 que teve no inicio chegaria ao fim da temporada com 76 pontos, pontuação de campeão.

    Início ruim porque jogou muito mal nos dois primeiros jogos. Fora que início também pode ser a primeira partida, apenas, quando empatou em casa. É fácil demais escolher qualquer coisa pra criticar,até mesmo achar que os seis jogos são início, pensando nas 38 rodadas…
    FG

  10. Ganhou quem melhor CONSEGUIU se ORGANIZAR dentro do jogo.
    PENSE EM DOIS TIME DESORGANIZADOS !

    Os 3 X 2 foi pra quem foi mais favorecido pelos erros dentro da partida.
    AQUELA MÃOZADA DO ZAGUEIRO(duas mãos) QUE AINDA FICOU ESTATELADO NO CHÃO FOI, NO MÍNIMO ENGRAÇADO. E A DO GOLEIRO… INACEITÁVEL

    Dois times que só sabem jogar do meio pra frente e procurando sempre a mesma jogada.
    SAMPAIO, QUANDO ENTROU PIMENTINHA FICOU MUITO FÁCIL PRA FAZER A MARCAÇÃO.
    Eles LÁ, É PARTIR PRA CIMA E SEJA O QUE DEUS QUISER(é só esperar e “contratacar”).

    VENCERIA a partida, quem mais entregasse.
    SAMPAIO É UM “ENTREGÃO” DE MÃO CHEIA.

    Destaque ?
    ZAGUEIRO JOGADOR DE VÔLEI E GOLEIRO MÃO DE ALFACE.

    Time por time ?
    JUNTO OS DOIS E NÃO QUERO TROCO.

    Falta muito pros dois chegarem num ponto, onde quem tá de fora consiga descobrir até onde pode se confiar.

    Sequência de jogos contra times ruins na classificação geral foi pura coincidência.
    SAMPAIO tá na FONA por consequência dos jogos que fez até aqui.

    Se considerarem isso, Vasco, provavelmente, vai ficar na cabeça da tabela até o fim da competição.
    Só que Vasco vai ser os dois últimos jogos Deles LÁ(primeira e segunda fase).

    Se não se acertarem em definitivo até lá…

    A COISA PODE FICAR PRETA !

    1. Poxa Ximenes !!!

      Eu nem tinha lido o seu comentario antes e vc citou dois q eu agradeci no meu comentario, vao pensar q eu tinha lido o seu comentario, assim vc me quebra !!!

      SA pra vc !!!

  11. SÓ PRA REGISTRAR…

    FINALMENTE !
    Finalmente lí um comentário que fala DIRETAMENTE do TIME e do JOGO.

    Foi bom ler algo produtivo e ao mesmo tempo, tava bom demais pra ser verdade, pois, por uma questão de habito, não poderia faltar o:” (Liaum 14 anos na Série C)”

    Se não… NÃO SERIA ELE.

    De qualquer forma já é uma EVOLUÇÃO.

    PARABÉNS !

  12. Nao foi uma critica, foi apenas uma observação. Alias ouvi esse comentário (depois de começo ruim….) de outras pessoas e, também, achei mau colocado. Desculpe mas, discordo de que o VOZAO jogou mau na estreia. O que ocorreu (e foi o que motivou o empate) foram as substituições infelizes, ou melhor, desastrosas do Técnico. Mexeu na zaga que vinha segurando o resultado com baixo risco e fez entrar, estreando, um zagueiro que pouco ou nada tinha treinado. Trocou ainda um volante por um meia. Nao moro em Fortaleza e estava ouvindo a transmissão pela O Povo CBN e, quando anunciaram as substituições, previ logo o pior. Substituir zagueiro com o time ganhando sem tomar gol? Nao entendi a substituição assim como não entendi a segunda. Essa e a minha opinião, não e critica.
    Quando ai morava, acompanhava seu trabalho de perto e observava o conteúdo mais ético que voce passava em seus comentários. Continue assim.

  13. Gostaria de agradecer a nossa parceira, q nos garantiu a 3a. vitoria nessa serie B, a Sorte, alem de agradecer tb a ruindade da zaga do Sampaio q até jogador de volei tem, alem de um goleiro mao de alfafa.

    Dá-lhe Vozao !!! O q importa é a vitoria sempre, nao importa a forma !!!

    1. Ia me esquecendo de agradecer a São Everson q nos salvou de tomar 2×0, se tivesse tomado, provavelmente, nao teriamos nem empatado o jogo.

    2. Em tempo, esse time do Sampaio para ficar RUIM, ainda tem q melhorar muito, por enquanto, está de PESSIMO pra baixo. Nao é a toa, q o Vasco, o melhor time do campeonato, q está vencendo todos os jogos com placar apertado, ganhou com facilidade desse mesmo Sampaio lá no Maranhao. Com um zaga dessas, e um ataque longe de ser bom, vai ser dificil se manter na Bzona.

  14. SOFREDOUROVOZAO,

    Tá falando comigo ?

    “Poxa Ximenes !!! Eu nem tinha lido o seu comentario antes e vc citou dois q eu agradeci no meu comentario, vao pensar q eu tinha lido o seu comentario, assim vc me quebra !!!
    SA pra vc !!!”

    ENTENDI NADA !
    Onde é que tú aparece antes de mim aqui que não vi ?
    Mas se podem pensar isso de você, podem pensar de mim também NÉ NÃO ?!

    Valeu.

    1. Sim, estou falando de vc, o meu comentario foi postado DEPOIS do seu.

      Mas eu citei o jogador de volei e o goleiro mao de alface [q eu chamei mao de alfafa].

      Só q eu ainda nao tinha lido o seu comentario, depois q li, entao percebi q fizemos comentarios citando esses 2 responsaveis pela grande vitoria do Vozao !!!

  15. O q importa para a maior torcida do NO/NE hj é apenas arrebentar com o Londrina q nao passa de um time pequeno sem torcida e sem futebol de qualidade e q, mesmo a nossa zaga nao ajudando, temos q aproveitar o nosso ataque e golear !!!

    Aposta: Vozao 4 x 0 Londrina, nada mais do q a obrigacao do Vozao, temos q aproveitar essa tabela favoravel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *