Sérgio Soares, o antônimo de Lisca

Desde terça-feira desta semana, quando voltou oficialmente ao Ceará, Sérgio Soares tem mostrado que o trabalho no clube começou efetivamente do zero no que diz respeito ao campo. Sem nove jogadores dispensados depois do estadual e da Copa do Nordeste, o técnico já tenta montar um esquema que considera perto do ideal.

Para jogar com um losango no meio-campo, como ele gosta, o elenco não está pronto. O próprio técnico alertou sobre isso em coletiva realizada na quarta-feira. Existe necessidade’enorme, portanto, de reforços, mas em todos os setores, não apenas no ofensivo. A Série B exige isso, que ninguém se engane.

Ainda assim Sérgio Soares rechaça lotar o time de volantes. Já colocou, nos coletivos inciais pensando na Copa do Brasil, Felipe e Serginho no meio-campo, com Richardson como primeiro volante, além de três atacantes. É justamente o oposto do que Lisca fez, situação que ajudou a colaborar para arrebentar taticamente a equipe nestes primeiros meses do ano.

Evidente que um time mais ofensivo terá mais trabalho para controlar ataques e contra-ataques adversários. Sandro e Antonio Carlos são zagueiros bons ofensivamente, mas vão precisar falhar bem menos do que geralmente fazem.  Charles é o mais veloz, mas parece ter perdido espaço neste momento. Os laterais que o Ceará tem hoje são Cametá e Sanchez. Ambos têm problemas defensivos evidentes e só um bom esquema tático e participativo de toda a equipe poderá compensar.

 

Fernando Graziani

Sobre Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Já cobriu duas Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

40 thoughts on “Sérgio Soares, o antônimo de Lisca

  1. A verdade é que a torcida ,após este começo de ano tenebroso,nunca esteve com tanto temor de uma competição quanto dessa série B que vai iniciar… E não é pra menos…Incomoda essa estagnação ,lentidão,e anestesiamento do presidente alvinegro…Assim como os discursos da ex presidente Dilma,os seus discursos também me deixam com urticária…
    O Sérgio pode ser de grande valia,mas não será o salvador da pátria caso continuemos com essa mesma leniência e insistência naquilo que já ficou claro que não dará certo…Não importa o esquema utilizado.Se o Ceará utilizar os mesmos jogadores do estadual e do nordestão na série B,o resultado vai ser estéril e frustrante.E pelo visto ainda teremos que engolir alguns nomes ao longo dessa temporada…

    Graziane,uma sugestão pro blog: queria saber sua opinião sobre a parceria do esporte interativo sobre a exclusividade dos direitos de transmissão de tv fechada…
    Qual o valor disso?De que forma esse acordo pode impulsionar o desenvolvimento dos clubes locais,tendo em vista que se baseia numa hipotética participação na série A dos times em 2019? Seria um acordo arriscado? Você acha que trará benefícios reais? Os clubes do NE receberão cotas iguais?

    Saudações alvinegras…

      1. Não sei, o pretenso adivinho do blog é outro participante.

        Mas sei que o Leão está nas semifinais do estadual e tem grande possibilidade de disputar o Nordestão 2017.

        É muito mais do que se pode dizer do seu “timaço”.

        Saudações Tricolores.

        1. Lembrando que a tua carniça já ficou de fora do Nordestão (2014) e por duas vezes nos anos mais recentes nem sequer chegou à final do Cearense. E nem por isso o time se acabou.

          Tudo no futebol é fase.

        2. Não sabe? KKKKKKKKKKKKKKK ! Que derrotismo…Que conformismo com a mediocridade…

          Pois eu e o planeta terra já sabemos que em Outubro tem lágrimas,ranger de dentes e muitas,muitas cadeiras voando e abadás de circo pegando fogo,junto com os palhaços dos mosaicos …Claro,tudo com base nos longos,sofridos e humilhantes últimos 7 anos,néh advinhação,não…
          Kkkkk kkkkk

  2. Graziani, você acha que com o grande trabalho do Sérgio Soares, o Ceará pode ser campeão da Copa do Nordeste de 2017, assim como ser campeão Cearense de 2016?

    Acho que tem chance.

      1. Você está equivocado jovem kanalense, o Fortaleza tem no mínimo 50% de chance de subir e outros 50% de chance de não subir, já o kanal tem 0% de chance de ser campeão Cesarense em 2016, pq foi eliminado pelo Maranguape e cia, e 0% de chance de ser Campeão da copa do Nordeste 2017, pois para tal nem conseguiu se classificar.

    1. À esta altura, só se for no PlayStation.

      Ao que tudo indica, a mendicância por uma vaga na Copa do Nordeste de 2017 não prosperará.

      Ah Kanal…

      Saudações Tricolores.

      1. Robson, o presidente do teu time foi CHORAR na CBF e pedir piedade,
        implorando DUAS vagas para a chave dos times nordestinos..se declarando incapaz
        de conseguir o acesso para a série B, se tiver que enfrentar no mata-mata, equipes
        da outra chave do Sul e Sudeste.

        ah Terceiraleza.. toma vergonha..já são 14 participações na Terceira Divisão..

        1. Carlos Lima, já que você gosta tanto dos videos no YouTube, sugiro que dê uma olhada no que o comentarista do canal Fox falou sobre essa tentativa vergonhosa de virar a mesa do seu time.

          Depois a gente fala em vergonha.

          Saudações Tricolores.

          1. Robson, sou totalmente contrário ao que o Robson está propondo, e se
            for aceita essa proposta, que ela só tenha validade em 2018. não concordo
            com virada de mesa ..tem que conseguir a vaga por méritos próprios.

  3. o Futebol moderno nos mostra que não tem mais lugar para o volante limitado
    aquele que só fica com a função de marcar e desarmar que só toca a bola para os
    lados. o Sérgio Soares tem esse mesmo pensamento, ele gosta de colocar no meio
    campo jogadores criativos e que o seu volante não se limite apenas a desarmar.

    o Lisca insistia nesse erro, de povoar o meio campo com volantes marcadores,
    mas com pouca qualidade técnica, o que dificultava a armação de jogadas ofensivas.
    acredito que com a contratação de laterais (esquerdo e direito ) meias de qualidade
    mais um atacante e dois zagueiros, o Ceará fará uma boa campanha na Série B, com
    chances de acesso.

  4. Aqui na Caponga em Cascavel só dá LEÃO. É no litoral ou no interior, o LEÃO de Aço manda. É tão bom chegar numa cidade que você sabe que a maioria é da turma do bem, é Tricolor do Pici, como também Sobral, Aquiraz, Iguatu, Quixadá, Crato, Tauá, Crateús, Aracati, Maranguape, etc; todas cidades que eu conheço durante o trabalho.
    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

    Responder

  5. Ha males que vem para o bem, de repente, se fosse campeao cearense ou Copa do Nordeste, novamente, iriam camuflar os erros cometidos no ano passado.
    Com esse problema da nao classificação do estadual e copa nordeste, é provável que os erros sejam reduzidos e algo de bom possa acontecer no final do ano.
    Para os desavisados e os que estavam desaparecidos, pois acham que ganharam tudo e nao vimos nada ainda, o tempo dirá…

  6. Gago, informa isso para o IBOPE/ DATAFOLHA.. etc.. eles não estão sabendo dessa tua informação.. das ultimas 10 pesquisas feitas aqui no nosso estado e na capital.
    o Ceará foi apontado em pelo menos nove, como a maior torcida da capital, e a segunda
    maior do interior..o primeiro do interior é de torcedores do Flamengo.

  7. torcedor de time que vai jogar em 2016 ,pela décima quarta vez na Terceira Divisão,
    (1987,1990,1995,1996,1997,1998,1999,2010,2011,2012,2013,2014,2015,2016)

    ficando CALADO faz a melhor opção: o torcedor do Ceará não tem esse passado e esse
    presente vergonhoso.. se quer jogamos UMA vez na Terceira divisão, o que dirá 14 ???

  8. o unico time Cearense que em competições regionais ( Copa do Nordeste ) e em competições nacionais ( Copa do Brasil ) elimina no mata-mata os considerados ” grandes” times do Brasil
    ( Flamengo, Internacional, Atletico Mineiro, Fluminense Palmeiras..Bahia, Vitoria, etc..)
    se chama CEARÁ Sporting Clube.

    o nosso adversário aqui no Estado, o Liaum (terceirão) não elimina no mata-mata, nem o MACAÉ, nem o OESTE, nem o Brasil de Pelotas.. o que dirá eliminar um Flamengo ???

    sabem quando é que vocês vão ser maiores do que o CEARÁ ???
    quando o mar secar..

  9. So espero que contratem jogadores de nivel para a serie b, somente o Serginho soares nao vai fazer milagres! Espero a dispensa de alguns jogadores que quase rebaixaram o ceara no ano passado e a contratacao de jogadores para o time titular, sem apostas e amadorismo! Ai sim confio e citada!

  10. O importante não o que esse cara, que já foi dispensado uma vez por não prestar, vai fazer usando losango, trapézio ou triângulo, o que importa verdadeiramente é que o FORTALEZA vai ser BI CAMPEÃO e atingirá a marca de 41 títulos contra 38 do Searazim !!!
    O verdadeiro CLUBE DOS CAMPEONATOS !!!

    SAUDAÇÕES TRICOLORES !!!

  11. Ceará tem que acabar com este negócio de contratação de série C, e principalmente do terceiro time do estado, mandar embora assisinho, cameta, Douglas, Charles, e outros. ….

  12. Lisca fez o que foi possível com o grupo que tinha. A saída dele e as mudanças na escalação promovidas pelo presidente do clube apenas pioraram a consistência tática e deu no que deu. Vejo claramente a imprensa querendo tapar o sol com a peneira, sempre querendo por no técnico Lisca a culpa por tudo de ruim que ocorreu esse ano no Ceará. O Lisca fez um trabalho excelente no final do ano passado e fazia um trabalho médio esse ano. Se existiu injustiça no futebol uma foi a saída do Lisca antes de finalização das duas competições que ele participava. E até hoje o presidente do Ceará usa o nome do Lisca para justificar sua própria incompetência.

  13. Eu me recordo de um jogo pela copa BR, contra o botafogo carioca, quem era o treinador SS, e o que aconteceu? resultado o ceará em menos de 3 minutos levou uma virada, então é preciso saber jogar com esse esquema de um volante, sobretudo quando esse volante é avançado se projeta ao ataque, já vimos isso no cearense.

  14. FG,e internautas bom dia!
    Realmente o SS,é um bom treinador monta seus times do modo que todos adeptos gostam a jogar no ataque. Mas muito bem asseverou um internauta há que se qualificar e bem o elenco uma vez que o campeonato é longo e ainda assim existe o risco de morrer na praia , como aconteceu na sua última passagem no kanal.
    Só mais um comentário, este para o carlosliaumlima ou charles lemon,quanto ressentimento em meu jovem?
    Este trauma deve ser bem antigo, Freud deve explicar, independente de ranking o Fortaleza sempre vai ser muito maior que o cscKanal!
    Explica aí , ainda está doendo esta desclassificação do minxuruca campeonato cearence?
    ST

    1. Damasceno, eu trocaria 10 campeonatos Cearenses do teu time por um ACESSO do CEARÁ para a Série A. eu troco 10 campeonatos Cearenses do teu time, por um titulo de Campeão INVICTO da Copa do NORDESTE..

      os gols do campeonato Cearense não passam nos principais canais esportivos nacionais
      eles nem se importam em saber quem foi ou quem será o campeão Cearense:
      quando o CEARÁ foi campeão da Copa do Nordeste: eu vi os gols na Bandeirantes, na Record, na Globo, na Sport TV, no Bem amigos ( Galvão Bueno ) etc..

      o CEARÁ recebeu mais de 1 milhão e meio de premiação pelo titulo da Copa do Nordeste, e ainda uma vaga na Copa Sulamericana..que não foi permitida a sua participação por causa da Copa do Brasil.

      a premiação do Cearense é um carro popular.. preciso dizer algo mais ?????

    2. Ô vocês bestas! Parecem um bando de idiotas! Este Fortaleza é uma fuleragem. Não consegue nem sair da série C e fica criticando o mais querido”. Esperem pelo menos o treinador extreiar, para depois criticar….

  15. Olá Graziani, com a descrença do povo cearense nos seus maiores times, você acha que o futuro do esporte cearense pode estar nas lanhouse’s do Bom Jardim onde existem grandes jogadores de LOL e Counter Strike?

    S.A.

    Não tenho dúvida. Inclusive em ano olímpico acho que apostar em LOL é sucesso total.
    FG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *