Campeonato Cearense: uma justa final se aproxima

Os resultados das partidas de ida das semifinais do Campeonato Cearense deixaram Fortaleza e Uniclinic muito próximos da final da competição. Será muito surpreendente se Guarany e Guarani conseguirem reverter a desvantagem de 3 a 1 e 2 a 0 respectivamente. Ambos, com piores campanhas, precisam vencer fora de casa por três gols de diferença, algo improvável demais, quase na casa do impossível. Só não dá para cravar porque é futebol.

Caso Fortaleza e Uniclinic façam efetivamente as finais será um encontro bastante justo. Comandado por Maurílio em campo e Jurandir Junior na retaguarda, a Águia da Precabura construiu um elenco do zero. O conhecimento de ambos do futebol nordestino foi fundamental para a formação de um time que não tinha nenhum jogador contratado. Em meados de outubro as conversas começaram e no dia 1 de dezembro todos os atletas se apresentaram.  O grupo ganhou ótima condição física e trabalhou muito. Desde o começo da competição ficou nítido que algo diferente tinha ali, ainda que a folha de pagamento seja de apenas 80 mil reais.

O Fortaleza mudou de rumo no meio do estadual. A troca de Flávio Araújo por Marquinhos Santos se mostrou muito acertada (vale lembrar que este blogueiro foi contra a saída de Flávio por achar que era preciso dar mais tempo ao treinador). A nova comissão trocou o jeito tático da equipe atuar, trouxe mais conhecimento e estudo, recuperou jogadores e foi muito bem nos confrontos grandes do Campeonato Cearense e na Copa do Nordeste. Com uma equipe que trata bem a bola e dono da maior receita entre os quatro semifinalistas, carrega a responsabilidade e obrigação de ser campeã.

Fernando Graziani

Sobre Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Já cobriu duas Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

89 thoughts on “Campeonato Cearense: uma justa final se aproxima

    1. Sergio Filho, a CBF não concorda com Você, ela coloca o CEARÁ (21) no seu Ranking
      e Liaum (44 ) no Ranking,. o Ranking da CBF é baseado nas competições NACIONAIS
      e Internacionais ( Copa do Brasil, Série A, Série B , Libertadores, Sulamericana ) etc..

      Sergio Filho, faça uma pesquisa e veja qual dos dois times Ceará ou Liaum, que fizeram
      melhores campanhas nas competições citadas..depois que você fizer essa pesquisa, vai
      entender porque o seu time é atualmente o 44 no Ranking da CBF e o CEARÁ é o 21.

  1. Lá(Brasília) EU não sei ainda se vai ter ou não, mas aqui… além de NÃO TER GOLPE, não vai ter IMPEACHMENT contra o LEÃO DE AÇO.

    Difícil imaginar um IMPEDIMENTO(impeachment), que atrapalhe a nossa caminhada ao BI.
    Foi mais um jogo fácil de se prever, uma vez que desse mesmo Guarani ganhamos quatro vezes só este ano(cinco agora).

    Quem quiser ficar falando: TEM NADA GANHO; ESPERAR; FUTEBOL TEM DESSAS COISA e blá blá blá, que fale.
    Deixo isso pros presidentes, treinadores, jogadores e pra quando dos microfones da vida.

    SOU torcedor do LEÃO DE AÇO, e como TORCEDOR me atrevo a dizer aqui e agora: 2016 TÁ NO PAPO. IMAGINAR que Guarani(s) e/ou Uniclinic irão atrapalhar o BI, é querer fazer média.
    Como TORCEDOR digo mais: quem poderia atrapalhar, ficou de fora por INCOMPETÊNCIA deixando uma PROCURAÇÃO pra dois times que brigam demais, MAS…
    Chegou no VESTIÁRIO, a ordem já deve ser: MASSACRAR com os adversários. Fazer valer a superioridade individual nessa reta final.

    Esse primeiro jogo contra Guarani, poderia ter sido com um placar mais esticado, mas foi o suficiente pra aumentar a vantagem pro próximo jogo, que já vai valer Nordestão e Copa do Brasil 2017.

    Perder aqui dentro da Arena por 3 gols de diferença pra esse Guarani ai… SÓ SE FOR UM DAQUELES FATOS INEXPLICÁVEIS DO FUTEBOL, ou um GOLPE já com IMPEACHMENT “incangado”.

    Nem o FUTEBOL se ATREVERIA a aprontar uma dessas.

    Golpe, Impeachment nesse campeonato Cearense 2016…

    Posto R$ 1 real com quem quiser como não vai ter.

  2. Sobre o TIME em sí…

    Não entendi aquela do MARQUINHOS tá o tempo todo fazendo FELIPE que é volante ser lateral, tendo um MOACIR que é lateral de volante/meia, e no final terminou com PIO por lá.
    Já tinha me manifestado aqui sobre o nosso lado direito, que deveria ser feito por lá, igual é feito pelo lado esquerdo: SIMÕES, EVERTON, JEAN.

    MAS ontem foi uma confusão, um vai e volta da gota, e deveria já ter fixado MOACIR de lateral e não volante/meia; FELIPE de volante volante com PIO que é volante fazendo a recomposição com ele(Felipe), deixando Moacir correr mais pelos lados. Como é feito do outro lado.
    Primeira vez que FELIPE saiu da lateral e caiu pra sua, ENCONTROU o EVERTON dentro da área e “PUFO”.

    Também me manifestei dizendo que esse lado direito deve ser formado com MOACIR(outro lateral), GUTO e CORREA(quando estiverem em condição de jogo claro).
    No entanto, não vamos poder contar sempre com esse trio e devemos ter na ponta da agulha outros jogadores em condição de fazer a mesma coisa: FELIPE, PIO, DUDU, ou o lateral + dois dos três(Felipe, Dudu na minha preferência).
    Lembrando que pro lado esquerdo ainda temos JULIANO pra fazer a mesma coisa.

    Já foi um aceno que MARQUINHOS pretende fortalecer aquele lado também, implantando um sistema de jogo tal qual é do lado esquerdo(três homens fechando aquele lado).
    Tá cada vez mais perto de APARECER O PONTO DO SAL.

    Definindo de vez a LINHA DE ZAGA inteira, e fixando um sistema de futebol do lado direito como é feito do lado esquerdo… PIMBA !

    Czona que nos aguarde.

    SOU MAS LEÃO DE AÇO lá também.

  3. A final da Copa do Nordeste vai se Santinha x Campinense, ambos os times piores que o Leão de Aço,que deixou de ganhar lá dentro do Bahia por falta de pontaria e pela generosidade do Ricardo Berna.
    O nosso Campeonato cearense de 2016, sinceramente, está iminente.
    Precisamos mesmo, a partir de agora, é melhorar nossa defesa e nosso ataque para a Copa de Brasil e para a Série C.
    Pela camisa, pela folha e pela estrutura, temos a obrigação de sermos Campeões da Série C de 2016.
    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

  4. Tenho é medo desses comentários do Xima’s, o cabra é meio pé frio.
    Mas concordo que temos um time melhor e é aí que mora o perigo porque o nome desse esporte é futebol…

    E tem isso de pé frio?
    FG

  5. Não vou me ater a criticar sistema tático, posicionamento em campo ou até quem deve jogar ou não, para isto existem profissionais ganhando bem e que estão no dia a dia com os jogadores, coisa que nenhum de nós está fazendo. Desejo apenas alertar mais uma vez para o já ganhou e lembrar que os guaranis realmente não são páreo, mas o Uniclinic pode pregar surpresa, então é humildade e muita dedicação de todos os departamentos do clube. E nós torcedores temos que contrariar a midia que acha que a ausência do nosso coirmão Ceará nas finais trará um prejuízo financeiro para o Fortaleza, e devemos mostrar mais uma vez que somos a maior do estado e que já colocamos mais de 50 mil torcedores no Castelão sema presença do VÔVÔ. TODOS AO CASTELÃO. O clube precisa de dinheiro para reforçar o plantel para o Brasileiro.

    1. Mais ai você excluir os 7 títulos na Maracutaia do seu time, e vocês ficam com 5 títulos a menos que o Fortaleza, mesmo assim, ainda vamos passar de vocês novamente nos próximos anos. Dai devem inventar mais um penta fantasma de 1890.

  6. O LEÃO ESTÁ NA FINAL,SÓ UM ACIDENTE MUITO GRANDE PARA ISSO NÃO ACONTECER,AGORA PELO AMOR DE DEUS Ô DOIS JOGADORES RUINS ESSE WILLIAM SIMÕES E EDIMAR( PIOR DE TODOS)
    UMA BOLA CHUTADA DEVAGAR SEM ÂNGULO PELO JOGADOR DO GUARANY QUE DAVA PRÁ ELE TER ATÉ SAÍDO JOGANDO, O CARA SE ATRAPALHA TODO E DEIXA A BOLA PASSAR.AQUELE GOL ANIMOU O GUARANY QUE PODERIA TER CHEGADO AO EMPATE.
    NÃO É PORQUE VENCEU QUE EU VOU DEIXAR DE FALAR,PODE ATÉ CALAR A MINHA BOCA FUTURAMENTE,MAS Ô JOGADOR RUIM.
    ESSE MOACIR É OUTRA LESMA.
    LEÃO RUMO AO BI.

  7. Fortaleza homenageia Robinson de Castro com faixa de campeão e placa no Picí.
    Seria muita ingratidão se não reconhecessem a importância do Robinson presenteando o for D com o Bi campeonato estadual 2016.

    Robinson não só deu o título de graça para o for D como será homenageado pela diretoria colorida no dia da entrega das faixas do estadual 2016.

    Especula-se que até placa no Picí Robinson de Castro terá ao lado da placa do Renan Vieira. É o Renan presidente do tetra e o Robinson de Castro presidente do Bi.

    Saudações MAIS QUERIDAS.

  8. GRAZIANE ,LEIO POR AÍ EU OUTROS SITES TORCEDORES DO CIARÁ DIZENDO QUE ESSE MANJADINHO NÃO TEM GRAÇA NENHUMA,LÓGIICAMMENTE PORQUE ELES NÃO ESTÃO DISPUTANDO E DANDO A ENTENDER Q

  9. Muito bem lembrado, intrépido jornalista.

    Apesar do evidente favoritismo tricolor e da obrigação de vencer esse Estadual, o fato é que em se tratando do futebol, as surpresas nunca podem ser taxativamente descartadas.

    Ontem mesmo, vimos o gigante São Paulo FC ser massacrado impiedosamente pelo modesto e desconhecido “Audax” e ser alijado da disputa do Campeonato Paulista. Não só isso, o atual líder da milionária Premier League inglesa é ninguém mais, ninguém menos que o surpreendente Leicester, que está a poucos passos de protagonizar uma das maiores histórias de superação do futebol europeu, um feito digno de um dos 12 trabalhos de Hércules.

    Dito isto, a vantagem do tricolor é enorme, mas precisa ser confirmada. Como disse recentemente o ótimo Cláudio Ranieri: “no futebol, só se pode dizer que algo está garantido quando está no seu bolso”.

    Seja como for, é bom ver o Uniclinic em ascensão, desde a recente queda do Icasa, o tricolor de aço anda precisando de um rival digno.

    Saudações Tricolores.

    Mas o Audax tem um time melhor do que o SP. Era favorito. Escrevi isso no twitter duas semanas atrás, fui xingado e, claro, os que xingaram sumiram depois…típico dos covardes de redes sociais, blogs…
    FG

    1. Confesso que não assisti ainda nenhum jogo do Audax até agora, quem sabe agora na semifinal contra o Corinthians.

      De fato, o time do Audax tem recebido muitos elogios da imprensa esportiva, mas isso não diminui a surpresa de ver o tradicionalíssimo São Paulo FC tombar frente ao time de Osasco.

      Aliás, destaque-se também o trabalho de Fernando Diniz como técnico do Audax, junto com Roger Carvalho do Grêmio, parecem ser dois grandes nomes da novissima geração de técnicos no Brasil.

      Saudações Tricolores.

  10. Depois da eliminacao do time Kanalense, eu disse aqui no Blog que a final seria entre Leao x Uniclinic e tiveram alguns torcedores do time do Kanal, sempre sem noção, que afirmavam que a final seria entre os dois Guaranis, como sempre, provando que torcedor do Kanal nao entende nada sobre futebol, e nesse final de semana ficou provado que a final vai ser entre Leao x Uniclinic, afinal se nao ganharam nem nas suas casas, imagine os 2 guaranis golearem o Leao e o Uniclinic aqui em Fortaleza.

  11. discordo totalmente do Graziani, de “JUSTA” essa FINAL não nada.. ela já começou
    INJUSTA quando levou um time MEDÍOCRE como o do GUARANI de SOBRAL, que fez
    22 pontos na pontuação total (com um jogo a mais do que o CEARÁ ) e enquanto isso
    o CEARÁ que fez (30 pontos ) ficou fora da semi-final.

    se o CEARÁ jogasse com o seu SUB 20 daria para encarar o GUARANI de SOBRAL.. quando
    digo INJUSTO, digo isso não pelo LADO legal da competição, pois o regulamento foi aprovado
    pelo CEARÁ.. mas digo INJUSTO porque o CEARÁ mesmo não tendo um grande time, é claramente SUPERIOR ao Guarani de Sobral e ao GUARANI DE Juazeiro..e também é superior
    ao UNICLINIC.. que concordo dos times considerados menores, é o melhor deles disparado.

    Vc discordar de mim é um elogio, acredite.
    FG

    1. Fernando Graziani, te garanto que quando eu comecei a jogar futebol (ainda jogo todos os finais de semana ), você nem era nascido ainda.
      vocês jornalistas só sabem falar de futebol, mas não conseguem se quer dar um chute em
      uma bola.. uma coisa é a TEORIA. outra coisa é a prática.

      Eu realmente estou muito preocupado com o seu talento futebolístico. No mais, seria muito bom para todo mundo que vc montasse um blog seu para destilar todo o seu conhecimento e capacidade de escrita. Esse espaço de comentários que vc tanto utiliza está pequeno demais para tanto talento. Não merecemos você aqui, tenha certeza.
      FG

      1. Graziani, aprender com quem sabe, nunca é tarde..e você ainda é novo. garanto que eu poderia lhe ensinar. futebol não é só saber na teoria, se você joga futebol e tem
        algum talento, tem muito a ensinar a quem só sabe do assunto pelos olhos e pela escrita.

        ?!?!?!?!?!?!?!?!?!!?
        FG

      2. Graziani, participo desse Blog desde 2010/2011, continuei comentando quando você saiu e entrou o seu colega Bruno Formiga. e vou continuar participando, se assim permitirem. sou leitor do Jornal Opovo desde 1980. meus pais são assinantes desse
        Jornal desde quando eu era adolescente.. ou seja você ainda era uma criança, e eu já era leitor do Jornal Opovo…

        portanto vou continuar fazendo os meus comentários..e discordando e concordando
        dos seus comentários, quando eu entender que eles sejam corretos ou incorretos

        fiz vários elogios aos seus comentários, quando entendi que você na minha opinião
        estava certo, mas nunca se quer você se importou com o que eu disse , mas quando eu disse que não concordava com o seu comentário, sobre ter sido “justa”
        a iminente final entre Fortaleza x Uniclinic.. você desmereceu a minha opinião, dizendo que “eu discordar de você era um elogio”

        como se eu não soubesse nada sobre futebol, mesmo eu praticando esse esporte, desde a década de 70, quando você talvez nem era nascido ainda.. quando acompanhei a copa de 1970, 1974, 1978,1982..etc..e você ainda era uma criança .

        Mas é claro que vc pode participar quanto você quiser, isso nunca foi colocado em pauta, tanto que todos os seus comentários são liberados pela equipe sempre.
        FG

  12. E já que estamos em clima de impeachment…

    Pelo bicampeonato do Leão…
    Pela volta do doído pé de valsa ao terreno emprestado…
    Por um programa de alfabetização para o Marcos Oliveira…
    Pelo fim da solidão do pequeno gafanhoto…
    Por pilhas novas para a bola de cristal do adivinho do blog…
    Pela gratuidade dos medicamentos do Carlos Lima…
    Por um computador para o doido três em um sair da lan house…
    Pelo apito amigo alvinegro…
    Para que não falte sal pra colocar na iguaria preferida em Carlos de Alencar Pinto…
    Pelo direito do kanal ser eliminado em três campeonatos de uma só vez…

    Eu voto, SIM !

      1. Seria tipo um fã clube de quem é presidente do fã clube do Robson ?!

        Pelo menos você está reutilizando minhas respostas passadas, é “ecologicamente correto”, embora seja pouco criativo.

        Saudações Tricolores.

  13. o GUARANI de SOBRAL jogou duas vezes contra o CEARÁ, e perdeu os dois jogos
    o GUARANI de SOBRAL jogou cinco vezes esse ano contra o Liaum e perdeu todas.
    como é que um medíocre como esse consegue chegar em uma semi-final e o Ceará não ?

    como pode ser “JUSTO” um regulamento que propicia que um time medíocre como esse
    chegue na semi-final, e o CEARÁ com um time muito superior a ele não consiga ?

    1. Carlos Lima , quando é com o teu time é injustiça né ? Cara, quantas vezes nesse campeonato o FEC fez pontuações superiores a todos e ficou de fora? Respondo: N vezes. A incompetência e a soberba tb prejudicam o trabalho. Aceita que dói menos e pare de mimimi.
      Saudações Tricolores !

  14. O titulo da reportagem diz que “um justa final…” Uma tentativa desesperada de atrair leitores para essa coluna. Taí o grande numero de postagens que está engarrafando o Blog.

    Claro. Comentário perfeito.
    Vc nem imagina como eu preciso de tentativas desesperadas para atrair leitores, ainda mais no blog…acho que vc descobriu o meu segredo…não me surpreende vindo de alguém que não discute o mérito do conteúdo e só faz ataques…é realmente um alto nível.
    FG

  15. Lamentável como caiu o nível das análises futebolísticas do blogueiro Graziani ao longo dos anos. Há 7 ou 8 anos ele tinha coragem de opinar sem querer agradar A ou B. Hoje percebo que se tornou um comentarista de resultados: ganhou é bom; empatou é mais ou menos e perdeu é ruim ou péssimo. Para isso, não precisa de análise, basta ler o placar do jogo. No nosso estado, temos torcidas de primeira; times de segunda (e terceira); diretorias de terceira; e imprensa de quarta divisão.

    Lamento pelo seu masoquismo. E se me acompanha faz tantos anos e pensa exatamente como escreveu, esse seu comentário de ataque pessoal sem cabimento (com embasamento é sempre bom porque aprendo, reflito) e repleto de delírio persecutório diz mais respeito a você do que a mim.
    FG

    1. Dá um desconto aos Kanalenses Grazianne, elas estão revoltadas com a eliminação do timeco delas, tudo isso culpa do Fortaleza que botou time reserva contra o Guarany.

      O time delas é melhor que todos, porém conseguiu fazer menos pontos que todos os times, exceto o poderoso Maranguape que fez apenas 2, e 1 foi exatamente contra o poderoso kanal.

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  16. Sobre a mudança de tecnico do fortaleza no meio do cearense, queria comentar algo, sou a favor de se dar tempo ao trabalho, mas a contratação do Flavio Araujo já foi um erro e ele não conseguio fazer o fortaleza jogar, foi um erro pq os conceitos de futebol do Flavio Araujo estão ultrapassados, ao contrario do Marquinhos Santos, que esta tirando todo o potencial do elenco do Fortaleza que não é ruim, aliás esse time hj do Fortaleza é pra se classificar pro mata-mata da serie C com tranquilidade mais uma vez.

      1. Um marujinho, um dos horríveis troféus que a FCF inventa e dois tapinhas nas costas vindos de el bigodon.

        Como diria o outro: “Ah Brasil…”

  17. Dos quatro times da semi-final, considero o Guará de Sobral o mais fraco. Uniclinic fez bom planejamento, está praticamente na final. Fortaleza não terá grandes dificuldades na final com o Uniclinic, as atenções do leão já devem recair em contratações para a série C, onde o Leão deverá fazer bonito e ascender à série B, que, esperemos, acontecerá este ano. Avante, Leão!

  18. De fato, Graziani, só um desastre daqueles que só o futebol pode proporcionar poderá tirar Fortaleza e Uniclinic da final. Não é apenas pela vantagem de 2 gols, mas pelo que o Guarany e Guarani podem fazer jogando fora de seus domínios.
    Na final, também vejo o Fortaleza favorito, mas tudo na teoria. Tem melhor time, não se duvida, mas tem que jogar bola, respeitar e fazer acontecer. Os favoritos Bahia e Sport estão aí para contar a história na CNE.
    Então, que o Fortaleza abra o olho!
    O que me deixa tranquilo até aqui foi o rendimento em Sobral. A gente sabe que o calor é muito maior do que em Fortaleza e o campo é ruim; portanto, o Fortaleza fez um jogo pensado, de controle da partida e construiu o placar de 3×1 com muita tranquilidade. Isso nos dá boas esperanças.
    Marquinhos Santos prova ser um técnico vencedor, apesar de curta carreira. Disputará seu 3º título estadual (já venceu os estaduais da Bahia e do Paraná). Foi a melhor contratação do Fortaleza em 2016.

    Edson, concordo contigo quando vc cita que não é apenas a vantagem, mas o futebol de ambos em relação aos adversários.
    FG

    1. Graziani, grato por comentar o meu comentário.
      Parabéns pelo seu trabalho, sério e independente.
      Saudações
      Edson

      Leio todos os comentários e se tivesse tempo responderia um por um.
      Mas não é o caso. Valeu.
      FG

  19. Mesmo sabendo que o jogo é futebol, acho difícil a reversão de resultado, tanto por parte do Guarasol como por parte do Guaraju. Fortaleza e Uniclinic já estão na final do Cearense. Já estão garantidos na Copa do Brasil e Copa do Nordeste 2017, que sem sombra de dúvidas é o mais importante.

    1. Se você pensar bem, já tivemos uma. Nem tão surpresa assim, em 2005,2007,2008 – não faz tanto tempo assim o Fortaleza disputou com o Icasa
      Em 2011, o Csc disputou a final com o Guaraju se não me engano
      De vez em quando acontece e às vezes é bom, pra deixar os grandes atentos.

  20. JOÃO PAULO,

    Diabéisso:
    “Tenho é medo desses comentários do Xima’s, o cabra é meio pé frio. Mas concordo que temos um time melhor e é aí que mora o perigo porque o nome desse esporte é futebol…”

    Pé frio é o Assisinho que enquanto esteve com a gente ficamos no mesmo lugar e ano passado por está LÁ, quase cai.

    Você diz: “temos um time melhor”…
    Diabo de torcedor é TÚ ?

    Pois repito aqui COMO TORCEDOR: “SOU torcedor do LEÃO DE AÇO, e como TORCEDOR me atrevo a dizer aqui e agora: 2016 TÁ NO PAPO. IMAGINAR que Guarani(s) e/ou Uniclinic irão atrapalhar o BI, é querer fazer média.”
    E…
    “Nem o FUTEBOL se ATREVERIA a aprontar uma dessas.”

    E, quer saber…

    Tá postado R$ 1 real ?!

    Abraço.

  21. Graziani, por que você fala tão mal do seu próprio time, o São Paulo?

    Nunca vi um torcedor falar tão mal do próprio time como você, parece até que está torcendo contra.

    Não falo mal, falo o que eu penso e, geralmente, acerto nesse caso tricolor. O São Paulo vive uma fase tenebrosa desde 2009. Elencos caríssimos formados e trabalhos pobres, com custo benefício absurdamente baixo, eliminações para Audax, Penapolense, Bragantino e Ponte Preta, por exemplo, além de quedas na Libertadores por total falta de maturidade e qualidade. Fora isso, dirigentes lamentáveis, vaidosos, acusações de corrupção, contratações suspeitas de jogadores, relações com empresários que prejudicam o time. Eu só faço ter senso crítico e não ser fanático a ponto de apoiar uma barbaridade dessa.
    FG

    1. Mas Graziani, o Fortaleza também vive fase tenebrosa desde 2009, ano do rebaixamento à série C.

      De lá pra cá, tiveram campeonatos cearenses onde nem pra final foi ( 2011 e 2013 ), quase foi rebaixado à série D em 2011, foi eliminado por times como Águia de Marabá, Oeste, Macaé e Brasil de Pelotas.

      Ao contrário do que você fala do São Paulo, você vive elogiando o time do Fortaleza, dizendo que é bom, toca bem a bola e coisa do gênero.

      E aí?

      Não misture as coisas, Sérgio. Eu vivo a criticar Fortaleza e Ceará, mas também elogio na medida que sei das enormes limitações financeiras dos clubes. Não posso, como jornalista, virar a cara para as dificuldades do futebol cearense, tratar como iguais clubes que são desiguais demais. Existe proporção, bom senso. Como cobrar Fortaleza e Ceará da mesma forma como o SP, por exemplo? Seria um absurdo e, sobretudo, injusto. O Fortaleza e o Ceará também têm dado vexame e isso eu sempre pontuei no meu trabalho. É lamentável a situação do time do Pici na terceira divisão, isso é óbvio, incluindo as eliminações que vc citou – e eu tb quando elas ocorreram – assim como tem sido lamentável esse começo de ano do Ceará e a Série B ano passado.
      FG

  22. Prezado Graziani, parabéns por sua análise sempre imparcial e inteligente do nosso futebol. E mais parabéns ainda por aturar com paciência uma minoria de torcedores cujos comentários são na verdade acusações pessoais, ao invés de discutirem e criticarem as ideias. Infelizmente, é a banalização da crítica nesses tempos de redes sociais.

  23. para mim os maiores conhecedores de futebol, aqueles que levo as suas opiniões em conta
    não são jornalistas formados ou não formados, que nunca tiveram intimidade com a bola,
    como por exemplo (Galvão Bueno e outros ) mas sim em pessoas que jornalistas formados
    ou não, já estiveram dentro de campo,, já passaram pelas situações que são comentadas na hora que estamos assistindo o jogo. (Tostão, Junior, Gerson, Caio, Casagrande.. etc…)

    eu não confiaria em ser tratado por um médico que só soubesse de medicina por teoria,
    sem nunca ter feito nada na prática. da mesma forma que não dou crédito a opinião de jornalistas que nunca tiveram o minimo talento para jogar futebol.

    Então seu caso é de masoquismo por entrar todo dia no blog para ler minhas opiniões que nada valem porque eu não fui jogador de futebol profissional. Difícil entender tanta contradição, tanto paradoxo. É até preocupante. Mas estamos aqui torcendo pelo seu blog. E garantimos que vamos acessar todos os dias!
    FG

    1. a minha opinião sobre o conhecimento sobre a Futebol, dos jornalistas e radialistas do nosso Estado, sempre foi essa, de que entendem muito
      pouco da matéria . eu diria que você Graziani e o Wiltom Bezerra, são os que ainda
      tem um pouco de conhecimento sobre o assunto, e em tempos passados o Paulino Rocha

      mas continuo com a mesma opinião, quem entende melhor de PEIXE é o pescador
      quem entende melhor de poesia é o poeta. quem entende melhor de DENTE é o dentista. quem entende melhor de FUTEBOL ,é quem já foi jogador de Futebol, e se
      ele foi um jogador diferenciado (Tostão, Gerson, Neto, etc..) entende mais ainda.

  24. Acho que o REI LEÃO está bem, mas não muito bem. Precisamos de reforços para se entrosarem a tempo da indigna série c. Precisamos de um goleiro, pois não sei o que está acontecendo com o Berna. Precisamos também de um lateral direito, de um zagueiro, porque a zaga é brincadeira, e de um camisa 9 para quando o Anselmo amarelar.
    SAUDAÇÕES, REI LEÃO!

  25. Concordo contigo, FG, nosso São Paulo com uma Folha altíssima, ótima estrutura, bons jogadores, mas todos contaminados pela desorganização e pelo marasmo que ultimamente vem acometendo nosso Tricolor do Morumbi. Né verdade?

  26. Em compensação meu Tricolor cearense, sim, o de Aço, está perto de ser Campeão Cearense e com tudo para subir para a Série B. Tomara!

  27. Prezado FG,nós adpetos somos mesmos loucos momentaneos,parafraseando um antigo cronista local.As colocações dos kanalences , para este post,chegam ser desconexas.
    Como está doendo esta desclassificação e olha que o campeonato cearence era dito e havido como que não valesse nada.
    È um mi,mi,mi interminável.

    ST

  28. Ó AI MACHO ! Resolveram se mexer:

    LEÃO DE AÇO:
    “Depois de anunciar zagueiro ELIVÉLTON, a diretoria promete anunciar ainda esta semana mais dois reforços: um LATERAL DIREITO e um ATACANTE estão na mira.”

    JORGE MOTA:
    ” Eu raspo meu bigode, se a gente não conseguir o acesso. Eu tenho certeza que a gente vai subir esse ano.”

    JORGE MOTA antes:
    “Torcedor quer time forte mas não vai aos jogos. Quem vai pagar esse time forte ?”.

    EU:
    Presidente, das duas uma: ou tá com medo de “PERDER O BIGODE”; ou finalmente CAIU NA REAL e vai agir como presidente de fato… CONTRATANDO.

    Presidente, “RASPO O MEU”, que é maior que o seu, quando LEÃO DE AÇO chegar a Azona.
    Vou nem esperar a permanência de 7 anos por lá(Azona) pra fazer isso(raspar).
    OBS: 7 anos é o tempo que estamos atolados nessa maldita Czona.

    AGORA VAI !

    PRESIDENTE age assim.

    SOBRE O JOGO DO FINAL DE SEMANA…

    Tô viajando hoje e deixo logo meu parecer sobre o dito cujo…

    LEÃO DE AÇO NA CABEÇA !

  29. Então, tem gente ligada ao time do terreno emprestado tentando uma vaguinha na Copa do Nordeste 2017 via tapetão é ?!

    Nenhuma surpresa. Na verdade, já é tradição no time do kanal tentar conseguir via tapetão aquilo que foi incapaz de conquistar dentro de campo.

    Saudações Tricolores.

  30. Tenho nada a ver com isso, até porque me considero lá, mas…

    CRITICAS e coisa e tal sobre assunto SIMILAR(virada de mesa) já ouvi por aqui.

    OU TÔ ENGANADO ?!

    “De fora da Copa do Nordeste 2017 pelos critérios técnicos, POR TER SIDO ELIMINADO do Campeonato Cearense, Eles LÁ(Ceará) trabalham com outras frentes para tentar conquistar uma vaga no torneio regional.”

    Ideia é de ex-presidente, que também é diretor executivo da Liga do Nordeste, entidade organizadora do Nordestão.
    ALEGA: “Se eles quiserem a Copa do Nordeste com público, eles têm de repensar os critérios”.

    PÚBLICO ?
    E a VIDA futura dos CLUBES que detonaram quem ficou de fora ?

    Uniclinic, Guaraju… Ó A RASTEIRA !

    FIQUEM ESPERTOS.

    Como EU disse, tenho nada a ver com isso. MAS TÔ DE OLHO.

    1. Não só isso meu caro.

      Há de se perguntar por que essa “preocupação com o público” não apareceu quando Naútico Capibaribe, Fortaleza EC e Vitória da Bahia ficaram de fora da mesma Copa do Nordeste em edições anteriores e na atual edição ?

      Se a tentativa de virar a mesa em sí é imoral, a desculpa para tal é ainda mais desarrazoada.

      Saudações Tricolores.

      1. Se a preocupação for com “o público”,então Fortaleza, Bahia,Sport,Santa Cruz,Náutico e Vitória também devem ter vagas permanentes na Copa do Nordeste.Engraçado que quando os clubes dos outros estados ficam de fora,eles não tentam burlar o regulamento,diferente do time do kanal.

  31. Fernando Graziani,

    O que exatamente é delírio persecutório que você tanto fala ???

    Paranóia, muito ressentimento, raiva e ideia fixa…um perigo
    FG

  32. Márcio Santos, delírio persecutório se caracteriza por uma crença do sujeito estar sendo vítima de perseguição, conspiração. Acredita e possui explicações que há alguém conspirando para o seu mal. Para sustentar o delírio, o sujeito pode transformar pequenos acontecimentos Foco do Delírio,de maneira exagerada. Os sujeitos com delírios persecutórios podem ter muito ressentimento e raiva contra aqueles que, para eles, os prejudicam. Leia em http://www.ufrgs.br/psicopatologia/wiki/index.php/persecutorios

    1. ELÍSIO, lendo seu post, acho que a DILMA tem delírio persecutório… kkkkkkk
      CARLOS LIMA, partindo de suas premissas básicas (só entende de poesia quem é poeta, só entende de futebol quem já foi jogador etc), então só deveria escrever em um blog de um jornal quem sabe escrever corretamente, exprimindo ideias concatenadas, com pontuação correta, dentre outras regras (básicas) gramaticais e ortográficas.
      Por isso, acho paradoxal seu comentário e equivocadas as suas premissas.
      Na boa, o exercício do jornalismo esportivo não exige experiência profissional como jogador de futebol. Exige bom senso, análise crítica, responsabilidade, compromisso com a verdade e com o leitor, inteligência, dentre outros requisitos essenciais.
      O Neto (ex-jogador do Corínthians), o Müller (ex-São Paulo), o Cafu (ex-Seleção Brasileira, Capitão do Penta) são péssimos comentaristas de futebol e sequer dominam a língua portuguesa.
      Tudo é muito relativo.
      Todos têm o direito de discordar e de concordar, expor suas ideias, opiniões e pensamentos, sendo proibido apenas o anonimato (o anonimato não é o seu caso). Entretanto, a força do argumento não está na força da agressão, mas da educação e da coerência do que se diz.
      Infelizmente, pessoas vêm aqui agredir e desmerecer outros (seja o colunista, seja outros participantes, seja outros clubes de futebol).
      Mas cada um só oferece o que tem, não é?
      Não estou aqui pra te julgar. Minha crítica é construtiva, se te ajudar para uma reflexão, ótimo. Se não ajudar, tudo bem da mesma forma.
      Fica com Deus.
      Sou mais Leão de Aço!!!!!

  33. Alô galera da torcida do maior vencedor (em campo, sem marmota) dos Estaduais, nosso querido LEÃO DE AÇO!!!!

    VAMOS RENOVAR O SÓCIO TORCEDOR!!! HOJE RENOVEI O MEU!!!!
    Nosso clube precisa do programa de sócios para cobrir os gastos e formar uma boa equipe.
    Resido em Brasília/DF, não tenho como ir a nenhum jogo do Leão, mas não pago minha cota em troca de ingresso; faço isso por amor ao meu clube do coração!
    Quero ver meu clube bem financeiramente, quero um clube vencedor. Não quero ingressos, quero vitórias e boas campanhas! Quero títulos!!!!

    Vamos partir para os 15 mil sócios, vamos fazer um LEÃO mais forte!!!!

    ST

  34. Esse futebol cearense divino e maravilhoso é mais fraco do que caldo de piaba, é mais fácil um camelo entrar pelo fundo de uma agulha do que um time cearense levar vantagem com times de sudeste sul, vejam o ceará a principio se interessou pelo Luciano Castan, bastou um ou dois concorrentes, para dizer que é dificil, e agora quer Ferron e Thiago alves que são reservas na ponte se aparecer concorrentes logo desiste, o fortaleza se interessou por Anderson Aquino, bastou a concorrência com o botafogo/SP para que o fortaleza caisse fora e deixa-lo livre para o clube botafoguense.

  35. Aula de historia e Português, é assim mesmo, existem advogados falando em pedaladas eu imaginava que pedaladas fosse algo relacionado a bicicleta mas não é, e mais no meu tempo eu conhecia isso como credito suplementar recebível, existem uma linguagem que só os advogados, entendem outra que só os médicos entendem outra que só os filósofos sabem mas hoje virou rotina a linguagem popular ser entendida como linguagem científica.

  36. Graziani.
    É indiscutível a superioridade do Fortaleza neste campeonato, entretanto acredito que teremos bons jogos na final. Penso que esta fórmula deveria ser repensada. Um campeonato com 12 clubes, onde os representantes do estado no Nordestão ficassem fora da 1ª fase. Com o Nordestão, os estaduais da região passaram por uma valorização (ainda pouco sentida). Temos clubes tradicionais na região, alguns finalistas de série A: FORTALEZA, Náutico, Bahia, Sport, Vitória; finalistas de torneios sul americanos: CSA, além de pelo menos mais 24 clubes com potencial para criar uma liga forte no Nordeste. A valorização dos estaduais e do Nordestão é essencial para a sobrevivência digna dos clubes nordestinos. Abraços.

  37. E esse time das Vovozetes nao tem vergonha na cara nao, já nao basta os 5 titulos ganhos no tapetao, fora varios outros, ganhos desta forma.

    Agora, estao querendo entrar na base do Tapetao na Copa do NE tambem, já que não time capaz de vencer em campo.

    Quando o Leão propos que a Serie C garantisse 2 vagas para a região NE, eles disseram que a gente estava querendo ganhar algo no tapetão, como não fosse necessário ficar entre os 4 primeiros e depois ainda vencer uma melhor de 2 jogos com outro time da região. Isso era um “tapetão” na visão deles, mas não o Penta-fantasma.

    Agora, vem com essa do time se classificar pelo “ranking da CBF”! Só porque o ranking deles está bom. Já se estivesse lá para trás no ranking, iriam querer criar outro criterio, como “tradição”, maior número de titulos estaduais, ou algo que os fizesse serem bons o suficiente para participarem.

    Espero que não consigam, até mesmo, porque a Copa do NE tem esse caracter de ajudar times de menor expressao, porque se não fosse assim, pelo ranking, times como Confiança, Vitoria da Conquista, Imperatriz, Flamengo do Piaui entre outros nunca entrariam na competição, como Guarany de Sobral e Uniclinic.

    1. que Moral tem o teu time ? 14 anos disputando a Série C, e não são 25 anos porque
      a CBF fez aquela “virada de mesa” e colocou times da SÉRIE C de volta a Série B, sem
      precisar disputa dentro de campo.

      que Moral o teu time tem ? esqueceu do Carlinhos Bala ? “deixa a gente fazer um gol “

      1. Não foi só o Leao que foi favorecido por essa virada de mesa que voce tanto fala no inicio do seculo, coisa que já nao acontece mais. E é exatamente isso que o seu time está querendo fazer agora.

        Já esta historia do Carlinhos Bala é só sua maluquice que ainda resolve reviver isso, pois, se ele pediu ao CRB para fazer mais um gol, algo que eu nao acredito, pois ninguem iria atender mesmo, sem um acerto anterior [como um certo time é bem conhecido de fazer com os homens do apito], o CRB nao entregou e isso é fato, o Leao teve que ir pra cima, o goleiro deles fez grandes defesas e quase que o Leao nao fazia esse gol a mais. Só ganhamos de goleada, porque o time estava muito bem naquele dia e o CRB nao aguentou a pressao.

        E, se o Leao caisse, a culpa teria sido, nao por causa desse gol a menos, mas sim porque meteram a mao no Guarany de Sobral lá na Paraiba. Lá arbitragem meteu a mao no Guarany para ele perder, inclusive anulando gol licito do Guarany, e tentar classificar o Campinense. Mas disso voce nao lembra, sua memoria nao deixa. Como sempre, só se lembra do que te convem.

  38. Rapaz, o furacão “Cassiano 47” realmente fez estrago e ainda faz.
    O coitado do Charles Lemon perdeu completamente as estribeiras. Agora, além ser um pesquisador apaixonado pela história do Leão (frustração de não ser tricolor talvez), ainda nos revela seu talento com a bola nos pés.
    Ademais, pelos comentários deste cidadão, acreditava que deveria ter no máximo uns 15 anos, talvez 20, mas eis que eles refletem de fato a idade mental, não a biológica. Isso explica muita coisa…

  39. Lendo os relatos desde bloq, percebi que muitos torcedores do ceará ficaram abismados com o título do mesmo. O Graziani quer dizer, é que a final é justa para os que estão na semi-finais do cearense, não desmerecendo aos torcedores do rival. Agora se concentrem em pegar o Rezende e tendem não perder, contratem jogadores para não passarem por vexame e aceitem que o time de Ceará é ruim e não condis com a história do clube, e aceitem que o Leão será bi e vocês ficarão em casa secando.

  40. Tenho nada a ver com isso, pois me considero lá, mas…

    Ainda sobre GOLPE no NORDESTÃO…

    VAZOU:
    “A INTENÇÃO é EVITAR que agremiações de MENOR EXPRESSÃO entrem na competição.”

    Se houve VAZAMENTO…

    MOURO neles.

    Como EU disse, tenho nada a ver com isso. MAS TÔ DE OLHO.

  41. Aqui na Caponga em Cascavel só dá LEÃO. É no litoral ou no interior, o LEÃO de Aço manda. É tão bom chegar numa cidade que você sabe que a maioria é da turma do bem, é Tricolor do Pici, como também Sobral, Aquiraz, Iguatu, Quixadá, Crato, Tauá, Crateús, Aracati, Maranguape, etc; todas cidades que eu conheço durante o trabalho.
    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

  42. Seremos campeões com justiça e participaremos da Copa do Nordeste 2017. Enquanto eles esperneiam para poder participar dessa competição séria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *