Ceará e Fortaleza na Copa do NE: eliminações dramáticas e sofridas porque o futebol nem sempre se explica

O futebol é o futebol por causa de dias como este domingo, por causa de partidas como as que definiram o destino de Fortaleza e Ceará na Copa do Nordeste. Os rivais, derrotados por 2 a 1 na quarta-feira, conheceram suas eliminações em jogos dramáticos, em situações que colocam seus torcedores em total posição de lamentar e muito porque ambos, da forma como as partidas se desenrolaram, tinham totais condições de fazer uma das semifinais. Tanto tricolor como alvinegro deixaram escapar dois encontros entre os dedos, partidas que seriam históricas, tanto quanto a final que não ocorreu em 2013.

O Fortaleza jogou muito mais do que o Bahia. Viu Ricardo Berna defender um pênalti no começo da partida e depois criou e perdeu um caminhão de gols, inclusive aproveitando estar com um jogador a mais em boa parte do encontro (cerca de 70 minutos). No segundo tempo abriu o placar com Eduardo e continuou perdendo chances. Tomou o empate, golaço de Juninho – o artilheiro dos encontros – e continuou desperdiçando oportunidades uma após a outra, acertando a trave três vezes. Foi uma jornada inacreditável, dolorosa para o Fortaleza.

O Ceará, ainda sem criatividade no meio-campo, usando muitas ligações diretas e cruzamentos, se não foi dominante diante de um Santa Cruz bem armado defensivamente, teve total chance de vencer. Perdeu duas chances reais tiradas de cima da linha mas, especialmente, viu Rafael Costa desperdiçar um pênalti defendido por Tiago Cardoso, que depois voltaria a fazer uma defesa monstruosa numa cabeçada de Charles. E tomou o gol do Santa Cruz já sem Rafael Costa expulso, chute cruzado de Wallyson, exatamente no mesmo momento em que o Fortaleza sofria o gol do Bahia em Salvador.

Foi um dia inesquecível, de muita frustração para o futebol cearense, mas assim é o futebol. Não dá para desperdiçar tantas oportunidades. Sempre se paga o preço. E desta vez foi o mais alto possível.

Fernando Graziani

Sobre Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Já cobriu duas Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

64 thoughts on “Ceará e Fortaleza na Copa do NE: eliminações dramáticas e sofridas porque o futebol nem sempre se explica

  1. O que o Fortaleza e fez hj em Salvador é um absurdo sem tamanho! Ridículo, indesculpável e intolerável! Time pequeno, sem mentalidade de time vencedor – é por isso que já são 07 anos de sofrimento e vai continuar..não há palavras educadas para descrever o que aconteceu hj! Todo o Universo conspirou a seu favor, até o Berna pegou pênalti…indescritível! Ahhhh que saudades do Clodoaldo..que saudades de Lúcio Bala…..Fortaleza precisa urgente de jogadores decisivos e com mentalidade de campeão!

    o que mais dói, é ouvir as entrevistas dizendo que o time está de parabéns, que foi uma das melhores partidas dos últimos tempos…é essa mentalidade medíocre, de gente perdedora, pequena, que faz o Fortaleza está onde está! Mais um ano de alienação!

    1. Você está errado precisamos de um matador e o clube não tem grana para pagar, o time foi valente e raçudo, enfrentou um time com folha cinco vezes maior e com um elenco claramente superior, mas é inadmissível perdermos tantos gols aí sim de pleno acordo e algo tem de ser feito.

  2. Um domingo cinza,LITERALMENTE!
    O Ceará,jogou um pouco melhor pela necessidade ,mas não vemos em campo a qualidade necessária pra definir e matar o jogo. Tudo isso,revestido de uma falta de raça e pegada em vários momentos hoje,e em vários jogos precedentes…
    Eu sempre teço críticas ao terceirao,mas os torcedora do FEC devem ,além de chorar hoje ,enaltecer a raça do time,realmente é algo impressionante…Hoje,não vejo o CEARÁ em condições de impedir o bi do rival,dada a seriedade com que o tricolor encare as partidas e execute o que foi pensado em campo…
    À direitoria alvinegra,desejo mais sorte e mais lucidez pra planejar pra SÉRIE B! Embora falar em planejamento à essa altura seja uma ultraje e uma piada! Que venha Sérgio Soares e com ele ,mais alma e entrega em campo ,já qualidade dificilmente vai ser vista em campo,tomando por base o critério de contratação da direção alvinegra…Oremos!

  3. FALO DO FORTALEZA… como sempre.

    LEÃO DE AÇO provou a sua INCOMPETÊNCIA na hora de finalizar mais uma vez.

    INCRÍVEL !

    Ficamos de fora do Nordestão prematuramente, mas da forma que aconteceu, me dá a CONFIANÇA que estamos no caminho certo.
    LEÃO DEA AÇO é uma equipe que sabe o que quer no jogo.
    Só precisa aproveitar as oportunidades q

  4. O que o pio fez hj tbm não se descreve…….aproximadamente 20 passes errados, chutes ridículos, pediu para ser expulso…em falar em passes errados, o que o Fortaleza errou hj foi uma enormidade, e isso é intolerável…jogando contra um time que implorou pra perder, colocou 09 jogadores atrás da linha da bola! Fortaleza conseguiu errar passes no meio de campo sem marcação, desperdiçou só no segundo tempo, 07 contra-ataques de maneira infantil! Dói ver na internet e na rádio as pessoas felizes com o time! Torcida merece continuar na peia, merece o time que tem….até quando vão ficar com esse blá blá blá de que jogou bem, que merecia ter vencido, que a bola não quis entrar, etc, etc, etc….INCOMPETÊNCIA, INCOMPETÊNCIA e ponto final….se eu fosse treinador agora, estaria esculhambando todo mundo, puniria severamente boa parte dos atletas….além do prejuízo técnico, quase 800 mil reais de prejuízo financeiro, entre renda de uma semi-final e cota do EI

  5. DEU UM PROBLEMA AQUI E AGORA MAS CONTINUANDO O RACIOCÍNIO partindo do principio pra ficar be entendido…

    LEÃO DE AÇO provou a sua INCOMPETÊNCIA na hora de finalizar mais uma vez.

    INCRÍVEL !

    Ficamos de fora do Nordestão prematuramente, mas da forma que aconteceu, me dá a CONFIANÇA que estamos no caminho certo.
    LEÃO DEA AÇO é uma equipe que sabe o que quer no jogo.
    Só precisa aproveitar as oportunidades que cria pra CONFIRMAR isso.

    É o tipo de situação que INDEPENDE do treinador, pois é uma questão TÉCNICA INDIVIDUAL que abrange também a condição de cabeça de momento.
    TREINAR, e treinar o que se mostrou deficiente é uma questão BUROCRÁTICA, pois qualquer leigo no assunto futebol tá sabendo que o que vale é alí, na hora “H”.
    Pesa a TÉCNICA INDIVIDUAL.

    Jogo aqui lamentei por BERNA(aqueles dois gols defensáveis na minha opinião).
    Jogo lá, LAMENTO por todos

  6. Não lembro de ter visto uma partida em que o Fortaleza EC perdeu tantos gols. Nem mesmo naquele fatídico empate com o Brasil de Pelotas o Leão produziu tantas chances e foi tão incompetente. Dessa vez não podemos sequer culpar Lúcio Maranhão, mas a incompetência dos finalizadores.

    Há quem enxergue o futebol com uma simples questão de sorte ou azar, atribuindo o sucesso ou insucesso ao simples acaso. Mas não é essa a realidade.

    Dou crédito ao Marquinhos Santos pela organização tática e produção ofensiva do time, mas não é possível que ele não enxergue o Pio errando 369 passes no meio de campo e pedindo pra ser expulso todo jogo.

    Mas futebol, como a vida, em regra recompensa a competrncia e hoje faltou competência.

    Saudações Tricolores.

  7. DEU UM PROBLEMA AQUI E AGORA MAS CONTINUANDO O RACIOCÍNIO partindo do principio pra ficar bem entendido… DESTA VEZ SEM REPETIÇÃO pois, como aconteceu no jogo, a falha, nas duas oportunidades aqui… FOI MINHA.

    CONTINUANDO.

    Jogo aqui lamentei por BERNA(aqueles dois gols defensáveis na minha opinião).
    Jogo lá, LAMENTO por todos os jogadores que chegaram em condição de fazer o resultado e não conseguiram.
    Até tinha dito: “não é justo um jogador pagar o pato por todos”.
    Esse jogo ficou o claro o que quis dizer.

    LEÃO DE AÇO mostrou ser SUPERIOR a esse 100% Bahia, mas pra fazer valer de fato essa condição, faltou fazer o essencial: GANHAR OS DOIS JOGOS AOS QUAIS FOI SUPERIOR.

    LEÃO DE AÇO mandou nos 190 minutos de jogo.
    LEÃO DE AÇO saiu, mas deve sair de cabeça erguida.
    LEÃO DE AÇO mostrou, pelo menos pra mim, que este ano vai ser nosso.

    QUEM QUISER ACREDITAR, que acredite.

    EU tô vendo LEÃO DE AÇO no caminhar certo.

    AGORA, é tentar REFORÇAR a equipe onde desde o início da competição estamos carecas de saber(linha defensiva inteira), e ir a luta.

    A CONTINUAR com esse futebol de CRESCIMENTO TÉCNICO TÁTICO, que a Czona nos aguarde.

    1. Cabe-lhe alguma razão o clube tem um elenco muito bom mas tem de saber jogar defensivamente, o problema está ali, será que a vida de Sérgio Soares um técnico sabidamente ofensivo não vai complicar? sabendo equilibrar o time e isto é possível fará boa campanha.

  8. escrevi aki nenhum dos dois passaria nem o manga podre nem o frotao ,eita time pra trazer jogador bichado kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  9. Futebol é mesmo inexplicável. O Fortaleza fez um planejamento desde o ano passado que considero correto e que há muito não se via. Começou cedo, trouxe um técnico que se não era unanimidade (isso não existe em futebol) pelo menos tinha currículo que o habilitava a comandar o time. Mas, apesar de todo o tempo que teve, o Sapinho foi uma decepção. O time não tinha padrão e piorava a olhos vistos, jogo a jogo. E o pior eram as sucessivas contusões, o que deixava a suspeita que o trabalho físico não estava sendo bem feito. E aí veio o inevitável. Demissão. E o inexplicável do futebol se apresentou logo a seguir. O técnico Marquinhos chegou e foi logo vencendo. E vencendo jogos importantes, clássicos. E convencendo com boas apresentações e o time apresentando bom padrão de jogo e melhorando a olhos vistos. Isso tudo aliado à falta de tempo para treinar, com elenco reduzido por conta ainda das antigas contusões. Como pode um técnico que não treina conseguir implantar um sistema de jogo? Mais que isso, mudar até duas vezes o sistema em uma única partida? É o futebol e a sua falta de explicações. Eliminado para o Bahia, ficou a frustração. Mas, da forma como ocorreu, diante dos resultados conseguidos contra times da segunda divisão (Ceará e Bahia, por quê não?) e do Sport (de primeira) também nos dá esperanças. Com alguns reforços poderemos alcançar o tão sonhado acesso. É vida que segue. E quer a maior das “faltas de explicações” que o futebol nos impõe? É irmos com tudo disputar o nosso manjadinho e torcer para o time perder quarta-feira para o Guarani. Ah futebol inexplicável!!!

    1. Não concordo que o time mesmo por vingança perca o jogo para o Guaraju, bom é ser campeão vencendo o único adversário digno do nome, mas nem precisa perder dois empates podem bastar, ê i ê.

      1. Não é questão de vingança. É questão de estratégia. Quanto menos o rival faturar esse ano e no próximo menos dinheiro terá para investir em seu elenco, patrocínios menores, etc. Ficar fora das finais cearenses e da Copa do Nordeste ano que vem é um baque financeiro superior a 2 milhões.

    1. Que torcida é essa, meu irmão?! O time dele perdeu a classificação (também em casa ao perder de 2 x 1 para o Bahia), e o sofredor vem tirar onda com Vozão! É impressionante. Por essas e por outras que #VaiMorrerNaSerieC!

  10. Fortaleza eliminado pelo mesmo motivo das eliminações anteriores: por falta de um jogador que saiba decidir uma partida. Mesmo assim, parabéns a postura do treinador Marquinhos Santos, quem tiver uma capacidade mínima de entendimento sobre futebol sabe que o Fortaleza em campo é outro dos tempos de Chamusca e Flávio Araújo. Em nenhum momento o Fortaleza se acovardou na partida, em nenhum momento o Fortaleza agiu como time pequeno, como em decisões anteriores. Dizer isso é avaliar o comportamento do Fortaleza, hoje, com os olhos das frustrações de ontem e ser injusto com o treinador e com a garra dos seus jogadores. Repito: o Fortaleza tem um elenco limitadíssimo, mas tem bons jogadores na onzena e um treinador muito bom. No entanto, precisa investir na contratação de jogadores mais experientes e qualificados, que possam decidir quando o Fortaleza mais precisar. Vem aí a Série C. E aí…Os seus dirigentes vão continuar ainda insistindo em tratar o Fortaleza como time pequeno? Pois quem faz o Fortaleza pequeno é a mentalidade de seus dirigentes, não o treinador.

  11. Pronto, as duas merdas agora vão as forras com o tal MANJADINHO, só serve prá essa merda mesma, pq se ñ fosse pra apontar quem seriam os participantes de competições nacionais, eu nem dava a menor, serve prá nada, os 2 brigando e se glorificando por quererem ser os melhores dessa merda, podem serem melhores, mas qdo chega numa hora dessa, tyodos os dois amarelam, tremem, se acovardam, se entregam, futebol merda esse nosso, é bom q só assim ninguém tem o q comemorar até pq não merecem, vi o fortaleza perder uns 200 gols por pura imcompetência, ANCELMO só fai gol zaga do meu vozão pq é uma baba e nós só fazemos gols em perebas, nem de pênalti a gente faz, parabéns prá duas buchadas, só conformem com esse pereba MANJADINHO q ñ leva a lugar nenhum.

  12. Essas diretoria do Ceará está conseguindo ser pior que a anterior. Jogou fora o primeiro semestre, pois saiu da Copa do Nordeste e tem tudo pra ser eliminado do Campeonato Cearense no próximo domingo. Só ñ quero ver o Robinson de Castro tentando mais uma vez faz o torcedor de besta, pois ele é o principal culpado de tudo que acontece no Ceará, principalmente nas contratações, só contratar jogadores parados, jogadores contundido, jogadores que vem de graça. Agora o Robinson de Castro vai anunciar um técnico, e vai colocar pirulito novamente na boca dos torcedores. Eu ñ vou colocar a culpa nem nos jogadores, e nem no Christian de Souza, pois ele é funcionário do clube e tem que obedecer as ordens do Robinson de Castro. A verdade seja dita e aceita, pois tanto o futebol Baiano como o futebol Pernambuco estão muito na frente do futebol Cearense.

  13. Quanto ao Ceará, esse sim foi uma decepção! Time sem brilho, sem vontade. Tem bons jogadores no elenco, mas também há muitos que devem “pegar o beco”, como esse Charles e outros sem o mínimo de qualidade para vestir a camisa alvinegra, como Cametá, Fernandinho, Assisinho, todos eles que já não haviam resolvido o problema do Fortaleza. Rafael Costa merece um bom banco. Amarelou na decisão: além de bater muito mal o pênalti acabou com o Ceará quando provocou a expulsão. Assisinho foi outro que subscreveu a ruindade do Rafael Costa quando, no rebote, de frente para o gol, conseguiu colocar a bola para fora. E ruindade maior foi da diretoria alvinegra que demorou para contratar um treinador experiente para um jogo decisivo como foi esse contra o fraco Santa Cruz. Vem ai outro jogo decisivo: e aí Robson de Castro,por mais uma vez não há urgência na contratação de um treinador experiente para o Ceará? E que vocês, que fazem essa diretoria, não tenham na mente para ser treinador do alvinegro Chamusca, Flávio Araújo ou o Pato Rouco…Aí seria pancada maior que a de hoje!

  14. Pelo FoRtaleza: Três bolas na trave, Anselmo perde dois gols praticamente feitos, Juninho e Eduardo outros dois gols feitos.

    Pelo Bahia: pênalti perdido e em uma falha do Lima, Berna salvou.

    Esse foi o resumo do jogo, se não fosse a incompetência do fortaleza, o Bahia teria não só sido eliminado mas tb teria tomado uma sonora goleada.

  15. Aconteceu o previsto. Eu já havia dito nesta semana e repito:
    Bahia x Santa – Sport x Campinense (a confirmar), sendo que o Sport já avançou.
    Final: Bahia x Sport. O Campeão? Acho que dá Sport.

    Como diz o João Ximenes, TAMBÉM FALO (APENAS) DO FORTALEZA.

    O que não era previsível era o Fortaleza dominar o jogo com personalidade e perder “n” chances de gol. Não pode. Calma, jogadores!!! Frieza, atenção e concentração na hora de definir!!!!
    E pensar que eu assisti esse jogo dentro de um avião, experiência única… Teria sido mágico comemorar uma classificação a 8.000 metros de altitude.
    Sim, concordo com o João Ximenes quando ele diz que o time está no caminho certo, que houve evolução tática e que o Marquinhos Santos tem grandes méritos em toda essa melhora. É um ótimo treinador, é inteligente e adepto de um futebol moderno.
    Mas uma coisa me incomoda: precisa perder tanto gol? Precisa tomar tantos gols bobos? Assim joga-se tudo abaixo, estamos sempre correndo atrás.
    Disso o treinador não tem culpa: bola na trave 3 vezes, quase-gol, goleiro falha etc, etc. O papel do treinador é montar o time, traçar o perfil tático, fazer substituições etc. E ele faz isso muito bem. Mas se o problema do jogador é de ordem “técnica”, desculpem-me, não tem jeito.
    Aprender a chutar, cabecear, cruzar a bola, bater falta são fundamentos, isso se aprende no SUB 15. Ou seja: precisamos contratar jogador, urgente.
    Temos um treinador a altura do Fortaleza, que pode nos levar muito longe, mas precisa de reforços nas laterais e no ataque, no mínimo.
    Acho que precisamos trabalhar a cabeça da rapaziada, entender que temos muito a evoluir.
    HUMILDADE, principalmente no Campeonato Cearense. TRABALHO e REFORÇOS são necessários.
    Sou mais LEÃO. Orgulho do meu time, sempre, pode passar 700 anos na Série C, nem isso fará com que eu deixe de torcer pelo meu LEÃO.
    4ª feira tem time reserva em Juazeiro…

  16. Já afirmara isso no início da temporada passada e se concretizou, e volto a afirmar : se a diretoria ñ contratar pelo menos três jogadores de qualidade para o meio-campo e ataque, ñ alcança a Elite. É como diz Alan Neto : “quem sobreviver ver”.

  17. A diretoria do Alvinegro, há várias temporadas, prometeu um camisa10 de qualidade e, até o momento tal jogador ainda n desembarcou em Poragambussu. A contratação de tal jogador é essencial para as pretensões de quem quer chegar Elite. Contratando só bondes n se chega nenhum lugar.

  18. No caso do Ceará os resultados mostram que presidente não sabe escalar time e que o problema não era o Lisca. Aliás, o aproveitamento após a saída dele é zero até o momento e o futebol apresentado não foi nada superior ao que vinha sendo observado. Em dois jogos, conseguiram ser eliminados por um bêbado descendo uma ladeira que é esse time medíocre do Santa Cruz.
    Enfim, estão pagando pela injustiça que cometeram. E eu acho é pouco.

  19. E a gente avisa, pede, implora pra esses jogadores medíocres do Leão de Aço treinarem chutes a gol, mas eles só treinam 5 minutos. Não adianta nada. Foram oito (8) gols perdidos pelo Leão de Aço.
    Do mesmo jeito que o ano passado, dominando o jogo todo, não fazendo gols e levando gol besta.
    Mesmo assim provamos que nosso Fortaleza é muito mais time que o Bahêa.
    O Berna tinha que levar um golzinho do seu “amigo” Juninho ex-Macaé.
    O Daniel Sobralense continua dormindo, o Juninho é alienado e o Ancelmo é alienado mesmo. Foi a pior partida do Éverton.
    Ainda bem que aquele nosso freguês lá cu lá de um fedorento canal dançou também.
    Menos mal.

    DESEJAR O QUÊ? SAUDAÇÕES……………

  20. Desse jeito o Fortaleza não sai da Série c. Domina o jogo todo, o adversário só teve o pênalti e outra chance que foi transformado em gol. O que é que tem esse ataque do Tricolor de Aço que amarela SEMPRE em jogos importantes?
    MEU DEUS!

  21. FILME REPETIDO
    NOVAMENTE FILME REPETIDO
    6 ANOS NISSO
    FILME REPETIDO
    Desse jeito o Fortaleza não sai da Série c. Domina o jogo todo, o adversário só teve o pênalti e outra chance que foi transformado em gol. O que é que tem esse ataque do Tricolor de Aço que amarela SEMPRE em jogos importantes?
    Jogador de Série C ou B é tudo a mesma porcaria.
    MEU DEUS!

  22. a sina do Ceará em 2016 tem sido tornar os goleiros adversários os heróis dos jogos;
    foi assim nos 2 jogos contra o Fortaleza, onde o Berna salvou o time de duas derrotas
    e se não fosse suficiente,não ter perdido os dois jogos, ainda venceram um jogo.

    hoje o herói foi o goleiro do Santa Cruz, que defendeu um penalti e outras bolas de gol.
    para seguir a sina do Ceará, de consagrar os goleiros adversários. e como sempre acontece
    o time que não mereceu se quer empatar o jogo. ainda consegue vencer.

    precisamos de contratações urgentes e dispensas urgentes, e claro a contratação de um treinador..que pode ser o Sergio Soares. mas antes de tudo,,primeiramente façam o seguinte
    levem todo o elenco ,junto com os funcionários e a comissão tecnica.. para uma IGREJA e os deixem 24 horas rezando e orando sem parar..e repitam isso durante toda a semana..

    pode até ser que os bons ventos não voltem..que a sorte não resolva aparecer, mas não é possível que essa azar não dê uma trégua de pelo menos uns 20 dias.

  23. Estou triste pela a eliminação na copa do ne, mas com o futebol apresentando pelo o nosso LEÃO eu que nós merecíamos uma melhor sorte, mas é águas passadas, o FORTALEZA se impôs na fonte nova e o bahia teve muita sorte deste 03 chutes do juninho que só tem somente isto pelo menos eu não vi ele fazer nenhuma jogada interessante, mandamos nos dois jogos mas o que vale é bola na rede e como os jogadores não tiveram competência estamos fora da competição prematura, mas é vida que segue, iremos partir para o sermos BI-CAMPEÕES CEARENSE e o tão sonhado acesso para disputar a série B em 2017, subir e disputar a série A em 2018 o ano do centenário do LEÃO. ( VAMOS PARTIR PARA O 100% SÉRIE A 2018)

  24. Quando o excelente Rafael Costa perde pênalti não tinha jeito que desse jeito e quanto ao meu leão tivéssemos um atacante teriamos goleado facilmente o tricolor baiano que é na verdade um excelente time, no final levamos o gol por esgotamento físico, extremo cansaço e não podia ser de outra forma tão eletrizante foi o jogo, aliás os dois jogos entre os tricolores foram os melhores que vi em muitos anos, sensacionais e com toda certeza eleva o prestígio do Fortaleza já que visto em rede nacional e a parceria dos nossos dois clubes com o EiMaxx vai mudar o rumo deles para muito melhor, já não era sem tempo. O time tem de descansar para as finais do estadual que agora tem nova motivação com o alvinegro perigando não ir à Copa do Nordeste ano que vem, algo incomrpeensível com sua trocidsa na justissima bronca. Lembrando que o adversário abriu jogos para adversários para nos prejudicar, o tricolor dará o troco? por mim jamais, mas não é o que a torcida infelizmente pensa.

  25. Robinson e Evandro erraram sempre quando o assunto é contratar um treindor ou jogador. Escolhem sempre muito mau.
    Custam muito a demitir.
    Demitem rápido demais quando não é para demitir (Dado Cavalcante).

    Não aprendem com os erros que cometem.
    Sérgio Soares afundou o Bahia e em dois anos que passou no Vozão foi uma negação na série B.

    O fracasso de 2015 onde gastou uma fortuna contratando um monte de jogador de série C que quase afundou o clube deveria ter sido uma escola, mas parece que a diretoria nunca aprende com os erros mesmo que sejam erros recentes.

    Fazer um time tão ruim que não consegue ficar entre os quatro primeiros num estadual dos mais fracos do país disputado por um time de série C e outros times que lutam por uma vagas na série D!

    Isso é uma comprovação de incompetência, cegueira e teimosia própria de pessoas pouco inteligentes e mau assessoradas.

    O Lisca não gostava das contratações.
    Por isso não colocava. Perguntado sobre as contratações ele respondia que as indicações eram da inteira escolha e responsabilidade do Pastana.
    Saudações MAIS QUERDAS.

  26. Sergio Soares é por acaso o rei da cocada preta meu caro Robinson de Castro e Pastana?

    Esperar pelo Sérgio Soares num momento decisivo para o clube, momento que estava em jogo o futuro do clube. O Bi da copa do Nordeste e milhões em cotas e rendas é colocar o Sérgio Soares acima do clube e da torcida da nossa gloriosa história.
    Saudações MAIS QUERIDAS.

  27. Ficou que P da vida com essa eliminação do Leão, devido a essa carrada de gols perdidos, estamos precisando urgente de finalizadores, mas o time foi superior nos 90 minutos do jogo, mesmo antes do Bahia ficar com 10 jogadores, espero que o Leão mantenha essa maneira de jogar, mas que contrate um finalizador, senão não vamos a lugar nenhum, quanto a seleção do nordeste o virtual bi campeão do nordeste 2016, é lamentável como foi eliminado, o o único dos 4 eliminador com duas derrotas, meu Deus como isso é possivel, afinal com o melhor elenco do nordeste, o melhor treinador, o melhor presidente e a melhor estrutura.

  28. Entendo perfeitamente as críticas do Bernardo, pois nós tricolores já não aguentamos mais essa situação vexatória em que o senhor Renan Vieira(sim, foi ele, não esqueçamos!) nos colocou.

    Porém analisando o momento, há de se enaltecer o Fortaleza. Ora, somos hoje um time apequenado por desastres, más gestões, vandalismo de “organizadas” e eis que em meio a esse caos, temos um time com padrão de jogo e, especialmente, com muita disposição e sangue no olho e isso é até mais importante que a técnica na famigerada terceirona.
    O Bahia é hoje o melhor time do Nordeste e nós os encaramos de igual pra igual e por pouco não os eliminamos. Tem que se ficar feliz sim! Até porque temos ótimos jogadores para o nível de campeonato que vamos disputar, pois se Anselmo fizesse todas as chances, se Pio acertasse todos os passes, se o Sobralense tivesse disposição, estariam nas séries A ou B. Na série C, esses caras estão acima da média.
    Isso é pensar pequeno? Não, isso é ser realista, pois no momento estamos pequenos e isso é um fato. Se estivéssemos no mesmo patamar do Bahia(mesma divisão ou acima, mesmos investimentos, etc.) e fôssemos eliminados assim, daria toda razão a quem está esculhambando, mas não é o caso. Aliás não é, nem de longe.
    Nosso padrão de comparação deve ser a maldita terceira divisão e, embora não seja o futebol algo exato, estamos preparando terreno fértil pra colher algo bom no fim do ano.
    Mas a forma como se encara as coisas é questão de escolha: podemos esculhambar todo mundo, fazer uma pressão desnecessária e que já provou atrapalhar muito mais do que ajudar; ou podemos enaltecer os aspectos positivos cobrando a correção dos negativos com inteligência, criando um ambiente de paz para esses caras melhorarem ainda mais e conseguirem o que tanto queremos.

  29. Ha tempos nao via o fortaleza jogar um futebol tao envolvente e pra frente como ontem, achou espacos no time fechado do bahia, dominou com o bahia completo e depois quando os baianos perderam o jogador, foi gol perdido de todas as formas, de pe direito de pe esquerdo de cabeca de tudo quanto e forma, foi um belo jogo, em contra partida nunca vi um time ser tao incompetente na minha vida como ontem, sem duvidas nenhuma ontem o fortaleza, se tivesse o MINIMO de competencia, teria feito por baixo uns 6 gols no bahia que ate ontem era o melhor time do nordeste, e na verdade e mesmo.
    acho que a “inhaca” de tanto tempo de terceira divisao esta “intranhada” na gente,e estamos penando como um time pequeno que cria cria cria e nao faz,mais o futebol apresentado ontem nos da um alento para o futuro,espero que ajeitem o pe torto para o cearense e esse campeonato maldito que e a serie c.

    ja o time da joao pessoa, chegou bem perto de ganhar do santa e se classificar, mais vamos combinar que o futebol de vem apresentando e preocupante pra vcs torcedores,ate pq metade do seu elenco TITULAR e de terceira divisao ne, abre o olho que esse presidente ai e mais um que vai se eleger as custas de vcs e depois banana pra vcs.

    ST

  30. O CSC completará 3 semanas sem técnico. nesse período fez duas partidas decisivas pela copa do NE, fará sua estréia pela copa do BR e sua ultima partida pela fase classificatória do cearense, podendo ficar de fora das semi. tudo pela priorização de um único nome: SÉRGIO SOARES. Será que foi a atitude correta? ninguém sabe, pois, os resultados futuros é que vão falar por sí só. foi uma aposta da diretoria. só peço que se houver insucesso, não demitam o cara precocemente, pois, uma aposta nessas condições, o cara tem que ficar “NO MINIMO” até o final da temporada 2016.

  31. O time do Leão mais uma vez dominou a maior parte da partida contra o Bahia e novamente perdeu uma “carrada” de gols.

    Infelizmente, novamente, o Bahia foi mais eficiente. Enquanto isso, o Leão dominou totalmente e jogou várias e várias bolas para fora, na trave ou no goleiraço do Bahia. Se tivesse jogado “metade” do que jogou ontem contra o Botafogo da Paraiba aqui e lá na Paraiba, teria se classificado em 1o. lugar do grupo e teria pego outro time mais fraco, ao inves do Bahia.

    Agora, é voltar o foco para o Cearense e conquistar o Bi.

    Depois conquistar a vaga para a proxima fase da Copa do Brasil e eliminar o fraco time do Framengo na sequencia.

    Alem de chegar bem para disputar a terceirona que esse ano está mais dificil que nos anos anteriores.

  32. Bom mesmo é o Marcelo Lomba do Baía. O Ricardo Berna levou DOIS FRANGOS aqui no Castelão. O Sr. viu por acaso? Ou você é o próprio Ricardo Berna?
    O homem do Berna, quero dizer, do jogo, foi novamente o Juninho. Ai,ai.
    O LEÃO jogou muito, mas quem não faz gols não ganha………….Lembre-se da Série C, cara.

  33. Acho o Fortaleza, REI LEÃO, muito melhor que o Bahia. É na grandeza é do mesmo nível do Bahia.
    Falta de sorte, mandinga ou dia ruim, não, INCOMPETÊNCIA mesmo. O Daniel, joga tão fácil, Mas tão displiscentemente, que dá raiva. Veja os chutes dele a gol sem vontade.
    O Éverton não jogou nada bem, não soube aproveitar o espaço deixado pela expulsão do adversário baiano. O Pio nunca chutou tão mal assim na vida dele; parece que tá atrasado cinco meses de pagamento. Prá fora do time imediatamente.
    E o Anselmo desaprendeu o que pouco sabia.
    É FAZER O QUÊ? SÓ SE FOR REZAR.
    SAUDAÇÕES, REI LEÃO!

  34. É, 2 times sofridos.. O pior é a gloria de um nunca ter caido pra serie c e do outro o gol achado aos 47 mins do cassiano.. Triste pro futebol cearense, nao gostei.

  35. No Tricolor do Pici não vejo uma luz no fim do túnel não, como dizem alguns torcedores. Pois essa luz é a mesma há quatro anos, meus prezados. Vejo sim, mais um ano de preocupação. Porque todo ano a história da necessidade de gol é a mesma, principalmente nos mata-matas.
    Quanto ao nosso asqueroso e orgulhoso rival do canal, eu quero mais é que pague pelos seus erros e suas falcatruas.
    Saudações Tricolores!

  36. Muito estranho ninguém da imprensa questionar o gol anulado do Fortaleza que a meu ver foi perfeitamente legal, por que mesmo? O tal pênalti acho que o zagueiro escorou o atacante este se jogou claramente mas como o Berna que também se adiantou claramente agarrou de nada vale discutir.

    Que tal pelo fato do Anselmo estar impedido claramente? Pode ser uma boa explicação.
    FG

    1. o penalti foi cristalino, o jogador do Bahia, foi claramente deslocado pelo adversário, basta
      rever o lance em qualquer site. no youtube .que verá o braço puxando o atacante do Bahia.
      e o impedimento também foi claro..basta olhar o lance em qualquer video dos melhores lances do jogo

  37. volto a repetir: no vovô a maior culpa é, a partir de 2011, da impaciente torcida. isso fez com que a diretoria resolvesse intervir e fazer média, impondo um sistema tático ao lisca. com a vantagem que tínhamos no mata-mata, teríamos chegados as semi e, com grande possibilidade de sermos BI-CNE, JÁ que o Bahia é nosso freguês e não está com essa bola toda.

    O PIOR É QUE, com essa internet, os caras ficam pondo pilha e atrapalhando de longe.

    Aí ficam perguntando por que jogadores desaprendem a jogar quando chegam no CSC.

  38. Quando a sorte não ajuda, não tem jeito. O Leão foi guerreiro, valente, persistente, mas a bola teimou em não entrar. Acho uma estupidez sem precedentes criticar profissionais que tanto se esforçaram e que por uma ironia do destino não conseguiram o abjetivo. Parabéns sim! Do outro lada tinham 11 jogadores que foram inferiores mas que a sorte esteve do lado deles.

  39. É, depois dessa, vou tentar voltar a realidade, nosso time para q nao é mesmo o maior do NO/NE, perdeu ate para inexpressivo Santa Cruz, 2 vezes. Deixamos de ser aquele time triturador, q detonava tudo e todos, sem perdao, implacavelmente.

    Vamos agora comecar a pensar na Serie B e tentar nos manter nela, nem q para isso seja necessario o nosso presidente intervir em varias instancias futebolisticas, como fez no ano passado para nos garantir na Serie B, sem ele certamente estariamos na Czona esse ano.

    Ano de 2017, ja estaremos sem Copa do NE, pois pelo jeito, iremos “papocar com carretel e linha” no manjadinho. É muito sofrimento para esse torcedor ja sofrido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *