Lisca e o dilema tático do Ceará

O técnico do Ceará, desde o começo da temporada, tem mantido João Marcos e Baraka no meio-campo. Dois jogadores fortes na marcação, mas que têm bastante dificuldade na qualidade de saída de bola longa. No mundo – e até mesmo no Brasil – escalar dois atletas coma tais características ao mesmo tempo é uma opção que está se esgotando.

Para completar, Lisca também coloca Jhonnatan na equipe.  Ele é volante, mas o técnico rechaça, especialmente para se defender dos argumentos de que monta a equipe com três jogadores de marcação. Jhonnatan tem passe melhor do que João Marcos e Baraka e pode jogar mais adiantado – chegou a fazer gols importantes pelo Paysandu – mas está muito longe de ser um peça de qualidade, de refinamento no toque de bola e de capacidade de servir que o setor exige. Como segundo volante, funcionaria melhor, assim como Richardson.

O quarto homem do meio-campo tem sido Serginho que, na verdade, rende mais jogando pelos lados. No esquema de Lisca, ele tem obrigação de atuar mais centralizado, buscando aproximação de Bill e Rafael Costa. Serginho teve bons momentos contra o Fortaleza, por exemplo, mas sempre nas bolas paradas porque tem muita qualidade. Mas em dinâmica de jogo, está amarrado.

Continuo entendendo que Lisca acerta na manutenção de Bill e Rafael Costa no time. Abrir mão de um ou de outro é perder potência de artilharia, mas o desafio do técnico é encontrar uma solução para que a equipe renda mais no meio-campo. O time faz muita ligação direta, cruza demais para a área, confiando nas descidas de Cametá e Fernandinho. Os laterais do Ceará são supervalorizados porque invariavelmente falham defensivamente, como diante do Fortaleza, e quase nunca chegam até a linha de fundo.

Mais soluções? É preciso tentar, até porque, não é fácil lembrar de uma partida na temporada que o Ceará tenha jogado efetivamente bem, seguro na defesa, e bem no ataque (talvez contra o Sampaio, no PV). Emanuel precisa jogar para que se saiba até onde pode ir. Deslocar Serginho e Rafael Costa para os lados é alternativa também. Alex Amado, quando recuperado da contusão, não pode ficar no banco.  O dilema está com Lisca, que já começa a ser questionado por parte da torcida e anda algo nervoso.

Fernando Graziani

Sobre Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Já cobriu duas Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

74 thoughts on “Lisca e o dilema tático do Ceará

  1. Já estão pedindo a cabeça do “doido”… e é pq só foi a primeira lapada que levaram, deve ser o trauma do gol do Cassiano aos 47…

    Mas que torcida doidinha é essa?!!!

    1. Ninguém está pedindo a cabeça de ninguém. A torcida só questiona a escalação e o esquema tático do time. Coisa de torcida consciente. Mas, evidentemente, quebrar cadeiras deve gerar melhor resultado.

      Saudações Alvinegras

      1. Estão pedindo sim pequeno gafanhoto.

        A voz da torcida é que o “doido” já fez o seu trabalho.

        Mas torço mesmo pra ele ficar, é muito engraçado vê-lo dando chilique a beira do gramado, só faltou o mascote do vozaum tirar a fantasia e sair chutando no gramado como ele fez ano passado….kkkkkkkkkkk

  2. FG, não seja tão exigente com o comandante kanalense, todo mundo sabe que o forte dele é dançar lambada e não esquema tático.

    Deixa o “doido” trabalhar !

    Saudações Tricolores.

      1. Não, desnutrido gafanhoto.

        Impedir a queda do time terrenista é com o apito amigo e os pênaltis mandrakes e não com o doido pé de valsa.

        Sabia não, inocente ?!

        Saudações Tricolores.

      1. Disso, obviamente não ouso discordar.

        Afinal de contas, está claro que você fala por experiência própria em relação a tudo que envolve hospício, loucura, doido, etc.

        Hehehehe…

        Saudações Tricolores.

          1. Um psiquiatra que faz consulta pela internet e sofre de paixão aguda reprimida.

            Kkkkkkkkkkkkk…

            Como diz o outro: “Ah Brasil”.

            Saudações Tricolores.

  3. Mas acontece que o time das mangas verdes continua na serie C, e já caminha pra 8 anos como é um time de serie A como falou seu treinador atual, mas acredito que ele vai continua na serie C até porque lá é seu lugar.

    1. Robson, basta ler o que você escreve, para deduzir facilmente, sua bipolaridade grave, seu narcisismo sem controle, e seu radicalismo, fruto de traumas seguidos durante 7 anos de morre, morre na ccccccc…O psiquiatra aqui, é ótimo via internet. Saudações dos loucos pelo glorioso Ceará.

  4. Os caras trocaram de treinador a duas rodadas e ficam falando merda, imagine em 2020 quando subirem para a série B, ninguém vai aguentar tanta soberba.

  5. Falta ao Lisca escutar a torcida,ler mais jornal e apontamentos como estes que você fez! Faz bem
    às vezes …Mas o lisca,assim como a alta cúpula alvinegra, parecem estar numa redoma,ignorando completamente o que pensa o torcedor …Não quero sua demissão,isso não adianta se o elenco é cheio de deficiências…Mas já está mais do que na hora dele modificar a forma tática desse time,isso é óbvio…Chega de apadrinhar Siloé,Jonathan…Já deu…
    Sobre seus apontamentos,só discordo quanto ao Bil junto com o Rafa Costa! Bil está nulo em campo ,gordo ,nem marca e nem propicia ataques,descontrolado emocionalmente ( jogou água no rosto de um torcedor da terceira ao término do clássico),o semblante só lembra ressaca de segunda-feira …Seu melhor jogo foi contra o Sampaio,mas é muito pouco,ele tem potencial para mais…Portanto,não merece,nesse momento, a posição …
    Num time em que a qualidade individual é duvidosa,só resta se desdobrar em campo em nome de uma coletividade competitiva !Se não é capaz de trabalhar e ter uma visão de equipe,melhor fazer as malas de porangabuçu…

  6. Concordo com Grazianni , o ceará precisa de um meio de campo mais dinamico,ofensivo, já que tem dois volantes de marcação tira esse jonhatan e coloca o bianchutti ou ricardo conceição, o deixa o serginho e na frente deixa rafael costa e bill e coloca o amado no segundo tempo no lugar do bill que nao jogou nada contra o leao.

    1. Tá tão claro essa situação. O Ceará tem um buraco no meio, não tem ninguém que articule a bola e a faça chegar redonda p Tartaruga Ninja e o Bill.
      Contra o Leão, isso ficou claro. E para completar, os laterais não ajudaram em nada, pelo contrário, Fernandinho ficou boiando e dando condições ao ataque Tricolor.
      No mais, boa sorte ao alvinegro, que tem um monte de coisas p fazer e acertar o time, pq com um ataque desses, basta alguns reparos.

  7. Eu venho dizendo isso aqui faz tempo, desde o ano passado, quando o time do ceará estava na iminência de cair para a terceira divisão, o Lisca não é treinador ele funciona por onde passa como um motivador, foi assim no Sampaio Correia, foi assim no nautico, e etc… engraçado quando o lisca treinava o timbú o siloé era jogador do nautico e ele as vezes nem no banco ia, se muito jogou foi duas vezes, quando chega no ceará ele diz que siloé é craque e a torcida foi na onda achando que era mesmo, agora não presta.

  8. Boa tarde, Graziani! Concordo com seu comentário.
    Com exceção do trabalho realizado pelo Tite no ano passado, ajustar defesa e ataque é o grande problema dos treinadores brasileiros. O Sérgio Soares com esses jogadores que o Ceará tem hoje, provavelmente faria um grande setor ofensivo, mas teria problemas na recomposição e fatalmente continuaria tomando muitos gols. Na minha opinião, volantes com qualidade de passe e laterais com um bom poder de marcação, são fundamentais para o sucesso de um time. Acho muito difícil o Lisca colocar Serginho e Alex Amado para jogarem juntos e que ele abra mão de João Marcos e Baraka no meio. Minha sugestão de escalação seria: Heverson, Cametá, Charles, Sandro, Fernandinho, João Marcos, Richardson, Emanuel, Serginho, Rafael Costa e Bill. Abraço.

  9. O erro do Ceará está na escalação de três volantes defensivos. O time tem dois centroavantes…até gosto dos dois atuando juntos, mas a bola precisa chegar até eles, sem um meio campo de qualidade não dá. A zaga também está deixando muito a desejar , Sandro está fazendo falta e o Ceará precisa contratar outro forte zagueiro, urgentemente.

  10. o Barcelona é um espelho para todos os outros times, é bastante evidente que hoje no futebol moderno, os volantes tem que ter qualidade, tem que além de marcar os adversários, também
    apoiar os atacantes, chegar na área do adversário e chutar em direção ao gol etc,

    o Ricardinho, que embora não fosse volante e sim um meia atacante, ajudava na marcação e criava as jogadas de gols para os atacantes, e também fazia gols chutando de fora da área,

    o Lisca erra quando coloca 3 volantes de marcação, que não sabem sair para o jogo,(João Marcos, Baraka, Jonathan ) e deixa apenas o Serginho na criação das jogadas.ele tem que colocar 2 meias (Biancuchi e Serginho ) e apenas 2 volantes.. o Conceição e o Baraka.

    assim os atacantes Bill e Rafael Costa, e o Alex Amado receberiam um apoio maior e fariam mais gols.

  11. um aviso aos torcedores do time TERCEIRIZADO.. (14 participações ) na 3a divisão.
    vocês estavam nessa mesma alegria que estão hoje, depois que conquistaram o titulo estadual de 2015. e quando chegaram no mata-mata contra o Brasil de Pelotas.

    vamos lembrar quantas vezes e quais os anos que o Liaum jogou na 3a divisão: ( 1987,1990,1995,1996,1997,1998,1999,2010,2011,2012,2013,2014,2015,2016 ) são QUATORZE participações. contando com a atual em 2016.

    eles são PENTA (1995,1996,1997,1998,1999 ) e HEPTA (2010,2011,2012,2013,2014,2015,2016) mas NÃO em titulos estaduais ou nacionais,
    e SIM em número de participações na Terceira Divisão.

    um HISTÓRICO vergonhoso. e mais vergonhoso ainda, é ouvir ou ler o treinador ou o presidente do time, e também torcedores dizerem que o Liaum está na Série C, mas que não é um time de Série C.. que ele é um time de Série A.

    como um time que joga por 14 anos na Série C , não é um time de Série C ?
    ele por acaso já jogou por 14 ou 15 anos na Série A ???
    não é por AZAR e nem por perseguição da CBF, que ele é hoje o 44 no Ranking da CBF
    mas SIM pelos 14 anos na Série C, mas SIM pelas péssimas campanhas na Copa do Brasil
    onde ele não chega nunca nas fases finais e sempre é eliminado na segunda fase e as vezes até na primeira fase.

    não é por SORTE e nem por AJUDA da CBF, que o Ceará é hoje o 21 no Ranking da CBF
    mas SIM por NUNCA ter jogado na SÉRIE C, e pelas boas campanhas que fez na Copa do Brasil (1994,1995,2011, 2014, 2015) por ter jogado DUAS competições internacionais (Comenbol (1995) e Sulamericana (2011 ). onde empatou (1×1, 2×2 ) com o Corinthians
    no ano de 1995 (perdeu a vaga nos penaltis ) e em 2011 venceu o São Paulo (2×1) no PV
    e perdeu (3×0 ) no Morumbi .

    1. Parabéns! Jogaram a Sul-americana por duas vezes e não passaram nem da primeira fase. Que grande feito!

      Fizeram até uma boa campanha na Copa do Brasil, mas não esqueça que essa mesma competição em tempos atrás, era a mesma que premiou várias zebras como campeãs, tais como Juventude, Santo André e Paulista de Jundiaí, onde os dois últimos desapareceram do cenário nacional.

      Queria ver, por exemplo, você dizer que o seu time chegou por duas vezes à final da Taça Brasil nos anos 60, época em que o futebol Brasileiro era futebol Brasileiro.

      Antes que você venha dizer que levamos goleada na final, não esqueça que Palmeiras e Botafogo eram a base da seleção na época em que nos derrotaram, diferente de 2005 e 2011, época em que o futebol Brasileiro já estava nivelado por baixo.

      Em relação a comparação entre séries, seguinte: Não somos os únicos que dizem que não pertencemos ao local que estamos disputando, vocês também fazem isso. Afinal, é comum um Alvinegro falar que o time dele é de série A.

      Como um time é de série A quando ele é o
      RECORDISTA de participações da série B?

      O bom senso mandou lembranças, meu
      caro.

      1. Mas já que você tem boa memória,não entendo porque você não lembra quais clubes o time terceirino enfrentou até chegar a tal semi-final na taça Brasil do século passado ..Só timeco…Afinal,os grupos eram por regiões ,na maioria das vezes…
        Sai do Wikipédia,rapaz…! Hahah

        1. Quer dizer que não vale eliminar times do Nordeste e da região, só vale ser do Sul?

          Se o Fortaleza não tem mérito algum em ter chegado na final do campeonato eliminando os times da região, imagine o tal do Syará, que nunca chegou nem perto disso!

          Alvinegros sendo alvinegros, ou seja, incoerentes!

          1. Sergio Filho, claro que vale eliminar times do Nordeste e chegar na final, mas
            você deve ser inteligente e saber que enfrentar naquela época e hoje também
            um Bahia, Náutico, ABC. etc.. é muito mais fácil do que enfrentar um Internacional, Flamengo, Palmeiras..etc. times campeões Brasileiros e com maiores recursos financeiros para formarem grandes elencos.

            o Ceará para chegar na FINAL da Copa do Brasil de 1994, eliminou antes o Internacional e o Palmeiras (Parmalat) com Roberto Carlos lateral esquerdo da seleção Brasileira, e outros craques que faziam parte do elenco.
            entendeu ou quer que eu desenhe ?

          2. É claro que vale. Só rebati pelo fato de você também ter menosprezado os clubes que eliminamos nos campeonatos supracitados. Seja coerente,então! Quando o seu time eliminou,eram grandes clubes. Mas quando foi o CSC não eram…Não entendo…E só um lembrete : o CEARÁ foi semi-finalista da tal taça Brasil em 1964,tendo vencido o Flamengo -Rj em um dos jogos…
            Já vi que a ignorância e a falta de informação chegou e aterrissaram em sua pessoa…Está latente,isso!
            Kkkkk

      2. Sergio Filho, faltou você dizer que antes de chegar na FINAL da taça Brasil. o seu time enfrentou nas DUAS vezes , apenas times do NORDESTE.. nenhuma vez enfrentaram antes da FINAL, times do SUL ou SUDESTE ( Corinthians, Santos, Gremio, Inter ) como o CEARÁ enfrentou na Copa do Brasil em 1994 ( Palmeiras e Internacional ) antes de chegar na FINAL contra o Gremio.

        o Ceará não levou de 7×2 do Gremio na FINAL.. foi 1×0 com penalti no Sergio Alves não marcado e 2 jogadores do Ceará expulsos de campo.
        o seu time levou duas goleadas (7×2, 4×0) do Palmeiras e Botafogo..nas FINAIS..
        o seu time NUNCA chegaria nas duas finais se tivesse ANTES enfrentado grandes equipes do Sul ou Sudeste do Brasil. bastaria um Corinthians, Vasco, Santos etc..
        e levariam de goleada..

        1. Pois é, meu caro Carlos Lima, assim como faltou você dizer que teu time passou do Palmeiras em um aborto do futebol.

          Me admira você, que tanto disse que o Fortaleza venceu o último clássico jogando por uma bola, não falar isso do seu time contra o Palmeiras, pois o empate em São Paulo ( 1×1 ), foi daqueles mistérios que nem o futebol explica, pois teu time fez o gol naquela chamada ” bola vadia “, enquanto o Palmeiras dominou o jogo e perdeu gols do início ao fim.

          Quer dizer que: se o Syará perde um jogo criando mais chances, é injustiça; se passa em um que só fez o gol e o adversário dominou o jogo todo, é competência? Que lógica é essa que só vale para um lado, nunca para o outro?

          Já que você falou que o seu time foi prejudicado contra o Grêmio, faltou você dizer que passaram do Internacional com um gol mal anulado do time colorado, isso dentro do Beira Rio. O jogo aqui foi 1×0 pra vocês, enquanto lá foi 2×1 pro Internacional, se o juiz não tivesse anulado um gol legal do time deles.

          E aí? Perder um jogo sendo prejudicado não vale, mas passar de uma fase sendo ajudado pela arbitragem vale? Que loucura é
          essa?

          A hipocrisia é algo inato à natureza de vocês!

  12. Não entendo porque os torcedores do time do além (Penta fantasma; Sócio Torcedor Fantasma e Penalty Fantasma), tem tantas preocupação com o fato do Leão estar na série C, acho que incomoda mais a eles que a nós, perderam o Campeonato Cearense para o time da Série C e este ano continuam perdendo para o time da série C, que sina.

  13. E OS COME-OVO? SIM, OS DESCOLORIDOS DESEQUILIBRADOS FREGUESES DO REI LEÃO?
    TODA AQUELA ARROGÂNCIA E PREPOTÊNCIA ESCOOU PELO RALO E FOI DIRETO PRO IMUNDO CANAL.
    BEM FEITO.

  14. Uma ótima analise do sistema técnico e tático do Ceará, o Lisca tem que rever seus conceitos e colocar um sistema que possa dar maior consistência ao ataque já que ele está com 3 volantes, tira um volante e forma o meio com 2 volantes 1 meia e 3 atacantes claro que o terceiro atacante tem que ter características de beirada do campo e com velocidade e no Ceará no momento só tem Alex Amado.

  15. Técnico que passa a chamar mais atenção pelos chiliques que dá na borda do campo é pra esconder as suas fragilidades no trabalho. Mas, como bom tricolor, espero que continue dando seu showzinho particular. Fica Chilisca!

  16. é dificil comandar um time com tantos atletas em pessima fase, como assisinho,siloé,baraca parece mais um garda de transito doido é só apontando. o ceara ainda nao encontrou o substituto do ricardinho, e olha que ja esta passando da hora.estou achando dificil o ceara disputar a final do estadual

  17. Pior do que está perdido em seus esquemas, é entrar na onda da torcida adversária e lhe mandar beijinhos!
    Lisca fez isso ao término do primeiro tempo e errou feio…
    Tem que respeitar o torcedor, somos clientes do espetáculo!
    O que me espanta é todos os envolvidos no futebol pedirem paz aos torcedores e se calarem diante dessa imbecilidade desse tecnicozinho!
    E porque não mandou beijinho ao final do segundo tempo?

  18. Prezados

    Gostaria de lembrar que o Presidente do Ceará disse, logo após a confirmação da manutenção na série B, ano passado (talvez empolgado por isso), que a torcida do Ceará poderia esperar que em 2016 o Ceará seria outro, bastante competitivo para disputar todos os campeonatos com chances de atingir seus objetivos. Vocês lembram??? O que nó vejo agora? um time que não consegue ganhar nem do Maranguape; que perde para os reservas do Fortaleza. E o pior, pelo menos para o cearense, não pode mais contratar. O que esperar então? o futuro em breve nos dirá.

  19. O que me deixa curioso também é a vontade de uma parte da torcida alvinegra no retorno de Sérgio Soares…Sinceramente,qual o respaldo do Sr Sérgio? Acredito que ele é um bom treinador,mas não digno de tanta veneração…Deixamos escapar o acesso em 2013 e em 2014 com uma parcela de contribuição desse senhor,que perdeu totalmente o controle do grupo…Outra,caso ele viesse mesmo,algo que não acredito,seria necessária uma senhora dupla de zaga,pois os times do Sérgio Soares são times de extremos,fazem muitos gols mas também sofrem muitos gols,foi assim conosco,com o Bahia….Imagina aí com a nossa zaga atual?

    1. Concordo plenamente.

      Eu gosto do SS, mas a zaga nas mãos dele sria uma peneira. Fora que ainda poderia queimar o Everson, que é um excelente goleiro. Mas goleiro nenhum faz milagres sucessivos quando a zaga não ajuda.

  20. Cambada de recalcados do canal, vocês têm que se mancar e aceitar com humildade e honradez as vitórias do Fortaleza Esporte Clube. O Campeonato ainda não terminou, nagrada, por isso preparem o couro que ainda vem muita chibata pra vocês.
    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

  21. Tô cansado de comer ovo…………………………………………………….ah, sim, e de perder pro Fortaleza. ………………………………………………………………….kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  22. Eu queria entender porque treês volantes se tem meia e jogador de ponta de qualidade no banco, biancuchi e Amado…..O fraco time do fortaleza pediu para levar gol no segundo tempo ,ficou todo acuado , o lisca era para ter colocado o biancuchi no meio …….Se fosse contra o barcelona ate entenderia ,mas contra o Cfortaleza!!!!!!

    1. ele não joga com 3 volantes ele joga com 2 meias no 4-2-2-2 o problema é que o jhonantan pela direita não tem características de criação nem de drible.

  23. O que parece é que o lisca ta perdido….so tem um esquema de jogo, ficou provado no classico, pois na hora que levou o segundo gol ele fez só colocar mais dois atacantes em campo , ficando com 4 em campo, sendo que o problema era a falta de um meia, e ele estava no banco , Biancuchi!!!!

  24. Graziani infelizmente esse é o pior time do Ceará dos último 5 anos. Um time totalmente sem comando tático e um treinador que não passa nenhuma confiança pro time epra torcida.

  25. Pelo modo como o Carlos Lima fala do time do kanal, era para esse time esta disputando a Champions League, disputando de igual para igual como Barcelona, Real Madri, Bayer e PSG, esse super time, ta se perdendo no futebol brasileiro.

  26. Prezado FG e internautas, bom dia!
    O dilema do Lisca, na verdade é que ele como não é treinador não sabe de fato o que tem que fazer. Pra completar o nível técnico do time já sabemos não é lá grande coisa ,aliás é muito fraco, pois desde o ano passado que chega nesta época e apnha para um time que está na serie c. Penso que a depender do resultado de hoje, o dito doido está com os dias contados ,talvez não como nem o pão de côco.
    A proposito ,recado ao carlos lima liaum, mesmo tendo sido goleado nas finais da Taça Brasil, nós chegamos as finais do torneio que hoje é considerado também como campeonato nacional. E contra duas academias ,Palmeiras e Botafogo base das seleções melhores que já tivemos( 62 e 70), não era um grêmio da vida ,não.Daí o fato de que mesmo estando na serie c a tanto tempo, ainda somos maiores e mais reconhecidos que vocês em todo o Brasil.
    Quem viaja Brasil a fora ,sabe bem o que estou dizendo.

    Saudações Tricolores!

    1. A única coisa em que vocês são maiores que o Ceará é em número de participações na Série C.

      Dizer que a carniça do kurral é reconhecida nacionalmente? kkkkkkkkkk Só se for de vexame, sempre que tem quebra-quebra no Castelão ou briga entre os próprios torcedores. kkkkkkkkkk Ou então quando a imprensa esportiva nacional divulga o dedo do Carlinhos Bala pedindo só mais um golzinho.

  27. Prezado FG e internautas, bom dia!
    O dilema do Lisca, na verdade é que ele como não é treinador não sabe de fato o que tem que fazer. Pra completar o nível técnico do time já sabemos não é lá grande coisa ,aliás é muito fraco, pois desde o ano passado que chega nesta época e apanha para um time que está na serie c. Penso que a depender do resultado de hoje, o dito doido está com os dias contados ,talvez não coma nem o pão de côco.
    A proposito ,recado ao “carlos lima liaum”, mesmo tendo sido goleado nas finais da Taça Brasil, nós chegamos as finais do torneio que hoje é considerado também como campeonato nacional,aliá como não poderia deixar de ser, e contra duas academias ,Palmeiras e Botafogo base das seleções melhores que já tivemos( 62 e 70), não era um grêmio da vida ,não.Daí o fato de que mesmo estando na serie c a tanto tempo, ainda somos maiores e mais reconhecidos que vocês em todo o Brasil.
    Quem viaja Brasil a fora ,sabe bem o que estou dizendo.

    Saudações Tricolores!

    1. Damasceno, vai na CBF e pergunta qual é o time do nosso Estado melhor colocado no Ranking.. pergunta qual o único time do nosso Estado que participou de uma competição internacional.
      pergunta qual time do nosso Estado que teve a melhor colocação disputando o Campeonato Brasileiro antigo e o atual de pontos corridos. na Série A.

      eu aposto que todas essas perguntas, terão a seguinte resposta : CEARÁ.Sporting Clube.

  28. Lima, resumo da ópera: ficar 7 anos seguidos na Série C , é Ruim demais: mas ficar 14 anos disputando essa mesma competição e nunca conseguir o acesso é pior ainda. essa é a situação vergonhosa que o seu time se encontra.. o Liaum (patrimônio da Série C )

  29. treinadores como esquema de jogo covarde, que jogam com 10 jogadores atrás apenas se defendendo e esperando uma bola ou duas bolas sobrarem nos 90 minutos do jogo para
    tentar a vitória, esquema empregado pelo Marquinhos no jogo do domingo, é um esquema suicida. porque fica levando pressão o jogo inteiro do adversário, e tem que contar com a sorte
    e que a pontaria dos atacantes adversários não esteja num dia Bom.

    ponte funcionar uma ou outra vez, mas na maioria das vezes quando enfrentar um adversário que tenha um bom aproveitamento das chances que forem criadas, um adversário que tenha
    um setor ofensivo forte. esse esquema vai por água abaixo.

    o esquema do Lisca de jogar com 3 volantes e apenas um meia armador, só funciona se os volantes ou pelo menos 2 deles, tiverem qualidade para fazer lançamentos, para apoiar os atacantes, para finalizar no gol etc.. como tinha o Corinthians naquele ano que foi campeão mundial com o Treinador TiTE. com o ELias como volante e outros dois volantes que não estou lembrando o nome .

    jogar com 3 volantes (João Marcos, Baraka, Jonathan ) que não possuem essas qualidades que eu citei. vai sempre encontrar dificuldades quando enfrentar um adversário que tenha um meio campo habilidoso.

  30. Veja lá ,carlos lima liaum, de fato tenho que me render as evidencias é uma vergonha estar a sete anos na serie c, principalmente se levarmos em conta a nossa grandeza.
    Entretanto isto não invalida o fato de que a nível de nacional ,ainda assim, termos mais reconhecimento que o kanal.
    Resumo da ópera, a vocês só resta o direito de espernear, quer queiram ou não.

    Saudações Tricolores!

    1. Quantas cópias de jornais dos anos 60 você tem em casa,sofredor terceirino? Pelo visto umas SETEcentas…
      Porque atualmente,coloca o nome do teu time no Google e olha o que acontece…você vai ser redirecionado pra todos os sites policiais do Brasil…É quebradeira em estádio ( que o clube não tem culpa ),vexames de eliminaçoes ….Não entendo de onde vem o tal reconhecimento …A unica coisa a se reconhecer é que tua leoa abriu as portas no ano 2000 e faliu em 2009!
      Saudacoes…hahaha

  31. Graziani, esquecendo estrutura física e investimento financeiros, na sua opinião, quais são os maiores clubes do Nordeste em termos de tradição e história?

  32. QUERIA entrar não por três motivos óbvios: 1. só participo nos POST’s sobre o LEÃO DE AÇO; 2. entrar aqui, só faz é aumentar os arranca rabos, pois a gente escreve alguma coisa e é logo estraçalhado; 3. vocês já sabem: TENHO NADA A VER COM ISSO.

    Depois de lê o bate rebate entre o tricolor SERGIO FILHO e os alvinegros CARLOS LIMA e LEANDRO, me deu vontade de escrever umas “linhazinhas”.
    Vai ser rapidinho.
    Ó ! falando pra um, vai valer pros três, sem mais delongas.

    SEGUINTE:
    Falam muito do passado e esquecem do hoje.
    Pois… CARLOS LIMA, me permita mostrar uma REALIDADE que tenho a impressão você ainda não se deu conta. Até já falei sobre isso no POST anterior, aqui mesmo no Blog.
    VOCÊ(Carlos Lima), enche o peito pra ficar repetindo os anos do nosso LEÃO DE AÇO na Czona, e esquece de olhar pro seu time atual, que, ATUALMENTE, é o causador dessa nossa sofrência estes anos todos.
    OLHE SÓ: CAMETÁ, CHARLES, FERNANDINHO, ASSISSINHO, dentro desses 6 anos fizeram parte do nosso LEÃO DE AÇO.
    Se dividir, cada um deles fez parte de um dos times em anos diferentes(salvo engano) ou se encontraram no decorrer. No mínimo ai já seriam quatro anos. Vou perder tempo atrás desse detalhe não.
    Isso por sí só, olhando pro teu time hoje, explica-se o porque que ANO PASSADO vocês quase vinham aumentar o número de clássicos no ano.

    Façam o seguinte(Carlos Lima e Leandro): saiam agora de casa ou do trabalho, e corram pro PV, pois as 20:00hs vocês vão enfrentar uma carne de pescoço, e esse jogo é decisivo pra o futuro de vocês na competição.

    Sobre o POST em sí, quero só deixar REGISTRADO aqui e agora sobre esse trecho: “O técnico do Ceará, desde o começo da temporada, tem mantido João Marcos e Baraka no meio-campo. Dois jogadores fortes na marcação, mas que têm bastante dificuldade na qualidade de saída de bola longa. No mundo – e até mesmo no Brasil – escalar dois atletas coma tais características ao mesmo tempo é uma opção que está se esgotando”.

    Vale lembrar que esses dois jogadores eram crucificados em 2015(João Marcos pelos técnicos e Baraka pelo torcedor), mas nos últimos 5, 6 jogos, foram as duas peças que deram a segurança ao fraco sistema defensivo do time que por milagre não veio fazer companhia pra nós na Czona.
    DIGO milagre, porque é o que mais se aproxima da situação de um time que se não é esses dois e mais um SILOÉ da vida(outro crucificado pelo torcedor), que nesses mesmos 5, 6 jogos fez uns 4 ou 5 gols IMPORTANTÍSSIMOS, e ainda a chegada de um treinador que vira o rosto pra não ver jogadas decisivas… FOI OU NÃO FOI UM MILAGRE ?
    Esse LISCA de vocês, vai acabar se confirmando o que Arlindo Maracanã falou pra quem quisesse ouvir: “esse aí. Ainda vão conhecer ele. Quando ganha ele é o rei. Quando perde os jogadores são uns (…impublicável)”

    Ó o time hoje moçada.

    Bem que EU não queria entrar. Acabei escrevendo que só.

    Não sei “praque” entrei aqui. Todos sabem que…

    TENHO NADA A VER COM ISSO, MAS TÔ DE OLHO.

  33. esse damasceno deve ser internado, procure o médico cara, fec reconhecido nacionalmente mais que o CEARÁ, kkkkkk;

    Deve ser as consequências da TERCEIRA DIVISÃO.

    O único reconhecimento que esse timeco tem nacionalmente, é de ser RECONHECIDO COMO TIME DE TERCEIRA, e não como tá na TERCEIRA. Quer que eu desenhe, ou assim tá bom?

    Vá procurar um médico, psicólogo, vá se tratar da sua esquizofrenia.

    SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!

    OLHA O RASCUNHO DO DESENHO:

    CCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCC
    CCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCC
    CCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCC
    CCCCCC
    CCCCCC
    CCCCCC
    CCCCCC
    CCCCCC
    CCCCCC
    CCCCCC
    CCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCC
    CCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCC
    CCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCC 14 ANOS
    C

  34. O Nilton Cesar não tomou o gardenal dele, por favor se tiver faltado dinheiro pra comprar manda a receita que eu compro, o tema é falar sobre a produçao dos times, e a formação tatica dentro de campo e não ficar hostilizando os outros, o time do ceará tem sobretudo no ataque e no meio algumas peças que podem resolver desde que bem trabalhadas pra isso acontecer tem que ter um treinador que saiba ler as situações de jogo, o Lisca é treinador de uma jogada só igual a cantiga da perua, qual é variação que ele fez durante o jogo a não ser aquela de bola alçada na área do advresario, do outro lado tinha um treinador que viu uma brecha que ficava na subida do Fernadinho e foi exatamente que ele meteu um jogador pra jogar ali, não deu outra.

  35. Acho que a grande chave do esquema tactico que o lisca preparou no ceará e o jhonantan, pois o mesmo nao tem caracteristicas de criação nem de jogar pelas laterais, ele é mais aquele jogador que vem de tras pra ajudar na criação ou seja um segundo volante, talvez com alguém que atue melhor pela direita o time tenha um rendimento melhor na criação, além disso o ceará precisa de variações, pois o time tem insistido muito pelas alas, e outra talvez serginho funcionesse melhor com cameta no lado direito.

  36. Graziani, acredito que o Ceará possa jogar com dois volantes, e entendo que fazer o Ricardo Conceição e o Richardson ou Jhonnatan marcarem com efetividade é bem mais fácil do que João e Baraka passarem bem a bola, no sentido de servir o meia e os atacantes, entendo que o time poderia jogar com o meia centralizado (Biancucchi ou Zezinho) e dois atacantes pelo lado (Rafael e Serginho ou Alex Amado) e o Bill no meio, com os dois atacante de lado voltando pra compor duas linhas de quatro, e o meia (jogador com um bom passe) tendo mais liberdade pra fazer as ligações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *