Ceará e Fortaleza: uma batalha silenciosa por vantagem nas finais

Jogando várias rodadas do estadual com times reservas ou mesclados, Ceará e Fortaleza travam uma batalha silenciosa, mas que tem grande importância na reta final do estadual.

Como os dois favoritos destacados para a final da competição, o regulamento manda que a soma total das campanhas nas fases anteriores seja contabilizada. Assim, quem tiver mais pontos no total joga com vantagem nas finais e pode atuar por dois resultados iguais (entenda isso como mesma diferença de gols em caso de uma vitória para cada lado ou dois empates por quaisquer placares).

Hoje, apenas uma hecatombe tira Ceará e Fortaleza dos confrontos decisivos. Por enquanto, o alvinegro tem 18 pontos e o tricolor soma 16. Eles ainda vão se encontrar duas vezes na segunda fase e, além disso, precisam se cuidar para não jogarem uma semifinal, que deixaria o perdedor fora da Copa do Nordeste 2017, algo que seria desastroso para o derrotado, evidente.

94
Fernando Graziani

Sobre Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Já cobriu duas Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

34 thoughts on “Ceará e Fortaleza: uma batalha silenciosa por vantagem nas finais

  1. Graziani,

    gostaria de saber tb sua opinião sobre esse rodízio de jogadores ou de uma equipe inteira em um início de temporada????

    Na maioria dos países, começa o rodízio de jogadores após a quinta ou sexta partida seguida de um mesmo jogador ou quando se entra uma terceira competição simultânea.

    Mas aqui é diferente.

    abraço.

    Os elencos de Ceará e Fortaleza têm times reservas bem inferiores aos titulares, então não acho que deva ter uma regra de número de partidas, mas decisão do departamento de fisiologia e do técnico. Abraço
    FG

  2. Ceará irá precisar mais dessa vantagem, visto que vai mais longe na Copa do Nordeste que o limitado e “VELHO” time do Fortaleza que tem média de idade elevadíssima. Isto posto, com a eliminação precoce, o time do Pici ficará descansando enquanto o seu rival disputará as fases decisivas do Nordestão e assim essa vantagem cairia como uma luva no colo alvinegro. Sem mais no momento fico por aqui. AVANCEMOS!!!

  3. VANTAGEM a parte, digo o seguinte:
    Falando do FORTALEZA é claro.

    A coisa tá AFUNILANDO.

    Precisamos do campeonato Cearense pra garantir logo vaga no Nordestão e Copa do Brasil 2017 de cara, e dar sequência aquela contagem do PENTA(só nós podemos ser. Tá 1 X 0).

    Tamo no Nordestão que a cada passagem de fase, entra uma ponta no cofre. Passagem nesta primeira fase, salvo engano, vale R$ 450 paus.

    Dentro em breve(daqui duas semanas) já vem a COPA DO BRASIL.

    Logo em seguida(dois, dois meses e pouco) vem a Czona.

    E CADÊ O LEÃO 2016 ?

    Alguém ai… ESCALA O NOSSO TIME POR FAVOR.

    ALÔ PRESIDENTE !
    Meta o BEDELHO logo, antes que sobre aquela mágoa sua do ano passado, quando disse nos microfones da vida, ter se ARREPENDIDO, de não ter interferido na decisão da comissão técnica(Chamusca) naquele jogo. LEMBRA ?

    Ao andar da carruagem vai sobrar pra NÓIS TUDIN “tra vez” ?!

  4. Verdade, Graziane. É importante fazer a melhor campanha, haja vista num clássico decisivo, essa vantagem ser muito importante. Só não entendi o seu título “(….) uma batalha silenciosa(…), pois esta “vantege” está explícita no regulamento; os técnicos repetirem isso em quase toda entrevista; e esse critério já ter sido utilizado pelo menos nas edições de nosso campeonato. saudações.

  5. Não existe nada de “Desastroso”se um dos dois times (Ceará e Fortaleza) fizerem uma das semifinais do Cearense 2016. Essa sua mentalidade de menosprezar os outros times participantes é muito arcaica. No futebol atual não existe lugar para esses seus comentarios tendenciosos. Porque só os 2 grandes tem direito a participar da copa do nordeste? As suas colocações desse tipo sugerem que o restante dos clubes (Retirando Ceará e Fortaleza) são meros participantes que não tem competencia de sequer chegarem a uma final e nunca serem campeões. “DESASTROSO foi sem dúvida esse seu comentário.

    Desastroso para o clube que eventualmente ficar de fora, evidente, não para o campeonato ou para o futebol cearense. Pelo meu gosto, adoraria que o Uniclinic fosse campeão, por exemplo. Entrevistei o Leanderson hoje na TV, inclusive. Desastroso então foi o seu comentário raivoso e lotado de delírio persecutório.
    FG

  6. Realmente resultado desastroso, mas convenhamos o uniclinic depois de Fortaleza e Ceara é o time que melhor se apresenta no cearense 2016, ou sera que algum torcedor do Ceara discorda e acha que o Quixada por exemplo que nem um gol fez é melhor que o time do Uniclinic, e outra já tem torcedor alvinegro vide Vovozão 10 ja dando o Ceará como classificado antecipado, pelo grande futebol que o time vem jogando e dando espetáculos dentro de campo, parabéns.

  7. Com dois times tão nivelados por baixo,essa vantagem é preciosa. Só lembrar que nos últimos 4 anos,o campeão se prevaleceu da vantagem. A vantagem vai ser definida nos próximos clássicos rei,anotem.
    Graziane,que tal falar sobre o fato de que o Ceará ultrapassou o TERCEIRÃO no número de sócios,conforme o site movimento por um futebol melhor(portal que mensura de forma legítima os números de sócios dos clubes no país) ?! A que se deve o aumento brusco?

  8. FG, Uniclinic campeão ?!

    Trágico eu não sei, mas certamente seria uma novidade interessante.

    Em um cenário onde há, em tese, um equilíbrio de forças dos dois ditos grandes essa vantagem significa um importante ativo a ser preservado.

    Difícil é conseguir isso com uma zaga falhando infantilmente em cada partida.

    Saudações Tricolores.

  9. essa vantagem de jogar por 2 empates na final do Estadual geralmente é decisiva
    pois quase sempre o time que tem essa vantagem consegue ser campeão. porém
    se o time que tiver essa vantagem estiver disputando duas finais simultâneas de
    competições diferentes ( por exemplo : Estadual e Copa do Nordeste ) como aconteceu
    com o Ceará em 2015. (Ceará x Bahia ) essa vantagem poderá não ser decisiva.

    devido a 2 fatores : 1) o desgaste físico do time que vai jogar duas decisões é maior e
    o adversário mais descansado se aproveita disso.
    2) a motivação dos jogadores é sempre maior numa disputa de titulo regional, (Copa do Nordeste ) pela divulgação na mídia nacional. ao contrário do titulo estadual que tem pouca divulgação a não ser no próprio estado..

    obs: tudo isso ocorreu em 2015 com o Ceará,,os jogadores se concentraram na conquista da Copa do Nordeste, jogaram a primeira partida da decisão do estadual, se “poupando” visivelmente, pois teriam 2 dias depois uma final contra o Bahia, e o adversário no caso o Fortaleza se aproveitou dessa situação, e venceu o primeiro jogo da decisão, tirando a vantagem do empate que pertencia ao Ceará.

    1. Ser vice agora é o que importa, prá que serve um título de campeão que a fedorentação dá de cinco a um só para manipular seus otários torcedores? que num dia são 20 mil, no outro 7 mil, haja pirulito no timeco que hoje estaria fora perdendo a vaga pro ridículo Conquista nas semifinais do Nordestão, haja pirulito.

  10. Aqui entre nós, acreditar que um time com menos de 7 mil sócios consiga chegar a 16 mil em um semestre onde lutou apenas para não cair é de uma ingenuidade comovente.

    É fato que, para quem inventa 5 títulos de uma hora para outra, fazer uma espécie de milagre da multiplicação de sócios não deve ser tarefa complexa. Mas erraram na dose, exageraram no “milagre” e nas circunstâncias.

    Exageraram tanto que até o mandatário alvinegro se apressou em jogar a responsabilidade para uma empresa terceirizada e pedir uma auditoria nos números divulgados, embora alguns incautos tenham se apressado em festejar tais números.

    E depois dizem que não há mais bobo no futebol.

    Saudações Tricolores.

    1. Robson, o teu time chegou a ter 2 mil sócios torcedores, enquanto o Ceará tinha 15 mil
      lembro que em 2008 iniciaram esse projeto aqui no nosso estado, e desde o inicio o Ceará sempre esteve na frente do seu time em número de sócios.
      depois de 8 anos vocês conseguiram chegar a 10 mil sócios torcedores, e vivem nessa euforia total. como diz aquele ditado popular “alegria de pobre dura pouco” basta lembrar da “alegria” em 2012 antes do mata-mata contra o Oeste. da “alegria” em 2014 antes do mata-mata contra o Macaé, da “alegria” em 2015 antes do mata-mata contra o Brasil de Pelotas.. quem será o ALGOZ do teu time em 2016 ???

      1. Concordamos em algo: alegria de pobre dura pouco.

        Se o pobre for alvinegro então ela dura mais ou menos 24 horas, que foi o tempo que a tal “auditoria” levou para diminuir de 16 para 11 mil o número de sócios alvinegro,s conforme divulgado hoje nos principais jornais locais.

        Ou seja, o sócio torcedor do Leão ainda é o maior do Estado. E isso não vai mudar com números inventados para delírio de ignorantes e alienados.

        E é bom essa auditoria parar por aí, caso contrário esses 11 mil vão acabar virando 3, 4 mil.

        Mas que a comemoração apressada dos bobos da corte foi engraçada é inegável.

        Saudações Tricolores.

    2. Verdade ou não,a notícia desencandeou e acordou a gastrite de muita gente colorida,ontem…Mas o fato é que assim como existem os ingênuos que acreditam nesse brusco aumento sem a devida averiguação,existem os tolos e inocentes (e porque não idiotas)que ousam acreditar que o programa sócio torcedor do leao um dia vai chegar aos 15 mil. E o pior : ainda ser o maior do NE . Delírio puro. Será que a turma de 3 cores acredita em papai noel? Não duvido,tendo em vista que acreditam até mesmo em um dia subir de divisão…Definitivamente , ingenuidade e ausência de senso da realidade são atributos ligados a quem usa 3 cores nessa cidade…hahahaha

      1. É difícil dizer onde o sócio torcedor tricolor vai chegar, sobretudo por que não recebi os mesmos dons premonitórios que você.

        Eu só posso acompanhar e torcer, deixo previsões para os “aspirantes à mãe diná” do blog.

        Saudações Tricolores.

        1. Aspirante a mãe Dina? Talvez em outra situação…Mas no tocante ao clube terceirino,minhas opiniões são basedas em fatos e em lógica. E a lógica diz que se em 92 anos de existência,o máximo que conseguiram foi 10mil,não vai ser com apenas o possível sucesso no cearense que o status quo do time da terceira vai ser milagrosamente modificado…
          Mas tudo é permitido no picadeiro de 3 cores,inclusive sonhar bastante por parte de seus espectadores…
          Saudacões … =D

          1. Como eu disse, há que se aguardar o desenrolar dos fatos. Há alguns meses também havia quem garantisse que o Leão também não chegaria aos 10 mil sócios.

            Não é prudente aventurar-se em previsões desse tipo sob risco de se tornar uma piada amanhã, se bem que para alguns alvinegros ser motivo de piada do blog não seria uma novidade, como restou evidente nesse episódio dos “16 mil sócios fantasmas”.

            Seja como for, alcance que número que alcançar, que o sócio torcedor do Leão faça isso através dos meios sérios e corretos e não usando de manobras ilusórias para delírio de alienados.

            Saudações Tricolores.

  11. ALEGRIA DE POBRE termina é amanhã com a DERROTA do time do OVO para o Sampaio Corrêa!!!
    CUIDADO !!! Com duas derrotas dificilmente ele se classificará como segundo colocado !!!
    Hoje tem espetáculo !!! Se liguem !!!

  12. Italo, o Ceará em 2013 chegou na Semi Final da Copa do Nordeste, em 2014 chegou na Final
    e foi Vice Campeão, em 2015 foi Campeão Invicto.. ou seja o Ceará tem crédito sobrando, ao
    contrário do teu time que é eliminado das competições regionais e nacionais sempre no inicio.

  13. Só lembrando que desde 2008, ano da criação da timemania, o Fortaleza sempre terminou o ano a frente do time das tramóias…… Todo ano termina com mais de dois milhões de bilhetes a frente…..se vcs são os maiores pq nunca venderam em maior número a timemania?????

    1. É simples. O desespero financeiro está no pici,há uns 10 anos…Com tanto apelo por parte da diretoria pra pagar ao menos o suco de manga antes dos treinos,é claro que a torcida terceirina ia se comover…

  14. Oi eu aqui de novo prá defender meu Tricolor de Aço das línguas arrogantes e invejosas da triste e escura torcida do canal.
    Mesmo sabendo que neste 2016, do jeito que as coisas estão indo no mais querido do estado, perdendo pro Uniclinic, empatando dentro de casa com o Botinha da Paraíba, a gente pode nem chegar no mata mata da Série C.
    Mas o que eu não admito é esse bando de urubus recalcados e sem graça falando mal do Rei Leão. Será que o mal não se paga com o mal? Mas minha fé em Nossa Senhora e em Deus é enorme.

    1. Nossa,que povo puro,repleto de polidez e merecedores de graças eternas essa torcida leonina,hein? Vivem e vieram de onde? Quanto mais a gente vive,mas a gente se depara com fanfarrões e patetas falando asneiras…hahah

  15. Não adianta tentar desvirtuar o assunto com essas ironias. O Sr. é do tipo que não aceita críticas e isso é notável e lamentável para um jornalista.

    Tá bom. Se vc pensa isso, é masoquismo dos grandes seu continuar comentando aqui. Além do mais, você insiste em deixar o conteúdo de lado para me atacar pessoalmente, com um despeito sem o menor cabimento. É muito estranho tanto ódio. Muito. Ainda assim, obrigado pela audiência de sempre.
    FG

  16. Piccini como foi o jogo contra o generico Botafogo?
    Contra o generico FlaPi meyemos cinco.
    Saplm tá prá procurar um brejo e se esconder numa loca.
    Essa torcda de terceira não enxerga que o Vozão é o maior e de maior torcida, por isso tem mais torcedores, apesar da maioria ter pouco poder aquisitivo e não tem condições de fazer seu sócio como o time da nobreza, i. é, dos ricaços sofredores.

  17. Acho que tá perto da hora do Seu Sapim pegar o beco. Nem o time de coração dele, a carroça do canal fedorento, quer ver ele por lá. Ele é teimoso e Santo de casa realmente não faz milagres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *