Ceará e Fortaleza estão em estágios diferentes de preparação

Ceará e Fortaleza já jogaram duas vezes pelo estadual e em comum o fato de não terem sofrido gols. O alvinegro venceu seus dois jogos por 1 a 0, diante de Tiradentes e Guarani, no PV. O Fortaleza bateu seus dois adversários por 3 a 0 – Itapipoca e Icasa – no interior.

O Tricolor tem atuado com um time perto do que Flávio Araújo considera ideal. Mudanças ainda vão ocorrer, evidente, mas todos os atletas estão à disposição e chegando perto da igualdade física que o grupo precisa para a estreia da Copa do Nordeste.

O Alvinegro vive momento diferente. Muitos contratados nem regularizados estão e há uma disparidade grande no aspecto físico dentro do grupo.  Lisca tem escalado volantes como meio-campistas e o time atual sofrerá muitas trocas até a estreia da Copa do Nordeste, certamente.

Como a preparação do Fortaleza começou antes, é natural que o time esteja melhor formatado neste fim de janeiro, inclusive taticamente. Fica evidente que o trabalho de Flávio Araújo já coloca um padrão na equipe, muito diferente do começo do ano passado, por exemplo. No total, são 17 gols marcados e nenhum sofrido na temporada, entre amistosos e partidas oficiais.

O Ceará, que encerrou as atividades bem depois em 2015,  ainda não chegou neste estágio. Lisca tem feito o possível, mas não há nem como cobrar muito justamente pela ausência de atletas que serão fundamentais. É uma fase de pré-temporada já com partidas oficiais, uma aberração que os atores do futebol brasileiro adoram.

Fernando Graziani

Sobre Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Já cobriu duas Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

36 thoughts on “Ceará e Fortaleza estão em estágios diferentes de preparação

  1. Mais real impossível essa colocação, mesmo com a tentativa da FCF protelar datas que, de certo modo, beneficiam Ceará e Fortaleza, as tabelas não acompanham as logísticas de contratações e deixa os técnicos de mãos amarradas e assim eles improvisam bastante no começo. Time do Fortaleza encontra-se mais coeso, mas ainda não chegou ao ideal, enxergo que mais algumas peças para o nosso ataque seriam fundamentais, enquanto temos volantes de sobra.

    Será mais um ano daqueles, os dois times chegando com desconfiança, que vença o melhor!

  2. ESTAMOS EM PRETEMPORADA.
    Mas que pode matar o futebol cearense a curto prazo.

    Estadual virou pre temporada horrível de preparação para a Copa do Nordeste.

    Não é possível que dirigentes de clubes nordestinos queiram ver seus clubes morrerem por inanição pela falta de ação deles e dos dirigentes da FCF.

    O que vemos é uma verdadeira desídia por parte da imprensa, dirigentes de clubes e da federação em não buscarem soluções urgentes para salvar os nossos clubes pequenos e médios do nordeste. Inclusive clubes grandes de estados como Maranhão, Piauí, Amazonas, Sergipe etc.

    Está em jogo a sobreviência do futebol do Nordeste como um todo.

    Nesse caso eu excluo e até reconheço o esforço do VLT e também do programa futebol do povo que já defende a minha idéia nos programas sugerindo uma série B na copa do Nordeste como tentativa de salvação dos clubes médios daqui e de todo o Nordeste.

    Mas tudo passa também pela moralização dos cartolas e prefeitos cearenses.
    Sem clubes organizados. Sem bons campos de futebol. Estádios pequenos, mas limpos e gramados bem cuidados não poderá haver jogos.

    Sem uma organização mínima e boa vontade de prefeitos e cartolas, com uma mudança ética na cartolagem cearense qualquer tentativa de mudança será em vão. Esbarrará na DESÍDIA dos dirigentes e dos políticos que se aproveitam do futebol.

    Mas quem quer ser cartola com uma imprensa que sem critérios humilha até a alma do cidadão de bem que resolve entrar num clube de futebol?

    No Piauí por exemplo ninguém de bem quer ser mais cartola. Sobra então espaço para políticos que querem ganhar visibilidade na imprensa atraves de noticiários esportivos e pagam jábá para torcedores organizados não o criticarem.

    Uma imprensa seletiva que não critica quando deve. No caso do Guarani de sobral ninguém viu criticas diretas ao presidente do clube que segundo o noticiário entregou a federação uma certidão falsa (isso constitui crime).

    Pelo contrário, a culpa caiu em cima do mordomo (contador). Segundo a imprensa. Não se ouviu um pio do presidente do Guarani. Até o prefeito de Sobral foi procurado pela imprensa, menos o presidente do clube supostamente falsário.

    O que vimos recentemente em relação a desorganização e incompetência, nos dois Guaranis, Ferroviário, Icasa e Tiradentes mostra que nada salvará o nosso futebol se não aparecer uma nova geração de dirigentes que sejam capazes de inovar e administrar honestamente com critérios um clube de futebol pequeno que deveria em tese ser um formador de craques e nunca um cabide para pendurar jogadores velhos em fim de carreira ou jogadores novos sem futuro no futebol.

    PARCERIAS ENTRE CLUBES:
    Quem sabe se poderiamos pensar em alianças do tipo Ceará na série A da copa do Nordeste ajuda financeiramente e assessora administrativamente as categorias de base do Icasa na série B da copa do Nordeste para juntos aproveitarem jogadores formados no Icasa ou no Ceará que seriam oitenta por cento do alvinegro, depois depois de um ano de carência jogando pelo time profissional do Icasa seria transferido para o clube patrocinador. Se vendido o Icasa ficaria com vinte pro cento já que as despesas com a formação ficaram com o Vozão.

    O Fortaleza podia fazer o mesmo com os dois Guaranis ou com Ferroviário? E por aí vai.

    Isso é absurdo? Absurdo é não ter idéias. É se eximir de pensar e de ousar. De tentar algo diferente, inusitado, em tempos de crises desesperadoras como a que passa o futebol cearense. Enquanto o Mauro Carmélio cobra uma fortuna da CBF para viajar para lá e para cá em vez de parar para pensar numa saida inteligente, eu não cobro nada por minhas idéias viram?

    Saudações MAIS QUERIDAS.

    1. Dificil, mas inteligente a ideia,
      saudações tricolores.

      Sugiro ainda um divisão dentro co camp do NE, quem se classificou nos estaduais está na serie A do Nortestão, conforme a colocação, serie b, c e d…
      Acho que daria certo e teríamos uma verdadeira integração do futebol nordestino..
      Poderiamos ter 3, 4 times cearenses jogando o Nordestão serie A, ou nenhum dependendo da nossa competência….
      Ano seguinte a isso, não tem mais estadual no nordeste e pronto

    2. Ceará e Fortaleza têm despesas consideráveis com suas bases e seus times principais. Não vejo nenhum sentido em tirarem do bolso pra financiarem outros times do estado.

    3. Pronto, taí um comentário excelente.

      Não sei bem o que aconteceu com o futebol de Santa Catarina, mas sei que houve uma reformulação importante por lá e vejam os resultados: vários times figurando nas série A e B, principalmente.

      Acredito que pode ter ocorrido algo parecido com o que vc citou.

      Saudações Tricolores

  3. Impossível para mim comentar o jogo de um time que joga com 4 volantes de contenção, logo eu que sou um estudioso e adoro esquemas táticos e formações táticas. Fica assim impossível. Com todos os meus estudos NUNCA VI NO FUTEBOL MUNDIAL, SEJA NO PROFISSIONAL OU AMADOR UM TIME JOGAR COM 4 VOLANTES, procurei e não encontrei, ESTE FATO É INÉDITO NA LITERATURA DO FUTEBOL, é como os casos de microcefalia ligados ao Zika vírus, não há fonte, não há pesquisa, não há estudos o que dificulta o seu acompanhamento. Com isso fico sem parâmetros para avaliar o nosso Vozão. Tenho que esperar que a janela de transferências internacionais venha abrir para que os meias de criação possam estrear para uma melhor avaliação do time, com essa formação é impossível. Infelizmente perdemos dois jogos para entrosamento do time, pois estes são perdidos e não acrescentam nada ao time. Agora eu me pergunto. PARA QUE SUBIRAM 9 JOGADORES DA BASE, SE NENHUM MEIA DESTES FOI APROVEITADO NESSES JOGOS INICIAIS CONTRA TIME AMADORES? Na minha humilde e modesta opinião, eu teria montado o meu esquema tático e formação da mesma forma que iria jogar o restante do ano, escalando um dos garotos da base para criação das jogadas, pois o time já saberia como era jogar com esse meia e assim treinava o meu esquema. Sem mais no momento, fico por aqui. AVANCEMOS!!!

    1. Vovozão e Fernando Graziani.:
      Bem compreensivo a escalação dos quatro jogadores do meio campo pelo Lisca.

      Dois desses quatro volantes claramente jogaram mais avançados fazendo os papeis de meia armadores, se apresentando na frente por várias vezes no jogo com jogadas ou concluindo com chutes a gol. Você não viu?
      Claro que não são meia armadores de ofício. Estavam improvisados.

      A justificativa da escalação dos dois volantes de meia armadores é bem plausível visto que nenhum dos seis jogadores da base que subiram são meia armadores e os especialistas na posição que foram contratados uns estão na fase de aprimoramento físico, outros esperando a abertura da janela de transferências internacionais e a legalização da Fifa/CBF no BID para jogarem.

      Isso faz parte da pre temporada de um clube que em virtude do calendário nacional de futebol da CBF para a série B do ano passado os jogadores estavam de férias e só poderiam se apresentar no dia 02 de Janeiro último.

      Quanto ao meia Rafinha está de férias só tem 16 anos e ainda precisa cumprir certos degraus antes de ser incorporado aos profissionais.
      Saudações alvinegras.

  4. Impossível para mim comentar o jogo de um time que joga com 4 volantes de contenção, logo eu que sou um estudioso e adoro esquemas táticos e formações táticas. Fica assim impossível. Com todos os meus estudos NUNCA VI NO FUTEBOL MUNDIAL, SEJA NO PROFISSIONAL OU AMADOR UM TIME JOGAR COM 4 VOLANTES, procurei e não encontrei, ESTE FATO É INÉDITO NA LITERATURA DO FUTEBOL, é como os casos de microcefalia ligados ao Zika vírus, não há fonte, não há pesquisa, não há estudos o que dificulta o seu acompanhamento. Com isso fico sem parâmetros para avaliar o nosso Vozão. Tenho que esperar que a janela de transferências internacionais venha abrir para que os meias de criação possam estrear para uma melhor avaliação do time, com essa formação é impossível. Infelizmente perdemos dois jogos para entrosamento do time, pois estes são perdidos e não acrescentam nada ao time. Agora eu me pergunto. PARA QUE SUBIRAM 9 JOGADORES DA BASE, SE NENHUM MEIA DESTES FOI APROVEITADO NESSES JOGOS INICIAIS CONTRA TIME AMADORES? Na minha humilde e modesta opinião, eu teria montado o meu esquema tático e formação da mesma forma que iria jogar o restante do ano, escalando um dos garotos da base para criação das jogadas, pois o time já saberia como era jogar com esse meia e assim treinava o meu esquema. Sem mais no momento, fico por aqui. Até breve. AVANCEMOS!!!

  5. Sobre o cearense 2016,a impressão que eu tenho é que é o pior dos últimos anos,tecnicamente falando… Mais uma vez,uma final Ceará x FEC!
    Sobre os dois clubes,é inegável e visível aos olhos o entrosamento da equipe terceirina! Muito se devendo aos remanescentes do ano passado no setor de meia cancha como Corrêa,Éverton,Dudu…Flávio Araújo também já definiu seu esquema…Enfim,se o FEC jogasse hoje contra o Ceara,o alvinegro certamente perderia…
    Outra realidade a do Ceará Sporting club… Ontem eu tentei assistir o jogo.Mas não deu,dormi…Muitos falam que é pré temporada…Mas essa eu não engulo…Como time grande e levando em conta o nível subterrâneo das outras equipes,o domínio alvinegro tinha que ser latente! A pergunta é? O CSC tem um elenco ou um time? Porque ficou claro que esses que vem jogando até então não pode se esperar muito… Mas vamos aguardar…Acredito muito no Lisca,ele ainda tem crédito de sobra… Mas não vejo a hora do clássico rei!

    Dormiu às 7 da noite? Tá feia a coisa, em Leandro?
    FG

    1. Leandro Gonçalves.
      O Ceará tem um time sim, aliás dois times e mostrou isso no amistoso contra o CRF. Agora tem que entender que em vinte dias não se prepara um time ideal em plena competição com jogadores que estavam parados de férias.

      Ainda precisamos de dois laterais e de mais um zagueiro.
      Mas já temos um time sim para o estadual.

      Não posso prever é que esses jogadores vingarão no estadual ou se o Lisca vai dispensar alguém e pedir outros jogadores.

      Mas o meu medo é que durante a copa do Nordeste alguns desses jogadores se destaquem e sejam contratados por clubes de grande investimentos como no ano passado aconteceu. É um risco se se destacarem podem ter certeza.

      Saudações alvinegras.

    2. O interessante é a forma com que esses pseudos comentaristas do time do canal tratam o FEC,que não por um acaso é o atual campeão estadual.Se o CSC fosse tão superior às outras agramiações,não amargaria ser o atual vice campeão cearense.

      1. 14 anos de SÉRIE C e você quer que meu refira ao seu pseudomega clube,como? Barcelona do Nordeste? Sinto informar,mas ganhar um campeonato cearense apos 4 anos não da direito a tal credencial. Se toca!

  6. A pobreza técnica dos jogos dos estaduais Brasil afora é lendária, mas parece que esse ano os times do nosso manjadinho estão empenhados em quebrar todos os recordes.

    Pude acompanhar ontem o desempenho do Icasa contra o atual e maior campeão cearense dentro de campo e fiquei surpreso com a falta de qualidade técnica do time de Juazeiro, não que esperasse grandes coisas, mas o Icasa, que em outras jornadas significou um desafio respeitável, jogando em seus domínios ontem foi absolutamente ridículo, completamente inofensivo.

    Infelizmente, parece que a moda desse estadual é de times fracos, um suposto favorito que precisa da arbitragem pra vencer o Tiradentes e um Campeão empenhado em defender seu titulo.

    Bendita Copa do Nordeste !

    Saudações Tricolores.

  7. Graziani, não acha um absurdo o Ceará jogar com 4 volantes contra os fortíssimos Guarani e Tiradentes? Eu sei que vários meias não estão disponíveis, mas ainda tem o Roni e os garotos da base.

    Em tese, acho, até falei no programa, porque ainda que existam os desfalques dava para testar a molecada. Não tem melhor hora do que essa.
    FG

    1. Concordaria com o Pedro Henrique e com o Graziani se pelo menos hum dos que subiram da base para os profissionais fosse um meia.
      Nenhum é meia.
      Se fosse Pedro Henrique teria entrado sem medo como entrou o Caio Cezar.
      Nenhum deles é meia e o Roni não estava pronto para jogar nem 45 minutos, por isso houve a improvisação com os volantes e a enrtrada do Roni só decorrer do segundo tempo.

      Mas o Pedro Henrique logo verá os meias contratados em campo na medida que ficarem prontos fisicamente, o caso do Roni, e legalmente o caso dos outros que esperam a transferência após a janela internacional abrir para entrarem em campo sem irregularidades nenhumas pela ordem do BID da CBF. Paciência gente, jogador irregular não pode jogar.

      Saudações MAIS QUERIDAS.

    2. Graziani e Pedro Henrique.

      Nenhum dos seis moleques que subiram são meia armadores.
      Improvisar um garoto fora da sua posição é por demais perigoso. Melhor então improvsar jogadores com mais esperiências.
      Saudações alvinegras.

  8. POIS quem quiser que se vire !

    FORTALEZA tá sabendo se aproveitar da fragilidade dos adversários(temos nada a ver com isso), tá sabendo vencer os jogos, e vai indo muito bem OBRIGADO.

    Vi todas as equipes do campeonato(10) jogando, e de momento(EU disse DE MOMENTO), não vi nenhuma(EU disse NENHUMA) em condição de encarar o LEÃO DE AÇO pau a pau, apesar de ainda haver IMPROVISAÇÕES na equipe, COMPENSADA pela DEDICAÇÃO COLETIVA dos jogadores.
    Aliás, falta ver o ITAPAJÉ jogar.
    Mas será, vai ser o Itapajé que vai engrossar ?

    INSISTO: FLÁVIO(Sapin) ARAÚJO precisa aproveitar esses jogos sem exigências nenhuma pra meter VALDIR na lateral direita e deslocar FELIPE pra sua(volante), porque, além de ele(Felipe) já está no clima do jogo, já sabemos que, quando de uma necessidade, FELIPE pode suprir a necessidade por lá. Vai chegar uma hora que vamos precisar de LATERAIS laterais(e dos dois lados), e precisamos saber logo, se os CONTRATADOS vão dá no coro.

    Ou será que os LATERAIS contratados são tão ruins a ponto de estarem a disposição no banco de reservas, e o treinador optar por IMPROVISAÇÃO !?
    Num pode ! foram INDICAÇÃO do próprio treinador.
    FLÁVIO(Sapin) ARAÚJO precisa rever essa situação porque as COMPETIÇÕES que almejamos estão batendo a porta.

    Resto da equipe MANTEVE o PADRÃO COLETIVO dentro do jogo, e é esse padrão coletivo que tá fazendo com que VENÇAMOS OS JOGOS até aqui.
    Gostaria muito que parassem com essa de tá ENCHENDO A BOLA de um só jogador(DUDU), pois o time tá assim, é porque tá PREVALECENDO o COLETIVO. O time ainda tá improvisado nas laterais, e vai chegar uma hora que vamos precisar de LATERAIS laterais de fato.
    Se algum jogador se destaca, é graças a participação do COLETIVO.
    Sei, e tenho certeza disso, QUE O TIME AINDA NÃO É ESSE, e a quem estão dando destaque demais(Dudu), ainda pode ter de brigar por vaga nesse mesmo time.
    Esse ano, da volância até o ataque, temos OPÇÕES, e vejo apenas CORREA, EVERTON e ANSELMO com maiores chances de se firmarem na equipe.
    Quando FLÁVIO(Sapin) ARAÚJO começar a fazer mudanças na equipe por CARTÕES e/ou por outras situações de jogo, quem sair, DEPENDENDO do tempo de fora, vai ter de trabalhar dobrado pra voltar pro time.

    É… escrevo aqui sem medo de errar:
    Nesse tiro curto de campeonato Cearense as outras equipes vão ter de SE VIRAR, se não…

    FORTALEZA vai PAPAR mais um campeonato “praquela” contagem do PENTA tão desejado por acolá(tá 1 X 0 pra nós).

    Discurso diferente desse aí a cima, deixo pra conversa de vestiário e microfones por parte de JOGADORES, COMISSÃO TÉCNICA, DIRETORIA.

    Como TORCEDOR que sou…

    QUE SE VIREM AS OUTRAS EQUIPES pois o LEÃO DE AÇO chegou.

  9. Sabe-se que este time do Ceará é provisório. Colocar a molecada para jogar logo pode queimar a garotada. Tem que ter a transição, devendo a molecada jogar alguns minutos (20 a 30 minutos) do segundo tempo. O preparo físico de um jogador profissional é bem diferente de um júnior. Como foi a atuação do Caio Cesár? Alguém pode informar.

  10. Não sei porque o espanto quanto á provável final entre o Fortaleza e o Ceará. Com algumas exceções sempre foi assim. Acontece que o Ceará passeou durante quatro anos e o Fortaleza quebrou essa hegemonia ano passado. Tem que entender que ambos têm maior poderio econômico em relação aos demais times, com o Ceará um pouco á frente pois se beneficia com as cotas da série B. Sendo que o Fortaleza este ano já entrou em melhores condições que o ano passado. Sempre foi assim, vejam os regionais os quais têm os dois maiores, vide Rio Grande do sul, Minas, Bahia, e por aí vai.

  11. O amadorismo nos pequenos clubes da região, em especial no estado do Ceará, a merce de pessoas que nada querem em prol do futebol, a não ser buscar visibilidade de seus interesses próprios, sejam eles publicas ou privados, tem haver também com o segmento que tem papel de promover, e acima de tudo analisar com isenção e debater com sobriedade, perante os amantes deste esporte de massa, os problemas do futebol.
    A imprensa esportiva também precisa se incluir neste contexto e fazer uma auto reflexão sobre a qualidade da comunicação esportiva. Infelizmente ainda vemos alguns profissionais que por sentirem-se consagrados pelo tempo de atuação e por terem o reconhecimento publico, utilizam velhos métodos para manter a audiência. Agem de forma sensacionalista, apostando na deseducação de parte dos torcedores, a exemplo de estimular contratação de atletas velhos em atividade e trata-los como contratação ”bomba” ou permitir microfone para polemicas que nada acrescentam ao futebol, espaço que os oportunistas adoram para promover seus nomes e interesses pessoais.
    Por um Futebol Cearense melhor com a participação de todos os segmentos.

  12. acompanho o Futebol Cearense desde muito tempo e posso afirmar com total convicção
    pelos jogos que vi até agora ,esse será o de pior nível técnico , times como icasa, tiradentes,
    Guarani de Sobral e Guarani de Juazeiro etc.. que anos atrás chegaram até na final do estadual
    nesse ano parecem times amadores e que dificilmente vão tirar algum ponto do time TERCEIRINO (14 anos na Terceira Divisão ) o STELLA Futebol Clube ou time colorido e alegre. e não vão tirar pontos do MAIOR time do nosso Estado campeão INVICTO da Copa do Nordeste de 2015..o CEARÁ.

    quanto ao Robson que é metido a intelectual e que acha que entende de futebol, eu digo que
    só um fanático torcedor da STELLA TERCEIRINA.. pode inverter o que aconteceu no jogo contra o Tiradentes.. o Ceará foi prejudicado pois o goleiro deveria ter sido expulso, ao atingir o jogador do Ceará com um golpe de karatê na barriga, as imagens foram claras, e a marcação do penalti era óbvia, assim como a expulsão do goleiro.

  13. desde 2011 que o time TERCEIRINO a STELLA Futebol Clube, começa o estadual melhor do que o CEARÁ, pelo seguinte motivo: eles semprem ficam de FÉRIAS forçadas, ou em Setembro quando nem se quer se classificavam para o mata-mata (2010,2011, 2013) ou em outubro quando foram eliminados no mata-mata ( 2012.2014, 2015) consequentemente voltam a treinar em Dezembro e por isso quando o estadual inicia em Janeiro, o time está melhor preparado fisicamente do que o CEARÁ.. que joga sempre até o inicio de Dezembro quando terminavam os jogos da SÉRIE A ( 2010,2011) ou da SÉRIE B (2013,2014,2015). como está acontecendo em 2016.. o Ceará começou a treinar no inicio de Janeiro, enquanto o time TERCEIRINO,, por ter sido eliminado pelo Brasil de Pelotas no mata-mata. ficou de férias antecipadas em outubro e por esse motivo começou a sua pré- temporada em Dezembro. time pequeno tem essa vantagem..que time grande não tem.

  14. A gente da maior galera do estado, que mesmo na Série C há 7 anos enche estádios e bate recordes e mais recordes, estamos aos poucos formando um time competitivo e campeão. E a Federação e uma parte de “jornalistas frustrados” vão ter que se conformar e começar a refletir sobre a grandeza do FORTALEZA ESPORTE CLUBE.

    1. Esse comentario merecia o Emoji risos eternos… Ha 7 anos voces lotam em um unico jogo de mata-mata…Quanto a grandeza,é so analisar os resultados de tais jogos…
      Um clube que esta empatado com o icasa no ranking de clubes do Brasil não é grande…Ele é gigante em mediocridade ,colega…

  15. É de se esperar que o time de terceira esteja mais entrosado, pois entraram de ferias em novembro e voltaram a treinar em dezembro.
    Mesmo com a ressaca do Brasil de Pelotas que mais uma vez desmoralizou o liaum.

  16. GRAZIANE, fala em seu programa sobre a situação do jovem rafinha da base do ceara, o garoto ta na seleção da copinha, ganhou o premio de melhor drible, e n está cotado para subir ao profissional, e muito menos falam sobre o assunto….As múmias esportivas do estado não falam , vcs da nova geração procurem falar….No minimo o garoto ja vai ser vendido a preço de banana.
    Responder

  17. BONS PRESÁGIOS APESAR DO MEDO QUE AINDA TEMOS:

    GOLEIROS:
    Pelo que já vimos no Everson e no Douglas teremos dois grandes goleiros em ação no Vozão. Espero que o terceiro e quarto goleiros que ainda não vi jogar tão sejam bons goleiros quanto os dois primeiros são.

    DEFESA:
    Na defesa vê-se logo que Lisca vai preferir formar ela com Sandro que ainda está em tratamento médico e um dos dois zagueiros que já estão prontos e jogam juntos: Charles e Carlão. Está chegando gente nova ai para a posição.

    LATERAIS:
    Esperamos que se resolva logo esse problema das laterais (direita e esquerda). Sanches parece que terá a sua chance hoje, esperamos que o grandalhão Robertinho tenha logo a sua chance e vingue. Mas parece que a solução terá que vir de fora.

    MEIO CAMPO:
    Impedido parcialmente de testar os meias avançados por problemas burocráticos das leis do futebol elaborada pela Fifa/CBF Lisca aproveita para testar os volantes que tem, o que além de garantir ritimo de jogo a todos eles garante um maior introsamento, pleno conhecimento do treinador do torcedor e da imprensa esportiva sobre a qualidade, as características e as possibilidades de cada um deles. Em breve, muito breve, deveremos começar a ver os meias em ação.

    ATAQUE:
    Sem poder contar ainda com Bill e Rafael Costa as duas contratações bombas e caras Lisca não se preocupa nada com isso, tranquilamente ele vai aproveitando para testar e dar ritimo de jogo a Siloé que foi muito bem ano passado, e Caio Cezar que foi revelação da copa SP de futebol junior, Ambos são dois bons valores e certamente bem aproveitados serão reservas de luxo brigando por vaga, confiáveis para a torcida e para o treinador.

    Verdadeiras sombras para os bombásticos Bill e Rafael Costa que certamente se presume que sejam os titulares por tudo que já conhecemos dos dois.

    EM TEMPO:
    PELO visto há o dedo do treinador ou na pior das hipoteses o aprovo do treinador no rosto de cada um dos contratados ou no rosto de cada um dos ficaram da temporada anterior. Ninguém está nesse elenco sem o aprovo do Lisca. Isso é muito bom.

    As raras exceções, se é que existe uma exceção, não deve se preocupar pois terá suas chances de agradar ou não o treinador que só quer uma coisa, que o jogador jogue bola e nada mais.

    Saudações MAIS QUERIDAS.

  18. Olha só o que já morreu no nosso futebol desde que esse grupo oligarca familiar que controla a CBF/FCF a várias décadas: Calouros do AR, América, Ferroviário.

    Está se acabando com os dois Guaranis e o Icasa.
    O fortaleza está a oito anos na série C liso, devendo, sem esperança de voltar será a próxima vítima da crise de competencia que assola a CBF/FCF.

    Enquanto isso as oligarquias dos presidentes de federaçãoes nordestinas estão de olho em tomar o poder do futebol nacional para eles e para a TV amiga deles.

    Falam no nome do pior presidente que a oligarquia que manda na nossa mentora a décadas já produziu. Mesmo blindado, preservado e escondido por parte da imprensa.

    Virou pai da criança quendo o Vozão estava na série A e o Icasa na série B e o Guarani venceu a série D do brasileirão. Hoje a imprensa que o glorificou nos bons momentos dos clubes e de suas administrações agora blinda a FCF nesse pessimo momento do nosso futebol.

    Nosso futebol está morto, mas não enterrado. Não enterrado porque ultimamente deu para feder. Né Guarani?
    Eles querem o poder da CBF para tudo ficar como dantes no quartel de Abranches.

    Viva eles e a TV deles. O resto que se exploda.

    Saudações alvinegras.

  19. Por falar em ceará e fortaleza, guardem bem esse nome, Pedro Izidoro do volta redonda, muito bom jogador, rápido e marcador tanto sabe lançar como busca o jogo pelos lados do campo pra mim não fica no voltaço, logo estará em um time grande e bem baratinho.

  20. Eu não entendo nada de futebol ou o rei leão e o Leandro Gonçalves, existe algum club grande no futebol cearense? eu não conheço procuro mas não vejo, uns dizem a base do ceará é boa, olha se não ganhasse do CSP da Paraiba tbm poderia enrolar as bandeiras, se tivesse pego um time grande como o tiradentes pegou teria saido na primeira fase então não vamos falar isso, que é um bom começo é daí a ser uma base boa só com o tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *