Fortaleza leva a Taça dos Campeões: no agregado, 5×0 sem dificuldades

Com autoridade técnica, superioridade tática e dominando a maior parte da partida. Assim o Fortaleza venceu o Guarany por 2 a 0 nesta quarta-feira, em Sobral e conquistou a Taça dos Campeões Cearenses, duelo que reúne o atual campeão estadual diante do vencedor da Taça Fares Lopes do ano passado.
Com um orçamento muito maior do que o adversário, o Tricolor não teve dificuldades para confirmar o título, que ja tinha ficado mais perto no primeiro encontro, domingo passado, na vitória por 3 a 0 no Pici.
Elias, presente o tempo todo na área adversária e organizando boa parte das jogadas ofensivas, foi o dono do jogo disputado no Junco. O meio-campista marcou aos sete minutos da etapa final cobrando pênalti que o árbitro César Magalhães viu de Bruno sobre Dudu Cearense. Aos 19 ele fez o segundo aproveitando ótimo cruzamento de Felipe, volante que voltou a ter boa participação atuando improvisado na lateral direita.
André Zuba, goleiro do Guarany, teve grande atuação. Foram pelo menos cinco defesas que evitaram gols do Fortaleza. O time de Flávio Araújo também acertou a trave com Clebinho, que entrou bem no segundo tempo mostrando ser opção de velocidade para o ataque. Organizado defensivamente com Dudu Cearense e Corrêa na frente da zaga e montado no esquema 4-2-3-1, o Fortaleza pouco permitiu ao Guarany. A principal chance só apareceu aos 39 minutos do segundo tempo, mas Clodoaldo desperdiçou na entrada da pequena área.
Depois do jogo, Elias comemorou: “Estamos montando um grupo forte e espero que essa tenha sido a primeira conquista da temporada”.  No Campeonato Cearense o Fortaleza estreia no próximo dia 23 diante do Itapipoca.
Em tempo: texto que fiz para o jornal impresso e que reproduzo aqui
Fernando Graziani

Sobre Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Já cobriu duas Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

32 thoughts on “Fortaleza leva a Taça dos Campeões: no agregado, 5×0 sem dificuldades

  1. Graziani gostaria de utilizar esse valoroso espaço para corrigir dois internautas que aqui postam.

    O primeiro chama-se Carlos Lima e o mesmo informa em post anterior que o Ceará chegou em 2 (duas) semi finaisde Copa do Brasil, segundo ele (2005 e 2011). E eu contesto, na verdade o Ceará disputou 3 vezes, eu disse 3 e não duas vezes a semi, pois no ano de 1994 onde chegou a final ele tbm disputou a semi, confirmando-se então 3 disputa de semi e não duas. Portanto, em 1994, 2005 e 2011. Eu gostaria de perguntar para ele como o Ceará chegou a final em 1994 sem disputar a semi???

    O segundo Graziani chama-se Edson Barbosa e o mesmo por não ter conhecimentos técnicos de futebol e sendo um neófito nessa matéria e por isso está perdoado afirma que o Ceará teve “SORTE” no chaveamento da Copa do Brasil, onde o Fortaleza pega logo o Flamengo na segunda fase caso passe e o Ceará tem um caminha bem mais fácil segundo ele, pois enfrentaria o Joinville. Explique a ele que não é “SORTE” e sim competência pois devido o critério técnico de utilização do ranking os GRANDES DE VERDADE como, Ceará (21o no ranking da CBF, Fortaleza 44o), Flamengo, São Paulo, Internacional, dentre outros não podem se enfrentar de cara na segunda fase, por isso é feito um chaveamento direcionado para evitar que estes grandes de enfrentem logo de cara. Quer pegar moleza meu filho??? Se torne um grande, cresça no ranking, e só cresce chegando na frente. Agora o cara não entende de futebol, não reconhece que o time dele não é GRANDE (segundo a mentora do futebol no Brasil, que tem a chancela da FIFA) e vem falar em “SORTE” no chaveamento aí é de lascar Graziani. Parabéns pelo retorno!!! O bom filho a casa retorna. Avancemos!!!

    1. vovozão 10, acho que você nem era nascido e eu já sabia que o Ceará em 1994
      disputou a Semi-final e a final da Copa do Brasil..tenho o jogo gravado em VHS e
      em DVD. eu quis citar as Semi finais (1995) contra o Flamengo ( 0x2 ) (1×1 ) e
      (2011 ) contra o Flamengo (1×2, 2×2 ) porque nesses anos o Ceará não chegou
      na fase FINAL ..como ocorreu em 1994 contra o Gremio (0x0, 1×0) e não porque tinha esquecido que ele jogou três semi finais..

  2. o time do Guarani de Sobral, é um time ruim o suficiente para que não fosse preciso que
    o árbitro “inventasse” aquele “penalti” no Dudu Cearense.. aquilo foi um absurdo.. é bom
    o Robson de Castro ficar com olhos bem abertos, quando esse árbitro for apitar jogos do
    Stella Futebol clube

  3. Vejam os dois mundos que vivem o Ceará e o seu adversário no estado. a Stella Futebol clube o Ceará eliminou o Joinville na Copa São Paulo e vai jogar as oitavas de final. Tendo antes eliminado o Santos várias vezes campeão dessa mesma competição. (não sei o motivo de não ter uma matéria aqui no blog até o momento ) enquanto isso a Stellla foi eliminada dessa mesma Copa ainda na primeira fase.

  4. FORTALEZA venceu e conquistou o titulo porque esteve melhor nos dois jogos que esse Guarany, que diga-se, é uma baba.
    Esse negócio de “respeitar o adversário”, fica pra conversa de vestiário e microfones.
    Tem é de entrar e aproveitar a fragilidade, e meter GOLS e mais GOLS, e não ficar tocando de lado sem objetividade nenhuma, sem sangue, sem gana de vencer.
    FORTALEZA tinha de conquistar esse titulo porque é melhor individualmente.
    Apesar de mostrar um futebol véi LIMITADO, com excesso de jogadas pros lados e recuos de jogo do meio campo, e ainda pouca inspiração pra furar um time que se posta o tempo todo atrás, FORTALEZA “soube” fazer os dois placares, ajudado também por uma equipe que não faz mal a uma muriçoca.
    Times com essa ATITUDE(de jogar atrás) vamos enfrentar aos montes durante essa temporada e precisamos de algo mais. Precisamos de muito mais que isso.

    Esse negócio de 1: É INÍCIO; TIME PRECISA SE ENTROSAR; O TIME NÃO É ESSE(espero que não); JOGADORES AINDA VÃO ENTRAR e blá, blá, bla, não condiz com a realidade; e 2: o time tinha muitas improvisações. Tava IMPROVISADO atrás. Do meio pra frente tava cada qual com o seu cada qual.
    E “SE” levar-se em consideração trecho do POST: “com um orçamento muito maior do que o adversário, o Tricolor não teve dificuldades para confirmar o título”, ai é que o time ficou devendo mesmo.

    “SE” a cada temporada partir-se desse principio: “Com um orçamento muito maior do que o adversário, o Tricolor não teve dificuldades para confirmar o título”, NUNCA, JAMAIS o futebol Cearense vai a lugar nenhum, se comparado o ORÇAMENTO com outros Clubes do nosso futebol.

    Desses dois jogos que vi: Berna(Erivelton), Jean Mota, Correa, Everton, Eduardo que entraram de cara e Clebinho que entrou no decorrer do jogo vão ajudar e muito.

    ESPERO que os jogadores que chegaram possam entrar, em SUAS REAIS POSIÇÕES, e jogar futebol suficiente pra também ajudarem nesta temporada que vai ser dureza.

    Esse time ai…

      1. Lembrar a eles que o Leao de aço ja chegou até as quartas de final dessa mesma copinha eliminando times do sul como flamengo e corintians e nem por isso fizemos esse alarde todo como eles estao fazendo, coisa te time pequeno mesmo..kkkkk

  5. O Jogo foi realmente com cara de pré-temporada, muito lento e com muitas improvisações (por parte do Fortaleza, pelo menos). Achei a recomposição do Leão muito lenta, e o guarany muito passivo na marcação. Gostei do fato de o Fortaleza atacar com muito mais gente no campo do adversário, e de a equipe ter a mentalidade de protagonista, fazendo questão de ter a bola… sobre o esquema tático, discordo um pouco do nobre jornalista… Fortaleza não jogou num 4-2-3-1, Dudu não jogou ao lado do Corrêa, jogou ao lado do Everton, e a ambos a frente do Corrêa (numa espécie de triangulo), Elias atacava pela esquerda, Sobralense pela direita, e o Eduardo por dentro, apesar de não jogar fixo. Foi bom, se levarmos em conta que é início, mas tem muita coisa a melhorar…

  6. o Ceará vai jogar contra o Flamengo pela disputa da taça asa Branca. Jogo que vai ser transmitido para quase todo o Brasil pelo Rede interativa. a Stella jogou contra Maranguape e Guarani de Sobral São 2 mundos diferentes.

  7. Esses torcedores do kanal sao engraçados, quando ganharam essa mesma taça , e aquele jogo com o Barbalha foi quase que um amistoso pois tiveram direito ha inumeras substiuiçoes, alem de ter sido somente um jogo aqui na capital, comemoram bastante , teve volta olimpica e tudo, agora que o leao ganhou nao vale nada….já estao é com medo isso sim…kkkkk

  8. Sabe qual a diferença de um time grande e o que diz ser grande? Vamos lá, a torcida do Flamengo está fula da vida pq diz que o time deles jogar amistoso com um ceará que quase caiu ano passado não quer dizer nada. Logo então isso é o que chamamos de time grande pois lá a pressão é por jogos com times competitivos para testar o time. Agora vamos ao que se diz ser time grande, a torcida do ceará está pregando aos ventos esse jogo contra o FLAMENGO, sim FLAMENGO com letras maiusculas, dizendo que vai jogar um torneio asa branca que sabe se la de onde inventaram isso mas que ao meu ver se é um torneio chamado Asa Branca deveria ser por times do nordeste que até concordo em ser o time do Ceara contra o Sport pois de fato são os ultimos campeões do Nordeste. Mas não, eles estão enchendo a boca dizendo que vão jogar contra o FLAMENGO, se vangloriando de ta pegando o FLAMENGO, logo podemos definir que isso é coisa de time pequeno que se diz grande. Tipo quando o flamengo vai lá para o amazonas jogar algum jogo eles fazem a festa, assim é a torcida do ceara fazendo a festa por o time deles pegar o poderoso FLAMENGO. rsrsrs terminei minha aula!! Obrigado

    1. Só espero que o senhor não suma do blog no final da temporada é muito fácil falar quem é time grande e quem é pequeno,mas no final de cada campeonato é que realmente sabemos qual é o time pequeno e que amarela sempre e vossa senhoria some igual fantasma.Não desapareça meu caro.

      1. Calma não pegue pressão que está só começando o ano meu senhor rs. Só procurei dar uma aula do que é grande e o que é pequeno, não falei da grandeza do Fortaleza em nenhum momento. Agora se seu time que ano passado brigou pra não cair, escapando na ultima rodada, que teve jogadores refugados e desempregados é time grande, realmente não sei o que se passa comigo rs. E não venha com essa de que é grande é campeão do nordeste rs

  9. PARABÉÉÉÉNS, LEÃO !!!

    Parabéns, também, ao Jorge Mota, Ênio Mourão (a revelação!), Flávio Araújo e a
    todos os jogadores !!!
    RUMO AO 41 TÍTULO ESTADUAL OFICIAL COM FEDERAÇÃO E BOLA REDONDA !!!

  10. olha como as coisas mudam…kkk, vejam comentarios do Carlos limao azedo na epoca que o time do terreno emprestado conquistou a mesma taça que o leao conquistou ontem :
    E só para dá no gogó da torcida arco íris que está disputando o manjadinho, esse jogo de ontem não foi amistoso como “alguns” vociferavam raivosamente nos microfones por pura inveja. Foi um jogo oficial valendo a disputa de mais um título estadual que felizmente levamos para a nossa galeria de títulos ao vencer o nosso adversário por 2×0.
    Fomos o primeiro campeão da copa dos campeões estaduais.
    Anota ai mais esse título Enio.
    Agora temos quatro ou cinco títulos estaduais a mais que o for D.
    Saudações MAIS QUERIDAS.
    Nenhuma nota na ‘imprensa’ em relação a mais um título alvinegro conquistado ontem.
    Fomos campeões da super copa dos campeões cearense.
    Ai tem coisa. Ah! Se tem.
    Saudações MAIS QUERIDAS.

    E ainda vociferavam que a torcida não devia ir porque era amistoso do tipo beijo em testa suada. Como era amistoso se valia um título oficial inédito?

    e agora Carlos limao…???…kkkkk…qualquer duvida é só ir em : http://blog.opovo.com.br/blogdovozao/ceara-2×0-barbalha-barbada/ e vejam o comentarios dos outros arrogantes da torcida deles na epoca valorizando o titulo.

    1. Elementar caro tricolor, a indisfarçável insatisfação alvinegra com o título conquistado ontem pelo Rei Leão do Brasil não se deve à suposta irrelevância do torneio, afinal, como você provou, eles mesmos já se vagloriaram de ter conquistado este título.

      A frustração alvinegra se deve ao fato de que eles pensavam que só o time deles podia oestentar o titulo de vice do Leão, não querem dividir o posto de freguês do tricolor de aço com mais ninguém.

      Egoísmo puro.

      Saudações Tricolores.

      1. Robson, você não deve gostar muito de se informar, por isso vou lhe ajudar.
        faça uma consulta com relação ao número de todos os confrontos até hoje
        entre CSC x FEC.. (555 Jogos ) Ceará (189 vitórias ) Fec (169 vitórias ) e
        (197 empates )
        o pouco de Matemática que eu sei, me indica que 189 > 169.. logo quem manda
        aqui no nosso futebol é o Ceará..

        1. E quantos dessas vitórias alvinegras foram conquistadas com aquela velha ajudinha do apito ?

          Ah, você sabe né ?! Aqueles pênaltis Mandrakes, aqueles golzinho irregular, aquela expulsão marota do adversário, enfim, esses casos “fortuitos” que já são tradição alvinegra ?

          Isso supondo que você vai manter a linha de argumentação, já que conforme aqui ficou provado várias vezes, sua opinião sobre o mesmo assunto muda a cada lua.

          😉

          Saudações Tricolores.

  11. Algumas considerações sobre o FEC após os três amistosos:
    1) Adversários fracos complicam uma análise mais profunda.
    2) Extremamente preocupante que os 04 jogadores de defesa ainda estão iniciando a pré-temporada. Ficará uma coisa pela metade e entrosamento conquistado durante os jogos, ou seja, teremos muitas dores de cabeça.
    3) Lima e Edimar na zaga, Valdir e William Simões não deverão sofrer muito para formarem a zaga titular.
    4) O Elenco do Fortaleza este ano é melhor do que em 2015. Teremos muito mais opções de qualidade, principalmente no meio-campo e ataque.
    5) Flávio Araújo é um ótimo treinador, em apenas 23 dias de treinamento o Fortaleza já tem uma cara, um estilo de jogo.
    6) Em 2016 nosso ataque será muito melhor, mais rápido e menos previsível. Fortaleza será um time de marcação na saída de bola, muita correria e toques rápidos. Na medida do possível, um time bem moderno, com variações múltiplas e capaz de inovar dentro do jogo.
    7) Eduardo, Jean Mota, Dudu Cearense e Felipe Bala se tornarão ótimos reservas e entrarão constantemente durante os jogos.
    8) Ricaro Berna precisa ainda treinar bastante para se tornar o Camisa 01 de fato e que o time precisa.
    9) o FEC será capaz de endurecer partidas contra adversários mais técnicos, e se treinar bastante o contra-ataque pode surpreendê-los.
    10) Avalio que até a segunda fase do Campeonato do NE e campeonato cearense, pelo menos 05 das novas contratações serão titulares, em outras palavras, começamos 2016 bem melhor do que 2015. Poderemos esperar um time competitivo e com chances de dar boas alegrias.

  12. 2011 – ÁGUIA DE MARABÁ (golzinho de TORRÔ)

    2012 – SAMPAIO CORRÊA (com direito a golzinho do sempre alvinegro, Arlindo Maracanã)

    2013 – OESTE DE ITÁPOLIS (lambada de 3 X 1 em casa, hua hua hua hua hua)

    2014 – MACAÉÉÉÉÉÉÉÉ (Com golzinho dele JUUUUUUUUUUBA)

    2015 – BRASIIIIIIIIILLLLLLLL DE PELOTAS (onde dizem só ter bibas)

    2016 – QUEM SERÁ O ALGOZ que vai deixar as crianças mais uma vez na CZONA, hem????

    E a sina continua… Ei negada tricolor, vão atrás do CASSIANO 47 pra ver se dá certo de novo.

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    1. Matador Alvinêgro, deixa eu corrigir o que você colocou no seu comentário:
      2010 ( 1X1 ) Macaé com o gol de empate do Torró
      2011 ( CRB ) ‘Deixa a gente fazer mais um Gol por favor ” (Carlinhos Bala )
      2012 (OESTE ) 1×3 (700 cadeiras do PV quebradas )
      2013 (Sampaio Correia ) 2×2 .com gol do Arlindo Maracanã (eliminado no Castelão)
      2014( Macaé ) 1×1 (eliminado )
      2015 (Brasil de Pelotas ) 0x0 eliminado (900 cadeiras quebradas no Castelão )

  13. Concordo com você Bernardo, Pena que esta velocidade do meio de campo pode ficar comprometida se um desses dois forem titulares: O Sr. Correia e o Sr Dudu. Mas espero que de qualquer maneira dê certo. Valeu!

  14. os coment´rios do tricolor Carlos Lima quando o csc ganhou do Barbalha contradizem TUDO que ele falou agora, pareciam que tinham ganho a Champions rsssss
    Títúlo inédito e o escambal
    A minha opinião ? E uma boa, pra animar o certame, pra prestigiar o time do interior
    É oficial
    em SP , existe o campeão do interior, achei legal a iniciativa e melhor esse ano, com dois jogos, substituições normais e etcc.
    Guarany, o que houve Guarany ? Espero que a situação fora de campo se reverta
    Como faz falta os Torquato pro time da princesinha do Norte

  15. Prefiro falar sobre a CONQUISTA do LEÃO DE AÇO nesse início de temporada, e TÔ achando muito fraco a participação e opiniões sobre o nosso LEÃO DE AÇO nesse início.

    ENTÃO, vamos movimentar isso ?

    Tivemos dois jogos treinos(Copa dos Campeões) nesse início de trabalho, e CONQUISTAMOS o primeiro TORNEIO OFICIAL do Futebol Cearense em 2016.

    Vimos um TIME com IMPROVISAÇÕES pontuais, e que na minha opinião, essa formação, NÃO DEVERÁ entrar em campo mais uma vez, porque temos jogadores pras posições que ocorreram as tais improvisações iniciais. Portanto… FOI SEM FUTURO.

    Lembrando: FELIPE(volante de lateral direito); MAX(zagueiro esquerdo pela direita); BRUNO(lateral esquerdo de zagueiro pela esquerda); JEAN MOTA(meia de lateral esquerdo).

    Mais produtivo, na minha opinião, já sabendo que CORREA vai ser o titular e capitão do time, seria:

    1. CORREA de lateral direito, levando FELIPE pra sua(volante) pra ele mostrar(e deixou a impressão que pode) que tem condição de ajudar a equipe na temporada. Pra que deslocar o cara(Felipe) pro lado sabendo que lá temos 2 laterais contratados, além do PIO, que quando entrar em ritmo de jogo(não teria gasto dinheiro com ele não), será a primeira opção pra lateral direita.

    2. CORREA(de novo) recuado pra zaga pelo lado direito levando MAX pra sua(lado esquerdo da zaga), empurrando BRUNO pra lateral(a sua) e JEAN MOTA pro meio(a sua também).

    Tem SITUAÇÕES onde uma IMPROVISAÇÃO pode ser bem mais INTERESSANTE, PRODUTIVA, e OBSERVADA, observando-se jogadores nas suas REAIS POSIÇÕES, e sem mexer em nada, na estrutura básica da equipe.

    Campeonato começa SÁBADO pra gente, tô esperando, e curioso pra saber, QUAL TIME VAI PRO CAMPO.

    ESPERO que pelo menos, apareça uma equipe EQUILIBRADA, principalmente nos setores onde vimos as IMPROVISAÇÕES(linha defensiva com muitos jogadores canhotos) que é – pelo menos pra mim -, sentir que estamos no caminho certo este ano.

    IMPORTÂNCIA da conquista de um CAMPEONATO…

    QUERO GANHAR ATÉ OS DE “BILA” e PORRINHA.

    PRA DENTRO DELES LEÃO DE AÇO !!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *