Apesar de esperada, perda de Rafael Costa é duro golpe para o Ceará

Artilheiro do Ceará na Série B com nove gols em 26 jogos, Rafael Costa vai ficar no futebol coreano. Apesar do interesse do alvinegro na manutenção do jogador, o empresário Cleber Desidério confirmou para a repórter Yngrid Matsunobu que o FC Seoul vai exercer o direito que tem sobre o atleta até o fim de 2016.

Rafael tem 28 anos e foi contratado pela equipe da Coreia do Sul em 2014 após uma ótima Série B pelo Figueirense (14 gols em 30 partidas), mas não se firmou em terras asiáticas. Passou a ser emprestado e atuou na Ponte Preta, no Joinville e no Ceará. O bom desempenho pelo alvinegro despertou o interesse da comissão técnica do FC Seoul.

Para o Ceará a perda é significativa. Em tese – e pelo que o mercado apresenta de possibilidades encaixadas com a condição financeira do clube – não haverá reposição à altura. Rafael é um jogador caro, com salários muito acima da realidade da Série B.

Fernando Graziani

Sobre Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Já cobriu duas Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

40 thoughts on “Apesar de esperada, perda de Rafael Costa é duro golpe para o Ceará

  1. Achar um substituto do mesmo nível ou melhor deveria ser , se não fácil,pelo menos uma tarefa menos embaraçosa …
    2016 nem chegou e já estou preocupado,Graziani! Parece que 2015 não ensinou nada ao CEARÁ! Ontem foi anunciada a contratação do atacante Douglas,que estava encostado no Náutico! Isso mesmo,encostado,sem ritmo,fora de forma…Palavras da imensa maioria dos torcedores do Náutico nas páginas de redes sociais do CEARÁ! É ou não é pra se preocupar? Uma visão rasa,sem ambição e desrespeitosa com a torcida!
    O dept de futebol em si não me inspira confiança. O atual chefe do setor,é um advogado,que já passou pelo financeiro e encara a nova função como um desafio,nunca teve experiência,conforme entrevista sua no canal do vovô no YouTube. Estou falando do Haroldo Martins! O mais bisonho é ler declarações do Robson afirmando que sua meta é profissionalizar o clube…Eu não sei o que ele depreende de tal termo…Mas a tirar pelo dept de futebol,isso não vai se concretizar…
    Voltando a última contratação,pode ser que eu queime a língua e esse jogador possa dar certo! Mas está mais do que na hora do Ceará ousar mais! É pedir demais contratar alguém de qualidade reconhecida? É pedir demais,querer um elenco digno? Com a cota da SÉRIE B e nossos recursos atuais é possível montar bom elenco sem sangrar as finanças do clube! Que o clube traga bons jogadores,que empolguem a torcida,que alavanque o sócio…Um time de g4 de SÉRIE B e não de SÉRIE C ou camp cearense…
    Hoje vou plagiar um leitor do blog que as vezes apresenta uma diarreia cerebral,mas que também diz muitas verdades…
    “O futebol cearense vive um eterno déjà vu “…concordo com você Robson!

    1. Se no meu caso a “diarreia mental” é ocasional, conforme sua alegação, no seu caso ela é permanente.

      Aliás, você falando de diarréia mental é tão su generis quanto Hitler criticando o regime nazista.

      Mas não estou surpreso, a ignorância sobre si mesmo é uma das característica dos idiotas, mas você não precisa deixar isso tão explícito.

      Saudações Tricolores.

      1. É fácil perceber e constatar a diminuta e obsoleta espiritualidade de sua pessoa,algo típico dos frustrados e mal amados …Sordidez é seu nome,isso também é explícito e não requer nada de esforço da sua parte para que fique constatado!

        1. Leandro, não liga para o imbecil do Robson. O mesmo sofre do narcisismo intelectual, típico da espécie Equus Asinus, tendo uma paixão mórbida em trans ferir para outros sua imensa capacidade de ser idiota.

        2. Espiritualidade não me falta, o que me falta é disposição de ser espirituoso com patetas.

          Lembre disso quando sentir-se tentado a ser “espirirituoso” no futuro.

          😉

          Saudações Tricolores.

  2. Esse cara fez muita foi raiva. 26 jogos fazer 9 gols? Já vai tarde. Não sei o motivo do choro. Já passou vários atacantes melhores do que ele pelo Ceará. Atacante medíocre que era muito fominha e perdia um absurdo de gols.

  3. Ainda bem que esse jogador Rafael Costa vai embora, só assim nós torcedors do Stella iremos dormir um pouco tranquilo, pois o nosso time, dirigido pelo Sapinho, certamente será um gatinho de peruca. Mas também com um placar de 42 X 21 no ranking da Fifa é de matar qualquer um do coroção. Por outro lado o Stella praticamente foi absorvido da quebradeira de cadeiras do Castelão, aliás nós temos orgulho da nossa torcida do Stella, somos especialistas em quebrar estádio. Quem não lembra da primeira quebradeira? VOZÃO 2 X 2 STELLA no PV em 1971. O pai do SOFREDORVOZÃO lá estava juntamente com o genitor do Alberto T tricolor. De lá para cá não paramos mais.

    Agora, eu acredito muito no time do Stella, principalmente neste momento em que o nosso CT foi entregue ao irmão do Jorge MarMota. Sairão muitos craques, algo que não podemos comparar com o CETEN de um time chamado VOZÃO. Infelizmente o nosso maior adversário está muito á frente do nosso Stella. É uma pena reconhecer isso mas é a pura verdade.

    Não vamos abandonar o barco meus queridos torcedores do Stella, tipo o Alberto T ricolor, Carlos H, JOSÉ “VAMO PRO PAU”XIMENES, ROBSON, e muitos outros. Não sejamos covardes.

    Saudações STELLINAS para todos.

    1. Meu amigo, Mata Mata Matador Alvinegro, tb conhecido por Calaguin do NE e agora Sofredor Stella, eu sei q vc nao se “suja”, ao se autodenominar tb por “Sofredor Stella”, pq é claramente um Torcedor do Vozao, dizendo coisas como q Liaum é “Gatinho de Peruca” e etc, etc. Continue o seu belo trabalho na pagina do Vozao, animando aqui a torcida do Vozao, com suas palhaçadas. Parabens !!!

      Só espero q vc nao se preste a esse papel nos posts do time tricolorido, pois isso seria ridiculo demais. Qq um sabe q vc é torcedor alvinegro, assim como todo mundo sabe q eu sou o principal torcedor do Vozao aqui do Blog. E vc nunca me vera em nenhum post tricolorido, pq eu torço Vozao, nao perco meu tempo em paginas de time muito inferiores ao nosso Vozao.

    2. Sofredorestella pare de cornetar nosso time você nunca foi torcedor do meu amado e sofrido leão, não queira enganar a torcida do leão dizendo que torce para nosso clube que você não nos engana,aqui o só tem 2ilustres torcedores do time tri colorido,eu e o sofredordovozao,acho melhor você se revelar e parar com essa de dizer que torce o time pelo qual temos orgulho de dizer que nunca fomos da B,assim como vocês se orgulham de dizer que nunca foram da C.ST.

      1. Q papo é esse, macho ? Nós 3 somos torcedores do Vozao, pois esse seu papo, nao me engana nao, dizendo “meu amado e sofrido Leao”, “time tri colorido”, vc é Vozao até na cor da cueca !!! Assim como eu !!! Dizer q eu torço Liaum é o mesmo dizer q toda familia do Carlos Lima é tricolor, incluindo o proprio !!!

  4. Concordo plenamente com seu ponto de vista, e vou mais longe se o cronista me permitir: o futebol brasileiro na atualidade sofre uma carência enorme de meias de qualidade e de goleadores. Qualquer jogador limitado, que se destaca fazendo alguns gols é supervalorizado, vai ser difícil encontrar um goleador com as características do Rafael Costa.

  5. A diretoria do ceará já começa errando de novo. Não é para renovar com nenhum jogador desse elenco,tem que procurar acertar e contratar novo jogadores.

    1. Ceará S.C campeão invicto na copa do nordeste, com direito a peia no rival tricolor e tudo!

      Quantos pênaltis precisamos para ser campeão? contra o Bahia teve algum?
      https://www.youtube.com/watch?v=_5jPqbzL9ps

      Esse realmente é um torcedor doente pelo Fortaleza, foi um ano de grandes frustrações, tanto torcendo para o seu time quanto secando o rival… vamos pedir aos deuses do futebol que tenham piedade em 2016 com o FEC, o castigo é grande e a torcida já não aguenta, vejam esse cidadão que perdeu o juízo e há tempos canta soberania mesmo estando na lama… coitado, pobre torcedor tricolor que só resta sofrer.

    2. Quem vai bater os pênaltis, somente o técnico sabe, mas quem vai sempre bater na tua imbecilidade, ignorância, intromissão e falta de educação, são todos alvinegros, para tu aprender a respeitar o time mais querido do Estado.Pau de lata.

  6. Minhas sugestões de nomes para o ataque alvinegro para ser Campeão Cearense, BI da Copa do Nordeste e subir brincando para a Série A em 2016 são:

    Robert atualmente no Vitória da Bahia.

    e

    Zé Carlos CRB de Alagoas, artilheiro da Série B este ano. Bons, GOLEADORES e baratinhos.

  7. Não adianta espernear. A gente do ceará tem inveja sim da maior torcida do Fortaleza com toda aquela alegria espontânea, do Hino do Fortaleza, do primeiro CT do estado legítimo, das cores do Fortaleza e da veracidade dos títulos conquistados honestamente pelo Fortaleza. Não adianta, prezado colega Carlos Lima e Chico da faca, quero dizer, Chico Caucaia. Chupemos!

    Amigas vovozetes: Beijinho no ombro. Não adianta a gente ganhar na marra quase tudo que a honestíssima CBF idealizar, pra no final do Campeonato a gente perder pra terceira divisão. Chupemos!

  8. Comentando sobre a noticia da perca do nosso gordinho artilheiro, Rafael Costa, perdemos o nosso matador!!! 🙁

    Demorou a se encontrar, mas foi o responsavel por termos tido o 2o. jogo contra o SP aqui na capital cearense, pela Copa do Brasil. Tb foi o responsavel por nos salvar do rebaixamento, juntamente com o Sao Everson, com o Ricardinho, com o Siloe e com o nosso presidente Robson de Castro, q utilizou tao bem o nosso dinheiro arrecadado em 2015 pra nao nos deixar cair !!!

    Agora, nos restam 2 alternativas, trazer o Magnata ou o Robert, senao corremos o serio risco de nao sermos campeoes de grande parte dos campeonatos q iremos disputar e isso é algo inaceitavel para o nosso Real Madrid do NO/NE !!!

    Dá-lhe Vozao !!!

  9. ATENÇÃO VOVOZETES DE PLANTÃO.
    O Coitado do Rafael Costa cansou de comer ovo.
    Acho que já estava com icterícia. A diretoria do canal e toda a canais da é muito miserável. Cadê o dinheiro dos cofres canalenses?
    Só pra criar marra, vão apanhar de novo do LEÃO.

  10. artilheiro no Ceará igual ao Sérgio Alves e ao Magno Alves vai demorar
    para aparecer . os dois foram artilheiros no Ceará em várias competições (Estadual, Copa do Nordeste, Série B ) o Magno Alves foi artilheiro do Brasil em 2014.

    o Rafael Costa era um bom atacante, pois semelhante ao Magno Alves, ele além de fazer gols
    também servia aos companheiros de ataque.
    temos que trazer outro atacante com as mesmas características..

  11. o Ricardinho que está indo jogar na Arábia fará mais falta do que o Rafael Costa.
    ele era o maestro do meio campo do Ceará, com seus lançamentos e seus chutes de fora
    da área e seus gols de falta; o Ceará tem essa característica de contratar jogadores que
    não são conhecidos e que no Ceará se destacam e depois vão para grandes clubes do Sul
    e Sudeste do País e até do exterior. (Yarlei, Jorge Henrique, Sérgio Alves, Mirandinha (que foi para o Corinthians ) Marinho (cruzeiro ) William Correia (cruzeiro ) etc…

  12. O Flávio Araújo é acostumado a vencer com times pequenos e medianos. Vamos ver se com o time do LEÃO DE AÇO, que é um dos maiores do Brasil em torcida e em tradição ele vai ser vitorioso também. Acho que quem é competente vence em qualquer lugar.
    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

    1. Meu caro você se contenta com pouca coisa viu!um mísero campeonato cearense, só esqueceu de pedir ao Cassiano pra fazer o gol do acesso,seria maravilhoso não?mas o que vem da torcida colorida,não é de se admirar,afinal qualquer esmola é bem vinda.saudações do campeão do nordeste.

  13. Interessante como esses tricoloridos se contentam com um simples camleonatozinho, mas a amargura é grande porque vive eternamente atolados na serie maldita. Eles comemoram tanto que na picilga tem uma estátua do dedinho do Carlos Bala. Aquele da marmelada com o CRB.

  14. Eita! Que agora a torcida colorida vai a loucura. Olha o gol do Cassiano ! E que pena, esse gol não tirou o fortalezinha da série C. E viva o gol do Cassiano!

  15. Em 2015, Ceara contratou excelentes jogadores que eram titulares em seus times, resultado, campeão da Copa Nordeste, depois perdeu os principais jogadores e foi aquele Deus nos acuda, …….. agora para 2016 Robson de Castro contratando jogadores reservas de seus times, vai ficar dificil esperar alguma coisa………

  16. Para substituir o bom Rafael Costa, o artilheiro Zé Carlos vem aí. Esqueçam Magno Alves o empresário dele quer que ele se aposentem no Flu. Boa contratação do atacante Juninho pelo Stella 90 gols em 8 anos, só que tem grande histórico de contusões.

  17. Estou torcendo fortemente pra q essa historia da saida do Ricardinho seja apenas “papo-furado” e nao dê certo. Pq se ele sair, o q será do nosso Vozao ?! O Ricardinho era 50% do time do Vozao, sem ele a gente beira o “nada”. Será o fim de uma era no Vozao ?!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *