A história do torcedor do Fluminense (e do Ceará) que ajudou o alvinegro na reação da Série B

No texto Os quatro dias que mudaram a história e salvaram o Ceará na Série B contei a história de um torcedor solitário que encontrou o grupo do Ceará no Rio de Janeiro pós derrota para o Criciúma por 3×0 e antes do confronto contra o Botafogo. Tal torcedor ficou na memória de atletas e diretoria, que relataram com tranquilidade e certeza: a atitude dele foi muito importante na reação

Tive acesso ao email que o rapaz enviou para o Ceará no dia 21 de outubro, na quarta-feira, após a equipe já ter vencido o Botafogo por 1×0 e dele ter passado dois dias no hotel com o elenco (participava de um evento). E com autorização do clube e do próprio Jean Carlo Orioli (conversei com ele por telefone nesta quinta-feira) publico abaixo o texto que conta um pouco do sentimento de um torcedor do Fluminense que, por causa do goleiro Fernando Henrique, passou a torcer também pelo Ceará.

“Boa noite!

Sou tricolor Carioca mas ontem pude sentir a paixão dos
Torcedores dessa prestigiosa agremiação.

Desde que vi o ex-goleiro Fernando Henrique defendendo as
Cores do Vozão, passei a admirar e torcer por vocês. Ontem ao encontrar o time na concentração, desejei sucesso e acreditei junto.

Torço para que intime
Permaneça é que em 2017 esteja
Representando o estado do Ceará na série A.

Todos os jogadores e funcionários foram educados e
Humildes, mesmo os
Mais famosos. Quando me
Deparei com o Magno Alves os visitando no almoço, tive a certeza do porquê: o Ceará é diferente é apaixonante.

Ao chegar no hotel pós-vitoria e encontrar os torcedores com a bandeira aberta recebendo o time entendi um pouco do sentimento de todos.

Acreditem que é possível!

Ao diretor de futebol( desculpa não lembrar o nome), boa sorte
Na missão. Mas tenha certeza, fará muitos torcedores apaixonados felizes!
Um abraço, Jean Orioli”
21/10/2015

Fernando Graziani

Sobre Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Já cobriu duas Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

61 thoughts on “A história do torcedor do Fluminense (e do Ceará) que ajudou o alvinegro na reação da Série B

  1. Apesar de ser sócio, já vir que não estou ajudando meu clube o que ele merece!

    Apartir de amanhã vou convencer todos meus amigos para fazer o sócio torcedor. Vou começa pelo meus 4 irmãos!

  2. É por isso que tambem torço pelo time que humildade e garra soube superar o fantasma do quase rebaixamento, diferente do outro que não sai da Czona, pois são arrogantes e prepotentes.
    Deus castiga estes tipos.
    Parabens JEAN pela escolha do seu segundo time e parabesn ao Flu por ter um torcedor como você.

  3. Ao descrever estes pequenos detalhes, que compõem uma façanha, que muitos não valorizam, mais para os verdadeiros torcedores alvinegros, simbolizam uma conquista épica, que nos deixa orgulhosos de sermos torcedores do glorioso Ceará. Não sentimos orgulho pelo histórico do Ceará na série B de 2015,mas pela reação do time na fase final,quando quase todos não acreditavam no poder de superação, na tradição e na História deste clube. Ao publicar o email do Jean, o jornalista FG, sintetizou com sua notável e admirável sensibilidade, um pouco dos sentimentos dos verdadeiros torcedores alvinegros. CEARÁ TUA GLORIA É LUTAR.A Verdade Histórica é fruto dos pequenos detalhes. Valeu FG.

    1. Obrigado Jean Orioli. Sou Vozão apaixonado e a reação me deu orgulho sim. Espero, sinceramente, que o vozão ganhe a serie B. “Tomaram” a copa do Brasil uma vez no Olímpico. Sabe Jean, nós merecemos. Obrigado.

  4. Estou com saudades do SOFREDORVOZÃO. Só foi o VOZÃO permaneçer na série b que o seu torcedor mais ilustre, no caso o SOFREDORVOZÃO, deixa de postar. É bem provável que o SOFREDORVOZÃO faça o mesmo que o torcedor do Fluminense.

    Por outro lado o nosso querido João XIMENES “VAMO PRO PAU” está “empapuçado” e não quer mais fazer a retrospectiva sobre a participação do Stella na série C há catorze anos.

    O Alberto Tricolor que também é sofredor igual a nós, apesar de não conhecer nada de futebol e também de gramática, está muito triste também. Chora não Alberto Tricolor que o nosso time é muito pior que a equipe do Ibis de Pernambuco.

    1. Olha, o SofredorLeao, se entregando de vez !!! Q papo é esse que parei de postar ?! Vc tá é louco, nem parece q é um legitimo torcedor do Vozao q nem eu !!! Gostei do seu novo nick, faltou só colocar o 2 na frente, pois o numero 1, sou eu !!!

    2. Ah……………….. agora, vc se entregou de vez mesmo !!! Vc é o Calangui do NE !!! O nosso especialista do blog de troca de nicks !!! Calangui, meu fi !!! Nao envergonhe a torcida do nosso Vozao !!! Se dizendo torcedor do Leao e sendo na verdade do Vozao !!! É vergonhoso uma coisa dessas !!!

      1. Não tem como o moderador evitar essas postagens ridiculas no blog? fica chato ter que ver todos os dias, duas “crianças”, com essas atitudes. muitas vezes nem leio todos os comentários, porque é enfadonho. o blog é interessante, mas, quando chega nos comentários…

        A moderação, que é feita por várias pessoas, não pode ter como critério o ridículo do comentário e, sim, se há impedimento legal para a postagem. Mas entendo que realmente por vezes a coisa fica muito desagradável, com comentários e brigas tão tolas que nem no jardim de infância se encontra algo igual. Mas tem um lado positivo: as pessoas passam a ter ideia de como os outros pensam e a conclusão de que a situação está feia fica escancarada.
        FG

  5. lembro de um fato parecido com esse e que até foi motivo de uma matéria no Globo Esporte . um garoto de Minas Gerais que era torcedor do atlético assim como o seu pai, e
    que se apaixonou pelo Ceará depois de assistir um jogo do Ceará pela Copa do Brasil . ele viajou até a nossa capital e foi ao Carlos de Alencar Pinto, conhecer os jogadores. ele colecionava tudo do Ceará, desde camisas até reportagens de jornais e revistas.

    falando em Fernando Henrique, eu li recentemente uma matéria sobre ele no Clube do Remo, onde ele conseguiu o acesso para a Série C, e na entrevista ele foi perguntado
    por qual time ele era torcia, e ele respondeu,” eu tenho 2 times no meu coração, o Fluminense que me revelou e o Ceará ”

    é fácil gostar do Ceará, é o time do Povão e de todas as classes sociais, o time mais INVEJADO aqui no nosso estado. principalmente por um torcida acolá que é sofrida
    e que não suporta que os torcedores do Ceará, não passem pelos mesmo sofrimentos
    deles, que é de ver o time deles o Fortaleza se ETERNIZAR na Terceira Divisão.

  6. COMO TORCEDOR DO CEARÁ, SÓ POSSO DIZER OBRIGADO JEAN ORIOLI E PARABÉNS FERNANDO GRAZIANI PELA SUA COMPETÊNCIA E SENSIBILIDADE!!! MUITO SUCESSO PRA VC!!!

  7. torcer pelo Ceará é ter orgulho de dizer ” NUNCA FUI DE TERCEIRA DIVISÃO”.
    o Bahia ,o Vitoria, o Náutico, Santa Cruz, o Fluminense, etc.. já jogaram nela,
    mas o CEARÁ nunca jogou e o Sport de Recife também não, são os dois únicos
    dos grandes times do Nordeste que nunca jogaram na Terceira Divisão;

    sabem quantas vezes o Liaum jogou na Terceira Divisão ??? apenas (13 vezes )
    1987,1990,1995,1996,1997,1998,1999,2010,2011,2012,2013,2014,2015..e no próximo ano
    2016 jogará (14 vezes ).

    mas pergunte a um torcedor deles qual o maior time do nosso Estado que ainda vão responder que é o Liaum. mesmo eles sendo o 44 no Ranking da CBF e o Ceará o 21.

  8. Prezado Fernando, Boa noite!

    Fico lisonjeado com esta publicação. Emociona ver a reação de todos. Ao Ceará SC, desejo que este sentimento se perpetue na busca pelo lugar que lhe é de direito, a série A. Aos torcedores, meus parabéns pela reação! Aos funcionários, jogadores e dirigentes; o tamanho do sucesso nunca será
    Maior da honradez ao nome e à camisa!

    Jean, eu que agradeço por ter permitido a publicação do email. Abraço.
    FG

  9. Lamentável a postura dos cronistas esportivos do nosso estado, colocaram o Ceará na C, nem respeitaram a sua torcida, e agora estão mordendo a língua, e o leão foi o contrário, tudo errado nas previsões.

    Estou tranquilo para falar porque jamais rebaixei o Ceará antecipadamente, como vi muitos cronistas que tb não o fizeram. A generalização é muito perigosa e, mais ainda, injusta, sempre. Quem quase rebaixou o Ceará foi o próprio Ceará, com uma campanha horrível, 30 rodadas na zona de rebaixamento e uma reação improvável. Ainda que qualquer cronista tenha opinado que o time cairia, seria legítimo e direito de opinião, simples. Além disso, a maioria da torcida do próprio Ceará já contava com o clube na Série C. Negar isso é faltar com a verdade.
    FG

      1. Pega em doido!!!
        A interação da torcida com o time e principalmente com o Lisca foi algo UE não se vê com frequência, aí vem um Zé doidim e fala uma besteira dessas!!
        Sei não viu.

      2. De santos, você não tem nada, e ainda blasfema ao dizer, que o Ceará não teve apoio da torcida, muito pelo contrário, nos momentos mais turvos a torcida alvinegra se mostrou fiel.

          1. ant. dos santos, eu acho que tu não viste nada dos últimos jogos do Ceará aqui, a média de público e o apoio da torcida alvinegra. O pior doido é o cego que ignora um assunto e pensa que entende tudo.

  10. Graziani bom dia.

    Também torço pelo Fluminense e pelo Ceará. Muita gente pergunta como poderia torcer um time tricolor e um alvinegro? A paixão pelo futebol inicia de diversas maneiras. Algumas delas, como esse torcedor que viu através do Fernando Henrique e do Magno Alves, ídolos do Flu e do Vazão, o amor que eles têm pelo Ceará Sporting.
    Também a forma da direção de receber os torcedores com humildade. Humildade é tudo! Ë a porta de entrada, o cartão de visita de querer ajudar e de amar alguém.
    Em tempo: O Fluminense foi o meu primeiro time de botão, e a partir daí coleciono a sua historia e quando vou ao Rio, visito o clube. O Único clube que ví cantar musicas cristãs como: “A benção Joao de Deus” e entre outras musicas, quando o time mais precisa. A do Ceará também se parece, pois é a cara do nosso povo simples e que carrega o time quando mais necessita.
    Parabens pela a reportagem e ao torcedor, assim como eu, Tri-Alviegro. Porquê não?

  11. parabéns Fernando pela matéria, com relação ao time do fortaleza, deixem eles para lá , por isso que o nosso futebol não cresce, por causa dessas rivalidades bestas e atrasadas. Ceará é respeitado sim no mundo do futebol, viajo muito pelo brasil e quando digo que sou torcedor do Ceará todos elogiam a força a marca que tem o nosso vozão bem como o nosso rival, é lamentável que as grandes empresas do estado não patrocinem o nossos times tipo a farmácia pague menos, la no pará a farmácia big ben patrocina os times! até em Sergipe as grandes empresas patrocinam os times local, vejam la a camisa do confiança com a marca do grupo maratá. enfim é isso, deixamos de lado essas rivalidades imbecis , os times fortes daqui fortaleza e ceara, deveriam era se unir para barganhar mais patrocínios para eles.

  12. Parabenizar o FG pelo relato, verdadeiro, do Jean Orioli. O Ceará Sporting Clube é assim, simples, humilde, sem preconceitos – acolhemos a todos de coração, não é um time é uma família, onde lutamos sempre contra tudo e contra todos e sua torcida nunca desiste. Suas conquistas nos mostra o quanto és grande, mesmo não sendo invencível, sempre és eterno em nossos corações…

  13. Infelizmente, a ação e o discurso de falsos torcedores, tem estigmatizado o Fortaleza como um clube de vândalos, marginais, que usam o manto tricolor como balaclavas, nem mesmo o nosso mascote foi respeitado, nas camisas e bandeiras, o Leão se transformou em um “pirangueiro”, muitas vezes empunhando armas e mascarado… isso não é verdade, o Fortaleza na sua essência é um time de paz, da torcida família, das crianças! Nós, os verdadeiros torcedores tricolores, os verdadeiros pilares dessa nação, devemos combater essa filosofia idiota e depreciativa, que só agrada nossos adversários e degrada nossa verdadeira imagem.

  14. Realmente impressionante ver como o amor ao futebol promove tantas atitudes inesperadas,e neste caso,apaixonante… Eu vejo milhares de cearenses e nordestinos idolatrando os queridinhos do eixo sul/sudeste…Agora o inverso,realmente é impensável…Mas o futebol está aí pra mostrar que nem tudo é tão igual nessa vida…
    Jean,meu muito obrigado! Você ajudou a manter a tradição e a história de um clube!
    Digam o que quiser,falem ,defamem e chorem o tanto que quiserem ,tricolores….Para os verdadeiros alvinegros essa história já marcou no coração,na alma e na mente essa façanha alvinegra! Nada vai mudar isso…
    Saudações alvinegras…

  15. Parabéns ao Ceará e a reportagem belíssima. Sou torcedor do Fortaleza, gosto de futebol e como cearense e nordestino gostei da permanência do Ceará na série “B”. Mais alguns pontos devem ser destacados:
    1) O Ceará teve muitos méritos mais os seus adversários diretos “facilitaram as coisas” quando na reta final caíram de produção ao ponto do Macaé que ainda não tinha entrado no Z4 ter caído e o Ceará que ficou no Z4 31 rodadas ter permanecido.
    2) Outro fato é que o Ceará além da bela reação contou com o fator “sorte” que tem um percentual considerável para ter sucesso no futebol.
    3) O Ceará “em geral” só não tem HUMILDADE quando o assunto é o Fortaleza, que normalmente é ridicularizado por todos.

    Parabéns pelo blog.

    1. Meu amigo, vc só poderia ser um sofredor tricolorido. Pq aqui, nao é só o fator sorte q comanda!!! Tem o fator cofre q é dominante tb e maior responsavel pela nao queda !!!

      E q papo é esse de “humildade”?!?!?!?! Aqui é VOZAO !!! A gente nao precisa disso nao !!! O Real Madrid do NE/NO nasceu pra ser campeao e detonar os adversarios !!! SA pra vc !!! Ano q vem vao ser titulos e mais titulos !!! Manjadinho, Bi da Copa do NE, acesso a Serie A !!! Provavelmente, nem sofrerei, q nem esse ano, e poderei até mudar o meu nick pra VozaoTriturador !!!

      1. Acho que deveríamos parar de dar atenção a esse cidadão que se entitula, sofredorvozao, quem sabe assim,daqui uns dias ele esquece de comentar em nossas páginas tá começando a ficar sem graça. Saudações Alvinegras.

          1. Eu “anta” ? Coisa feia falar isso do maior torcedor do Vozao aqui do Blog, hein ? Se eu sou anta, o q seria vc entao ? Um asno ?

          2. Anta, se toca leia o que o Graziani respondondeu um pouco acima sobre uma forma de moderar e restringir certos comentários totalmente dispensáveis como o seu!!
            Já fez a tua graça agora vai curtir a tua série c!!

          3. Celso Asno, o meu time tá na B, pra q eu vou curtir a C ? Vc deve ser algo torcedor tricolorido e está revoltado pela comemoracao da galera alvinegra ne ?

        1. Engraçado vc, Marcos. Fica dizendo q está sentindo minha falta, perguntando onde estou. Qdo eu apareço e escrevo, ai vc diz q é pra me esquecer ? Eu sou o orgulho da torcida do Vozao aqui do Blog !!! É obvio, q nao deixarei de comentar aqui, pois aqui é a minha casa !!! Dá-lhe Vozao !!!

  16. graziane, tenho por você admiração pela sua imparcialidade e profissionalismo com o trato em suas matérias, essa nossas paixão pelo vozão tem que ser relatadas dessa forma te agradeço.

  17. Caríssimo(a)s,
    Achei essa Publicação maravilhosa! Primeiramente, pelos Exemplos de Humildade, Solidariedade e Superação, que a História nos transmite. E, em segundo lugar, porque, também, sou Alvinegro (“Vozão” e “Timão”) e Tricolor (das Laranjeiras), a exemplo do Jean (esse Cara tão legal!) e do Humberto de Carvalho, cuja história tricolor se parece com a minha, pois, tal como ele, passei a torcer pelo querido Time “Pó-de-Arroz” (e também pelo Corinthians), a partir dos Campeonatos de Time de Botão (Carioca e Paulista), entre o Final dos Anos 60 e o Começo dos Anos 70. Foi, assim, que tive uma Dupla Alegria (Alvinegra, aqui, e Tricolor, no Rio-RJ), quando, em 1971, vi o Glorioso Ceará ganhar o Campeonato Estadual, numa final contra o Fortaleza (com um gol de Vítor, cobrando falta, aos 44 minutos do segundo tempo ), quebrando um Jejum de 7(sete) anos sem um Título Cearense (o último havia sido conquistado em 1963, completando o TRI 61-62-63), e, lá no Rio, o Fluminense conquistar o Título Carioca, vencendo a “SeleFogo” (time do Botafogo, que tinha vários jogadores da Seleção Brasileira Tricampeã no México, em 1970, dentre eles: Jairzinho, Carlos Alberto, Paulo César, Roberto e Rogério), por 1×0, com um gol do ponta-esquerda Lula, marcado após os 40 minutos do segundo tempo.
    Portanto, somos, sim, Alvinegros (de Porangabussu) e Tricolores (das Laranjeiras), sendo muito bom ver essa História se repetindo, agora.
    Finalizando, lembro que não há problema para nós (Alvinegros de Porangabussu) torcermos, também, pelo Tricolor, pois, como já dizia o grande Nélson Rodrigues, só existe um Tricolor (o das Laranjeiras, nosso querido Fluminense), já que os demais são apenas “times de 3 cores” !!!
    Grande Abraço!
    Messias Cruz

  18. COMO É GOSTOSO TORCER PELO VOZÃO, TAMBÉM CONCORDO COM O DINO, PELO
    SEU COMENTARIO SENSSATO , A TORCIDA DO VOZÃO TEM QUE SE CONCENTRAR
    SOMENTE O NO CEARÁ, POIS É ISSO QUE INTERESSAR, e NÃO ESTÁ SE PREOCULPANDO
    COM O FEC, TEMOS SEMPRE É QUE FAZER A NOSSA PARTE, AJUDANDO O NOSSO TIME
    DO CORAÇÃO, APOIANDO COM INCENTIVOS NAS ARQUIRBANCADAS e PARTICIPANDO
    COM O SÓCIO TORCEDOR e TIME MANIA, TENHO A OPNIÃO DO DINO , O BOM PARA
    O FUTEBOL CEARENSE SERIA TANTO O VOZÃO e o FEC NA SERIE A, TODOS SÓ TINHA
    AGANHAR, e SEM DUIVIDAS OS EMPRESARIOS CEARENSES NÃO COLABORAM NO
    CRESCIMENTO DO SPORT LOCAL, INVESTINDO NOS TIMES CEARENSES , QUE É UM
    LASTIMA.

  19. EU SOU CEARA ETE MORRER ,,,NAO IMPORTA A DIFICULDADE , SEMPRE ACREDITEI ,,,ATE QUANDO PAREÇIA IMPOSSIVEL,,,,,EU AMO ESSE TIME COMO AMO MINHA FAMILIA…..SOU ALVINEGRO .

  20. O Ceará fez a parte dele e o milagre aconteceu. Essa permanência foi realmente coisa de Deus. Não há outra explicação para o encadeamento perfeito de tantos eventos positivos.

  21. Parabéns Grazianni pelo tópico. Realmente eu confesso, o VOZÃO é o maior time do estado do Ceará. Eu, como torcedor do Stella, ou desculpe, do Freguês Eterno do Ceará (FEC) reconheço a supremacia absoluta do time alvinegro sobre o nosso. Acredito que o mesma pensam o JOSÉ “VAMO PRO PAU ” XIMENES, O CARLOS H, O ROBSON, O ALBERTO T, e outros poucos, pois a nossa torcida está definhando, assim como já fizera a galera do nosso querido Ferroviário.

    O Sapinho vai resolver o nosso problema, afinal de contas, creio que nem a torcida do VOZÃO aguenta o FEC na terceira divisão. Já basta.

    O querido torcedor de terceira, o Alberto Tricolor, também parou de comentar neste blog. O que terá acontecido meu amigo? Volte pois você como “sobrevivente” que pode ficar á margem do processo de subida do Stella á segunda divisão. Só não sabendo em que ano irá ocorrer este milagre. Sabe lá se não é numa virada de mesa. Quem sabe!

    1. Tao lindo esse Sofredor do Vozao, assim como eu !!! Feio, só esse negocio de se chamar Stella, pois o discurso dele e a forma como ele escreve é a prova q ele é um legitimo torcedor do Vozao !!! SA pra vc meu amigo !!!

  22. Esses blogs de futebol normalmente são frequentados por pessoas “parciais”, que emitem opiniões sem fundamento e lógica, que gostam de denegrir e agredir com palavras de baixo calão o adversário do time que torcem, sem apreciar um bom papo e uma discussão saudável e brincadeiras sadias, que são o lado bom do futebol.

    Depende. A realidade é que maioria das pessoas que acessa o blog não comenta, mas da gama que gasta tempo comentando, o seu relato não foge muito da realidade.
    FG

    1. Me desculpe Graziane, se você se sentiu ofendido, não era essa minha intenção., e sim que os comentários daqui tivessem mais conteúdo, e não serem compostos apenas de ofensas de lado a lado. Mais se você está satisfeito, com o que se escreve aqui, não me resta mais nada a declarar. Só pra finalizar, eu tenho sim condições de tecer comentários coerentes, tenho 55 anos, acompanho futebol desde a década de 70, sou sócio torcedor, frequento os estádios, acompanho o futebol cearense, nacional e internacional etc. No mais desejo felicidades pra todos!!

      Não estou satisfeito com muitos comentários, mas não posso fazer nada se não infringem a lei…é um retrato da vida como ela é e eu não sou juiz…cada um sabe de si…e não me senti ofendido, de forma alguma.
      FG

  23. Hoje, como torcedor do Stella há muito tempo, quero reconhecer a supremacia do time do SOFREDORVOZÃO sobre o nosso time no aspecto torcida. Nós do Stella sempre fomos a segunda torcida do estado, entretanto com esse nosso estágio na série -acabamos gostando e lá estamos há sete anos – a torcida do nosso adversário aumentou e muito. Hoje a diferença é de quase 50% de maioria em favor do time MAIS QUERIDO, e um exemplo é o Alberto Tricolor, que apesar de ser um sobrevivente, hoje passou a torcer pelo nosso algoz, no caso o ALVINEGRO FAMOSO.

    Fiz uma pesquisa no colégio do meu neto, de 7 anos. Na sala dele são 28 alunos, apenas dois torcem por nós, o Stella, enquanto que os demais são torcedores do campeão invicto do Nordestão.

    Tomara que o Stella saia logo da série C senão não haverá de quem a torcida do VOZÃO possa curtir.

    Saudações STELLINAS e LEONINAS para todos.

  24. Essas VOVOZETES tem muita arrogância e inveja do Fortaleza, o Rei LEÃO. No ano que vem a gente ganha novamente o estadual em cima da carniça freguesa. E subiremos!

  25. O Genilson preferiu o Sampaio Correia ao Fortaleza. A que ponto nós chegamos. O Leão de Aço um clube vice-campeão duas vezes na Série A e duas na Série B, com uma das maiores torcidas do Brasil e numa das maiores cidades da América do Sul, sendo preterido ao time do Maranhão. Será que ele é chegado ao candomblé? E o Chamusca termina deixando novamente ele na reserva. Sei não, viu. Já não o bastam as vovozetes enchendo o saco? Carências!

    1. Bom dia! Gago, infelizmente ainda continuamos na série C, e o Sampaio está na B – concorrendo pro acesso tanto em 2014 como em 2015. Ou seja, tem mais poder econômico no momento. Também não entendi, pra mim o Genilson era pra ser titular no lugar do Lima – é mais jovem e tem mais garra, e o Chamusca deixou-o o ano todo na reserva. Não dá pra entender…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *