Ceará: uma história em um jogo

Não há dúvida: a partida que o Ceará faz neste sábado contra o Macaé é das mais importantes de sua história centenária. Negar isso é ignorar o óbvio.

Vale demais. Vale muito. Vale um ano, uma história.

A manutenção dos melhores jogadores do elenco em 2016; a permanência de Lisca, o técnico e maior responsável pela reação improvável nas mais recentes oito rodadas, situação que deixa o clube dependendo apenas de suas forças; o recebimento de pelo menos cinco milhões de reais, que será a cota dos times da Série B a partir do ano que vem; e o orgulho de seus torcedores e do clube, atual campeão da Copa do Nordeste, para muitos o título mais relevante entre todos do alvinegro, e que jamais foi rebaixado para a Série C.

Time por time, condição por condição, fase por fase, o Ceará é superior ao Macaé, mas a necessidade de vitória equilibra, pelo menos antes da bola rolar. Não dá para esperar outra postura do alvinegro que não seja a proposição ofensiva contínua. O time do Rio de Janeiro tem a sua qualidade, especialmente ofensiva.

Com 66,6% dos pontos conquistados desde que Lisca assumiu (cinco vitórias, duas derrotas e um empate) o Ceará não vai acabar se o rebaixamento vier, tem estrutura para suportar, mas ficar na Série B significa uma injeção de ânimo absurda para 2016. Seria uma segunda chance para corrigir – sem sofrer na terceira divisão – tantos erros cometidos na temporada pós título regional.

Fernando Graziani

Sobre Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Já cobriu duas Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

51 thoughts on “Ceará: uma história em um jogo

  1. Como você mesmo falou FG,depois de confirmada a permanência, é hora de rever os erros e procurar não mais comete-los.Sem dúvidas esse é o jogo mais importante, e digo isso em todos os aspectos, tanto financeiro,como para orgulho alvinegro em dizer que nunca fomos de terceira,e se depender do apoio incondicional da nossa torcida estaremos lá, apoiando do começo ao fim,certo de mais uma página feliz para nossa história, sem ter essa mancha na nossa história. Saudação Alvinegra.

  2. Vale mais ainda: vale a única participação do ano no blog para aqueles alvinegros que estão rezando por uma vitória para aparecer por aqui.

    Senão, é mais um ano inteiro se escondendo nas mídias sociais e na vida real.

    Saudações Tricolores.

    1. Ei Robson

      O time do abadá já conseguiu mudar o regulamento da Série C? Se não conseguir… mais uma ano na terceirona!

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Saudações Alvinegras

    2. Entende tudo, não esqueça, que a pouco mais de um ano, teu timeco levou uma lapada ao empatar com o Macaé, e o primeiro a desaparecer da mídia foi o Robson , talvez tenha sido internado em algum hospício. Saudações Alvinegras

  3. Fiz um grande comentário (acho que umas 50 linhas) e perdi, pois a energia caiu quando eu ia publicar o comentário. Agora irei resumir. Depois que o Ceará empatou com o Oeste, e perdeu para o Luverdense, eu enrolei a bandeira, e falei: A permanência na 2ª divisão será no ultimo jogo conta o Macaé. Pode verificar o comentário que fiz na época, que é verdadeiro. Quanto ao jogo de amanhã será muito tenso, pois o empate praticamente rebaixa o alvinegro (Paysandu vencer o Oeste? Não confiar). Segunda-feira comento (Vide jogadores).

    1. Comigo foi parecido… Eu fiz aquele simulador de resultados num site concorrente há uns três meses atrás e após a última rodada deu que o Ceará só escapava do rebaixamento na última rodada vencendo o Macaé… Curioso.

  4. Esse tal J.Ximenes se não for um grande bestão num minimo é um idiota fustrado com a pustema dele. Porquê ele não faz uma retrospectiva dos mata mata da zona tricolorida?Aí dava pra fazer um livro e entrar para o Guniess

  5. Não.O Mundo não vai acabar caso o ceará seja rebaixado para a terceirona.Tem gente mofando há muito tempo na tão mal fadada divisão
    e nem por isso fechou as portas…Está comendo o pão que o diabo amassou,é verdade,mas esta aí,lutando com dignidade e com
    apoio da sua torcida nos momentos em que se faz necessário…
    Quanto ao meu alvinegro querido,amanhã nessa partida estará em jogo a nossa história,a nossa credibilidade,
    a autoestima como torcedor e claro,toda uma estrutura fisica obtida arduamente e que precisa ser mantida…Fora o dinheiro …
    É legítimo e compreensível o desejo do torcedor do hepta série C que o Ceará caia…Mas analisemos,sem rivalidade:
    como vai ficar o nível do já sofrivel campeonato cearense? A rivalidade implica(pele menos deve) numa busca por competitividade
    e busca de melhorias…Com os dois clubes na serie C,como se daria esse balizador,esse parâmetro na busca de bons jogadores? Realmente seria
    um nivelamento por baixo e que já os colocaria em desvantagem na disputa da série c..
    Mas dane-se o nível do futebol cearense e sua representatividade regional-nacional…O bom mesmo vai ser os dois clubes na lama,desde que juntos,assim pensa a maioria…Fazer o quê…
    Neste jogo de amanhã,por tudo que está envolvido,confesso que me decepcionei demais com as vendas de ingresso,esperava mais…
    Seria medo? Receio? A grande maioria não digeriu bem o aumento no preço do ingresso, o que é injustificável,tendo em vista o momento histórico e crucial e o fato de os preços terem sido irrisórios ao longo do calvário série B …
    Não tenho dúvidas que a torcida alvinegra é a maior do estado…Mas tenho que admitir que grande parte da torcida está ficando acomodada e pontual…
    Isso é preocupante…
    Mas estádio cheio não ganha jogo…O que ganha é bola na rede.Pra isso acontecer deve haver foco,raça e competência…Amanhã veremos o desfecho final.
    Eu não vejo a hora…

  6. Você, Graziane, talvez não soubesse os detalhes, mas o Ceará Sporting Club, em 1996, fez um jogo contra a Tuna Luso-Brasileira precisando vencer: teve três jogadores expulsos, o técnico – se eu não me engano – brigou de murro com o árbitro, o jogo foi para o intervalo de 1×0 para o adversário e o Sérgio Alves fez os dois gols salvadores, o segundo no último minuto de partida, que teve um segundo tempo de 55 min. Depois desse jogo, não creio que o Ceará caia amanhã… Tenho fé em Deus!

    1. g.henrique, lembro bem daquele jogo,pois,eu estava lá. o treinador era arnaldo lira e brigou sim com o arbitro. o ceará, precisava vencer o jogo pra não cair pra serie c. tomou um gol aos 30 segundos de jogo, teve 3 jogadores,expulsos,dentre eles o goleiro chico, e não poderia mais substituir,o zagueiro aldemir foi para o gol. sergio alves que até então estava afastado do elenco,foi para esse jogo e fez os dois gols,o ultimo aos 55 minutos do segundo tempo, virando o jogo e salvando o ceará.
      a história desse jogo deveria ser apresentada ao atual elenco, antes do jogo contra o macaé. uma verdadeira història de superação. EU ACREDITO !!!!!

  7. Leandro Gonçalves eu concordo praticamente com tudo que você disse e vou te explicar em qual ponto eu discordo.
    Você diz que está decepcionado com a venda de ingressos, mas eu vou te citar alguns fatores que me fizeram não ir a este jogo, apesar de estar todo me tremendo para ir, assim como tambem de amigos e parentes que não irão.
    Este jogo como você diz realmente é um jogo único e vale o valor de $40,00. Porém, estamos no final do mês e sabemos que num jogo desses o espetáculo não se resume só ao valor do ingresso. Vai ter a bebida, vou ser assaltado pelo valor do estacionamento da Arena Castelão (caro e de péssimo escoamento), alguma coisa que se coma. Então por baixo gastarei uns $70.00.
    Outro fator é se ocorrer uma hecatombe e por acaso o Vozao não vencer. Aí salve-se quem puder. Infelizmente, vivemos num país onde a educação e o respeito ao próximo manda lembranças e por isso se o resultado almejado não é alcançado quebra-se tudo e fica tranquilo. Afinal, ninguém é punido mesmo. Ainda existem os marginais que se utilizam desses grandes públicos para irem aos jogos e se aproveitarem da confusão e roubar e assaltar.
    Portanto, apesar de ter ido a vários jogos esse ano, eu não irei a esse. Estamos chegando numa época de barbárie onde o errado é negado com a cara mais deslavada. Onde o bandido é protegido e a vítima fica refém. Onde a corrupção assola todos os Poderes Públicos e onde o temos que selecionar nossos passeios pensando não com o coração, mas sim pensando em nossa segurança.
    Acredito que o Vozao vencerá de 3 x 0 e estarei torcendo muito pela vitória.

    SA

    1. Altamente aceitável esse seu pensamento…A violência também me preocupa,é um jogo de risco… Mas bem…na hora decisiva a banda tricolor se fez presente em meio a riscos maiores e já comprovados…Isso não desmerece nossa gigante e também apaixonada torcida,mas pega mal…O alvinegro sempre foi e vai ser o time da massa,do povão…sempre foi assim…Mas respeito quem não vai…
      EU preferi sofrer no estádio,tamanho meu nervosismo…acredito que vendo pela tv a angústia é maior pois nenhum lance passa batido ao contrário do estádio…
      QUE os Deuses nos ajudem…

  8. O Macaé vem pro jogo mais importante de sua história com setes desfalques, o que há de verdade por trás desta marmota? atrasos de salários? isto implicaria perda de pontos? por que diabos tudo no futebol brasileiro é obscuro? aí tem coisa, claro que tem, resta saber o que.

  9. MAGAL,

    Tú jogou comigo aonde ô juvenil ?
    Tú é que parece ser um Bo…
    Vai TORCER como os outros tão fazendo e para de tá escrevendo “babozeiras” cara.
    Pula a parte da RETROSPECTIVA e continua com a tua leitura.
    Quem decide aqui o que deve ou não publicar é o GRAZIANE bobão.

    Tai pra tí mais 2 edições “encarriadas” da…

    RETROSPECTIVA BZONA 2015

    Se aproxima o JOGO DO SÉCULO PARTE 15

    31 de outubro de 2015 19:02
    “Ceará vence o Mogi Mirim e tem chance de sair do Z4 na próxima rodada.” – MATÉRIA

    31 de outubro de 2015 às 19:10
    “Só 3 pontinhos…Quando eu penso em tantos jogos que perdemos de forma tao infantil…Mas sobre hoje: a partida foi horrorosa…Mas os Deuses do Futebol estão começando a olhar pra gente…Hoje quase nada funcionou…Mais uma vez sair na frente foi fundamental. Todos que saimos na frente ,ganhamos o jogo…E marcar logo no inicio do segundo tempo foi mais fundamental ainda… Vitoria da esperança 3…Rumo ao proximo jogo com muita humildade e fé… Nosso adversário pra ultrapassar chama-se Criciuma,anotem…”

    Né LEGAL ? mas o…

    31 de outubro de 2015 às 21:19
    “esperar dos torcedores do Liaum, que façam comentários sobre a vitória do Ceará de maneira justa, esquecendo a paixão pelo time deles. é esperar em vão. eles são arrogantes e invejosos por natureza. não tem um torcedor que eu tenha mais antipatia no futebol Brasileiro, do que dos torcedores do Liaum. eu coloco (98%) deles
    da forma que eu citei, apenas ( 2%) merecem pelo menos que se tenha um diálogo.”

    EU:

    Vocês VENCERAM de novo ô REPITITIVO.

    DETALHE: 1 de novembro de 2015 22:41 – MATÉRIA
    “Em seu melhor momento na Série B, Ceará reage com Lisca e vê chance real de escapar do rebaixamento.”

    TORCEDOR

    2 de novembro de 2015 às 13:03
    “Dizer que eu não passei à acreditar,é mentira…Estávamos enterrado…Hoje estamos com 2 braços fora da cova… Mas não dá pra negar,o medo de no final essa reação ter sido tarde demais,passa pela cabeça de todos os alvinegros…Não estou imune…
    O que for de ser,será,já está escrito…Mas quanto menos requintes de crueldade,melhor pros nossos já combalidos corações…heheheh”

    MAS o…

    2 de novembro de 2015 às 14:00
    “leva umas MANGAS verdes para a alimentação dos jogadores do teu time que estão na COPA FARES LOPES. se acostuma que è melhor. o teu time NASCEU para jogar na SÉRIE C. são 13 anos disputando a SÉRIE C. e em 2016 serão 14 anos de sofrimento e humilhaçoes. faça como a grande maioria dos torcedores do Liaum, se ESCONDA por um tempo, e só fale sobre Futebol em 2016. não existe nada mais HUMILHANTE do que ficar “secando” o CEARÁ , só porque o teu time ficou de FÉRIAS antecipadas em outubro.”

    EU:

    B R I N C A D E I R A !

    6 de novembro de 2015 21:46 – MATÉRIA

    “Ceará 3×0 ABC, Silas, Lisca e os gols de Siloé, que se mostrou grande.”

    TORCEDOR

    7 de novembro de 2015 às 08:02
    Calma,amigo,também não é assim,não!…Estou muito esperançoso que vamos escapar…Mas a reação veio tarde e não suficiente para formar pontos na frente dos adversários…Vamos lutar até o fim..Ficarei satisfeito se no último jogo,aqui,dependermos apenas de nós mesmo para escapar…Saudações…”

    Mas o…

    6 de novembro de 2015 às 22:57
    “vocês não imaginam quantos “SECADORES” de plantão, torcedores da STELLA , estavam em suas casas com o rádio colado no ouvido e na torcida pelo ABC, ou vendo pela TV pela SPORT TV. coitados deles, do Robson, do Italo, do Ximenes, do “sofredor do Liaum” e de mais uns alguns outros sofredores que tiveram o AZAR de escolherem para torcer aqui no nosso futebol, o time da STELLA Futebol Clube. ainda bem que eu tive a SORTE de torcer pelo CEARÁ.”

    EU:

    É ou não é uma PIADA esse cara ?

    Os comentários aqui são reais e foram copiados e colados na mesma forma que escritos à época.

  10. RETROSPECTIVA BZONA 2015

    Se aproxima o JOGO DO SÉCULO PARTE 16

    10 de novembro de 2015 22:21 – MATÉRIA

    “Ceará 3×0 Bragantino no PV: quinta vitória seguida e lógica invertida na Série B.”

    TORCEDOR

    10 de novembro de 2015 às 22:27
    “Nossa melhor partida como mandante! Uma vitoria do coletivo.Uma vitoria da raça.Uma vitoria com a sorte que tanto ajuda a quem trabalha… Que goleiro esse nosso…Atento,agil,sai na hora certa… Estamos quase lá…Quase…
    Jogar com raça e aproveitar o nervosismo do vitoria,que vem com a faca nos dentes apos a sapecada que levou hoje… Vlw meu vozao… Estamos quase confirmando a permanência…”

    Enquanto isso o REPITITIVO…

    10 de novembro de 2015 às 23:13
    “quando eu disse que a STELLA na Série C, não passaria pelo MATA-MATA, quando enfrentasse times da outra chave ( Brasil de Pelotas, Londrina, Tupy ..) eu sabia o que estava dizendo.. poderia ter seguido a profissão de jornalista Esportivo, pois entendo do assunto. porque se você pratica o esporte Futebol, como eu faço desde a infãncia..fica mais fácil.”

    EU:

    RsRsRsRs !!!

    DETALHE: 11 de novembro de 2015 19:30 – MATÉRIA

    “Qual a importância do técnico Lisca para a reação do Ceará na Série B?”

    TORCEDOR

    12 de novembro de 2015 às 08:12
    “Lisca deu consistência tática e soube trazer à vida novamente,jogadores desacreditados como João Marcos e Siloe e incorporou ao elenco jogadores como Alex Amado e nosso camisa 1 atual…21 dias sem jogar foram fundamentais para conhecer o elenco e o que cada um pensava… À partir disso,foi a confiança que elevou esse grupo,com uma vitoria atrás da outra… Não tem mistério!”

    11 de novembro de 2015 às 20:38
    “sem dúvida que o Lisca recuperou a motivação , principalmente dos jogadores que não estavam sendo titulares (Eversson, João Marcos, Siloé ) e na parte tática, conseguiu dar mais consistência ao setor defensivo, melhorando a marcação no meio campo e da saída de bola do adversário. todos estão ajudando na marcação, o sentido coletivo apareceu, a vibração dos jogadores agora é outra. se o Lisca tivesse chegado antes ou mesmo no inicio da competição, estaríamos na parte de cima da tabela, se não no G4 pelo menos próximo dele.”

    Ó ai macho !

    14 de novembro de 2015 18:25 – MATÉRIA

    “Vitória 1×0 Ceará: reação do alvinegro interrompida.”

    TORCEDOR

    14 de novembro de 2015 às 18:32
    Hoje cedo,no blog,fiz a ressalva : Vitória é time de tradição.Apesar de estar em queda de produção,é o Vitória… Hoje só nosso goleiro escapou…Tomamos um gol que há tempos não levávamos,de cabeça,em cruzamento! E o nosso gordinho Rafael perdendo gols… Enfim…Apaga tudo,foco no América-Mg e hoje sou atlético -go desde criancinha…Vai dar certo…O objetivo é fazer a “final” contra o Macaé dependendo apenas de nós…”

    14 de novembro de 2015 às 19:30
    “resultado normal o vitória precisava também do resultado e o fator de jogar em casa também o ajudou. perdeu várias chances no primeiro e no segundo tempo. nem o Botafogo que será o campeão da Série B, venceu 6 jogos seguidos, como é que o Ceará iria vencer ? pelo menos o time jogou de igual para igual e mostrou para aqueles TORCEDORES ADVERSÁRIOS que estavam dizendo que o Ceará só estava vencendo por sorte ou porque os outros times eram fracos, que na verdade o Ceará venceu os 5 jogos porque fez por merecer.”

    TEM JEITO NÃO !

    Os comentários aqui são reais e foram copiados e colados na mesma forma que escritos à época.

  11. SOFRÊNCIA, SOFRÊNCIA e SOFRÊNCIA !!!

    Torcida ZEBRADA está que nem aquele ex-presidente: com o C_ NA MÃO !!! kkkkkk
    E ainda tem o tal de NADAR, NADAR e MORRER NA PRAIA, com a água na canela !!!!
    Morram não, é apenas um jogo de futebol, e além do mais, precisamos de vocês para serem sacaneados !!!!
    SAUDAÇÕES TRICOLORES !!!

    1. De sofrência tu entende, né Ítalo? Afinal, é o substantivo que mais se aproxima do verbo “torcer”… para o Fortaleza.

      Mas me fala, já conseguiram mudar o regulamento da Série C?

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Saudações Alvinegras para a maior torcida varal do estado!

  12. Que cara CHATO esse João Ximenes. Fica colando um monte de porcarias na página de comentários, deixando a barra de rolagem infinita e prejudicando a leitura dos comentários. Acho que só ele tá lendo esse tratado de Tordesilhas. Vá procurar lavagem de roupa, meu amigo.

    Graziani, favor tomar providências, os leitores assíduos agradecem.

  13. Tenho nada a ver com isso, mas…

    Vou misturar aqui dois detalhes:

    POST:
    “Time por time, condição por condição, fase por fase, o Ceará é superior ao Macaé, mas a necessidade de vitória equilibra, pelo menos antes da bola rolar. O time do Rio de Janeiro tem a sua qualidade, especialmente ofensiva.”

    EU:
    AGORA sim, LISCA vai ter de provar que não é a tôa que conseguiu deixar o time na condição de DEPENDÊNCIA mais confortável que a que se desenhava. Vai precisar trabalhar uma estratégia em cima de uma equipe que tem por característica básica a “OFENSIVIDADE”, e ORGANIZAÇÃO quando parte pra cima, pois no decorrer do jogo, e dependendo do resultado do OESTE(em casa), pode precisar partir pra cima. E partir pra cima desorganizado pode ser determinante pro pior.

    LEANDRO – o EQUILIBRADO:
    “Não. O Mundo não vai acabar caso o ceará seja rebaixado para a terceirona.Tem gente comendo o pão que o diabo amassou, é verdade, mas esta aí, lutando com dignidade e com
    apoio da sua torcida nos momentos em que se faz necessário(ele se refere a nós TRICOLORES. Gostei do DIGNIDADE meu caro LEANDRO). continua… Mas dane-se o nível do futebol cearense e sua representatividade regional-nacional…O bom mesmo vai ser os dois clubes na lama,desde que juntos,assim pensa a maioria…Fazer o quê.
    Tenho que admitir que grande parte da torcida está ficando acomodada e pontual… Isso é preocupante. Mas estádio cheio não ganha jogo…O que ganha é bola na rede.Pra isso acontecer deve haver foco,raça e competência…Amanhã veremos o desfecho final.
    Eu não vejo a hora”

    EU:
    Por isso aprendi a admirar os COMENTÁRIOS do LEANDRO.
    Ele vê as coisas com REALISMO. As vezes(como qualquer um) perde as estribeiras, como perdeu durante o ano(vide retrospectiva do torcedor). Mas tali EQUILIBRADO.
    Esse é o torcedor que não merece uma Czona os peitos.

    EU sobre o jogo:
    Diria, mesmo TENDO NADA A VER COM ISSO que: dependesse única e exclusivamente de um resultado, vocês poderiam está tranquilos pois, como bem disse o GRAZIANE: time por time não tem dúvida.
    Problema é que paralelamente vai tá acontecendo um jogo onde o resultado INTERFERIRÁ diretamente nas necessidades dos dois que jogam aqui.
    Acho que quem tem maiores problemas é o MACAÉ, porque está jogando contra uma equipe superior individualmente; que precisa de uma vitória simples; estádio vai tá abarrotado(mais de 63.000 ?); que não quer ser rebaixada jogando dentro de seus domínios, e ficar de “flozô” esperando um EMPATE é risco total, pois se OESTE(que tá jogando em casa) consegue surpreender, os dois daqui vão ter de se virar. E na hora da precisão, se LISCA conseguiu bolar uma estratégia… MACAÉ que fique esperto e se prepare pra usar o que tem de melhor: ORGANIZAÇÃO QUANDO ATACA.

    Não dá pra CRIVAR quem fica com a última vaga.
    Pra mim tanto faz como tanto fez.
    Agora, verdade seja dita: pelo que passamos no ano passado, onde maioria do torcedor de vocês ficaram gozando quando jogávamos contra OESTE(que perderam também), SAMPAIO CORREA(que perderam também), LUVERDENSE(que perderam também), perderam at[e pro MOGI(eterno fona 2015), fecharia com chave de ouro um CASTELÃO lotado jogando contra o MACAÉ, num jogo diferente do nosso que brigávamos pra correr atrás do titulo, enquanto vocês pra não visitarem o que com orgulho batem no peito: “NUNCA FOMOS E NEM NUNCA SEREMOS DE TERCEIRA.”

    AH ! isso seria demais.

    Mas, é esperar o FECHAR da rodada final.
    Se vierem… SEJAM BEM VINDOS !
    Se não… O MUNDO NÃO ACABA É PRA NÓS TRICOLORES, que vamos, como bem disse o LEANDRO, continuar brigando com DIGNIDADE atrás de também ficarmos melhor no cenário do futebol nacional.

    VÃO PRO JOGO !!!!!!!!

    Quero ver muita gente no CASTELÃO hoje.

  14. Toma mas MAGAL BO…

    FINALMENTE…

    RETROSPECTIVA BZONA 2015

    Se aproxima o JOGO DO SÉCULO PARTE 17

    21 de novembro de 2015 18:20 – MATÉRIA

    “Ceará empata com o América-MG. As contas para não ser rebaixado.”

    TORCEDOR

    21 de novembro de 2015 às 18:34
    “Assistir o jogo do CEARÁ nessa SÉRIE B foi puro masoquismo…Que sofrimento,meu Deus! Mais um jogo que deixamos escapar…Não jogamos tão ruim mas mais uma vez faltou audácia,e sim,qualidade…Recaimos mais uma vez no erro dos cruzamentos aereos…Fernandinho quebrou a bola ,só olhava ,maltratou e graças à Deus por pouco não foi pior…Charles muito instável…Wesclei sem um pingo de criatividade…Siloe,faltou maturidade…E o juiz? Caseiro que só ele… Mas o sofrimento está próximo do fim…É no próximo jogo,e por ironia do destino,contra o Macaé,um dos inúmeros carrascos do hepta terceirao…E vamos vencer,vitoria suada e difícil,mas vamos escapar…”

    EU:

    Só aqui, talvez por tanto ouvir, nosso amigo torcedor LEANDO GONÇALVES(o equilibrado) citou o nome, mesmo que indiretamente do FORTALEZA ESPORTE CLUBE). Contagiou até o REPITIVO que se esqueceu do LEÃO DE AÇO, mas não deixou de menosprezar outros adversários, que mesmo tendo perdido pra quase todos e de quebra até pro MOGI(eterno fona) e aqui no Castelão, não deixou o que chamam de “SOBERBA”:

    21 de novembro de 2015 às 20:14
    “esse time titular atual do Ceará é melhor do que vários times que estão a sua frente na tabela de classificação , não se vence o Botafogo campeão e empata com o America o problema foi a campanha desastrosa da primeira fase (14 pontos ) vejam a diferença na segunda fase (28 pontos ) até a 37a rodada. se o Lisca tem chegando um pouco antes, lá pela 20a rodada o Ceará estaria hoje com 50 pontos no minimo.”

    Os comentários aqui são reais e foram copiados e colados na mesma forma que escritos à época.

    FIM DA RETROSPECTIVA DO TORCEDOR NA BZONA.

    Tenho nada a ver, mas TÔ DE OLHO.

  15. E por último, pra ENCERRAR de fato…

    CONSIDERAÇÕES FINAIS:

    AGORA chegou o JOGO DO SÉCULO(bordão de não sei quem que participa aqui e usava quando dos jogos do LEÃO DE AÇO).

    COINCIDÊNCIAS: derrotas para os adversários do LEÃO DE AÇO na Czona(sem bordão) 2014, e que acabaram virando zoação o ano todo(igualdade)…
    ACHO CONSEGUIRAM VENCER SÓ O MACAÉ, LÁ, POR 1 X 0.

    ÚLTIMO JOGO no Castelão “entupido”, dependendo da vitória… e MACAÉ do empate como contra nós, e de quebra, o OESTE paralelamente jogando por um empate também… parece até um fardo !?

    ISSO ME LEMBRA ALGUMA COISA !?

    Podem até ESCAPAR ! mas “SE” não… que tenham aprendido a lição e nunca mais repitam: “DESTA ÁGUA NÃO BEBEREI”, que no linguajar de vocês é: “NUNCA FUI, E NEM SEREI DE TERCEIRA DIVISÃO”, pois a coisa pode dar um “REVESTRES” e… PIMBA !

    SÁBADO, 28.11.2015… data do JOGO DO SÉCULO, parte II

    É MUITA IRONIA !!!!!!!!

    Marque com um “X” o que aconteceu:

    ( ) ESCAPOU

    ( ) PAPOCOU

  16. RODRIGO SOUZA,

    Ó o ESTRESSE cara !
    Fica frio(se puder) e vai pro castelão cara.
    Melhor: se não é SÓCIO TORCEDOR, vai fazer logo que é pra ter direito a ESPERNEAR.
    CHATO é tú. E tamo “intrigado”. PARTE AQUI(aquele gesto com os dedos da intriga do meu tempo – anos 60, 70).
    Home váááááá´…

    Aproveitando a tua deixa, AGRADEÇO ao GRAZIANE e sua EQUIPE pelo trabalho e por abrir o espaço pra RETROSPECTIVA DO TORCEDOR.
    A intenção foi simples: MOSTRAR O QUÃO A GENTE SOFRE DURANTE O ANO COM NOSSOS TIMES.
    E olhe que não coloquei aqui nenhuma de tuas participações em RODRIGO SOUZA, que me parece penou que só, e andou esculhambando até a própria sombra.
    Se sobreviveu até aqui, tá bem de CORAÇÃO, e vai dá pra encarar mais este jogo.

    Valeu GRAZIANE.
    EU achei legal. Não se você gostou das reações já que você tá mais no meio(como jornalista que é), que qualquer um de nós.

    Vão a CASTELÃO galera. Quero ver muita gente por lá hoje.

    VALEU !!!!!!

  17. Aprender o quê, Célio ????
    Sobre o submundo do futebol ???? kkkkkk
    Só se for… Nessa área vocês são imbatíveis !!!!
    Jorge Mota aprendendo com o “tatuzinho” Robson, é piada de mau gosto!!!
    MACAÉ sem 8 titulares ???? kkkkkkkkkkk
    Tem coisa… Tem coisa…
    Botem a camisa Roxa que na TV vira azul !!!!
    Daí para botar um detalhe vermelho, não falta mais nada!!!!
    SE PERDEREM DO SUBMACAÉ PODEM ENCOMENDAR UM BAITA CAIXÃO !!!!

  18. Esquece GRAZIANE,

    Olhando agora vi que parece tudo foi PUBLICADO.

    DESCULPA e bola pra frente.

    Isso também pode não ser publicado.

    DESCULPA, OBRIGADO e um abraço.

    Foi publicado, mas é chato demais. Incomoda muito. Por favor, se puder, use o bom senso, escreva, mas não copie imensos comentários anteriores. Dificulta o trabalho de liberação e leitura das pessoas. Use cortesia, faz bem.
    Obrigado
    FG

    1. Espero que esse chato tenha se tocado agora, até o Graziani disse que é chata, pega a vergonha que tu deve ta agora e fica quieto!!!!
      Muito obrigado Graziani!!!

  19. Captei e já acabou !

    Olha, voltei pra casa do barzinho que estava assistindo o jogo com um amigo, porque chegou outro amigo, também alvinegro, e ele é meio “esquentado”. Me despedi dando uma desculpa que ia pra algum canto de capei o gato.
    Voltei pra casa. vou agora pro Canal Viva ver a reprise da nova fase da Escolinha do professor Raimundo, que não tive oportunidade de assistir ainda.

    Vi o primeiro tempo, tá pau a pau, e agora fiquei na duvida na história do marque com um “X”.

    ( ) ESCAPOU

    X

    ( ) PAPOCOU

    Vou descobrir de acordo com os fogos que irão “trambulhar” na vizinhança.

  20. É…

    Marque com um “X” o que aconteceu:

    (X) ESCAPOU

    ( ) PAPOCOU

    CARA,
    Foi tudo muito igual:

    FESTA por uma PERMANÊNCIA, igual a criticada a 3 anos atrás.

    Vai ter CORPO DE BOMBEIROS pra completar a festa ?

  21. Putz !!! Dá-lhe Vozao !!! Precisamos de penalti inexistente e de Sao Everson pra nao cair, mesmo com a mala q mandamos pra Macae pra vir só o time reserva. Era pra termos goleado, mas ainda precisamos da ajuda da arbitragem !!! É assim q se faz !!! E tem gente q pensa q futebol, só se ganha em campo !!! Inocente, sabe de nada !!! Agora, o nosso selecionado já pode pensar em 2016 tranquilo. Agora, é buscar todos os titulos no ano q vem !!!

  22. Ainda vai? Ximenes bobão! Essa lapada do FG todos nós que acompanhamos sse blog tinhamos que dar, mas com pena dos tricoloridos wue sofrem há muito tempo, não o fizemos. Pode chorar e e escrever a légua tirana. Tchau!

  23. PÔ!!! JOÃO!!! Tu só não é mais chato por falta de espaço.

    E agora??? Não vais fazer uma restropectiva dos jogos do VOZÃO a partir da vitória contra o Botafogo??? Jogo esse que por sinal marcou o início da nossa recuperação. A propósito, a nossa reação começou com um penaltizinho meio safadinho e culminou com outro mais safadinho ainda. Não é de matar de inveja os tricoloridos mais empedernidos assim como Você???

    Chora, babão!!!

  24. É, o FEC mofa na série C, mas tira penta do campeão do nordeste, e faz tremer o time preto e branco, sempre que se encontram! A hora de vocês vai chegar, mais cedo ou mais tarde não importa, o dia ela chega!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *