Ceará fica na Série B com mais 4 pontos, mas desde que 3 sejam contra o Macaé

Vou ser bem didático porque a confusão nas redes sociais está grande.

O Ceará tem 41 pontos, ocupa a 16a. colocação da Série B. O Macaé tem 39, é o 17o, abrindo a zona de rebaixamento.

Caso o Ceará conquiste um ponto contra América-MG ou Vitória (tanto faz) basta o alvinegro vencer o Macaé na rodada final, ainda que o time do Rio de Janeiro ganhe seus dois próximos compromissos, contra Atlético-GO e Boa. Desta forma, ambos chegariam a 45 pontos mas o time de Lisca teria 12 vitorias contra 11.

Há muitas outras combinações – Oeste, Paraná e Atlético-GO correm risco de queda também, além de Ceará e Macaé – mas é importante pontuar essa possibilidade especificamente porque há muita gente dizendo que basta ganhar do Macaé para o time se salvar.

 

Fernando Graziani

Sobre Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Já cobriu duas Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

64 thoughts on “Ceará fica na Série B com mais 4 pontos, mas desde que 3 sejam contra o Macaé

  1. Vou tentar ser bem didático tb… o Ceará do jeito que está voando baixo …É bem possível conquistar os 6 pontos! Como tb 4pontos! Ou 2, 1 ,0 por azar!! Moral da histótia: Está em aberto…. mas pensar simplesente em 1 ponto limpo e seco contra o Vitória e Am. Mineiro é subestimar o mais querido que já provou ser time pra subir, pena que o primeiro turno foi um desastre!!!

    Subestimar?
    Acho que é preciso muito mais do que didatismo para uma interpretação dessa.
    Parabéns!
    FG

    1. kkkkkkkkkkkkk, FG, vc deve morrer de rir desses comentários. kkkkkkkk, vc está coberto de razão, bastam 4 pontos , desde que 3 sejam contra o Macaé, mas acredito no Vozão.

    2. É preciso lembrar q dos 5 adversarios q pegamos e vencemos, nenhum jogou nada, só o nosso Vozao. Entao, fica dificil criar “parametros” de comportamento real do time contra algum time q jogue bem… Se o America jogar o q jogou ontem contra o Vitoria, a nossa derrota é certa !!! Se o Vitoria jogar contra a gente o q jogou sabado contra o Macae lá dentro do Rio, é derrota na certa !!! MAS se jogar o q jogou ontem contra o America, a Vitoria será nossa !!! Se o Macae jogar contra a gente o q vem jogando nos ultimos jogos é goleada na certa do Vozao !!! É tudo na base do “SE” mesmo. SE a sorte continuar do nosso lado, nao tem pra ninguem !!! E a gente consegue o tao aguardado acesso a Serie B de 2016 !!!

  2. Vou te falar, só mesmo depois de 5 vitórias seguidas e mesmo assim, apenas dois pontos fora do Z4 para se ter a verdadeira noção da situação periclitante que o CSC se encontrava. Realmente inacreditável essa recuperação. Confirmada a “escapada”, digna de HARRY HOUDINI, vou começar a acreditar no que diz um certo jornalista do sul: “o Ceará é incaível”. Impressionante.

    1. Caros Graziani e Fabiano, bom dia.

      O VOZÃO encontrou em alguns momentos da competição certos lapsos de lucidez. Mas sempre tropeçava diante daqueles que estavam em posição pior, até que chegou à lanterna. Daí, uma arrancada só seria possível se emplacasse uma série de vitórias dignas de time que está no topo da classificação.

      Demorou, mas veio com o “Lisca Doido”. Este jornalista que você menciona certamente conhece a grandeza de nossa força e está corretíssimo em dizer que o Ceará é “incaível”.

      Por isso sempre digo que a maior glória do Mais Querido, a despeito de ser o maior vencedor de estaduais; de ter ganhado pentas; de ser Campeão do Nordeste 2015 (invicto); de ter sido campeão moral da Copado Brasil de 94 (perdido na mão grande); de ser o time cearense dono da melhor posição em campeonatos brasileiros (7ª em 1985) e tantas outras glórias, é NUNCA TER DISPUTADO ATÉ HOJE A TERCEIRONA BRASILEIRA. Tenho muita esperança na manutenção desta escrita!

      Nosso lugar é na Série A!

      Saudações Alvinegras!

  3. Um alô pra galera alvinegra, nossa torcida está de parabéns,fizemos o propósito de acreditar no time e tai,até os desacreditados voltaram a acreditar,e o time,deu a resposta em campo,15pontos em dezoito possíveis isso é uma arrancada fantástica. Pena,que só quem não fica muito feliz, com essa arrancada,seja os secadores Ximenes,que queria que o Ceará colocasse 1 ponto a frente do Macaé e o Vozão colocou foi 2,o sofredormeuovao, que de sofrencia eu sei que ele entende muito,afinal é mais de uma década o time dele na lama,e o deus da mitologia cearense o inerrante,o soberano,o grande Róbson, nem Deus consegue ganhar dele em termo de sabedoria, negócio tá tão sério pro lado dele que ele parou de postar suas pérolas no blog.Agora é focar o América.saudações Alvinegras a todos.

  4. É, ficou um pouco confuso meu comentário no post de ontem “ceará 6º no segundo turno com 15 pontos em 6 jogos”, meu amigo blogueiro, referi-me ao comentário do João Ximenes qdo lhe desafia a um post pros PRÉ-JOGOS, qdo ele fala q falar do jogo, de jogadores etc e tal após os jogos, aí é moleza, ele quer ver é antes (pré-jogo), coisa q topei na hora e q seria ao meu ver muito legal, gosto desses desafios, valeu, acho q ficou mais ou menos entendido, não?

    Sim!
    FG

    1. Disse tudo, caro amigo. Nada de soberba e arrogância. Já ganhou, deixa pra turma do Pici, que todo ano “sobe” pra Série B e no último jogo dá errado!!!!

    2. Jogou a toalha né Chico, agora vem se chegando mansinho querendo limpar a barra né? eu que sou adversário, apesar das gozações que fiz e aceitei dez vezes mais com a nossa brilhante permanência, sempre disse alto e em bom som que Macaé ou Oeste cairiam na vaga que vocês teimaram em ocupar o campeonato todo mas o Lisca Doidão não quer de jeito nenhum, menos cara, menos.

    3. Q é isso Chico ?! Vc é torcedor do Vozao ou Tricolorido ?! No momento, o Vozao é invencivel !!! Vamos detonar esses 2 proximos adversarios, deixa-los na lama !!! Valeu, Vozao !!!

  5. Ótima explicação, Fernando. Fora essa conjectura, vou dar um palpite: Macaé perde para o Goianiense e o Vovô empata – no mínimo – com o Vitória, que vem com viés de baixa.

  6. O que o Ceará terá de fazer, é tentar jogar bem, como fez ontem contra o Bragantino.
    Pois, o Vitória provou ontem contra o América MG, que é fraco.
    Outro fator positivo, foi a expulsão do Rhayner. Seria o menos ruim do Vitória e não jogará sábado.
    Torcer que o árbitro, seja isento como o de ontem entre Ceará e Bragantino.
    E que no jogo seguinte, o América MG, já esteja classificado.

  7. Entendi que o Fernando fez os cálculos nivelando por baixo, ou seja, no pior das situações, o que é bom que se tenha em mente. E isso levando-se em conta a comparação com relação ao Macaé, já que temos um confronto direto, o que, como costumamos falar, trata-se de um jogo de seis pontos. Mas prefiro que o Ceará jogue contra o Macaé já classificado, pois já vi de tudo acontecer em Futebol. Pra isso espero que o Vozão entre firme contra o Vitória, embora com bastante cautela. Vou secar os jogos do Oeste e do Paraná também. Tudo em prol da permanência do Vozão na Série B. Quem diria!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Exatamente, Alencar
    FG

  8. Calma Rodrigo gomes, com essa sua soberba prevejo que terá um balde de agua fria em vc, o “poderoso” ceará vai levar duas chibatadas agora e macae ganha as duas acabando assim com o drama de vcs.!!! SiaraCaiSim

  9. Complementando….. Vi os jogos do Macaé contra o Vitória e o Náutico, e digo a vocês, que esse time não é ruim não. Mereceu nesses dois jogos ganhar. Por isso, todo cuidado é pouco, e não gostaria que o Ceará levasse a classificação para o último jogo, não, mas já a garantisse antecipadamente, pois como já falei na mensagem acima, já vi de tudo acontecer em futebol Inclusive essa reação do Ceará é uma dessas coisas extraordinárias do futebol. Sou mais Vozão!!!!!!

  10. falta so mais uma peinha pra escaparmos matematicamnte como o graziane falou 4 pontos desde que 3 contra o macae proxima rodada se o macae perder do atetico o ceara basta um ponto nos dois jogos que jogaria aqui contra o macae por um empate,mais penso que o ceara ganha do vitoria ou america, com humildade e foco e o coracao.

  11. O FG sempre corrigindo né? Mas FG na nova escola petista estes erros não serão mais ignorados e o professor de português não pode mais corrigir o aluno. O que vai interessar é o que o aluno quis dizer. Lascou tudo na ótica destes etistas.
    Quem manda votar neste analfas…
    O que interessa aqui é o renascimento do VOZÃO.

    Que?
    FG

  12. Na próxima rodada, tanto Macaé como Ceará vão sair pra jogar fora. O Macaé vai a Goiânia pegar o Atlético-GO e o Ceará vai a Salvador enfrentar o Vitória, e na minha opinião, é mais fácil o Ceará vencer o Vitória do que o Macaé vencer o Atlético-GO.

  13. Está de parabéns essa torcida Vibradora e Linda que tem o meu Ceará pois simplesmente fez uma festa com esse time e não deixou de comemorar a cada gol fazendo a todos em casa arrepiar de tanto Orgulho. Amo meu time e sei da certeza de continuarmos na serie B com muito orgulho e acreditando mais e mais……Parabéns Também ao Técnico Lisca que veio apenas somar aos nossos jogadores……..

  14. Ó ai !

    “Ceará fica na Série B com mais 4 pontos, mas desde que 3 sejam contra o Macaé”

    João Ximenes – 9 de novembro de 2015 às 11:07

    “Primeiro: “VÃO PRO PAU”; coloquem 1 PONTO a frente do Macaé, ai sim, EU penso em parar, do que você chama PERTURBAR, que Eu chamo OPINAR.
    Se bem que o certo é “butar” 4 pontos, de preferência com um bom SALDO DE GOLS, pois ainda vai ter o confronto direto na última rodada, aqui no Castelão contra o próprio Macaé.”

    “Butaram” 2 pontos e me parece o saldo de gols agora, parece igualaram.

    Alguns por ai(2), não estavam ENTENDENDO NADA do que EU falava, e até foram INDELICADOS comigo.
    Mas os mesmos, acho, estavam falando de outro assunto, e não de FUTEBOL.

    ENTENDERAM AGORA ?

  15. Meninos, tem gente que para entender as coisas, só vai contratando um professor particular. O FG foi didático e simples na sua explicação e o RG ainda não entendeu ou quis discordar por discordar. É um direito seu, mas não exagere.

  16. F. Graziani, a “ROLETA RUSSA” está em aberto. Simples.
    01 – Se o Ceará conseguir só 1 ponto contra Vit/Am e Macaé conseguir 6 e no confronto Ce x Mac joga por um simples empate. Adeus Ceará.
    02 – Se o Ceará conseguir 3 pontos entre Vit/Am jogará a última pelo empate contra Mac- Ceará fica.
    03 – Última hipótese: Se Paraná ou Oeste fizer só empatar duas e perderem a outras duas: Ceará e Macaé FICAM.
    Responda-me FG.

  17. Resuma da Ópera. Oeste e Paraná perderem duas e empatarem duas, CEARÁ e MACAÉ ficam classificados se:
    Ceará fizer 5 pontos
    Macaé fizer 7 pontos. Quer dizer, último jogo Ceará x Macaé empatando. Classificam-se os dois.

  18. Caro Graziane. Eu estou otimista e acho que o Ceará não cai. O Macaé vai jogar com o Atlético de Goiás, com o Atlético jogando em casa e precisando vencer. Acho que ele ganha. Depois o Macaé joga em casa com o Boa e deve fazer os 3 pontos. Digamos que o Ceará perca os dois jogos fora. O Macaé vem jogar com o Ceará com 1 ponto a mais. Basta o Ceará vencer que estará classificado.

  19. também estou empolgado com as recentes vitórias do time, mas vamos abrir o olho, não é nada anormal se o Ceará perder os dois próximos jogos, o América-MG talvez garanta vaga na Série A contra o Vozão e o Vitória, apesar de estar em queda livre, vai jogar em Salvador e é sempre jogo duro.

    Graziani, você acha correto o Ceará mandar o último jogo no Castelão? Seria mais sensato manter o time jogando no PV contra o Macaé, apesar de que no Castelão a renda pode ser muito maior. O que você acha?

    1. Klaus, o jogo tem que ser mantido no PV, a não ser que na 38a rodada o CEARÁ ja esteja
      garantido na SÉRIE B, e não precise do resultado. o mais importante agora não é a RENDA do jogo e sim a permanência do time na SÉRIE B.

      o PV é uma panela de pressão para os adversários, quando está LOTADO , 19 MIL torcedores na Arena Castelão não fazem a pressão que fazem no PV. os jogadores do CEARÁ sentem na pele os gritos da torcida apoiando o time, eles dão o sangue ..

  20. ALVINEGRA ?????
    Querias, de mansinho vocês estão chegando a tricolor, só falta um toque de vermelho !!!
    Aquele roxo azulado não engana ninguém. Aquilo, na escuridão do PV, na TV vira AZUL !!!
    E o pior é que o AZUL está dando sorte!
    Então, mudança de camisa, mudança de campo de jogo para um campinho, a isso tudo se chama de SOFRÊNCIA numa Série B de baixíssimo nível. Pior do esta somente a do ano que vem se o Vasco não cair.

    1. Italo, se o Ceará estivesse usando as cores do uniforme do seu time (AZARADO ) não teríamos vencido cinco jogos seguidos.. o seu time é AZARADO por natureza. e vai permanecer por muito tempo ainda na SÉRIE C..

    2. Discordo !!! Aquilo nao é um “roxo azulado” é só AZUL mesmo !!! Só o nosso Carlos Lima, q deve estar com um serio problema na vista, pra achar q aquilo é roxo. A do Corinthians era roxa sim ! Já o uniforme do Vozao é AZUL total e essa cor está nos dando uma sorte daquelas !!! Nao gosto de jogar de AZUL, pq essa cor é muito asquerosa, eu só gosto de coisas preto e branco !!! Essa cor me lembra um time tricolorido: o GREMIO !!! Mas se a gente tem q apelar pra vencer, q assim seja, o q importa é a vitoria, nao importa como ela seja obtida !!!

  21. Este profeta de araque vai sumir depois que o vozao ganhar as 3 partidas. Porque quem ganha 05 vai perder 3? ele deve é ir la cer o Urubu dele na 3ª por (10) dez anos

  22. Vi os dois últimos jogos do Macaé que jogou muito bem, mas quando a maré é de azar não tem jeito, o time perdeu uma montanha de gols contra o Vitória e outros tantos contra op Náutico, perdendo um e empatando o outro em casa e como previ há mais de um mês está rebaixadíssimo, mas tem um jogador prá lá de bom o atacante Pipico

  23. continuando … que pode jogar em Ceará e Fortaleza e arassar, mas vai ter de encarar a terceirona ano que vem e isto era bem previsível pela crise pela pior que passa o futebol carioca em sua história. Além de problemas vá ter azar assim lá em Salgueiro.

    1. Desculpem-me a piada ruim , mas esse Josafá é Hilário! kkkkkkkkkkkkkkkk

      Ele, como bom sofredor do fequim que é, deve rezar naquela cartilha que diz q: “é melhor rir do que chorar”.

      Ô, Hilário, relaxa. Nós aqui da torcida do Campeão Invicto da Copa do Nordeste 2015, vamos caminhando devagar e sempre, na boa… sem afobação e com humildade. Jogo a jogo.

      E vcs aí, na próxima vez que enfrentarem nosso escrete Sub-20 tratem de passar menos vergonha.

      Saudações Alvinegras.

  24. A conta do Graziane está perfeita.
    Acho que o Macaé ganha do boa, mas empata ou perde para o atlético-GO e chega para o jogo contra o Ceará com 42 ou 43 pontos.
    Dessa forma, o ideal seria o Ceará chegar com os mesmos 43 pontos para jogo com o Macaé para poder jogar pelo empate. Ceará e Macaé empatariam em pontos, mas o Ceará teria uma vitória a mais.
    Ou seja, nos jogos com América e Vitória, o Ceará tem que conseguir mais, pelo menos, 2 pontos.
    Tem que ganhar um dos dois jogos seguintes ou empatar os dois para ter o privilégio de jogar pelo empate contra o Macaé.

  25. É, agora se o ceara não trouxer um pontinho desses seis por jogar, a coisa complica, especialmente se o Macaé empatar com o Atletico e vencer o Boa. E se ele fizer a proeza de somar os 6 pontos, ai não tem jeito, vem pra cá enterrar o vovô como fez com o Leão.
    É esperar pra ver né FG?

  26. Torcedor se não existisse precisaria ser inventado. Ontem esses mesmos que queriam a cabeça da diretoria, de 10 de cada 11 jogadores… são os mesmos que depois da sequencia de vitórias, já colocam o time sem sombra de dúvidas na série “B” em 2016. Bem, assim como não se podia ter rebaixado o Ceará antecipadamente, quando ainda existiam chances matemáticas para escapar, também não podemos colocá-lo na série “B” de 2016 quando matematicamente ele ainda não está garantido. Na teoria, o que pode acontecer são duas derrotas para os favoritos Vitória e América MG, assim como 1 vitória do Macaé contra o já rebaixado Boa Esporte e derrota fora de casa para o Atlético GO. Nesse cenário o time carioca jogaria por um empate na última rodada. Na definido por enquanto.

    1. Como vejo isso é mal de torcedor do Fortaleza prevê as coisas Antes de acontecer é por isso que continuam na série C Quem era que previa uma vitória do Ceará em cima do Botafogo por acaso não seria o Botafogo superior Vitória e América Mineiro então meu amigo deixa as coisas acontecerem porque o meu vozão não é o teu liaum futebol não é teoria futebol emoção e surpresas veja o caso do Bahia lutando pelo acesso empatou com ABC lá na Bahia com ABC praticamente rebaixado problema é que todo ano a confiança de vocês com o gatinho de peruca é grande aí o que acontece nós já sabemos

  27. Hilário!!! O teu nome já diz tudo. Só sendo Hilário mesmo pra ser tão HILARIANTE. KKKKKKK Vai cuidar de se preparar para mais uma temporada na Czona, cumpadi. KKKKKKKKKKKKKKK

  28. Depois de cinco vitórias consecutivas e, a brilhante reversão de posição, em que deixou o Z4 e já “respira” fora, impossível é não acreditar que o “mais querido” não permaneça na Série B em 2016. Conseguir 1 ponto contra América/MG ou Vitória é admissível porque o Vozão vem jogando bem e, principalmente, os atacantes estão desempenhando bem seu papel, fazendo gols e, defesa adquiriu confiança.

  29. Depois de cinco vitórias consecutivas e, a brilhante reversão de posição, em que deixou o Z4 e já “respira” fora, impossível é não acreditar que o “mais querido” não permaneça na Série B em 2016. Conseguir 1 ponto contra América/MG ou Vitória é admissível porque o Vozão vem jogando bem e, principalmente, os atacantes estão desempenhando bem seu papel, fazendo gols e, defesa adquiriu confiança e, agora, é aguardar o fim da competição para comemorar.

  30. Está muito cedo pra comemorar. Na verdade a unica vitoria de fato que foi surpresa e que renovou as esperanças do ceara, foi contra o Botafogo, as demais já eram esperadas, pela fragilidade dos adversários. Agora além de jogar fora de casa, Vitória e América, serão adversários dificilimos de serem batidos, pois querem a vitória tanto quanto ou mais que o ceará, o vitoria especialmente, que depende dos dois jogos que fará em casa para garantir de fato o acesso. Quanto ao macaé, o jogo contra o atletico será duríssimo, e não me atrevo a dar palpite, se trouxer um ponto, em vencendo o Boa, vira jogar aqui por um simples empate, ou seja, a situação continua complicada e sem prognóstico.

  31. Caro Fernando,

    O Ceará poderá jogar com o Macaé pelo empate, basta empatar os dois jogos, com
    o Vitória e América, e o Macaé ganhar uma , empatar outra. Os dois, estariam com
    43 pontos, o Ceará com uma vitoria a mais. É impossível, acontecer, ou muita bola
    de cristal.?

  32. Na pior das hipoteses o atletico de goias empata com o MACAE, e o ceará nao perdera para o vitoria quem penar diferente e desejar apostar é só me procurar. o ceara passará tambem o OESTE, bola pra frente e aguardemos.

  33. Delmax, esse blog aqui é para opinião dos torcedores em geral, independente de paixão clubística. As opiniões até aqui são bem sensatas sobre as possibilidades de permanencia ou queda do ceará. Respeite=as rapaz, isso faz parte da democracia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *