Ceará 3×0 Bragantino no PV: quinta vitória seguida e lógica invertida na Série B

Explicações racionais para a mudança de postura e de resultados do Ceará na Série B não faltam. Já escrevi bastante sobre. Lisca; o esquema tático;  confiança do elenco; melhor posicionamento defensivo e jogadores como Éverson, João Marcos e Alex Amado que, de reservas, passaram a fundamentais.

Vamos deixar de lado por alguns instantes tais elementos. O jogo desta terça-feira, no PV, marcada 2×0 no placar para o Ceará, gols de Wescley e Rafael Costa. O time, seguro defensivamente e objetivo no ataque vencia bem. Eis que Cametá dá um pontapé sem noção dentro da área no atacante do Bragantino. Alan Mineiro, melhor jogador da equipe paulista, já negociado com o Corinthians, especialista em bola parada, cobra e perde. Na sequência, ataque do Ceará, pelota na trave, defesa espetacular do goleiro Douglas e a bola, que semanas atrás iria para fora, sobra nos pés de Siloé, que até outro dia era o alvo principal de críticas, para fazer 3×0. Ele tinha acabado de entrar na partida.

O futebol tem lógica, mas nem sempre. Desenhos táticos, estudo, organização e método muitas vezes sucumbem diante das imprevisibilidades no gramado. A beleza do esporte está justamente aí.

Não dá para saber se o Ceará, agora com 41 pontos depois de cinco vitórias seguidas e apenas um gol sofrido neste período,  vai escapar do rebaixamento. América-MG e Vitória, os dois próximos adversários fora de casa, são complicados. O Macaé, com 39 pontos, na zona de rebaixamento, segue como rival, mas o Oeste, derrotado pelo Santa Cruz, tem 42 e está também na briga para não cair. Paraná e Atlético-GO estão com 43 e estão longe da tranquilidade.

A pressão continua.

Fernando Graziani

Sobre Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Já cobriu duas Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

44 thoughts on “Ceará 3×0 Bragantino no PV: quinta vitória seguida e lógica invertida na Série B

  1. Nossa melhor partida como mandante! Uma vitoria do coletivo.Uma vitoria da raça.Uma vitoria com a sorte que tanto ajuda a quem trabalha… Que goleiro esse nosso…Atento,agil,sai na hora certa…
    Estamos quase lá…Quase…
    Mas graziani,seria muita injustiça,meu Deus,após essa fantástica reação nosso time ainda cair…No primeiro turno,merecemos…Mas agora,não…
    Vamos continuar na fé…Jogar com raça e aproveitar o nervosismo do vitoria,que vem com a faca nos dentes apos a sapecada que levou hoje… Vlw meu vozao…

    1. outro elemento que eu citaria como fundamental dentre todos colocados em todos os posts anteriores para essa reação do ceará, foi a contratação do técnico (lisca ou qualquer outro) no inicio daquele intervalo de duas semanas. alí o novo tecnico teve tempo pra conhecer o elenco e entender virtudes e defeitos de cada atleta. tanto é , que no primeiro jogo tomou 3 x 0 e depois que fez as mudanças o time não perdeu mais nenhum ponto.
      ex: MAZOLA E JULIO CESAR; bons jogadores com a bola no pé, mas,recompoem muito mal
      CARLÃO; No meio campo perde a saída de bola com qualidade
      THIAGO CARVALHO; Muito lento pra jogar na zaga de um time que precisava se expor em busca dos resultados.
      BERNARD; Sem comprometimento, não pode fazer parte de um grupo onde a força é sua maior virtude.
      LUIS CARLOS; ótimo dentrntro do gol, mas, com uma saída horrivel nos cruzamentos
      FABINHO; Tem dificuldade em fazer a leitura do jogo e preencher os espaços no campo
      SILOÉ; trabalhar psicológicamente fazendo-o acreditar que ele está no meio termo. não é aquilo que pensa , nem aquilo que dizem.
      BARACA; Dentre os volantes do ceará, tinha um lugar para ele jogar, desde que mudasse a atitude.
      ALEX AMADO e ÉVERSON; Virtuais titulares pela codição técnica, teriam suas oportunidades e só caberia a eles mostrar o porque
      JOÃO MARCOS; Recuperar a confiança e fazer entender que ninguem mais que ele, tem a cara do ceará. o lider que buscavamos pra entregar a faixa de capitão.

    2. Verdade Leandro, belo comentário, quem esperaria isto meu caro? mas futebol é apaixonante por coisas como esta, de repente um técnico humilhado em um clube recupera jogadores ridicularizados pela imprensa e pela própria torcida pegando corda, a nossa também pega, e fazem uma nova campanha digna do grande clube que é e da torcida maravilhosa que tem e não merecia tanto descaso, um esportista de verdade aplaude e o faço com prazer.

  2. Escutei aqui uma noticia que não compreendi … Muitas pessoas dando entrada nas emergencias por tentativas de suicidio…Pessoas que torcem pro Leão…Procede?!!!
    Calma,pessoal…Ainda nao nos garantimos na B,não precisa disso…

    1. Ainda não Leandro quem ama não se mata, temi por alguns amigos seus daqui que sumiram quando o time estava na lona e o esculacharam se rendendo covardemente, agora retornam amantíssimos, valentes e arrogantes, futebol é lazer, paixão, jamais para acalmar a esquizofrenia e psicopatia de doentes.

  3. Incrível! CINCO vitórias consecutivas! Uma arrancada de 15 pontos! Há poucas semanas, até o mais otimista torcedor alvinegro não imaginaria uma reação como essa.

    Mas não adianta comemorar permanência antes da hora, isso é coisa dos tricolores do Pici. A situação do Ceará não é mais tão desesperadora mas ainda é complicada. Próximo jogo pega o Vitória fora de casa, que hoje levou uma chapuletada de 4 x 0 do América-MG, que também iremos enfrentar.

    Já o nosso adversário direto, o Macaé, pega o Atlético-GO. Ou seja, uma vitória do time fluminense não é nada anormal. Assim como uma derrota do Ceará para o Vitória também não é nada anormal, dado o momento das duas equipes. Então, mesmo com essa arrancada incrível, na próxima rodada, o Vozão ainda pode voltar para o Z4.

    Sendo assim, o Lisca tem que colocar na cabeça dos jogadores que não tem anda ganho ainda. Que o risco de rebaixamento ainda é iminente e que cada jogo deve ser jogado com o coração na ponta da chuteira.

    Mesmo assim, muito feliz com a vitória de hoje do meu querido Ceará.

    Saudações Alvinegras

  4. Eu tenho fé em Deus! Foi Deus quem ressuscitou esse time! E se o poder de Deus ressuscitou o time, não será para morrer no final!

    Do jeito que o Ceará está jogando, problemas terão o Vitória e o América…

    Outra coisa: o Macaé não vence o Gioaniense. Palpite: Macaé perde e o Vozão empata. Três pontos de diferença e garantia da decisão final no Castelão!

    1. Cidadão, pelo seu comentário o Macaé é o time do capeta, América e Vitória são dois representantes do mal e o Vozão é o time dos anjinhos, que, ao contrário da queda para a divisão colorida, ascenderá ao reino dos céus.
      Tenha dó, não misture o profano com o sagrado.

  5. Dá-lhe, Vozao !!! Agora, eu acho q a gente sobe pra Serie B !!! Pq já tinhamos caido e agora estaremos subindo !!! Conseguimos algo inacreditavel em 2015, caimos pra Serie C e voltamos pra Serie B no mesmo ano !!! Só o Vozao pra conseguir algo incrivel assim !!!

    E q time foi esse q a gente enfrentou hj ?! Desconheço !!! Timeco !!! Pior do q o Ferrim !!! Ai ficou facil, hein ?!

    Gostaria de agradecer a nossa velha companheira q voltou a nos acompanhar! Obrigado, Sorte !!! Depois daquela vitoria contra o Fogao q só o Carlos “Sofredor do Liaum” Lima tenta explicar e nao consegue até hj !!! Pegamos a sequencia de 3 times “perebentos” [praticamente já rebaixados, hj esse trio já foi matematicamente rebaixado], foi ai q a nossa amiga sorte entrou em acao fortemente, por nos dar essa grande chance de recuperacao, contra 3 times “babas”, um já totalmente desmontado, qdo a gente jogou contra !!!

    Ai pra completar hj a gente atropela esse time tb perebento do Bragantino q jogou com nivel de Mogi Mirim [o Bragantino pode até nao ser perebento, MAS jogou hj como se fosse].

    O Macae empatou com o Nautico, ai a gente “butou” 2 pontin no Macae !!! Ai ficou facil !!! Agora, a gente mete mais 2 “maos de peia” no Vitoria [nosso fregues] e no America e pronto !!! Já chega classificado pra Serie B em 2016 contra o Macae !!!

    Eu sabia q a Selecao do Norte e Nordeste nao ia nos decepcionar no final das contas !!! Acesso a Serie B conquistado !!! Ufa, passamos rapido pela CZona !!!!

  6. modéstia a parte eu entendo da matéria futebol, jogo futebol e acompanho futebol
    desde os meus 7 anos de idade..e continuo jogando, por isso quando eu disse nesse Blog 60 dias atrás
    que o Ceará brigaria com o Macaé pela permanência. eu sabia o que estava dizendo. quando
    eu disse que o PV era a escolha certa para os jogos restantes e decisivos do Ceará, pela pressão da torcida ser maior etc..eu sabia o que estava dizendo.

    quando eu disse que a STELLA na Série C, não passaria pelo MATA-MATA, quando enfrentasse times da outra chave ( Brasil de Pelotas, Londrina, Tupy ..) eu sabia o que estava dizendo.. poderia ter seguido a profissão de jornalista Esportivo, pois entendo do assunto.
    porque se você pratica o esporte Futebol, como eu faço desde a infãncia..fica mais fácil

    1. Realmente, percebe-se o quanto você entende de futebol.

      Engraçado que tu só fala das previsões que acerta, nunca das que erra!

      No começo do ano, dizia que o Fortaleza não venceria o Syará. Vencemos. Depois disse que não venceríamos mais de uma vez. Vencemos. Depois disse que já era Penta. Perdeu o campeonato. Depois disse que o Fortaleza nem chegaria ao Mata-Mata. Chegamos. Depois disse que se nos classificássemos, seria em 3º ou 4º lugar. Fomos primeiro.

      Resumindo: Só acertou que fomos eliminados no mata-mata, mas isso graças a uma falha bisonha do nosso setor defensivo, não porque os times da chave B são infinitamente superiores aos do grupo A, como você mesmo gosta de frisar.

      Maxo, cai na real. Larga dessas tuas previsões futuristas baseadas no nada, ou melhor, baseadas no ódio mortal que tu sente pelo Fortaleza.

      Não existe essa de grupo mais forte ou menos forte que o outro, pois não é região nem o nome do grupo que determina a qualidade de um determinado time, mas sim o trabalho qualificado de sua diretoria tanto dentro quanto fora de campo. Se for olhar por esse lado, isso era pra acontecer também na série B, ou seja, os times da região Sul, Sudeste e Centro-Oeste ( Criciúma, Paraná, Atlético-GO, Luverdense, Bragantino, Oeste, Macaé, Boa Esporte, América-MG ) eram pra ser muito superiores aos times do Norte e Nordeste ( Bahia, Vitória, Náutico, Santa Cruz, Syará, Sampaio Corrêa, Paysandu ) e não são, são apenas de diferentes regiões.

      O histórico está aí para mostrar e tirar qualquer dúvida. Em 2012 e 2014, subiram dois times de cada grupo. Em 2013, subiram três times do grupo A contra 1 do grupo B. Em 2015, subiram três times do grupo B contra 1 do grupo A. Perceba que existe um enorme equilíbrio.

      Como você tem tanta certeza assim que o Fortaleza sempre será eliminado? Ou isso é mais um desejo pessoal que chega a ser obsessivo?!

      Meu amigo, são todos times de série C, não existe essa de time X e Y serem superiores aos times A e B.

      Agora vai lá, fala aí as inúmeras previsões que tu errou, caro Carlos Lima e/ou Francisco Filho do site Globoesporte.com

      Forte abraço!

      Vixe, temos uma denúncia de dupla personalidade?
      FG

      1. Sergio Filho, eu não afirmei que o seu time seria eliminado no mata-mata porque enfrentaria um adversário do SUL do Pais, mas sim pelo que eu vi
        o seu time jogar nos ultimos 10 jogos. quando ele enfrentava times com um pouco de qualidade, (Asa, Vila Nova, Confiança..) ou perdia ou empatava. o Vila Nova mereceu vencer os 2 jogos eu vi os lances dos 2 jogos no vídeo.

        eu tinha certeza absoluta .assim como tive no mata-mata contra o Macaé, que o teu time iria “TREMER” no jogo da volta na Arena Castelão, sabia que os jogadores
        estavam sob pressão da torcida, pelas eliminações anteriores (2010,2011,2012,2013.) não sou futurologista, apenas entendo de futebol
        eu não advinho e nem tenho uma Bola de Cristal, apenas tenho experiência no assunto Futebol.

        eu te garanto que acerto muito mais do que erro quando faço previsões. porque não se pode acertar todas, ninguem pode prever um gol nos acréscimos
        um erro de arbitragem.

        na final do Estadual de 2015, houve erro de arbitragem, o primeiro gol do Sobralense foi em impedimento, e isso influenciou diretamente no resultado final.
        o fato do Ceará ter jogado duas decisões simultâneas ( Estadual e Copa do Nordeste ) influenciou também, os jogadores do Ceará estavam mais desgastados fisicamente, enquanto o Ceará jogava quatro jogos ( 2 jogos com o Vitoria e 2 jogos com o Bahia ) o seu time descansava..e dizer que isso não foi um fator importante na decisão estadual é não ter consciência.

      2. Ahhhhhh !!! Isso explica pq esse Francisco Filho parece psicografar o q o Carlos Lima escreve aqui no Blog do O Povo !!! Eu nao sabia q eram a mesma pessoa !!! Esse Carlos Lima é esperto, só na hora de escrever q ele nao é muito bom.

      3. Precisa de gardenal,lexotan ou algo do tipo? Aqui no blog não é possivel oferecer esse tipo de ajuda…
        Procura um profissional de saúde,de preferência um terapeuta ou um psiquiatra…Que pelotas Malvado,meu Deus,olha o estrago que ele fez…

  7. Meu irmão SOFREDORVOZÃO tu estás de parabéns. Como está jogando futebol esse teu time VOZÃO. 3 x 0 foi pouco. O Bragantino não viu a cor da bola. Até o XIMENES “VAMU PRO PAU” reconheceu a superioridade do TIME MAIS QUERIDO DO ESTADO (reconheço que o Stella tem a terceira torcida). Jogou o fino da bola o TIME MAIS VEZES CAMPEÃO DO ESTADO. E a torcida? Ah essa fez a festa! Não houve cadeira quebrada (a nossa faz isso muito bem, desde 1971, lembram?). No final, meu irmão SOFREDORVOZÃO, houve olé. Já pensou?

    Falar em cadeiras quebradas, o nosso presidente Jorge Mota é um arrombado! Conseguiu praticamente absorver o nosso time. Duas partidas de perda de mando de campo não vale nada para nós. Daqui para frente quebrar cadeiras nos jogos do nosso time o Stella não dar em nada. Isso já aconteceu no jogo contra os seguintes times: Sampaio Correia, Oeste, Macaé e por último o Brasil/EM PÉ LOTA.

    SAUDAÇÕES STELLINAS PARA TODOS.

    1. Seria muito melhor, vc trocar o nick pra SofredordoVozao 2 !!! Meu amigo, nao envergonhe a torcida do Mais Querido dizendo q é torcedor tricolorido e fica puxando o saco do Vozao e metendo o pau no time das “Stellas” ?! Como é q teria quebra de cadeiras se a gente ganhou ?! Qdo é pra quebrar cadeiras, nós somos a torcida numero 1, lembra da final do Estadual ? Literalmente, “botamos pra quebrar”, a torcida tricolorida nao chegou nem perto da gente no numero de cadeiras quebradas ! 🙂

  8. Tá certo Ilustríssimo LEANDRO GONÇALVES,
    Não chega a ser uma ANÁLISE, mas, mais uma opinião com INDAGAÇÃO como sempre faço, pois não acompanho assiduamente o dia a dia e nem os jogos, daí não caber a mim tá analisando o seu time. Tá certo ?

    Antes devo lembrar que havia “quase prometido” o seguinte pro SOFREDOR-STELLA:

    João Ximenes – 9 de novembro de 2015 às 11:07

    SOFREDOR-STELLA
    “Primeiro: “VÃO PRO PAU”; coloquem 1 PONTO a frente do Macaé, ai sim, EU penso em parar, do que você chama PERTURBAR, que Eu chamo OPINAR.
    Se bem que o certo é “butar” 4 pontos, de preferência com um bom SALDO DE GOLS, pois ainda vai ter o confronto direto na última rodada, aqui no Castelão contra o próprio Macaé.”

    Dito isso, dou “um parecer” que você me pede e chama de análise, e se você me permite, vou plagiar o CARLOS LIMA(fala ai Carlos Lima), não sendo tão direto quanto a RESULTADOS, mas lembrando confrontos finais(3 últimos).

    Pedi 1 ponto mas conseguiram colocar 2.
    AGORA, enquanto vocês pegam o Vitória no Barradão, que levou 4 do América ontém, tá querendo uma das vagas na Azona e tá mordido, Macaé(principal alvo) vai tá se atracando com o Atlético-GO que também apanhou do Sampaio Correa.
    Depois pegam o dito América, ainda fora(que agora quer o título e meteu 4 no Vitória). Enquanto isso, Macaé(principal alvo) vai tá pegando o Boa(já rebaixado).
    E finalmente o “GRAN-FINALE”: MACAÉ !

    Lembro que quando pedia 1 “PONTIN” também dizia: “o certo seria 4”.

    FUTEBOL é assim: 2 na frente hoje, amanhã podem ser 4 atrás.
    Tô dizendo que vai ser assim não !
    Mas da mesma forma que tá parecendo uma coisa, pode também, haver um “REVESTRÉS”.

    Vou ver se CUMPRO com a promessa “quase feita” anteriormente e vou esperar até que se defina todo esse engodo.
    A não ser que venham a me INVOCAR(não do termo “INVÔVO do Cearensês”), mas do INVOCAR pra participar citando meu nome, pois aí, tem jeito não, vou ter de entrar.

    Mas por enquanto ilustríssimo LEANDRO, tá de bom tamanho né ?

    Um abraço.

    Ah !
    Caso não venha mais a participar até o final, volto pra complementar a frase inacabada ai de cima: “PARECE QUE VAI…”

    ESCAPAR ou CAIR.

    Essa resposta, dependendo dos resultados, já poderá ser dada na próxima rodada, se levada em consideração os últimos resultados das duas equipes que estarão envolvidas num confronto direto.

    Valeu.

    1. Hipoteses perfeitamente possiveis…Mas acredito fortemente que o macae nao ganhe do goianiense,assim como acredito em pelo menos um empate nosso ou contra vitoria ou contra america…

      1. Veja que o Vitória adora levar doidinhas do alvinegro em Salvador né Leandro? Aí já pode entrar contra a Macaé sem precisar fazer o resultado. O América já garantiu o o acesso e pode não oferecer tanta resistência o que será natural.

  9. FG,

    Fico aqui pensando no tamanho das trevas a que estávamos submetidos. 15 pontos disputados e 15 pontos conquistados e ainda estamos nessa pressão toda. Esperamos que dê certo no final, acredito, que essa sequência não veio à toa e que vamos conseguir nosso objetivo, após isso, FG, ajude-nos, como ? Metendo o Pau na falta de planejamento do clube para a série B.

  10. Sem sombra de dúvida, a melhor partida do vozão dentro de casa na série B, faz tempo q nem elogio e nem critico, apenas torço e vibro com os pontos ganhos e assim fugir dessa assombrosa Czona, coisa q ñ acreditava mais, essa é a verdade, mas pelo jeito tô trazendo de volta tudo q joguei fora junto com a velha toalha, sei q ainda falta muito sim, nada de oba oba galera, vamos jogar o jogo, vamos um a um e q o jogo mais difícil é o próximo, pronto, o mais difícil é o vitória, depois o américa e depois o macaé, esses serão os mais difíceis; Cametá, como tá jogando, bem nas saídas, bem na marcação, bem nos cruzamentos, enfim, bem tudo e qto ao pênalti, acho q nem foi, ele recua o pé, ñ teve intenção nenhuma, se aquilo fosse fora de casa com um jogador nosso, nunca um fula árbitro desse daria o pênalti a nosso favor; nosso goleiro, muito bom, adeus ao peneira LC, acho q se a gente arrancar 02 empates nos próximo (vit e am), será excelentes resultados.

  11. Prevejo lágrimas na 37 rodada, torcedores alvinegros chorando, se lamentando falando pq meu deus, prevejo tristeza da diretoria com a queda, duas derrotas seguidas agora e macae ganhando duas e então vai acaba o drama com a morte lentamente precoce com uma rodada de antecendencia. O Siara Cai!

  12. MAS, a melhor parte do texto foi o “modestia a parte”. Pela 1a. vez, ele reconheceu q nao tem nada de modesto. Agora, sei q ele realmente é um legitimo torcedor do Vozao !!! Valeu, meu irmao !!! Retiro, o q disse antes, vc entende tudo de futebol, afinal é torcedor do Vozao e, como tal, sabe tudo de futebol, nao erra nunca !!!

  13. Esse Lisca de Doido não tem é nada… Doido era eu que não acreditava… o Saudoso Raul Seixas estava certo: “Eu prefiro a sabedoria dos Loucos… pois se um louco persistir em sua loucura, ele se tornará sábio” Agora é vencer os jogos restantes (e porque não? são 11 contra 11!) proano terminar como nos anos anteriores: Vozão na B e Stella na C…C…CCrêrêCC!

  14. O time mostra excelente evolução, Lisca deu motivação e soube formatar e equilibrar um bom time num elenco forte que poderia estar brigando por vaga em cima, ousou colocar João Marcos que pegando corda de jornalistas escandalosos a torcida dizia ser ex jogador e botou moral no meio campo com o recuo tático de Ricardinho que voltou a jogar o fino. Falei aqui dezenas de vezes que o Macaé seria rebaixado e está, só uma tragédia agora rebaixa o alvinegro onde Siloé também ridicularizado pela torcida e pseudo-jornalistas dá o devido troco, quem fará justiça ao bom atacante ainda assim vítima da arrogância e prepotência de estúpidos? Pois EU faço, parabéns garoto, acredite em você e vá em frente mesmo com ilumerdados já pregando a dua dispensa pelo alvinegro, se fizerem isto vai pro Pici que te receberemos de braços abertos.

  15. penso que o ceara fatura pontos do vitoria ou america e macae perde ou empata do atletico goianiense ai pode ser que no jogo contra o macae aqui o ceara jogue aqui pelo empate.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *