Ceará e a falta que Rafael Costa fará

Longe de números espetaculares, o atacante Rafael Costa é um sério desfalque para o Ceará no confronto diante do ABC, nesta sexta-feira.

Até agora são 24 jogos e nove gols (sete na Série B), desempenho razoável e que melhora se a análise levar em conta a movimentação e atuação tática, além de jogadas criadas que terminaram em gol.

Outro ponto fundamental é o seu substituto, que está bem abaixo do esperado. Admirado pelo técnico Lisca e elogiado por vários jogadores depois do jogo contra o Mogi Mirim, Siloé entrou em campo nove vezes pelo alvinegro (dois como titular e sete como reserva) e não marcou nenhuma vez.

Os elogios do elenco em relação ao jogo que Siloé fez diante do Mogi (perdeu um gol absurdo no primeiro tempo, se movimentou razoavelmente e fez a jogada individual em que sofreu o segundo pênalti) certamente foram para dar moral ao atleta, não pela partida em si. É até um ponto positivo, mostra que o grupo tenta abraçar um atleta em dificuldade.

Ainda assim, para o jogo contra o ABC – em tese, o mais fácil dos cinco que o Ceará tem pela frente – o trio Alex Amado, Ricardinho e Wescley terá uma missão ainda mais relevante em movimentação e chegada ao gol. Sem Rafael Costa, o poder de fogo diminui.

Fernando Graziani

Sobre Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Já cobriu duas Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

26 thoughts on “Ceará e a falta que Rafael Costa fará

  1. Fará sim, é um excelente jogador, provavelmente sua vinda tardia foi por se contundir com facilidade, uma pena. Mas a ruindade logo acima do alvinegro é tão latente que escapa de mais esta.

  2. Fará falta demais, pois o Rafael Costa é a referência no ataque do Ceará. O Siloé é muito esforçado, pra ele não tem bola perdida, mais a finalização dele é horrível.

  3. Ter o Siloé e o Fabinho como atacantes é mediocridade pura, não é de se espantar estar lutando contra o rebaixamento. Podem jogar a noite toda que não farão um gol.

  4. Neste momento o importante é ter um jogador comprometido, com força para lutar e que não “pipoque” (na cultura popular: jogador que tenha medo de desafios e decisões).
    Particularmente não acho o Siloé o melhor jogador que já tivemos, mas ele entrou bem contra o Boa Esporte e fez o seu papel contra o Mogi. Torço para queimar a lingua e que o Siloé nos ajude a conquistar os 3 pontos (que é o que importa neste momento).

  5. Eu queria parabenizar o empresário do Fabinho e do Siloé.
    Como eles conseguiram a façanha de trazer os dois para jogar no time do Ceará e conseguirem até o final do campeonato, fazer com que os mesmos, tenham um salário, acredito eu, em torno de uns 20 a 30 mil.
    É muito moral e muito fácil ser jogador.
    Pois, com o futebol medíocre e fraco que ambos apresentam, não jogariam nem em subúrbio.
    Ah, já ia me esquecendo…. Eu queria que tirassem a cera da chuteira do Fabinho, pois o “homi”, só cai.
    Tomara que amanhã, sexta-feira, o juíz marque mais uns 2 penaltis…Bora Vozão!!!!!

  6. Vai ser assim, se der sorte ganha, senao, sem o nosso gordinho artilheiro, é jogo com cara de empate e sem gols…

    Se der sorte, pode ser q um chute daqueles do Ricardinho desvie na zaga ou engane o goleiro e entre…

    Só temos Ricardinho e Rafael Costa, o resto só faz numero em campo. Pra ganhar, vai ser na base da sorte, quase certamente. Pq jogando bola, sem contar com a sorte ou sem Rafael Costa, eu nem lembro qdo foi a ultima vez. A ultima vez q a gente ganhou sem depender da sorte, foi com o Rafael em campo, contra o Boa, e mesmo assim foi sofrido, sem ele nao teriamos vencido, e o Boa é pior do q esse ABC.

    Sem o Rafael, foi aquele “Deus nos Acuda” contra as “camisas do Mogi”, se fosse o time do Mogi de umas 2 semanas antes, teria perdido ou empatado.

    Agora, vai pegar um time q ainda nao está só “as camisas”, é ruim, sim, ruim de doer, sim, mas ainda é um time, nao apenas as “camisas do time”.

    Se empatar contra o ABC, está decretado o rebaixamento, pq nao vai vencer o Bragantino, é jogo pra empate, no maximo, depois, na sequencia, perde os 2 proximos jogos para America e Vitoria e qdo chegar no jogo contra o Macae, já estará rebaixado matematicamente.

    E ai vcs já sabem ne? #VozaonaSerieC ! Eu já assinei o EIPlus e vc ?

      1. Como vc soube q eu renovei ? Eu assisti a Copa do NE, o Campeonato CE e ainda sequei o time das Stelas. MAS ano q vem é pra assistir o nosso Vozao, q já caiu, porem tem uns iludidos q acham q vai escapar. Espero q vc nao seja um deles. SA pra vc.

      2. Ah, realmente, o Vozao decepcionou ao perder o titulo do estadual, mas compensou com o titulo da Copa do NE, porem voltou a decepcionar com a queda pra Serie C.

    1. Todo mundo dizia que o ceará já tinha caido. Foi lá e ganhou do botafogo.

      Ganhando amanhã do ABC, vai com moral do bragantino. Precisando apenas de um empate contra vitória (perdeu do náutico em casa e é fregues do ceará) e do américa (mais difícil)

      ganhando do macaé na útlima, chega aos 45

      série C ano que vem só o time de outras bandas aculá que já vai pro oitavo ano.

  7. O FG fala uma verdade, o poder de fogo do nosso time na frente não será o mesmo, mas o futebol é imprevisível, vamos dá uma força ao Siloé , e que os deuses do futebol o inspire. Vamos acreditar.

  8. Deixa EU meter o bedelho aqui:

    O que é de IMPRESSIONAR é a forma que os “experts”(imprensa) estão tratando o time nessas 2 semanas.
    Antes disso(semanas), olhar pra fora e ver no BANCO DE RESERVAS: Mazola e Júlio César, e ainda, olhar pra dentro do campo e ver jogando Wescley e Siloé, e ainda como primeira opção de entrada Fabinho, era o mesmo que dá numa moleira de bode.
    Será que a coisa tá tão certinha assim ?

    Fico a IMAGINAR, quando começar dá pra trás ?!

    Observei que o nome do atacante JÚLIO CÉSAR, antes ovacionado, reclamado e pedido em todos os jogos, não foi mencionado nesse POST, nem por Graziane e muito menos pelo torcedor.

    Ó os LOMBOS Siloé e Wescley !

  9. Tenho nada a ver com isso, mas…

    Ó os LOMBOS SILOÉ, WESCLEY…

    … e LISCA !

    Aliás, falando de LISCA…
    Ele já começou com aquelas “firulas” que fazia quando no Náutico.
    Até parece está SATISFEITO com o futebol apresentado pelo time.
    Esse cara é sortudo mesmo: 3 jogos 3 vitórias, e dentre elas contra o líder, e fora de casa.

    Hoje, sexta-feira, é sagrado encontrar com uns amigos pra tomar umas geladas e é claro, no cardápio, vai tá, assistir ao jogo.
    Jogo “teoricamente” moleza, principalmente se encararem como tão encarando chegar perto e até passar o Macaé que joga fora e tem jogo “teoricamente” mais duro.
    Vale lembrar que Macaé pode aprontar e de repente, conseguir um empate, no que em caso de vitória aqui, a diferença ficaria em 1 ponto ainda.
    Não esquecer que o Abc vai está em campo também, e precisa desesperadamente desatolar.

    TROPEÇAR nem pensar, pois acontecendo, a diferença pode ir pra 4, e até 6.

    Melhor a fazer é esperar o apito final nos 2 jogos.

    1. Epa, Ximenes, o nosso Vozao tomou de 3×0 do Criciuma com o Lisca no comando, um dos piores do campeonato, só depois q foi lá no Rio e vencemos o Botafogo, nao se sabe como… Só o nosso companheiro, Carlos Lima, consegue explicar tal feito.

  10. JOÃO XIMENES!!! Nunca tens nada a ver. Realmente, tem nada a ver, não, pois a tua coisa colorida só vai voltar a jogar em janeiro do ano que vem, a não ser que resolvam colocar o time titular (SIC) para disputar as finais da Fares Lopes. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  11. Quem qualifica como medíocre a campanha do Ceará está fora da realidade. Não, não é ironia. Medíocre quer dizer mediano, que está centralizado entre os extremos lanterna e campeão, futibolísticamente falando. Luverdense e CRB são os verdadeiros medíocres, no presente momento. O Ceará está bem abaixo dos citados. Assim também são os seus jogadores. Cada partida ganha mais parece um parto e o gol é um descaso, um alívio generalizado.

  12. SOFREDOURO VOZÃO,
    É que só computei as vitórias dele(Lisca) num curto espaço de tempo.
    Esse feito… nem CARLOS LIMA consegue explicar !

    MATA MATA MATADOR ALVINEGRO,

    Tú é UM daqueles torcedores que merecem uma Czona nos peito. “Dianta” nem tá de blá, blá, blá contigo.

    Quando tiver condição de discutir futebol tamos ai.

    Ah! teu time saiu da Zzona.

    Pelo menos até amanhã.

    Vai vibrar com isso.

    Abraço(s).

  13. APOSTO, a partir de agora, vão aparecer milhares e milhares de opiniões e DISCORDÂNCIA das minhas opiniões, que são isso, que são aquilo.

    PORQUE QUE VOCÊS NÃO SE MANIFESTAM ANTES DO JOGO ?

    Falta culhões ou não teem CONFIANÇA no que vão escrever ?

    Queria ter lido algo sobre o SILOÉ antes desse jogo, que desde ontém, passou a ser “O CARA”.
    Antes era escrachado pela torcida e pelos “experts”.
    O que dá pra rir dá pra chorar.

    Depois de saber o RESULTADO… FICA FÁCIL “LAPINGONCHAR” OU ELOGIAR MEU VÉI.

    Aliás… já tô sabendo que saíram da Zzona.
    Agora falta “butar” 1 ponto a frente do Macaé.
    Claro que tão sabendo que o Macaé joga hoje né ?
    E tú acha que não sei o que vocês vão tá fazendo em ?

    O que sabem fazem de melhor além de tá falando do LEÃO… ?

    SECAR !!!!!!!

    Botem 1 PONTO a frente que depois a gente conversa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *