Esperança do Fortaleza: não há como jogar pior do que na derrota em Pelotas

Quais foram os jogadores de linha na vitória do Brasil-RS por 1×0, no sábado, que jogaram efetivamente bem pelo Fortaleza? Nenhum. Se não faltou empenho e esforço, que são características obrigatórias para qualquer elenco na situação do tricolor, tecnicamente todos os atletas viveram uma tarde infeliz ao mesmo tempo.

Vejo como impossível que a equipe apresente, no próximo sábado, um futebol tão pobre ofensivamente e inseguro defensivamente como na partida anterior, em Pelotas.  Diante de um adversário com repertório único de bolas aéreas no ataque e defensivamente muito bem postado, o time de Chamusca não teve o mínimo de organização para furar o bloqueio gaúcho, especialmente no segundo tempo no que se refere a tentar empatar o jogo. Além disso, o time passou a partida toda sofrendo e perdendo disputas na defesa, permitindo cinco chances reais ao Brasil.

Levando em consideração os 18 confrontos da primeira fase, justamente no primeiro jogo decisivo do mata-mata o Fortaleza fez a sua pior partida na Série C. O desafio desta semana, além do trabalho coletivo, é que cada atleta entenda o que fez de errado. É muito importante a autocrítica. Mesmo com apoio da torcida, num gramado já conhecido, mais amplo e precisando fazer dois gols de diferença para subir, o torcedor sabe que uma atuação como a de Pelotas vai representar o fim do sonho de voltar a disputar a segunda divisão.

Fernando Graziani

Sobre Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Já cobriu duas Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

96 thoughts on “Esperança do Fortaleza: não há como jogar pior do que na derrota em Pelotas

  1. INSISTO:……….Por favor lembrem à diretoria do FORTALEZA ESPORTE CLUBE que se o time SUBIR PARA A SÉRIE B VAI RECEBER, AFORA AS RENDAS, QUATRO MILHÕES DE REAIS provenientes da CBF, do SPORTV e de PATROCINADORES. Isso fora as rendas. É a libertação financeira do LEÃO DE AÇO. ACORDA GENTE! RAÇA, SANGUE E VONTADE DE VENCER. VAMOS HOMENS! PENSEM NUM BOM BICHO QUE IRÃO RECEBER.

    QUEREM BLINDAR O TIME? COMECEM BLINDANDO E AFASTANDO DO JOGO O RADAR E O LÚCIO MARANHÃO.

  2. Graziani,

    Meu maior medo, e acho que de grande parte da nossa torcida, é que o técnico invente de novo e coloque tudo a perder.

    Só lembrando que não teve o dedo dele naquele empate do Cassiano, o time jogou boa parte do jogo com um a mais e foi pressionado pelo Ceará. Foi a vontade dos deuses do futebol aquele título papapenta.

    Concordo contigo, pior que lá no sul não dá, mas dá pra fazer uma merda igual.

    Abraço.

    1. O time foi pressionado pelo siará, no finzinho do jogo, por 2 motivos: 1 – O nosso goleiro ridículo aceitou um frango do meio da rua; 2 – O siara, àquela altura do campeonato, não tinha mais nada a perder. O Fortaleza não ganhou por vontade dos deuses do futebol, ganhou porque foi melhor.

  3. Minha esperança é justamente essa…Além do time do Brasil ser fraco (esperava muito mais deles), nossos jogadores foram péssimos…Num teve que escapou, mas mesmo assim com toda essa ruindade,o Brasil comemorou o resultado, ou seja, eles gostaram do jogo….

    Rapaz, num quero nem imaginar em sair pra esse time do Brasil, nao digo nem por termos mais bola, é por falta de futebol mesmo do outro lado…Rapaz, sinceramente, eu nao vi aquele time trocar 5 passes em direção ao gol, era so cruzamento e bumba meu boi, saravá meu pai, pra ver no que dava….Aquele Nena com toda ruindade ainda ia fazendo um gol que o Tinga entregou…

    Se o Fortaleza botar a bola no chão e tiver um minimo de personalidade, da pra ganhar esse jogo rapaz, pelo amor de Deus…A não ser que o Brasil resolva jogar tudo que não jogou no jogo lá, que acho difícil….Meu amigo, num é possível que o Fortaleza vá perder três “par ou impar” seguidos….Uma hora tem que da certo, num é possível….

  4. Espero que a invejosa turma do canal não se meta na conversa da torcida do REI LEÃO DE AÇO e não sequem muito não, porque se a gente não subir, vocês é que vão sofrer as consequências. E eu não meto no meio de vocês porque não gosto de canal imundo.

    1. Quem é que vai invejar ficar 6 anos na Série C, pelo amor de deus!!??

      Trata primeiro de sair da terceira divisão, depois você vem falar com a gente.

      Vai morrer na série C!

        1. Se, repito, SE a gente cair, vamos passar no máximo um ano. E não seis, como as Stellas, patrimônio inegável da Série C!

          Saudações Alvinegras

  5. OU ELE… OU EU !?
    Esse é o pensamento.

    No resto… cara…
    Pelo que já vi desse nosso PLANTEL, dá pra fugir “muito” do que foi o time do primeiro jogo não. A não ser THALYSSON no RADAR pra passar mais confiança pra gente: Berna, Tinga, Lima, Adalberto, Thalysson; Auremir, Correa, Everton, Sobralense; Maranhão, Lúcio.
    Esse time, fez a maioria dos jogos no ano,e nos trouxe até aqui.
    O que mudava: entrava AUREMIR na lateral direita(quando Tinga tava na seleção); PIO na volância no Auremir(que foi pra lateral); DUDU no CORREA(quando suspenso ou machucado); AZULÃO ou ELIAS no MARANHÃO ou EVERTON(quando tavam mal); De JESUS ou ADRIANO(que nenhum dos dois mudou nada no nosso ataque) no LÚCIO;

    SIM… mas o que deve ser feito então ?

    1. CHAMUSCA chamar pra conversa “pé de orelha”: TINGA, RADAR(se for ele), EVERTON e SOBRALENSE, que é pra “butar” eles no jogo. Não dá pra você encarar um jogo dessa importância com 4 jogadores a menos como foi na primeira partida. Tinga e Radar até que absorvo um pouco, pois os dois ficaram muito presos bloqueando a jogada forte deles, que era as jogadas de fundo(conseguiram umas 3 ou 4 somente, mas acabaram fazendo 1 gol).

    2. THALYSSON entrar no RADAR de cara, que é pra gente(torcedor) pelo menos acreditar mais no time. Ver RADAR escalado já baixa a desconfiança.

    3. CHAMUSCA, quando optar por uma substituição, trocar quem tá mal no jogo, e não trocar um SEIS por MEIA DÚZIA como fez no jogo de lá(Adriano no Maranhão), deixando em campo 4 peças neutras(Tinga, Radar, Everton, Sobralense). Maranhão pelo menos dá esperança de um lampejo de repente e… PIMBA + um “golzin” importante. JAMAIS SABEREMOS !

    4. TORCEDOR(Nós), entrarmos na ARENA e quando parar o Hino nacional, começarmos a gritar: LEEEEEÃO, LEEEEEEEÃO… LEEEEEEEEÃO, LEEEEEEEÃO, até o time ENTRAR NO JOGO.

    5. O TIME… JOGAR COMO SE FOSSE(e é) o último jogo da vida de cada um.

    Berna, Tinga, Lima, Adalberto, Thalysson; Auremir, Correa, Everton, Sobralense; Maranhão e Lúcio… “SÃO OS CARAS”.
    Quem vier a ENTRAR no decorrer do jogo… tem de virar também NO CARA.

    Vai ser com ELES que vamos conseguir superar essa barreira véa que tanto nos aperreia esses anos todos.

    O RESTO… que venham !

    OU É ELES… OU NÓS !

    SOU MAIS LEÃO DE AÇO.

  6. Finalmente uma página na crônica esportiva local que se recusa a adular e adular e não atribui a derrota do “Barceloninha-colorido-de-quase-todos-os-cronistas-esportivos-locais” ao frio, vento, viagem, árbitros, lua cheia, azar, calendário ou até à Dilma! Vida longa!

  7. Concordo e vejo que não somente no aspecto técnico, mas também no tático o Fortaleza teve uma jornada muito infeliz. Entretanto vejo que nossa equipe oscila para baixo demais nos jogos fora de casa, principalmente nas últimas rodadas. Quando se apresenta aqui a história tem sido muito diferente. Até chego a notar, não sei se você concorda, Graziani, que, em certos momentos a equipe não construiu placares mais elásticos ou até deixou escapar alguma vitória em casa por comodismo com a situação na tabela ou por achar que o jogo já estava nas mãos. Claro que não quer dizer que isso nos dá a certeza de uma apresentação de gala no sábado, mas talvez sirva de parâmetro para analisar o que se espera ver no momento em que o clube atuará em casa e não terá espaço para se acomodar. Que a mente dos jogadores esteja bem preparada para que deem o máximo nessa decisão e que o Chamusca encontre uma forma de furar a retranca gaúcha.

  8. Prezado Graziani e amigos tricolores , O Fortaleza tem que neutralizar a jogada única do Brasil de Pelotas no seu nascedouro, ou seja , não deixarem os caras cruzarem ou lançarem bolas na área, será um Deus nos acuda se isso acontecer. Além disso entrar com a vontade de vencer e não ficar tocando a bola excessivamente sem disparar um chute sequer. O enredo todos já sabemos , agora é com os jogadores. Por não conseguir vencer em jogos de ida e pelo histórico catastrófico do FEC , sinceramente não acredito, apesar da vantagem gaúcha ser mínima. O fator psicológico dos atletas não sabemos como está e isso é preponderante para que os atletas desenvolvam todo o potencial que possuem. Temo pelo nervosismo, relógio e cobrança da torcida. Agora não tem mais jeito : Calça de veludo ou bunda de fora.
    Sorte ao FEC, muita sorte mesmo. Vamos precisar !
    Saudações Tricolores em qualquer divisão !

  9. Verdade Graziani, o time “quebrou a bola” em Pelotas. Porém, sabedor da necessidade de recuperar o prejuízo, dificilmente repetirá o mesmo desempenho pífio.

    Mais do que vencer, é preciso convencer. A maior qualidade técnica do Fortaleza EC tem que prevalecer.

    E como notícia auspiciosa, o Fortaleza EC atingiu a marca de 10 mil sócios torcedores, para desespero da torcida rival, agora temos o maior programa de sócios do Estado e terceiro do Nordeste.

    Parabéns à nação tricolor.

    Saudações Tricolores.

    1. Quem disse que a torcida do Ceará está preocupada com o número de sócios do FEC, Robson?

      Acho que você está vendo cabelo em suvaco de cobra.

      Ê, ê… esses torcedores enrustidos…

      1. Sempre jogaram isso na nossa cara, e agora que não podem mais, não tem mais importância. E aja hipocrisia no meio do mundo. Vai ser a mesma coisa com o “NUNCA FUI DA TERCEIRA”…quáquáquá…

        1. Meu amigo, isso é caracteristica maxima da torcida do Kanal qdo algo é positivo pra ela é : “Nós somos demais, somos isso e aquilo outro, vcs nao conseguem nos passar, nós somos os melhores”… Ai qdo estao pra trás, ai mudam os comentarios, dizendo q isso nao importa, etc, etc…

        2. @wlatan e @LeoaRumoaSerieC

          Passar na cara, fazer hora, chacota é uma coisa…. agora dizer que os torcedores do Ceará estão preocupados, desesperados por conta disso, é sonhar demais…

          Meu amigo, pode ter até 100 mil sócios, quando não conseguir subir para a B, vão tudo debandar de novo. Todo time em boa fase tem aumento no número de sócios. Comemorem o óbvio.

      2. Sua resposta só pode ser mais uma brilhante postagem da série ” Pega o doido 2015″.

        Não sei em que realidade paralela você está agora, mas aqui, no mundo real, os alvinegros tem uma total fixação não só com o ST tricolor, mas com tudo que diga respeito ao tricolor.

        Prova inconteste disso é que, embora o time do CT alienado tenha um jogo decisivo no mesmo dia do jogo do Leão e tendo eleições para presidente amanhã, os alvinegros não tecem uma única linha sobre isso, toda a atenção e comentários estão voltados para o jogo do Rei Leão do Brasil.

        Obviamente isso não é uma critica, afinal, time grande desperta muito mais interesse que time pequeno, isso é fato.

        Porém, veja pelo lado bom, depois de ser vice do Leão no estadual 2015, agora seu hilariante “timaço” também é vice no número de sócios torcedores.

        Kkkkkkkkk…

        Saudações Tricolores.

        1. Caro sofredor Robson,

          Não sei se você percebeu, mas os três últimos posts deste belo blog foram sobre a carniça do Pici. O motivo é bem simples: ela está mais uma vez se lascando no Mata-Mata, enquanto o Ceará, por conta de uma mudança no calendário da Série B, passou mais de 2 semanas parado.

          É mais do que natural que o Graziani poste mais a respeito do Fortaleza neste momento do que sobre o Ceará. Então, não cabe aos torcedores do Vozão falarem sobre as eleições para presidente e sobre o jogo contra o Criciúma nos posts com foco na carniça do Pici. Por isso, nos reservamos ao direito apenas de “frescar” e rir da angústia tricolor em face de mais uma eliminação iminente na Série C. Obviamente, que a sua mente já transtornada por tantos anos na terceira divisão, não consegue entender o básico.

          Quando o patrimônio nacional da terceira divisão confirmar mais uma vez a sua presença na Série C, logicamente que as atenções da mídia, inclusive do Graziane, se voltarão quase que totalmente para o Ceará, que terá mais jogos decisivos pela frente.

          Ah! E aproveite a boa fase do seu time, pois depois que ele for eliminado da Série C, o número de sócios vai voltar a cair. Futebol é assim mesmo. Os torcedores vão com a maré. Se o time está mal, o número de sócios cai. Se está bem, aumenta. Tão claro como 2+2 são 4.

          Saudações Alvinegras

          P.S.: Dá é pena ver um torcedor se alegrar em tirar um penta do time rival. kkkkkkkkk Também, depois de 4 anos seguidos de peia, tem que fazer carreata mesmo.

          1. “Frescar” de que macho ?

            A única piada maior do que o seu time aqui é você e suas brilhantes teses mirabolantes.

            😉

            Saudações Tricolores.

          2. Você quer piada maior que um certo timeco que está há 6 anos tentando sair da terceira divisão e, só por que ganhou UM campeonato cearense, na cagada, depois de 4 anos, se acham os tais?

            Não existe!

            Saudações Alvinegras

          3. Ô Felipe nós ainda respiramos por aparelhos, já vocês estão de malas prontas e passagens compradas prá Salgueiro, quem sabe nosso timeco ruim ainda nos salve, coisa a meu ver bem complicada, já vocês não tem mais santo que dê jeito, falar de defunto fedendo é falta de caridade cristã e pecado mortal, o cabra vai pro inferno ou prá Teresina enfrentar o River do Sapim ééééé aquele mesmo, vamos adorar a verdecap.

          4. Lunga Neto
            Você diz que o Ceará já está de malas prontas para a Série C. Por acaso vc sabe dos resultados dos próximos 9 jogos? Se souber, me diga, por favor. Por que, até onde eu sei, ainda há chances do Ceará escapar.

  10. Fortaleza jogando do castelão contra o fraco time do Brasil de pelotas, só não ganha se não quiser, é moleza total, e tem que golear ….. meu placar é 4 x 0 ……

    1. Chico, o diabo é que se o Brasil é ruim o nosso timinho é péssimo, mas pode ser que num bambo achem o caminho e nos tirem deste sufoco, tarefa inglória né? Relaxe mano vamos adorar o bode assado de Salgueiro, o matrinchã de Teresina e a deliciosa carne de sol de Natal já que unanemente adoramos o fuminho de Arapiraca. Terceirona? tamos todos deeeeeeeentro !!!

  11. Graziani o segredo é o Chamusca não inventar, colocar em campo, o que tem de melhor em termos tecnicos e principalmente psicológico, nada de inventar Radar na lateral esquerda e outras coisas mais, se o Fortaleza tiver em seus melhores dias, por mais que defesa do time gaúcho seja uma defesa boa, não vai conseguir segurar o Leão, mas os jogadores do Fortaleza tem que esquece o nervosimo e colocar o coração na ponta da chuteira e melhorar a pontaria.

  12. TEM MESMO NÃO !

    Tava vendo agora mesmo pelo EIPLUS, o repeteco do jogo(compacto), e fiquei me perguntando: “Sobralense e Everton tivessem entrado em campo, como teria sido esse jogo?”.

    INCRÍVEL !

    NÓS:
    Tinga, depois do calcanhar do Lúcio que o deixou na cara do gol isolou; na sequencia, Everton entra na área depois de tabela com Maranhão, dá um totozinho que não quebraria nem um chegadim; Auremir entra na área com a bola no pé, quase na pequena área, “ingunha” e não chuta; Lúcio num contra ataque chuta fraco pra consagrar o goleiro deles(segundo tempo); e chute de Pio de longe.

    ELES:
    Tentam chegar pelos lados são bloqueados; bola parada cabeçada pra fora; na sequencia escanteio, falha coletiva(jogador entre Radar e Sobralense que ficam olhando) e gol; lateral pra eles que é desviado, Berna falha mas defesa rebate; na sequencia, pegam o rebote levantam pra área, Berna não acha e o cara erra a cabeçada; Papa recebe um lateral dentro da área, e vira pra defesa do Berna.

    A fora isso… MAIS NADA !

    O resto dos minutos do jogo ficaram que nem mosca(só rodeando): eles tentando os lados do campo e bolas paradas; Nós errando, errando e errando por falta de ligação.

    CHAMUSCA consegue “butar” Everton e Sobralense no jogo… TÁ É FEITO !
    CHAMUSCA consegue concluir que Thalyson deve jogar de cara… TÁ CERTO !
    CHAMUSCA consegue “butar” na cabeça dos jogadores que eles são os caras… ELES VÃO SER OS CARAS !

    Juntando os dois jogos(o de sábado e o de sábado), falei 3 vezes de BERNA e CHAMUSCA.

    BERNA fecha, e CHAMUSCA acerta o time… TEM PRA NINGUÉM !

    SOU MAIS LEÃO DE AÇO.

  13. Sinceramente o Fortaleza não pode achar que, pela limitação do adversário, é só estar em campo e o resultado fluirá. Que no apito final o time em um passe de mágica estará como se fosse condição natural do Fortaleza a classificação.

    O Fortaleza precisa lembrar que antes de se classificar tem que jogar bola e muita, tem que passar com autoridade, fazer o que ta no papel virar realidade!

  14. Sinceramente o Fortaleza não pode achar que, pela limitação do adversário, é só estar em campo e o resultado fluirá. Que no apito final o time em um passe de mágica estará classificado como se fosse condição natural do Fortaleza a classificação.

    O Fortaleza precisa lembrar que antes de se classificar tem que jogar bola e muita, tem que passar com autoridade, fazer o que ta no papel virar realidade!

  15. Acho que nós tricolores estamos muito focados nessa história de que o Brasil só tem a bola aérea.
    Rapaz, um time que conseguiu se classificar em um grupo dificílimo como o deles, não pode ter uma única jogada. Um time que está com um mesmo treinador há 5437 anos, não pode ter uma única jogada. Agora que é fato que os caras só jogaram assim lá, isso é. Mas não podemos nos agarrar a isso e dizer: marcou isso, já era.
    Outra coisa, o meia deles volta. Pode ser uma variante de jogadas, é preciso atenção nisso.
    É jogar com alma e principalmente acertar o pé, porque criar o time cria, mas não faz, aí lasca.
    E alguém da diretoria, pelo amor de Deus, dê remédio pra verme pro Sobralense!

    1. João Paulo , o que eu quis dizer é que a jogada principal deles é essa: “bola na área o tempo todo” e o FEC tem que neutralizar isso o máximo de vezes que puder. Impedir que essas bolas cheguem na nossa área. O Brasil de Pelotas pode até ter outras jogadas,mas tá na cara que esse jogo aéreo, é o deles.

  16. o Brasil de pelotas quando liderava a sua chave, contava com Alex Amado e Leandrão
    o primeiro armava todas as jogadas e o Leandrão fazia em média 2 gols por jogo. foi
    assim que golearam a Portuguesa e o Londrina apos as saidas dos dois jogadores houve um declinio tecnico do time.
    na campanha do Brasil de Pelotas no gauchão, eles não tinham o Leandrão no ataque, o titular era o Nena, o mesmo que jogou no primeiro jogo, aquele que cabeceou uma bola na trave. com a base desse time que venceu o primeiro jogo, eles chegaram nas quartas de final do Gauchão. chegaram a vencer o Gremio no estádio Olimpico por 1×0.
    ou seja, são acostumados a jogar em Arena com grande público e não se intimidam.
    se não se intimidam contra INternacional e Gremio, vão ter medo de jogar contra o Liaum ?
    outro detalhe é que o Brasil de Pelotas dificilmente deixa de fazer gols em seus jogos, mesmo nos jogos em que foi derrotado, conseguiu fazer no minimo um gol. e um detalhe
    o gol que eles fizeram no gremio no Olimpico, foi idêntico ao gol que fizeram no Liaum.
    ou seja a Bola alta lançada na área é a sua jogada mais forte, pois eles possuem zagueiros altos e o NeNa centroavante sobe muito bem nessas bolas altas, tendo feito muitos gols quando era o titular antes do Leandrão chegar.
    os jogadores do meio campo do Brasil de Pelotas usam muito da força fisica, para manter a posse da bola, isso ficou nitido no primeiro jogo,
    na minha opinião o Brasil de Pelotas vai se fechar todo atrás e jogar por uma bola .assim como jogou o Macaé no ano passado, a diferença é que o Brasil de Pelotas fazendo um gol, o Liaum terá que fazer três gols..

    1. Complementando algumas informações ligeiramente equivocadas, o Brasil foi semifinalista do Gaúcho e terceiro colocado, sendo eliminado no Beira-Rio pelo Inter que acabou sendo campeão. A vitória contra o Grêmio do Felipão foi na Arena e não no Olímpico. Esse time este ano ainda enfrentou o Flamengo no Maracanã pela Copa do Brasil, e mesmo eliminado no gaúcho e na Copa do Brasil por times de serie A de Brasileiro este limitadíssimo time (conforme dito por alguns) não foi goleado como a maioria tricolor sinaliza em seus comentários. Ainda se o Fortaleza conseguiu nesta competição muitos resultados em casa que o classificariam neste momento, o Brasil em todos, eu disse todos os resultados fora de casa obtidos nesta competição seriam suficientes para alcançar a série B, e se acrescentar os resultados da Série D no ano passado, não perdeu nenhuma vez por mais de 1 gol de diferença… e o que isso significa nada, absolutamente nada… cada jogo é uma história diferente contada em 90 minutos…
      Enfim que legal que a maioria da torcida do Fortaleza está achando que será muito fácil, pelo lado rubro negro do extremo sul do país estamos respeitando demais este confronto…sim, podemos ser eliminados… mas vamos vender caro!!! E que o resultado seja obtido dentro de campo.
      Saudações Xavantes!!!

      1. Felipe, obrigado pelas informações, sou torcedor do Ceará o maior time do nosso estado, (19 do Ranking da CBF ). as suas informações vão deixar alguns “coloridos” torcedores da Stella Futebol clube, muito mais preocupados com o jogo do sábado.
        informe aos jogadores do Brasil de Pelotas, o que os torcedores da Stella estão dizendo aqui nos comentários, que o Brasil de Pelotas é um time fraco e que vai ser goleado na Arena Castelão.

        1. Só torcedor do time Kanalense, sem nocao, poderia achar q o time do Brasil é um time fraco. Nao é nao ! É melhor do q o Macae e o q o Oeste, ambos times q eliminaram o Leao. MAS, o time do Leao tb é melhor do q aqueles times anteriores. Essa é a nossa maior esperança !!! Nao tem nada de jogo ganho, vai ser dificil sim. Muito dificil, até pq eles conseguiram vencer o 1o. jogo e nao levaram nenhum gol. Com esse regulamento ridiculo, q nao deixa o time q se classificou em 1o. e 2o. lugar com uma vantagem REAL, q seria jogar por 2 resultados iguais, é muito dificil de subir, principalmente se perder o primeiro jogo ou empatar sem gols. O Leao vai ter q jogar muito, provavelmente, terá q fazer o melhor jogo do ano. Pois é mais facil bater no time do Kanal com Magno Alves antigo, campeao da NE, do q meter uns 3 gols nesse time do Brasil. E, certamente, é mais facil o Leao fazer 5 x 0 no Brasil do q o time do Kanal permanecer na Serie B.

          1. Realmente, beeeem mais fácil!

            Só lembrando que, nesse ano, os confrontos entre Ceará e Fortaleza deram empate. Foram 6 jogos, no total. 2 pela primeira fase do cearense, 2 pela final do cearense e 2 pela Copa do Nordeste.

            No total, o Ceará ganhou 2 vezes, empatou 2 e perdeu 2. Mesma coisa para a carniça do Pici, obviamente. No cômputo geral, foi 8 a 8. Mas…. e se fosse Mata-Mata?

            Nos dois primeiros jogos, ainda pela primeira fase do Cearense, o Fortaleza perdeu como mandante o primeiro por 1 a 0 e ganhou o segundo como visitante por 2 a 1. Ou seja, seria eliminado. No terceiro e quarto jogo, que foi a final do cearense, vocês ficaram com o título, pois ganharam o primeiro e empataram o segundo.

            Já nos dois últimos, pela Copa do Nordeste, empataram o primeiro em 1 a 1 e perderam o segundo por 2 a 1, ou seja, se fosse Mata-Mata, vocês teriam sido eliminados. Olhando por esse prisma, realmente, é bem fácil vencer o Ceará.

            Saudações Alvinegras, leoarumoaseriaC

      2. Resultado obtido dentro de campo? A vitória de vocês, aí no Rio Grande, começou a ser construída, fora de campo, a partir do momento em que vocês passaram a madrugada soltando fogos de artifício perto do hotel dos nossos jogadores. Começou a ser construída a partir do momento em que vocês cortaram a água do nosso vestiário. Esse coitadismo não condiz com a arrogância da torcida xavante. Aliás, chega a ser hilário ver a arrogância de uma torcida que bota 8 mil pessoas em um estádio e acha que tá fazendo muito.

        1. Óia aíííí, machoo!!!

          O elenco tricolor passou uma semana escondido num hotel de luxo, com toda a tranquilidade do mundo pra treinar e se concentrar e tu vem dizer que foram os fogos que atrapalharam a carniça? kkkkkkkkk

          Macho, o elenco xavante estava hospedado num hotel a 200 metros de onde o Fortaleza estava. Se os fogos incomodaram o elenco tricolete, com certeza incomodou também o do Brasil de Pelotas.

          É cada desculpa esfarrapada, viu…

      3. Não bastasse os alvinegros escrevendo besteira, ainda vem um gaúcho ajudar.

        Quem disse que o jogo será fácil cata pálida ?

        Dizer que um time é limitado e o outro tem mais recurso de forma alguma implica dizer que será uma disputa fácil.

        A esperança tricolor reside no fato de que, mesmo tendo uma das piores apresentações em solo gaúcho, o tricolor mostrou mais recurso que o rival.

        Aceite isso sem esse drama mexicano, ou use um diário como qualquer garota de 12 anos.

        Saudações Tricolores.

        1. Esse Robson é mesmo uma figura.

          Quando você diz que um time é limitado, frente a outro que tem mais recursos, automaticamente você está dizendo que o segundo pode ganhar com certa facilidade do primeiro. Isso está implícito, não precisa nem de explicação.

          Realmente, a cada comentário seu me convenço que os anos seguidos de série C estão afetando suas faculdades cognitivas.

          Vou dizer uma coisa que é limitada: o poder de finalização da leoa do Pici.

          1. É obvio que afirmar que um time tem mais recurso que outro não implica dizer necessariamente que vai ser mais fácil vencer.

            O futebol está cheio de exemplos de times que tinham menos repertório e conseguiram superar rivais mais qualificados tecnicamente.

            Para ficar em um exemplo recente, a Costa Rica, calou o mundo ano passado ao superar a Itália. Ora, não é nenhum absurdo afirmar que a Itália tem muito mais recurso e talento que a seleção costarriquenha, o que não necessariamente foi garantia de vitórias ou menosprezo.

            Portanto, aluado sofredor, a única coisa que fica explícita é que você não entende absolutamente nada de futebol ou mesmo de raciocínio lógico e que as baboseiras que você escreve nada mais do que uma tentativa desesperada de chamar alguma atenção.

            Saudações Tricolores.

          2. Óia aí, maxo!

            Caro sofredor de terceira, entenda uma diferença básica: uma coisa é a afirmação; outra é o jogo em si.

            Quando um torcedor afirma que o seu adversário é limitado, ele está querendo dizer que o seu time pode vencer fácil o adversário, já que conta com muito mais recursos. Obviamente, isso é o que se espera.

            Porém, durante o jogo, nos 90 minutos, a história pode ser outra bem diferente. Portanto, quando um torcedor do liaum diz que o Brasil de Pelotas é limitado e conta com uma única jogada, nas entrelinhas, ele está querendo dizer que o patrimônio nacional da Série C é melhor. E ponto.

            Mas o jogo está totalmente em aberto, não é possível dizer se um time é pior ou melhor.

    2. Com a palavra Rolando o Lero, arre, mas quem torce por time fuleragem merece é isto mesmo, admito e me rendo. Será que o zédoidim já sabe que teremos no mínimo quatro jogos ano que vem contra o ASA, o fuminho de rolo vai fazer a nossa festa, mais quatro contra o Salgueiro e mais quatro contra o River finalmente será a glória do futebol cearense. Ah não esquecer Cuiabá cujo pintado e javali são deliciosos, vamos é engordar.

    3. Pior que ficar mais um ano na terceirona é aguentar o Rolando O Lero como companheiro de desgraça, ai ai ai. Haja buscopan prá tanta diarréia mental.

  17. Meu caro amigo tricolor, Robson, mais do que convencer, o Fortaleza Esporte Clube precisa mesmo é vencer e por um placar elástico, cara. A conversa tava boa quando chegou esse frustrado e arrogante carniça azedo do “C”arlos limão do canal imundo. Vai procurar tua turma descolorida e triste, cara.

    1. Raimundo “comedor de Manga ” do Pici, vou continuar comentando e se você acha ruim e não gosta então não leia. vai procurar a tua turma “colorida” que usa um “abadá” e diz que é a camisa oficial do time. melhor tomar um gardenal e um lexotan, nessas noites que antecedem ao jogo contra o Brasil de Pelotas.

  18. Seu comentário foi bom, Graziani, mas falta o Chamusca saber disso. Ele com quase certeza vai inventar novamente, e se os deuses da bola não ajudarem ao Leão, não sei não. Lembra do ano passado? ……….Pois pouco ele aprendeu com seus erros. É esperar por outro milagre!

  19. Qta soberba desse pessoal do Fortaleza! falam como se o time deles fosse uma maquina! Eles fizeram que nem o Londrina fez ano passado! acharam que iam vencer facil o primeiro jogo, e deu no que deu! Por que nao forçar uma jogada que o adversario nao consegue marcar?? e qual era a jogada do Fortaleza?? toque para o lado, mais toque para o lado!
    O Brasil é um clube de tradição e historia! RUMO A SERIE B !!!!

    1. Junior, sou torcedor do Ceará, você não conhece nem 10% da arrogância e soberba dos torcedores da Stella Futebol Clube, que hoje se chama Fortaleza. eles fizeram isso nos anos anteriores, em 2012 (Oeste ), em 2013 (Sampaio ) e 2014 (Macaé ).e foram eliminados , eles sempre dizem que o adversário deles é fraco e que vão ganhar de goleada.
      isso tá no sangue deles, a soberba é uma caracteristica inata dos seus torcedores.

      1. Realmente, Junior, vc nao conhece a soberba da torcida do Leao, agora multiplique ela por 1000 e vc chega na soberba da turma do time do Kanal.

    2. Não é soberba e sim otimismo pois o Fortaleza tem a total condição de reverter o resultado da primeira partida ou pelo menos ganhar de 1×0,porque isso é o mínimo que nós torcedores esperamos dos nossos atletas.

  20. A torcida do Fortaleza bem que merecia subir este ano, assim como em 2014 e 2012. Grande , fiel, apaixonada. Enfim, apesar da justiça que seria subir o time formado nestes últimos anos tem uma síndrome do mata-mata que simplesmente não dá para explicar. Este ano eu acho o mais difícil dos três últimos mata-mata. Esse Brasil de Pelotas é encardido. Acredito que só com pontos corridos o Fortaleza vai subir. Enquanto isso, ano que vem, teremos o clássico cearense na série C, infleizmente meu vozão já caiu.
    SDS

  21. com certeza os jogadores do Brasil de Pelotas e os seus torcedores estão sabendo que a opinião geral aqui é que eles são limitados e que é um time fraco. a mesma coisa que aconteceu antes do jogo contra o Oeste e contra o Macaé. e quando terminaram esses jogos nas entrevistas dos jogadores do (Oeste e Macaé ) eles disseram que esses comentários da imprensa local e dos torcedores do Liaum, serviram de COMBUSTIVEL para eles em campo.
    esses comentários de que o Brasil de Pelotas é fraco e que tem unicamente uma jogada, que aqui vão ser goleados etc.. vão servir de estimulo para que eles “comam a grama” e dê a resposta dentro de campo.

    1. Rapaz não se ganha jogo mais nesse papinho emocional não! Não vê a seleção com o Felipão? Tem é que jogar bola e pronto!! Que vença o melhor e pronto! Agora disser que time A ou B vai ganhar pq torcedor falou que era isso ou aquilo é pura besteira!

  22. É fazermos um jogo com muita intensidade que acredito que eles vão sentir o clima mais quente e facilitarão o nosso jogo e faremos o resultado que precisamos.

  23. Este time do Brasil não vai aguentar nem o primeiro tempo. O Leão já vai estar com uns 3 x 0.
    Confiança e muita raça. Quem não confia no time favor nem comparecer ao estádio. Quem confia vamos lá levar nossas energias positivas. No mais o nosso time é bem superior ao adversário. Se eu fosse o Chamusca colocaria o Talisson no lugar do radar.

  24. Graziane,

    Sempre há uma forma de jogar pior! Veremos o jogo de sábado… Será divertido ver aquele “fuá” que é tomar um gol do visitante…

  25. FELIPE NINO,

    Saudações TRICOLORES pra você meu caro. E seja bem vindo.

    Em respeito a SERENIDADE, LUCIDEZ e RESPEITO ao nosso TRICOLOR DE AÇO na sua participação, fui buscar lá no fundo do baú…

    João Ximenes – 1 de outubro de 2015 às 10:18

    “FUTEBOL se escreve uma HISTÓRIA a cada jogo.”
    “LEÃO DE AÇO pode perder lá ? PODE ! e pode perder até aqui também. ISSO É UM JOGO.”

    Quando você diz: “estamos respeitando demais este confronto…sim, podemos ser eliminados… mas vamos vender caro!!!”, é sinal que você RESPEITA qualquer resultado que seja o daqui. E ISSO É MUITO SÓBRIO de sua parte.
    É de TORCEDORES que pensem o futebol como um ESPORTE, tipo você, que o nosso futebol precisa pra acabar de vez com essas BAGUNÇAS que a gente assiste quase a cada final de jogo, seja aqui(Fortaleza), ai(Porto Alegre) ou pelo resto do Pais.
    A gente, como TORCEDOR, fala e defende a nosso AGREMIAÇÃO, sempre cantando VITÓRIA.
    É NORMAL !
    Reconhecer e até ACEITAR um resultado adverso, são poucos os que conseguem.
    EU já digeri o daí.
    No nosso caso aqui(Fortaleza Esporte Clube), estamos nesta Czona(que “QUASE” ninguém merece) tem 6 anos. Nesses, tivemos 2 chances reais de sair dela, e mais esta agora contra o seu Xavante.
    O vender caro e a procura da vitória a qualquer preço estão se confrontando agora.
    Vocês venceram os primeiros 90 minutos, e agora temos a chance, e, precisamos devolver a derrota pra vocês em dobro(2 gols).

    Que o FUTEBOL prevaleça e seja resolvido DENTRO DO CAMPO DE JOGO.
    Você com seu XAVANTE, EU com o meu LEÃO DE AÇO !

    Como trata-se de um jogo e EU particularmente, atribuo ao jogo, primeiro: UM BOM DIA… que o LEÃO DE AÇO esteja NUM BOM DIA e consiga conquistar a diferença de GOLS NECESSÁRIAS pra Gente sair de vez desse ATOLEIRO que é essa Czona(que “QUASE” ninguém merece).

    Um abraço.

    1. Ximenes, só uma correção, o seu time não está a 6 anos na Série C.. e SIM a 13 anos (1987,1990,1995,1996,1997,1998,1999,2010,2011,2012,2013,2014,2015) só não foram 13 anos seguidos.. digo isso porque sempre leio os torcedores do seu time meio
      que tentando esconder essa verdade..com essa de que são apenas apenas 6 anos na SÉRIE C.

  26. EI GALERA TRICOLOR, AINDA DÁ TEMPO DE SE ASSOCIAR NO SÓCIO-TORCEDOR DO LEÃO.

    VAMOS CHEGAR BEIRANDO AOS 15 MIL AINDA ESTE ANO, VAMOS!

    TÁ MUITO BARATO E PRÁTICO. BASTA LIGAR: (85) 3496-2846 ou (85) 3047-0035

    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

  27. A primeira coisa a ser feita é: Chamusca necessita do acompanhamento de psicólogo. É incrível como ele perde toda a noção em jogos decisivos. Tem que se saber o motivo que o leva a esse estado. O técnico não consegue fazer alterações que condizem com as circunstâncias do jogo.

    Fortaleza demonstrou nervosismo no inicio do primeiro tempo no jogo em Pelotas. Mas quando se organizou um pouco e trabalhou mais a bola, as chances apareceram. Agora no segundo tempo, a atuação pífia, na minha opinião, teve o dedo do Chamusca com as substituições sem o menor sentido. Perdendo a partida por 1 a 0, precisando, consequentemente, de pelo menos um gol, o treinador compõe o meio campo com jogados com a seguintes posições: 3 volantes (Pio, Auremir e Correa) e 1 lateral esquerdo (Thalysson). Era lógico que o time ficaria mais desorganizado na criação de jogadas, já que não tinha jogadores no meio campo com características de armação de jogo.

    Chamusca é quem vai ditar em qual rumo o jogo vai tomar. Tem que ter calma, paciência e muita sabedoria nas mudanças no decorrer da partida. Tem que saber ler o jogo, e substituir da maneira mais eficiente possível. Não há margem para erros. Toda a comissão tem que está atenta e dar suporte e orientações ao treinador.

  28. Pensamento do dia de um tricolor realista:

    “Se tá difícil pro Leão que precisa ganhar uma partida, imagina aí pra quem precisa ganhar 6”.

    E já teve jogador que percebeu a barca furada que entrou e já pediu as contas. Doido é quem fica.

    Kkkkkk…

    Saudações Tricolores.

  29. Robson , são 13 participações do teu time na Terceira Divisão, conta (1987,1990,1995,1996,1997,1998,1999,2010,2011,2012,2013,2014,2015) pelos números
    a probabilidade do teu time continuar na Terceira divisão é maior do que o Ceará cair . afinal o Ceará não jogou nenhuma vez, enquanto o seu time é um PATRIMÔNIO HISTÓRICO dessa competição.

      1. Rogério, não estou preocupado..o Ceará jamais ficará 13 anos na Série C, caso ele caia em 2016. o Ceará assim como o Bahia, Vitoria, Nautico, Fluminense etc.. jamais ficará mais do que 1 ano na Série C.. essa FAÇANHA de se ETERNIZAR na SÉRIE C.. pertence ao seu time ,o Liaum.

  30. Graziani, vamos fazer uma festa de confraternização de final do ano, com todos estes participantes deste seu blog, para amenizar os nervos de povo, é muita arrogância, mentiras, bajulação, e todos os pecados capitais juntos……. dou uma caixa de cerveja para a festa…kkkk

    Me inclua fora dessa.
    FG

    1. Que é isso Graziani, façamos o ragabofe mermãozim que cuido de trazer bode assado de Salgueiro, matrinchã de Teresina, pato no tucupi de Belém, cambica de Cuiabá e aquele fuminho maravilha de Arapiraca que todos adoramos. É prá alvinegrada ir acostumando, nós nem ligamos mais, uma pena que o Águia se foi, snif snif snif.

  31. Não vai ter “Mosaico Tricolor” no jogo do seculo, estão com medo, é um fato, apesar de jogar em casa, tem que fazer dois gols e não levar nenhum….. vamos aguardar

  32. Agora esta demonstração de humildade falsa, da boca pra fora, não cola para o perfil do torcedor do Fortaleza, todos nós sabemos que se comporta e seu perfil no dia a dia, não sejamos hipócritas, o julgamento vem ai…..

  33. Fala CARLOS LIMA !

    Ei… tú já trocou quantos teclados desse teu computador ?
    Pergunto porque você não escreve 2 linhas sem mencionar os anos: 1987,1990,1995,1996,1997,1998,1999,2010,2011,2012,2013,2014,2015.

    Quem vive de passado é museu meu !

    ATUALIDADE e realidade é a bola da vez !

    Vocês gostam de falar do QUASE PENTA né verdade ?
    Então EU me acho no direito de lembrar somente dos últimos anos também.
    “Praque” tá aumentando o sofrimento de graça ?

    E por falar em PENTA…
    SÓ QUEM PODE SER AGORA É O LEÃO DE AÇO.

    Melhor que você tem a fazer é, ARREGALAR os olhos na contagem de PONTOS necessária pra vocês não CAÍREM.

    QUEM TÁ PRA CAIR NÉ NÓS NÃO !!!!!

    Tamo na Czona(que torcedor como você merece), mas tamo brigando contra ela “de novo”.

    Vai CONTRATANDO logo o EIPLUS se não tú vai perder a temporada de vocês em 2016.

    Um abraço.

    1. eu procuro apenas tirar debaixo do tapete o que vocês torcedores do Liaum, tentam esconder. o passado do Liaum é como COZINHA de RESTAURANTE.. quem conhecer
      não come . o passado do Liaum na Terceira divisão se for conhecido pelos torcedores jovens, eles mudam de time. um abraço.

    2. A melhor parte de seu comentario foi:
      “Tamo na Czona(que torcedor como você merece), mas tamo brigando contra ela “de novo”.

      MAS, eu tenho q discordar, ele merece é uma Dzona mesmo !

    3. Quem vive de passado é museu, certo… Então vamos falar só de 2010 pra cá? O que acha?

      E por que apenas a carniça do Pici pode ser penta? Quer dizer que a FCF proibiu que os outros times ganhem o campeonato?

  34. FELIPE ALENCAR,

    Dá licença meu !

    Só quem pode ser PENTA é o LEÃO DE AÇO, porque pra ser PENTA precisa-se ganhar 5 TÍTULOS em sequência e o nosso LEÃO já ganhou o primeiro(2015).

    “Nera” o que vocês tavam querendo ser este ano mas o CASSIANO se “INTROMETEU”.
    Ou só sabes contar quando tá pra ti ?

    Meu DEUS !!!!!

    Um abraço.

    1. Atualmente, nenhum time no futebol cearense pode ser penta, pois para ser penta, é necessário ter ganho 4 títulos consecutivos. A leoa, por enquanto, tem apenas um, precisa ganhar mais quatro. Ela pode ser, NO MÁXIMO, BI. Agora, se ela quiser, pode ser HEPTA, hepta-campeão em participações na série C! kkkkkkk

      Saudações Alvinegras

  35. FELIPE ALENCAR,

    De novo !?

    Tú É… ou se faz ?

    4 é TETRA !

    5 é PENTA !

    Vocês ficaram a UM campeonato de se tornar PENTA(mesmo que tenha sido aos trancos e barrancos, mas ficaram e é um fato).

    O PENTA, CASSIANO se INTROMETEU e tirou.

    E num me vem com um PENTA do “tempo do ronca” em CARLOS LIMA !

    Tú tem dedo FELIPE ALENCAR ?

    Então começa a contagem.

    JÁ TEMOS UM(2015).

    Vocês conseguiram ganhar 4 campeonatos.
    Vamos devolver esses 4, com + o que já temos(2015)…

    DÁ QUANTO ?

    Volta mais não, pois EU tô concentrado no jogo de daqui a pouco.

    Aliás… mais tarde vai pro pé da televisão pois teu time tá precisando de ti hoje também.

    Valeu.

    1. João Ximenes

      Calma, rapaz…. isso tudo é nervosismo para o jogo de daqui a pouco? Eu sei que você está em tempo de ter uma parada cardíaca, mas tenha nervos!

      A ÚNICA coisa que contestei, em seu comentário, foi você falar que o único que pode ser penta agora é o Fortaleza. Você fala como se os outros times estivessem impedidos de ganhar o campeonato e só o Fortaleza ganhasse.

      Meu amigo, no ano que vem, pode tanta ganhar o Ceará, o Fortaleza, Icasa, Guarany, etc… No ano que vem, o máximo que o Fortaleza pode ser é bi. Assim como o Ceará pode quebrar essa contagem de vocês rapidinho. Vocês também podem ser tetra e perderem o penta assim como aconteceu com o Ceará esse ano e como aconteceu com vocês em 2006.

      Então, pare com essa história de que só o Fortaleza pode ser penta agora. Isso é ilusão de torcedor tricolor sofrido com tanta Série C.

  36. FELIPE ALENCAR,

    Com o “tú É ai”, entenda: TÚ É ANTI TRICOLOR ou só faz PIRRAÇA !

    Sabes que não sou de tá DESRESPEITANDO ou AGREDINDO ninguém.
    Aqui, a gente se diverte – COMO TORCEDOR -, aproveita pra tirar uma onda, MAS sempre NA BOA.
    Melhor seria, se a maioria FOCASSE mais em discutir… O FUTEBOL. O JOGO dentro do campo.

    Um abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *