Fortaleza: diretoria acerta ao antecipar viagem para a decisão em Pelotas

Muito antes de conhecer o adversário no mata-mata da Série C a diretoria do Fortaleza já tinha a decisão tomada: antecipar a viagem para a partida de ida. Não por acaso, o gerente de futebol Julio Manso e o preparador físico Roger Gouveia, 10 dias atrás, viajaram para São Paulo e Porto Alegre com a missão de verificar todas as opções.

A estratégia é bastante acertada. Ficar quatro dias na região metropolitana de Porto Alegre, já sabendo que o adversário será o Brasil, com todas as condições de hospedagem, campos de treinamento, preparação física/médica é sinal de planejamento bem feito. A ida para Pelotas será na véspera do jogo.

Além disso, o técnico Marcelo Chamusca e o diretor Marcelo Paz entendem que é hora do grupo se fechar ainda mais, atingindo um nível de concentração máxima, justamente para corroborar com a montagem do elenco que, do ponto de vista de comprometimento, também foi outro acerto do clube. É fácil notar nos jogos, treinos, atitudes e declarações.

O otimismo da torcida é evidente, milhares de ingressos já foram vendidos para a partida de volta e a carga máxima será comercializada em breve, mas tirar o elenco deste clima é fundamental neste processo. O distanciamento tende a ser positivo. Mostra profissionalismo e responsabilidade.

Não dá para saber se tudo que o Fortaleza tem feito será revertido no acesso, o futebol é muito mais do que isso e há um adversário importante e competente do outro lado, mas o caminho tem sido bem trilhado.

406
Fernando Graziani

Sobre Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Já cobriu duas Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

41 thoughts on “Fortaleza: diretoria acerta ao antecipar viagem para a decisão em Pelotas

  1. Graziani, a respeito da venda dos ingressos, vai uma dica para a equipe do O Povo sobre a atuação dos cambistas e ingressos falsos. Sei que o assunto não é novidade, mas seria um golaço para o grupo O Povo fazer um trabalho investigativo, quem sabe infiltrando algum jornalista para tentar seguir a rota dos ingressos.

    Em todo caso, como seu blog tem muita audiência, vale o apelo para que o torcedor não compre de cambista. Pelo contrário, denuncie. Abraço!

  2. A ADAPTAÇÃO se faz necessária !

    Viajar antecipadamente para ir logo se ACLIMATIZANDO, “pode” vir a ser uma CARTADA DECISIVA.
    Interessante também, seria fazer isso na “surdina”, e de preferência viajarem pra um Estado vizinho, que é pra evitar aquele negócio dos FOGOS de madrugada. Região metropolitana é muito próximo do local do jogo. Sabemos que existem “torcedores” que usam desse artifício.

    “SURDINA” !

    Se viajam antecipadamente pra se adaptarem ao clima local, é porque querem também, CONCENTRAÇÃO e TRANQUILIDADE.

    Cuidados EXTRAS também podem ajudar.

  3. Só um DETALHE direcionado ao CHAMUSCA.
    Pode até servir se ele(Chamusca), de repente abrir o Blog pra dá uma bilada.

    CHAMUSCA ! Seguinte:
    Essa Czona(que QUASE ninguém merece) é meio maluca.
    Jogos QUE DECIDEM algo no meio, antes de aparecer o real CAMPEÃO no final.

    Quando entramos numa COMPETIÇÃO, entramos pra ser CAMPEÃO do mesmo.
    NÉ NÃO ?
    Então põe na CABEÇA DOS JOGADORES que esses dois jogos são só mais dois jogos, mas… PRECISAMOS passar por eles, pois só assim iremos DISPUTAR A FINAL DO CAMPEONATO.

    Pra sermos CAMPEÕES precisamos ir: JOGO A JOGO !

    Como são dois jogos com ADVERSÁRIO “repitido”, precisamos tirar ele do caminho.

    Feito isso… jogos seguintes: É SÓ FESTA !

  4. Jorge Mota se prepare que em Pelotas a coisa vai esquentar pro seu time. o Inter e o GREMIO
    sabem muito bem a dificuldade de enfrentar o Brasil em seu estádio. o Oeste em 2012 não tinha quase torcedor no seu estádio , o Macaé em 2014 também não tinha,..e nem assim o seu time venceu. (1×1 e 0x0 ) .

    1. Bem, creio que o Carlos Lima deva ser torcedor do ceará, pois está dizendo o óbvio e querendo ensinar pai nosso a vigário, não basta as lições que o Jorge Mota está dando? Pode até não dar certo o que ele vem fazendo, mas de uma coisa não podemos negar ele não é omisso e vai atrás de tudo que possa resguardar que a coisa seja mais profissional possível! Nas outras duas tentativas anteriores se o então presidente, Osmar Baquit tivesse tomado ações pelo menos parecidas que o Jorge vem tomando, já teríamos saído dessa série com certeza.

    2. FICA NA TUA CARLOS LIMA

      Você devia preocupar-se com o seu time, que está á beira do rebaixamento. Em 2016 vocês vão ver o que é purgatório. Não adianta você vir aqui secar o Fortaleza, porque nós vamos subir e vocês vão despencar. Queda de velho é fatal, dá fratura!

    3. Isso mesmo amiguinho, você está corretíssimo em iniciar as pesquisas sobre os times da série C. Vocês vão precisar estar bem preparados para o ano que vem. Boa Sorte!

    4. O que diabos tu tem a ver com isso bobão? Quem vai esquentar o traseiro de vocês é o Macaé depois das doidinhas que levarão de Criciúma e Botafogo, caixão fechado e com jogo no PV a 1,99. Teu valium tá vencido, é tanta pêia que perdeu o rumo.

    5. Quer dizer que vão atacar o Jorge Mota? só se for a turmita do salto alto que dizem tinha às pencas em Pelotas ou seus amiguinhos daqui, te cuida cara.

  5. Tranquilidade é o que o time mais precisa neste momento, tranquilidade que a ânsia da torcida tricolor não dará, por isso, esse distanciamento é necessário e acertado.

    Fortaleza EC hoje tem algo que faltou nos últimos anos: planejamento. Pode até não conseguir o acesso (Deus o livre !) mas ninguém pode negar que a diretoria fez sua parte.

    Quanto ao jogo, Fortaleza EC enfrenta um time qualificado, tradicional, costuma dar trabalho até pros grandes de Porto Alegre quando jogam por lá. Não encontraremos moleza por lá.

    Chamusca não pode cair no erro de achar que um 0 x 0 lá é bom negócio, esse placar tranfere para nós a responsabilidade de não tomar gols em casa, se for pra empatar, que seja com gols.

    Abre o olho, Leão !

    Saudações Tricolores.

      1. Um dos maiores enganos do futebol moderno é que 0 a 0 fora de casa, num campeonato com o critério de “gol qualificado”, é um bom resultado.

        Na verdade, é um péssimo resultado, por que transfere a responsabilidade de não tomar gols em casa para o mandante da segunda partida, e quando isso acontece, é um Deus nos acuda.

        A uma semana atrás o Grêmio empatou em 0 a 0 com o Fluminense no Rio de Janeiro pelas quartas de final da Copa do Brasil, a dois dias o mesmo Grêmio entrou em desespero ao tomar um gol em seus domínios e foi eliminado da Copa BR jogando em casa.

        Os exemplos estão aí, espero que o Chamusca seja inteligente o suficiente para colocar esse time em busca de gols na casa do adversário. Ouso dizer que um 0 x 0 lá é mais benéfico ao Brasil do que ao Fortaleza EC.

        Saudações Tricolores.

  6. Desde o inico do brasileiro que o planejamento era sempre feito jogo a jogo, mesmo com torcida e imprensa falando de mata-mata ( inevitável) o pensamento era sempre no próximo jogo. O cenário é o mesmo de anos anteriores, classificação antecipada e em primeiro geral, torcida esgotando ingressos de forma bastante antecipada, mas o que temos de diferente esse ano? Planejamento, o Fortaleza está se preprando até contra mal olhado, com tanta euforia e pessoas querendo conturbar o elenco, nada mais acertado que levar a equipe pra longe. Nada disso garante o acesso, mas que estamos no caminho certo isso ninguem pode negar. Vamos enfrentar um grande adversário, mas sabemos da capacidade do nosso time e vamos fazer o que sempre fazemos, vamos apoiar até o fim, e ñ importa oq falem. #juntospodemostudo

  7. GRAZIANI, é como diz aquele velho e conhecido ditado:

    “TIME ganha jogo e DIRETORIA ganha campeonato!”

    O Jorge Mota e demais Diretores estão fazendo o que podem e o que não podem para propiciar aos jogadores as melhores condições, APESAR do aperto financeiro e do abandono da CBF em relação à Série C.
    Dar esse conforto e essa tranquilidade aos jogadores não é despesa, é investimento no ACESSO que virá dia 17/10/2015, se DEUS quiser!
    Fé em DEUS! Tudo isso será recompensado.

  8. Tudo bem que o planejamento está bem feito, mas esse adiamento da primeira partida mostra claro favorecimento da CBF ao FEC em detrimento dos protestos do Brasil de Pelotas, que só terá sete duas para se preparar para o jogo da volta, algo que o próprio Jorge Mota declarou ser impossível para um clube profissional, haja vista a distância e a dificuldade de transporte entre Pelotas e Fortaleza.
    Se fosse o inverso, ou seja, se somente a segunda partida fosse adiada, o Brasil de Pelotas seria o beneficiado.
    Esperemos que esse favorecimento náo se estenda também à arbitragem.

    1. Meu caro, e o Fortaleza terá quanto tempo a mais entre um jogo e outro? E qual a distância que o Brasil de Pelotas vais percorrer a mais de lá para cá? Ah Brasil…

      1. O FEC pode dar folga aos jogadores, vai treinar em casa e ainda vai poder antecipar em 4 dias a ida para o RS.
        O Brasil de Pelotas vai ter sua preparação para o primeiro jogo e depois vai ter um dia de folga para os jogadores, dois ou três dias de treino e viagem para Fortaleza na véspera!do jogo.
        Se a primeira partida fosse dia 03/10, como estava marcado desde o comećo da série c, essa logística do FEC náo seria possível. Se, além disso, a segunda partida fosse adiada, como foi inicialmente divulgado, era o Brasil de Pelotas que teria toda a vantagem na preparação.
        É óbvio o benficio, nesse ponto, do FEC, tanto que o Presidente da Federação usou das amizades que tem na CBF para adiar a primeira partida.

  9. Planejamento é fundamental e a antecipação da viagem é super válida.Porém isso não é tudo,os jogadores devem ter atitude,raça,comprometimento e provarem em campo que merecem a classificação!

  10. Acho que minha participação EXTRAVIOU “de novo” !

    Aqui não é correio, não, João. Tudo publicado, desde que passem pelo crivo de não conter crimes previstos no Código Penal Brasileiro.
    FG

  11. Boto fé na Diretoria e na equipe. mas preciso acreditar no treinador Chamusca, especialmente na sua atitude, que deve ser de vencedor, não repetindo aquela covardia de 2014. Mas creio que dessa vez vai dar certo. Se Deus quiser e Ele quer!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  12. Alguém sabe informar sobre premiação? E sobre alguma coisa em atraso, como direito de imagem?
    Sim, porque tudo isso é essencial, preparação, não badalação, afastar a delegação pra não entrar no clima da torcida, mas de nada valerá tudo isso, se não estiver em primeiro lugar o lance do CASCALHO,DIDIN,MONEY…Não sejamos hipócritas, isso sim é mais importante para os atletas do que qualquer outra coisa!
    Mas, o Presidente é macaco velho, e sabe muito bem como ganhar os jogadores… E que ele tenha toda sabedoria do mundo, para ao final, nos presentear com esse BENDITO ACESSO!!!!

    1. Lá vai Marcos: todas as gratificações pagas, até o salário do mês de setembro será depositado segunda-feira, no Pici já entrou 1 milhão e 750 mil reais e se dinheiro fosse bosta o Jorge Mota tava todo cagado. Se perdermos não será falta de grana ou de motivação.

  13. pense num presidente sabido esse Jorge Mota, fez a mesma coisa que o Daniel Frota em 2014
    antecipou as vendas dos ingressos ANTES do primeiro jogo em MACAÉ, e o que aconteceu ???
    o time não jogou bem, veio com um empate de (0x0) sem fazer gol fora de casa, muitos torcedores que tinham comprado ingressos antecipados se arrependeram de ter comprado,
    ou seja muitos não teriam comprado se antes tivessem visto o primeiro jogo em Macaé.

    a mesma coisa estão fazendo em 2015. “enganando” os torcedores vendendo os ingressos ANTES do primeiro jogo em PELOTAS,, temendo uma DERROTA para o Brasil que certamente diminiría bastante a venda de ingressos, se estes fossem vendidos apenas depois do primeiro jogo e voltassem com uma derrota.

    1. Só tu mesmo para pensar que se ganhar ou perder, jogar bem ou mal, vai fazer diferença sobre a presença da torcida no jogo de volta. Se fosse assim os “arrependidos” não teriam ido ao castelão ano passado. Ah Brasil II…

    2. Quem há tempos engana o torcedor é o teu presidente macho véi. Só empurrando pirulito na boca de vcs e ainda os declaram o maior presidente da história. Vc está preocupado com a Série C errada amigo. Tá se preocupando com a de 2015, quando deveria estar pensando na de 2016. Saudações Tricolores….

    3. Ô cara dor de cotovelo nestes tempos modernos é o ridículo do ridículo do ridículo, é só o Leitão mandar vender antecipadamente os ingressos do jogo contra o Macaé com provavelmente o time já rebaixado, caixão fechado, prego batido e ponta virada , aí a 1,99 nem o mais fanático alvinegro vai, te manca cara, prá escrever asneiras é mió calá.

  14. Carlos Lima,
    Fale isso pro Jorge Mota !!!
    Te aconselho a falar bem de longe, tá ?!?!?!?!
    NÃO TEM NADA DISSO !!!
    NEM PASSA PELA CABEÇA DO JM!!!
    Ele quer é o título, se você está querendo saber !!!!

  15. Imagina aí o cara às 22:16 da noite sem conseguir dormir pensando no Fortaleza, é demais!!!

    A única coisa que me preocupa é com a produção do time no primeiro jogo. Que o time jogue bem tentando ganhar.

    Qualquer resultado adverso lá, esperamos que não aconteça, REVERTEREMOS aqui com a massa empurrando, e tenho dito.

    Chora mais que tá pouco!!!

  16. Vou nem entrar em detalhe sobre os Correios tá certo GRAZIANE ?!

    Esse CARLOS LIMA é uma figura:
    Além de ficar sendo repititivo nos anos do LEÃO DE AÇO na Czona(que torcedor como ele merece e vai acabar conseguindo), insiste em ficar fazendo COMPARATIVOS com “A” ou “B”. Já já vai ter de incorporara aos seus COMPARATIVOS o “C” também.

    Quer dizer que 32.000 Brasileiros TRICOLORES são abestados porque estão antecipando a compra de ingressos !
    Até parece que você meu caro CARLOS LIMA desconhece que no futebol de primeiro mundo(Europa), quando do início de uma temporada, são vendidos nem ingressos e sim BOLETOS DE JOGOS DA TEMPORADA INTEIRA dos respectivos Clubes, e cada torcedor tem a opção de não comprar todos, mas devem escolher os jogos que lhe derem na telha.

    LEÃO DE AÇO vai ter de se preocupar com Macaé e Oeste somente em 2016 !

    LEMBRANDO sempre, que Macaé vai ser o último jogo da rodada da Bzona(que é mais ou menos) de vocês aqui na Arena, e a pergunta de sempre é:

    MACAÉ NA ARENA… LEMBRA ALGUMA COISA ?

    No nosso caso foi uma ficada de mais um ano.

    Desta vez, a visita dele(Macaé) pode ser mais DOLOROSA, pois a gente sabe que numa queda, a gente sempre se machuca.

  17. Carlos Lima teu milionario time já sentiu a força do Brasil de Pelotas em 1985, levou um vario de 4×0, mas o Leão tem que entrar focado e determinado, afinal o favorito é o Brasil.

  18. Eu acho que quem tá arrependido são os torcedores alvipretos em votar no Evandro Suino, para deputado estadual, tái o resultado seus bestas, ah sim no proximo ano tem eleição e o Robson de Castro é candidato a vereador, votem nele.

  19. É muita bobagem para uma coluna só, estou escrevendo apenas para dizer que acredito muito em planejamento e organização, não garante mais aumenta a possibilidade de dar certo. nós tricolores temos que apoiar as ações da Diretoria e a equipe em campo, lotemos o Castelão mais uma vez, coisa que o VôVô só consegue com ingressos de R$5,00. Vamos torcer, vibrar, aplaudir, empurrando o time a uma vitoria definitiva. Quem sabe faz a hora não espera acontecer, e a hora é agora. FORÇA LEÃO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *