A meta do Fortaleza agora tem nome: Brasil de Pelotas

Brinquei aqui no blog semanas atrás sobre o Fortaleza que, desde que se classificou para o mata-mata vive preso no seu Dia da Marmota, acordando sempre no mesmo dia, lembrando do filme Feitiço do Tempo. Neste domingo, entretanto, o propósito ganhou identidade e será o Brasil, de Pelotas, distante mais de 4500 km de Fortaleza..

A equipe xavante fez 29 pontos e ganhou a vaga do Juventude e do Guarani de Campinas em função do saldo de gols. O time vinha bem na competição, mas entrou em péssima fase depois que perdeu Leandrão para o Vasco e Alex Amado para o Ceará. Ainda assim, na rodada final e com muita gente apostando contra, conseguiu chegar ao mata-mata batendo o Tupi em Minas Gerais por 2×0.

O Brasil é uma equipe difícil de ser derrotada. Tem uma torcida apaixonada demais. Foram apenas 3 derrotas em 18 jogos, 30 gols marcados, 20 sofridos na primeira fase. No decorrer da semana, em todas as plataformas do O POVO, vamos analisar o adversário e a preparação do Fortaleza, que venceu o Águia por 4×1 e ficou com o primeiro lugar em função da vitória do ASA sobre o Vila Nova.

Os confrontos:

Fortaleza x Brasil
ASA x Tupi-MG
Portuguesa x Vila Nova-GO
Londrina x Confiança.

Todos terão transmissão dos canais EIMAXX e EIMAXX2, tanto na ida como na volta

Fernando Graziani

Sobre Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Já cobriu duas Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

79 thoughts on “A meta do Fortaleza agora tem nome: Brasil de Pelotas

  1. Agora é estudar o Brasil de Pelotas, jogar bem lá e ratificar a classificação em Fortaleza.
    O Fortaleza fez um bom 1º tempo, cozinhou “o galo” no 2º tempo, não correu riscos e sofreu um gol por um acaso do futebol. Faz parte.
    Fé em DEUS. Vamos subir!!!!
    BORA LEÃO, aguerrido, vibrante e forte.

    1. Isso, Leandro, faça isso, já que uma certa camisa preta e branca não dá a você a menor vontade de usar, de tanto desgosto.
      Apesar de tudo e de todos que torcem contra, vamos subir e o CSC vai cair.
      A camisa do Luverdense já está guardada aqui comigo também.
      BORA LEÃO!!!!!

    2. A mais linda de todas,a alvinegra? A uso quase todos os dias…Na academia,no barzinho,na praia…Pra mim não tem essa de fase ruim…E queimar pra quê? Nesses últimos 6 anos vocês queimaram o abadá de bloco bem chinfrim ? Peguem ar não,eternos sofredores…
      Podem até subir,mas vai ser o eterno Leão da TERCEIRA…#6C…

        1. Qual o problema de eu ter um closet na minha casa? Você me conhece? Sabe do que eu vivo? Ou é uma referência sexual?
          Bom…Você que não merece ser levado à sério,cara…Se atenha ao futebol,foco do blog…

      1. Só pra constar: me refiro à camisa ridícula que a torcida de vocês mandou fazer mesclando o Sampaio Corrêa, o Oeste e o Macaé – time que rebaixará o Kanal este ano. A do teu time… Essa num dá nem pra classificar como camisa

  2. Brasil de Pelotas ?

    Mas os profetas alvinegros não diziam desde o começo do ano que o adversário tricolor seria o Tombense ? E depois a Portuguesa ? E depois o Guarani ?

    Parece que esse ano eles estão mais “inspirados”/do que nunca.

    Sobre o jogo de hoje, finalmente uma boa atuação. Mostrou que qualidade existe, apesar de Lúcio Maranhão e Adriano tentarem de todas as formas atrapalhar.

    Quem quer subir, não escolhe adversário. Respeitamos o Brasil de Pelotas, mas queremos a vaga.

    Saudações Tricolores.

    1. Desculpe, é que diferente dos sofredores tricolores, não precisamos acompanhar a série C. Por isso erramos os nossos “prognósticos” sobre o adversário de vocês.[

      Agora, na boa…. se não passar pelo Brasil de Pelotas, um time que está em queda livre, a carniça já poderá ser tombada como Patrimônio Nacional da Série C.

      Saudações Alvinegras

      1. De fato, pra apostar em Alex Amado e Alan como solução, fica claro que nem dirigentes e nem torcedores canalenses tem acompanhado a série C.

        Porém, o Brasil de Pelotas parece que passou a despertar repentinamente a simpatia de certa legião de sofredores locais.

        Parece que por algum passe de mágica, o time gaúcho tornou-se a única esperança de alguma felicidade no curto prazo.

        Hehehehehe…

        Saudações Tricolores.

        1. Bom mesmo é apostar em Lúcio Maranhão e Adriano como esperança de gols. Hehehehe…

          E não estava sabendo do fato que o Brasil de Pelotas já ganhou a simpatia dos sofredores de abadá.

          Saudações Alvinegras.

          1. Deveriam fazer uma estátua dele, afinal, o maior feito da carniça nos últimos anos foi tirar o nosso penta. E na sorte.

            Saudações alvinegras

  3. E a turma arrogante do canal se deu mal, porque o LEÃO DE AÇO venceu por 4 X 2 o Águia de Marabá. Mas não gostei da zaga do time. Parecia que precisavam ser apresentados o Lima e o Adalberto, porque o time da Série D entrava fácil na defesa tricolor. Chamusca, treine mais saídas de bola e bolas paradas. Outra coisa, pelo amor de Deus, esse Lúcio Maranhão é muito ruim, mas muito ruim mesmo. Agora nossa luta vai ser contra o Brasil de Pelotas, ui. VAMOS SUBIR!

  4. será que tinha algum torcedor preocupado com o Vice Lanterna da chave o águia de Marabá ?
    eu garanto que o meu time que joga nos finais de semana não perde para o águia de Marabá
    engraçado que contra o Asa de Arapiraca e contra o Confiança, foram 4 jogos, uma vitória do Asa e uma vitória do Confiança, e dois empates. ou seja, não ganharam de goleada,e seguramente o Brasil de Pelotas não deve ser inferior ao Asa nem ao Confiança, se não for do mesmo nivel é melhor do que os dois. então se quiserem comemorar antecipadamente a classificação, como fizeram em 2012 (Oeste ) e 2014 (Macaé) fiquem a vontade. mas por favor
    não quebrem as cadeiras da Arena Castelão, nem em caso de classificação nem se forem eliminados pelo Brasil de Pelotas.

    1. Ah Carlos Lima, já que esse seu “time de fim de semana” é tão bom assim, coloca ele pra jogar na série B no lugar do timeco do terreno emprestado, quem sabe passe menos vergonha.

      😉

      Saudações Tricolores.

      1. Robson, passar VERGONHA o seu time tem PHD e Doutorado na Série C,
        me diz se existe uma VERGONHA maior do que escapar da SÉRIE D, faltando 5 minutos para acabar o jogo e implorando ao adversário ajuda ” deixa a gente fazer mais um Gol (Carlinhos Bala ). eu te garanto que nunca o Ceará passou por tamanha humilhação.
        vergonha é um time participar de uma Série C por 13 vezes (1987,1990,1995,1996,1997,1998,1999,2010,2011,2012,2013,2014,2015) e vergonha maior é nunca ter conseguido o acesso dentro de campo.
        Robson, eu te dou um conselho, não toque no assunto “passar vergonha” quando quiser ZOAR o Ceará,, porque se tem um time CATEDRÁTICO no assunto, esse time é o seu.

  5. E O MANTRA DÁ CERTO: ” ÁGUIA DESCEU – LEÃO SUBIU “! Vamos lá, maior galera do estado: ” ÁGUIA DESCEU – LEÃO SUBIU “; ” ÁGUIA DESCEU – LEÃO SUBIU “!………………………………………………………………………………E O CANAL SE LASCOU! Que, Que, Que, Que, Que…………………………………………………………………………………CARNIÇA!

  6. o ruim quando se ganha de goleada de um time mambembe como o águia de Marabá
    é porque os torcedores ficam super entusiamados e passam a acreditar que no Mata-Mata
    vão ganhar de goleada do Brasil de Pelotas também. e depois quando são eliminados ,como
    foram em (2012) Oeste e em (2014) Macaé,, descontam nas cadeiras do PV ou da Arena Castelão.

  7. Se a chegada do mata mata anda deixando a torcida tricolor preocupada, a boa atuação de hoje deixou os alvinegros desesperados.

    Está aí o Carlos Lima que não me deixa mentir.

    Hehehehehe…

    Saudações Tricolores.

    1. Robson, você viu essa “BOA” atuação contra o ASA de Arapiraca ???
      viu essa “BOA” atuação contra o Confiança ????
      ter “BOA” atuação contra uma “galinha Morta” não é mérito è obrigação.
      como foi em (2012) a atuação contra o OESTE ???
      como foi em (2014) a atuação contra o MACAÉ ???
      quantos comprimidos para dormir você vai tomar antes dos dois jogos contra
      o BRasil de Pelotas ????

  8. Bela campanha na primeira fase, como no ano passado. Agora, o adversário será bem mais forte que em 2014. O Brasil de Pelotas é um time tradicional…venceu o tupi em minas e deve vencer em seus domínios o stela. A chance é aqui compensarem a derrota certa lá…

    1. O Adversário mais fraco que o Brasil, foi o campeão da série c ano passado e está com t ponto à frente do ceará esse ano e vem em má fase na competição há 7 jogos não ganha, mesmo assim tem cinco pontos na frente, tem horas que é melhor calar a boca e não falar besteira

  9. Sempre agradeço ao time “Código de Barras” por ter dispensado o Maranhão!!!
    Só passei a observar esse jogador quando ele veio para o Fortaleza, nada do tempo do
    Guarany de Sobral e nem do Kanal, onde ele nem chegou a jogar e se contaminar.
    Mas logo me chamou a atenção e, com os ensinamentos do Chamusca, seu crescimento foi fantástico! No jogo de hoje ele mostrou toda a sua evolução e valor, que tende a crescer
    ainda mais. Ele ainda é muito novo!
    Ainda bem que a Série C é completamente esquecida pelos grandes times, e assim, o Maranhão pôde continuar no Fortaleza. A diretoria, que não é boba, logo tratou de
    renovar seu contrato e estabelecer nova multa rescisória. Certamente vai render um bom
    dinheiro ao cofre tricolor! Enquanto isso aproveitemos para usufruir do seu belo futebol !!!
    Vaaaaaaaleu, Kanal !!! Enquanto isso vá aturando seus Cametás, Charles & Cia. !!!

  10. eu sinceramente teria VERGONHA do meu CEARÁ, se ele ficasse por 12 anos na Terceira Divisão, ficar uma vez ou quem sabe duas pode acontecer ,o Bahia se não me engano ficou dois anos na Série C, o Náutico também, o Vitoria da Bahia ficou 1 ano, o Fluminense ficou também 1 ano. etc..etc..agora ficar 12 anos é vergonhoso

  11. eu tenho o mesmo pensamento do Fernando Graziani, de que o primeiro jogo
    em uma Mata-Mata, é decisivo . se observarem os resultados dos Mata-Mata da Série C
    dos ultimos anos, vão verificar que na grande maioria deles os times que venceram o primeiro jogo, conseguiram a vaga no jogo da volta. no caso do Fortaleza é pior porque os jogadores
    sabendo do “TRAUMA” que acompanha o time, que sempre é eliminado em casa (Oeste, Sampaio Correia, Macaé ) simplesmente eles “AMARELAM” em campo,,portanto caso o Brasil de Pelotas vença o primeiro jogo (1×0,2×0) as chances de conseguirem o acesso são muito grandes, porque iriam enfrentar um adversário ” com traumas” do passado, e pressionado por uma torcida sofrida e desesperada na Arena Castelão. e quem joga futebol sabe, que nenhum jogador com raras exceçoes consegue jogar o que sabe numa situação de pressão psicológica, os exemplos citados (Oeste, Sampaio, Macaé) provam isso.

  12. Dos que tinham chances de classificar do lado deles, depois de Portuguesa, Guarani e ainda o Tupi, não podíamos ter pego adversário melhor.

    Esse Brasil de Pelotas não é de nada !
    Eles tão igual um time acolá, que até hoje choram a perda de jogadores no início da temporada.
    Esse Brasil, depois de passarem quase o campeonato todo liderando o grupo deles, bastou perderem 2 jogadores que o time desandou e, graças a gordura acumulada, ficou 1 ponto a frente de mais 3 equipes, sendo que para o Juventude, a falta de 1 gol tirou-lhe a vaga.

    FORTALEZA é que precisa parar de OSCILAR nos jogos, principalmente nos segundos tempos, pois é Incrível como o time perde qualidade, quando alcançam os 20, 25 minutos.
    Nesse jogo contra o Águia por exemplo: CHAMUSCA era pra ter pedido pra diminuírem um pouco o ritmo do jogo, pois quem tava desesperado pelo resultado eram eles(Águia).
    Não tinha porque tá correndo tanto, que acarretou em vários erros e contra ataques pra eles. Por pouco não complicamos o jogo.
    Maior POSSE DE BOLA, não quer dizer que houve um domínio total.
    Precisa-se usar essa posse para cadenciar o jogo, e até aproveitar os espaços que com certeza se abrem durante o jogo.
    IMPORTANTE é que conseguimos o objetivo da 1ª colocação, e espero desta vez dá tudo certo.

    Falando do time em um todo, digo só que: acho jogadores e CHAMUSCA acabaram lendo nossos comentários nos blogs de futebol.
    Principalmente SOBRALENSE e TINGA que me surpreenderam satisfatoriamente, pela determinação e entrega no jogo.
    Falo somente dos dois pelos simples fato de EU mesmo, ter-lhes criticado e cobrado muito aqui.
    Em especial o SOBRALENSE que ontém mais uma vez, jogou ocupando os espaços que sempre defendi que ele poderia render o seu futebol em prol do time(atrás da linha da bola).
    CHAMUSCA precisa chegar nele e EXIGIR que jogue sempre nessa faixa de campo, pois ele(Sobralense) tem capacidade de armar o jogo e ainda deixar os espaços pra quem joga na frente e chega de trás(como ele mesmo).
    Pra mim, se não tivessem dado tantos espaços para o adversário teria sido uma partida perfeita.

    Por fim:
    Chegamos a ficar na cara do gol mais uma vez(2 jogos).

    Espero que nosso LEÃO DE AÇO acredite que pode sair de uma vez por todas desta maldita Czona(que QUASE ninguém merece), e desta vez…

    … NÃO DEIXEM ESCAPAR MAIS ESSA OPORTUNIDADE !

    NÓS(torcedor) agradecemos antecipadamente.

    1. lembrem-se que o Brasil de Pelotas passou todas rodadas da primeira fase entre os 4 primeiros colocados, só pra lembrar o Nena já fez mais gols q o Leandrão…..

  13. Nação tricolor,a hora agora é de lotar aquele estádio pequeno pra nossa torcida como sempre foi,ratificamos ontem o que falamos desde o começo do campeonato,o fortaleza tem o melhor elenco da série c,temos um padrão de jogo e jogadores decisivos,assim como foi no cearense esse time vai entrar focado pelo acesso,não liguem pro que vão falar do Fortaleza nesses dias,vão tentar de toda forma desestabilizar nosso elenco,vão tentar tirar jogadores do Fortaleza mais esse grupo ta fechado galera,e o time do kanal a gente nem comenta não,pq eles já estão em fase terminal.
    Vamos apoiar até o final esse time até o final.
    #boraleaoooooooo

  14. Bom dia Srs! Graziani, sabes dizer quando ficará definido essas datas e horários do mata-mata?

    Acho essa indefinição um desrespeito às instituições, deviam ter definido pelo menos os finais de semana, pelo menos isso…Ja ouvi falar que o o primeiro jogo pode ser já nesse fds, dia 03/10…Isso fere toda uma programação….

  15. Brincadeiras à parte, mas como frescam esses torcedores alvinegros, e mais em questão Leandro Gonçalves e Carlos Lima!!!! Será uma forma de esquecer o sofrimento que estão vivendo? Sim, pois, em nossos melhores sonhos, jamais viríamos o Cairá nessa condição em que se encontra…
    Quanto às camisas do CLOSET (rsrsrsrrsr), já deve ter se arrependido de ter comprado a do Oeste e a do Sampaio, pois esses dois timões, ao final, terá ajudado na queda do seu time, Leandro!
    E quanto a camisa do Macaé, eu, sendo você, a jogaria fora, o quanto antes, pois o pior pode acontecer, justamente, contra ele no castelão…
    E quanto a sermos eternamente de terceira, o que me diz daquela frase imbecil estampada em suas camisas, “NUNCA FUI DE TERCEIRA” ????? Acho bom jogá-la fora TAMBEM…
    E, voltando ao que realmente interessa, o Brasil de Pelotas, certamente, não é nenhum bicho de sete cabeças, pois se fosse, teria terminado a campanha , isoladamente, em primeiro lugar.
    E, se estamos na chuva, é sim, pra nos molhar!!!
    E vai dá Leão, garanto!

    1. Pois tá bom,Marcos,esquece o “nunca fomos de terceira”… Pois bem,acredito na queda de divisão do alvinegro…Mas mesmo assim ainda vou poder entonar: nunca passaremos 6 anos na terceira…

      E sofrimento? Se tem um tipo de torcedor que não pode zoar ninguem em matéria de sofrimento são vocês…É uma tremenda piada,ver vocês se colocando já na segundona…Assim,tudo é possível,mas não deixa de ser grotesco ver tamanha euforia,tendo em vista os últimos 5 anos…Como o tempo é bom…Porque fazer esquecer tamanha e historica vergonha,vexame a mediocridade só o tempo mesmo…
      Continuem no sonho…
      Quanto melhor o sonho,melhor o pesadelo do acordar…
      Vamos Pelotas!

  16. Minha bola de cristal digital informa: a terceirona de 2016 será um torneio CERN ampliado já com Ceará, América e ABC garantidos e um felino a caminho, já que o Mauro Carmélio que tem prestígio de sobra “com os homens” está garantindo a presença do Ferrim e do Alecrim que serão ressuscitados por decreto numa avaliação do ranking nacional feita a partir desde 1914. Aí com Salgueiro, Botafogo, Imperatriz, Remo e River será a glória. Só fica faltando mesmo o ìbis.

  17. A primeira meta foi alcançada, nos classificamos e em 1º lugar geral da série C. Agora temos que focar no Brasil de Pelotas, estamos com o elenco todo disponível e se forem para campo com disposição, temos chances clara de nos classificar para a série B. Espero que o Técnico a partir de hoje comece a trabalhar o dia a dia do nosso Leão com o foco nesses 2 jogos, pois vamos ter um adversário difícil, embora tenha caído um pouco de produção após perder os 2 jogadores citados pelo Graziani. Acho que não vão poder jogar no seu estádio, por não ter capacidade para 10 mil torcedores como determina o regulamento da competição, já é uma dificuldade a mais para eles, por ter que jogar em outro campo. Vamos em frente, eu estou confiante. Os torcedores do outro time que aqui comentaram e tentaram diminuir o feito por nós até agora alcançado, têm mais é que continuar torcendo por 11 times, ou seja, Brasil de Pelotas e os 10 adversários do Macaé para ver se eles escapam do rebaixamento e nós não atinja nossa meta.

    1. Parece piada o povo do mesmo estado torcendo pra ficar na serie C… me sinto burro nessas horas… sou nordestino tenho orgulho….mas meu povo….deixem de ser burros… o ceara tem que ficar na B e o fortaleza tem que subir…enquanto isso os mineiros se uniram e rebaixaram o ceara… e outros times mais farao isso…. deixem de ser tao idiotas…pqp

  18. Calma Carlos Lima, nada é pra sempre, ou seja o Fortaleza não vai ficar pra sempre na serie C, nem o time do Kanal nunca vai deixar de experimentar a serie C, portanto vamos confiantes nesse acesso em 2015, e sempre respeitando o adversário afinal, quem ganha campeonatos, acessos e partidas de vespera é o time kanalense, e o pior caso o Fortaleza suba, o desespero dos kanalenses vai ser enorme, pois eles vão ficar desesperados, não vão deixar os jogadores em paz, exigindo que o time permaneça na serie B, mas torcida vamos passo a passo, só espero que o Chamusca não invente nada de anormal para os dois jogos.

  19. EU FICO HORRORIZADO COM A ARROGÂNCIA E A INVEJA DA MINORIA DESCOLORIDA QUE FICA SECANDO O REI LEÃO. QUE COISA MAIS FEIA. SINCERAMENTE, EU NÃO ME METO NOS BLOGS DA CARROÇA DESESPERADA, NÃO. APENAS DESEJO QUE SE FERREM, SÓ ISSO. ….. SAUDAÇÕES TRICOLORES!

  20. Tricolor já esta contando vitoria, tá achando facil ganhar da galinha morta do Brasil de Pelotas, já que o time é cheio de ex jogadores que passaram nos times ruim do estado do Ceara, e tem muitos velharia, vamos aguardar as cartas……O JOGO DO SECULO…..

  21. Tenho quase nada a ver com isso, mas

    Jogo que tá pra: JOGO DO SÉCULO, é esse de hoje no Castelão !

    VACILOU… pode “inrrolar” a bandeira e ir pro fundo da rede.

    LEÃO DE AÇO entra em campo somente daqui a 15 dias.

    Até lá, ainda poderemos respirar BONS ARES pois estamos caminhando sãos e salvos !

    O ar de hoje é que tá uma verdadeira M…”onstruosidade”

    Ó o umbigo !

    Como EU disse, tenho quase nada a ver com isso. MAS VOU TÁ DE OLHO.

  22. Calma Chico Caucaia, o jogo do seculo é Ceará x Macaé na ultima rodada da serie B no Casteleão, quando chegar nesse jogo o mandato do seu amado presidente Suino já terá acabado e logico que ele vai entregar a batata quente para o Castrinho, pois ele como todo politico não vai querer manchar seu nome como presidente que rebaixou o kanal, mas vamos falar de coisa melhor no caso o Fortaleza Esporte Clube, como todo mata mata, é sempre perigoso e os detalhes podem decidir vaga, portanto o Fortaleza tem que ser infalível.

  23. Respeito, muito respeito ao clube Xavante, mas de boa, sou tricolor e acho sim que podemos vencer.Inclusive Lá.
    Seriedade, foco, respeito e CORAGEM.
    Sou nordestino e não arrego …
    pra cima leão

  24. Por isso que nosso futebol e tão desvalorizado, pq a alegria da torcida do ceara e quando o Fortaleza perde e a alegria da torcida do Fortaleza er quando o Ceará perde ! Gente séria melhor pra todos nós aqui do nordeste que os dois estivesem na série A seus bando de desocupados!

  25. O Xavante vai ficar com essa vaga! Da mesmo forma que aconteceu no ano passado vamos derrubar o time de melhor campanha, cheio de medalhões de série A.
    O Xavante nunca joga sozinho, estaremos em Fortaleza! E pasmem pelo menos uma excursão sairá de ônibus de Pelotas! Mas antes disso o caldeirão, bento freitas, vai ferver em Pelotas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *