Fortaleza empata com o Confiança no Castelão, mas as vaias foram injustas

dudu 1

Matematicamente foi confirmada neste domingo  o que todo mundo já sabia faz tempo: a classificação do Fortaleza para a segunda fase da Série C, a decisiva para o time voltar ou não para a Série B do Campeonato Brasileiro.

O empate diante do Confiança em 1×1 mostrou um tricolor ofensivo, mas errando demais no ataque, mais uma vez perdendo muitas chances. Adriano Martins fez a sua estreia e em pouco tempo mostrou o que também todo mundo já sabia: ele não é centroavante, cai muito pelos lados e mostrou velocidade. Foi uma atuação discreta. Maranhão se equivocou demais nas decisões. Atrapalhou vários contra-ataques, irritou a torcida, se irritou e irritou os companheiros. Daniel Sobralense foi pouco intenso. Quem levou o time para a frente: Éverton e Corrêa.

Dudu Cearense fez um gol espetacular e teve um índice de acerto de passes muito bom.  A qualidade na saída de bola ganha demais, mas há um efeito colateral importante e que depende também da ajuda defensiva dos laterais. Com Dudu, o poder de marcação da equipe diminui por causa da ausência de velocidade que tem Auremir, por exemplo, e o Confiança teve boas chances, especialmente no primeiro tempo, quando Ricardo Berna mostrou que está com os reflexos em dia. Mas Dudu Cearense, repito, foi muito bem.

O Confiança foi valente. Conseguiu o empate aos 45 do segundo tempo porque jamais desistiu. Robinho fez o gol de cabeça em uma falha clamorosa de Tinga. O lateral direito do Fortaleza simplesmente largou a marcação, se distraiu, não viu  atacante chegar na área. Uma bobeada grande.

Sobre o planejamento para o mata-mata, ele já começou. Maranhão e Corrêa receberam cartões amarelos e estão suspensos. É hora de verificar quem está mais desgastado e quem ainda tem cartão para tomar. O que vale a partir de agora é o que sempre valeu: entrar com força máxima nas duas partidas mais importantes do ano.  E as vaias deste domingo foram um grande exagero. Aplausos também foram ouvidos, até numa tentativa de abafar as críticas da própria arquibancada. A torcida se dividiu.

Fernando Graziani

Sobre Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Já cobriu duas Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

42 thoughts on “Fortaleza empata com o Confiança no Castelão, mas as vaias foram injustas

  1. Caro Graziani, também achei as vaias injustas, foram poucas diante da economia de futebol que o Fortaleza EC vem apresentando nos últimos jogos.

    Aliás, essa queda de rendimento vem em um momento crítico: as vésperas do mata mata. Pior é ouvir o mesmo discurso de jogadores, técnicos e diretoria: que o resultado vai servir de alerta. Ora meus amigos, o alerta vem sendo dado a algumas rodadas e nem por isso adiantou de alguma coisa.

    Com todo respeito ao adversário, hoje era jogo pra vencer e vencer bem, em vez disso, vimos mais um vacilo da zaga no apagar das luzes resultar em mais um resultado frustrante.

    O mata-mata vem aí e o discurso de tolerância com erros repetidos não é o que a torcida tricolor espera receber do time.

    Abre o olho Leão !

    Saudações Tricolores.

    Entendo que vaiar e cornetar é legítimo demais. Entendo que a torcida do Fortaleza é exigente e está de saco cheio de ficar na terceira divisão, mas igualmente entendo que não há qualquer relação dos jogos da primeira fase com o mata-mata e que, hoje, o Fortaleza foi ofensivo, tentou as vaias foram inadequadas, apesar de sempre defender o direito dela aparecer.
    FG

  2. Correta a sua visão do jogo, GRAZIANI.
    O futebol é o imponderável. Se nós fizéssemos uma análise dos jogos de ida e volta até aqui, o Fortaleza teria sido desclassificado TEORICAMENTE por ASA e CONFIANÇA em um suposto “mata-mata”, pois perdeu uma e empatou a outra com essas equipes.
    Em compensação, teria eliminado o VILA NOVA (um bom time) e o AMÉRICA/RN e muitos outros adversários.
    Acho que o Fortaleza relaxou, estava ganhando e achou que o Confiança não faria o gol.
    Fica a lição: 1×0 não é placar, não garante nada.
    O ataque errou muito, precisa ser mais objetivo. Tinga, assim não dá… Mais atenção na defesa.
    Gostaria de dizer que os outros também erram, não é só o Fortaleza. A diferença no “mata-mata” será: QUEM MELHOR APROVEITARÁ OS ERROS DO OUTRO? Porque de uma maneira geral, há um equilíbrio.
    Na fé, estamos com o LEÃO.

    1. Nem 1×0 e nem 2×0 garantem nada! Vide jogos como Sampaio Correa em 2013, estava 2×0 e terminou 2×2. Contra o River e contra o Aguia, nesse ano, q tb estavam 2×0 e terminaram 2×2. E ainda teve o “quase vacilo” contra o Salgueiro q estava 3×0 e eles fizeram 2 gols seguidos e diminuiram pra 3×2, antes do Leao matar o jogo com o 4o. gol.

  3. Nossa a seleção cearense empatou com o confiança foi?a torcida do flortaleza anda com a pulga atrás da orelha que mesmo o time líder da GRANDÍSSIMA SERIE C,meteu vaia já pensando no pior……olha o mata -morre ai gente!!pessoal já estou até esperando o primeiro a vir com a contra resposta com certeza será o semi-deus do blog,vocês tem ideia de quem seja?esperem e verão!

      1. Lindo não é, mas é compreensível, dado o momento em que os dois times vivem.

        Agora lindo mesmo foi a doidinha que o Sampaio deu no patrimônio cearense da terceira divisão, em 2013. Até hoje deve ter tricolor tendo pesadelo com o Arlindo Maracanã e Paulo Sérgio.

        Saudações Alvinegras

  4. Terminou Fortaleza Esporte Clube 1 X 1 Confiança. Vaias bem dadas, porque no mata-mata vai ser pior que isso. E os atacantes continuam ridicularmante perdendo gols. O Daniel Sobralense, que quer ser craque, parece mais um perna-de-pau perdendo gol feito. O Adriano é outra ruindade que veio ganhar dinheiro fácil no Leão do Pici. O Éverton não fez nada. O Tinga parece uma moça, não impediu o gol do Confiança. O Correia está cansado demais para ser nosso capitão. E o Chamusca é aquele previsível de sempre. Não tem plano B. Tristes Saudações Tricolores.

  5. o Mata-Mata, tá chegando, e tenham certeza de uma coisa, o adversário da outra Chave que pode ser um desses três ( Juventude ou Portguesa ou Brasil de Pelotas ou Londrina ) são melhores tecnicamente do que o Confiança..e observem que contra Vila Nova (2 jogos) Asa de Arapiraca (2 jogos ) e Confiança (2 jogos ) mostraram que poderiam ser eliminados num mata-mata..porque no jogo da volta o Vila nova merecia ter ganho o jogo. e Asa e Confiança venceram em casa e empataram na Arena Castelão. enquanto vocês ficam “secando” o Ceará e esquecem de torcer pelo time de vocês.. o mata-mata tá chegando.

  6. O problema é que o Maranhão acha que joga mais do realmente sabe. Mas esperar o que dos jogadores que existem hoje no Brasil? Como disse uma vez o craque Romário. Hoje, no Brasil, o jogador que sabe dá um chute na bola já o consideram craque. Quem sabe jogar bola atualmente no futebol Brasileiro? Tem poucos jogadores medianos. O restante são peladeiros. Noventa por cento destes jogadores que jogam no Brasil, a uma década atrás, nem pra reservas serviam. Os caras não sabem dá um passe. Não sabem fazer um lançamento. Vejam os veteranos jogando, e vejam estes jogadores das últimas gerações em ação e vejam a diferença.

  7. Até que enfim o gol (golaço) do Dudu Cearense saiu. Espero que ele recupere, em breve, seu bom futebol e que venha trazer bons frutos ao Fortaleza!!!

  8. Se formos comparar essa rodada com os jogos dos nossos conterrâneos, o Fortaleza foi o que conseguiu melhor resultado perante outros do nosso estado. Resultado mais ou menos, mas vaga garantida e ainda mantendo a colocação entre os cabeças do grupo. A preocupação é guardar as energias para o jogo do mata-mata!!!

  9. Porque tanta preocupação da torcida do terceiro time do estado, todos no tricolor já se consideram classificados para serie B, desde o Tecnico, Jogadores e Diretoria…..

  10. O resultado pra mim é o de menos no caso, minha preocupação é com o rendimento do time no segundo tempo.

    O que foi aquilo meu Deus?

    Um futebol da pior qualidade apresentado pelo Fortaleza, desperdiçando contra-ataques um atrás do outro, perdendo gols, errando passes de poucos metros.

    Sem contar as falhas de marcação e o time deixando o confiança jogar tranquilamente.

    CHAMUSCA TEM QUE TREINAR ESSE TIME MARCAÇÃO SOBRE PRESSÃO.

  11. Pois na minha opinião… AS VAIAS FORAM JUSTÍSSIMAS.

    É INADMISSÍVEL você ver um time que almeja um ACESSO, jogando dentro de casa, mostrar um futebol IMPRODUTIVO daqueles.
    No esporte sabemos que tende-se a PROCURAR UMA MELHORA a cada competição.
    Atleta que é atleta sabe que uma apresentação, mesmo que essa tenha conquistada uma vitória maiúscula, sempre a de se procurar aperfeiçoar.
    Passar a mão na cabeça dos jogadores após esse jogo, é ACEITAR, achar que tá tudo bem, quando não tá.
    COMIGO NÃO !

    BERNA andou salvando;
    TINGA, maldita hora que ele foi pra seleção. Volta AUREMIR pra lateral;
    GENILSON se virou como deu;
    ADALBERTO parece só joga do lado do Lima. O “home” não subia uma gillete;
    RADAR, apesar da limitação, tentou fazer alguma coisa mas o seu futebol não deixa;
    DUDU se não faz um gol e um monte de faltas tinha passado despercebido;
    CORREA como sempre dando o sangue. Ficou muito preso por não confiar nas subidas;
    EVERTON batalhou como sempre;
    SOBRALENSE voltou a ser o SOBRALENSE ruin;
    MARANHÃO não passou de um “doidin” atrás da bola;
    ADRIANO mais na frente pode ajudar muito.
    ROMARINHO… MEU DEUS ! Parecia que tava com 1.000kg amarrado nas canelas;
    ELIAS sem ritmo nem pra dançar;

    A continuar nesse ritmo aí… PODE ESQUECER !

    CHAMUSCA precisa fazer alguma coisa pra REANIMAR esse time.
    FORTALEZA nesse jogo, ficou longe de ser o FORTALEZA que corre atrás de um ACESSO.
    Pra completar… tinham de levar um gol no final do jogo na forma que foi ?!
    TINGA parecia que tava na sala da sua casa esperando alguém pra armar uma rede pra ele deitar. ASSIM NÃO Dá.
    E nos próximos jogos como vai ser ?
    Será que vamos ficar igual mosca(rodeando, rodeando e só rodeando), e depois achar que tá tudo bem ?
    Me desculpem os experts e TORCEDORES que acharam que a equipe foi bem, mas essa é minha forma de ver o ESPORTE: SEMPRE A PROCURA DE UMA MELHORA E NÃO REGREDIR DE UM JOGO PRO OUTRO.

    Como sempre faço, agora vou ler o seu comentário meu caro GRAZIANE, e de todos que já participaram no POST de hoje.
    Faço isso sempre, pra não interferir no que EU penso.

    1. Se tivessemos o Berna no gol do Leao, já teriamos subidos no ano passado… Se ainda tivessemos o Deola no gol, o Confiança certamente teria vencido a partida, por 2 x 1 ou 3 x 1.

  12. Confiança, que é bom, o time do Fortaleza não passa de maneira alguma pra torcida. Ainda bem que eu, assim como milhares de tricolores, não fui ao estádio pra ver a mesma coisa: o Leão domina o jogo, faz um golzinho, perde outros dez, se acomoda e leva o empate no final. Isso dentro de casa, porque fora ele no máximo empata sem gols. E novamente frustra a torcida que tanto deseja ver vitória do seu Tricolor de Aço. E no mata-mata, como vai ser?

  13. Para variar um gol em bola alçada na área no minuto final. O Confiança foi prá cima e tinha de ir mesmo, Chamusca administrou cartões e quase se ferra, a meu ver será melhor ser segundoi que primeiro do grupo. Robinho está jogando o fino, bom ver isso, aqui chance zero e muita humilhação da press.

    1. Robinho é talentoso. Precisava mesmo jogar contra equipes mais fracas, na terceira divisão, pra ganhar experiência. Quando voltar ao CSC estará mais experiente e continuará a fazer gols no terceiro time do estado. =)

  14. Rapaz que partida essa do Fortaleza no segundo tempo, já to ficando nervoso com o mata mata antes do tempo rsrsr, tem que ter meios de motivar esse time, parece que ta desanimado, só quer jogar um tempo e assim não dar, se ao menos jogasse o primeiro e metesse 3 gols dava certo, mas o time ta fraco no ataque, Adriano não é atacante central, ele é a mesma função do Waldison a meu ver, mas não achei ruim isso, se tivesse o Ricardo de Jesus pra trabalhar com os dois e entrosar os mesmos poderia dar certo, mas o mais certo que eu sei é que o Fortaleza ta precisando de animo pois o nosso temido mata-mata ta chegando e eu assim como toda torcida do Fortaleza não queremos morrer mais uma vez.

  15. Ontem eu vi um time cansado no segundo tempo, o que não necessariamente é falta de vontade.

    Os 4 titulares suspensos terão duas semanas pra recuperar a forma física e técnica até o último jogo da primeira fase. Além dessas duas semanas, o time terá mais duas semanas pra recuperar o restante do elenco que está no DM.

    Na esperança que não teremos mais baixas importantes até lá, temos tempo suficiente pra colocar força máxima nos jogos decisivos, então a confiança (maldito trocadilho) na subida continua inabalável. BORA SUBIR LEÃO!!!

      1. A distância entre o último jogo da 1ª fase e o primeiro jogo da 2ª fase será de duas semanas. O primeiro jogo do mata-mata será no dia 10 ou 11/10.

  16. Fala sério, os torcedores de terceira acham mesmo que vão subir com um time que leva gol do Robinho? Acorda Alice, os times do sul sudeste tão num nível bem acima dessa turma do norte nordeste.

    1. E tua acha mesmo que vai escapar com um time que tem mazola, julio cesar, fabinho, vinicius e ainda por cima perde para um tal de bragantino e mogimirim? acorda abestado que teu time ta num nivel bem abaixo de todos eles

      1. Inclusive, abaixo de Brasil de Pelotas, Londrina, Portuguesa, Guarani, Juventude. Tem sorte q nao está na serie C esse ano, pois nao conseguiria subir nao.

    2. Considerando que o tal Alex Amado era o craque de um desses times do sul-sudeste, eu teria mais cautela em fazer tal afirmação.

      Se bem que ora quem torce pra um time que tanto apanha quanto dão nele, qualquer time razoável parece estar “num nivel bem acima”.

      Hehehehehe….

      Saudações Tricolores.

  17. CARA,
    Tão enchendo a bola do DUDU, dizendo que ele fez sua melhor partida pelo LEÃO DE AÇO, e ele próprio se diz satisfeito, mas…
    VÍ NADA DISSO, E ELE “TÁLI” PRA ISSO MESMO(jogar bola) !

    1. Ví um DUDU “tentando” se superar; matando jogadas por falta de pique(juiz foi condizente com ele em pelo menos duas chegadas duras empurrando o adversário pelas costas);
    2. Prendendo CORREA atrás que não arriscava muito nas subidas por medo da cobertura(que fatalmente faltaria);
    3. Pra mim, se ele não faz o GOL, só não teria passado DESPERCEBIDO pelas faltas que fazia, além do fato de ele tá lá pra jogar futebol.

    COLETIVO é a questão !
    E coletivamente DUDU ainda tá longe de ser o jogador(jogar com a bola nos pés é bom demais. ATÉ EU), principalmente na RECOMPOSIÇÃO das jogadas que estouraram nas mãos do BERNA que tava num dia muito bom.

    Chega desse negócio de tá passando a mão na cabeça de jogador e enchendo a bola dele quando consegue jogar um jogo inteiro, se não o cara vai se achar o tal.

    PIO QUE O DIGA !
    Quando o time tava tentando se encontrar, ele(Pio) se destacava com seus chutes e gols; os experts começaram encher a bola dele(Pio); o cara(Pio) se achou; e agora, que o time tá quase se encontrando(ainda tá faltando equilíbrio) o “home”(Pio) simplismente escondeu a bola, e quando entra, demonstra uma falta de COMPROMISSO sem tamanho.
    VAMO PARAR COM ISSO GENTE !
    Deixem de tá “enchendo a bola” de jogador que “tali” pra JOGAR FUTEBOL E RENDER, se não pode acontecer a mesma coisa com ele.

    Se DUDU também acha que foi bem… ÓTIMO !
    Que isso venha a ajuda-lo no restante da temporada, pois só quem ganha com isso é o nosso LEÃO DE AÇO.

    AGORA MENOS NÉ MOÇADA !!!!!

    Tô sendo exigente ?
    Tô sim ! e vou sempre ser assim.
    PORQUE ?
    Porque quero que o LEÃO DE AÇO desta vez saia desse atoleiro que é essa Czona(que QUASE ninguém merece), e uma das lições básicas do esporte é: TÁ SEMPRE QUERENDO MAIS.

    Quem tiver SATISFEITO que fique !
    EU vou sempre querer que o TIME JOGUE mais a cada jogo e “NÃO, que CAIA DE PRODUÇÃO”.
    E principalmente, que consiga METER AS BOLAS PRA DENTRO(bolas do jogo entenda-se), quando conseguirem criar as jogadas(que são as carradas diga-se).

    JOGOU MUITO…
    … FOI BEM DEMAIS !

    Ora, Ora, Ora !!!!!

  18. Ah!!! O ROBINHO fez gol, foi??? mas tinha que ser logo contra o campeão do manjadinho??? Imagina quando chegar no mata-morre e encarar atacantes mais qualificados. UAH UAH UAH UAH UAH UAH UAH UAH.

      1. Quando jogava num time inferior ou enfrentava times inferiores? Por que no Fortaleza. Até uma equipe com um jogador a menos consegue virar o jogo. Hehehe

        Cuidado com o mata-leão! Tá chegando!

        Saudações alvinegras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *