Ceará joga mal, perde do Sampaio e empaca na zona de rebaixamento

O Ceará conheceu sua nona derrota em 13 jogos como visitante na Série B do Campeonato Brasileiro. A vitória do Sampaio Corrêa por 1×0 deixou o alvinegro com 24 pontos, estacionado na zona de rebaixamento. Faltando 13 rodadas para o fim da competição, o alvinegro tem como meta vencer sete ou oito partidas para ter boas chances de não ser rebaixado.

O nível técnico do confronto foi muito baixo.  Com mais posse de bola no primeiro tempo, o Ceará, que não teve Mazola e Julío César e entrou com Vinicius no ataque, além de três zagueiros – Charles, Thiago e Sandro – insistiu em atacar pelos lados do campo, mas sobraram cruzamentos errados, especialmente de Victor Luis . O sistema ofensivo não conseguiu atuar agrupado e situação ficou complicada. Não é fácil compreender Alex Amado no banco.

O Sampaio fez o gol aos 21 minutos. Edgar aproveitou bem um cruzamento errado ofensivo para dominar a bola na linha de fundo;  Cametá estava fora de posição, Sandro demorou alguns meses para fazer a cobertura – pressionar o adversário de verdade – e Jheimy, com inteligência, tocou de cabeça após o passe de Edgar, antecipando  a jogada sem ser incomodado por Charles, Thiago, Carlão ou Guilherme Andrade.

No segundo tempo a partida seguiu  bem ruim e o Ceará continuou errando cruzamentos. No total, foram 22 que o time tentou na partida, 20 equivocados. As duas principais chances de gol do Ceará saíram dos pés de Ricardinho. Além de uma falta batida no travessão, o meio-campista que voltava de contusão deixou Rafael Costa na cara do gol, mas o atacante perdeu ótima oportunidade de cabeça, aos 28 minutos. Já o Sampaio foi ao ataque apenas na boa. Pouco incomodou o goleiro Luis Carlos e manteve menos posse de bola mas, organizado e seguro na defesa, o grande mérito da equipe, comemorou os três pontos. Agora o tricolor maranhense tem 42 – seis conquistados sobre o Ceará – e está na quinta colocação.

O Ceará, que no segundo turno soma 10 pontos em 18 disputados, recebe o Bahia, na terça-feira. Jogo difícil no Castelão diante da equipe comandada por Sérgio Soares e que está no G4.

Fernando Graziani

Sobre Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Já cobriu duas Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

29 thoughts on “Ceará joga mal, perde do Sampaio e empaca na zona de rebaixamento

  1. Derrota normal? Super normal meus amigos…Sampaio luta para subir e a gente pra não cair…
    Mas ta provado,pelo menos pra mim,que Ricardinho já é carta fora do baralho esse ano ..Bernardo já pode se aposentar,até o João Marcos consegue ser melhor…Ainda sobre o Ricardinho,sei que ele voltou de contusão,mas aí não da pra ficar utilizando o cara para ganhar forma em jogos tão decisivos como os que virão…

    Júlio César e mazola fizeram muita falta…E outra :me irrita o fato do Cabo não entrar logo de cara…Não entendo mesmo…Enfim…uma derrota normal pelas circunstâncias.Péssimo para nós pelo momento,pelo PRIMEIRO turno ridículo e vergonhoso…mas a rodada não foi tão ruim em virtude dos outros jogos…
    Tenho certeza que vamos ganhar do Bahia…Bola prq frente vovô…Pior já estivemos…Pensamento positivo…

  2. O Marcelo Cabo queria perder o jogo, e conseguiu. Pois entra com essa formação de hoje, é pedir pra perder de pouco. Essa derrota é totalmente culpa do Marcelo Cabo. Ou será que tem alguém no Ceará que dar ordens nas escalações no Ceará.

  3. Ah vá, alguém acreditou mesmo naquele oba-oba de ” campeão do segundo turno” ?!

    E olha que o time maranhense também não esteve em uma tarde muito inspirada.

    Minha única dúvida é se a foto do dirigente maior alvinegro e um jogador do Sampaio Corrêa trocando afagos vai ser tirada antes ou depois do EL desmaiar.

    Saudações Tricolores.

    1. Mas é claro que acreditamos, Robson! Da mesma forma que vocês acreditam no oba-oba de líder da Série C, mas quando chega o Mata-Leão, a história todo mundo já conhece…

      Tenho certeza que a qualidade técnica do time maranhense numa tarde não muito inspirada é maior do que a qualidade técnica dos times da terceira divisão numa tarde inspiradíssima. Hahahaha!!!

      E não temos raiva do Sampaio Correia. Pelo contrário, nos identificamos muito com a equipe. Também tem um estádio chamado Castelão e são acostumados a meterem a peia no patrimônio cearense da terceira divisão.

      A derrota do Vozão ontem para o Sampaio foi natural. Eles estão em grande fase e a gente em dificuldades. Em outra oportunidade damos o revide, já vocês, vão ter que esperar eles caírem para a terceira. Se caírem!

      Saudações alvinegras.

      1. Elementar “pequeno gafanhoto”, tão ingênuo assim, penso que será um choque quando descobrir que as crianças não são entregues por cegonhas.

        Mas voltando ao futebol, eu acredito que o Leão terá a oportunidade de disputar em um mata-mata seu acesso, se vai co seguir ou não, é algo que não dá pra saber agora.

        Até por que comemorar campeonato e acesso antecipadamente é característica da torcida alvinegra e não dos Tricolores.

        Pelo menos você conseguiu escrever algo que faz sentido: a derrota pro Sampaio ” natural”. Mas sejamos coerentes o “normal” para os times da zona é perder mesmo.

        Kkkkkkkkk…

        Saudações Tricolores.

      2. “Em outra oportunidade damos o revide” foi boa. Essa outra oportuninadade pode até ser possível, mas é improvável, visto que o time maranhense se encaminha pra o acesso e vcs para o descenso.

        1. Eu torço para que o Sampaio suba, afinal, quanto mais times nordestinos na Série A, melhor. Se subir, tentaremos encontrar com eles em 2017. Se não, ainda tem a Copa do Nordeste.

          E vocês, que desde 2013 ainda estão tendo pesadelos com o Sampaio? Ô Sampaio mau, meu deus… kkkkkkkkkkk

          Saudações Alvinegras

  4. o Ceará não precisa ser o campeão do segundo turno para conseguir os pontos necessários
    para se manter na Série B em 2016. o Ceará só precisa de 21 pontos + 24 pts= 45 pontos ou seja ,ele precisa de 7 vitórias, nos ultimos 13 jogos que restam,, sendo que ele vai jogar ainda
    7 vezes na Arena Castelão, e 6 jogos fora de casa. vai enfrentar em casa adversários diretos na luta para permanecer na Série B ( Abc, Boa Esporte, Macaé, Oeste ) ou seja o Ceará tem todas
    as chances para permanecer na Série B, não será fácil, mas já esteve muito mais dificil antes.

  5. Resultado normal ! Fora do normal foram os 2 ultimos resultados. Proximo resultado: EMPATE, ainda considerando a fantastica campanha no 2o. turno q ainda nos leva a CZona, a nao ser q consigamos uma campanha, melhor do q a fantastica campanha por mim imaginada !

  6. Pelas minhas contas conseguiremos mais 6 vitorias e 2 empates no restante do 2o. turno. Nao sei se com 45 pontos, conseguiremos escapar, a chance existe, por causa dos 2 resultados inesperados contra o CRB e o Nautico, mas ainda acho dificil. Tem q “combinar” com a turma que já está na faixa de 29 e 30 pontos e tem a mesma quantidade de jogos por jogar do Vozao!

  7. Três pontos na conta do seu CABO, pediu prá perder e perdeu, eu ñ entendo mesmo o q passa pelas cabeças desses treinadores do Brasil, como pode se escalar uns 200 zagueiros e uns 100 volantes prá enfrentar um time ruim como foi o do sampaio correa ontem, pelo amor de Deus, encheu otime de zagueiros e ainda pegou um gol de cabeça, serviu prá que mesmo? seu DADO eu até tenho uma certa fé em você, mas dessa maneira já vô ficar de olho, e prá variar entra com essa P………de Vinícius(péssimo) e ainda o substitui com Siloé(isso é jogador de futebol?), Ricardinho vem de contusão e ñ podia jogar 90 minutos, mas sem ele acho q seria pior ainda; SAMPAIO ñ jogou nada meu e sem o PIMENTINHA ñ ofende um pinto, mas mesmo assim ganhou do vozão, eita treinadores desgraçados esses nossos, até q fez milagres nos 02 jogos anteriores, mas ontem foi BURRO e muito, falei q até um empate seria bom, mas nada, o seu CABO queria era perder mesmo e perdeu.

  8. Não tem preço ler comentários sobre derrotas do time da camisa “código de barras”!!!
    E a colocação é essa: 17º até o final, sempre sinalizando que vai sair !!!!
    Sempre dando aquela impressão que vai se manter!!! kkkkkkkk

    Condolências tricolores !!!

    1. Eu só quero é ler os comentários, quer dizer, o chororô sobre mais uma eliminação do time que usa abadá ao invés de uniforme, quando este passar mais um ano na terceira divisão.

  9. Olha,eu já tinha dito antes aqui,que nas condições do CEARÁ,a derrota tem um peso maior,repercute muito e arrasa o psicológico…Dessa vez não foi tanto..Então,a de certo modo o Cabo não agiu tão errado no modo de pensar a disposição tática em campo…Imagina aí se tivéssemos sofrido uma goleada?
    O esquema não foi errado,time na nossa situação,tem que empatar fora e dar a vida em casa…O elenco é que é limitado para poder seguir uma determinação tática do treinador…Cabo errou e feio foi nos atletas que ele apostou…Com siloe e Bernardo vocês querem o que?

  10. O sofrimento vai ser até a ultima rodada, e vem nova diretoria alvinegra em 2016, tá na hora de mudar tudo no Ceara, novas caras, novas ideias…….

    1. Cara,Deus te ouça…Independentemente de qual divisão nos iremos fazer parte ano que vem,esse clube necessita de uma nova filosofia,de novos projetos…Mudar a forma de contratar,de tratar o torcedor…Enfim…Que o dinheiro que ainda se tem em caixa,possa ser usado da melhor forma possível ano que vem,pois iremos precisar; ou para sair da SÉRIE C ou pra finalmente montar um elenco de fibra,identificado com nossas cores e que seja capaz de fazer o time subir pra SÉRIE A…Não vai ser fácil,mas com competência,analisando os erros do passado,dá pra conseguir…

  11. Tenho nada a ver com isso, mas…

    Né EU que disse não !

    Blog Futebol do Povo em 2 julho 2015
    “Com Geninho, Ceará precisa triplicar aproveitamento atual para não cair”

    Os números agora(14.09.15): Faltando 13 rodadas para o fim da competição, o alvinegro tem como meta vencer sete ou oito partidas para ter boas chances de não ser rebaixado.

    Só restam 7 jogos a fazer em casa.

    João Ximenes – 3 de julho de 2015 às 09:31
    Pra não CAIR… O CALCULO MAIS OTIMISTA É ESSE MESMO ?
    Ih! rapaz !
    Tô fazendo nada mesmo. ENTÃO VAMOS PROS PROGNÓSTICOS ?!

    ATUALIZANDO a peleja(prognósticos):

    Acertei nos jogos: Criciúma, Abc, Vitória e Paysandu.
    Errei nos jogos: Botafogo(peia e pontuaram), Boa(peia e pontuaram), Mogi(“butei” 1 pontin e chiba), ABC(3 pontos), Bragantino(butei pontuando e chiba), América-MG(butei 1 pontin e chiba), Macaé(butei peia e venceram), Paraná(1 pontin e venceram), Atlético-GO(1 pontin e chiba), Paysandu(acertei 1 pontin), Crb(butei 1 pontin fizeram 3), Náutico(butei 1 pontin fizeram mais 3) e agora Sampaio Correa(butei 1pontin e chiba).

    Desse jeito vai dá pra ESCAPAR NÃO !

    AGORA VEM : Bahia(butei peia).

    Vamos esperar pra ver ? os prognósticos já foram dados e não dá mais pra mudar.

    Claro que são só PROGNÓSTICOS !

    Vou nem calcular os pontos conquistados, pois…

    Como EU disse, tenho nada a ver com isso. MAS TÔ DE OLHO.

  12. Caro FG, porque nos artigos relacionados ao FEC você censura alguns comentários da Turma do Ceará (os meus por exemplo) e quando o assunto envolve o VOZÃO a turma colorida faz a festa e não acontece nada???

    Se é a velha desculpa do uso de palavras ofensivas ou críticas de estilo isso não cola, pois ultimamente eu tenho tentado até ser gentil com os termos mas mesmo assim não vejo meus comentários, qualé????

    Agora em relação ao jogo tenho a dizer que esse Marcelo Cabo deve ser REBAIXADO a SOLDADO antes que ele rebaixe o CEARÁ. Entrar com VINICIUS e depois substituí-lo por outra nulidade como o SILOÉ é querer tirar leite de pedra. Por que não o FABINHO que com todas as limitações pelo menos é mais habilidoso e mais esforçado que esse cidadão que tem no currículo uma passagem razoável por um time do interior???

    Será que ele achava que o raio iria cair outra vez e o Vinicius acertasse outra ajeitada de cabeça para o RAFAEL COSTA???

    Não vê? E esse aqui, é miragem? Faça o seguinte pra ver se funciona: não cometa crimes previstos no Código Penal. Tente, é interessante também e talvez vc tenha mais sucesso. E isso vem de todos os torcedores, não apenas do time que vc acha…não trabalhe com acusações sem provas, achismos e delírios persecutórios.
    FG

  13. E aí CALANGUIN(cuidado com as baladeiras) ?!

    QUALÉ ?

    Se liga nisso:
    “Faltando 13 rodadas para o fim da competição, o alvinegro tem como META, vencer SETE ou OITO partidas PARA TER BOAS CHANCES DE NÃO SER REBAIXADO.”

    Faltam 7 jogos em casa:
    GANHAR OS 7 de casa E MAIS 1ma FORA ou EMPATAR 4 fora(que é pra ter saldo de 1 ponto) é a META.
    Deixa o LEÃO DE AÇO em paz meu. E BOA TORCIDA !

    Um abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *