Ceará ofensivo vence o Náutico e fica perto de sair do Z4

rafaelcosta

O Ceará voltou a somar três pontos na Série B. Nesta segunda-feira, o time venceu o Náutico por 1×0, gol marcado aos 34 minutos do segundo tempo por Rafael Costa, após passe perfeito de Vinicius – que passou de dispensado a prestigiado no elenco – em ótima jogada de Victor Luis pelo lado esquerdo.

O resultado deixou o time com 24 pontos e a equipe vai terminar a rodada no máximo com quatro pontos de distância para sair da zona de rebaixamento, situação positiva para quem chegou a estar com mais do que o dobro disso.

O primeiro tempo da partida foi de muitos gols perdidos. O Ceará finalizou 11 vezes contra sete do time pernambucano e os dois ataques desperdiçaram várias chances reais. No segundo tempo o Náutico deixou de buscar o ataque. O time, que tinha entrado com três zagueiros, mudou para o esquema 4-5-1 e não pressionou mais a defesa do Ceará. Já o alvinegro, bem orientado mais uma vez por Marcelo Cabo, seguiu pressionando em busca do resultado. Rafael Costa, Julio Cesar (depois Vinicius), Mazola (depois Bernardo) e Alex Amado, que ocupou a vaga de Wescley, foram intensos perseguindo o gol, tanto que o time teve 65% de posse de bola. O prêmio, merecido, foi a vitória.

No segundo turno o Ceará jogou cinco vezes e já soma 10 pontos. Em todo o primeiro turno  foram apenas 14.  É uma diferença enorme de campanha. Rafael Costa segue em grande fase. São sete gols nas sete partidas mais recentes do maranhense, cinco na Série B. O seu desempenho tem sido fundamental para a reação do clube.

O Sampaio Corrêa, fora de casa, é o próximo desafio do Ceará. Faltam 14 jogos, ou seja, 42 pontos. Conquistando entre 22 ou 23 as chances são muito boas de escapar.

Em tempo 1: Charles e Guilherme Andrade merecem ser titulares do Ceará. Na mesma proporção, Sandro e Baraka não estão apresentando nível para começarem as partidas. São substituições que precisam ocorrer para o time ter mais qualidade. Foi assim que Carlão entrou e tomou conta da posição de volante.

Em tempo 2: Mazola fez uma falta que merecia a expulsão no segundo tempo, em um lance que era chance clara de gol do Náutico.

Fernando Graziani

Sobre Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Já cobriu duas Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

26 thoughts on “Ceará ofensivo vence o Náutico e fica perto de sair do Z4

  1. Que 4 minutos tensos,meus amigos…Foram os mais longos dos últimos tempos…Jogo fácil? Pra gente nada é fácil…Não vou tecer críticas…Só pensamento positivo…A primeira das 4 batalhas decisivas foram vencidas,estivemos quase no fundo do poço e estamos cada vez mais perto de reverter,só ter humildade e foco…Vamos secar os adversários,agora…
    E um detalhe: jogo sem promoção vem dando sorte,hein? Que assim seja,estádio seco,mas com vitórias… Valeu vozão….

  2. Vai se confirmando o que previ o time tem tudo para sair na zona maldita se continuar mantendo uma base e alterando na medida certa, algo que vem sendo conseguido sob pesadas críticas, mas o treinador teve peito de sedimentar um time que a cada dia se integra e os resultados são óbvios. É ter paciência e manter o foco que não existem times melhores na parte de baixo da tábua de classificação, o elenco é bom, equilibrado, adquire força e tranquilidade e deve melhorar com a volta de Ricardinho. A alvinegrada tá no aperto mas passa.

  3. o ataque do Ceará tem hoje um poderio ofensivo muito grande, Rafael Costa, Julio Cesar, Mazola.. tem feito gols em todos os jogos. o setor defensivo vem fazendo o mesmo nos ultimos 2 jogos. .com a volta do Ricardinho..e com a boa performance do Alex Amado, temos
    todas as condições de conquistarmos mais vitórias e sairmos dessa situação; restam 21 pontos para o Ceará confirmar o time na Série B de 2016. são 7 vitórias. ou 6 vitórias e 3 empates,
    para desgosto de muitos “secadores” e sofredores que são torcedores do Liaum (3a divisão )

  4. colocar 12 mil torcedores as 19 horas numa segunda feira na Arena Castelão, não é toda torcida que faz . somente a maior torcida do estado , pode fazer isso; imagine se o time estivesse lutando pelo G4. o público daria o triplo . e ainda tem torcedor do Liaum (3a divisão)
    que tem coragem de dizer que aa torcida do Ceará não é a maior do estado.

  5. Uma grande Vitória, que deixou o Ceará muito perto de sair dessa situação vexatória. Guilherme Andrade e Carlão deram muito consistência a defesa. O Wescley não tem qualidade pra ser titular do Ceará, ele tem muita disposição, vontade de ajudar, mais não tem qualidade pra ser o nosso camisa 10. Até o Bernardo entrou bem, mostrou que está tentando entrar em forma, pois qualidade ele tem bastante pra ser o nosso camisa 10. Destacar a melhora no condicionamento físico do Ceará, pois no segundo tempo o time sempre pregava em campo, mais nos últimos jogos o time tem suportado bem todo o jogo. Destacar também o Charles que voltou bem, mostrando muita raça, muita vontade de vencer, já o Tiago Carvalho foi muito bem no jogo aéreo, sempre bem posicionado em campo. Já o Victor Luís tem feito bons jogos, tem apresentado muita vontade de tirar o Ceará dessa situação vexatória.

  6. Agora vamos só nos divertir na Série B. Não cai mais e nem sobem. Por isso só diversão a partir de agora. Temos 24 pontos, faltam 14 jogos ainda, temos 8 em casa e precisamos ganhar 7. Ou seja, a margem é tão boa que podemos até perder uma em casa e todas fora que ainda escapamos conseguindo 7 vitórias que daria 21 pontos mais 24 é igual a 45. Portanto, divirtam-se alvinegros. AVANCEMOS!!!

  7. Lembrando tambem que o time vem de uma maratona em 7dias tres jogos terca , sexta , segunda . Se conseguir um empate contra o sampaio no sabado ja vai ser um grande resultado

    1. Ceará é time grande. Isto posto não respeitamos Sampaio Corrêa, vamos atropelar, passar por cima. Tem nem comparação as histórias dos dois clubes e o que vale em futebol é camisa e não momento!

  8. o Ceará tem no seu elenco vários jogadores que jogaram na Série A, entre eles, podemos citar o Bernardo ( Vasco ) Julio Cesar e Mazola (Figueirense ) Rafael Costa (Joinvile ). são jogadores que se destacaram nesses times..é só consultar que vão constatar o que estou dizendo. temos portanto um elenco superior a vários times que estão no momento acima do Ceará na tabela da Série B..eu ainda contrataria mais 1 volante e 1 zagueiro..e 1 meia..

  9. Tenho nada a ver com isso, mas…

    Né EU que disse não !

    Blog Futebol do Povo em 2 julho 2015
    “Com Geninho, Ceará precisa triplicar aproveitamento atual para não cair”

    Os números agora(08.09.15): Faltam 14 jogos,= 42 pontos. Conquistando entre 22 ou 23 as chances são muito boas DE ESCAPAR.

    Só restam 7 jogos a fazer em casa.

    João Ximenes – 3 de julho de 2015 às 09:31
    Pra não CAIR… O CALCULO MAIS OTIMISTA É ESSE MESMO ?
    Ih! rapaz !
    Tô fazendo nada mesmo. ENTÃO VAMOS PROS PROGNÓSTICOS ?!

    ATUALIZANDO a peleja(prognósticos):
    Acertei nos jogos: Criciúma, Abc, Vitória e Paysandu.
    Errei nos jogos: Botafogo(peia e pontuaram), Boa(peia e pontuaram), Mogi(“butei” 1 pontin e chiba), ABC(3 pontos), Bragantino(butei pontuando e chiba), América-MG(butei 1 pontin e chiba), Macaé(butei peia e venceram), Paraná(1 pontin e venceram), Atlético-GO(1 pontin e chiba), Paysandu(acertei 1 pontin), Crb(butei 1 pontin fizeram 3) e agora Náutico(butei 1 pontin fizeram mais 3).

    Desse jeito vão acabar ESCAPANDO, e se não cair desta vez, CAI MAIS NÃO !

    AGORA VEM : Sampaio Correa(butei 1 pontin).

    Vamos esperar pra ver ? os prognósticos já foram dados e não dá mais pra mudar.

    Claro que são só PROGNÓSTICOS !

    Vou nem calcular os pontos conquistados, pois…

    Como EU disse, tenho nada a ver com isso. MAS TÔ DE OLHO.

  10. Percebo uma melhora do Ceará na parte tática também. Vejo o time mais arrumado em campo, jogando mais agrupado. A repetição de jogadores trará uma automação maior ao time. Acredito que com a volta do Ricardinho ganharemos muito em qualidade técnica, tanto na saída de bola quanto na armação de jogadas. Vejo no Alex Amado um jogador de talento que, se mais utilizado, poderá ajudar muito nos próximos jogos. Quanto ao Júlio Cesar é natural uma queda de rendimento, afinal vem jogando muitos jogos seguidos e se doa demais pelo time, pois flutua pelos dois lados do campo, volta pra recompor pelo meio e ainda chega pra finalizar. Estamos em um processo de amadurecimento da equipe. Ontem só dois jogadores (Luis Carlos e Charles) eram titulares na Copa do Nordeste. Vamos sim sair dessa situação. Saudações alvinegras.

  11. Uma coisa não tem nada a ver com a outra…Antes desse começo de reação,com Ricardinho em campo,o time como um todo estava uma lástima,sem motivação,e bem mais desacreditado,e quase nada dava certo…O próprio Ricardinho,bem abaixo de sua capacidade…
    Mas ele tem futebol para poder contribuir com o grupo,bem mais do que o wesclei,disso eu não tenho dúvidas…Acho que nesse momento,ele vai mais ajudar do que prejudicar.Cabe ao Cabo procurar encaixa-lo num esquema que propicie,isso…

  12. O time do CT alienado se aproveitou de uma postura medrosa e covarde do Timbu. O Náutico foi vítima da própria inércia e falta de ambição.

    Nos poucos momentos em que quis jogar, levou perigo e merecia ter aberto 2 a 0. Como não o fez e como foi um time covarde no segundo tempo, mereceu perder.

    Time que quer subir não pode perder pontos para os sacos de pancadas que estão na zona, mesmo jogando fora.

    A notícia ruim para os alvinegros é que agora, pra manter a média na competição, vão ter que ficar uns 4 jogos sem vitórias.

    Saudações Tricolores.

  13. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eita que tem tricolor aqui secando e sofrendo aguardem que o vozao voltou pra ser campeao 2 turno,o resto e sofrimento do nosso eterno representante da serie colorida,ja tao cortando prego ,ta chegando o morre morre,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  14. Robson, melhor ter um CT “alienado” que após ser totalmente pago, vai pertencer ao CSC..
    do que ter um CT ” emprestado” pelo Ribamar Bezerra..que na hora, dia mês e ano que ele
    quiser vender ele poderá fazer isso.. pois o CT lhe pertence,,foi construído 99,9 % com o seus próprios recursos.. logo pode fazer da sua propriedade o que bem entender. entendeu a diferença seu Robson ??? o Cetem será do Ceará,,em breve..o CT do Ribamar Bezerra,, pertence a ele mesmo, apenas foi emprestado ao seu time o Liaum..

  15. Como eu sempre digo com a Sorte do nosso lado, ninguem pode com a gente !!! Agora, já temos uma chance minima de nao cairmos, pois fizemos 5 pontos inesperados nos ultimos 2 jogos, se mantivermos a campanha incrivel q eu imaginei, a gente escapa. Com o Rafael Costa, agora, melhor do q o Magnata, a coisa fica mais facil.

  16. E esse título de “campeão do segundo turno” pelo visto tá dando vaga na Champions League.

    Kkkkkk…

    Isso não é uma torcida, é uma legião de gênios às avessas.

    Kkkkkkkkk…

    Saudações Tricolores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *