Ceará comete muitos erros e São Paulo fica com a vaga na Copa do Brasil

O Ceará deixou a escapar um lugar entre os oito melhores times da Copa do Brasil. Se pensar em classificação antes do primeiro confronto era bastante difícil, depois de bater o São Paulo por 2×1 no Morumbi a equipe tinha boas condições de garantir a vaga no Castelão, mas  uma sucessão de erros tirou o alvinegro na disputa.

O primeiro erro foi não escalar o que tinha de melhor no confronto desta quarta-feira. Apesar de não poder contar com vários atletas que já atuaram na Copa do Brasil, Marcelo Cabo tinha condições de colocar em campo uma equipe bem mais forte, ainda que a Série B seja prioridade. Entretanto, por incrível que pareça, o grupo escalado foi inferior ao do jogo de ida, com Julio César e Rafael Costa no banco, além de atletas que não jogavam faz tempo, como Cametá e Siloé.

O terceiro erro foi a expulsão de Wellington Carvalho. O zagueiro,  imprudente e violento, fez uma falta desnecessária em Pato.  Não esqueci do segundo erro. Ele foi anterior, no começo da partida, quando Fabinho, num ótimo contra-ataque,  perdeu um gol que não se perde, sem marcação, na frente de Rogério Ceni. O 1×0 a favor do alvinegro naquele momento teria um efeito avassalador no elenco tricolor.

O Ceará se comportava muito bem até o jogo estar 11×11. Lento, sem criatividade, o São Paulo pouco criava e mostrava todas as suas limitações. Luis Carlos havia feito apenas duas defesas em chutes de fora da área, um de Michel Bastos, outro de Pato. Segundos depois da expulsão de Wellington,  Carlinhos invadiu a área, Sanchez parou na frente dele e o jogador do São Paulo forçou a falta. Eu não vi pênalti, mas o mundo entendeu que foi, inclusive o árbitro. O 1×0 foi definido por Rogério Ceni.

No segundo tempo, o Ceará cometeu seu quarto erro para a desclassificação, mas aí já contaminado por estar com apenas 10 homens em campo. O time optou por tentar sair para o jogo, quando o ideal era se manter com a mesma postura do primeiro jogo, contando com a fragilidade do elenco do São Paulo para criar e se livrar de linhas organizadas de defesa.

Quando Thiago Mendes fez o segundo gol no começo da segunda etapa, a classificação estava decidida. E o mérito do São Paulo apareceu, especialmente para tocar bem a bola e controlar o jogo com quase 70% de domínio e desta vez sem a loucura dos 72 cruzamentos do Morumbi. O terceiro gol,  marcado por Pato, saiu naturalmente e o Ceará só teve forças para colocar uma bola na trave, depois de cobrança de falta de Fabinho.

Apesar da desclassificação esperada antes das duas partidas, o Ceará não fez feio, mas cometeu erros demais, especialmente na partida decisiva. Facilitou a vida de um São Paulo cheio de problemas e que dificilmente passará das quartas de final da Copa do Brasil.

 

10
Fernando Graziani

Sobre Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Já cobriu duas Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

28 thoughts on “Ceará comete muitos erros e São Paulo fica com a vaga na Copa do Brasil

  1. Essa desclassificação vai para a conta do técnico. Surpreendentemente, conseguiu escalar um time mais fraco do que o que foi à São Paulo. Pra quê colocar o Cametá e o Siloé, dois jogadores recém saídos do DM e sem ritmo de jogo? Realmente, se a intenção era sair da Copa do Brasil e pensar apenas na Série B, parabéns, conseguiram!

    Mas não seria nada mal passar para as Quartas de final da competição e embolsar mais uma grana de cotas e venda de ingressos. Bola fora do Ceará, mas vida que segue. Agora é foco total na Série B para escapar do rebaixamento.

  2. Valeu meu CEARÁ. Chegamos aonde deu…Perdemos para um dos maiores do Brasil e da América do Sul. É bom perder para os grandes…Mas só acho que facilitamos em muito a Vitória tricolor…Cabo errou a dose ao poupar tantos atletas e ainda trazer jogadores há tanto tempo sem jogar…Poderia ter sido um jogo mais pareio…
    Mas enfim…foco na SÉRIE B,nossa real luta desde o começo,não podemos deixar esse revés contaminar o elenco …Mesmo assim,repito:orgulho do meu time,pois apesar do momento ruim,estamos sempre lutando ao lado dos melhore do país…
    A pior parte de tudo isso,é ler os comentários xenofobicos da parte dos paulistas…É cada coisa que a gente ler…Triste e vergonhoso…

    Leandro, o Brasil é um país estragado. Quando Ceará e Fortaleza vão jogar contra os times do Norte, os comentários são tenebrosos também…como são os comentários preconceituosos de paulistas contra times nordestinos e isso ocorre o tempo todo no Brasil. A hipocrisia e o ódio são lamentáveis. Infelizmente há gente preconceituosa em todas as regiões. Eu, filho de nordestino, casado com uma nordestina, pai de nordestina, sempre sofri isso em São Paulo e jamais imaginei que em Fortaleza sofreria preconceito por ser de São Paulo por parte de nordestinos bairristas e raivosos, como ocorre. Estamos perdidos.
    FG

  3. “Vergonha, vergonha !!! Time sem vergonha !!!” Nunca essa frase foi tão verdadeira !!! A classificação ali bem “facim” e a gente perde ?! É muita ruindade !!! MAS, é a velha historia, sem a SORTE [q tinha atuado muito fortemente nos nossos ultimos 3 jogos], a gente não é grande coisa… Agora, deixamos escapar a nossa última chance de título no ano !!! E como a queda já é uma certeza, somente nos resta torcer pra não ser o lanterna !!! EIPlus, lá vou eu !!! #vozãonaserieC !!!

  4. “Lá vem o pato, pato aqui, pato acolá. Lá vem o pato pra lascar o Siará…”

    Eu avisei que esse time ia anunciar um show e morrer em casa igual o Michael Jackson não foi ?

    Logo agora que alguns alvinegros começaram a retomar a confiança de aparecer no blog.

    tsc, tsc, tsc…

    kkkkkkkkk…

    Saudações Tricolores.

    1. Falou o torcedor do time que não conseguiu passar da segunda fase da Copa do Brasil e que há 05 anos não tem forças para sair com as próprias pernas da terceira divisão.

  5. Pela a parte financeira foi horrível sair da copa do Brasil, mais pela a parte de trabalhar o grupo de jogadores com mais calma foi excelente, pois o mais importante é livrar o Ceará do rebaixamento pra série C. Se o Ceará tivesse passado iria dividir a atenção nas duas competições, é agora vai ter tempo pra se dedicar somente a série B. Foi muito merecida a expulsão do Wellington Carvalho, pois foi quase fora de campo é sem a mínima precisão de fazer falta nenhuma, é imagina uma falta tão violenta daquela. Quanto o pênalti foi meio duvidoso, mais também a falta de experiência do Sanches contribuiu bastante pro árbitro marcar o pênalti. Só espero que essa derrota de hoje não venha atrapalhar o grupo de jogadores, com a derrota pro Botafogo no ano passado pela a copa do Brasil.

  6. Torcedor do Hexa TERCEIRAO,um dúvida :qual último grande jogo do FEC nos últimos 6 anos? Me diga só um…Mas jogo com time grande,de história..Me digam…Pesquisei aqui e nada…Só sai SÉRIE C,histórico de cadeiras quebradas,Sampaio,oeste,clássico de vida ou morte contra CRB,dívidas,salários atrasados…É difícil neh? É difícil não ter ido a arena ver de perto nenhum time de tradição do país…Uma pena não ter mais o álbum do Orkut pros tricolores relembrarem seus áureos momentos …Só lamento e dou risadas …rsrssr

    1. Eu não entendo como esses torcedores do liau ainda têm coragem de tirar sarro do Ceará… Poderiam começar a falar depois de saírem da série C. Cada uma…

    2. Leandro, nunca sou incisivo em meus comentários, sequer comento em blogs relacionados ao Ceará. Apenas os leio pela CREDIBILIDADE DOS COMENTÁRIOS DO GRAZIANI.
      Mas não posso me calar diante de certos comentários. Então vamos lá.
      O FEC não joga contra time grande, Leandro Gonçalves, há 6 anos?
      Então teu timinho é uma merreca, só pode, porque da última vez que nós jogamos… LEMBRA???????????????
      Se o FEC não presta, então vocês perderam o título cearense pra quem esse ano? Time que perde para outro que não presta, é pior do que ele.
      É bom ir assinando o Esporte Interativo…
      Outra coisa:
      É melhor ser HEXA TERCEIRÃO com a dignidade de lutar do que ser penta fajuto, sem dar um chute em uma bola, nem taça existe desse penta de araque. Nem uma fotinha em preto e branco. Eita hipocrisia…
      O “título” de 1992 vocês ganharam onde? Foi no TJD e na FCF, não foi?
      Aliás, se não fossem a FCF e o TJD/CE (mais uma vez) com aquele título arrumado do Madrigal, o FEC era legitimamente HEXA CAMPEÃO CEARENSE, mas pra isso tinha que ter o “apoio” da FCF e do TJD/CE, coisa que a gente não faz e em que o CSC é expert.
      Enfim, vão atrás de sair da ZONA, cuidem do quintal de vocês e deixem o FEC viver a vida dele.
      Só uma coisa: a torcida do Ceará não quebrou cadeira, não, né? Tá certo… O Vaticano vai canonizar em breve a Cearamor…
      Ano que vem tem o BI Cearense. A gente se encontra lá.

      Na paz,

      Edson

      1. Então,Edson…Você falou,falou e não falou quais times grandes vocês jogaram nos últimos 6 anos…e sabe porque? Porque não jogaram…E raciocina…Se você for inteligente,sabe que a resposta seria dizer outros times,e não o Ceará,que todo ano o FEC enfrenta …A verdade é que há 6 anos,o time de maior relevo que vocês enfrentam somos nós,nas finais do CEarense…O resto você já sabe…E outra,para de viver de campeonato cearense…Somos os maiores campeões…Aceita…Na justiça? Em termos de cearense,estamos quites…Cada time teve suas maracutaias e se prevaleceu…Aceita também que nacionalmente,mesmo na zona de rebaixamento temos mais prestígio que vocês…Nos últmos 20 anos, mesmo não sendo campeões estamos sempre disputando competições importantes…E vcs? Serie A na fase de ouro…apos isso,SÉRIE B,série C ,Serie C,Serie C…Fares Lopes…Copa do Brasil (nunca passa da segunda fase)…Enfim…
        O meu time ta na zona de rebaixamento,mas tenho orgulho,não vamos pagar a ninguém pra não cair,como vocês contra o CRB…E se cairmos,vamos subir em campo,não como vocês no ano 2000,que pularam da c para b sem ter disputado nada…Va lá,pesquise,e volte aqui com os grandes jogos do FEC nos últimos 6 anos com equipes conhecidas do futebol nacional…Fico no aguardo…

    3. Típico torcedor kanalense, é o time se acabando, na zona de rebaixamento, dia desses passou varias rodadas na lanterna, faz dois jogos mediocres na copa do brasil, o narrador tendo que ressaltar de instante em instante que é ataque contra defesa, é desclassificado em casa, aplaude o zagueiro expulso irresponsavelmente, e se duvidar, foi a principal causa da desclassificação e ainda tá arrotando soberba. Chega a dar dó….

  7. É CARO GRAZIANI, QUEM DIACHO ENTENDE ESSA DIRETORIA, SEM DUVIDAS TINHAMOS
    TUDO PARA IRMOS ADIANTE e EMBOLSARMOS UMA BOA GRANA, DEPOIS ESSES DIRIGENTE
    SE QUEIXAM QUE NÃO TEM ARRECADAÇÃO, ESCALAR O CAMETÁ e o SILOÉ FOI PEDIR PARA
    PERDER , EM NOME DA IMCOMPETENCIA, ESTOU NO AGURDO DE MAIS UMA SEXTA-FEIRA,
    NA ESPERAR DO TAL DE MEIA e UM ATACANTE QUE TODA SEXTA , FICAM DE CHEGAREM,AGORA PARA VENDER OS NOSSOS MELHORES JOGADORES SÃO RAPIDINHOS,
    SOMENTE OS BOBINHOS PARA NÃO ENCHEGAR ESSA POLITICA DO PIRULITO, MAIS
    FAZER O QUE ISSO É BRASIL, VOTAM ATÉ NA TURMA DO LAVA JATO.

  8. Tenho nada a ver com isso, mas…

    “NUN” TAVAM QUERENDO “NERA” A RENDA NÃO ?

    ENTÃO TÁ DE BOM TAMANHO.

    Como EU disse, tenho nada a ver com isso. MAS TÔ DE OLHO.

  9. Eu quero lembrar aos tricolores do pici que aqui se infestaram, que o ceará perdeu foi do São Paulo, que já foi campeão do mundo e não do ASA. Aviso ainda que sua cova está sendo preparada, na ´proxima fase da serie C, se chegarem lá. O Tombense será seu carrasco esse ano. Se preparem para mais uma decepção anual, já está virando tradição: todo final de ano o dia da grande frustração tricolor se repete, é igual a carnaval, semana santa, etc, todo ano tem. Aguia de Marabá, Oeste, Sampaio Correia, Macaé, Tombense……

    1. Caro CARLÃO da Bahia, o Mogi-Mirim ganhou de quem há uns dias atrás no Castelão???
      O “multicampeão” Mogi – Mirim, o supercampeão América/MG, o fortíssimo BRAGANTINO ganhou de 3×0 de quem não tem nem um mês?
      Contentem-se em secar o Fortaleza, porque vocês já estão na Série C faz tempo…
      O Sampaio Correia que você citou meteu 3 na Veinha dentro do PV… Então…
      NOTÍCIA BOA: A CBF já divulgou hoje que a Serie C ano que vem não será de pontos corridos, vai ter mata-mata, então, se preparem!!!!
      Na paz

  10. Concordo plenamente com o seu comentário Graziane, desta vez, realmente muito sensato. Mas mesmo chateado com a desclassificação, mais pela gana que entraria nos cofres do Vozão. Entendo, que diante do momento tenebroso que passa o alvinegro, a lógica recomenda pensar unicamente em não cair pra série C. Seria muito bom para a torcida os meios de comunicação dividirmos força com os times do Sul e Sudeste, mas estamos tão longe a comparação é abismal, Só o Pato Ganha oitocentos mil reais por mês, acho maior que a folha de pagamento do Ceará. Mas mesmo assim, perdemos uma excelente chance de passarmos de fase, diante desse destrambelhado São Paulo.

  11. Caro F. Graziani
    Concordo totalmente com sua opinião a respeito do jogo do CExSP, contudo em algum momento eu trocaria a palavra “erro” do Ceará por “opção”, se não vejamos:
    • opção por Canetá e Siloé (jogadores sem ritmo de jogo) em detrimento titulares da posição.
    • opção em lançar um time ainda mais fraco do que aquele que jogou (e ganhou) em SP.
    • opção em poupar jogadores titulares (porque mesmo???) já que o próximo jogo é somente no sábado.
    Questão: todos os times que jogaram essa 2ª partida pela Copa do Brasil o fizeram com seus jogadores titulares? Será que foi só o Ceará que usou o “mixtão” do “mixtão”? Se foi, então realmente fica provado que a Diretoria queria mesmo era por fim a esse campeonato. Lamento muito, mas creio que isso é somente mais um ERRO que essa Diretoria cometeu, entre tantos este ano. Espero que toda essa “ladainha” de erros e incompetência não leve o Glorioso Ceará ao “inferno” da Série C.

    Ficamos com opções erradas que facilitaram demais para o SP.
    Abraço
    FG

  12. prezado graziani, só não vi nenhum comentário a respeito do erro que mais facilitou a vida do São Paulo: a arbitragem!!! quando tava 1 a 0 o árbitro não quis expulsar o michel bastos que pegou o charles na cara do bandeirinha!!! além disso, não marcou penalti claro no siloé!!! na minha opinião foi decisivo no resultado, muito mais do que num joguinho que houve sábado passado e foi largamente destacado por aqui!!!
    saudações alvinegras!!!

    Michel Bastos errou a bola, acertou o jogador, jogada para amarelo que o arbitro nao deu, jamais para vermelho. Nao vi qualquer pênalti no Siloé. O jogador se atirou, forçando. Não colou. Abraço.
    FG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *