Fortaleza e o empate contra o Vila: bom resultado, postura ruim (melhores momentos incluídos)

Observando a tabela e o desempenho das equipe no Futebol do POVO de sexta passada, comentei que o confronto contra o Vila Nova, fora de casa,  seria bem complicado para o Fortaleza. E foi. O empate, entretanto, foi um resultado adequado para o tricolor, que mantém a liderança e uma vantagem razoável para o quinto colocado.

Já a postura do time não foi boa, especialmente no primeiro tempo. Que o Vila Nova seria protagonista parecia evidente, mas o tricolor não conseguiu impedir o domínio adversário, mesmo sabendo como atuaria o desfalcado adversário, que não teve seus melhores atletas ofensivos. O Fortaleza tentou, é verdade, mas não construindo jogadas, apenas correndo para destruir as do Vila. Sem sucesso, até criou algumas chances nos contra-ataques, mas viu no goleiro Erivélton e na dupla de zaga, Lima e Adalberto, seus jogadores mais importantes.

Além do problema tático, individualmente ninguém se destacou do meio-campo para frente, nem na marcação e nem na criação. Ocorreu omissão e se o objetivo desta fase é acumular lições para o mata-mata, a partida serviu bastante.

Os melhores momentos estão no vídeo abaixo, transmissão realizada ao vivo do EIMax em rede com o Esporte Interativo Nordeste.

[dailymotion]http://www.dailymotion.com/video/x30wjxe_confira-os-melhores-momentos-de-vila-nova-0x0-fortaleza_sport[/dailymotion]

Fernando Graziani

Sobre Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Já cobriu duas Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

30 thoughts on “Fortaleza e o empate contra o Vila: bom resultado, postura ruim (melhores momentos incluídos)

  1. FORTALEZA foi presa fácil.
    O CAÇADOR É QUE FOI INCOMPETENTE.

    FORTALEZA não jogou, e CHAMUSCA ficou atordoado, pois nem ele próprio acreditava na DESORGANIZAÇÃO do time que sempre mostrou-se SUPER ORGANIZADO.
    Tão atordoado CHAMUSCA estava, que teve uma ATITUDE inédita, e que deveria ter tomado no intervalo: Fez uma substituição com menos de 10 minutos de jogo.
    LOUCURA !
    Isso já é reflexo, que os adversários, JÁ SABEM O MODELO DE JOGO DO TIME.
    ISSO É PROBLEMA !

    Do jogo de hoje, salvaram-se: ERIVELTON, LIMA, ADALBERTO e HESS e LÚCIO MARANHÃO.

    ERIVELTON por ter se mostrado seguro, provando pra mim, que vai ser o goleiro 2016;
    LIMA e ADALBERTO por terem rebatido as bolas como dava, e as vezes saindo com consciência, apesar da pressão(diga-se normal por está em casa) exercida pelo adversário.
    HESS por ser o único volante, volante mesmo do plantel. Ninguém ver ele. Mas ele tá lá.
    E por fim, LÚCIO MARANHÃO, porque não ficou ISOLADO… ELE ESTEVE FOI ESQUECIDO MESMO.

    AUREMIR, THALYSSON, DUDU, SOBRALENSE, PIO, MARANHÃO… qualquer um desses fosse substituídos no intervalo, não seria nada fora do padrão.

    CHAMUSCA e EU, ficamos felizes demais com o resultado final do jogo.
    Juro que teve uma hora lá, que EU tava torcendo, não pela vitória do FORTALEZA. Mas pro FORTALEZA não levar um gol.
    Esse ano, ainda não tinha assistido a um jogo nesse nível: de EMOÇÃO e EXPECTATIVA do que poderia acontecer.

    A coisa tava tão feia, que nem a entrada do EVERTON, que normalmente faz uma diferença na forma do time jogar, anima as coisas, deu resultado.
    De JESUS no LÚCIO é mais natural que nosso dia a dia.
    Agora… AZULÃO ?!
    Tudo bem que desta vez ele até funcionou. Mas precisava-se de algo mais, como por exemplo: RADAR na lateral, empurrando THALYSSON pro meio no DUDU, que tava mais apagado que vela molhada.
    Não sei se CHAMUSCA vai dá só um puxão de orelha no DUDU, ou encostar ele de vez como fez com DEOLA.
    TRISTE !

    Fato é que o time conseguiu uma vitória FANTÁSTICA, mesmo tendo empatado, e que deve abrir os olhos do CHAMUSCA quanto a PREVISIBILIDADE do time, faltando somente 7 jogos pra passagem de fase.
    E LÁ(na outra fase), SERÁ QUE JÁ VAMOS MOSTRAR ALGO DIFERENTE ?

    A continuar assim… EU TENHO MINHAS DÚVIDAS.

    ABRE O OLHO CHAMUSCA, que é pra gente não “EMBARRERAR” mais um 1 ano.

    UFA !

    XÔ Czona(que ninguém merece).

    1. Comentário melhor que esse nenhum cronista faria melhor. A diretoria do FEC e comissão técnica deveriam sentar analisar essa partida e traçar uma aposentadoria para o Dudu Cearense, pois num dá não!

      1. VOU DAR UMA CANJA AO SR. JORGE MOTA, SE ESTE ESTIVER DISPOSTO A GASTAR AGORA E SEM REEMBOLSADO COM A CONQUISTA DA VAGA PELA TORCIDA. VOU CITAR 05 NOMES QUE SE ELE ESTIVER AFIM DE PAGAR MULTA RESCISÓRIA, PODERÃO CHEGAR E RESOLVER O PROBLEMA: 1) CLEBERSON (MEIA DO BOA ESPORTE), 2) RONALDO (CAMISA 9 DO ITUANO), 3) MAZINHO (MEIA DO OESTE), 4) TIAGO SANTOS (ATACANTE (EXCELENTE) DO SUB-20 DO FLAMENGO) E 5) ZÉ CARLOS (CAMISA 09 DO CRB). MAS COMO ESTA DIRETORIA PARECE QUE PEGOU A MESMA DOENÇA DE “ESPERAR’ COMO A DA GESTÃO ANTERIOR, TUDO PODEMOS ESPERAR. SERÁ QUE A FICA AINDA NÃO CAIU, QUE TODO ANO FAZ UMA BOA CAMPANHA NA PRIMEIRA FASE SÓ COM TIMES FRACOS E QUANDO PEGA MELHORZINHOS COMO O VILA NOVA, POR EXEMPLO, SE ENGANCHA ?

      2. Realmente alguns jogadores (atletas) ainda não mostraram serviços ao Fortaleza. Citamos Dudu, lerdo,preguiçoso. Lúcio Maranhão, só esforçado e nada mais,não tem técnica nenhuma, não sei porque continua como titular. outros com baixos niveis. Citamos Daniel Sobralense, Pio, precisam se reencontrar. Acorda Chamusca. Positivo neste jogo o Erivelton, a dupla de zaga.

    2. LEMBRANDO QUE NA FASE MATA-MATA, NÃO TEREMOS TIMES COMO ICASA, ÁGUIA, SALGUEIRO, ETC. SE NÃO CONTRATAR “URGENTE” UM MEIA QUE CHEGUE PRÓXIMO AO LÚCIO MARANHÃO, FAREMOS COMPANHIA AOS CANALENSES EM 2016 (MAIS UM ANO) NA SÉRIE “C”. O LÚCIO MARANHÃO FOI ARTILHEIRO POR ONDE PASSOU, SÓ AQUI NÃO DESENCANTOU, MAS UMA ANDORINHA SÓ NÃO FAZ VERÃO.

  2. Realmente ñ jogamos bem, mas valeu pelo resultado e pela postura dos zagueiros e do Herivelton. Serve de lição pra segunda fase. #eusouFortaleza

    1. Isso é o que vcs querem fazer parecer. Ao contrário da pustema do Kanal, que tem torcedor até dizendo que é melhor focar na Sul americana e Copa do Brasil aonde, pasmem, “TEM CHANCE DE TÍTULO”, nós já estamos escaldados com esse tal de mata-mata, e sabemos que tudo o que for feito na primeira fase, poderá ficar perdido, caso não se prepare para as duas partidas principais. “CHANCE DE TÍTULO”, essa foi boa ….kkkk

  3. Bom, se há um alento é que mesmo jogando mal o time não perdeu. Muito pouco pra quem tem pretensões de ir além do primeiro mata mata.

    Abre o olho Leão.

    Saudações Tricolores.

  4. Tava vendo agora os LANCES do jogo e, mais que nunca REAFIRMO: “CHAMUSCA É RUIN DE PERDER”.
    O “home”INVERGA MAI NUM QUEBRA”.

    Apesar do aperto(e que aperto), TIVEMOS duas chances reais pra mudar a história do jogo e não conseguimos, e uma INSPIRAÇÃO isolada que garantiu o 0 X 0:

    1. MARANHÃO no primeiro tempo quando entrou na área, e não tocou a bola pro LÚCIO que tava “sozin” no meio da área. MARANHÃO preferiu a jogada solo.

    2. De JESUS no segundo tempo, quando o esforçado AZULÃO brigou com o goleiro e ganhou, depois rolou pro AUREMIR que tocou de lado pro De JESUS que acertou o travessão.

    E…

    3. ERIVELTON ! Tava inspirado o garoto 2016 nesse jogo.

    Pra mim… VITÓRIA, VITÓRIA, VITÓRIA !!!!!

    Esse grito de alívio acima, serve pra dois dos três jogos do futebol Cearense ontém.

    Falar nisso: E O ICASA COMO É QUE FOI ?

    Esse “também”… TÁ FEIA A COISA PRA ELE !

  5. Como aprendizado para o mata-mata, o Leão de Aço já viu que precisa se posicionar melhor para os contra-ataques e tentar fazer um golzinho lá fora. Outro problema são as faltas de gols dentro de casa. Lembra que todas as vezes fomos eliminados dentro de casa? E o Chamusca deve deixar de fazer aqueles improvisos horrorosos que ele faz, principalmente em partidas decisivas. Primeiro sinal que quer amarelar. DEUS SALVE O LEÃO!

  6. Acho que jogamos mal muito mais pelo fato de ter Dudu e Hess na volância do que pelos méritos do adversário, que, sinceramente, foi muito incompetente e não conseguiu marcar um gol sequer. O Vila proporcionou vários contra ataques, que não foram aproveitados pela péssima saída pro ataque com esses dois por ali. Claro que não só foram eles que comprometeram. Pio errou muitos passes e Lúcio Maranhão idem. Acredito que esta tenha sido a deixa para o Chamusca escalar Éverton e R.jesus de saída, respectivamente. Daniel pouco criou, mas dá para entender o motivo, uma coisa é jogar com Corrêa, outra é Dudu e Hess. Maranhão foi até bem dentro do contexto do jogo.

    Próximo jogo não tem desculpas Chamusca, o time é esse:
    Erivelton, Tinga, Lima, Adalberto, Thallyson , Corrêa, Auremir, Éverton, D. Sobralense, Maranhão e R.Jesus.

    Mais dois jogos e estaremos classificados! Bora Leão!

  7. Assim como muita gente duvidou que o Lula consegueria trazer uma Copa do Mundo e uma Olimpíadas para o Brasil, ganhando dos EUA, França e Japão, muita gente não acreditava na conquista do Campeonato Cearense de 2015 pelo Fortaleza Esporte Clube. Mas com força de vontade e trabalho certo tudo é possível. Agora sim, está mais perto de acreditar que o Leão saia dessa injusta série c. Enquanto isso o imundo canal brevemente sentirá o peso de uma série c.

    1. Não se esqueçam, ganharam o campeonato cearense na sorte, com um gol achado no finalzinho, depois de levarem a virada de um time com um a menos.

  8. Concordo com a análise, mas faltou dizer que, apesar de ter sido amplamente dominado, as chances mais claras de gol foram do Fortaleza, com Maranhão, Ricardo Jesus e Dudu Cearense. Em nenhum momento o Vila Nova teve chances tão claras.

  9. Esses caras nunca estão satisfeitos (mídia esportiva cearense). O time do Fortaleza é o melhor entre todos da serie C e ainda criticam, e como criticam! Tenham a santa paciência! O time é líder de seu grupo. E vc Grazianni, é o pior de todos esses caras a que me refiro. Em que pese ser um bom cronista, vc faz uma análise distorcida do que realmente ocorre dentro das quatro linhas. Ouço seus comentários e leio seus artigos e sinto que vc faz uma critica destrutiva, ou seja, critica por criticar. Vc deveria saber que futebol não é matemática e um empate contra o Vila fora de casa foi sim, um ótimo resultado e se o time empatou lá em Goiânia foi porque jogou bem e em nome da torcida do Leão, te peço pra diminuir nas críticas porque isso prejudica sim o desempenho do time. Veja aí o situação do nosso arquirrival Ceará, diga-se carniça, está deprimente e o maior culpado por isso é a imprensa esportiva da Capital, isso mesmo! Ouço as rádios daqui, especialmente a rádio o povo CBN FM 95,5, e não fazem outra coisa que não meter o pau. Isso só contribui para deixar o futebol cearense no fundo do poço. Reflitam e tenho dito!

    Ahahahahaha! Verdade!!!! Não poderia concordar mais!!!!
    FG

    1. Amigo Luiz Antonio Alves, as críticas são salutares, quando construtivas, exatamente para se detectar o que não está funcionando bem ou não vir a funcionar bem, para que os ajustes sejam feitos a tempo. É só saber quais críticas são construtivas e quais são simplesmente no intuito de ver o circo pegar fogo. E com o acompanho diariamente a Coluna do FG, posso dizer que é uma centelha de lucidez na nosso crônica esportiva. Um abraço e Saudações Tricolores.

  10. Gostei muito do time!
    Não jogou melhor porque o Vila não deixou. O Leão foi muito
    estudado por eles, e sem Correia, ficamos meio prejudicados mas
    não mortos: tivemos duas grandes chances de matar o jogo!
    Uma conclusão que cheguei é o que o Vila Nova é muito melhor que
    o tal de Siará, pois contra este sempre jogamos bem e numa época
    em que ainda tinham time!
    O importante foi a manutenção da liderança e a vantagem de 3 pontos.
    Que venha o Cuiabá e os 27 pontos!!!

  11. Todo jogo que o DUDU joga nós perdemos o meio de campo para o adversário! Chamusca fica ligado porque zero a zero fora de casa num possível mata mata é um resultado ruim!

  12. Graziani, muito me preocupa esta postura do Fortaleza nos jogos fora..o time entra em campo com medo de perder, não ataca, só se defende e sofre muito na partida. Estamos contando com a incompetência dos adversários na hora de fazerem os gols, com isso, trazemos sempre pontos jogando fora. Acontece que uma hora estes atacantes irão acertar nosso gol e nos colocar em maus lençóis. O time e o chamusca precisa entender que nosso campeonato de verdade se resume em dois jogos, jogos que não permitem erros e nem essa postura de covardia que estamos tendo nos jogos fora de casa. O acesso está logo ali a nossa frente, mas essa postura de medo ao jogar fora, poderá nos segurar mais um ano nesta maldita terceira divisão. No mata mata, aquela postura do 1º jogo contra o macaé tem que ser abolida, ou poderemos padecer novamente.

  13. Não esperava tanta letargia do time, muitas vezes chamando o Vila Nova pro nosso campo (como se tivesse contra ataque), mas já era esperado mais ou menos esse tipo de situação, tanto por jogarmos fora de casa contra um adversário direto pela liderança e classificação, quanto pela ausência do Corrêa e presença do Dudu e do Lúcio Maranhão, este o maior armador de contra ataques do time adversário.

    O resultado foi bom, mas a insistência do Chamusca com alguns jogadores preocupa demais, como Dudu e Lúcio Maranhão, por exemplo. Quero crer que o Chamusca, mais do que nós torcedores, sabe que eles não serão titulares em breve e tá só aguardando o Ricardo Jesus e o Everton ficarem 100% pra entrar na reta final da primeira fase e no mata mata a mil. Só não dá pra esperar tanto ao ponto de não conseguirem o entrosamento necessário pra encaixar no time.

    Pensando no próximo jogo, acho que o Everton já entrará de titular, mas no lugar de quem? Eu, sem pestanejar, tiraria o Pio (que caiu muito com a ausência do Tinga), deslocando o Sobralense pra direita e deixaria o Everton e Maranhão infernizando a defesa do Cuiabá pela esquerda. Queria eu que o Ricardo Jesus já entrasse também de titular pra termos uma opção de atacante de verdade, mas em se tratando de Chamusca, não teria essa certeza.

  14. Graziani, sou Tricolor “exilado” em Roraima e telespectador assíduo do programa que considero o melhor da mídia cearense. Tenho uma sugestão que penso bastante interessante do ponto de vista de marketing para Nordeste e que gostaria ganhasse eco na imprensa para que, quem sabe, possa se concretizar.

    Em 2016, com o retorno da Sul-Minas, teremos quase todos os estados disputando um regional (exceto SP; RJ deverá ter Fla e Flu convidados na Sul-Minas, ES já está na Copa Verde e GO caminha para ingressar neste torneio). Penso que a LIGA DO NORDESTE pode se aproveitar comercialmente desse momento do futebol brasileiro, numa ação de difusão da exposição das marcas da nossa Copa do Nordeste e dos nossos clubes:

    Falo de a Liga do Nordeste contatar os organizadores da Sul-Minas para recriar uma “Copa dos Campeões” simbólica, relembrando o torneio do início dos anos 2000. Como o calendário é apertado, poderia ser um jogo único entre o Campeão do NE x Sul-Minas, disputado em campo neutro (ex: Brasília, Manaus…). Acredito inclusive que as gestoras desses estádios teriam intere$$e em bancar esse evento.

    Esse duelo serviria de abertura para o Brasileirão, à semelhança do que é a Supercopa da Espanha, por exemplo. Imagine um Bahia x Atlético-MG? Penso que se obteria rapidamente uma emissora interessada em transmitir a partida, bem como patrocinadores, tornando essa “Copa dos Campeões” rentável.

    O principal é a grande promoção e visibilidade que se daria à Copa do Nordeste, colocando seu representante em pé de igualdade com os maiores clubes brasileiros!

    Poder-se-ia pensar, eventualmente, nessa Copa com 2 datas e 3 jogos, isto é, com semi-finais Campeão NE x Verde (que tal dar ao vencedor uma nostálgica Taça Norte-Nordeste?) e Campeão Sul-Minas x Campeão SP (Taça Sul-Sudeste?), englobando todos os estados brasileiros.

    Por favor Graziani, se achar essa ideia interessante, dê-lhe alguma publicidade, pois acho que seria uma ótima forma de consolidar a Copa do Nordeste como um torneio de alto nível, ombreando os clubes do Sul-Sudeste.

    Obrigado, Salles!
    FG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *