Fortaleza: presença de sócios nos jogos mais do que triplica

fortaleza

O crescimento do número de sócios torcedores do Fortaleza é nítido. O clube anunciou que passou dos 8100 nesta semana. O reflexo pode ser visto nas arquibancadas do Castelão durante a disputa da Série C do Campeonato Brasileiro.

Nas cinco partidas como mandante em 2015, do total de público de 53916 pagantes, foram 18838 torcedores oficiais presentes, ou seja, 34,9% do bolo.

Em 2014 a equipe levou 169309 pagantes nas nove partidas que fez como mandante na competição (seriam dez, mas contra o Cuiabá, no PV, a partida foi realizada de portões fechados) e, deste total, foram 17927 sócios, o que representa apenas 10,5%.

Assim, só com as cinco partidas realizadas na Série C nesta temporada o número de sócios nas partidas superou o de todo ano passado na competição. Uma grande mudança de perfil.

Os reflexos disso no borderô são rendas menores em 2015 do que em 2014 justamente porque o ingresso do sócio é contabilizado pelo valor de um real. Para o clube, entretanto, é muito melhor em função de ser uma renda garantida, antecipada, perene e engajada. Não há outro caminho.

O Fortaleza foi líder de média de público na Série C em 2014, com mais de 18 mil torcedores em média (aumentada muito em função dos mais de 62 mil pagantes do jogo contra o Macaé) e segue assim em 2015, mas com média pouco superior a 10 mil torcedores.

Fernando Graziani

Sobre Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Já cobriu duas Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

60 thoughts on “Fortaleza: presença de sócios nos jogos mais do que triplica

  1. Esse aumento no número de torcedores nada mais é do que reflexo da fase do clube dentro e fora de campo.

    O título estadual junto com a reformulação do programa de sócios foram fundamentais para esse aumento.

    Já somos o clube com maior número de sócios adiplemtes do Estado, em breve seremos o maior em números absolutos.

    Se o time conseguir finalmente superar o mata mata da série C, não tenho dúvidas que os números atuais serão multiplicados de forma substancial.

    Saudações Tricolores.

  2. Isso é o reflexo do bom momento do time na Czona(que ninguém merece).
    Acho que FORTALEZA tá no caminho certo, e esse número vai aumentar, principalmente, se a equipe conseguir o objetivo no final.

    Não temo em afirmar aqui antecipadamente, que quando o LEÃO DE AÇO chegar a Bzona(que é mais ou menos), alcançaremos os 20 mil Sócio Torcedores pra começar, e a continuar a performance do time de momento, esse número até o meio do ano 2016, vai surpreender a muita gente.

    E quando da Azona(que é o gozo), não vai ter pra ninguém no NORDESTE em número de SÓCIOS.

    É esperar pra ver !!!!!

  3. 20 mil sócios? Vou rir até amanhã de manhã…Se nem quando foram de primeira 20 anos atrás atingiram essa meta…Imagina nessa crise…
    O fato é que o clube que auto se denomina o maior do estado,em mais de 96 anos nunca atingiu 10 mil sócios torcedores adimplentes …E ainda querem nos zoar?
    Mas méritos pro Cassiano, Jorge Mota,e a equipe de marketing tricolor (oi marketing do Ceará?!)que em época de crise,e com as lembranças dos mata -mata anteriores,fez a equipe chegar a esse número,reconheço …
    Mas não se enganem,percam pra tombense no mata -mata e tudo voltará como era nos últimos 10 anos ,aos 1500 sócios …Coisas de Torcedor!

    1. Leandro, comparar a importância, investimento e visibilidade que é dada aos programas de sócio torcedor em todo o Brasil (com algumas poucas exceções) hoje e há 10 anos é algo bem juvenil.

      Fora isso, para quem vai ao estádio, participar como sócio (em tempo de crise) é primordial, pois além dos descontos torna o ingresso por jogo mais barato.

      Além disso, veja os exemplos pontuais de clubes como o Palmeiras…

      Só dá pra concordar com você em uma única coisa: perder para o Tombense (ou qualquer outro) fará a maioria das coisas positivas dessa gestão ruir…

      1. A forma como se enxerga o programa sócio torcedor atualmente realmente é diferente de 10 anos atrás,o que não quer dizer que nunca existiu…Sempre existiu…Mas já que você fala em tempo,analisemos os ultimos 5 anos,meu caro…Seu time era nanico (e ainda continua) em termos de sócios torcedores…
        Vocês falam que nos faltam humildade,mas nunca reconhecem que realmente em termos de programa sócio torcedor,o alvinegro sempre foi pioneiro e sempre esteve na frente,mesmo quando esses tais programas não tinham toda essa visibilidade e quando os dois clubes se encontravam nas mesmas condições dentro e fora de campo…Aceitem…!!!

    2. Meu Deus quanto rancor nesses corações que vem comentar o post do tricolor falando coisas sem nexo. A mágoa que o Cassiano fez não vai passar???
      Melhor se apegar a outra coisa. Religião talvez, ou um outro hobby porque o futebol pra vocês só tá trazendo decepção.

      ST

      1. Decepção? Bom,vindo de vocês,pós graduados em decepções,portanto conhecedores natos,pode ser que você esteja certo…
        Então só resta curtir minha decepção assistindo a um grande jogo pela copa do Brasil,tem coisa melhor?
        Desculpa aí se o lider da serie C há 6 anos não tem esse privilégio;;;Que decepção,hein?!! Ou frustração?!!! kkkk

          1. A gente percebe que a pessoa é de uma mentalidade limitada,quando num blog sobre futebol ela tenta centralizar a discussão em questões emocionais e espirituais do outro participante do blog(pelo menos dá ao entender)…Trabalho e tenho fé em Deus,isso não vem ao caso…Melhore os argumentos,vamos ao futebol… rs

        1. Entrando nessa conversa. Que grande jogo da copa do brasil? palmeiras x cruzeiro? vasco x fla ? ou vc ta se referindo a um jogo em que taticamente e tecnicamente só existe o são paulo? meu amigo, baixa a sua bola, pq seu time tem a sorte de está nessa copa do brasil somente pra ganhar renda pq o resultado vc já sabe qual vai ser com esse onze homens que vcs chamam de time. Hoje o ceara e a torcida alvinegra só são grandes na soberba, pq no resto, não tem muito a comemorar. Se empolgam com um CABO entrando, sendo que nem um tenente salva um time sem time. Enfim poderia passar a tarde destacando o atual presente de vcs, mas vou me calar e deixar vc falar a unica coisa que sabe dizer que é falar do passado do Fortaleza. Saudações mais tricolores do que nunca leandro gonçalves um autentico torcedor sofrido atualmente.

    3. Spu tricolor e concordo, se vacilar no mata-mata, os sócios, na sua maioria não renovarão, mas se subir para a série b , 15000 sócios é perfeitamente atingível, o crescimento do número de sócios é muito rápido e lógico com o acesso, aumentará de força, se o acesso vier, e torço para que venha.
      Outra verdade, em 2005, o Fortaleza optou por majorar os ingressos, sem um marketing eficiente com relação ao sócio, hoje, o pensamento dos torcedores em geral, é que o sócio torna o ingresso mais barato e ajuda o time. ponto
      S.T

  4. O outro saiu nem da Czona e já pensa na SÉRIE A,…Já disputou a SÉRIE B 2016? Terminou quando?!!Kkkk KKKKK…O torcedor Blefa,mas aí extrapola também neh…Kkkk KKKK

  5. Além das novas vantagens para o sócio, credito também o crescimento à credibilidade dos novos dirigentes, diferentemente dos anteriores, sem sobressaltos.

    E se subirmos (um dia subiremos), o céu será o limite, com certeza.

  6. Excelente análise, comprovando em números aquilo que é fato: o sócio torcedor é o maior patrocinador e é um caminho sem volta para o clube que tem por destino ser grande no cenário nacional.

  7. Amigos, pra que tanta reclamação? Afinal o CSC tem um deputado, um vereador ano que vem e logo vai ter também um deputado federal (já teve um) e um senador, e por que não? Quem pensa que o CSC é um time de futebol está enganado, o que ele é mesmo é um partido político e devia acrescentar um P ao CSC, ou seja, ficaria PCSC, que bonitinho, não? KKKKKKKKKKKKKKK

  8. O número de sócios do Fortaleza cresceu absurdamente graças a confiança da torcida na atual Gestão do clube, pois a antiga não tinha a simpatia de boa parte dos tricolores. Os números mostram isso, antes o maior número de sócios do Fortaleza era 4 mil, hoje já passamos dos 8.185 sócios adimplentes, diga-se de passagem – O clube com maior número de associados do estado.

    1. Paguei 70,00 por mês pelo meu sócio, que dá direito ao setor bossa nova.É bom refazer esse cálculo, pois existem planos mais caros que o meu.

  9. LEANDRO, vai cuidar da tua LANTERNA em outo lugar, cara!!!
    A bichinha tá cada vez mais acesa !!!! Luz de LED !!!! kkkkkkkkk
    QUE LANTERNA LINDA !!!!
    Vai se manter assim até o final da Série B !!!!
    Se estão tentando nos copiar, te aviso, Chamusca só existe um !!!

    1. Cara, a única luz de LED que eu vejo é da TV do meu quarto,assistindo jogos do Vozão em HD… Tu sabe o que é assistir jogo em HD? Voces ainda não entraram nessa era neh? Afinal quando cairam pra Czona,era tv analógica…A serie C só tem jogo no radinho de pilha…kkk
      Mas pode assistir o vozão pela TV de LED na copa do Brasil,meu caro…kkkkkkk

      Série C está em HD, ótimo sinal, do Esporte Interativo Nordeste.
      FG

      1. Não tem série C em HD ?

        O tal Leandro deve ter estudado na mesma escola de outro alvinegro famoso por sua desinformação e que anda sumido desses espaços.

        São as consequências da lanterna.

        Kkkkkkkkk…

        Saudações Tricolores.

    2. Q historia de lanterna de LED? É de luz incandescente mesmo! E tá quase se apagando! E tome peia! Se nao ganharem do Vitoria amanha, estaram praticamente rebaixados, pois o time mais fregues deles é exatamente esse vitoria, se nao vencerem nem ele, vao empatar ou apanhar do America no proximo jogo, ai vao jogar o outro fora e tome mais peia.

      Depois q cairem, o q já deveria ter acontecido faz tempo, vai acabar essa besteira de “nunca fui da terceira”. E a terceira, quem sabe a quarta divisao, nao se torne a casa deles?

  10. Será verdade estes 8 mil socios, porque continua com salarios e gratificações atrasados de jogadores e funcionairos, como pode 8 mil socios a 100,00 cada 800 mil mes, cade este dinheiro que não paga os salarios atrasados de junho e julho….. ou será mentira esta estoria de 8 mil socios…..

    1. acho que deve ser a mentira essa onda de salários atrasados, e os planos de sócios não são fixos de 100,00, mas o real do Ne, não deve ter problema nenhum financeiro, encheu os bolsos, pronto pra pagar as mutas recisorias trabalhistas e elas virão

  11. Estoria para boi dormir, no terceiro time do estado é comum este tipo de divulgação, acontece tambem em jogos com publico pagantes acrescidos para dar impressão de ser o maior, sempre tiveram este problema noticias infladas….. 8 mil socios e cheio de contas…. a matematica é simples….

  12. LEANDRO GONÇALVES,

    É uma pena que você pensa pequeno. Tudo bem que do ângulo atual, você só dá pra enxergar uma queda. Faça bom uso da lanterna.
    Esse seu pensamento NEGATIVADO só vai levar você pro fundo do poço que é, de onde não vai dá mais pra cair: a Dzona(que é o cumulo).
    SAI DESSA CARA !

    Tú por um caso sabe o que vem adiante da Azona(que é o gozo) ?

    LIBERTADORES meu.

    LIBERTADORES é parada pra 50 mil sócios no primeiro ano.

    O QUE ME DIZES ?

    Lembrando que só quem pode ser PENTA agora… É NOIS !!!!!

    1. O João bebeu o quê? De todos os torcedores do leão que aqui comentam,voce é o que possui a mente e os argumentos mais rasos…Não vale à pena rebater tamanha utopia…Só resta rir…E muito…!!!

  13. Leandro só zoando…..Rsrsrsrsrsrsr
    Depois que o cabo chegou e entrou, eles voltaram a sorrir, por enquanto!!!
    Vai gostar de cabo assim na China!!!!
    E as contratações do lado de lá, já viram? Surpreendente, pra quem fala tão mal da série C!

  14. Ou eu dormi e perdi o resto do ano ou a velha mania de predizer o futuro alvinegro anda mais em moda do que nunca.

    Agora eles não só já decretaram a não subida do Fortaleza como já determinaram o algoz tricolor: Tombense.

    Se bem que boa parte dos alvinegros afirmavam no começo do ano que o penta era “favas contadas”.

    Mas se tem algo ” bom” nos alvinegros é isso: eles nunca aprendem.

    E pro desgosto alvinegro o tricolor de aço tem tudo para em breve ultrapassar a casa dos 10 mil sócios torcedores e estabelecer o novo recorde do Estado, já que no número se sócios torcedores o rival ficou pra trás.

    Saudações Tricolores.

  15. O canal se treme quando vê que o Fortaleza está voltando a crescer de novo e eles tão indo pra lama,lembram dos anos 2000 canalenses??
    Vai voltar tudo ao seu devido lugar,uh ta na moda o leão do Jorge Mota.
    Saudações tricolores.

  16. Entrando nessa conversa. Que grande jogo da copa do brasil? palmeiras x cruzeiro? vasco x fla ? ou vc ta se referindo a um jogo em que taticamente e tecnicamente só existe o são paulo? meu amigo, baixa a sua bola, pq seu time tem a sorte de está nessa copa do brasil somente pra ganhar renda pq o resultado vc já sabe qual vai ser com esse onze homens que vcs chamam de time. Hoje o ceara e a torcida alvinegra só são grandes na soberba, pq no resto, não tem muito a comemorar. Se empolgam com um CABO entrando, sendo que nem um tenente salva um time sem time. Enfim poderia passar a tarde destacando o atual presente de vcs, mas vou me calar e deixar vc falar a unica coisa que sabe dizer que é falar do passado do Fortaleza. Saudações mais tricolores do que nunca leandro gonçalves um autentico torcedor sofrido atualmente.

  17. Caros alvinegros. Lembro-me muito bem, qdo o time colorido da cidade visitou a série A, seus simpatizantes diziam para todos nós alvinegros, que” não falamos com segunda divisão”, pois bem, alguém sabe o resultado disso? agora falam em sócio-torcedor, é hilariante. Posso garantir que pra nós alvinegros 20 mil sócio- torcedores, é deveras vergonhoso, pele grandeza do mais querido, pelo tamanho da nossa torcida. SA.

      1. Daniel,a meta alvinegra sempre foi ter 20 mil sócios.Nunca tivemos. Já a meta do Fec é de momento,10 mil torcedores. Percebeu? Ele não afirmou que temos 20 mil sócios .Apenas fez uma crítica quanto às metas estabelecidas pelas diretorias de Ceará e FEC e sobretudo à euforia dos torcedores do FEC com apenas 8 mil sócios…

          1. Ah já sei, é aquela história de a meta que não atingiu aí depois vai dobrar ela né???

            Aproveita e me compra um bode

  18. Um site tão bom dá credibilidade a alguns imbecis, falando obviedades, imbecilidades…

    Qual a razão? Ter número de acessos, discussões que não levam a nada?

    Já lhe conheci mais sério, FG. E olha que pelas suas atitudes, odeia essas picuinhas.

    João, você quer instituir a censura aqui? Não há condição. Eu só não publico textos com crimes, acusações sem provas. Bobagens, obviedades e picuinhas estão no mundo. A opção é do leitor, que pode ficar no texto do post e não ler os comentários. Não compreendo é a sua ofensa achando que não sou sério por liberar comentários de leitores. Isso sim me parece uma aberração sem sentido, questionando a minha seriedade, o meu caráter. Eu não sou palmatória do mundo e nem vou julgar ninguém excluindo comentários que estão dentro das regras. Me causa espanto é você gastar seu tempo para me ofender e não discutir o conteúdo do que está escrito. Pelo seu critério eu deveria não liberar a sua opinião, então. É lamentável.
    FG

    1. Concordo, se houver ofensa de moral, preconceito de raça, credo, aí é outra coisa, informações de fonte duvidosas com algumas …faz parte, do torcedor…

  19. O recorde de sócios em um jogo do liaum não é metade do máximo de sócios do Vozão em 1 jogo.

    Mas em 2020 quando chegar na série B conseguirá metade dos sócios do que o Ceará já colocava em 2010.

  20. LEANDRO GONÇALVES, “diabéisso” macho !?

    Leandro Gonçalves – 6 de agosto de 2015 às 11:34
    “Cara, a única luz de LED que eu vejo é da TV do meu quarto,assistindo jogos do Vozão em HD… Tu sabe o que é assistir jogo em HD? Voces ainda não entraram nessa era neh? Afinal quando cairam pra Czona,era tv analógica…A serie C só tem jogo no radinho de pilha…kkk
    Mas pode assistir o vozão pela TV de LED na copa do Brasil,meu caro…kkkkkkk”

    A Czona(que ninguém merece) passa em HD, em 2ois e as vezes em 3res canais de TV.
    Passa nas casas Bahia e troca o teu aparelho meu ! tudo hoje é em HD, e se tú quiser, ainda pode dá uma pausa na programação ao vivo pra ir cagar.
    Lembrando que é só lá(nas Bahia) que vende fiado.
    Em que planeta que tú vive que a Czona(que torcedor do seu quilate merece), num pega na tua casa ?
    Passa nos Postos Ipiranga e se informa cara.

    Se não conseguir comprar a TV agora, precisa pressa não. Guarda essa grana pra tú comprar um aparelho novo em 2018, que é o tempo que o LEÃO DE AÇO precisa pra disputar o MUNDIAL DE CLUBES.

    Um abraço.

    1. Então,João…Tem série C em HD,sim… Pelo menos isso neh? Porque olha…assistir Jogo contra o Águia e o Asa em sinal analógico é coisa do capeta mesmo…Parabéns por essa conquista de vocês,se isso deixa vocês felizes,Parabéns!!! E com a grana que voce fala,cara,acho que posso fazer uma doação lá pro Pici…Recentemente passei pela aquelas bandas da cidade e me deparei com a sede/ estádio de vocês…Pensei: o que seria isso?Um presídio? O Carandiru em três cores? Ou um prédio após um atentado da Al Qaeda?!! Acho que com esse dinheiro dá ao menos para uma latinha de tinta…kkkkkk!! Passar bem…rsrsr

    2. Já tenho muitas TVS em HD lá em casa…Outra,não tenho obrigação de saber todos os pormenores da série C,quem tem que saber são os eternos telespectadores dela,os torcedores do Leão…hehe

      1. Se preocupe nao, Leandro. Q, no proximo ano, vc estará de olho na Czona no EI Nordeste, se vc nao já tiver o canal, é bom solicitar na sua operadora ou até trocar de operadora pra ter acesso! Vc vai precisar e muito!

  21. LEANDRO GONÇALVES, desculpa. Errei o nome da loja do fiado !

    Dá até pra cantar em ritmo de forró:

    “FIADO SÓ… NO ARMAZEM PARAÍBA, FIADO SÓ… NO ARMAZEM PARAÍBA”.

    Num dê a viagem perdida não amigão.

    Um abraço.

  22. Sabe LEANDRO GONÇALVES…
    É que da maneira que você fala do LEÃO DE AÇO, cheguei até a achar que você tá mais por dentro do nosso LEÃO e da Czona(que torcedor como você merece) que EU.

    Pode ser que você esteja passando por um período de adaptação antecipada, mas ainda não conseguiu descobrir isso !

    Faz o seguinte: tem um aplicativo, o EIPLUS do canal Esporte Interativo que você já deve saber, é o canal que transmite todos o jogos do LEÃO, da Czona(que torcedor como você merece), do Nordeste – e que aliás, o GRAZIANE tem um programa por lá no horário da 18:00h -, vai lá e compra logo, que tú vai ver que o sinal em HD vai aparecer até no teu celular.

    É só uma SUGESTÃO, uma vez que você parece se preocupa mais com a Czona(que torcedor como você merece) que com a sua Bzona(que é mais ou menos).

    Um abraço.

  23. LEANDRO GONÇALVES 6 de agosto de 2015 às 11:08
    O João bebeu o quê? De todos os torcedores do leão que aqui comentam,voce é o que possui a mente e os argumentos mais rasos…Não vale à pena rebater tamanha utopia…Só resta rir…E muito…!!!

    Interessante você criticar a argumentação do JX, falando de TV de led e não sei lá mais o quê???
    Como ele disse antes, tá enchergando muito pouco. Liga a lanterna que melhora!!!

    1. Errei meu caro Daniel: o João não é o mais limitado nos debates,ele tem proza e sabe levar na boa ao contrário de você,que não sabe o que dizer e vem com essa de que ta feio…Tão feio e você aqui querendo bancar o torcedor político e regrado …Acorda meu,filho! Blog foi feito pra isso,e já que o blog permite,continuarei postando…NOS POSTS DO LEÃO,SEREI SÉRIO 1QUANDO NECESSÁRIO,mas jamais perderei o humor…Pena que vc não tem capacidade pra discernir!
      Encerro aqui minha participação neste post,porque de tanto interagir com o torcedor do leão,meu celular deu uma pane,SÓ SAI A LETRA CCC no meu teclado,É MOLE? HEHEH

  24. PS : Ah,Daniel acompanha o blog direito.Leia e saiba interpretar! Quando eu disse que ele bebeu foi me referindo ao fato dele dizer que o Leão ia pra libertadores e 50 mil sócios…Dizer mais o que? Devaneio! Nem os maiores do NE,Sport e Bahia conseguiram essa proeza…

  25. LEANDRO GONÇALVES, Os maiores do Nordeste(Sport e Bahia) ?
    E o atual CAMPEÃO não tá entre os maiores porque ?

    Pois 2018 tá bem aí pra nós Cearenses juntos BRINDARMOS com o LEÃO DE AÇO na LIBERTADORES, e ainda aumentar esse número dos maiores do NE !!!

    VITÓRIA HOJE ?????!!!!!

    Um abraço.

  26. Que coisa mais feia e arrogante essa horrorosa torcida da carroça desequilibrada. Fiquem sabendo que vocês já tinham sido ultrspassados na torcida há 10 anos, e agora foram ultrapassados também nos sócios torcedores. Controlem -se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *