Qual a escalação ideal do Fortaleza?

marcelo_chamusca

Tinga foi para a seleção brasileira que disputa o Pan; Auremir está deslocado na lateral direita; Éverton passou três meses machucado longe dos gramados e agora está pronto para voltar; Cassiano e Wanderson foram embora para a Coreia e Thalysson é recém contratado.

Após a conquista do estadual o técnico Marcelo Chamusca precisou encarar esses problemas elencados e outros na montagem do time que, ainda assim, mantém a liderança do grupo A da Série C, com 16 pontos.  Assim, deu chances a Radar, Dudu Cearense e Thiago Azulão; Maranhão deixou de ser reserva para assumir a titularidade atuando pelo lado esquerdo na linha de três do meio campo e Lúcio Maranhão é, ainda, o único centroavante do elenco.

Em tese – e se ninguém se contundir – o Fortaleza terá todos os atletas disponíveis e em boa forma física em duas semanas. Qual a escalação ideal, portanto?

Na minha visão, por encaixe tático, entrosamento e desempenho técnico, a melhor onzena seria a seguinte: Berna, Tinga, Lima, Adalberto e Thalysson; Corrêa e Auremir; Pio, Sobralense e Everton; Lucio Maranhão (ou outro jogador para a posição porque é ruim a fase do atacante).

Convido os leitores para este exercício. A caixa de comentários está disponível.

Fernando Graziani

Sobre Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Já cobriu duas Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

22 thoughts on “Qual a escalação ideal do Fortaleza?

  1. Creio que essa seja a escalação mais completa mesmo FG , pois o que ainda me deixa meio assim são as teimosias do Chamusca em querer inventar , como lançando o Tallysson de meia e insistindo com o Radar na lateral , o Huson na direita que é de ofício e deixa o Auremir na dele de volante que rende muito mais, e aguardar logo o atacante pois acho que L.Maranhão já teve chance até demais ….

    Obrigado Enio, agradeço bastante. Discutiremos isso no Futebol do POVO.
    Valeu, cara.
    FG

  2. Pro próximo jogo:

    Berna; Auremir (se deu bem com o Pio), Lima , Adalberto, Thallysson; Correia, Dudu (em casa e no Castelão dá pra ser ele); Pio, Sobralense, Everton; Lúcio Maranhão.

    Primeiras opções: Hess, Elias, Maranhão, João Pedro, Romarinho

    A pergunta não foi para o próximo jogo e, sim, com todo o elenco à disposição mas, ainda assim, agradeço bastante a participação.
    FG

    1. Eu entendi a pergunta.

      Não é muito diferente da sua escalação, a minha. Mas colocaria, em casa, o Dudu no lugar do Auremir, se o Dudu realmente pegar ritmo.

  3. Berna, Tinga, Lima, Adalberto e Thalysson; Corrêa e Auremir; Pio, Sobralense e Everton; Lucio Maranhão.

    NÃO DÁ PRA FUGIR DAÍ NÃO !

    Só que EU ainda entraria com MARANHÃO no EVERTON, até que esse recuperasse a CONFIANÇA(égua) pra não pipocar nos jogos por conta da sua operação, e começaria pensar ELIAS no SOBRALENSE que tá a desfilar em campo “igualzin” o PARAÍBA ano passado.
    FORTALEZA precisa do 10(meia). Se não é ELIAS, testa o DUDU sem aquela pressão de marcar. Com o bom passe e a cabeça levantada com que ele joga… sabe lá, ele não é o 10 que estamos esperando ?!
    SOBRALENSE, já tô convencido que não é esse 10.

    Sempre sou contra IMPROVISAR no futebol, principalmente no caso do deslocamento do AUREMIR ou PIO pra lateral, onde, nenhum dos dois conseguem render(não sabem jogar).
    Até porque os dois citados estavam encaixados no time junto com o CORREA, e tinham de ter ficado nas suas posições.
    CHAMUSCA tem um lateral lateral lá(HUDSON), mas por algum motivo não confia no rapaz. Não bastasse, parece que quando daqueles dias parados para a Copa América, HUDSON tava machucado. É UM INFELIZ SEM SORTE.

    1. Caro João Ximenes, acho que já deveria ir com ewerton e deixar o maranhão como opção de segundo tempo, assim, penso que essa folga na tabela seria boa p o ewerton pegar ritmo e confiança. Sei não, só acho.

      Lembro que quando ele tava quebrando a bola, insistiram nele e deu no que deu, o homi deslanchou de vez.

  4. Concordo totalmente! Dupla de volantes que dá consistência na marcação e tem uma boa saída, laterais que sabem apoiar com qualidade, dupla de zaga afinada e claro nosso grande Everton, voltando a jogar o que vinha jogando, é o jogador mais importante do setor ofensivo. Pena que o Lúcio Maranhão não soube aproveitar as inúmeras oportunidades que apareceram e o Dudu Cearense que acompanhamos na seleção ficou no passado.

    Saudações Tricolores.

    1. Concordo com voce, caro Gustavo. Com esta dupla de volantes, o Correa se aventurava mais no setor ofensivo, dando mais opções para o ataque e, não dávamos tantos espaços para os adversários como nestes dois últimos jogos.
      Tambem concordo com o companheiro João Ximenes quando se refere a posição do Dudu como meia. Isto é, se ele quiser mesmo jogar. Pois pra fazer marcação ali atrás, não dá.
      Pra mim, a escalação seria; Berna, Hudson, Lima, Adalberto, Thallisson, Auremir, Pio, Correa, Everton, Sobralense ou Dudu e João Pedro.

  5. A MINHA SERIA O SEGUINTE:
    BERNA-ALREMIR/LIMA/ADALBERTO/THALYSSON/CORREIA/DUDU CEARENSE/PIO/EVERTON/JOAO PAULO/L MARANHAO

    OK..

    O MEIO COM O DUDU E O CRREIA GANHAMOS MAIS QUALIDADE NO TOQUE DE BOLA..

  6. GRAZIANI, sua sugestão é muito boa e essa é uma das escalações mais lógica.
    A ressalva que faço é que o Sobralense tem sido inconstante na criação, então o ELIAS seria uma boa opção como jogador nessa posição. Eu escalaria o Sobralense mais adiantado com o Everton.
    Dentre os volantes, acho o HESS melhor um pouco melhor do que o Auremir na força de marcação, mas creio que ambos dão conta do recado. O Auremir tem um passe um pouco melhor, mas o HESS é mais eficiente na marcação.
    Minha escalação seria hoje, com todos os jogadores disponíveis:

    R. Berna; Tinga, Lima, Adalberto e Thalysson; Correia e Hess (Auremir); Pio, Elias e Everton; Daniel Sobralense.

    Como o LM está em péssima fase, faria uma experiência sem um Camisa 9 de referência, apostaria em um ataque rápido e habilidoso, com os meias chegando. Totalmente ofensivo.
    Se tiver um 9 matador, sai o Sobralense e entra o centroavante.

    Claro que em situações especiais de jogo, cabem o Auremir, Maranhão, Romarinho e até o Dudu para cadenciar o jogo.
    Parabéns pelo seu trabalho!!! Jornalismo sério, informativo e imparcial.
    Moro em Brasília, mas não deixo de ler todos os dias seus comentários.

  7. Como não temos atacante nato lá vai: Berna, Auremir, Lima, Adalberto e Talysson; Corrêa, Dudu, Pio e Elias; Daniel e Everton. Aí é só colocar o Maranhão no segundo tempo e pronto.

  8. Concordo com a formação sugerida pelo colunista, apenas uma troca, retirando o Auremir e entrando o Hess, mas acho que pelo menos este mês ainda não teremos a disponibilidade de todos os atletas citados.
    Me preocupa o rendimento do ataque, a necessidade de um atacante é URGENTE.

  9. Concordo Graziani.

    No momento é a melhor escalação e a do colega Edson Lima também é uma boa escalação.

    Não dá para jogarem juntos o Correa e o Dudu sem um terceiro volante de marcação, o time fica muito exposto, isso já ficou visível no jogo do AméricaRN e contra o Confiança.

    E o terceiro volante de marcação está na lateral direita que é o Auremir. Ou poderia entrar com o Hess, mas aí perderíamos o Everton na armação, que está voltando, visto que o Pio é o titular da equipe.

  10. Jogaria no 4-2-3-1
    Berna, Auremir, Lima, Adalberto,Thallyson, Correa, Dudu Cearense, Everton, Daniel Sobralense, Elias, Joao Pedro
    Pelas peças que tem esse seria meu time! Ofensivo!
    Mas ccmo o chamusca é retranqueiro e gosta de de jogar com 20 volantes entao ele nunca vai jogar assim. Uma pena!

  11. Concordo com o Edson Lima. Necessariamente não precisa ter um atacante referência que geralmente não são tão habilidosos. Se você tem meias e até volantes que marcam gols, porque não fazer este tipo de escalação? A única ponta de injustiça que vejo é em relação ao Hess, que juntamente com o Auremir são nossos cães de guarda lá atrás. Bela dor de cabeça pra o treinador! ( tomara que ele acompanhe este blog! ). Abraço!

  12. Em primeiro lugar gostaria de pedir desculpas a você por uma brincadeira boba e infeliz o que levou a você me bloquear no twitter.
    Gosto demais do blog e assisto todo dia o programa na TV..

    Em relação a escalação. O time é esse mesmo.. Exatamente o time que começou os jogos das finais do cearense ( ou pelo menos no mesmo formato) Berna no lugar do Deola e Thalysson no lugar do Wanderson. E pode ainda ter um outro atacante no lugar do Lúcio. Mas o padrão é o mesmo.
    Abraço Graziani e desculpa mais uma vez..

    Não tem problema, Saulo. O que ocorre é que me desgasto demais com xingamentos sem nexos e falta de educação, então prefiro bloquear quem não consegue conversar e discordar sem ofender para não dar cabimento. Vou te desbloquear lá, não tem problema. É meu twitter pessoal, mas tá tudo certo. Valeu
    FG

  13. Com o elenco todo a disposição:

    Berna;
    Tinga, Lima, Adalberto, Thallyson;
    Auremir, Correa
    Pio, Daniel Sobralense e Everton
    Lucio Maranhão

    Maranhão entrando no segundo tempo pra incendiar o jogo assim como foi no Cearense;
    Ricardo de Jesus entrando no lugar do LM9 quando o mesmo começar a dar dor de cabeça por perder os gols.

  14. Na minha opinião a melhor escalação seria:

    Berna,
    Tinga, Lima, Adalberto, Thallyson
    Correia, Pio(volantes)
    Maranhão, Éverton, Daniel Sobralense,
    Ricardo Jesus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *