Ricardo Berna fez ótima estreia pelo Fortaleza

berna

O Fortaleza continua dominante na liderança do grupo A da Série C. Agora são 16 pontos em seis partidas. A vitória sobre o América-RN por 1×0, neste sábado, não foi, entretanto, das mais sossegadas, especialmente no primeiro tempo. Assim,  não demorou muito para Ricardo Berna mostrar segurança e a boa fase que vivia na Série B atuando pelo Macaé.

A chance do goleiro mostrar trabalho ocorreu porque o sistema defensivo do tricolor não funcionou nada bem no primeiro tempo. Com Auremir na lateral direita, Dudu Cearense ao lado de Corrêa no meio-campo e Radar na lateral esquerda, o América-RN teve muitos espaços no meio-campo para finalizar. Faltou entrosamento para o Fortaleza, poder de marcação efetivo e sobrou desatenção no meio-campo. O resultado: ótimas defesas de Berna e a torcida, depois de seis meses, saiu com a impressão de que agora tem um goleiro para confiar.

Na segunda etapa o Fortaleza evoluiu. Como teve mais a bola, com qualidade e os setores mais próximos, permitiu bem menos ao adversário e teve condições totais para ampliar o marcador mas, novamente, falhou bastante na conclusão das jogadas, problema crônico diante de muitas chances criadas.

Fernando Graziani

Sobre Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Já cobriu duas Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

25 thoughts on “Ricardo Berna fez ótima estreia pelo Fortaleza

  1. Galera se eu fosse torcedor do liaum começava a me preocupar com essas vitorias,porque no final já sabemos o final do filme…………………e ninguém cala esse chô ro rôôôô chora o presidente chora o torcedor chora os sofredor ooooooo.

    1. Hehehehe, vai ver se você dedicasse um pouco dessa “preocupação” ao time preto e branco ele começasse a ganhar alguma partida.

      Saudações Tricolores.

    2. Ô Marcos Oliveira! O chorôrô não é do lado de lá não? Quando teu time vai sair mesmo do cabaré? Ou quer dizer, zona? Se eu fosse voce, estaria preocupado. Pois parece que teu time está bem perto de cair. Quanto que o nosso, tá dando pinta que vai subir.

  2. Queria que o América tivesse forçado um pouco mais, pra ter essa GARANTIA que BERNA será o goleiro dos nossos sonhos.
    Penso, e já me posicionei por várias vezes: “GOLEIRO NENHUM DO MUNDO É GARANTIA DE GARANTIA”.
    Aliás, esse(América) andou LAMPEJANDO o time que EU já havia assistido alguns jogos. Até pelo time VOLUNTARIOSO e BRIGÃO(na bola) que sempre demonstraram nos jogos anteriores. Não sei se pelos jogadores deles que não jogaram, ou pelo FORTALEZA que é muito organizado o seu sistema de marcação.
    SISTEMA DE MARCAÇÃO que andou deixando a desejar quase o jogo inteiro.
    Tava fácil eles chegarem pelos lados e principalmente pelo meio da nossa defesa, que é o ponto forte do sistema defensivo.
    Talvez pela a falta do HESS que é o paredão mais fixo, e o deslocamento do AUREMIR pra lateral, que não consegue render(mais uma vez não rendeu).
    DUDU entrou e deu uns LAMPEJOS com a bola no pé, mas na hora de recompor, como acontecera em outras participações dele, deixou muito a desejar.

    CONCLUO que a diretoria precisa sair atrás de um LATERAL DIREITO pra AUREMIR voltar pra dele, e THALLISSON se fixar do lado esquerdo, pois quando ele entrou, notou-se um maior equilíbrio na marcação e na criação das jogadas.

    Tá fácio CHAMUSCA, definitivamente deixar a equipe no ponto ideal: basta achar o lateral direito; voltar AUREMIR pra dele e fixar THALLISSON na lateral, além é claro, ACHAR UM HOME GOL PRO TIME.

    TÁ BEM “PERTIN” !!!!!

  3. Só pra frisar no TEMA DA MATÉRIA :

    Minha opinião é que, é cedo pra dizer algo sobre o goleiro BERNA.
    1 jogo jamais será o suficiente pra esse tipo de analise definitiva.
    Foi bem nuns “peidins” defensáveis que fosse ERIVELTON, acredito, também seria capaz de defender.
    MELHOR esperar jogos mais difíceis, pois nesse, FORTALEZA sentiu no seu SISTEMA DEFENSIVO o suficiente pra ele(Berna) esquentar.

    Prefiro que CHAMUSCA corrija logo o nosso sistema defensivo, pois no quesito GOLEIRO, já estamos(estou) calejados e sido ILUDIDOS por várias temporadas.

    ESPERO QUE ESSE MARTÍRIO TENHA ACABADO COM A CHEGADA DO BERNA !

  4. O Leão poderia ter saído com uma vitória mais elástica se os atacantes não errassem tantos chutes ao gol.
    Jogou bem.
    Mostrou que tem time até pra ser Campeão da Czona.
    O Excelente Goleiro Berna passou muita segurança para o time.
    Agora sim podemos concretizar a subida pra Bzona.
    Avante Leão.

  5. Realmente, nao deu pra sentir o Berna, pois o time do America é fraco, perigou muito mais, pq a marcacao foi muito “frouxa”/falha em parte do 1o. tempo. Depois o dominio do Leao foi tao grande, q eles praticamente nao fizeram mais nada. Alias, os perigos foram mais de bolas de fora da area e, dessa forma, só goleiros “meia-boca”, tipo o Deola e o Ricardo [do ano passado], ficam assustados ou nos dao sustos. Só se faz gol em “goleiro bom” em chutes de fora da area, qdo a bola vai muito colocada e longe do goleiro ou o goleiro está em um “Deola Day”. Se a gente tivesse um goleiro nivel do Berna no ano passado, a gente estaria jogando a Serie B, pois ele nao teria soltado um chute fraco no pe daquele atacante do Macae, como o Ricardo fez em 2014. E a gente teria sido Campeao do NE, pq nao teria tomado aquele gol bobo do Sport lá em Recife, depois teria eliminado o Bahia e vencido o nosso fregues local. Estariamos jogando a 3a. fase da Copa do Brasil, pq o Berna nao teria tomado 2 gols bobos, como aqueles tomados pelo Deola lá em Curitiba tb !!! Nem teriamos tomado aquele susto q tomamos, contra o Kanal na final do Cearense, qdo o Deola tentou dar o titulo pra eles e fomos salvos pelo Cassiano. Tudo seria diferente !!!

  6. Houve um chute rasteiro do América no 1º tempo, do lado direito do gol do Fortaleza, que foi defendido pelo R. BERNA. Na hora pensei comigo: se fosse o Deola teria sido o empate, certeza.
    Realmente o Berna foi pouco exigido, mas a gente sente que ele é bem mais seguro, se posiciona muito melhor. As defesas ficam mais simples quando o goleiro está bem posicionado.
    Como disse o JOÃO XIMENES, goleiro nenhum é garantia de nada, mas certamente o R. BERNA já mostrou que é superior aos outros que estão no FEC.

    Marcos Oliveira, em vez de tu ficar “secando” o Fortaleza, time também conhecido como o “pai do Ceará”, é melhor olhar pra tua cozinha porque teu time vai cair esse ano. Aí eu quero ver o que é que vocês vão falar… Falando nisso, O BOTAFOGO te espera e A CHIBATA VAI COMER DE NOVO! E TOME PEIA, KANAL!!!

    Saudações Tricolores.

  7. GRAZIANI, como sempre, seus comentários são muito lúcidos, isentos de paixões ou preferências desportivas, ao contrário de outros setoristas que infelizmente tendem a exaltar um e desdenhar do outro.
    Parabéns pelo profissionalismo. Esse profissionalismo é o motivo que me faz acompanhar diariamente suas publicações. Resido no Distrito Federal e apesar da distância, não me desligo da “terrinha” nem deixo de acompanhar o nosso futebol cearense.
    Abraço.
    EDSON

  8. Foi visível que oTricolor perdeu a pegada no meio por conta da entrada de Dudu e o Correa. Tem que colocar o Hess e o Auremir, eles estavam jogando bem nas suas posiçoes. Quer colocar o Correa? pelo menos o Treinador tenha coragem de tira-lo no decorrer do segundo tempo, pois o mesmo prega. Que o Treinador não o transforme em um novo MP como no ano passado!

  9. FEC não foi fraco na marcação, o América é que tem um bom toque de bola. Treinador errou ao tirar o melhor jogador, Cascata.

    Berna foi muio bem, quando exigido, e não erra uma saída de bola, principalmente com os pés, de longa distância. Colocou a bola onde quis.

    Se esse João Pedro é homem de área, como dizem, o problema está no Chamusca, em seu esquema de jogo: todos saem da área.

    Aí reclamam do Lúcio que não faz gol.

  10. Galera gostaria de saber quem será o próximo Macaé ou Oeste da vez?Façam suas apostas,pelo que vejo a soberba voltou a torcida colorida já tem até mãe Diná com os famosos SE……..Se tivesse goleiro nos estaríamos ainda na serie A SERÍAMOS CAMPEÕES MUNDIAIS ai quando acordam saímos do mundo imaginário e acordamos na Czona que é o nosso lugar.

  11. Ô Oliveira esquenta não macho “vei” todo ano já estou acostumado com a subida de vocês, e vocês não chegam porque?tão vindo de Maca é?desculpa ai o trocadilho tá.Tem um lunático aqui que foi postar que o VOZÃO IA LEVAR PEIA EM TODOS OS JOGOS.Me fala ai os números da mega sena caro “amigo”

    1. kkkkkk , desculpa Marcos Oliveira , mais fazendo um trocadilho também , em todos como vocÊ disse que o amigo falou não sei , mais pelo menos 50 % do 1º turno ele já acertou até o momento!!! E se perder de novo terça a coisa fica mais feia ainda!!

  12. Concordo com o João Paulo pois não é possível o time ter escassez de gols por parte dos atacantes e no entanto o gigante Lucio Maranhão volta muito para ajudar o meio de campo.
    Acho que ele deve ficar sempre entre os zagueiros atormentando-os e definindo.
    Veja que no jogo de sábado p.p. na hora que ele desgarrou pela esquerda chutou uma bola na trave. Vamos dar melhores condições ao Lúcio Maranhão.

  13. Boa vitória, mas o aproveitamento tem que ser melhor. O América, estava sem o Maxi, provavelmente, teria posto uma pra dentro se estivesse jogando, é matador, é goleador.

  14. Galego desculpa , mais acho que você não deva ter acompanhado o campeonato cearense, nordestão, o Corrêa é o termômetro do time e o cara tá jogando a segunda partida da série C , está voltando de contusão , então não podemos exigir do mesmo que imediatamente jogue a bola que sabemos que ele joga, perdemos um pouco da pegada sim, pois o DUDU também não vinha jogando e pra mim foi outro que se saiu bem na partida, perdemos a pegada mais ganhamos uma saída de bola com mais qualidade.

  15. PÊIA EM TODOS OS JOGOS NÃO…
    … NA MAIORIA DELES !

    LUNÁTICO é quem tá vendo e não quer enxergar.

    Vai somando os pontin’s que foram dados e depois soma pra ver se dá pra ESCAPAR, pois EU não vou perder tempo nesta soma, porque não tenho nada a ver com isso.

    LUNÁTICO EU !?…

    Ê, Ê.

  16. Tudo bem Enio Lima,respeito a sua opinião. É que eu fazia comentarios com o nome de josé e sempre comentei meu descontentamento do endeusamento do Correa pela parte da torcida e imprensa. Ele tem suas qualidades, como por exemplo: seus cruzamentos que já resultaram em vários gols ( provavelmente oriundo do seu tempo quando jogava de lateral ) mas eu, particularmente não gosto de volantes acima de trinta anos porque num contra ataque… já era! Em 2006, tinha um tal do Galeano que ajudou muito a afundar o Leão. Em 2012, veio um que já jogara na seleção,( sub20) e por aqui, esse tipo de jogador ganha cadeira cativa. Se fossem tão bons, ainda estariam jogando lá pelo sudeste, te garanto! O correa toca muito a bola de lado, isto qualquer jogador faz. Só que no segundo tempo ele cansa, começa a dar passes errados, não tem pique para reter um contra ataque e o treinador não tem coragem de tira-lo no meio do segundo tempo, onde mais precisamos, no caso de estarmos ganhando, um volante pegador e veloz! É uma OPINIÃO minha, não sei se estou certo, porque estou indo de encontro a maioria dos torcedores e imprensa. Mas, tudo bem, com ou sem Correa este ano o Fortaleza vai sair desta zona MALDITA! pode anotar aí! Abraço tricolor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *