Ranking Futebol do POVO – Melhores jogadores de Ceará e Fortaleza em 2015

Nós do Blog e do programa Futebol do POVO, exibido na TV O POVO e no Esporte Interativo Nordeste sempre de segunda à sexta, às 18h, ao vivo, criamos um ranking para determinar os melhores jogadores da temporada do Fortaleza e do Ceará.

O critério é bastante simples e objetivo, além de ter uma relevante conotação informativa porque ninguém jamais fez: é baseado no número de gols (multiplicado por dois) e assistências (multiplicado por um) que um jogador teve durante toda a temporada. No topo do ranking estará quem tiver mais pontos somados.

Todo ranking pode e deve ser questionado, sabemos disso, até porque não temos qualquer pretensão de donos da verdade. Fizemos, neste caso, um recorte. Avaliamos, por exemplo, que um goleiro, um volante ou zagueiro podem ser os melhores da temporada, mas o nosso objetivo é valorizar jogadores que mais participam com gols e assistências. Pensamos nisso como um critério justo, concreto e não subjetivo.

O ranking será por clube e vai compreender todas as partidas oficias na temporada. A atualização será mensal e os dados são coletados pela equipe de estatística, que é comandada por Henrique Bittencourt.

ranking_ceara

CEARÁ (atualizado até 23 de junho)

Assisinho – 28 pontos (12 gols + 4 assistências)*
Magno Alves – 27 pontos (11 gols + 5 assistências)**
Ricardinho – 27 pontos (9 gols + 9 assistências)
Marinho – 23 pontos (9 gols + 5 assistências)
Marcos Aurélio – 12 pontos (5 gols + 2 assistências)**
William – 12 pontos (5 gols + 2 assistências)**

ranking_fortaleza

FORTALEZA (atualizado até 23 de junho)

Éverton – 19 pontos (7 gols + 5 assistências)
Pio – 19 pontos (7 gols + 5 assistências)
Maranhão – 13 pontos (5 gols + 3 assistências)
Lucio Maranhão – 10 pontos (5 gols)
Cassiano – 10 pontos (4 gols + 2 assistências)
Adalberto – 8 pontos (2 gols + 4 assistências)
Correa – 8 pontos (1 gol + 6 assistências)

* Fora da temporada por contusão
** Já deixou o clube

Fernando Graziani

Sobre Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Já cobriu duas Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

12 thoughts on “Ranking Futebol do POVO – Melhores jogadores de Ceará e Fortaleza em 2015

  1. Caro Graziani

    Valeu pela iniciativa, vou ficar acompanhando com atenção e curiosidade. Parabéns pelo programa, só a título de contribuição, levantem um debate sobre a formação e utilização das categorias de base de Ceará e Fortaleza, pois a meu ver, é a saída para o futebol cearense e brasileiro, e só se dará com uma verdadeira revolução na base, pois o nosso futebol, de maneira geral, anda muito mal.

    Abraço

    Fernando Gondim

    Valeu Fernando. Sabemos que vamos apanhar com o ranking por parte de quem não concorda com os critérios mas, sinceramente, gostamos da iniciativa. Obrigado pelo seu comentário, nos ajuda muito.
    FG

  2. Graziani o que vç acha do tecnico Doriva ,seria uma boa para o ceará ou ele tem a mesma caracteristica do silas , ou o Doriva e melhor taticamente que o Silas , valeu e um abraço.

    Fabio, acho que o Doriva está fora da possibilidade salarial do Ceará mas, pelo que mostrou com dois titulos estaduais seguidos por Ituano e Vasco, é uma boa aposta.
    FG

  3. Um ranking, como dito, totalmente sem nexo.

    Primeiro, é muito subjetivo considerar a ASSISTÊNCIA. Tem algumas q não tem nada a ver e dizem que foi um passe, quando o finalizador fez o principal.

    Pode-se, em algumas situações, acontecer o inverso, numa ASSISTÊNCIA: o atacante usa o defensor pra fazer um gol contra.

    Segundo: é uma total discriminação ao goleiro, zagueiros, marcadores.

    Terceiro: quem hoje é o líder em gols e assistências, pode não ser lá na frente. Ter uma abstinência das 2 coisas.

    Seria mais prático, fazer uma média de cada jogador (CE, FEC, Icasa), mesmo em séries diferentes, em suas respectivas rodadas e escolher o melhor em cada posição. No final, faria uma seleção.

    Um exemplo: Maranhão, que outro dia era reserva, está na frente do Lúcio; Cassiano, que fez o gol mais importante pro FEC, no ano, está atrás do Lúcio. Everton, há tempo não joga.

    Legal João. Se vc acha sem nexo, basta não acompanhar. As atualizações serão semanais e os critérios são bem evidentes. Outra sugestão é vc criar um ranking seu, em que vc concorda com tudo e divulgar. Boa ideia para gastar melhor seu tempo, não? Valeu pela audiência.
    FG

    1. Hoje, o melhor jogador do futebol CE seria o Assisinho, contudido. Segundo, Magno Alves, no Flu.

      Confudem muito quantidade de gols e assistências, e esquecem a média de partidas de cada jogador, pra fazer isso.

      Se perguntarem ao torcedor do FEC qual o jogador que lhe deu mais alegria…

    2. FG,

      Ignorância desproporcional, algumas ponderações do leitor tem completo sentido. Sua lista não representa os “Melhores jogadores de Ceará e Fortaleza” e sim os melhores meias e atacantes de Ceará e Fortaleza. Com os critérios que foram utilizados, nunca um lateral, zagueiro ou goleiro irão aparecer na lista.

      Gustavo, desculpe, mas da minha parte não teve qualquer ignorância, mas entendo até tocante a sua defesa do colega e acho bacana, sem ironia, apesar de desnecessária. No texto está explicado e como o ranking é nosso, concordamos que os melhores jogadores neste caso são os que mais participam com gols e assistências. Não há problema se vc tiver outra opinião e de repente quiser criar um ranking próprio. Críticas com educação e com falta de educação, com despeito, eu libero aqui toda hora, menos xingamentos. E, melhor ainda: aprendo com as críticas, mas lamento pelos raivosos e delirantes persecutórios. Obrigado pela gentileza.
      FG

      1. FG,

        Longe de mim querer defender alguém. Os outorgantes que pagam, eu tenho que escolher, imagine os gratuitos.

        Não tenho intenção de criar ranking. A uma, porque não tenho tempo. A duas, porque não trabalho com futebol. A três, porque meu ranking teria nenhuma credibilidade.

        A ideia do ranking é ótima, ruim é chamar de “Melhores jogadores de Ceará e Fortaleza em 2015”. Basta criar dois ranking: Maiores artilheiros de Ceará e Fortaleza em 2015; Melhores garçons de Ceará e Fortaleza em 2015.

        Quando li o título da matéria, lembrei do “troféu armando nogueira” e após lê o conteúdo, achei sem sentido o nome do ranking. Ficou parecendo aquelas matérias de sites de 2ª linha, em que o único objetivo é “ganhar click”.

        Mas como vc mesmo transparece, o ranking é seu e vc chama como quiser.

        Gustavo

  4. O ranking tá bem legal, bem fácil do torcedor entender. O conceito de assistência no futebol é que é meio controverso, às vezes o jogador chuta a bola pra área pra se livrar e algum jogador consegue fazer o gol e vira assistência, o mesmo acontece nos escanteios e cobranças de faltas. Enfim, para simplificar definiram q todo toque q resulta em gol é assistência, mas no basquete, onde o termo surgiu, é bem diferente.

    Oi Josué, valeu. Vamos contabilizar como assistência último passe que obrigatoriamente terminou em gol de jogadores da mesma equipe. Abraço
    FG

  5. O objetivo primordial do futebol é o gol. Nada mais elementar. Portanto, muito correto que se classifique aqueles que mais se destacam neste quesito. Funciona como elemento de justiça, pois ao valorizar a assistência, apresenta-nos números absolutamente desconhecidos, mas que revelam e confirmam a importância de determinados jogadores, vide Ricardinho no Vozão. Ótima iniciativa!

    Obrigado por compreender, Maurovski.
    FG

  6. Gotei da ideia, não vou discutir critério, que seria como discutir sexo dos anjos, os critérios são esses, basta ser fiel aos critérios, que faz sentido
    Parabéns pela iniciativa, vou acompanhar

    Valeu, Pimentel, agradeço.
    FG

  7. Ficou magoadinho, FG?

    Não preciso criar nada, tenho o meu trabalho. Só emito opinião porque acompanho futebol desde 1967, 1968. Conheço quase tudo de rádio, tv, mídia, sobre o futebol. Joguei e sei discernir, na minha modéstia, o que é bom e o que é ruim.

    Acompanho vocês, primeiro porque são isentos, imparciais; segundo, porque apresentam coisas novas.

    Só não acompanharei o ranking de vocês, que os próprios reconhecem defeitos.

    Mas deixa pra lá. Nem por isso deixarei de acompanhá-los, nas coisas boas.

    E agradeço ao Daniel Figueiredo e ao Balacó, que, o primeiro ler minhas msn; o segundo, nós interagimos no twitter.

    E acompanho você porque acho um de opiniões sensatas, como as do Daniel.

    E não é porque você me bloqueou no twitter que deixarei de ler e assistir algumas coisas suas.

    Um abraço.

    Ahahahahahahahahah, obrigado pelas risadas, João e é isso daí: é vc, com toda razão, quem escolhe o que e quem acompanhar, não eu. E eu não desconstruo opinião de ninguém, é justamente o oposto. O tempo todo sou vítima de gente intolerante, que não consegue conviver com ideias contrárias. É triste.
    FG

  8. Muito bom esse ranking! Tem que avaliar números mesmo! Jornalismo sério é isso. Todos os times grandes, antes de contratar meias e atacantes, fazem uma análise em cima de gols e assistências. Fora do país isso é extremamente levado à sério. Futebol é o resultado acima de simpatia com torcida! Fico surpreso em ver que alguns destaques do Ceará saíram perseguidos pela torcida e a ver qualidade dos volantes do Fortaleza. Apoio integralmente essa atitude sua! Se hoje diretores, treinadores e jogadores se baseiam em números, realmente a imprensa local deve divulgar a informação para que os torcedores possam ficar cientes de quais jogadores tem contribuído para os resultados. É um pequeno mas importante passo para um futebol cearense mais moderno. Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *