Como os jogadores do Fortaleza ajudaram na volta de Chamusca ao clube

chamusca1

Chateado com os rumos que o futebol do Fortaleza estava tomando no fim de 2014 – não renovação de alguns atletas, como Robert e Fernandinho, e contratação de outros – o técnico Marcelo Chamusca, mesmo com proposta salarial menor do que recebia, aceitou as condições do Atlético-GO. A chance de dirigir o time de Goiás terminou rapidamente e de forma frustrante, com resultados ruins.

Neste meio tempo, Nedo Xavier assumiu o Fortaleza. O técnico que teve relativo sucesso no tricolor em 2012 – e por isso recebeu nova chance em 2015 – mostrou logo que seus métodos antiquados não iriam funcionar no clube. Nedo, para complicar, também tinha uma atitude bastante negativa diante das dificuldades. Reclamava abertamente do elenco nas entrevistas e internamente, entrava em choque com a diretoria do clube criticando o nível dos atletas, entre eles Éverton. A situação estava feia.

Quando a diretoria do clube percebeu que tinha que trocar de treinador fez então uma consulta ao grupo de jogadores – fato raro no futebol, convenhamos – e as lideranças foram ouvidas. Ao contrário do que se poderia imaginar os atletas remanescentes de 2014 não se omitiram e disseram que gostariam de ter Chamusca de volta, caso a decisão fosse realmente de mudança.

A diretoria, então, que já pensava na possibilidade do retorno de Chamusca fez o contato com o treinador. No seu retorno, sem que nenhuma contratação tivesse sido feita, nova postura, tática mudada, melhores resultados e o título cearense, além da confiança do grupo que, não por acaso, foi fundamental para ter de volta o treinador.

Fernando Graziani

Sobre Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Já cobriu duas Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

6 thoughts on “Como os jogadores do Fortaleza ajudaram na volta de Chamusca ao clube

  1. Se realmente houve o pedido de opinião dos jogadores, FORTALEZA tá de parabéns pela, acredito, iniciativa inédita no futebol do mundo.

    CHAMUSCA fez um grande trabalho no ano passado e não conseguiu o objetivo final pela a infelicidade do nosso goleiro Ricardo naquele jogo pra esquecer.

    MANTENDO a pegada e a vontade desse início de competição, ACREDITO que CHAMUSCA desta vez, vai conseguir nos dá o prazer de sair desta Czona(que ninguém merece) de uma vez por todas.
    Quem tiver forças pra se segurar na Bzona(que é mais ou menos) que nos aguarde.
    Olhando os dois lados FORTALEZA e eles LÁ, corre o risco de haver uma troca de lugar e os confrontos vão ter de ser só no Cearense e Nordestão de novo.

  2. Ia esquecendo as coincidências e situações que o futebol nos oferece:

    O ÚLTIMO JOGO AQUI da Bzona(que é mais ou menos) é o MACAÉ no Casteleão.

    BARBAS DE MOLHO !

  3. De maio a outubro, anualmente, o Ceará oscila na Série B, leva uma enxurrada de críticas da imprensa, vira o Cristo dos times daqui, mas continua jogando em novembro, pagando suas obrigações, fazendo boas campanhas depois no Nordestão e Copa do Brasil.

    De maio a outubro, anualmente, o eterno representante do futebol cearense na Série C ganha de quase todo mundo na terceirona, é elogiado por todos os críticos, seu treinador é taxado como gênio (um novo Guardiola/Ancelotti/Simeone), cria uma grande ilusão na sua torcida, e na hora agá o que acontece? Em novembro já está de férias.

    1. Ricardo Sena, esse time a que você se refere, que em novembro já estará de férias (será mesmo?), GANHOU COM MÉRITOS de vocês no Campeonato Cearense. Quem perde para time ruim, é pior do que ele… E esse time que ganhou de vocês é o maior vencedor de todos os tempos EM CAMPO no nosso campeonato cearense. A gente ganha campeonato jogando BOLA, não é remoendo campeonato que o D. Pedro II autorizou por decreto imperial, pois naquela época nem Federação existia.
      Vá curtir a sua zona de rebaixamento e lembre-se, o MACAÉ espera por vocês… Sabe quando? EM NOVEMBRO! Já assistiu aquele filme, o VOVOZONA? É ótimo!
      Cuidado com as palavras, o mundo dá voltas, e muitas. Um dia a casa cai.
      Seja feliz.

  4. Passada as confusões criadas pelo n/TJDF no caso CSC?David Madrigal x FEC, onde o n/Leão se saiu como o previsto, vitorioso por unanimidade, eu e quase 100% dos torcedores tricolores queremos saber NOTÍCIAS CONCRETAS/REAIS quanto à nossa situação do Tribunal de Justiça, no processo movido p/ganharmos o campeonato de 2002
    e, assim, nos tornarmos HEXACAMPEÃO de 2000 a 2005.
    Pelo que sabemos ganhamos nas várias instâncias do TJ e o processo está pendente de julgamento pelo Pleno de desse Tribunal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *