Os motivos que fizeram a diretoria do Ceará não demitir Silas Pereira

silas

A permanência do técnico Silas no comando do Ceará pode sim ser considerada uma surpresa, especialmente se levada em conta a conhecida filosofia da diretoria do alvinegro, que não tem nenhum constrangimento em trocar de treinador, independente de conquistas ou tempo de clube.

Abaixo, listo os motivos que fizeram o técnico permanecer, por enquanto.

1. A diretoria sabe que ela própria é alvo da insatisfação dos torcedores. Os protestos deixaram isso evidente. Os dirigentes demoraram a fazer as reposições no elenco com qualidade  –  e ainda não conseguiram – e culpar apenas o treinador seria um tiro no pé, interpretada até como uma espécie de covardia e transferência de responsabilidade;

2. Entende a diretoria que os jogadores estão incluídos nos motivos relevantes pela atual situação da equipe, que ocupa a zona de rebaixamento, com quatro pontos em 18 disputados. A cobrança também será feita diretamente ao elenco, que tem toda a estrutura para desempenhar um bom papel;

3. Silas não é mais unanimidade na diretoria, que cogitou sim a sua saída, mas há uma gratidão em relação ao título da Copa do Nordeste, conquistado recentemente. Como a equipe perdeu peças e também jogadores se machucaram, o técnico, que pessoalmente é admirado por todos os diretores, vai ganhar oportunidade para tentar reconstruir o jeito da equipe atuar;

4. Ao dar um pouco mais de tempo ao atual técnico – que jamais foi alvo dos protestos da torcida, apesar de não ter apoio direto e irrestrito – a diretoria  ganha oportunidade para pensar em novos nomes caso necessário, sem contratar com pressa, algo que já ficou evidente não dá certo no clube. O tempo para Silas, entretanto, não será longo. Contra o Bahia, sábado, será a sua primeira nova chance e das mais difíceis.

Fernando Graziani

Sobre Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Já cobriu duas Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

34 thoughts on “Os motivos que fizeram a diretoria do Ceará não demitir Silas Pereira

  1. Acrescento a isto o fato de não termos mais uma comissão técnica permanente, isso faz muita falta. Até no fato do treinador ter uma opinião de profissionais quê vêem o lado da comissão e dos atletas.
    Mais a paciência da diretoria não ira alem de duas rodadas.
    Na minha opinião o atual treinador num têm perfil de estrategista ou formador de elenco, o cara só sabe montar o time de um único jeito! Mais na conversa de boleiro ele é bom, deveria ser consultor de carreiras de atletas.

    Duas rodadas. É uma possibilidade, sem dúvida.
    FG

    1. É, vcs apoiam a permanência de Silas, rsrsrsrsrsrs…, Apoiam o técnico que tirou vcs do Campeonato do Nordeste, que fracassou, na final daquele estadual, por conta do cansaço e euforia de um título conquistado dias antes. Mas francamente, vcs são muito “comédias” em achar que essa “bagaça” de vcs teria uma sorte de não estarem no Z-4 de uma série B. Aliás, as duas últimas participações do timeco colorido do estado, foram só “sofrência na série B. 16º colocado em 2008 (salvo, diante de um Brasiliense, comprado) e rebaixamento em 2009.
      Peraí, se coloquem no devido lugar de vs, que nem a série C é, é a série DDDDDDDDDDD !!!!!

  2. Tem jogadores que não estão correspondendo e que a diretoria tem logo que tomar providencias, pra não acontecer como em vezes anteriores.
    Jogadores como; Sandro Manuel, Wiliam Correia, Robinho e outros com deficiência técnica, devem ser logo dispensados e sejam substituídos por jogadores com boa capacidade técnica e que venham solucionar os problemas do time.
    Quanto ao técnico, o Ceará não tem padrão de jogo, não tem rapidez para ir ao ataque, o que se ver são jogadas sempre para as laterais do campo, permitindo que o time adversário se organize defensivamente, isso o treinador tem que ver e mudar esse sistema de jogo.
    Se perder pro Bahia, aí tchau treinador.

  3. ê Graziani, mais um da LeoaPress, quando vc diz: “levando em conta a conhecida filosofia alvinegra” vc esquece que essa não é uma filosofia só alvinegra. Ela é rubro-negra, celeste, tricolor, coral…por aí vai…isso é uma filosofia brasileira!! Infelizmente não vejo imparcialidade nos seus comentários para com Ceará. Gosto do seu trabalho na Tribuna Band News, mas quando é para falar do Ceará tem sempre uma pitadinha de veneno…bem é o que acho. Concordo que deveria manter o Silas e que se tem de qualificar o elenco.

    Não Carlos, eu não esqueço de nada. Se o texto está se referindo ao Ceará, não há motivo e nem necessidade, dentro da normalidade, que eu cite os outros clubes. Já pensou se para cada análise sobre determinado clube eu tenha que citar todos os outros? Seria surreal e insano. Se você se sentiu ofendido com a realidade, lamento, mas é um problema que considero grave e que você pode, se quiser, tratar de alguma forma. O nome é delírio persecutório. Sobre a Tribuna Band News eu não trabalho lá faz mais de dois meses, quando optei por voltar ao Grupo O POVO. Obrigado pela audiência, ainda assim.
    FG

  4. Sou torcedor do Fortaleza, mas vou dizer o que acho sobre isso. Silas ta nas ultimas no Ceará. Sérgio Soares também no Bahia. Acredito que tao esperando ele cair lá pra o trazerem de volta.

  5. O técnico na minha opinião é o menos culpado, até porque a ausencia de banco o time perdeu muito, agora jogadores como Ricardinho W. Correia, Sandro Manoel, Wescley e o proprio Marinho tem que se darem mais.

    1. Acho que estes jogadores do vovó todos estão jogando de salto alto, por exemplo: Ricardinho depois da copa do nordeste, que o Santos queria contrata-lo não jogou mais nada, Marinho e muito esforçado porem só quer a bola pra ele, William correia parece que tem medo da bola, Robinho é muito raquítico manda ele para o Icasa porque lá e quer lugar de jogador ruim, Charles e Gilvan parece que estão com o pensamento na lua, ficam batendo cabeça, Barata pense no rogador barato não sabe e nunca jogou como lateral, Ronielle pense no jogador ruim, Sergio Manoel parece um louco, chegando mais jogadores doido pra forma um time, porém digo, só quem escapava e escapar neste time era o William Batore e o Silas que os mesmo não tem culpa. Em relação estas contratação novas e erradas desta diretoria, tem um ditado quem contrata jogador de time pequeno, pequenino ele é. Pode baixar a crista torcida Alvinegra que do jeito que vai este ano vamos cair pela primeira vez para a serie C…….. valeu DIRETORIA FOMINHA!!!!!!!!!!!!!!

    2. Concordo. O time perdeu suas peças ofensivas e agora tenta recolocá-las. Novos contratados chegaram e requer um pouco de tempo para o time pegar ritmo de jogo. Logo voltaremos a vencer e subir na tabela.

  6. Se o mercado brasileiro não tem opções para o Ceara contratar jogador com qualidade, por que não buscar jogador estrangeiro??? Basta fazer uma pesquisa nos times da Libertadores.

    1. Boa opção, mas e os jogadores do atual elenco????
      O ceará não tem um goleiro reserva para o Luís Carlos ( vide os gols sofridos por Náutico & Sampaio Correia ), laterais, uma lástima e olhe que o Samuel Xavier era tido como ruim, nem vou citar o Fernandinho. Um meio campo que tinha bons jogadores, completamente perdido, sem homens de contenção, pois Sandro Manoel, depois da final da CN, desaprendeu a roubar bola e até infantilidade comete, vide o penalti do último sábado. Uilliam Correia, o “Kross” do Nordeste, só sabe falar bonito e reclamar de jogo realizado no PV. Ricardinho, ainda não entendo o porque de tanto “chinelinho” em torno de sua renovação. Acabou dando no que deu… O ataque é foda, desculpa a expressão, mais depender de Marinho, sem dá a bola pra ninguém e gols de Rodrigo Silva, Vinicius e agora, acreditem, Fabinho que estava encostado no Joinvile. Aí eu só não jogo a toalha e enrolo a bandeira, porque sou torcedor, mas…. Que fala me faz o Assisinho.

  7. O elenco tem um nível técnico bom mas Sr. Silas é um técnico limitado, este só fez uma boa campanha no Avai 2008, que tinha o Marquinho em grande fase. No Flamengo e Grêmio fracassou. Ganhou o Nordestão com a ótima fase do Marinho e Assissinho. Em 3 meses não consegui montar um esquema para o Willian Junior(Jogador de área, precisa da chegada dos laterais) nem o Marco Aurélio(meio atacante e não meio de campo) e nem o Eloir jogar. A Diretoria também tem culpa, pois desde começo do ano sabia da saída do M.Alves e Samuel e não contratou com qualidade. Para mim o Ceará está perdendo tempo.

  8. NÃO SOU MUITO A FAVOR DE FICAR MUDANDO TREINADOR , MAIS MESMO COM UM TIME
    DE PEREBAS O SILAS TINHA QUE MONTAR NOVOS ESQUEMAS, PRIMEIRO DEIXA MESMO
    O BUIU , POIS ESSE RONIERY NÃO CONTA, CHARLES e SANDRO e MESMO UM GAROTO
    DA BASE NA LE POIS O FERNADINHO FOI OUTRO QUE RENOVOU CONTRATO e FICOU
    PIADO, CHEGA DE JOGADOR PIADO SE É MESMO PARA PEDERMOS SCOLOQUEM PELO
    MENOS QUEM QUE SUAR A CAMISA, ENTÃO CARA SILAS ESPERA POR CONTRATAÇÕES
    DE QUALIDADE VOCÊ VAI ESPERAR SENTADO POIS ESSA DIRETORIA É CONHECIDA, SÓ
    CONTRATAM REFUGOS PARA A SERIE B, ENTÃO SÓ TEM UM JEITO OU TUDO OU
    NADA MUDA IMEDIATAMENTE O TIME QUEM NÃO ESTIVER SUANDO A CAMISA , NEM
    RELACIONE. JOGARIA com LUIZ CARLOS, BUIU(NÃO TEM OUTRO)SANDRO, CHARLES, SANCHES, BARACA, FLAVIO CONCEIÇÃO, RIRCARDINHO , ROGER GAÚCHO, MARINHO,
    RODRIGO ALVES, e NO BANCO GAROTOS DA BASE POIS NÃO TEM NINGUEM MESMO.
    DIGO MAIS UM VEZ SE VOCÊ FOR ESPERA POR ESSA DIRETORIA é MELHOR PEDIR
    LOGO PARA SAIR, POIS DESSA MATA NÃO SAI COELHO.

  9. Meu caro jornalista, você mencionou a palavra gratidão, você está esquecendo que no futebol não existe essa de gratidão, ele poderia ter sido campeão do mundo, se os resultados positivos não estão vindo, tem que ser trocado mesmo.

    Ué, mas eu não tenho gratidão pelo Silas. Se vc não percebeu, eu explico: os motivos que eu citei são os da diretoria do Ceará, não os meus. Eu não tenho nada com isso, ainda bem.
    FG

  10. Acho que estes jogadores do vovó todos estão jogando de salto alto, por exemplo: Ricardinho depois da copa do nordeste, que o Santos queria contrata-lo não jogou mais nada, Marinho e muito esforçado porem só quer a bola pra ele, William correia parece que tem medo da bola, Robinho é muito raquítico manda ele para o Icasa porque lá e quer lugar de jogador ruim, Charles e Gilvan parece que estão com o pensamento na lua, ficam batendo cabeça, Barata pense no rogador barato não sabe e nunca jogou como lateral, Ronielle pense no jogador ruim, Sergio Manoel parece um louco, chegando mais jogadores doido pra forma um time, porém digo, só quem escapava e escapar neste time era o William Batore e o Silas que os mesmo não tem culpa. Em relação estas contratação novas e erradas desta diretoria, tem um ditado quem contrata jogador de time pequeno, pequenino ele é. Pode baixar a crista torcida Alvinegra que do jeito que vai este ano vamos cair pela primeira vez para a serie C…….. valeu DIRETORIA FOMINHA!!!!!!!!!!!!!!
    Responder

  11. Essa diretoria é conhecida, mesma conversa todo ano: começo do ano – “o campeonato cearense é deficitário”, abril “estamos conversando com alguns jogadores, mas temos que esperar terminar os estaduais que estão disputando, e tem vários apalavrados.” Maio – começa a série B e nada de reforços… 3 ou 6 pontinhos que fazem falta no final. E tooooooooome pirulito!!! Tetra só com empates e acham que o time está bom. Perde um campeonato esse ano de 2015 para um time que está na 3ª e nada é feito! Aliás, o fortaleza jogou melhor todas as partidas esse ano. Aí vem o blá, bla, blá… Melhor dretoria dos útimos tempos, e sei lá…. Fala sério!!!!

  12. Eu só tiraria o Silas se ele desse mostras de que não tem capacidade nem para livrar o time do rebaixamento. O Ceará, assim como todos os times do Brasil, precisam aprender as lições da história e contratar técnicos competentes por um período de pelo menos dois anos. Demitir treinador, em média, a cada seis meses é atestar a própria incompetência na hora da escolha, se o treinador demitido for muito ruim, ou de mais incompetência ainda se o profissional for dos bons.
    Aliás, as estatísticas não mentem:muitas mudanças de técnico normalmente resultam em fracassos e rebaixamentos.

  13. Ceará precisa de um goleiro bom, indico o Deola que é do palmeiras e estar na reserva do Fortaleza.Acredito que com ele o time volta a vencer,ele só joga em time grande como o ceará.

  14. Bom dia a Todos!
    Caro Graziani.
    Pode eliminar os três primeiros motivos. O Silas só não foi demitido por não ter o CSC um Técnico agendado e dentro do perfil que a Diretoria quer.
    O Ceará enfrentará sábado o Bahia, que em virtude do atual momento é favorito incondicional a vitória.
    Só depois desse jogo, aí sim Silas cairá e a historia se repetirá…

  15. O meio Marcinho e o zagueiro Douglas Silva do Vasco negociam a rescisão de contrato com o Vasco. Seria ótimas contratações para o Vozão.

  16. Como torcedor do Ceará, também fiquei surpreso com a permanecia do Silas Pereira. Entendo que a diretoria agiu acertadamente na sua permanecia, pois, a mudança de treinador é sempre um “recomeço”; e Silas tem a vantagem de conheço o grupo e ainda buscar a reabilitação.

    Ninguém de sã consciência entra para perder! O time não se reorganizou; perdeu poder de reação; problemas com peças de reposição; temos muitas carências… Mas, não podemos esquecer, infelizmente em algumas partidas fomos prejudicados pela arbitragem.

    Um Grande abraço,
    Alves.

  17. Difícil realmente de agradar a todos.Como são divergentes as opiniões. Me incluo. Pra mim, o CSC este ano não convenceu a ninguém. Raras partidas boas, muitas partidas ruins. Mesmo qdo estava com o elenco completo que diga-se de passagem, era bom. E todos achavam. Mas perdeu o penta para um time de série C, porém com ótimo técnico e time competitivo. Infelizmente o Silas não soube dar uma cara ao time, tem um esquema de jogo supostamente ofensivo onde os atacantes defendem mais que atacam. Esquema q ñ respeita as características dos jogadores. Tanto que foram embora dois dos melhores: William J e M Aurélio. Outros irão se assim continuar.
    Em série B não temos que ter jogadores muito técnicos se não tiverem sangue no olho, vontade de ganhar e de aparecer. Foi assim em 2009. De 2011 pra cá “aperfeiçoamos” o elenco e não subimos mais.
    Outra, não precisamos de ” família Silas”. Cada jogador tem a sua. Não trabalhamos só com quem gostamos. Empresa tem que exigir do empregado que o trabalho seja feito de modo a atingir uma meta, um objetivo. Todos tem que se enquadrar. Desde a preparação física, que merece cuidados, até aos treinamentos e atuação com compromisso em campo.
    Qto a contratações sou contra grandes estrelas. Time que sobe, esse brilho não ajuda.
    Por fim, o planejamento é flexível. Tem riscos e qdo não dá certo muda-se o rumo.

    Saudações Alvinegras!!!

  18. Esqueceu de citar o empresário do silas, o mesmo do wiliam.batoré que ja deixou o cara ser dispensado sem multa…. tem que ter cuidado na hora de dispensar o silas….

  19. e continua a mesmice nas contrataçoes,esse empresario e muito forte o time precisando de atacante a diretoria traz um lateral esquerdo,o q vc acha graziane,faça um comentario sobre.

  20. Mesmo com a ausência de alguns atletas, o Ceará ainda tem indiscutivelmente um dos melhores elencos da série b, no q não justifica esta amargando uma vice-lanterna. Acho q o Sr. Silas já teve tempo suficiente para trabalhar o time. Acho q o Ceará deveria da oportunidade a Oliveira Canindé,pois o mesmo já provou q é competente e vencedor.

  21. O ceara precisa e de reforço de jogadores competentes e nao ficar so em apostas, o ceará não pode se conformar só na serie b ja são quatro anos, mandar o silas em bora não e uma boa eu acho que a diretoria tem que dar um padrão ao silas ou seja comtratar jogadores que tem nome e que podem decidir, se não meu queridos só com esses jogadores podem trazerem o tite que não dar jeito. mais eu acredito com esse elenco o vozão consegue se manter na b e um risco mais eu acredito que sim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *