Procuradoria geral do TJDF denuncia Ceará, Fortaleza, Evandro Leitão, Arena Castelão, Federação Cearense e jogadores por confusão na final do cearense

estadio

Na sexta-feira passada o advogado e procurador geral do TJDF (Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Cearense de Futebol), Max Delano, protocolou uma ampla denúncia após os acontecimentos do dia três de maio, na final do Campeonato Cearense, quando o Fortaleza foi campeão ao empatar por 2×2 diante do Ceará, no Castelão.

Para facilitar o julgamento das turmas (são duas, primeira e segunda), o procurador dividiu a denúncia em três processos diferentes. Vamos lá:

1. Lançamento de objetos e invasão de campo por parte dos torcedores. Denunciados: Ceará, Fortaleza, Arena Castelão e Federação Cearense.

2. Agressão do presidente Evandro Leitão ao árbitro Péricles Bassols (informação que consta na súmula da partida e que também deu origem a um inquérito criminal)

3. Infrações disciplinares e corriqueiras de jogo (os atletas expulsos, por exemplo, Maranhão, Uilliam Correa e Wescley, estão aqui denunciados).

A denúncia ainda não é de conhecimento dos envolvidos, o que deve ocorrer nas próximas horas e, então, apenas com os artigos determinados é que será possível avaliar o tamanho das possíveis punições para cada um dos denunciados.

O que se sabe: Ceará e Fortaleza poderão perder até 20 mandos de campo, em função de estarem denunciados mais de uma vez no mesmo artigo específico. A multa para cada clube pode chegar ao valor de 300 mil reais. No caso da Arena e da Federação, providências deverão ser tomadas, sob pena de multa. Para a Arena Castelão até a interdição do estádio está prevista na denúncia da procuradoria.

Os processos serão distribuídos e devem ser julgados em primeira instância ainda em junho.

Vale lembrar que foram quebradas 1580 cadeiras no Castelão após a partida.

62
Fernando Graziani

Sobre Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Já cobriu duas Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

14 thoughts on “Procuradoria geral do TJDF denuncia Ceará, Fortaleza, Evandro Leitão, Arena Castelão, Federação Cearense e jogadores por confusão na final do cearense

  1. Magno Alves em tom de DEBOCHE,manda o FORTALEZA se cuidar,jogador do Ceará após o segundo gol manda a torcida do FORTALEZA chorar,aí o CASSIANO FAZ O GOL DO TÍTULO AO APAGAR DAS LUZES,mesmo assim NÃO JUSTIFICA ,mas tudo isso contribuiu um pouco para tal acontecimento.REPITO:NÃO JUSTIFICA.
    Agora espero que tudo seja apurado e julgado com ISENÇÃO e que os CULPADOS SEJAM PUNIDOS.

    1. Respeito à sua opinião…Mas atribuir aquilo tudo à postura de jogador fora de campo é a meu ver,a mais fraca das concepções… Se nenhum jogador citado tivesse feito o que vc disse,ainda assim,após a invasao tricolor, o resultado teria sido o mesmo…da mesma forma,se fosse a torcida alvinegra a invadir e tivesse ido provocar a do fortaleza,o resultado teria sido da mesma forma,mesmo nao havendo provocacao de jogador…

      Vandalos nao merecem ressalva alguma…agem dessa forma porque são o que são…vandalos!

  2. A TUF invade a Ceará Amor revida e sobra para os clubes. A Arena super fatura os valores dos assentos para reduzir a cota mensal ao Fortaleza e para não pagar a quebra de contrato do Ceará e se livra do prejuízo e a Procuradoria no lugar de ir atrás das imagens contra os vândalos ataca todos. Este é o futebol Cearense. Os 7 x 1 e J. M. Marin são o futebol Brasileiro.

  3. Pergunta didática, o caso ocorreu no campeonato cearense, organizado pela FCF, a punição será aplicada, caso algum clube seja punido, durante o campeonato cearense do ano que vem, posto que esse já acabou, ou nos respectivos brasileiros ?
    Porque quando a punição é pelo STJD, em brasileiro ou copa do Brasil, a punição se dá em competições nacionais.

    Sabe esclarecer esse detalhe Grazianne,

    Grato

    Oi Pimentel. Fiz um post explicando isso já aqui.
    Valeu,
    FG

  4. A punição deve para a Federação Cearense de Futebol e o Fortaleza.
    responsável pela segurança de todos torcedores e a Federação e tudo começou com a torcida do Fortaleza.

  5. Eu duvido muito algum clube pagar a conta.No máximo pegarão uns 03 jogos de mando campo … No próximo clássico os mesmos vândalos estarão lá e à depender das circunstâncias,farão a mesma coisa…

    Esse é o tipo de situação que não dá pra ficar atribuindo culpados a um ou outro clube. Todos tem na mesma proporção,sua parcela de culpa.Agir com clubismo é agir que nem extremistas terroristas,que julgam suas verdades como sendo absolutas… À pensar dessa forma,nossa sociedade nunca vai mudar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *