Fortaleza 3×2 Vila Nova: méritos invertidos e surpreendentes

O desafio do Fortaleza neste sábado era superar as ausências de Corrêa, Everton e Daniel Sobralense. Os três são os melhores jogadores da equipe, técnicos e com poder de decisão. Deste ponto de vista o time funcionou, até de forma surpreendente porque o setor ofensivo é o mais problemático do tricolor desde o começo da temporada. Ainda assim, a equipe marcou três gols -Lima, Pio e Maranhão – teve volume de jogo, com movimentação, deslocamentos e empenho. E teve superação para reagir quando ficou em desvantagem.

O sistema defensivo, entretanto, falhou, justamente o mais forte do time. Radar fez um gol contra bizarro, Adalberto errou feio no segundo gol do Vila Nova e a equipe permitiu ao time goiano outras boas chances de entrar na área e arremates de fora da área. Em alguns momentos o Fortaleza foi inferior taticamente, mesmo no Castelão. Faltou tranquilidade para tocar a bola com inteligência.

Tem sido raro em 2015 ver o time de Marcelo Chamusca falhar tanto, mas aconteceu. E preocupou. Melhor para a equipe que num dia em que o sistema ofensivo compensou. Sinal que nem tudo está perdido na frente e nem tudo está perfeito atrás.

Com seis pontos em dois jogos, o Fortaleza larga bem na Série C. Na próxima rodada o Fortaleza encara o Cuiabá, fora de casa, dia primeiro de junho.

Fernando Graziani

Sobre Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Já cobriu duas Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

16 thoughts on “Fortaleza 3×2 Vila Nova: méritos invertidos e surpreendentes

  1. UFA !!!

    Hoje foi na transpiração, já que de inspiração a coisa foi feia.

    Diria até que a qualidade do time goiano surpreendeu, tranquilo, consciente, capaz de criar diversas chances.

    Fica evidente, novamente, que o time precisa melhorar muito objetivando o acesso, embora tenha largado bem.

    Convenhamos, nobre Graziani, que a largada não tem sido nosso problema na série C.

    Ah e só pra não passar em branco….

    Gooool do Papão.

    Saudações Tricolores.

  2. Acho que o Leão joga muito engessado, Graziani. Defende no 4-4-2 (4-4-1-1) e ataca no 4-2-3-1. Chamusca é imutável nesse sentido. Se por um lado há muita consciência tática, por outro me parece faltar alternativas ao time. Sinto falta de um segundo atacante clássico no Fortaleza, ao menos para compor elenco. Outro zagueiro, um lateral direito e mais um meia também seriam bem vindos. Goleiro nem se fala… O que achas, Graziani?

  3. Vencemos e ganhamos três pontos,porém , agora,irritante foi ver o Vila Nova passar pelo meio de campo do FORTALEZA como se fosse uma avenida iluminada no segundo tempo,chegando próximo da nossa área e por pouco aquele PERNA DE PAU,um tal de FRONTINI, não estragava tudo.
    Outra coisa,faltando três minutos para acabar,não tinha um jogador do LEÃO prá levar a bola pro fundo do campo adversário e prender.
    Ainda bem que a vitória veio e a liderança continua.
    Começou agora,mas nada melhor do que estrear com duas vitórias.
    Se vai se classificar,não sei,só o tempo dirá.
    VALEU POR MAIS UMA VITÓRIA FORTALEZA.

  4. Mesmo deixando virar o placar, em nenhum momento o time se abateu e deu a entender que perderia o jogo. A virada estava bem ali! E estava mesmo! E depois que virou, nada de pedir para o juiz terminar o jogo: o time de Chamusca jogava e deixava jogar mas, sempre demonstrando que jamais perderia o jogo. Por mim estariam jogando até este momento, tão bom estava o jogo. Parabéns Chamusca, parabéns jogadores, e que venha o Cuiabá que não perdeu para o Vasco da Gama!

  5. A teimosia de Chamusca é incomensurável. O time com Wanderson de meia fica capenga, foi só colocá-lo da ala e o Maranhão no ataque com Lúcio Maranhão que o time foi outro totalmente diferente. Eu ousaria mais colocaria no próximo jogo o time com dois volantes Vinicius e Pio com Elias na meia, na frente com Maranhão, Lúcio e Daniel, é apenas não iventar o que está óbvio.

  6. João Ximenes – 23 de maio de 2015 às 15:02(Blog do Leão)
    “CHAMUSCA parece ter dúvidas quanto a: LÚCIO MARANHÃO ou CASSIANO no ataque, e em MARANHÃO ou WANDERSON na dele(lateral).
    Pô, mete WANDERSON na dele(lateral), entra com MARANHÃO ou com LÚCIO e CASSIANO na frente. Com o monte de gente pelo meio(Pio, Hess, Auremir, Elias), “praque” tanta dúvida ?
    Tamos em casa e VENCER vai ser de suma importância.”

    CHAMUSCA desta vez deu uma bilada no BLOG(do Leão), não fez de cara porque treinador é assim mesmo -mas fez-, e ó no que deu.
    PENA que time nenhum no mundo, joga com essa intensidade do começo do segundo tempo. Mas mostramos pra eles quem manda.
    Tudo bem que LÚCIO MARANHÃO entrou em outra circunstância(contusão de Cassiano). MAS ENTROU e provou que, dos que temos lá, ainda é a melhor opção na frente.
    E olha que UILLIAN também entrou e jogou bem paca.

    FORTALEZA jogou o jogo no segundo tempo(precisava pois levou a virada), e ficou ORGANIZADO do mesmo jeito.
    Os 3 que entraram deram outra dinâmica ao time.
    Se ELIAS tá num dia bom, teria sido bem melhor.
    Adianta nem comentar os gols que levamos que é de jogo. Foram falhas individuais e não adianta tá dizendo aqui que, sei se fossem outros jogadores teria sido diferente(JAMAIS SABEREMOS). Corrigir e morreu Maria Preá.
    VENCEMOS E BASTA.

    Que esse jogo mostre pro CHAMUSCA que bastam 4 inchertando o meio(Pio, Hess, Auremir, Elias-Sobralense), WANDERSON lá na dele, e que devemos jogar com 2 atacantes na frente(LÚCIO MARANHÃO e outro), porque todos esses jogadores citados chegam bem a frente. E as vezes chegam 2 e sobram 3.
    Gostei ainda porque mostramos “praquele falastrão”(Frontini) quem é o grande do Nordeste.
    E o abestado ainda perde um gol só ele e a trave. DÁ AQUELA CAMISA PRA ESSE ABESTADO !
    Bem feito.

    FORTALEZA ganhou e mostrou, no segundo tempo, como se deve jogar em casa.
    A continuar assim, vamos chegar junto no final.
    Que venha o Cuiabá(outro que acho vai chegar), mas eles vão ver esse nosso jogo, e vão tomar os seus cuidados.

    XÔ Czona(que ninguém merece).

    SOU MAIS LEÃO DE AÇO !!!!!

  7. Como sempre o Fortaleza perdendo uma carrada de chances, como sempre Lúcio perdendo gols, o time precisa urgente de 2 centroavante, até porque o Cassiano NUNCA fica quieto e só quer ser ponta e nem qualidade tem para isso.

    Chamusca tem que parar de bajular esse Radar e o Pio (mesmo feito o gol, não vem bem faz tempo) e parar de jogar com 3 volantes, precisamos de mais um meia para ajudar nas finalizações e na criação.

    É preciso ter cuidado com o Erivélton, a galera já quer queimar ele.

    1. Lúcio ? Perdendo gol, qual cara pálida, não teve essas chances todas e melhorou o time quando entrou, pois segura a bola, sabe fazer o pivô.Reclamar pelo passado não vale

  8. A desgraça do jogador brasileiro é trocar uma falta pela condução da bola. O Adalberto, que tem demonstrado firmeza, preferiu cair pela falta e deixar o adversário levar a bola para o gol.

    Outra, nunca gostei de treinador improvisar tendo jogador para o setor. Colocar o Wanderson na meia para dar lugar ao Radar não está correto. Com o Wanderson na lateral o time fica mais ofensivo.

  9. Grazziani, muito bom esse time do Vila Nova. Aquele compridão do Robston joga muito, sonho de consumo do tricolor ao lado do Correia, mataria a pau. No mais ainda precisamos de melhor entrosamento do Elias, e definitivamente, precisamos de um atacante com intimidade com as redes. Jogo bom, movimentado e o Leão tem demonstrado com o Chamusca, algo que tinha perdido a muito tempo. Poder de reação. Um abraço.

  10. Wanderson jogou na meia pela ausência Everton, e agora, do Sobralense. Simples assim.
    Como já dito, Chamusca não muda seus conceitos: 2 laterais e 2 meias, fazendo o 1, 2; e 1 só atacante.
    A zaga falhou muito nesse jogo, também já dito. Maranhão entrou muito bem. Não tem velocidade, como estão dizendo, mas sabe driblar, abre uma zaga. É uma bela opção, se o Chamusca mudar seus conceitos. Ele tem que ter um plano B, não só quando está atrás no placar.
    Esse time do Vila Nova é muito bom (também já dito). E marcou as jogadas que o Chamusca adora: laterais e meias fazendo o 1, 2. Por isso foi melhor. Melhoramos quando o Maranhão entrou, e o Vila Nova cansou. Correu muito pra marcar o FEC.
    Por mais que critiquem, por estar mal, Lúcio Maranhão é titular nesse time. Segura melhor a bola, disputa com os zagueiros. Falta ter confiança.

  11. Fortaleza vem bem… do jeito que manda o figurino.
    Vai dar tudo certo.
    Será líder da Série C, como sempre.
    Disputará o mata-mata contra algum time medíocre, como sempre.
    Levará chibata do referido time medíocre, como sempre.
    E sua sofrível torcida chorará rios de lágrimas, como sempre.
    Resumo da ópera: a vida do furtaleza parece novela da Globo. Mudam os horários e o elenco, mas a história é sempre a mesma!

  12. Vou resumir e ensinar o óbvio: times fracos como Ceará e Fortaleza se quiserem alguma coisa nos torneios que ora disputam tem de jogar prá frente, prenderem o adversário ems eu campo pois se ficarem atrás será uma lapada atrás da outra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *