Ceará: caso o clube avance na Copa do Brasil, CBF vai ganhar um problema enorme. Entenda a bizarrice

torcida_ceara

Nesta quarta-feira o Ceará recebe o América-MG no PV, jogo da volta da segunda fase da Copa do Brasil. O time alvinegro precisa de um empate sem gols ou de qualquer vitória para avançar para a terceira fase e enfrentar o Tupi-MG.

Quem vai acompanhar o jogo de perto, preocupada, certamente é a CBF. A entidade sabe que o Ceará já tem vaga assegurada na Copa Sul-Americana em função de ter sido campeão da Copa do Nordeste. A previsão clara é do artigo 4o. do Capítulo II do Regulamento Específico da competição. Não há como essa situação ser mudada.

O grande problema para a CBF vai aparecer caso o Ceará chegue até a quarta fase da Copa do Brasil. Não há nada em regulamento algum que indique que o alvinegro tenha que fazer uma escolha entre uma competição ou outra. No atual formato, portanto, o Ceará tem que participar dos dois torneios, sem abrir mão de nada.

Assim, para impedir que o alvinegro jogue a quarta fase da competição nacional a única forma seria a CBF excluir o time do torneio. A situação que se apresenta é surreal. O Ceará, que até dias atrás achava que tinha que escolher algum dos torneios, já avisou que vai entrar com força máxima e espera conseguir avançar de fase na Copa do Brasil. E sua diretoria também não vai fazer qualquer consulta sobre o assunto na CBF. O clube quer disputar as duas competições porque há cotas importantes e prestígio. Agora, conseguindo a vaga, como a entidade então fará a tal exclusão do Ceará da Copa do Brasil, se é que vai ter coragem de fazer algo assim? Uma portaria usando algum artigo duvidoso do regulamento tirando da competição uma equipe que venceu em campo e que não é obrigada a desistir de torneio algum? Ou vai tirar do Ceará a vaga na Sul-Americana mudando o regulamento depois da competição encerrada? E quem vai herdar a vaga?

É relevante lembrar que os times da Série A que avançarem para a quarta fase da Copa do Brasil abrem mão da vaga na Sul-Americana. Há essa previsão no regulamento da primeira divisão, mas não há previsão alguma no caso do Ceará, vencedor da Copa do Nordeste, detentor de uma vaga na Sul-Americana e participante da Série B.

Por omissão, a CBF pode ter arranjado um problema grande caso o Ceará passe de fase na Copa do Brasil, até porque as duas competições são disputadas nas mesmas datas. A única forma de se livrar do problema é o Ceará ser eliminado da Copa do Brasil.

Para o ano que vem a entidade máxima do futebol brasileiro já sabe: terá que incluir no regulamento da Copa do Nordeste que o campeão, caso chegue até a quarta fase da Copa do Brasil, não poderá disputar a Sul-Americana e que a vaga deverá ser preenchida pelo vice da Copa do Nordeste e assim por diante. Mais simples, impossível. Só não pode esquecer, como fez neste ano.

Fernando Graziani

Sobre Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Já cobriu duas Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

35 thoughts on “Ceará: caso o clube avance na Copa do Brasil, CBF vai ganhar um problema enorme. Entenda a bizarrice

  1. Bem, vou ser curto e grosso, por mim disputaria as duas(02), só q as datas são no mesmo dia, se desse prá mudar pelo menos 48 hs q é o q regula o tempo de uma partida prá outra pela mesma equipe(salvo o engano) seria beleza, mas acho q lá ñ vão aceitar, daí eu preferia a CB, tenho certeza q o vozão tinha todas as condições de avançar até mais longe na competição e assim ganhar muito dinheiro enqto q na SA podemos cair logo fora na primeira rodada, hajavista as equipes serem mais fortes e q vão brigar muito forte prá seguir em frente, qual problema desistir da SA? a grana vale mais e temos amplas chances de seguir em frente na CB.

    1. Caro Alberto, me permita discordar. Primeiramente, a possibilidade do Ceara passar da quarta fase eh praticamente a mesmo de passa da primeira fase da sulamericana ou ate menor. Isso porque nessa fase da CB os times que disputam a libertadores ingressam nao disputa, o que eleva em muito o nivel da competicao. Enquanto isso, na SA, iremos enfretar o “segundo escalao” da seria A que teoricamente eh mais fraco.

      Entendo que ha uma diferenca de cota e que a principio o Ceara iria receber menos na primeira fase da SA. Porem, imagino que o torcedor deva comparecer em melhor numero da SA, visto que temos a chance de avancar e jogar uma partida internacional oficial, o que acho q nunca ocorreu (confere, Graziani?). Isso pode compensar a menor taxa de participacao na SA.

      Por fim, eh um verdadeiro safricio para um time do nordeste disputar uma competicao internacional. Nao podemos deixar passar essa chance por casa de alguns mil reais a menos ou simples medo de sair na primeira fase.

      Abracos.

      1. Comentário infeliz. Como dificilmente passar de fase????? Já chegamos inclusive a final!!!!
        Desculpe, mas, deixa transparecer uma torcida sua(Albert) pela insucesso do Ceará.
        Talvez você seja torcedor do rival.

        1. Vixe, agora brigam enrte si, que novidade. Mas a bem da verdade o alvinegro foi roubado escandalosamente na decisão da Copa do Brasil sim, mas neste caso imoral de agora se o clube conquistou o direito em campo às duas competições querem tirá-lo de uma? É descaramente demais para beneficiar algum apaniguado só pode mas eis por que desmoralizaram o futebol brasileiro cuja seleção foi a única a levar sete em casa numa copa.

        1. Caro sergio,

          Acho que voce nao leu meu comentario com atencao. Eu defendi, caso necessario, jogarmos a SA em vez da CB. E mencionei que tecnicamente a dificuldade deve ser a mesma ou ate mais facil passarmos pela primeira fase da SA, ao contrario do que o alberto comentou. Abracos.

      2. Perfeito a visão do Alvinegro Daniel Vercosa. No atual modelo da CB o sorteio da quarta fase inclui os 6 times da Libertadores. Portanto fica difícil chegar a quartas, semi ou final como antes acontecia CB(lembro 1994). Na SA o Ceará já começa na 2a fase, com cota de U$ 150 mil. E confronto será com o Altético Paranaense(já eliminado CB), então além da cota, da renda ainda vejo chance de passar para a fase internacional.

    2. To vendo ai muito bla bla bla atoa.
      Como bem sabem o pais que vivemos nada é serio muito menos futebol.
      CBF quizer ela pode muito bem assumir o erro e deixar o csc disputa as duas competições.
      E no primeiro jogo em comum acordo a comenbol colocar um juiz desses que ja vimos bastante apitar contra o csc.
      E meter a mão roubar o csc na cara dura.
      Acho que não compensa comprar briga desnecessária com estas instituições.
      Ex maior que no Brasil nada funciona é esse mensalao deu em nada todos em casa rindo da nossa cara.

  2. Sul-Americana tem mais representatividade para o clube, creio que a CBF acene com uma simples compensação financeira que deverá ser acatada pelo Ceará para não entrar em conflito a gestora, assim sendo a diretoria do alvinegro desiste da Copa do Brasil.

  3. A matéria está errada. Não tem nada a ver o Ceará ter sido campeão da copa do NE e ter que disputar as duas competições, o regulamento fala que qualquer equipe que queira ir pra Sula não pode disputar a copa do Brasil simultaneamente, se for partir desse princípio, o Sport tem o mesmo direito pq GARANTIU a vaga na Sula quando terminou em 11 ano passado.

    Rodrigo, lamento, mas a matéria não está errada. Se tivesse, inclusive, não teria qualquer problema em corrigir. O equívoco está na sua interpretação. O regulamento só cita times da Série A. Sugiro que vc leia com calma e pesquise. Fica bem melhor pra você, acredite.
    FG

  4. A Copa do Brasil deixou de ser democrática e hoje só serve pra ganhar um $$$, desde que resolveram dar canetada e colocar times que são eliminados na Libertadores. Então VOZÃO vai jogando até onde der, ganha o $$$$$ e vamos pra frente !!!!

  5. Olha eu sou bem cético. Não achem que a CBF vai criar medidas para um clube nordestino poder se dar bem de alguma forma.Eles vão fazer o mínimo possível como sempre e o Ceará que decida o que quer.A CBF já perdeu a vergonha e não faz mais questão de esconder isso.Em se tratando de clube nordestino não,no subconsciente deles,nem existimos…
    Minha opininião: Ceará,opte pela copa do Brasil. Use time misto o máximo que der.Vamos focar no nosso acesso.Ano passado,o time cansou e perdeu folego na reta final,perdemos aquele que seria o acesso mais fácil da nossa história…Acesso à serie A e uma constante manutenção.Isso sim é pensar grande,garantia de mídia e visibilidade frequentes.Fora o dinheiro. Um ano na série A,pro ceará,daria por média uns 15 milhoes de cota,4 vezes mais que o premio total da copa do NE 2015 ( depois uma materia sobre esses valores,Por favor Grazzani). Por isso,foco no acesso. Que o Evandro seja iluminado na sua decisão.

  6. O problema é esse. A CBF querer resolver a coisa dentro de campo. Caso ocorra, não será nenhuma novidade. E o torcedor que for ao estádio, como é que fica?

  7. Isso é uma total falta de profisionalismo da CBF. De onde já se viu! Um time que consegue uma vaga para uma competição internacional não poderá participar por está participando de outra competição.

  8. Prezado Graziani, esse impedimento que é previsto no regulamento da primeira divisão também havia para times da segunda divisão? A minha indagação é porque em 2013, quando o direito à vaga na sulamericana daquele ano. Por sinal a Ponte Preta foi um time contemplado com uma das vagas, e por sua vez também disputava a Copa do Brasil e teve que abrir mão desta competição em sua terceira fase, justamente para poder disputar a competição internacional. Daí reitero o questionamento: o impedimento só vale para times que disputam Série A?

  9. Graziane como foi o sport ano passado???
    Outra pergunta se o Ceará passar pela quarta fase quando acontecera as quartas de final???

    O Sport foi eliminado na Copa do Brasil, escalando o time C…
    FG

  10. infelizmente, não adianta bate de frente com CBF. se passa amanha joga com sub 20 contra o Tupi e vai para sul americana pois caso passe para 3 fase ganha 560 mil reais mais 180 mil dólares sair é maior que o valor da 4 fase da copa do Brasil. vale lembra que a copa do Brasil não é somatório da fases o valor que o time ganha e sim tipo de fase que o time deixa a competição uma valor diferente. ex da copa 3° fase ganha 560 e 4° fase ganha 690 não é somatório da duas fases

  11. O PROBLEMA É DA CBF, SE O CERÁ FOR PASSANDO DE FASE , TEM MAIS É QUE ENCARA
    AS DUAS COMPETIÇÕES, POIS SÃO COMPETIÇÕES , RENTÁVEIS A CBF QUE SE VIRE , EM
    MEXER NAS DATAS, A DIRETORIA NÃO TEM QUE CEDER NADA , POIS ESTÁ AMPARADA NA
    LEI , COMO FALEI ANTES A CBF QUE SEVIRE , QUEM PARIU MATEUS M QUE CUIDE DO SEU,
    NO ULTIMO CASO QUE ELA COMPENSE O VOZÃO, FINACEIRAMENTE SE NÃO QUERER
    ATRAPALHA O SEU CALENDARIO, REPITO PROBLEMA DA CBF, O VOZÃO NÃO TEM NADA
    HAVER, TEM MAIS EÉ QUE BRIGAR PELOS SEUS DIREITOS, CEDER PORQUE.

  12. Diabeisso? O time joga pra vencer as competicoes que participa ou joga pra ganhar dinheiro? Parece time de mercenarios. Tá na hora de rever as prioridades.

  13. Graziani eu tenho uma dúvida desde que está celeuma foi levantada e gostaria de tirá-la. O Ceará não poderia jogar uma das competições com o time titular e outra com os reservas ou time C?
    Mesmo com o choque de datas por serem 2 times diferentes o Ceará poderia jogar ambas, não é?

    SA

    1. Eu lembro. Se estou enganado foi em 2001 ou 2002. O time do Ceará jogou duas vezes na mesma noite. Uma partida pelo Nordestão, onde foi derrotado por 2×0 pelo Fluminense da Bahia, e a outra pelo Campeonato Cearense, quando foi, também, derrotado por 2×0 pelo Boa Viagem no PV. Eram tempos difíceis para o time do Ceará, onde o time quase foi rebaixado para a Série C.

  14. O Ceará vai ter que se virar pra jogar 2 partidas no mesmo dia! Aí eu quero ver. Que arque com suas decisões pois já está avisado há muito tempo desse choque de datas.

  15. Vamos Ceará! Alguns anos atrás O Grêmio em uma só noite jogou duas vezes por dois campeonatos distintos, por que o Vozão não pode fazer o mesmo? Vai dar tudo certo!

  16. time pequeno como o ceara nao e problema algum ,pois logo logo o ceara sera eliminado das duas competicoes,e so fazer alguma mudanca na ordem dos jogos dele no comeco onde pode ter coicidencia de datas,e questao de pouco tempo o ceara ser elminado da copa brasil e sulamericana.

  17. Daniel Vercosa, cada um tem o direito de pensar como quer, nada de beicim, como falei, prefiro a CB, mas se for prá SA, vamos juntos numa boa, valeu.

  18. Acredito que um pouco de Bom Senso e boa vontade da própria CBF de não querer mudar algumas datas, por não desejar prestigiar a CONMEBOL! Abraço a todos sou mais Vozão!

  19. Acho que aí cabe uma transferência de data de uma das competições, mesmo havendo proximidade de outros jogos da série B, por exemplo. Certamente deverá haver bom senso do Ceará em mesclar o time na competição que menos interessa e indo com força máxima na prioridade, que são os jogos de acesso à série A. As vacas sempre foram magras. Quando tem uma garoa, não se pode desperdiçar.

  20. Caro Graziani, este assunto(Vaga na Sul Americana ou oitavas de final da Copa do Brasil) é um caso que toda a comunidade envolvida no futebol deveria repudiar e exigir providências que esta situação escandalosa requer. É caso xxxxxx para os “cartolas” da CBF que estão abusando da paciência dos torcedores e desportistas em geral. Como diz o ditado: “Durma-se com um barulho destes.” Gol da Alemanha!!! 7×1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *