Bronca de Chamusca e defesa do Icasa deram vitória ao Fortaleza na estreia

chamusca_decisao

Do primeiro tempo em Juazeiro entre Icasa e Fortaleza ficou a preguiça, nada mais. Melhor esquecer, portanto. E como ocorre com bastante frequência sob o comando de Marcelo Chamusca desde a sua chegada, no segundo tempo a atuação do tricolor melhorou após a conversa do elenco com o técnico no intervalo.

A bronca foi justa. O Fortaleza nada produziu nos primeiros 45 minutos, mas antes dos 10 da etapa final já havia criado três chances reais para marcar, com movimentação e muito mais vontade, obrigação que precisa ser cumprida em todas as partidas. Só não tinha balançado as redes pelo já tradicional e preocupante hábito de perder gols. Chega a ser impressionante.

Foi ai que entrou em ação a defesa do Icasa. O 2×0 foi construído com falhas muito graves do sistema defensivo do time da casa. Duas trapalhadas impossíveis de se explicar com palavras. Ainda assim o mérito do Fortaleza foi ter assumido a condição de protagonista mesmo atuando distante da torcida.

Já são anos seguidos de Série C. Jogar bem na fase de classificação não é prioridade. Sabem disso os jogadores, os torcedores, a comissão técnica, a diretoria. Vencer na estreia, começar a construir uma base sólida e confiável entre os atletas e somar pontos para estar entre os quatro é o que importa. E ter paciência.

90
Fernando Graziani

Sobre Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Já cobriu duas Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

8 thoughts on “Bronca de Chamusca e defesa do Icasa deram vitória ao Fortaleza na estreia

  1. Importante começar bem cm 1 vitória mas, o time não pode se acostumar a perder tantos gols! Poderá fazer mt falta em jogos + duros, especialmente em mata-mata. Precisa d qualificação, seja no treinamento específico de finalizações, seja de recursos humanos. FG não poderei participar cm msgs hj no Futebol do Povo na tv pois estarei em reunião profissional mas deixo aqui meu alô, já virei admirador do programa e um abraço para todos q estarão hj na bancada!

  2. FORTALEZA ganhou um jogo onde foi superior toda a partida.
    Se com jogo “ruin” das duas equipes, se com maior posse de bola ou não. Fato é que FORTALEZA foi o melhor dos “ruins”.
    O time do Icasa… NUNCA VI MAIS FRACO. Se o futebol for só esse, vão penar muito.

    Mas, tenho nada a ver com isso. Meu negócio é o FORTALEZA.

    FORTALEZA mostrou as mesmas falhas de quando começou a temporada.
    Trocar CASSIANO por LÚCIO MARANHÃO foi um péssimo negócio.
    Espero que CHAMUSCA, se resolver deixar LÚCIO MARANHÃO no banco, que entre com outra atacante pra ver se dá certo, pois CASSIANO… meu Deus.
    O que sabemos de có e salteado no LEÃO DE AÇO, é a sua incrível capacidade de, aparece as chances de gol(digo nem criar) e NECAS.
    CABE AO CHAMUSCA RESOLVER ISSO.
    Perdemos a chance de fazer o saldo de gols pro final dessa fase, já nesse jogo.
    Caberia pelo menos uns 5, 6 gols, se a equipe aproveita as chances(ou falhas) do Icasa.

    ERIVELTON(nosso goleiro) pegou na bola umas 3 vezes, e foi 3 “peidins” véi.
    ADALBERTO quase se consagra como ZAGUEIRO ARTILHEIRO da temporada(fez um e perdeu outro, e ainda chegou a frente mais vezes que o Cassiano).
    LIMA quase deixa o dele também numa jogada ensaiada.
    TINGA e RADAR precisam ser mais precisos.
    AUREMIR corre muito de graça.
    HESS no início sentiu a falta de ritmo mas entrou no jogo.
    PIO é que tá uma LÁSTIMA.
    WANDERSON não dá de meia. É PURA INVENÇÃO.
    SOBRALENSE reclama até da própria sombra. Tem de quando perder um lance, ao invés de ficar se lamentando, já fechar os espaços.
    CASSIANO… sem comentário.
    ELIAS entrou e deu melhor mobilidade a frente. Enfiou umas 4 bolas de gol. É fraco nos cruzamentos. A bola falta é não chegar ao destino(pelo menos nesse jogo). Mas GOSTEI !
    LÚCIO MARANHÃO entrou e melhorou a equipe(quem diria em?!).
    MARANHÃO é um “doidin” corredor.
    CHAMUSCA tem de parar de entrar com WANDERSON de meia, já que tem ELIAS a disposição que é da posição.

    PROBLEMA de perder OPORTUNIDADES é trabalho único e exclusivo do CHAMUSCA.
    As dificuldades são explicitas e cabe a ele EXIGIR da diretoria REFORÇOS pra posição de frente.
    Sabemos que os que estão lá, ainda NÃO CORRESPONDERAM e acho muito difícil isso acontecer.

    CZONA(que ninguém merece) chegou e precisamos fazer bonito desta vez que é pra ver se a gente consegue fugir dela.

    Pra isso precisa-se de: DIRETORIA, TREINADOR, JOGADOR e TORCEDOR.

    TORCEDOR já temos, e cabe a diretoria, treinador e jogadores fazerem as suas respectivas partes, como assim faz o TORCEDOR.

    Se remarmos juntos, vamos conseguir sair de uma vez por todas desta maldita Czona(que ninguém merece).
    Ficar chorando, pedindo pro TORCEDOR participar sem que aja um esforço das outras partes não vai dá pé. É repetitivo e não deu certo nos último 5 anos.

    Uma andorinha(torcedor) só… NÃO FAZ VERÃO !

    XÔ Czona !!!!!

    SOU MAIS LEÃO DE AÇO !

  3. É verdade que a zaga do Içada estava doida pra entregar o jogo, mas pelo volume de jogo apresentado pelo Leão seria injusto qualquer outro resultado senão a vitória pro maior clube do Estado.

    Além do mais, se a matriz do kanal não conseguiu segurar o Fortaleza EC não é razoável esperar que a filial de Juazeiro o faria.

    Preocupante é o índice de aproveitamento do nosso ataque, mas a diretoria já trabalha pra resolver os problemas do elenco, cabe aos torcedores ajudar aderindo ao programa de sócio torcedor.

    Começar bem é sempre importante, mas terminar bem é mais importante ainda.

    Saudações Tricolores.

  4. Mais uma vez o inventor Chamusca escala o time errado. Wanderson é ala, nunca meia, Radar está indo bem mas tem de ir no banco como opção defensiva, com o primeiro as opções de ataque são melhores. Cassiano dá pena, o jeito é deixar Lúcio Maranhão mas com dois atacantes junto a ele, ou se for o caso com dois atacantes rápidos, dois volantes e dois meias adsotando o 4-2-2-2 vai ser o jeito onde vamos arrumar um atacanmte matador? Definitivamente Elias ganhou a vaga na meiúca, vai jogar muito mais podemos esperar. Agora perder sete gols feitos, é de lascar.

    1. Amaury, Wanderson está na meia porque o Éverton está machucado. Chamusca já mostrou que gosta de jogar no 1, 2, com um meia e o lateral, de cada lado. Que está dando certo. Antes: Éverton, Wanderson; Pio, Tinga. Agora: Radar e Wanderson. Mas colocaria o Wanderson de lateral e efetivaria o Elias em seu lugar. Mas acho difícil o Chamusca fazer isso. Ele não gosta de mudar muito. Teríamos mais criatividade, Elias e Sobralense juntos. Mas talvez nenhum um dos 2 faça o que Éverton e Pio, e agora Wanderson, façam pelos lados.

      1. Certo João, mas a meu ver o Wanderson é subutilizado escalado na meia já que apóia bem e entra na diagonal além de cruzar muito bem. Acho que a defesa está bem e s´[o deve alternar Wanderson ou Radar dependendo da situação, daí prá frente o time tem duas opções: 1) no 4-4-2 com Vinicius, Pio, Auremir (Corrêa quando retornar) e Elias; Maranhão (ou Uilliam que teria uma chance) e Daniel ou 2) no 4-3-3 com Vinicius, Pio (Corrêa quando voltar) e Elias; Maranhão, Lúcio (já que não tem outro) e Daniel. Repito: Elias ganhou a vaga e vai render muito mais, é só esperarmos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *