Fortaleza campeão cearense: a múltipla redenção de Marcelo Chamusca

chamusca_decisao

Ato de redimir;
Salvação;
Resgate;
Libertação;
Auxílio.

São esses acima os cinco significados da palavra redenção. E ninguém reflete todos tão bem como Marcelo Chamusca campeão cearense de futebol neste domingo. Algo completamente dramático, histórico, na mais impressionante final estadual entre os rivais Ceará e Fortaleza. Um 2×2 para todos os tempos. E não há alguém que mereça tanto essa conquista quanto ele. Não há alguém que tenha trabalhado e batalhado como ele.

Ao usar os erros das decisões de 2014 no estadual e na Série C contra o Macaé, o técnico não montou o time para jogar na defesa, ainda que tenha entrado em campo contra o Ceará jogando pelo empate. Seus jogadores entenderam a missão e foram ao ataque procurar aumentar a vantagem. Conseguiram fazer o 1×0, aproveitaram a vitória no primeiro jogo e com o 2×2 mais impressionante de todos os tempos, com gols marcados nos segundos finais de partida, especialmente o de Cassiano. Se redimiram, dramaticamente, todos.

Ao conquistar seu primeiro título relevante como técnico profissional, Chamusca salvou seu competente e sério trabalho porque apenas com títulos será lembrado. Ele sabe disso. Torcia por isso. E ficou para trás a pecha de que não sabe decidir. Encontrou a salvação.

Ao arrumar um time que estava em crise e sem qualquer padrão com o então técnico Nedo Xavier, Chamusca mostrou seu conhecimento teórico do futebol. Ele teve apenas 30 minutos de conversa com o elenco antes do jogo contra o River na Copa do Nordeste. Fez os atletas entenderem a importância da entrega, da missão, do posicionamento tático. Resgatou o elenco.

Ao bater o Ceará, incontestável campeão da Copa do Nordeste e impedir o principal rival de comemorar o quinto título seguido, Chamusca proporcionou ao torcedor do Fortaleza uma sensação que fazia tempo não sentia. Foi a libertação da massa tricolor.

A missão agora é voltar para a Série B. Não há melhor pessoa para comandar o elenco neste caminho do que Marcelo Chamusca. É o auxílio que o clube precisa para voltar a disputar um campeonato mais importante.

Em tempo: numa das cidades mais violentas do mundo, não surpreende a grotesca batalha de criminosos no gramado do Castelão. O futebol está inserido na sociedade e não pode ser analisado fora desse contexto. Estamos num país estragado, desorganizado, sem educação, perdido. Não há muito o que fazer.

104
Fernando Graziani

Sobre Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Já cobriu duas Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

76 thoughts on “Fortaleza campeão cearense: a múltipla redenção de Marcelo Chamusca

  1. Triste: Em campo, ‘gol’ em impedimento aos 48)

    e quebra-quebra no estádio (isso já é marca, mas até quando “ganham”?).

    Dramático e, principalmente, lamentável!

    1. 1o. o Cassiano nao estava impedido, isso já foi mostrado na TV, e 2o. a unica coisa irregular na partida foi a inversao de falta q o arbitro deu e originou o 2o. gol de seu time. Q só conseguiu ameaçar o Leao por causa da falha do Deola e do milagre q seu goleiro fez ao defender o chute do Pio. Senao, o Leao teria era ganho de 2 x 0, nem conto com o gol do Cassiano nessa conta ! LEAO CAMPEAO COM MERITOS !!!!

  2. Essa revolta do time da 3ª divisão já é corriqueiro, pura inveja do campeonato do nordeste ganho pelo Ceará. Quanto a destruição do Castelão isso não vai dar em nada. Ficará na impunidade.

  3. Lamentável as cenas, sou um simples torcedor do Campeão do Nordeste que evita jogos Ceará x Fortaleza, pois impera a falta total de segurança. Se a Federação Cearense de Futebol fosse imparcial teria uma séria punição para o Fortaleza.
    Importante a festa quinta-feira do CEARÁ, sem brigas nenhum torcedor do Ceará procurou jogadores do BAHIA para agressões.
    Todos torcedores ( Ceará e Fortaleza) =cidadãos afastam-se dos jogos por um simples motivo: brigas dentro e fora da Arena Castelão.
    Jogadores de futebol independente dos times respeitam-se, pois são profissionais que com dignidade exercem a missão. Exemplos para todos pseudos torcedores.

    1. Nao houve agressoes ? Faz-me rir !!! Os covardes jogaram bombas na torcida do Bahia e apredejaram vans q traziam a torcida do Bahia !!!

  4. Hahahaha, nunca deixa de ser engraçado ler as postagens dos torcedores alvinegros.

    Antes, toda soberba do mundo, provocações, xingamentos e menosprezo ao Fortaleza EC.

    Depois da derrocada, a mesma incapacidade de reconhecer os méritos do ríval, preferindo culpar os marginais que estão entre as duas torcidas, sim quando um não quer, dois não brigam.

    Mas nada apagará a conquista tricolor, arrancada na raça e no suor.

    Faixas de campeão do nordeste devidamente carimbadas.

    Aqui é Fortaleza EC, aqui é campeão.

    Saudações Tricolores.

    1. Soberba do Ceará. Soberba por que? Porque foi campeão do Nordeste (pôr méritos), com vaga pra Sul Amaricana, um bom prêmio pela conquista da Copa Nordeste, maior público do Brasil em 2015 e nenhuma invasão no campo? Reconhecimento de todo Brasil. Agora, quase sempre, a torcida do fortaleza se mete em brigas ou confusões. Por que será? Pq invadir o campo e ainda provocar a torcida do Ceará? Pq não provocar da arquibancada mesmo? Não se tinha ganho o campeonato, ou será que não estavam acreditando? Será algum complexo?
      Ao CEARÁ parabéns pela conquista. SA.

      1. Engraçado mesmo… Vi varios torcedores do CE, qdo o time está quase eliminado da Copa do NE pelo River, dizendo q o q importava era o “Penta”, q o titulo da Copa do NE, nao tinha importancia… Agora, q ganharam na sorte a Copa do NE [e com azar do Bahia q tomou 1 frango em Salvador e perdeu varios gols aqui], eles dizem q o mais importante era a Copa do NE e nao o Penta !!!

    2. Isso mesmo, Robson ! Bem dito !!! Esse time, essa diretoria e essa torcida nao respeitam nada, mesmo qdo estao por baixo, querem estar por cima. Qdo estao por cima, eles sao “imbativeis” ! Enquanto isso, vao tomando peia do Rei Leao ! E torcendo com todas as forças para o Leao continuar na Serie C, pq sabe se o Leao voltar pra serie B, vao tomar mais peia ainda !

    3. nao confunda comemoração com soberba! meritos do rival?!! vc deu o braço a torcer e admitiu q o meu time foi campeao invicto, ganhando inclusive do teu, com meritos? duvido! preferiu inventar titulos que nao existiram! a faixa q foi carimbada foi a do teu time, em todas as paginas policiais do brasil!! estou feliz e comemorando ate agora o titulo do nordestao!! cearense tenho 43, mais do que a stela inclusive!!

      1. Putz !!! Quem é q tem 5 titulos inexistentes ???!!! Vai pra lá torcedor do Kanal !!! E se vc nao sabe, o Leao é Bi do NE !!! Vcs agora q “alcançaram” o nivel do Campinense com 1 titulo apenas, na maior sorte do mundo, com um frangaço do goleiro do Bahia e uma porrada de gols perdidos aqui, se o Futebol tivesse justiça, o Campeao do NE em 2015 teria sido o Bahia.

        1. bi do nordeste??? qdo??? isso eh oficial??? ou agora nao oficial vale??? em 46 só tinha vcs, o america de natal, o america de pernambuco e o treze! isso nao eh nordestao! taça brasil não era nordestão e vcs foram vice!!! em 70 quem ganhou o nordestao foi o sport, vcs foram pra um quadrangular intitulado torneio norte-nordeste e só ganharam pq não tinha final, senao tenho ctz que iam amarelar!!! STELA A VIRGEM DO NORDESTE!!! O CHORO É LIVRE!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!

          1. KKKKKKK…. É bi-NE, com muito mais meritos do q o Pentafantasma de vcs !!! O choro é livre pra vcs !!!

          2. Vcs sao o Campinense do Estado com 1 titulo apenas, conseguido na mais pura sorte, pegando o Vitoria “só as camisas” e o Bahia numa onda horrivel de azar !

      2. Não vocês só teem 38 os cincos acrescentados são de mentira, criados pelo senhor Mário Degésio(Torcedor do Ceará) que, inclusive em breve será revertido no STJD é questão de pouco yempo, aguardem!

  5. Mas não se preocupem alvinegros. Ainda podem contar com o TJD-Ce.

    Aposto que aquele julgamento será feitos agora com a maior celeridade e se me surpreende se o mesmo tribunal decidir dar mais 5 títulos inventados ao time do terreno emprestado.

    Penta, só se for assim.

    kkkkkkkkkkkkkkkkk….

    Saudações Tricolores.

    1. E isso vai ter resultado com a maior urgencia possivel, afinal com um “tribunal” q “arranja” até penta q nao existe. Rebaixar o Leao, mesmo quem estando com a culpa é o Siará por ter escalado jogador irregular em 2002, é algo até facil de acontecer…

  6. Eu só vi cadeiras lançadas ao gramado, por parte da torcida adversária. A torcida do time do Ceará é mal educada, deveria ficar em casa, quebrar as cadeiras da própria sala e vomitar toda sua frustração por lá. Deveria ser severamente punida.

    1. Eles sao cegos !!! Fazem as besteira e depois culpam a torcida do Leao. Quem era o time mandante ontem ? 10 jogos de punicao jogando longe da torcida ou com portoes fechados !!!

  7. Não vou falar dos bandidos q invadiram o campo, acho q o clube ñ tem culpa, vou apenas dar uma chacolhada no time do povo, sem problema meu vozão, como venho falando, pouco importava ganhar esse manjadinho, apenas torcia q chegasse nas finais e assim garantir as competições do ano q vem, um clássico bem jogado, muito bom o jogo e o empate foi justo, mas quero apenas chamar a atenção da galera do vozão, Silas é o maior culpado do time do vozão ñ ter ganho esse fraco campeonato, ganhamos a CN com Silas e companhia, mas hoje falhou e feio novamente, qdo escolheu JM prá ser o titular ao lado de WC, pelo amor de Deus, esse cara ñ tem a mínima condição de ser titular gente, no 1º gol, pegou um chapéu ou lençol q nem eu pegava, o cara ñ tem mais recuperação nenhuma, só chega atrasado , só joga prá trás a moda carangueiro, erra tudo qdo é prá se jogar prá frente, será q alguém ainda tem dúvida de q DM brucutu q só faz o jogo do caranguejo ñ serve nem prá ser reserva?

  8. Parabéns. Ao time do vozao que com um jogador a menos ,”juiz ladrão “,cansado de uma decisão pela copa do Nordeste ,onde foi campeão ,quase consegue um penta campeonato nos últimos minutos dó jogo.parabéns diretoria ,jogadores e principalmente a torcida do vozao que soube se comportar diante do revés injusto ,mas aceitável pela emoção que e o futebol .somos todos campeões do Nordeste ..
    Obs : 2009 não fomos campeões cearense ,mais subimos para série a …
    Quero ser campeão da série b,unidos somos fortes …
    Muito orgulhoso de ser vozao ….
    Fora torcedores mistos , sou diariamente humilhado por ser torcedor do vozao ,moro in Massachusetts e aqui só tem mineiro e eles só torcem pelo time deles ….
    Só torço um time no brazil e no mundo “eu só e ceara , na derrota e nas vitórias ”
    Ainda estou muito emocionado , na minha opinião o Silas como sempre demorou muito , era para ter mexido no intervalo , tinha que ter tirado o João marcos , esse era jogo pro eloir ,recuaria o uilian correia …..
    Mais bola pra frente pedir muito o willian e ele mais uma vez não correspondeu …
    Parabéns a todos nos , orgulho de ser cearense , nordestino e principalmente torcedor do vozao…
    Um grande abraço a todos !!
    Saudações alvinegras ..

    1. Engraçado, qdo a arbitragem local ajuda vcs: TUDO BEM, FOI TUDO BELEZA !!! Como no titulo de 2012, com um penalti arranjado. Agora, essa arbitragem de fora, foi muito boa e justa, deu cartoes para os 2 lados, deu mais para o time do Siará, pq sempre entram pra quebrar, nada mais q justo. A unica falha da arbitragem, uma inversao de falta em cima do Cassiano, gerou o 2o. gol do Siara !!! Nessa hora, a torcida do Siara esquece q isso aconteceu…

  9. Bastou o leão ganhar q as lágrimas dos torcedores do CANAL.comecaram a escorrer. Começou a chover. Kkkk
    E muita humilhação né torcida preto e branco ganhar de um time de terceira.vterceira.voces tem q nos resperespeitar.fiquem caladinho.ganhamos no jogo passado e agora ganhamos de novo.

  10. Eu nao sei o que o kanal quer comentar vitoria do meu leao impedido kkkkkvcs tem que assistir os jogos com os narradores mudos para que vejam com os seus proprios olhos.

  11. Marcelo Chamusca faz um bom trabalho e o Fortaleza foi campeão fruto da garra e da tradição das camisas. Enfrentou um Ceará mais organizado, contudo prevaleceu aquela máxima que em clássico tudo pode acontecer. E aconteceu o tricolor campeão com todos os méritos. Sou cearense de Barbalha, tricolor e a mais de 22 anos morando em Rondônia e fiquei com uma vergonha das lamentáveis cenas do final da partida. Aquilo não existe. Quem ganhou comemora nas arquibancada. Depois de quarta feira e cenas tão positivas da conquista do Ceará não podiam fazer o que fizeram no Castelão. Que a justiça se pronuncie e execute a lei. Lamentável.

    1. Esse assoprador de apito merecia um cascudos mesmo. O investimento feito pelo fec na arbitragem teve um ótimo retorno.

  12. Graziani, lembra da minha pergunta sobre o melhor substituto para o Sandro Manoel? Tinha refutado a possibilidade do Joao Marcos; e não somente pela falha de marcação no primeiro gol, quanto a inoperância em todo o jogo, penso que a escolha pelo JM foi frustrada. A meu ver, a fidelidade do jogador para com o CSC é inquestionável, porém, a avaliação sobre os 11 iniciais nao deve ser levada em consideracao fatores passionais, mas somente indicadores racionais, como desempenho fisico e técnico, e a julgar pela evolução do Ceara após a saida dele do time titular, percebe-se que este nao estava rendendo nem mesmo contra times menores, quem dirá num classico final de campeonato.

  13. Grande graziani , tinha um sonho de levar a minha filha no estádio , como o meu pai fazia comigo quando eu era criança e ainda morava na terrinha ,,!!
    Mais hoje o meu sonho acabou ,não posso querer matar um ser humano só porque ele pensa diferente de mim…
    As cenas da violência passou até aqui na TV americana , lamentável , mais graça a Deus parece que não morreu ninguém…
    Um grande abraço !!

  14. Na arbitragem carioca já é conhecida no mundo do futebol, prejudicou ao ceara, minando de cartão os jogadores, e os lances dos gols, os dois foram duvidosos…..

    1. Engraçado, qdo a arbitragem local ajuda vcs: TUDO BEM, FOI TUDO BELEZA !!! Como no titulo de 2012, com um penalti arranjado. Agora, essa arbitragem de fora, foi muito boa e justa, deu cartoes para os 2 lados, deu mais para o time do Siará, pq sempre entram pra quebrar, nada mais q justo. A unica falha da arbitragem, uma inversao de falta em cima do Cassiano, gerou o 2o. gol do Siara !!! Nessa hora, a torcida do Siara esquece q isso aconteceu…

      1. Opa, soube de mais de uma falha da arbitragem CONTRA O LEAO !!! O 1o. gol do Kanal se iniciou em uma falta do Assissinho em cima do Wanderson, onde a bola sobrou para o Ricardinho q fez um gol com a colaboracao do Deola…. Depois da partida, o Evandro Porcao vai e soca o arbitro q ajudou o time dele a fazer 2 gols !!! Ele pirou de vez !!!

  15. O Evandro Leitão, deputado estadual e líder do governo da Assembléia, esqueceu a boa educação e agrediu o árbitro da partida pelas costas. O próprio árbitro registrou B.O. no estádio, após a partida. Que belo exemplo de quem deveria ser o primeiro a demonstrar comportamento idôneo.

  16. Eu achei um jogo fraco, faltou perna para o Ceará, mas se tornou épico pelo final. Estou satisfeito com o Vozão Campeão do Nordeste, e parabenizo o Fortaleza pelo título conquistado com méritos. Agora, muitas coisas mudam na minha visão de mundo, é lamentável o que a rivalidade se tornou, não acho que foram poucos vagabundos, acho que está se tornando maioria mesmo, a rivalidade está se tornando alimento para o ódio de parte a parte, gente que tem microfone movida a ódio, principalmente do lado do Fortaleza, não vou citar nomes, mas para minha decepção, até o nosso próprio presidente cometeu uma atitude violenta e covarde, de um vagabundo qualquer. Nosso próprio presidente!! Sou apaixonado pelo Ceará, continuo sendo, mas não nasci para odiar, e não é isso que quero para os meus filhos, a partir de hoje, não vou mais incentivar a paixão pelo futebol aos meus filhos, ao contrário, vou procurar outras formas de lazer. Afastá-los disso.

  17. RESGATE !

    FORTALEZA resgatou a ALTO ESTIMA do torcedor.
    TORCEDOR que nos últimos anos tinha visto a perda dos campeonatos sem perder os jogos.
    JOGOS onde quase o tempo todo de jogo fomos SUPERIORES, mas não conseguia-se converter em vitórias.
    VITÓRIA conquistada no primeiro jogo, pra REVERTER a mesma vantagem adversária dos anos anteriores.
    ANOS ANTERIORES cruéis com a NAÇÃO TRICOLOR.
    NAÇÃO TRICOLOR que já merecia um FINAL FELIZ no Cearense.

    Agora, a CONTAGEM DE PENTA, só quem pode fazer é o LEÃO DE AÇO.

    Que a diretoria trabalhe no sentido de REFORÇAR a equipe, pois o mundo não parou, e temos Copa do Brasil e Czona(que ninguém merece).
    REFORÇAR, pra ainda nesse 2015, coroarmos esse titulo estadual, saindo de vez desta maldita Czona(que ninguém merece) e manter uma BASE SÓLIDA pra 2016 que é o ano da CONFIRMAÇÃO LEONINA.

    PARABÉNS TRICOLOR DE AÇO !
    Que esse TITULO seja o início de uma ARRANCADA para muitos outros daqui pra frente.

    SOU MAIS LEÃO DE AÇO !!!!!!

  18. Agora, não adianta o Sr. Evandro Leitão vir a público pedir perdão pela atitude que teve. Praticamente, todos os pedidos de perdão são cínicos e hipócritas. Quem não lê só a bílblia, sabe do que estou falando.

  19. As lamentáveis cenas de barbárie proporcionada pelas duas torcidas não podem eclipsar o grande jogo de futebol que a decisão proporcionou.

    Claro que os torcedores de bem, esperam e exigem que os culpados por essa baderna sejam punidos, mas como podemos exigir bom comportamento dos torcedores se os próprios dirigentes agem como moleques agredindo o árbitro da partida ?

    O choro é livre, mas nada tirará os méritos da suada conquista tricolor em cima de um adversário que já se achava campeão.

    Saudações Tricolores.

  20. SOU TORCEDOR DO LEÃO, ESTOU FELIZ PELO O TITULO, MAS TRISTE PELA FALTA DE EDUCAÇÃO E VANDALISMO DE TORCEDORES QUE PUSERAM AO RIDICULO DE UMA BATALHA IMORAL E INSENSATO DE BRUTOS DA PRE-HISTORIA COMO HOMEM DAS CAVERNAS. PRECISA MELHORAR MUITO. O CEARÁ É UM GRANDE TIME, GRANDES JOGADORES. MAS, MEU LEÃO TEVE RAÇA, E UM NOME É O MAIOR RESPONSÁVEL POR TODA ESTA RAÇA, ONDE VI SÓ ELE TER EM CAMPO, CORREIA, UM MONSTRO, UM GUERREIRO. AGORA DEOLA, NÃO SE PODE CHUTAR DE LONGE É IMPRESSIONANTE. MAS, NO CONTEXTO GERAL, TIRANDO A BRIGA, O RESTO FOI SHOW.

  21. Ah tá. Agora que perderam o campeonato, o que importava era o Nordeste, né. Quanta hipocrisia. Nos programas de rádio mais de 80% apontavam mais importante o penta.

  22. Caro Graziani, sempre ouvia você dizer que no futebol só há resultado injusto quando tem interferência direta da arbitragem no jogo. E ontem teve (1 gol com jogador em posição irregular). E aí, mudou os conceitos?

    Evidente que não. Erro de arbitragem interfere no resultado. Você mudou o seu ponto de vista quando o Ceará foi beneficiado na semifinal da Copa do Nordeste contra o Vitória? Ou quando ocorreu falta no meio campo não marcada a favor do Fortaleza que determinou o contra-ataque e o gol de empate marcado pelo Ricardinho ontem? O gol do Daniel Sobralense estava impedido. Bem impedido. Erro evidente.
    FG

    1. Beneficiado contra o Vitória? Você está falando do que, do penalte? Falta que gerou contra-ataque no gol de empate do Ceará ontem (não recordo e não vi o lance ainda)? Você quer comparar um erro de interpretação com um erro claro, direto, sem margem para opiniões contrárias? Você pode achar que não foi penalte contra o Vitória, mas muita gente achou que foi (inclusive vários comentaristas do EI).
      Só pra finalizar, apenas citei o gol impedido porque foi um erro claro e gravíssimo que gerou um gol irregular, deixando uma equipe em vantagem em uma disputa que estava equilibradíssima. Se eu fosse julgar da mesma forma que você, falaria dos lances que o juiz amarelou Uilliam Correia (o 1º cartão), Ricardinho e Charles (que levou um empurrão e foi punido) totalmente de forma equivocada. Mas aí seria apenas a minha interpretação.

      O penalti foi evidente, sem discussão. Estou falando da entrada criminosa do Samuel Xavier no começo do jogo que era expulsão clara com 5 minutos do primeiro tempo no Castelão. O curioso é que torcedor é assim: só lembra do que lhe interessa. Eu não sou torcedor, sou jornalista. E pra deixar claro: há erros graves, gravíssimos e perdoáveis pela dificuldade.
      FG

      1. Hahahahaha, é melhor escrever que todos os gols do Fortaleza EC no campeonato foram irregulares, vai que é doença o que esse rapaz tem ?!

        kkkkkkkkkkkkkkk…

        Saudações Tricolores.

  23. Ah sim, nem lembrava desse lance. Na tv não tinha achado nem falta, mas aí posso tá julgando com o lado torcedor (não sou jornalista).
    Só pra finalizar, não tenho a intenção de dizer que o Ceará seria campeão ontem se o gol fosse anulado, poderia ter ocorrido qualquer resultado, mas a história do jogo com certeza seria diferente.

  24. Esse argumento de IMPEDIMENTO no gol do Sobralense é no mínimo APELAÇÃO.
    Esses “caras” veem uma repetição da TV 5, 10 vezes, ainda ficam em dúvida pra depois dizerem: ERROU O JUIZ.
    Fosse Eu dirigente, ou do Sindicato dos Árbitros, proibiria essas imagens na linha de impedimento que só causam problemas.

    CONCLUIR que ouve IRREGULARIDADE, depois de assistir 5, 10 vezes pela TV…

    … HOME VÃO PROCURAR O QUE FAZER !!!!!!

    1. Exatamente, caro Joao Ximenes, o pessoal da Verdes Mares mostrou a imagem umas 10 vezes, durante a transmissao do jogo, e passou o tempo todo dizendo q o Daniel estava em posicao legal !!! Só depois de terem visto mais nao sei quantas vezes, apos o jogo, é q concluiram q estava impedimento, pq o impedimento era minimo e o bandeirinha estava com visao encoberta. Entao, pode ter sido um erro do bandeirinha, mas nada proposital, nada escandaloso, foi um lance muito rapido e com um impedimento minimo. Sempre q o Siara é favorecido, eles esquecem, qdo é prejudicado em um lance dificil desses, ai eles querem ter razao, chamarem o juiz de ladrao, socar o juiz…

      1. Caros coloridos, não existe meio impedimento, meio penalte… O jogador estava em posição ilegal e pronto, GOL IRREGULAR!! Para acabar com essas injustiças no futebol, somente usando o recurso eletrônico.
        Mas o erro existiu e com isso seu time que tinha a vantagem do empate, ficou com uma vantagem maior ainda, por conta desse erro. Caso o gol fosse anulado de forma corretamente, a história do jogo seria outra, qualquer dos dois poderia ter ganho, mas a conclusão do campeonato só foi assim como foi por conta desse benefício do time de terceira.
        Mas vocês devem ser do pensamento “Roubado é mais gostoso!”.

        1. Quem é dono desse pensamento: Roubado é mais gostoso ! É a torcida do Kanal ! Começando por 5 titulos inexistentes, e varios outros titulos conquistados com a ajuda da arbitragem, como, por exemplo, o titulo de 2012 com um penalti inexistente em cima do Romario. Se tivesse sido campeao em 2015, teria sido mais uma vez com ajuda da arbitragem, pois os 2 gols de vcs iniciaram em jogadas irregulares ! Para o Leao bastava o 0x0. Já o Gol do Daniel era um impedimento praticamente imperceptivel, q o pessoal da Verdes Mares teve q assistir dezenas de vezes para enxergar e ainda viu q o bandeirinha estava com a visao incoberta. Logo era HUMANAMENTE impossivel de ser ver o impedimento MINIMO dele.

  25. Um alvinegro reclamando da arbitragem é tão su generis que chega a ser engraçado. É algo como um membro da ku klux kan reclamando do preconceito racial.

    Uma torcida cujo time tem em sua história memoráveis contribuições dos árbitros deveria manter a discussão à margem dos erros do trio de arbitragem evitando assim o ridículo da choradeira pós derrota.

    Saudações Tricolores.

    1. O pior é q foram varios titulos ganhos no tapetao, vide Pentafantasma, e com ajuda da arbitragem, se nao fosse isso, teriam bem menos titulos…

  26. Enquanto o ceara aparece nas manchetes de SPORT TV,ESPN,JORNAL NACIONAL,FÁTIMA BERNARDES e ETC, O TIMINHO DE TERCEIRA APARECE EM 190, ROTA 22 BARRA PESADA. saudações alvinegras

    1. E a culpa principal foi de quem ?! Da torcida do Kanal q quebrou centenas de cadeiras e jogou no gramado… A torcida do Leao nao deveria ter invadido o gramado, ai a culpa foi da Policia, mas a confusao só tomou aquelas proporcoes, pq a torcida do Kanal jogou cadeiras no gramado, ao inves de ir pra casa.

  27. FORTALEZA JOGOU 18 partidas pelo Campeonato Cearense, venceu 10, empatou seis e perdeu apenas duas. Marcou 30 gols e sofreu somente 14.

    QUEREM DISCUTIR O QUE ?????

  28. O choro é livre, gols de impedimento? kkkkkkkkkkkkkk, que saudade dos pênaltys fajutos marcados no Apodi hein negada? Ninguém lembrou daquele soprtador de apito também FIFA que marcou um pênalty com o atacante a cinco metros do nosso zagueiro? E aquele que marcaram no Romário que fez a falta noutra decisão? É cara de pau muuuuuuita, prá mais de quilômetro. Finalmente não são apenas cinco mas SEIS TÍTULOS FALSOS o tal “penta que ninguém viu” e o título de 1992 quando foram quarto e aquele tribunal que queria rebaixar o leão de ferro çlhes deu de graça. Assim se fabricam recordes prás tontos … tremei Guiness Book. É mentira Terta?

  29. Essa falsa soberba da torcida do ceará eh tão Horrível que fica difícil de ler, comentários tão clubisticos e sem noção… Se achando por nada! Se ao menos fossem o São Paulo, Corinthians, Flamengo, etc… Mas n, eles num tem nada e ficam se achando… Meu Deus, eh por isso que existe briga… N aprendemos a PERDER… N vamos a lugar algum desse jeito.. Torcidinha de criança!

  30. É elementar meu caro delegado que apura os fatos, uma torcida estava em campo comemorando e a outra estava nas arquibancadas arremessando cadeiras para o gramado. Está complicado para entender quem quebrou o estádio? É só chamar o Inglês SherlokMauro para esclarecer o óbvio.

  31. Esperem um pouco negada alvinegra é já que aquele tribunal decreta novo penta a vocês … como o outro falso, já que a única testemunha é o Come Farinha do Ipu, claro. Expulsam e rebaixam (dizem que a mando … será?) Leão de Aço campeão só prá incardir a cara deles. Inda vão bobalhões?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *