Fortaleza aumenta valor dos ingressos para a final e não há nada de errado nisso

 

classicoUma final de campeonato é um jogo diferente, especial, nem é preciso explicar muito. É natural, portanto, que o ingresso tenha um valor mais alto se comparado com partidas sem tanta importância. Ao aumentar o preço para o primeiro jogo contra o Ceará, no próximo domingo, dia 26, a diretoria do Fortaleza exerce seu direito como mandante e dono da renda. Não vejo nada de anormal, pelo contrário.

O que os clubes aqui ainda precisam entender é que cada jogo tem seu atrativo, cada jogo é um produto diferente. Depende da posição do time na tabela, da rivalidade com o adversário, da estreia ou não de um jogador, do estádio, do horário, da competição. Há uma série de variáveis e os preços devem sim mudar conforme o jogo. É possível praticar preços baixos em partidas menos relevantes e mais altos em encontros marcantes. Convenhamos que não há muito sentido num jogo de primeira fase com o time reserva ou já classificado, por exemplo, ter o mesmo valor de uma final. Desta forma, 30 reais para um jogo qualquer é muito mais caro do que 40 reais para uma final.

Na partida de volta, no dia 3 de maio, se desejar seguir com o preço estipulado pela diretoria do Fortaleza – 40, 50, 60 e 100 reais – a diretoria do Ceará tem todo direito. Como também pode aumentar ainda mais ou diminuir. É do negócio futebol e assim deve ser compreendido.

Fernando Graziani

Sobre Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Já cobriu duas Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

21 thoughts on “Fortaleza aumenta valor dos ingressos para a final e não há nada de errado nisso

  1. Sr. Fernando, qual a sua opinião:
    o Ceará aumenta valor dos ingressos para a final com o Bahia

    Direito da diretoria do Ceará como mandante e algo natural pelo tamanho do jogo. Obrigado,
    FG

  2. Triste ver a falta de independência de nossa imprensa. A atitude da diretoria tricolor é deplorável em todos os sentidos.

    Oi Ricardo. Triste, me parece, é a generalização. É achar que porque você não concorda comigo a minha opiniÃo deve ser desqualificada e desrespeitada, como se eu nao tivesse independência. Seria triste também eu achar que todas as opiniões de torcedores têm relação com o time que torcem e não com o conteúdo. Mais triste ainda é atacar e não argumentar. Um abraço, obrigado por comentar por aqui.

    FG

    1. Ok, Graziani, desculpe se lhe ofendi, mas continuo achando triste o aumento dos ingressos e não dá para mudar de opinião, só porque foi o meu time ou o adversário que adotou.

      Mas Ricardo, vc tem todo o direito de discordar, achar bizarro, o que for…só te respondi porque vc me acusou de ter uma opinião que não era minha, como se eu tivesse rabo preso ou interesses diversos do que apenas emitir a minha livre opinião. Abraço
      FG

      1. Caro Graziani,
        Gotaria de sua opinião a respeito da renovação da cronica esportiva do estado do ceará. Esta surgindo uma classe com voce e mais alguns na cronica esportiva cearense com opiniões e assuntos emitidos etica e imparcialidade, e eu pergunto: quando os dinossauros da imprensa terão o bom senso de abandonarem seus eternos postos, impostos por eles mesmos para dar lugar a essa nova safra que se apresenta? Parabens. Obs os dinossauros todos sabem quem são…

        Mas eu trabalho aqui faz 15 anos já. Não considero que estou surgindo de forma alguma.
        Além disso, quem deve saber a hora de parar são os próprios profissionais.
        FG

  3. Também sou daqueles contrários a aumento do ingresso (que já acho caro), principalmente justamente na final, em que o torcedor passa o campeonato todo apoiando o time e como presente recebe esse grande premio . Eu depois dessa notícia já não irei no primeiro jogo como represália.

  4. Puro oportunismo, é por atitudes destas que campeonatos estaduais como o cearense estam cada vez mais defasados. E se tratando de Fortaleza não poderia ser diferente é só vermos a situação que clube passa a mais de 6 anos péssimas administrações.

    1. Quem esta de fora acha oportunismo. Quem tem uma folha de pagamento acha o contrario. O certo é que quando uma diretoria baixa o preço de ingresso os torcedores esses torcedores nunca reclamam. Vamos ponderar, né meu caro…abraços

  5. Certíssimo! Futebol é negócio, comércio. Passou o tempo dos cardeais e beneméritos. Nestes novos tempos, clube que quer subir tem de pensar grande e investir com inteligência. A classe média de Fortaleza (com mais de 500 mil consumidores) é quem dá as cartas, e compra (ou não) os ingressos e o sócio-torcedor; não há mais espaço para demagogia de imprensa “em favor dos pobres torcedores”. Veja: As “gerais” nem mais existem nos estádios modernos como o Castelão… e as Tvs estão cada vez mais presentes nos rendimentos dos clubes de futebol. Feliz ou infelizmente, é assim que as coisas funcionam. Não adianta chorar, buá-buá…Reparem a folha de pagamento do CSC que hoje está entre os grandes do nordeste! Faturar ou desaparecer do cenário esportivo, eis a questão… O FEC está apenas vendo isso para não ser um outro Ferrim. Valeu Graziani!!

  6. Bem vindo de volta Fernando Graziane, acompanhava você nos comentários de futebol e de transito também..rsss.
    Concordo contigo, geralmente, nesse espaço descordava, mas com muito respeito, de você, do Bruno Formiga e de uma turma boa que me lembro desse espaço.
    Acho no direito do tricolor sim, polêmico, sempre vai ser, mas é direito, o jogo é final, é diferente.
    Assim como o rival, tem o direito de diminuir ou aumentar o ingresso, num campeonato em uma fase, ou de pontos corridos, é diferente, mas é final.
    Outro detalhe, acho que a renda tinha que ser, somente do mandante, sempre.Independente de resultado, disso ou daquilo, no máximo, uma concessão em acordo para os sócios-torcedores, mas já que os dirigentes combinaram desde sempre diferente.
    Esse ano não dá mais, desde 2005, não vou á clássicos rei, mas os outros jogos não perco.
    Resta a esperança, de mesmo com o castelão, termos uma determinação de torcida única em dias de clássico, infelizmente, só assim, e talvez assim, volte ao Castelão pra ver Fortaleza x ceará.
    Mais uma vez, bem vindo

    Valeu, obrigado. E, sim, a renda neste caso será do mandante…na Copa do Nordeste que os clubes fizeram um acordo para ser dividida.
    FG

    1. valeu graziane:sempre ví voce comentar futebol sem cor de camisa,o que o fortaleza fez a aumentando os preços dos ingressos na minha opiniao é serto, pois as receitas sao muito poucas e temos que contratar ainda par a serie c e copa do brasil,grande abraço a todos….ou voces acham que no próximo domingo o rival vai pbaratear os ingresso?duvido..

  7. Em tempo, optei por ser sócio do Fortaleza, um atrativo para não ser pego de surpresa nessas ocasiões, torcedor tricolor e até do rival, faça o sócio, vale a pena no seu bolso, e ainda ajuda seu clube a antecipar receitas.

    abraço, boa sorte e bom jogos, vão e voltem sempre em PAZ.

  8. Verdadeiro tiro no pé da diretoria do Fortaleza. O que eles pensaram foi o seguinte: O Ceará vem bem, pode trazer um bom resultado de Salvador (até mesmo um derrota com gol marcado fora é bom), será nossa última renda boa no ano se não chegarmos no mata-mata da triste Série C (exclua-se uma renda razoável contra o Coritiba-PR), pois o nosso time não empolga o torcedor (vide Icasa e River-PI) e não terá nenhum adversário que empolgue e leve o torcedor para Arena Castelão nos jogos em casa na terceirona. Só que a torcida do Ceará é inteligente e não vai em grande escala para o primeiro jogo da final, vai em bom número, vide aumento de preço e mando de campo do Fortaleza, os sócios vão mesmo no segundo confronto. Portanto, jogo para público entre 30 e 35 mil pagantes na primeira decisão o que já se pode considerar um bom público. Más com os preços antigos, daria entre 40 e 45 mil. Ceará sai como o grande beneficiário do “esquema” pois no segundo duelo público para mais de 55 mil pagantes e renda somente dele. AVANCEMOS!!!

  9. NÃO É CERTO !
    Mas, legalmente, deve poder AUMENTAR($) a hora que acharem que devem, pois estão fazendo(oportunismo).

    É CERTO !
    Trata-se de um jogo FINAL, onde “diretoria” deve tá pensando em ARBITRAGEM de fora – o que é mais despesa -, e RENDA total deve ser do MANDANTE do jogo ?!

    NÃO É CERTO !
    Pois todas as vezes que a “diretoria” APELA pro TORCEDOR, NÓS nunca os deixamos na mão, e isso deveria SENSIBILIZAR esses caras(quem aumentou o valor do ingresso).

    É CERTO !
    NÓS(torcedor) somos sempre os SACRIFICADOS.

    O CERTO e o ERRADO andam lado a lado nesse caso.

    “Se” o LEÃO ganhar o jogo… TÁ CERTO !
    “Se” perder… TÁ ERRADO !

    Eles sabem(diretoria), que NÓS(torcedor) sempre chegaremos “junto” !

    ESPERO QUE ELES(diretoria) CHEGUEM “JUNTO” NA Czona(que ninguém merece), e tragam JOGADORES capazes de tirar a gente desse ATOLEIRO.

    Com o que temos agora(não pode entrar mais ninguém), mesmo assim, vai dá pra ABOCANHAR essa.

    1. Lógico que a diretoria vai chegar e já chegou junto, teremos um meio de campo com Elias e Everton, ainda tendo um Daniel sobralense brigando com Elias, podendo fazer um atacante.
      Teremos esse L Maranhão fazendo gol, e podemos trazer um lateral direito a mais, o time vai se ajeitando, a torcida chegando junto, e vamos ao mata-mata de novo, pois de tanto chegar, vamos passar, não podemos ter medo, ou ficar de fora como em 2013, por isso, fazer pontos logo é importante, aí vai vir aquele discurso, quero ver é no mata-mata, deixa vir. Pior é não ir pro mata-mata, só podemos avançar se ficarmos entre os 4, ou estou errado? Então, vamos chegar junto nesse primeiro jogo, já que eles estarão comemorando, ou não, a gente vai para decidir a partida e pq não o campeonato? Sim, dois ou três gols é difícil de tirar, eu arriscava tudo na primeira partida, me chamem de louco, mas meu pensamento é esse..Ir pra dentro dos caras

  10. Vou ser chato com esse assunto porque não tem outra saída: Sabe qual foi a última vez que eu me preocupei com valor do ingresso? Em 2007, antes de me tornar sócio. O valor da minha mensalidade não se reajusta por causa de uma final. Pago exatamente o mesmo valor pra assistir amistoso, jogo da primeira fase de Cearense, jogo de Copa do Brasil, final de Cearense, primeira fase de Série C e fases finais da Série C. Não querem sofrer com as variações de preço? ADIRAM AO SÓCIO-TORCEDOR. Ou entendam que um jogo de futebol é um bem comercial e está sujeito às leis de demanda e oferta da economia. ST

  11. Olá, Fernando. Essa é a nossa melhor mercadoria no já combalido cearense 2015. Você tem toda razão. Será que as finais não valem mais que um simples Guarani X São Benedito? Não importa prá quem ficará a renda: o torcedor pagará por um espetáculo a altura. Valeu. Ah, sim, saudades do É Gol e De Letra, esse último em que eu assistia na ida para o meu plantão. Abçs.

  12. Tudo no Brasil hoje estå mais caro, entretanto os salårios não aumentaram. É possível nesta época de crise econômica que os Clubes de futebol aumentem os preços dos ingressos quando lhes aprouver, entrtanto, também é coerente que o cidadão responsåvel não vá ao estådio e use o seu dinheiro, ganho com muito esforço para pagar comida para sua famíllia e os seus impostos. Eu já decidi. Não irei, ouvirei pelo rádio ou assistirei pela televisão na segurança e no congorto do meu lar.

  13. Graziani,
    A torcida do leão entrou em campo ao final do jogo apenas para comemorar. Ato continuo a torcida do ceará enraivecida começou a quebrar e jogar cadeiras nos torcedores do fortaleza, tanto que do lado do tricolor não houve nenhuma quebra de cadeiras. Voce não concorda que a despesa total deveria ser de quem atacou?. Nossos torcedores apenas estavam comemorando, não acha?
    abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *