Técnico e Auxiliar em Fisioterapia é Permitido por Lei?

É  Lamentável  após 40 anos de legislação assistirmos um vídeo desses, no início tudo bonito, palavras sensatas de alguns colegas, inclusive orientando a sociedade as conseqüências de tratamentos  realizados por pessoas sem nenhuma formação, esperamos a resposta de nossos representantes. Hoje mesmo passei e-mail para os doze conselhos regionais e diretamente para o presidente do conselho federal.  Agora vamos aguardar o que eles têm a dizer, conheço pessoalmente a grande maioria deles e sei de suas condutas honradas, virem a público e manifestarem suas indignações em relação ao exercício ilegal da profissão como é visto no vídeo é o papel de cada um dos nossos representantes. Desconheço em nossa legislação termos como auxiliar e técnico em Fisioterapia ou reabilitação. Tenho certeza que esse vídeo será uma surpresa para Dra. Rita Vereza  presidente do CREFITO 2, por quem tenho respeito como profissional e pessoa humana, mas nesse momento, queremos respostas e mais uma vez pergunto é legal termos auxiliares ou técnicos em Fisioterapia?

Vejam reportagem em Post abaixo:

23 comentários sobre “Técnico e Auxiliar em Fisioterapia é Permitido por Lei?

  1. Amigo Jorge,

    Perdo-me, mas acho pouco proválvel que a Sra. Presidenta do CREFITO 2 fique surpresa com o vídeo e que não tenha conhecimento de tal fato.

    Ainda era acadêmico e há 6 ou 7 anos atrás e já tinha conhecimento de escolas técnicas de Fisioterapia no RJ…

    Precisamos de ação do nosso órgão fiscalizador e em ausência de atitude do mesmo creio que seja válido denunciar junto ao MP, não só a instituição que possui auxiliares como a própria autarquia, uma vez que havendo fiscais e os mesmos tendo conhecimento de tais irregularidades e eles continuarem a existir ao longo do tempo mostra falhas nas questões administrativas que devem ser investigadas.

    É bem válido que os profissionais estejam muito atentos na hora de eleger as diretorias. Estamos em ano de eleição das diretorias regionais, vale a pena pesquisar os diretores antes de elegé-los por mais 4 anos.

    Saudações!

  2. Tenho uma única certeza todos os presidentes receberam e-mail. Todos acredito devem diariamente abrir suas caixas postais, se assistiram o vídeo e mesmo assim não manifestaram suas opniões, isso certamente é um pessímo sinal, vamos aguardar, acredito que nossos representantes vão de alguma forma se pronunciar.

  3. Aguardemos amigo, continuemos nossa luta e mantenhamos a esperança de que tudo vai melhorar.

    Mantenha-nos informado sobre o posicionamento das Autarquias.

    Saudações!

  4. Caros Amigos,

    Não existe amparo legal para existir nem técnico, auxiliar de reabilitação de Fisioterapia ou Terapia Ocupacional no Brasil! Está enquadrado no artigo 47 da lei de contravenções penais, sob pena de até prisão!

    Não entendo que isso ocorra ainda hoje e acho que só será resolvido esta questão e a dos estágios quando for CRIME (como o da Medicina que é o único) e não apenas contravenção penal o exercício ilegal das nossas profissões.

    Lutarei contra isso e encaminharei para o COFFITO urgente!

    Um forte abraço, obrigado pelo alerta e por colaborar com o sistema COFFITO/CREFITOS na defesa das garantias da saúde da população brasileira.

    Ricardo Lotif Araújo
    Presidente do Crefito-6 Ceará e Piauí

  5. Contravenções penais são infrações consideradas de menor potencial ofensivo que muitas pessoas acabam cometendo no dia a dia, que chegam até a ser toleradas pela sociedade e até por autoridades, mas que não podem deixar de receber a devida punição. http://www.uj.com.br/publicacoes/doutrinas/3915/CONTRAVENCAO_PENAL

    Então tá… se um axiliar faz uma manobra errada e fratura a vertebra de um indivído? e se um estagiário queima o paciente com um ultra som terapeutico ou O.C.? entre outras… será que é apenas um erro mesmo, cometido no dia a dia? não sei não! acho que deveria ser um CRIME sim, um atendado a integridade física de uma pessoa… tem que ser mostrada a relevancia dessas atitudes; ahhh… sinceramente é lamentável!

  6. Caros Amigos,

    Concordo com o Djair e com o Meudo, fato é que não importa se é menor ou maior gravidade, as repercussões podem ser sim nefastas para os pacientes!
    Faltam as devidas providências para se fazer cumprir a lei naquela instituição!

    Outra via é qualquer pessoa entregar ao ministério público para que ele possa apurar os fatos na instituição em questão! Acho que basta o vídeo para um promotor ver o absurdo que está ocorrendo e assim aplicar a lei!

    Um forte abraço

    Ricardo Lotif

  7. Fico sem entender como essas coisas continuem a acontecer, mesmo após inúmeras denúncias, e fico me lamentando pelos nossos representantes e muitos colegas que fazem vista grossa…

    Espero que o número de profissionais que não aceitam essas e outras barbaries se multipliquem a cada dia.

    Repito: ano eleitoral nas autarquias! Pesquise antes de votar e se não valer a pena anulem os voltos e consigam que a maioria o faça… É DIREITO NOSSO TER REPRESENTANTES ATIVOS E NÃO APENAS PESSOAS COM INTERESSE POLÍTICO, FINANCEIRO E DE APARECER.

  8. Isso é um absurdo!!! fala sério né???
    o que é isso…
    é uma falta de respeito pelo amor de deus né!!!

  9. sou fisioterapeuta, e digo que é injusto, tem técnico de enfermagem , porque não técnico em fisioterapia, trabalhei numa clinica, que tinha técnicos, me ajudavam, e eram bons , não acho justo tirar o emprego dos outros, e já vi fisioterapeuta fazer o trabalho pior do que um tecnico, varia muito, defendo os técnicos… é melhor tirar então todos os tipos de técnicos…

  10. Voces deveriam ir trabalhar em vez de ficarem com demagogis besta,enquanto vcs perdem tempo postando merda tem um tec.fisioterapeuta se especialisando para fazer melhor que vc o que vc deveria saber fazer

  11. Ô, Ricardo! Não existe técnico em Fisioterapia; assim como tb não existe tecnico em Medicina, nem ténico em Advocacia!
    Ou é fisioterapeuta, ou médico ou advogado… tendeu, fio?
    Mas se quiser usar branco sem fazer curso superior, aconselho a vc a ser açougueiro ou vendedor de cuscuz!
    E mais: vá procurar um curso de Português, antes de pensar em ser qualquer coisa… pos seu Ensino Fundamental tá feio, Zé!
    Até pra ser técnico em borracheiro vc precisará saber falar e escrever!
    Sacou?

  12. Eu gostaria de informar as pessoas, que antes da regulamentação da
    Fisioterapia,´o tecnico de fisioterapia tinha seu espaço no mercado de trabalho. Até porque não existiam tantos Fisoterapeutas. Até nos ano 80 só existia 1 faculdade em Petropolis. Sendo assim, as clinicas precisavam dos tecnicos para seu funcionamento.
    Eu fiz meu curso Tecnico e o estágio foi feito na UERJ, tenho o ducumento para provar. Saí do estágio e fui trabalhar na clinica do chefe do serviço de medicina física da Uerj.
    Depois da regulamentação é que acabaram com nosso trabalho, mas para informação de vcs o tecnico passaou a só poder trabalhar com eletroterapia nas clinicas.
    eu aposto que a maioria de vcs que estão tão indignados, estavão aprendendo a andar quando eu já trabalhava na recuperação de muitos pacientes, e mais importante com muito sucesso.

  13. Sou fisioterapeuta e tenho uma clinica de fisioterapia era antes q se fazia profissional de respeito as meninas q se diz profissional hoje so sabem de salto auto e os garotoes so sabem o q e uma academia.tenho auxiliares que sao compertentes q tiram vagas de qualquer fisioterpeuta .com qualquer 100 reais se compra um diploma de nivel superior nem por isso nao tinha medicos q estao ai nos tribunais respodendo por cirugias maus sucedidas …………………….

  14. Na faculdade o fisioterapeuta que dava aula de ética , condenando o profissional técnico ,era o mesmo que saía da faculdade e ia para o prédio ao lado , para dar aula no curso de TÉCNICO EM FISIOTERAPIA e fazia parte do crefito .Pura hipocrisia , tem pessoas que gostam tanto do que fazem que não é um simples título que vai diminuí-lo , enquanto muitos engomadinhos que transportam um diploma universitário , não sabe nem o que fazer .Humildade acima de tudo .Há técnico em laboratório,enfermagem,contabilidade ,… duvido que um fisioterapeuta demore 1 hora com um pac.,no mínimo vai passar fome,aplicação de FB 15min,cinesioterapia,mecanoterapia …Tem gente colocando pac 5min e atende 5 ao mesmo tempo,e se diz profissional .Deve ser muuuuuuuuuuito bom.

  15. HÁ TÉCNICOS DE VARIOS SEGMENTOS: ELETRÔNICA, QUÍMICA, CONTABILIDADE, MECÂNICA, EDIFICAÇÕES, ETC…
    EU MESMO, ANTES DE ME TORNAR ENGENHEIRO, TRABALHEI COMO TÉCNICO QUÍMICO. NÃO VEJO CONFLITO PROFISSIONAL,
    CREIO QUE CADA UM DEVA EXERCER AS SUAS TAREFAS TAL COMO FOI TREINADO PARA FAZÊ-LO.
    NÃO POSSO CRER QUE UM PROFISSIONAL QUE SE DIZ DE NÍVEL SUPERIOR TENHA MEDO DE OUTRO DE NÍVEL MÉDIO E VICE-VERSA. POSSO FALAR DE CADEIRA POIS VIVI AS DUAS SITUAÇÕES.
    FALANDO COMO PACIENTE QUE SOU, DEVO DIZER QUE TENHO SIDO MUITO BEM ATENDIDO PELOS TÉCNICOS DA CLÍNICA QUE COSTUMO FREQUENTAR. AS FISIOTERAPEUTAS PLANEJAM E AS TÉCNICAS EXECUTAM. CREIO QUE É ASSIM QUE TEM QUE SER, A MENOS QUE O CIDADÃO QUEIRA, SER MERO EXECUTOR, APÓS ANOS DE FACULDADE.
    NÃO FOI A MINHA OPÇÃO, QUANDO ME FORMEI NÃO ACEITEI MAIS TRABALHAR COMO TÉCNICO, MESMO GANHANDO MENOS NO INÍCIO.
    CELSO OLIVEIRA, MERO PACIENTE

  16. Art. 12. O Grupo da Confederação Nacional da Profissões Liberais, constante do Quadro de Atividades e Profissões, anexo à Consolidação das Leis do Trabalho, aprovado pelo Decreto-lei nº 5 452, de 1 de maio de 1943, é acrescido das categorias profissionais de fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, auxiliar de fisioterapia e auxiliar de terapia ocupacional.

  17. Depois os caras vem arrotar que é fraude que é contravenção penal!!!

    São tão ignorantes que não sabem nada além do que está na ponta de seus narizes!!!!

    Um bando de cagão com medo da competência alheia!!!!!

  18. DENIZE por favor gostaria de aprofundar o que você disse, para mim faz sentido haver Técnico Auxiliar e depois então cursar mesmo como fisioterapeuta, mas pelo que percebi já não se formam mais Técnicos Auxiliares verdade?

  19. n sei pq o desespero dessas pessoinhas , tecnico exerce a função q o mestre ordena. vc profissional formado c faculdade,acredito eu q n vai ficar perdendo hrs c um paciente podendo atender varios e ordenar ao tecnico q fassa p vc. qual o medo disso! praticamente ele o tecnico tambem sabe fazer oq vc faz,agora se aprofundar analisar oq é o problema é funçao d vcs!!! pensem nisso n preciso ter medo do tecnico…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>