Pulseiras Bioquânticas são consideradas “CHARLATANISMO”

 Por : GUILHERME GENESTRETI
DE SÃO PAULO

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária vai suspender hoje a publicidade das pulseiras bioquânticas, vendidas com o apelo de melhorar o equilíbrio e ativar a circulação sanguínea. Esses braceletes, que prometem “estabilizar a energia do corpo”, começaram a ser usados por atletas. Celebridades foram fotografadas com as tiras de silicone adornadas por um holograma.

A pulseira original, americana, tem a marca Power Balance. A genérica brasileira é da marca Life Extreme. Tanto uma quanto outra estão sendo investigadas e deverão ser processadas por publicidade irregular, segundo Ana Paula Massera, gerente de fiscalização de propaganda da Anvisa.

A agência entrou em contato com os sites das pulseiras depois que a reportagem da Folha procurou o órgão, para checar se havia registro desses produtos, vendidos livremente pela internet e em grandes lojas de esportes. A Anvisa informou que pode proibir o comércio das pulseiras no país. Luiz Fernandes, um dos fabricantes da pulseira brasileira, disse que ela não precisa de registro no órgão porque “não se absorve ela [a pulseira] diretamente”.

Já o revendedor da Power Balance no Brasil não foi localizado. A reportagem procurou os responsáveis nos EUA, mas o assessor, Adam Selwyn, informou que eles estavam viajando e não poderiam ser entrevistados.

“CHARLATANISMO”

A Power Balance propaga em seu site que o uso da pulseira aumenta a concentração e a força física porque contém um holograma que “otimiza a fluência energética natural do corpo”. O site da pulseira brasileira, vendida na internet a R$ 159, dá explicação similar.

Vanderli de Assis, que afirma ter criado o modelo brasileiro e se apresenta como professor de física da Universidade Federal de Minas Gerais (não há registro dele na universidade), diz que o holograma, formado por camadas de magnésio, alumínio, ferro e silício, “emite uma frequência que gera estabilidade no campo eletromagnético do ser humano”.

Assim, o corpo não seria afetado por frequências externas como ondas de equipamentos eletrônicos, daí o maior equilíbrio do usuário. Para Marcos Duarte, professor de biodinâmica da Faculdade de Educação Física da USP, as explicações são “charlatanismo quântico”.

“A ideia de que um holograma possa interagir com as frequências do corpo e trazer benefício ao equilíbrio é puramente falsa”, diz. Cláudio Furukawa, do Instituto de Física da USP, reforça: “Não há explicação cientifica para isso. Holograma não emite onda”.

Fonte: Folha.com

28 comentários sobre “Pulseiras Bioquânticas são consideradas “CHARLATANISMO”

  1. É sempre bom pesquisarmos e termos cuidado antes de sermos adeptos de qualquer tipo de material jogado na mídia.
    A pulseira não causa nenhum mal, mas também não temos confirmações concretas de que haja esse “equilíbrio”.
    Estudos científicos comprovados devem ser primeiramente muito bem divulgados antes de um produto desses ser lançado no mercado.

  2. Considerados por quem cara pálida?
    Antes de tudo coloque o título da matéria que vc copiou e o seu, deixe-o como opinião!

    Teste duplo cego é feito sempre que se vende o produto, varias pessoas fazem (incluindo aí vc!). É claro que não é só isso, mas é o início vc sabe, mas isso para os céticos infelizmente não serve como comprovação, sempre tem “gente” que vai querer mais e mais…
    Vc já fez algum teste? Fez e ficou super impressionado, disse até que queria uma pulseira, embora não fosse de nenhuma dessas que fale na matéria! Quer fazer novamente ou é da turma que torce o nariz e diz o que “acha”? Vai lá, faz os testes e diz que foi induzido, se é que com toda essa carga de inteligência vc pode ser enganado por um simples testezinho… depois vc volta aqui e relata fielmente o que aconteceu. Tenta explicar o contrário. Isso seria no mínimo justo e fiel com seus milhões de leitores… Se não é verdade o que dizem pq não testar, não é mesmo?
    Por um lado os caras estão errados, principalmente quando alguns (pessoal do Power Balance essa Life Extreme que coloca hologramas avulsos do PB nas suas e diz que inventou) falam que cura, e devem até parar de tomar remédio, aí não, isso tá errado! O lance só dá uma melhorada e ajuda no tratamento da pessoa. Mais uma vez lembro que vc tem conhecimento disso. Lembra dos fisios que estão usando como complemento no tratamento fisioterápico e estão tendo um resultado excelente? Espero que sua memória tenha a mesma competência que na hora de criar manchetes que chamem atenção. Jornalismo sério não se faz dessa forma amigo.

    Um abraço.

  3. O espaço é todo seu amigo, é só você mandar matérias e comprovações, Anteriormente tínhamos inclusive falado sobre as pulseiras da forma em que os colegas estavam publicando, só lembrando essa matéria também foi anunciada no fantástico, cabe agora os defensores mostrarem eficácia. Gostaríamos de lembrar que sempre colocamos a fonte de nossos posts quando não é de nossa autória, esse espaço é interatividade e as críticas são sempre bem vindas.

  4. Pelo jeito você não entendeu …

    Matérias não são as melhores maneiras de se analisar algo. O jornalismo esta cheio de maus exemplos por ai. As matérias a que se refere tem sérios problemas de produção. A Folha afirma que a ANVISA proibiu a publicidade, o que não é verdade, uma vez que a mesma só faz isso mediante Diário Oficial, e isso não aconteceu até o momento… Na mesma matéria não se percebe que essa mesma agência tenha afirmado algo sobre CHARLATANISMO (?). Como você, o repórter talvez o tenha mostrado suas conclusões. Normal, vivemos numa democracia não é mesmo?! ERRADO! Não cabe a imprensa tomar decisões e publicar conclusões, seja em que espaço for, incluindo aí blogs e microblogs também. Para dar “veredito” tem que provar, é assim que funciona, cabendo inclusive aos responsáveis responderem na justiça, mesmo que só tenham replicado algo.
    Se realmente interessa tanto a você o assunto, porque não vai atrás junto aos fabricantes e pede as comprovações que você quer. Eu só levantei o assunto porque achei que não esta correto. Mudar a manchete, mesmo tendo colocado o restante da matéria na integra. A sua mudança foi sim, um ato de conduta inadequada. Sua opinião deve ser sempre expressa antes ou depois da matéria, Nunca como parte dela. Jornalismo deve ser levado de forma séria principalmente quando se trata de um portal de comunicação.

    Ah, a matéria do Fantástico, o show da vida! Bom… Essa é piada e motivo de muita risada nos corredores da comunicação. Uma tremenda barrigada e recheada de equívocos. Ah, sem contar que depois disso a globo.com começou a vender uma outra pulseira que diz ter os mesmos resultados… Estranho, né?
    Bom saber que as criticas são bem vidas.

    Espero que analisadas também. Saúde e Paz!

  5. EU USO EU INDICO !!!

    MINHA VIDA ESTA BEM MELHOR !!!

    Pulseira Bioquantica é um novo produto que usa Alta Tecnologia.

    Foi desenvolvida por cientistas da “Aero espacial”

    http://www.dokmoslife.com/?1308
    DOKMOSLIFE@YAHOO.COM.BR
    BUSCO EMPREENDEDORES PRA TODO BRASIL http://sqvida.blogspot.com LIDERES

    A Pulseira Bioquântico tem um holograma emite uma frequência que entra em contato com o campo energético do nosso corpo, aumentando eficiência dos sistemas eletrônicos, físicos e orgânicos do corpo.

    O efeito sutil da energia ajuda a realçar funções metabólicas celulares, a velocidade da circulação sanguínea e a melhorar a fonte vital de nutrição e de oxigênio aos órgãos críticos.

    Através de vários testes pode-se comprovar visivelmete o aumento instantâneo do equilíbrio, da flexibilidade, da força, da concentração e do bem-estar.

    Além de reduzir os efeitos do stress, aumentar a resistência e o sistema imunlógico.

    Parece mágica, Tamanha tecnologia!!

    Pois é o que os cientistas estão falando, enquanto isso uma legião de atletas do surf, windsurf e de diversas modalidades de esportes, vem utilzando o holograma.

    Utiliza-se tecnologia holográfica embutida em produtos visando maximizar o desempenho e propiciar o bem-estar, aumentando o equilíbrio, a força e a flexibilidade.

    A tecnologia consiste em freqüências altamente compatíveis com a dos seres humanos e com a dos animais e que realçam as funções celulares.

    Por funcionar instantaneamente quando colocado em proximidade com o campo eletromagnético do corpo, a comprovação dos ganhos no desempenho funcional é feita em tempo real.
    21 8351-4307

  6. Parabens Jorge pela iniciativa! Com certeza o pessoal sempre sonha em algo fácil, pratico e barato o que não é o caso! O Placebo mais uma vez “engana” alguns! A gente que lida com ciencia não entende como um negocio tão fantastico e criado por CIENTISTAS aeroespaciais não tem nenhuma comprovação cientifica.. como que cientistas criariam algo assim? Mais Uma Ver Parabens!! abraço

  7. Temos a certeza do nosso papel, mas infelizmente outras enganações estão ativas, precisamos mostrar a sociedade o quanto Fisioterapia é ciência, infelizmente temos excelentes colegas encantados com colegas que comercializam seus saberes.

  8. Senhores, encontrei essa matéria na net porque testei a pulseira a dois dias, e consegui ficar com uma por algum tempo. Ocorre que além dos testes terem se mostrados realmente eficientes na hora, fiquei bobo com os outros resultados da tal pulseira. Tenho um problema de labirintite, a pulseira fez uma diferença super considerável em relação a isso. Além do que, miraculosamente, sua flexibilidade e força muscular aumentam instantâneamente. Que nem mágica mesmo! E outra coisa que eu gostei, é uma beleza pra dormir, você entra em sono profundo rapidamente. Essa é minha avaliação. Mas gostaria muito de compartilhar experiência com outras pessoas para ter um parecer mais detalhado.

  9. Quem considera charlatanismo?
    Eu vendi e posso falar que meus clientes compraram e comprovaram a eficacia do equilibrio!
    Agora quero que qeum disse que não melhora o equilibrio que me procure par fazer o teste que eu mostro que ela funciona de verdade, e muito facil ficar nesse disse e me disse, agora mostra o teste que foi feito e ela não funcionou.

  10. Nunca fui dada a aderir a qualquer porcaria que lançam no mercado, mas tenho que ser justa: nunca tinha ouvido falar na pulseira e me submeti ao teste antes mesmo de saber o que era: não tem nada de charlatanismo, o resultado é imediato, instantâneo, e me deixou, sem exagero, pasma! Acho que o que incomoda é que o pessoal quer logo patentear e ganhar rios de dinheiro; um competidor deste quilate, e da mais avançada tecnologia, para todo tipo de terapia e medicamento fuleiro para stress e assemelhados com que a indústria farmacêutica engabela o povo ano após ano no mínimo deve ser considerado pela Anvisa como uma covardia – para o bolso! Eu já uso!

  11. Meus amigos,

    mecânica quântica é um assunto relativamente complicado e atraente. É preciso compreender matemática avancada pra poder falar do assunto com propriedade. É esse o motivo pelo qual tantas pessoas gostam de usar o assunto pra abusar da fé alheia: porque pouquíssima gente dispoe de conhecimento pra desmascarar o truque.

    Entretando, com a física do segundo grau já dá pra desconfiar dessa estória de pulseira quântica.

    O suposto professor da UFMG, que aliás nunca publicou um artigo científico em periódicos de física (WoS/ISI) nem tem curriculo Lattes, fala besteiras bem grosseiras.

    Frequencias nao sao emitidas. Ondas sao emitidas em certas frequencias. Tambem durante o curso inteiro de fisica, nunca ouvi falar neste tal campo eletromagnetico do ser humano. O corpo humano é repleto de cargas, íons, que se movimentam gerando sinais elétricos, mas o conceito de campo eletromagnético do ser humano é difuso, confuso e desprovido de sentido que se possa testar.

    O campo energético, que o leitor OTTON mencionou, é uma dessas piadas que entram que ficam conhecidas entre cientistas, entendem? É a versao melhorada daquela: Sabe porque

    sen90° = 1?

    Porque todo numero elevado a zero dá um!!

    Outra coisa bem natural é que as pessoas que vendem venham dizer que as tais pulseiras funcionem.

    Mas me mostre o selo do INMETRO.

    Por que a ANVISA quer suspender a publicidade?

    Pra concluir, É CHARLATANISMO COM CERTEZA ABSOLUTA. E só cai quem quer!

    Parabéns à ANVISA e parabéns à reportagem por ter coragem de chamar de 171 aquilo que é 171!

    Abracos quânticos a todos!

  12. EU FIZ O TESTE E POSSO AFIRMAR: É CHARLATANISMO
    O cara mandou eu colocar as mãos para trás sem a pulseira conseguiu jogar meu corpo para trás e com a pulseira não. Lógico , nas 2 vezes sem a pulseira ele não fez força apenas para baixo , mas para trás também. Quando eu estava com a pulseira ele fez força apenas para baixo. Os desligados são enganados. Para o lado foi o mesmo . E com a pulseira pediu que eu afastasse os pés(lógico que a resistência aumenta)
    SACANAGEM .

  13. Olá, concordo com tudo isso que o pessoal está falando que um holograma não possa criar um campo elétrico(acho isso impossível),mas vi esse produto testaram em mim e vi que funcionava,mas não me convenci totalmente.
    Então peguei os testes que eles recomendam mas da seguinte maneira:
    Peguei alguns voluntários que não sabiam desses experimentos e fiz os mesmos testes de três maneiras,sem a pulseira,com uma pulseira placebo,e a verdadeira.
    As pessoas perguntavam o que era aquelas pulseiras mas o esclarecimento só foi dado depois dos testes,gente deu diferença sim,com a pulseira verdadeira todos os voluntários tiveram alteração para mais no equilíbrio,esse mesmo teste foi feito com pesos isolados colocado em um dos membros sem a ação do avaliador e com voluntários diferentes,e o resultado foi o mesmo,todos não perderam o equilíbrio com o mesmo peso que antes perderam com a pulseira falsa e sem a pulseira.
    Com um terceiro grupo de voluntários foi feito o teste flamingo ( Guedes, 2006; Marins, 1998) com o mesmo procedimento sem a pulseira com a falsa e com a verdadeira.
    Nesse teste apenas com 1 voluntário não houve diferença mas com os outros 6 ficaram aproximadamente 90 segundos a mais do que os testes sem a pulseira e com a pulseira falsa.
    Colegas não sei qual a relação que as pulseiras tem com relação a o equilíbrio,mas que nesses testes tivemos diferenças tivemos.
    Cabe a nós pesquisar e descobrir com testes para grandes populações se há ou não esses efeitos em seres humanos.
    Lembrando que um trabalho já fora apresentado na FIEP -
    Federação Internacional de Educação Física, nesse ano de 2010.
    Colegas espero juntamente com vocês trocar idéias artigos relacionados para tentarmos desvendar esse mistério,forte abraço.
    Obs:(Todos os testes foram feitos a parte de qualquer Instituição)

  14. Pessoal eu cheguei a fazer varios testes com esta pulseira e pude comprovar que relamente é eficaz, ja adquiri a minha e confesso esta surgindo muito efeitos, pricipalmente durante o meu sono , pois sempre durmia mal acordando varias vezes a noite e agora com esta pulseira estou dormindo muito bem e levantando com muito bom humor, como eu trabalho com vendas , estou ate vendendo mais pois estou sempre de bom humor para meus cliente na loja onde trabalho, coisa que nao acontecina antes deu adquirir esta pulseira bioquantica, indico a todos sem demagogia!!!!!

  15. Gostaria de salientar que eu acompanhei uma pessoa que testemunhou ter sofrido um acidente de carro e ele perdeu 35% da musculatura de uma das pernas,devido esse fato essa pessoa não conssegue se equilibrar nessa perna defeituosa.Quanto coloquei a puseira automaticamente foi perceptivo o aumento de equilibrio. As pessoas costumam criticar muito as vezes nem conhece o produto ou nunca testou com alguém.

  16. Não aprovamos em nosso blog comentários com ofensas, seja claro e nos relate o que aconteceu. Obrigado

  17. fiz trabalho com a mae valeria de ogum de suzano pro meu marido voltar ate hoje to esperando sentada nada ela da promete ceu e terra nada da

  18. em suzano 9de julhoexiste amaior vidente do brasil mãe valéria de ogum maaravilhosa faz uniãos de casais só faz o bem um anjo só qué ajudar as pessoas serem felizes

  19. uma vidente honesta séria do bem generosa doce agradavel super do bem é a mae valeria de ogum uma divindade de pessoa eu acho ela 10

  20. em suzano rua 9 de julho tem amelhor mãe de santo do pais séria verdadeira vidente um anjo 10 é tiro e quéda com ela é ser feliz

  21. Eu uso e o produto é fantastico fiz e faço o teste do equilibrio com qualqer pessoa e as pessoas ficam imprecionadas com o resultato é sempre o mesmo não é imprecionante eu já fiz o teste sem mostrar a pulseira e essa pessoa ficou surpresa ficou de boca aberta com o resultado ela é fantastica

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>