Prevenção à Osteopenia

Por : Douglas V. Nobre

Os acadêmicos do curso de fisioterapia da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral em parceria com a Pontifica Universidade Católica do Paraná, desenvolvem um projeto de pesquisa intitulado: O EFEITO DO ALONGAMENTO E DO EXERCÍCIO CONTRA RESISTIDO NO MÚSCULO ESQUELÉTICO DE RATAS OSTEOPÊNICAS. O projeto conta com a participação de alunos de graduação, de mestrado e professoras do setor Litoral da UFPR e da PUC-PR. As mulheres que entram na fase da menopausa (geralmente entre 45 a 50 anos) deixam de fabricar alguns Hormônios, entre eles o estrógeno, que têm grande influência sobre as células formadoras dos ossos (estimula sua produção) e sobre as células que retiram o osso velho (inibe sua ação). Desta forma, as mulheres tendem a uma maior de perda óssea do que conseguem repor. Isso faz com que as paredes dos ossos se tornem mais finas, aumentando ainda mais a fragilidade do sistema esquelético, podendo ocasionar nessas mulheres a osteopenia.  A osteopenia é a diminuição da massa óssea, sendo que esta perda é  acelerada com a idade, caso não seja tratada pode evoluir para uma situação mais grave: a osteoporose.

De acordo com o Ministério da Saúde (2002), vários fatores de risco estão associados à osteopenia e consequentemente a osteoporose, como: a idade avançada (+ de 65 anos), história prévia de fratura, imobilização prolongada, o baixo peso, o sexo feminino, a hereditariedade caucasiana (pessoa de pele branca), os fatores genéticos, os fatores ambientais, os hábitos de vida, além da baixa ingestão de cálcio, do estado menstrual (menopausa precoce, menarca tardia (primeira menstruação mais tarde) ou amenorréias (falha na menstruação) e as doenças endócrinas (relacionadas aos hormônios).

Como prevenir a osteopenia?Os hábitos de vida são muito importantes para a prevenção da osteopenia. A atenção com a dieta é muito importante. O cálcio é um elemento essencial para os ossos sendo que sua falta deve ser compensada, de acordo com prescrição médica e /ou de nutricionista. O leite e seus derivados são as melhores fontes de obtenção de cálcio, também podendo ser encontrado em alguns vegetais verdes e produtos industriais enriquecidos com cálcio. Uma vitamina indispensável para a absorção do cálcio no intestino é a Vitamina D, que pode vir de 2 fontes: do sol, pois com a exposição ao sol, nosso organismo consegue fabricar esta vitamina. E fonte de vitamina D vinda dos alimentos, como ovos, peixes (salmão, sardinha, atum). Os exercícios são fundamentais para fortalecer os músculos e os ossos. Quanto mais solicitamos o nosso osso, mais osso ele forma. Os melhores exercícios para isto são os exercícios com peso (musculação). Além da dieta e dos exercícios, evitar o fumo, o uso excessivo de álcool, cafeína e refrigerantes, principalmente a coca-cola, também ajudam a evitar a perda de massa óssea.  Portanto, como em tudo na vida, prevenção é essencial! E na osteopenia não é diferente. E o certo é a prevenção começar desde a infância, alimentando-se bem, praticando exercícios físicos regulares, pois 90% de todo o osso que a pessoa terá é formado até os 18 anos de idade. Alguns estudos demonstram que as perdas da flexibilidade com o envelhecimento são associadas ao desuso dos músculos e com limitações que o corpo apresenta com a idade assim ocasionando diminuição das nossas habilidades e do estado de saúde dos indivíduos mais velhos. Ao contrário, a atividade muscular diária e crescente pode retardar esta perda da flexibilidade em idosos. As atividades com peso e os alongamentos musculares estão ligados a melhora significativa da saúde, como a força muscular, resistência, qualidade do osso, postura, prevenção de quedas e melhora na qualidade de vida. Estes exercícios com peso são importantes para os idosos porque tem um papel importante na prevenção relacionada a perda de massa muscular e osso e tem efeitos benéficos sobre as limitações do corpo. Todos os idosos devem realizar atividade física, ate mesmo os idosos que possuem condições médicas, pois a atividade física também pode atuar como uma forma que trata de certas condições, mas é claro, sempre respeitando tal condição de saúde e com a recomendação adequada para cada tipo de condição e pessoa. Tendo em conta que a atividade física deve ser uma das maiores prioridades para a prevenção, o indicado é você realizar exercícios com pesos e alongamentos de 2 a 3 vezes por semana, mas você também pode realiza-lós todos os dias da semana, e incluir caminhadas diárias por um tempo de no mínimo 30 minutos. 

 Douglas V. Nobre é estudante de Fisioterapia na UFPR Litoral

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32 comentários sobre “Prevenção à Osteopenia

  1. Gostaria se possível que enviassem uma dieta aimentar de acordo com a minha idade 53 anos,estou na menopausa e tenho osteopenia .
    Pratico esporte tres vezes por semana,as vezes faço caminhada,já evito
    o café em demasia,refrigerantes e gosto muito de peixe.Por favor oriente-me corretamente pois,já sinto dores incômoda na região lombar
    e no quadril direito,tenho escoliose.
    Desde já ,agradeço a ajuda.
    Ana Célia.

  2. Excelente as informações e orientações dadas por este trabalho acadêmico do estudante de Fisioterapia Douglas Nobre. Tenho 56 anos e descobri agora que estou com osteopenia na lombar, com certeza este trabalho me ajudará bastante .

  3. minha amiga tem osteopenia ela sente muita dor que só passa com diclofenaco o medico ja suspendeu mas ela continua tomando pois é a unica coisa que ameniza a dor isso pode prejudica-la?

  4. sofri uma fratura pé. Segundo o médico foi pequena, mas fiquei 33 dias com o pé engessado.hoje faz 4 dias, que retirei o gesso, e não consigo apoiar bem o pé, fica um pouco inchado ao andar.

    gostaria de saber se isto é normal, até a costumar, pelo tempo que ficou imobilizado? Qual exercício que posso fazer em casa?

  5. gosteria de saber o que fazer pra tratar a osteopenia e si vou ficar boa pois acabo de descobrir que estou com oeteopenia no joelho quebrei o femur a 4 meses,fui submetida ha uma cirurgia,estou com placas e perafusos e agora detectou a osteopenia ,mi ajude por favor?obg

  6. gostaria de saber o que devo fazer para tratar a osteopenia e si tem cura,pois descobri que estou com osteopenia no joelho,tive uma fratura no femur a 4 meses fui submetida ha uma intervençao cirurgica,estou com uma placa e oito parafusos,mi ajude por favor.obg

  7. Fiz o exame e acusou que tenho osteopenia bem no começo.Fui ao médico e este me indicou 2 tipos de remédios, porém, um me deixou duvidosa é osterform. Descobri que ele é muito forte e indicado para osteoporose. O que acha? Preciso de uma segunda opnião

  8. Tenho 51 anos de idade e gostaria que me enviassem uma dieta aimentar pois, acabo de descobrir que tenho osteopenia. Pratico musculação três vezes por semana, já evito café e refrigerantes devido a problemas relacionados a refluxo. Por favor oriente-me corretamente pois sinto muitas dores na região lombar, já fiz duas cirurgias de coluna devido a canal congênito e hérnia de disco ( tenho três pares de parafusos na coluna lombar).
    Desde já ,agradeço a ajuda.

  9. São importantes as informações posta nesse site para aquelas pessoas que ainda estão em tempo de prevenir. Quanto aquelas que já foram atingida pela osteopenia, como no meu caso, (tenho setenta e um ano), precisamos de orientação para saber como lidar com nossa realidade. As recomendações como exercícios muscular é remendável para pessoas com + de 70 anos, já portadora da osteopenia?A quiropraxia ém recomendável para nosso caso.?
    Obrigada pelas informações.

  10. SINTO MUITAS DORES NAS PERNAS E DESCOBRI ATRAVES DE EXAMES QUE ESTOU COM OSTEOPENIA GOSTARIA DE TER UMA ORIENTACA0 SOBRE ALIMENTACAO POIS NAÕ TOMO LEITE POR NAÕ GOSTAR. GOSTEI MUITO DO ARTIGO QUE TRATA DO ASSUNTO MUITO ORIENTADOR . AGADECO A ATENCAÕ .

  11. Descobrir que estou com osteopenia,tenho 44anos e estou com menopausa precoce;pois faço tratamento para endometriose grave.Sinto muitas dores na perna esquerda e nos quadris;gostaria de saber se posso fazer pilates ou RPG.Osteopenia é no femur esquerdo.obrigada!

  12. Tenho osteopenia e,no momento estou sofrendo muito com dor no joelho direito.Gostaria de saber o que posso fazer para aliviar a dor ou,o nome de um medico especialista que possa me ajudar. Obrigada. Celia

  13. Estou com osteopenia, tenho 53 anos, faço apenas caminhadas e sempre gostei de leite e derivados, tenho dores nas costas, teria como reverter, quais são os cuidados, inclusive alimentares? Aguardo retorno, agradeço desde já!

  14. Estou com osteopenia tenho 63 anos , eu fazia natação e musculação , mas agora desde novenmbro que tive que parar porque estou fazendo tratamento de um cancer de mama , e não sei o que fazer com a osteopenia pois não estou tomando nada só tomo linhaça com limão eagua de coco e um suco de legumes com frutas de manhã , e ainda tenho uma alimentação boa. Aguardo um retorno . Obrigado

  15. olá,tenho 42 anos e só agora descobrir que tenho osteopenia na falange proximal dos pés,faco musculção tres x por semana,ajuda? e se fisioterapia é viavel. aguardo resposta muito abrigo,

  16. Gostaria de solicitar tabela de alimentos ou dieta,
    pois tive ,diagnostico de Osteopenia
    tenho 57 anos.
    Obrigada.
    Tatiana Galvão.

  17. Acabei de ter os resultados de exames , foi dito eu ter osteopenia.tomo muitos remedios para dores, mas elas não param.Tenho fortes dores, no femor! Não consigo dormir.Por vezes, faço massagens e as dores param por algum tempo.Gostaria de saber.? O que posso fazer em alimentação para ajudar.? Devo fazer exercícios? Aguardo respostas ok.?

  18. Por fvr tenho 53 anos ainda menstruando e há 2 descobri que tenho osteopenia e so comecei a tomar cálcio agora(osteonutre, é recomendavel?)
    Sou muito sedentária, trabalho em frente computador dia todo sentada.
    Não gosto de leite, tomo café e po de guaraná na vitamina toda manha.
    Estou sentindo dor na coluna.
    Podem me auxiliar me passando boa orientação básica e indispensável?devido a não ter plano de saúde, muito raramente vou a medico ou faço exames.
    MUITO OBRIGADA!

  19. tenho 33 anos descobrir que tenho osteopenia é normal na minha idade gostaria também saber o que posso comer

  20. Tenho 34 anos e estou sofrendo muito comdores nna lombar , fiz a densiometria e descobri que estou com osteopania e também denddiloartrose e estou muito preocupada e gostaria de saber qual o tratamento.

  21. Tenho Osteopenia, estou com 51 anos, a medica me deu o inellare
    tipo pastilha 2x ao dia, gostaria de saber qual tipo de alimentaçao mas adequadas pra esse caso.
    Obrigado

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