Gravidez Saudável

Gravidez Saudável Em Fortaleza vem sendo desenvolvido pela fisioterapeuta Neyliane Sales o projeto Gravidez Saudável, são mais de oitenta gestantes beneficiadas  nesse projeto que abrange mais de quatro bairros de Fortaleza e tem apoio da FANOR faculdades do nordeste. Foi implantado há quatro anos.Alunos e professores dos cursos de fisioterapia, educação física e enfermagem participam do projeto. Maiores infomações (85)3052 4815. As gestantes têm atendimentos gratuitos.

Humanizar significa dar condições humanas, tratar o ser humano com dignidade, respeito e acolhimento e cuidar com sabedoria e dedicação. Embora essas atitudes pareçam exigir um grande esforço, é plenamente viável, no sentido de motivar e sensibilizar os profissionais da área, que desempenham um papel relevante como facilitador, no processo natural da vida da mulher. “É fundamental para a humanização do parto o adequado preparo da gestante para o momento do nascimento, e esse preparo deve ser iniciado precocemente, durante o pré-natal” (Ministério da Saúde, 2001, p.26).

Desde há muito tempo em diferentes culturas, temos o relato da ligação e comunicação entre a gestante e o bebê. As pesquisas realizas nas últimas décadas correlacionam influências da mãe sobre o feto, como no que diz respeito à alimentação materna, ao consumo de álcool, medicamentos na gestação, etc. Mas somente a partir de 1960 a tecnologia médica nos possibilitou a busca de mais informações a respeito da vida psíquica fetal.A verdade é que hoje sabemos que o feto já possui o que podemos chamar de “vida mental e sensorial”, a partir de 6 meses de idade gestacional.Neste sentido, podem ser identificados três níveis de interação entre a criança e o mundo: biológico, comportamental e afetivo.

Através destes conhecimentos adquiridos por estudos sabemos hoje a importância do bem-estar físico e emocional materno infantil. Segundo Verny, a maneira de compreender, agir e ser da criança está intimamente ligada aos sentimentos recebidos intra-útero.Vários trabalhos nesta área também enfatizam a importância das relações afetivas do recém-nascido para melhor estruturação de seus vínculos e, consequentemente, um melhor e mais adequado desenvolvimento orgânico e psíquico.Pelo o exposto então acreditamos ser fundamental que conheçamos os aspectos que envolvem o estar grávida. A gestação representa um período crítico no ciclo vital feminino e constitui-se de novas fases no desenvolvimento da personalidade dessa mulher.

Durante a gravidez, o corpo da mulher passa por várias transformações necessárias ao desenvolvimento do bebê e crescimento do útero.  Essas modificações podem trazer desconfortos como dores nas costas, fadiga muscular, câimbras, inchaços, etc.  A fisioterapia pode ser um forte aliado para minimizar esses incômodos, promovendo o bem-estar e melhorando a qualidade de vida.

Autora:  Dra. Neyliane Sales

7 thoughts on “Gravidez Saudável

  1. Realmente, é um projeto ótimo, que ensina as mães tudo sobre o bebê e sobre o seu corpo durante a gravidez, palestras ministradas pela fisioterapeuta Dra. Neyliane e pelos alunos.
    Parabéns

  2. Fico feliz em fazer parte desse projeto muito bonito e enriquecedor. Parabéns prof. Neylliane por te-lo idealizado e colocado em prática.

  3. Fico feliz por todos do projeto!
    Tenho orgulho de ter participado dele!!!!
    Parabens Neylliane!!!
    Apesar das dificuldades, vc sempre dava um jeitinho e no final saia tudo certo!
    Sua felicidade em ajudar as pessoas eh contagiante.
    Que Deus continue iluminando vc e o projeto!!!
    Bj

  4. Meus parabéns, a todos que fazem parte deste projeto. Como faço parte desde seu inicio até hoje, mesmo após ter me formado, sei o quanto foi, ou melhor é para mim, como pessoa, profissional e como mulher. Neyliane você é um exemplo de vida, não tenho palavras suficientes para te agradecer pela oportunidade de ter te conhecido. Que Deus te abençõe.

  5. Esse trabalho é o reflexo da pessoa maravilhosa que o desenvolve. Neyliane, sua luz ilumina nossa geração de fisioterapeutas e seus trabalhos contribuem para uma sociedade melhor e mais amorosa. Sou grato por ter feito parte desse projeto o qual me tras muita saudades. Parabéns

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *