FISIOTERAPIA DE PÉSSIMA QUALIDADE?

Por: Luís Henrique Cintra.

Nos últimos 20 anos tenho observado a população exigindo cada vez mais que os serviços de Fisioterapia se renovem, evoluam, se estruturem, enfim, estejam prontos para atender a grande demanda existente. Mas, diariamente escuto queixas sobre tais serviços oferecidos por clínicas e hospitais da rede privada. Por inúmeras vezes recebi pacientes queimados por equipamentos mal utilizados, outros com o quadro piorados depois de iniciar a Fisioterapia, vários com subluxações vertebrais ou estiramentos ligamentares por manipulações erradas da coluna e quase todos dizendo a mesma coisa: “Eu não acredito que a Fisioterapia possa fazer algo por mim”.

 É realmente lastimável que grande parte da população não consiga ter acesso aos SERVIÇOS PROFISSIONAIS DE FISIOTERAPIA. Afirmo, sem pestanejar, que hoje mais de 80% dos SERVIÇOS PRIVADOS DE FISIOTERAPIA estão funcionando através de mão-de-obra não especializada, ou melhor, MÃO-DE-OBRA ILEGAL.

São AUXILIARES DE FISIOTERAPIA, que usam “branco” e se espalham diariamente em vários ambientes ditos como seguros para a realização dos tratamentos Fisioterapêuticos. Cabe ao CREFITO fazer valer a lei e proteger a população dessa prática, cabe a população negar-se a esse tipo de atendimento denunciando tais locais e cabem aos acadêmicos que desejam sobreviver dessa profissão não se submeterem a essa prática.

Os planos de saúde, enquanto cobram verdadeiras fortunas aos seus associados, não respeitam os profissionais Fisioterapeutas e pagam valores ridículos que dificultam a profissionalização dos serviços que “atendem por convênio”. Cria-se daí um ciclo: Como eu não recebo eu não ofereço o serviço. O usuário que resolva.

 Se você, leitor, deseja usufruir de uma serviço de Fisioterapia Profissional não aceite ser atendido por auxiliares que sem nenhuma responsabilidade técnica expõe vossa saúde a riscos desnecessários. Procure o CREFITO(Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) de sua cidade e peça informações sobre os serviços que estão dentro dos padrões exigidos.

 Em Fortaleza o CREFITO 6  atende pelo número (85) 32410600,

http://www.crefito6.org.br

 Luis Henrique Cintra

Fisioterapeuta

56 comentários sobre “FISIOTERAPIA DE PÉSSIMA QUALIDADE?

  1. OBRIGADO PELA REFERENCIA WIRON MAS SINTO QUE NAO HA ESPACO NA FISIOTERAPIA PARA PESSOAS SERIAS COMO VOCE COMO LUIS HENRIQUE, JUNIOR, ZE CARLOS TATMATSU HILDEGARDO, PAULO E MUITOS OUTROS DA NOSSA EPOCA QUE ESTAVAM REALMENTE INTERESSADOS EM ENTENDER OS PROCESSOS FISIOPATOLOGICOS DAS DOENCAS NAO SO REPETIR AS MESMAS RECEITAS DE BOLO QUE EXISTEM ! AGORA SO HA PREOCUPACAO COM O DINHEIRO EO PACIENTE FICA EM ULTIMO PLANO11

  2. Caro Glauco.
    Continuo nessa direção!
    Vejo as coisas num tecnicismo absurdo, os alunos hj querem terminar a faculdade mais rápido, nas”coxas” (muitas vezes), para fazerem um curso qq de alguma técnica mirabolante e achar que resolveram seus problemas…
    Deixam os processos fisiopatológicos pra trás e reduzem a resolutividade clínica e cinesiológica funcional ao mero papel de tratadores.
    Mas, vamos em frente!
    Abraços
    Dr. Wiron C. Lima, PT, EDFCR, Chefe do Staff Fisioterapêutico do CMCV

  3. Caro Glauco,

    Sempre haverá lugar para o trabalho sério de profissionais como o Dr Wiron, Dr Luiz Henrique e tantos outros. É esta minoria silenciosa e de qualidade técnica que salva uma profissão.

    Infelizmente, parece que as pessoas de qualidade técnica, por seus sucessos profissionais individuais, se afastam um pouco da política de classe, deixando esta tarefa nas mãos de pessoas que não tem nenhuma capacidade técnica, e com a consequente limitação de entender o que é a profissão, qual sua missão assistencial.

    Henrique da Mota. MD

  4. Realmente os convenios acham que os assegurados, sao idiotas.
    Primeiro, onde achamos lugares p fazer fisio aqui em São Bernardo (SP) é sempre “compra casada” vc tira chapa w faz fisioterapia. É como vcs disseram é linha de produção, nao tem qualidade, e é sempre estagiarios sem supervisão.
    Decidi pagar as sessoes de fisioterapia particular, e pedir reembolso, ja que meu contrato diz que pagam, mas estou no meio de uma burocracia, cara hora o convenio inventa uma um dado p eu pedir o meu reembolso.
    Exemplo sessoes de fisioterapia:
    lesao de manguito rotator m75.1
    lesao condral patelar condromalacia m24.5

  5. continuando o convenio pediu isso

    Esclarecemos que a informação do código do procedimento médico é imprescindível para que possamos efetuar o cálculo pois existem diversos códigos de serviço, inclusive com nomes semelhantes. O objetivo desta solicitação é para que não haja divergência de valores, evitando transtornos desnecessários.
    Ressaltamos que o código AMB – Associação Médica Brasileira, é composto por 8 (oito) algarismos, portanto, será necessário que verifique com o médico solicitante e nos retorne o contato para que possamos prosseguir com sua solicitação.
    meu medico nao sabe o que eles querem! sei que se eu fizesse em

  6. se eu fizesse no hospital, eles pagariam sem esse codigo de oito digitos, mas como é reembolso, fazem de tudo p dificultar.

    alguem podeia me dizer quais sao esses cod da AMB?

    abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>