Dia Nacional da Saúde

“Saúde não é apenas a ausência de doenças, mas o bem-estar físico, mental e social”. A definição da Organização Mundial de Saúde (OMS) para o indivíduo que não apresenta enfermidade alguma é a melhor para determinar o porquê da celebração, nesta quinta-feira (5), do Dia Nacional da Saúde. A data, criada para homenagear o bacteriologista Oswaldo Cruz (que nasceu neste dia, em 1872), pioneiro no estudo de doenças tropicais e da medicina experimental no Brasil, pode ser uma época ideal para iniciar hábitos saudáveis.

Devemos cuidar da nossa saúde todos os dias como quem cuida de um tesouro precioso. Uma boa alimentação, bastante água, exercícios físicos, repouso, lazer e higiene pessoal são elementos muito importantes para uma boa saúde.

Fazer uma boa avaliação médica anualmente (no mínimo) e não esquecer dos dentes. Evitar o fumo, o álcool e a auto-medicação. Manter as dosagens de colesterol, triglicerídeos, glicose e outros em níveis normais, enfim, cuidar muito bem da saúde, o bem mais precioso do ser humano.

Sem saúde a vida se torna mais difícil de ser vivida.

Em todoo Brasil estão sendo realizadas ações de orientação a população. Informe-se onde está sendo realizada essa ação em sua cidade e passe para conferir como anda a sua saúde.

Por: Ewertom Cordeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *