“A PESSOA COM PSORÍASE E VITILIGO E A FAMÍLIA”

  

 9º Encontro Municipal, 7º Encontro Nacional de Psoríase e 4º Encontro de Vitiligo reúnem familiares, pessoas com essas doenças e profissionais de saúde em dia de atividades diversificadas com foco na “grande família”

Quase uma década após sua primeira edição, o 9º Encontro Municipal e 7º Encontro Nacional de Psoríase, que acontecem dia 08 de outubro (sábado), na Câmara Municipal de São Paulo, trazem nesse ano o tema “A PESSOA COM PSORÍASE E A FAMÍLIA”, com o objetivo de auxiliar e esclarecer dúvidas de amigos, colegas e familiares das pessoas com psoríase e vitiligo.

Segundo Dr. Cid Yazigi Sabbag, médico dermatologista, diretor do Centro Brasileiro de Estudos em Psoríase, e idealizador do Encontro ao lado do também médico e vereador Dr. Gilberto Natalini: o foco este ano é abordar as questões referentes à Psoríase e vitiligo, incluindo também a “grande família”, que são além de nossos parentes diretos, as pessoas com quem convivemos no dia a dia, como amigos e colegas de trabalho”.

Para esta edição, a programação traz o tradicional desfile de moda casual, com pacientes de psoríase e vitiligo, entrega de homenagens, palestras ministradas por especialistas renomados, além do 2º Curso de capacitação em Psoríase e Vitiligo para médicos e estudantes de medicina, protocolos para fisioterapeutas, enfermeiros, podólogos e nutricionistas. Todos os cursos serão oferecidos gratuitamente e ao final será fornecido certificado de participação para os profissionais.

A partir dos Encontros realizados anteriormente, várias vitórias já foram conquistadas, como a criação do projeto de lei, atualmente sob o nº 286/07, incluindo a psoríase na pauta da saúde pública da cidade de São Paulo. Foi selado acordo com o PAM Maria Zélia, que adquiriu uma máquina de fototerapia e hoje dispõe de uma área especializada no tratamento da doença. A Secretaria Municipal de Saúde publicou um decreto instituindo o programa de psoríase na capital paulista, e finalmente por meio de uma emenda do Vereador Gilberto Natalini, será adquirida mais uma máquina de fototerapia e um novo centro de psoríase será montado, agora no bairro da Penha.

 

“Um dos nossos objetivos é reunir pacientes, autoridades e profissionais da área de saúde para contribuir na mudança da história da psoríase e vitiligo no Brasil. Esse Encontro é o maior em nosso País e a cada ano lançamos uma novidade, com foco na capacitação dos profissionais, para melhor atender as pessoas com as doenças, e desses encontros grandes conquistas vem sendo alcançadas”, comenta Gilberto Natalini.

A psoríase e o vitiligo são doenças de pele que acometem homens e mulheres. Além dos danos à saúde, afeta as relações do paciente com seus amigos, familiares e colegas de trabalho pela falta de informação que gera o preconceito. Dessa forma, ele deixa de frequentar locais públicos como academias, praias, parques e pode usar a bebida alcoólica e o cigarro como válvula de escape.

O Encontro de Psoríase foi criado pelo Dr. Cid Yazigi Sabbag e Dr. Gilberto Natalini e as inscrições podem ser feitas gratuitamente pelos sites www.natalini.com.br e http://anggulo.com.br/psoriase/2011

Serviço

9º Encontro Municipal, 7º Encontro Nacional de Psoríase e 4º Encontro de Vitiligo

Data – 08/10 – sábado

Horário – 8h30 as 17h00

Local – Câmara Municipal de São Paulo – Viaduto Jacareí, 100 – Centro – SP

Inscrições gratuitas – www.natalini.com.br  http://anggulo.com.br/psoriase/2011

Fone: (11) 3396-4405

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *