Camilo vai confirmar Maia na equipe para dar guinada na gestão

Está definido o ingresso do engenheiro e empresário, Francisco Maia Jr, no Governo de Camilo Santana. O anúncio deve ser feito ainda hoje pelo governador. Maia vai ocupar a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). A pasta ganhará um novo desenho e será revigorada. Terá características executivas e operacionais similares à Seplag dos tempos do governador Lúcio Alcântara.

Após longa negociação que durou mais de um mês, Maia aceitou a empreitada. Foi convencido pela força dos argumentos e pedidos do executivo Geraldo Luciano, vice-presidente do Grupo M. Dias Branco, pela insistência do pai do governador, Eudoro Santana, pela anuência de Cid e Ciro Gomes e, enfim, pela garantia dada por Camilo Santana de que terá as condições objetivas para colocar em prática a sua visão de Estado e sua forma de trabalhar.

Como já foi dito pelo blog, a nomeação de Maia Jr tem o impacto de uma ampla reforma administrativa. Há mais de dez anos fora do setor público, Maia se tornou um bem sucedido empresário da área de serviços. Não nutria desejo de voltar ao serviço público. Muito menos de servir a um Governo que tem o PSDB como opositor.

Para aceitar o cargo, o tucano Maia teve o cuidado de ouvir o senador Tasso Jereissati, que não colocou obstáculos. O novo secretário do petista Camilo é filiado ao PSDB há pelo menos duas décadas. Segue à risca a linha de pensamento tucano de ala liberal. Para Maia, o Estado não tem que estar a serviço das necessidades políticas. Pelo contrário.

Quem conhece Maia sabe que a reforma fiscal feita até aqui pelo Governo é insuficiente diante das necessidades. Por isso, após 10 anos de ausência, a palavra “eficiência” passará a ser novamente pronunciada no âmbito do Governo estadual.

O tempo de Governo é curto. A dois anos do fim do Governo, Maia vai querer mexer na gestão do Porto do Pecém e na Zona de Processamento de Exportações (ZPE). Os procedimentos para desencadear os processos de concessões e privatizações deverão ser acelerados.

2 thoughts on “Camilo vai confirmar Maia na equipe para dar guinada na gestão

  1. Parabéns ao Governador pela brilhante escolha, Maia é competente e tem resolutividade, acredito que dará maior celeridade aos programas. Boa Sorte, vmos ficar torcendo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *